No debate da Globo, Mercadante fala em Fernando Henrique e PSDB

Tempo de leitura: 2 min

O debate da TV Globo está com 19 pontos de audiência entre o primeiro e o segundo blocos.

Na Record, a estreia de A Fazenda está com 20 pontos.

*****

Em minha opinião, Aloízio Mercadante e Geraldo Alckmin foram bem no debate.

O petista fez tudo certo: falou em PSDB várias vezes (e não em “governo passado”) e deu até um jeito de encaixar Fernando Henrique Cardoso. Acuado pelo candidato do PSOL, respondeu rápido.

Conseguiu concatenar todas as ideias em torno da essencial, que é a educação.

Tirou proveito das dobradinhas com Celso Russomanno para falar de pedágio e segurança pública.

Geraldo Alckmin foi bem quando falou em paulistismo, que é uma coisa que os paulistas apreciam muito. Falou que os paulistas são trabalhadores e generosos com quem vem de fora — esse tipo de discurso tem grande ressonância, especialmente no interior. Dadas as circunstâncias do debate (quase todos contra um), foi bem, embora aquela conversa de valorização dos professores talvez não tenha caído muito bem com… os professores.

Mercadante foi muito didático e acertou a mão quando, mais de uma vez, fez a distinção entre a educação para os ricos e a educação para os pobres. Explico: a sociedade de hoje valoriza muito a competição e qualquer pai, desde cedo, investe tudo nos filhos para que eles possam competir. Não concordo com essa ideia, mas é fato: os pais são extremamente sensíveis à ideia de que, por circunstâncias que fogem ao controle deles, os filhos serão prejudicados ou terão menos oportunidades que os filhos do vizinho. Ou seja, além do fato concreto de que existem dois sistemas paralelos e excludentes de educação em São Paulo e no Brasil, a ideia de que o filho do pobre deve ter tantas oportunidades quanto o filho do rico, colocada com inteligência, é dinamite eleitoral.

Em geral, os debates não provocam grandes mudanças, mas podem consolidar votos ou acelerar curvas. Se é confiável aquela pesquisa do Vox Populi que mostrava Geraldo Alckmin empatado com os demais candidatos em 40 pontos percentuais, agora acredito que a militância do PT tem chance de levar a eleição paulista para o segundo turno.

Apoie o VIOMUNDO

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também