Neopetistas, “lobos domesticados de estômago elástico”

Tempo de leitura: 4 min

dirceu

Ódio sem fim ao PT

por Lincoln Secco e Ciro Seiji, no Blog da Boitempo 

Manchete da Folha de São Paulo no dia 12 de fevereiro de 2015: “Doleiro Afirma que José Dirceu Sabia de Repasses de Desvios da Petrobrás ao PT”. Nenhum acusado por um criminoso sob delação premiada mereceria uma primeira página. Exceto se ele for do PT.

José Dirceu foi condenado e já cumpriu parte de sua pena. Aguarda sua liberdade plena para pedir a revisão criminal de seu julgamento e, eventualmente, apelar a tribunais internacionais. A sua condenação não teve sustentação nos autos, como juristas de diferentes posicionamentos ideológicos declararam.

Obviamente que Dirceu cometeu erros políticos que deveriam, em outras circunstâncias, ser julgados pelo seu partido. Foi ele quem escolheu o caminho de um partido social democrata de massas com alianças amplas para chegar ao poder.

O PT entrou no governo pedindo licença – não precisava. Vinha sustentado pelas ruas, com a identidade dos militantes dos sindicatos, dos movimentos populares e da esquerda. Mas introjetou a ideia de que tinha ganho a partir de uma artimanha publicitária, a Carta ao Povo Brasileiro. Tanto que ao primeiro sinal de golpe em 2005, Lula colocou o boné do MST e quer repetir a dose hoje com o MTST. Mas agora a nova geração de lutadores sociais não levará borrachada por ele.

NEOPETISMO

Os dirigentes neopetistas1 até poderiam ter rifado Dirceu e Genoíno para salvar a própria pele, mas não deveriam ter abandonado o partido às hienas míopes para que a sua rebeldia, história e prontidão fossem transformadas em moranguinhos2 e burocratas da estrutura do Estado.

Depois, o PT conseguiu a proeza de escolher os juízes que colocaram na cadeia dois de seus ex-presidentes: Dirceu e Genoíno. Eles pagaram pela ideologia do republicanismo periférico: aquele que considera neutras instituições forjadas pela classe dominante apenas para seu uso egoísta.

Mas José Dirceu também foi condenado pelo seu “sucesso” político. Arquiteto da chegada do PT ao poder e oriundo da luta armada, os de cima não o perdoariam jamais.

A causa disso é aquilo que Florestan Fernandes denominava a resistência sociopática da burguesia periférica a qualquer mudancismo social. A insistência na fabricação de escândalos como arma política e a tentação recorrente de derrubar o PT de um governo para o qual foi eleito legitimamente demonstram que nem mesmo as mudanças ordeiras produzidas pelo neopetismo foram assimiladas.

A perseguição atinge até mesmo executivos de empresas no exercício de seu “sagrado” direito de financiar todos os partidos em troca de favores públicos. Inconformados em suas celas, perguntam-se: “O que fizemos de errado?”. A resposta é uma só: juntaram-se ao PT. O objetivo da maioria do poder judiciário é secar as fontes de financiamento do partido infligindo o pânico nos doadores de campanha.

CAOS

No entanto, há um preço a se pagar. O PT foi a última chance da burguesia legitimar sua “dominação democrática”. A derrocada “ética” do PT e seu afastamento de práticas socialistas não ensejaram novas formas permanentes de luta na esquerda. Junho ainda não decantou e as derrotas populares de 2014 o comprovaram. O neopetismo, mistura de covardia republicana e repressão aos novíssimos movimentos sociais colaborou com aquelas derrotas.

O PT seguiu o caminho da água, o mais fácil, porque os neopetistas não são leões famintos, mas lobos domesticados de estômago elástico. Mesmo assim insultou com a sua mera presença na festa das figuras medíocres da política nacional, da elite sem berço que vê o Brasil como uma criança branca que volta de Miami carregada de brinquedos de plástico.

