A vitória de Beatriz Kushnir

Tempo de leitura: < 1 min

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O (grato) fim de um ciclo!

por Beatriz Kushnir, em Polacas

Quarenta e dois anos separam a primeira vez que fui ao Cemitério Israelita de Inhaúma e o dia de hoje. Depois de uma longa e tortuosa caminhada, recheada de inúmeros bons encontros e parceiros, adentro ao Cemitério das polacas e vejo, sobre algumas lápides, uma placa de mármore branca – com uma estrela de Davi ao centro, o nome de quem ali está sepultado, a data do óbito e o número que este sepultamento representa na cronologia do cemitério.

Um ciclo chega ao fim, felizmente e a identidade daquelas pessoas está sendo respeitada, com este restauro. Isso é o mais importante! Demarca-se assim, o fim de uma longa batalha. Podemos nos considerar vencedoras, um trabalho acadêmico rompeu os muros da universidade e transformou uma dada realidade.

É claro que toda esta trajetória expõe e expôs as dificuldades e intransigências da direção (retrograda e autoritária) da Federação Israelita do Estado do RJ e da Sociedade Cemitério Comunal do Cajú. Um processo que poderia ter sido agregador, como em São Paulo, está se realizando no silêncio de quem se sentiu obrigado a restaurar e preservar, sem novos usos, um lugar que preferia ver esquecido.

Mas este sentimento é o que menos me importa. O fundamental são os que estão enterrados na Rua Piragibe, 99. Tornaremos sem dúvida, aquele espaço mais acolhedor!  

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também