Serra: FH? Ah, sim, lembro vagamente dele

Tempo de leitura: 2 min

domingo, 4 abril, 2010 às 11:37

por Brizola Neto, em seu blog, via blog do Hupper

Depois que o psicolinguista Merval Pereira fez, outro dia, um diagnóstico de subserviência de Dilma Rousseff a Lula, por esta  tê-lo sempre chamado de “senhor” no seu discurso de despedida do Governo (como eu brinquei no post, sugerindo que ela usasse tratamentos do gênero de “xará”, “mermão”, “cumpádi“) seria interessante ver o que ele tem a dizer sobre a interessante seria interesante ouvir o que o Noam Chomsky (pobre Chomsky!)de O Globo tem a dizer sobre a reveladora contagem feita pelas repórteres Carolina Lins e Maiá Menezes, no mesmo jornal,  sobre os discursos dos pré-candidatos (vejam que coisa triste a gente, a esta altura, ter que ficar dizendo pré-candidatos).

A avaliação foi feitaa partir de 32 discursos de José Serra, 13 de Dilma e sete de Marina.

O jornal chama a atenção do fato de Dilma ter falado a palavra “presidente”, referindo-se a Lula por 96 vezes.  Dá uma média de 7,38 vezes por discurso. Se descontada a despedida do cargo, que é naturalmente dirigida a quem colocou nele, a média cai para 5,16 vezes por discurso.  Como Dilma é ministra do presidente, candidata do presidente e supõe-se que a maioria dos discursos tenha sido feita na presença do presidente, nada de maior.

Mas Serra só falou quatro vezes no nome do presidente a quem serviu e que o fez candidato, em 32 oportunidades.  Não dá nem um vez por ano do qual foi ministro de FHC.

Eu já vou sugerir uma linha de análise. Serra, ao contrário do que os maledicentes andam propagando, não está escondendo e atirando o ex-presidente para baixo do tapete, não. É o contrário.

Ele está seguindo à risca a cartilha fernandista.

O Mestre dizia: esqueçam o que escrevi. Serra diz: esqueçam, pelo amor de Deus, a quem servi.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

vladimir lacercda

A relação Dilma-Lula é antes de tudo de fidelidade,respeito e reconhecimento,não por ela,mas por tudo que este governo fez e faz em termos de projetos. E portanto ter participado deste projeto é motivo de orgulho.
Por outro lado;o presidenciável José Serra tem pelo seu ex-chefe FHC e demonstra claramente,vergonha,desprezo e misto de esqueça que me conheçe.
O que deixa claro é a qualidade de reconhecer no outro qualidades e por conta disto ter e ser grata.E o outro ser e ter um comportamento de ingratidão.É preciso nesta campanha enaltecer a gratidão de um e mostrar a ingratidão e a vergonha do outro.
O povo odeia ingratidão,infidelidade,mal caratismo,ou seja, se o homem aparece é ruim se esconde é péssimo.

Lucas Cardoso

Primeiro rede neural, agora psicolinguistas…o jornalismo resolveu subir o nível!

Ou pelo menos anda fingindo isso.

beatrice_

Azenha,
para ter uma idéia de como pensa o Merval, ele se gabou no ano passado de ter ganho o Prêmio Maria Moors Cabot, concedido pela Universidade de Columbia a jornalistas latino-americanos.
E para traçar um perfil do prêmio listei a “galeria” dos premiados no Brasil:
Carlos Lacerda em 1953, Roberto Marinho em 1957 e 1965, Alberto Dines em 1970, Roberto Civita em 1988, Otávio Frias Filho e Gilberto Dimenstein em 1991, e ela, a cereja do bolo, Míriam Leitão em 2006.

A indicação dos agraciados com o prêmio Maria Moors Cabot, aparentemente é feita pelos “trustees” da COLUMBIA, e dentre eles, podem ser identificados representantes da Stanley Morgan e similares.

francisco.latorre

falta combinar com o “cunhado que vive dando vexame”…

Curso de Comunicação na Conferência de Cultura | Portal da Comunicação

[…] Serra: FH? Ah, sim, lembro vagamente dele | Viomundo – O que você … […]

Messias Macedo

Prezados jornalista Luiz Carlos Azenha e comentaristas,
Vale a pena ler:
FHC é tratado feito "cunhado que dá vexame": artigo no "Estadão" expõe luta interna entre os tucanos
publicada domingo, 04/04/2010 às 22:34 e atualizada domingo, 04/04/2010 às 22:34

em http://www.escrevinhador.com.br/ – ínclito e impávido jornalista Rodrigo Vianna

Excelente – e lapidar – anaálise!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

lobo

Azenha, da uma olhada no post do Nassif sobre a " nova primeira dama" de sp, ela deu uma entrevista a monica bergamo, olha os camentarios desta senhora, lamentavel !

uberVU – social comments

Social comments and analytics for this post…

This post was mentioned on Twitter by Dougtex: Serra: FH? Ah, sim, lembro vagamente dele – http://tinyurl.com/ybjj2mt (via @viomundo)…

Carlos Alberto

Mais uma do Cloaca: mansão de José Serra em São Paulo não foi declarada ao Fisco, nem à Justiça Eleitoral.

http://tinyurl.com/ycavxls

    beatrice_

    Ele esconde a mansão, o Guerra esconde os "pangarés".