O único que eles temiam, e temiam porque já teve um revolver na mão, era Dirceu. Era preciso, portanto, reduzir a pedaços os seus nervos e a sua vontade. Mas não conseguiram porque o ódio não tem data de validade.

O destino de José Dirceu é um símbolo do futuro de seu partido. À sua direita o seu próprio governo; à sua esquerda, os reclamos de sua militância desorganizada, sem núcleos e perdida nas ruas desde junho. Dali ecoam cada vez menos discretamente os sons da insurreição.

Na encruzilhada, o PT hesita entre a debandada e outra revolta dos bagrinhos3. Só que os bagrinhos de hoje estão nas ruas, ocupações, na educação popular, nos mesmos lugares em que apanham sob o olhar cúmplice de dirigentes que se calam para proteger seus glúteos recostados em cadeiras irresistíveis.

NOTAS

1 O neopetismo não diz respeito a pessoas que adentraram recentemente no partido. O PT mais que dobrou de tamanho nos primeiros 3 anos de governo Lula, mas muitos jovens aderiram não apenas por oportunidade de carreira, e sim porque a imagem do PT continua incomodando as elites das classes dominantes. Por outro lado, muitos dirigentes neopetistas são antigos membros do partido que aderiram ao nepotismo, ao conservantismo e apoiam a repressão policial e judiciária de manifestantes.

2 Primeira leva em massa de militantes pagos pelo PT em São Paulo.

Alusão à imagem de revolta interna da base petista nos anos 1980.

***

Lincoln Secco é professor de História Contemporânea na USP. Publicou pela Boitempo a biografia de Caio Prado Júnior (2008), pela Coleção Pauliceia. É organizador, com Luiz Bernardo Pericás, da coletânea de ensaios inéditos Intérpretes do Brasil: clássicos, rebeldes e renegados, e um dos autores do livro de intervenção da Boitempo inspirado em Junho Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil

Leia também:

Randolfe estranha nota seca do Jornal Nacional sobre HSBC


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Arthemísia

Até poderia considerar o artigo interessante se não fora escrito por uma viúva de uma revolução que não veio e que não virá. Sim, o povo elegeu Lula em 2002, mas a carta foi necessária, senão o mesmo povo já o teria escolhido antes, não é? Lula foi eleito pelo povo, com a carta e com a ajuda do péssimo governo de FHC.
Vamos acordar pra Jesus, que esse país tá precisando é evoluir nas ideias e nas práticas. O PT errou, e muito, mas esses intelectuais orgânicos são ridículos porque apregoam uma revolução que não têm coragem de fazer e querem que os operários a façam. Não aguentam o tranco. Quando começaram a bater no primeiro mandato, os intelectuais foram os primeiros a correr do governo e ajudar a mídia a bater.
Se sabem tanto o que o povo quer, cadê os votos do PSOL e do PSTU? Porque o povo não vota na esquerda radical? Façam um favor: parem de falar do PT estudem seus próprios partidos. Estudem Heloísa Helena, a radicaloide que virou verde-Marina. Estudem Marina, a verde-oliva. E, de quebra, lhes concedo a honra de estudar Marta Suplicy, aquela que foi sem nunca ter sido.

Antonio Luiz

Eu só gostaria de entender como que pessoas que se beneficiaram das políticas de governo petista hoje nutrem um ódio inexplicável ao partido. Exemplo: delegados da PF que entraram no serviço público no governo Lula, procuradores, médicos entre outros. O que se passa na cabeça dessas pessoas? Não lembram do passado ressente? Vale um estudo professor.

Eugênia Loureiro

Artigo muito equivocado. Considerar que partido de massas e ação 470 tem relação de causa e consequência é uma asneira. Assim como um autor que se historiador vir com invencionices tipo “neopetismo”. O autor sequer se deu ao trabalho de conhecer a história do partido que condena em 2 parágrafos. Mas USP parece estar virando mesmo depósito para neofascistas. Me espanta o Viomundo se dar ao trabalho de publicar isso.

    abolicionista

    “Sequer se deu a conhecer a história do partido”? O Lincoln Secco tem um livro chamado “História do PT”, praticamente um clássico.

