Segurança de Yeda Crusius, que cobrava propina com carro oficial, violou dados do PT

Tempo de leitura: 2 min
Sep 4th, 2010
por Marco Aurélio Weissheimer, no RS Urgente

Imaginem a seguinte situação: um segurança do presidente Lula é preso por cobrar propinas de empresários de máquinas caça-níqueis, usando carros oficiais do governo para fazer essas cobranças. Além disso, com uma senha especial, ele acessou dados sigilosos de adversários políticos do governo por meio de um sistema de consultas integradas do governo. O país estaria virado num inferno, não é mesmo?

Pois tudo isso está acontecendo no Rio Grande do Sul, com uma diferença. Um silêncio estrondoso e vergonhoso por parte da mídia. O promotor Amílcar Macedo confirmou neste sábado que o sargento César Rodrigues de Carvalho, que trabalhava na segurança da governadora Yeda Crusius (PSDB), no Palácio Piratini, acessou inúmeras vezes o Sistema de Consultas Integradas da Secretaria de Segurança para levantar dados sobre diretórios do Partido dos Trabalhadores (endereços, registros de veículos, nome de pessoas). O sargento, segundo o promotor, também acessou dados sigilosos de um ex-ministro de Estado (seria o ex-ministro da Justiça e atual candidato ao governo gaúcho, Tarso Genro) e de um senador da República. Segundo o promotor, o senador e o ministro não são do mesmo partido, o que indica que se trata ou do senador Pedro Simon (PMDB) ou do senador Sérgio Zambiasi (PTB).

O militar em questão, preso na sexta-feira, ao invés de uma punição, recebeu uma recompensa por parte do governo Yeda: ganhou uma FG 10, uma alta função gratificada, que pertencia a um coronel, transferido da Secretaria da Segurança para a Assembléia. O escândalo é ainda maior e pode envolver altos oficiais da Brigada Militar e alto(a)s funcionário(a)s do governo do Estado.

E o que dizem sobre isso as homepages dos dois principais jornais do Estado?

Rigorosamente nada.

O site do jornal Zero Hora exibe como manchete: “Coligação de Serra vai á Justiça por quebra de sigilo fiscal”.

E não traz nenhuma chamada para o caso do segurança de Yeda.

O site do Correio do Povo também não fala do assunto.

Os dois jornais seguem sem informar à população quanto receberam em publicidade do governo Yeda Crusius, em especial do Banrisul.

E se os dois principais jornais do Estado estão se comportando assim, o que esperar da imprensa do resto do país?

Com esse comportamento, a chamada grande imprensa reafirma que abandonou o jornalismo definitivamente. Há profissionais sérios e muito competentes nestes veículos. Se quiserem continuar a sê-lo, poderão ser obrigados a buscar novos caminhos. Aliás, não estarão perdendo nada. Muito pelo contrário.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

claudia

Pior que isso: o sargento era informante da RBS. Leiam no RSurgente: http://rsurgente.opsblog.org/2010/09/10/seguranca

Ed.

O que chama a atenção deste jornalismo partidário do PIG é que falam de um "aparelhamento" que eles mesmos praticam nas instituições (polícia, judiciário, TSE, etc.), pois tem fontes que conseguem descobrir até "detalhes detalhados" das operações que "denunciam"!…
Já as operações que não interessam ao partido deles, PIG, sequer serão noticiadas, como esta ao PT.

Sergio

Não é de hoje que a arapongagem oficial da tucana Yeda, se vale de tais métodos:
14/03/2009 “Demitido do cargo de ouvidor da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, o advogado Adão Paiani entregou à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) um dossiê e um CD com supostas escutas ilegais feitas, segundo ele, por um aparato clandestino de espionagem que funciona no governo gaúcho e abriu mais uma crise em que assessores diretos da governadora Yeda Crusius (PSDB) aparecem sob suspeita.
Sem revelar detalhes do dossiê nem os nomes das pessoas grampeadas ilegalmente, Paiani –que é filiado ao PSD– disse que "um assessor muito próximo da governadora" aparece nas ligações cometendo tráfico de influência e crime eleitoral. “ http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u5

Julio

Como diria aquele CCC : Isto é uma VERGONHA………………………………………………………………….IMPRENSA BANDIDA….