Tania Gomes

Outro dia vi um texto do Edu, o nosso Edu rs comentando sobre o Brizola Neto: que bela surpresa esse rapaz!

kakabenclio

A minha bisavó nos repassou um conhecimento antigo, já que ele faleceu aos com mais de 100 anos penso que este conhecimento é bem mais antigo que ela.

"Filho feio não tem pai".

patrick

O endereço correto é tijolaco.com e não tijolaco.com.br

    Conceição Lemes

    Valeu, Patrick. Obrigada. Corrigido. Abs

Gerson Carneiro

O que dirá o psicolinguista Merval Pereira ao ler as seguintes declarações deste mero eleitor?

Lulão meu brother, por você eu escovo urubu até virar garça!

Só voto no Serra se o cumpade Lula mandar.

Messias Macedo

Oxente, "mais pior" foi "a treta": [José] Surra bravateou que o governo Lula é um antro de quadrilheiros e que não "dá a menor bola" para o interesse público! "Twittou" e foi roncar nos em cima dos muros dos tucanos! Teve um pesadelo com o PAC do 'Rouboanel' e, antes do café da manhã, "bateu um fio" para o [ínclito] ministro Guido Mantega, agradecendo a 'correção' do governo [Lula] para com o governo da província de SUMPAULO!

"PIOR NÉ NADA!": alguém, aí, seria fiador de um sujeito deste, ainda que fosse para o mesmo adquirir uma casa no programa 'Minha Bóia, Minha Vida'?!

República Deste Banana de Múltiplas faces e Falas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Marat

A impren$$$a sempre terá boçais e desqualificados como Merval… mas a gente enjôa dessa turma… que há essa escumalha aos borbotões, isso a gente sabe: as faculdades de jornalismo desovam burgueses estúpidos todos os anos. Por isso, acho que deveria haver uma renovação: novos boçais no lugar dos velhos.

Morais

Pelo amor de Deus, o Serra só falou do FHC 4 vezes, isto mostra a tática de esconder ao máximo do povo que ele sempre serviu ao FHC, mas com certeza durante a campanha o PT fará este favor ao povo que por acaso tenha esquecido, o PT vai lembrar sempre a péssima passagem dele pelo governo do FHC e sua ligação com o mesmo.

Leider_Lincoln

Deve ter um punhado de gente que o Serra quer esquecer: José Roberto Arruda, Gregório Preciado, Ricardo Sérgio de Oliveira, o pessoal da Alston…

Eudes H. Travassos

Mas bá tchê,este não nega o sangue, tem a mesmissima verve do avô.
Nada mais a acressentar.

Midionauta

Pelamordedeus, Azenha, o texto tá todo errado, haha. Ajeita ae.
abs!
:D

Messias Macedo

E POR FALAR EM APELIDO:

[José] Surra

É [mais uma] terrível alcunha do candidato da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, golpista, antinacionalista, corrupta!

NOTA: parece que, oficialmente [e empurrado!], [José] Surra aceitou a pecha de o candidato ‘a primeira derrota para uma mulher a gente nunca [nunca!] esquece’!
[José] (S)erra vai tomar – nas urnas e nos debates – uma surra da coroa, da mulher! – E no primeiro turno!

Viva!

BRASIL – em homenagem à primeira mulher presidente do Brasil, PORQUE O POVO BRASILEIRO QUER GENTE DECENTE E COMPETENTE, DILMA BRASILEIRA ROUSSEFF PRESIDENTE!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

BOMBA!
A eleição – em primeiro turno – de Dilma Brasileira Rousseff poderá ser impugnada!
“Digo eu”, parafraseando o ínclito ministro do STF, Joaquim Barbosa, excepcional relatório do ‘Mensalão do Azeredão’!:
Dilma Brasileira Rousseff dará uma surra – nos debates e nas urnas – no candidato da DIREITONA! Certo?! Então, pensemos: O PIG, também conhecido como ‘o eixo do mal’ [conluio PSDB/DEMo e infames a$$ecla$), irá recorrer a Gilmar Dantas, pedindo-lhe uma, digamos, petição incriminatória! Fato determinado, quem sabe uma CPI ou uma Lei Maria da Penha às avessas!: “A presidente eleita, uma mulher, venceu as eleições dando uma surra num homem!”

DUVIDAM?!

República de Nós Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Lu Busis

    Perfeito, cara! É isso mesmo.
    Maria da Penha ÀS AVESSAS neles. E,……deixa o pau quebrar…

Deixe seu comentário

Leia também