    O que ficou evidente pra mim é que você nem sequer se deu ao trabalho de conhecer o trabalho do autor que condena.

    A boa notícia é que nunca é tarde:
    http://www.buscape.com.br/historia-do-pt-lincoln-secco-8574805572.html#precos

    Aproveita que está em promoção.

José Reinaldo Rosado

Tomo a liberdade de reproduzir este comentário:
Sergio Govea Marcos Souza • 20 dias atrás
=

O PT TENTOU , MAS OS CRÍTICOS DE SEMPRE ACUSARAM O PT DE REVANCHISMO E O PODER JUDICIÁRIO, COM O MP NÃO QUISERAM DAR ANDAMENTO ÀS INVESTIGAÇÕES .

O Partido dos Trabalhadores atuou na curadoria do que pôde, a fim de recuperar a verdade sobre as privatizações e sobre os processos “engavetados” do SIVAN , da Pasta Rosa, do Banestado, entre outros.

Em certos casos, como o do SIVAN, por exemplo, o processo foi arquiavado e o PGR da época negou ao governo Lula todos os pedidos para a reabertura de investigações.

Alguns casos prescreveram, outros foram negados sob a alegação de que o PT buscava pretexto para desviar a atenção da opinião pública de denúncias de irregularidades … primeiro foi com o Palocci ( não provaram nada, mas ele teve que sair ) … depois o alvo foi José Dirceu que , mesmo sem provas, foi condenado, como todos sabem.

O PT fez o que pôde, entretanto, o Ministério Público e o Poder Judiciário, mesmo nos casos embasados em provas robustas ( Banestado, Satiagraha, Castelo de Areia ) fizeram questão de bloquear a ação saneadora.

Embargos dos mais diversos foram prontamente aceitos pela justiça, como no caso da RE680967 e como no caso dos “habeas corpus” sequenciais concedidos.

Alguns afirmam que a intenção saneadora da CGU e da Advocacia Geral da União teve viés revanchista, quando na realidade, o PT buscava apenas combater a corrupção que houve nos leilões de privatizações e licitações fraudulentas.

Na Operação Banestado ( o caso de maior desvio de recursos públicois da história, fartamente documantado no livro ” A Privataria Tucana ” ) , a atuação do juiz Moro e do doleiro Youssef não foram capazes sequer de indiciar políticos, atendo-se apenas a laranjas.

Na “Operação Banestado”, algumas pessoas sem foro privilegiado, como Verônica Serra e Alexandre Bougeios, mesmo diante de robustíssimas provas de desvio de dinheiro, lavagem de dinheiro, evasão de divisas encontram-se soltas. Os documentos demonstram terem sido eles protagonistas de desvios da ordem de mais de 40 bilhões de reais, através de contas CC5 a paraísos fiscais. Dinheiro desviado do Banestado que voltou ao Brasil para criar bancos da noite para o dia, como foi o caso do Opportunity, que participou de privatizações e lavou o dinheiro com a compra da Brasil
Telecom ( atual OI ).

Não dá para imaginar que o PT que criou a Controladoria Geral da União, a partir de um órgão inépto criado pelo governo FHC, não seria o mesmo PT que buscou realizar o que pôde para resgatar toda essa montanha de dinheiro à nação brasileira.

Dê uma uma olhada no site da CGU e no site do Instituto Alvorada.

————————————————-

O ataque ao PT , tal como escrevo em comentário acima, na verdade, é um ataque à nação. Isso já aconteceu antes. Mais de uma vez.

Eu percebo que jovens inocentes imaginam um governo perfeito, sendo que nem mesmo as suas próprias vidas são perfeitas.

Governo perfeito não existe.

Nenhum mandatário tem condições de saber o que se passa no governo todo.

Nem um pai tem condições de saber o que, eventualmente, um filho possa estar fazendo de errado…

Não há como detectar superfaturamento em obras de grande porte. Todas as planilhas de preços de obras da Petrobrás passaram e passam pelo TCU.