Ana

É o RS está na contramão da história.Coitado

Giovani Montagner

para variar, como em todos os escândalos envolvendo a atual governadora aqui do estado, yeda crusius, somente os blog's noticiam a íntegra dos fatos.
tudo ainda esta muito estranho, precisamos saber de mais detalhes, pois não se trata de uma pessoa qualquer, era policial militar da segurança da governadora e que tudo indica estar a serviço de alguém. isso sim é aparelhamento do estado, pessoas utilizando-se de sua posição para conseguir informações privilegiadas e sigilosas para obter vantagens pessoais.
espero que os blog's mais visitados, entre eles o vi o mundo, acompanhem de perto a sequencia dos fatos, para o país inteiro saber a verdade sobre os últimos governos do rio grande do sul.

Gerson Carneiro

Enquanto isso… a revista Veja dessa semana estampa traz como assunto de capa a ladainha Verônica Serra, na tentativa bestial de responsabilizar e ridicularizar o governo Lula.

Inclusive estampando um Símbolo Nacional alterado apenas, repetindo exatamente o que fez na edição de 29 de junho de 2005, o que penso ser um delito (mau uso e alteração de símbolo nacional).

    Baixada Carioca

    Eu que não sou jornalista perguntaria a entrevistada: "e por que não foi ao Ministério Público quando soube que tinha sido violada em seu sigilo?". Mas eu não sou jornalista né? Sou pedagogo. Os jornalistas tem coisas mais importantes a perguntar…

Baixada Carioca

O PIG usa a inescrupulosa filosofia ricuperiana: "o que é bom a gente mostra, o que não é a gente esconde". Penso que nas próximas entrevistas coletivas que Dilma vier a dar, sempre que questionada sobre o sigilo fiscal de Verônica deve lembrar o caso no RS e pedir que a imprensa noticie os fatos.

Denise

Essa mesma quadrilha do prbs achincalhou o excelente governo Olívio, elegeu Rigotto e, num tiro no pé histórico, levou essa senhora ao Piratini. Não poderíamos esperar que agora, ao apagar das luzes, reconhecessem suas armações e estampassem o tipo de "política" de sua ilustre, porém meliante, protegida. Quem no futuro precisar estudar esse período vergonhoso do RS vai encontrar mais subsídios nas páginas policiais e nos anais da justiça do que nas páginas de política e economia.

Valdir

Prezado Azenha: Enquanto em TROPA DE ELITE o tenete vai buscar o dinheiro em um moto, no Rio Grande do Sul o sargente vai busca-la de carro.Realmente, o RS está mais adiantado e mais chique do que o Rio de Janeiro.

Goreti

E casal do Jornal Nacional nada falam. Pergunto porque o casal famoso ficaram caladinhos diante de um fato comprovadamente veridico.

Zulu

Essa gente está brincando com a verdade. Gaúcho é bicho macho, não podemos nos esquecer , que gaúcho de verdade não sai de casa sem três facas.

Gustavo

Ruidoso silêncdio vergonhoso da grande mídia nacional, na ZH de hoje, capa, adivinhem, "ESCÂNDALO" da Receita, mas sobre o "escândalo" do Banrisul e o "escândalo" de um servidor do Estado do RS que cobrava propina e "investigava" a vida dos políticos oposicionistas nada….estranho, muito estranho…..

Helcid

Isso só mostra com esse comportamento, a chamada grande imprensa gaucha está escoando sua credibilidade pelo ralo !!

Como continuar acreditando neles ? Esse caso do sargento é um fato gravíssimo que está sendo ignorado pelo PIG gaucho com a maior cara de pau !

Junior

Azenha, aqui na Paraíba senador manda matar adversário e fica tudo por isso mesmo, esse negócio de sigilo fiscal é coisa pequena.

Luiz Cláudio

O PSDB ta perdido sem rumo,sem plano de governo e tem mas Alvaro Dias cada hora que abre a boca afunda mais o titanic kkkkk

Marcio

Azenha, estranhamente o site do Luis Nassif não abre. Hoje de manhã eu o acessei e ele abriu, agora não mais.

Deixe seu comentário

Leia também