O TCU aprovou todas.

E quem está fazendo campanha contra o TCU ? Ninguém.

Todos seguem o que a imprensa diz. A imprensa se esforça o máximo para desmoralizar o PT . Busca levar a crer que culpa de tudo é só do PT.

Tá muito exposta a situação … só não percebe a parcialidade, a seletividade quem não quer.

Ninguém faz esforço, no sentido de amar o Brasil. Todos imaginam serem capazes de exigir a perfeição total, num país que nunca sonhou ter o que tem hoje.

Ninguém…mas ninguém… consegue responder a pergunta de sempre… em que época, em que governo o Brasil esteve melhor economicamente e socialmente ?

E mesmo assim, insistem em jogar ouro na lata do lixo histórico. Criticam, sem sequer considerar a possibilidade de fazerem-se propostas.

O que a imprensa já deu de bom a esse país até hoje ? Perdemos a Vale, perdemos a CSN, perdemos a USIMINAS… e agora, sob os aplausos de quem apenas critica o PT , permitimos a eleição de um Parlamento de votará contra o marco civil…não fará a regulamentação da CF 1988, aprovará o “orçamento impositivo” ( que custará aos cofres públicos cerca de 60 vezes o que se estima que tenha sido desviado da Petrobrás ).

E ninguém diz nada. Apenas apoiam aqueles que sempre odiaram a nossa nação e que demonstram com números mais dos que explícitos que a matemática não vale como aferidor ético. O que vale é criticar o PT. Uma sociedade que não reconhece as suas próprias limitações em termos de vontade de ler e de se instruir à altura do país que tem.

Eu tenho 57 anos, tenho duas empresas e, em tese, não deveria estar aqui escrevendo até a essa hora.

Mas faço isso em respeito a você, na crença de que você possa entender que apoiar o governo é a senha para dar tempo a uma proposta alternativa, com outro partido, para a presidência. Mas nem a proposta fazem.

Aceitam mansamente a desconstrução de tudo o que foi conseguido. Criticam o PT. A partir do quê ?

A partir de delações de bandidos. Que já mentiram antes ( no caso Banestado ) e que nem por isso deixaram de serem soltos para cometerem novos crimes.

A coisa está muito evidente. Muito clara.

A preferência dos críticos do PT é pela opinião dos donos da imprensa.. aquela que não apoia o marco civil… aquela que não apoia a participação popular… aquela que não apoia a reforma política…. aquela que não apoia a auditoria da dívida… aquela que não apoia a regulamentação da CF 1988… aquela que fez campanha contra Gertulio, contra a CSN , contra USIMINAS …. aquela que faz campanha aberta pela privatização do que ainda resta a mim e a você: a Petrobrás. Aquela que quer ver o PT morto, para que você perca décadas na sua vida. Simples assim.

Mesmo havendo inúmeros e inúmeros episódios em que campanhas semelhantes levaram o país a retrocessos enormes.

As pessoas dizem odiar o PT , mas não conseguem entender que fora esse projeto, nada e nem ninguém se apresenta com uma proposta crível, exequível para o Brasil nacionalista.

A busca inocente ( ou , em alguns casos de má fé ) para incriminar o PT faz todos nós corrermos o risco de estarmos perdendo mais uma excelente oportunidade de emancipar o Brasil como potência que é. Pense nisso. Coloque o nacionalismo acima do seu senso de indignação seletiva contra o governo.

Valeu.

==========================================

Logo após este comentário, o prezado leitor ouvirá muitos latidos de cachorros igualmente contumazes. Não repare, não se assuste com eles. Simplesmente esse também não mordem.

Laura

Eu quero SUGERIR aos jornalistas progressistas que se candidatem a cargos políticos, deputados, senadores e vereadores, pois têm muitos leitores e com certeza terão mais votos do que esta direita asquerosa.

Além do mais são ALFABETIZADOS e POLITIZADOS, têm o dom da palavra.

Louca pra ver o Azenha, Nassif, Rosário e outros ocupando uma cadeira na política.

É um grande sonho que tenho.

    Julio Silveira

    Aqui no Rio Grande do Sul, os Sirotskianos se elegem com uma regularidade impressionante. De estaduais, federais, até senadores, fizeram, todos “independentes”, com a marca e identidade grupo.

    Laura

    É por falta de concorrência de qualidade que esta corja está aí. Tem que melhorar a concorrência, tem que entrar gente qualificada na política. O que estou vendo é o nível baixando cada vez mais.

José Reinaldo Rosado

Enquanto a direita junta cobra e lagartos, a esquerda procura a pulga, que caiu do cachorro, do caminhão de mudança. A esquerda radical se junta a direita , ajudando a inflar manifestações golpistas e o cara ainda diz: ”Lula colocou o boné do MST e quer repetir a dose hoje com o MTST”. Mas agora a nova geração de lutadores sociais não levará borrachada por ele. Sera que não enxergam a luta encarniçada da direita, pelo poder. As brigas da esquerda, são as mesmas desde 1900 , na Universidade em 1980, ouviamos criticas da Libelu, que são como a deste articulista, hoje a direita esta recheada de integrantes desta corrente, por sinal, bastante radicais,
Eu gostaria de perguntar ao professor se ele reconhece os avanços nas diversas áreas , que não preciso citar. Se reconhece, esqueca estas futricas e venha lutar junto da esquerda para que a direita não acabe com as conquistas que o PT , proporcionou a parte mais sofrida da população.

    abolicionista

    Como se esse reformismo já não tivesse morrido de velho. “Preservar as conquistas” do PT, você acha que o povão tá querendo conservar o status quo? Ou o PT se mexe ou sua grande conquista será levar um belo chute no traseiro.

O Mar da Silva

Bravo, Lincoln!

Edgar Rocha

Só não entendi como separar a implantação do neopetismo da ação direta de Zé Dirceu na construção de uma política de alianças. Como pensar no Dirceu como um leão faminto, se quem mais demonstrou ter estômago de borracha foi ele. Não seria ele o chefe da matilha em pele de Leão. Lembro-me do documentário feito em memória de Florestan Fernandes. O depoimento de Dirceu foi um verdadeiro prognóstico do que se tornaria o PT estando ele e sua militância no topo. Segundo ele, apesar da insistência na tese de que seria necessário ser um pouco pragmático pra avançar na busca pelo poder, Florestan puxava as rédeas e não permitia que isto fosse feito, em nome dos princípios. Dirceu falou isto com uma espécie de admiração e pesar.

Me admirei, portanto, que o autor do post tenha citado um argumento do próprio Florestan fernandes para justificar a perseguição a Dirceu. O doutor da USP, tenho certeza, acreditava muito mais nas mudanças necessárias à consolidação da democracia que o próprio Dirceu. Fica a pergunta: diante da queixa contra a intransigência do doutor Florestan, quem era contra o mudancismo, Dirceu ou Florestan? Quem representava o continuísmo de uma concepção conservadora, de um jogo político ditado pelas regras sujas e vontades da elite? Dirceu ou Florestan? Pergunta retórica, mas que um uspiano não se atreve a responder da mesma forma em público ou no círculo universitário. Um contrassenso retórico evocar o espírito revolucionário dos “bagrinhos” buscando espelho em quem articulou o erro político mais grave do PT em sua História. Uma verdadeira traição ao que mais o partido representava. No que tange ao quesito falta de lógica, contorcionismo retórico e confusão de ideias premeditada o texto acima não difere muito do de um jornalista da Veja. Tá difícil de entender, mas quem liga, ser incompreendido é mais uma florzinha enfeitando o canto do diploma.

Marola

Deixem de mimimi, depredações, atos de vandalismo e quetais são reprimidos em quaisquer países onde ocorram manifestações públicas de protesto. E vcs ainda tem uma morte nas costas para dar conta, ou será que vão ter a covardia de deixar que aqueles 2 pobres diabos que estão presos levem toda a culpa? Se agirem dessa forma certamente não me surpreenderão, já temos um exemplo na história, pois na Inconfidência Mineira quando a chapa esquentou o único que se ferrou foi o “mal-nascido” Tiradentes. O problema dessa oposiçãozinha rastaquera de esquerda é que só serve pra ser instrumentalizada pela Direita cascuda, é paroquial, só vê a árvore, nunca a floresta, imitadora barata, viu as revoltas orquestradas pela CIA na Turquia e na Ucrânia e decidiu que também tinha chegada a hora dessa rapaziada bronzeada mostrar o seu “valor”, que pelo visto consistiu apenas de minar as bases de apoio do governo junto às camadas mais jovens da população, o que abriu caminho para o estupendo crescimento da direita fascista nas últimas eleições. Em vez de picharem a Kátia Abreu, porque não organizam uma caravana de uspianos para ajudar a cortar cana na próxima colheita da safra, e com isso ajudar a obter superávits comerciais que possibilitem cobrir as despesas necessárias para que mauricinhos de classe média continuem a estudar em universidades públicas sem pagar um tostão?

Djijo

“Eles pagaram pela ideologia do republicanismo periférico: aquele que considera neutras instituições forjadas pela classe dominante apenas para seu uso egoísta”. Acho que todos nós fomos trouxas em acreditar que as instituições jurídicas eram instituições cidadãs, não de oligarcas. Por isso JB quis entrar, ele queria pertencer a Casa Grande.

    zequinha

    Epa…eu nunca acreditei nesse republicanismo que Lula/Dilma adotaram. Aliás, acho até que fizeram isso por medo da direita raivosa, mas sabiam de possíveis traições. Que tb nem foi traição pq era visivel o lado em que estavam os traíras. Concordo sim com o autor do texto qd diz que o PT amarga hoje o lado covarde em sua conduta à frente do governo, pois deixou claro em muitas ocasiões sua recusa em peitar de fato a casa grande, embora com o povo ao seu lado. Agora inês é morta e o PT é quase um cachorro morto. Infelizmente.

FrancoAtirador

.
.
REVISÃO CRIMINAL
.
“Uma Condenação Injusta
é Moralmente Irreversível”.
.
Mas, acima do direito dos Tribunais,
sobressai altaneiro e forte o Direito à Justiça,
pois nada poderia ser mais violentado e ferido
do que a Inocência do Condenado
conspurcada e maculada por uma Injustiça
que acompanharia esse condenado por toda a vida
e arrastaria toda sua Família ao Aviltamento Maior
da Humilhação e da Vergonha”.
.
“A sentença penal condenatória irrecorrível,
trânsita em julgado, portanto,
ostenta Autoridade sempre Relativa,
em nosso Direito Processual Penal.
.
Porque em Direito Nada é Absoluto.
.
Como é cediço, a figura da coisa julgada existe,
desde o Direito Romano, como um instituto jurídico
decorrente da necessidade de segurança jurídica,
para que as demandas judiciais não se eternizem.
Porém, se condenatória for, constituirá mais reticências
do que, propriamente, um ‘ponto final’,
uma vez que ainda ficam abertas as ações impugnativas
e as causas extintivas da punibilidade.
.
É que, acima da segurança jurídica,
pairam os Princípios Maiores
da proteção da Liberdade, da Justiça
e da Amplitude de Defesa”.
.
“Não poderá existir Coisa Julgada
que não possa ser Débil
ante a Grandeza da Justiça”
.
(http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/18382-18383-1-PB.pdf)

abolicionista

Lincoln Secco conhece o PT por dentro, seu texto é extremamente sincero e o diagnóstico, certeiro. Todo poder aos bagrinhos!

FrancoAtirador

.
.
O Neopetista é como aquele negro que gostaria de ser branco…
.
.

Deixe seu comentário

Leia também