Washington Araújo: A entrevista que a Veja escondeu

Tempo de leitura: 4 min

A entrevista que a revista Veja escondeu

Causou profunda estranheza e perplexidade o timing da publicação da entrevista que o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), concedeu à Veja. Por que a revista, tendo entrevistado Arruda em setembro de 2010, durante a campanha eleitoral, somente agora, quase 190 dias depois, resolveu levá-la ao conhecimento de seu público leitor? Na entrevista, o ex-governador dispara torpedos contra aliados e antigos companheiros de partido, entre eles, Agripinio Maia, Demóstenes Torres, Marco Maciel, ACM Neto, Rodrigo Maia, Ronaldo Caiado e Sérgio Guerra. O artigo é de Washington Araújo.

Washington Araújo – Observatório da Imprensa, via Carta Maior

Existem notícias que nos fazem rever o conceito do valor-notícia. Estou com isto em mente após ler a entrevista que o ex-governador José Roberto Arruda (DF) concedeu em setembro de 2010 à revista Veja. Na entrevista, Arruda decidiu dar uma espécie de freio de arrumação em suas estripulias heterodoxas como governador do Distrito Federal: atuou como principal protagonista no festival de vídeos dirigido pelo ex-delegado de polícia Durval Barbosa e que tratavam de um único tema: a corrupção graúda correndo solta nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Distrito Federal.

Na entrevista publicada na quarta-feira (17/3) no sítio de Veja encontramos o ex-governador desarrumando as biografias de seus antigos companheiros de partido, pessoas como os senadores Agripino Maia, Demóstenes Torres, Cristovam Buarque e até o sempre correto Marco Maciel. Não faltaram mísseis dirigidos aos deputados ACM Neto, Rodrigo Maia e Ronaldo Caiado. E também ao presidente do PSDB, o agora deputado Sérgio Guerra. Na fala de Arruda sobra ressentimento e, mesmo tendo passado alguns meses, ainda trai uma certa conotação de vingança.

Não. Não estou desmerecendo o valor de uma única palavra de Arruda nessa entrevista. Após ler os desmentidos de todos os novos citados no escândalo conhecido como o “panetone do DEM” (ver, neste Observatório, “Panetones na Redação” e “Mídia encara corrida de obstáculos”), confesso que nenhum me convenceu: a defesa esteve muito inferior ao ataque desferido e onde as palavras deveriam ser adjetivas conformaram-se como nada mais que substantivas. Naquele velho diapasão do “nada como tudo o mais além, ainda mais em se tratando deste assunto, muito pelo contrário”. Ou seja, a bateria antimíssil deixou muito a desejar e, considerando a virulência verbal dos agora acusados de receberem apoio financeiro no mínimo com “origem suspeita”, os desmentidos surgem como bolhas de sabão que tanto animam festas infantis. Desmancham-se no ar.

Miúdos e graúdos

O que me causou profunda estranheza nessa entrevista nem foi seu conteúdo, menos ainda seu personagem. O que me deixou perplexo, com todas as pulgas aninhadas em volta da orelha, foi o timing da publicação da entrevista. Por que Veja, tendo entrevistado o ex-governador em setembro de 2010, somente agora, quase 190 dias depois, resolveu levá-la ao conhecimento de seu público leitor? O ponto é que o mais robusto episódio de explícita corrupção, o único escândalo com tão formidável aparato midiático, com dezenas de vídeos reproduzidos nos principais telejornais do Brasil, merecia ter um tratamento realmente jornalístico: descobrindo-se novos fatos, novos meliantes, novas falcatruas, tudo teria que vir à luz, a tempo e a hora.

Convém refrescar a memória com essas autoexplicativas manchetes dos principais jornais brasileiros no dia 28/11/2009:

O Globo: “Governador do DEM é suspeito de pagar propina a deputados“. E diz que “PF grava José Roberto Arruda negociando repasse de dinheiro com assessor”;

Folha de S.Paulo: “Governo do DF é acusado de corrupção“;

O Estado de S.Paulo: “Polícia flagra ‘mensalão do DEM’ no governo do DF“. E diz que o esquema “teria até mesmo participação do governador Arruda”.

No dia seguinte, 29/11/2009, as manchetes continuaram com tintas denunciatórias:

O Globo teve como manchete principal “PF: Arruda distribuía R$ 600 mil todo mês“;

Folha de S.Paulo optou por “Documento liga vice-governador do DF a esquema de corrupção“;

O Estado de S.Paulo não deixou por menos: “Em vídeo, Arruda recebe R$ 50 mil“.

E, para concluir essa sessão “refresca memória”, compartilho as manchetes dos jornalões no dia 30/11/2009:

O Globo abriu sua edição com a manchete “Arruda: TSE vê indício de caixa 2“;

Folha de S.Paulo destacou na primeira página: “Vídeos mostram aliados de Arruda recebendo dinheiro“;

O Estado de S. Paulo abriu manchete com “Vídeos ‘letais’ levam DEM a preparar expulsão de Arruda“, destacando em subtítulo que “Provas contundentes da PF deixam governador em situação insustentável”.

Até o fluminense Jornal do Brasil passou a tratar do assunto com a importância que o assunto requeria: “Aliados deixam Arruda isolado“.

Tudo bem, este foi o início da divulgação do escândalo. E, como sempre acontece, o início de todo escândalo político tende a ser megapotencializado. É assim aqui no Brasil, na Itália, no Reino Unido, no mundo todo. No caso atual, pela primeira vez um governador no Brasil esteve trancafiado por tão longo tempo: 60 dias, de 11 de fevereiro a 12 de abril de 2010. A carceragem se deu na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Antes de completar um ano de sua divulgação, o escândalo produziu a cassação de mandatos de diversos deputados distritais, a renúncia de um senador da República, a instauração de diversos inquéritos para apurar responsabilidades de políticos miúdos e graúdos e também de procuradores do Ministério Público do Distrito Federal.

E foi nesse meio tempo que, segundo os advogados de Arruda, em setembro de 2010, o ex-governador concedeu a entrevista ao carro-chefe da Editora Abril. O que as teclas de meu micro querem saber é por que Veja escondeu comprometedora entrevista de Arruda.

Insidiosa, rastejante

Tenho exposto aqui neste Observatório minhas teses sobre a forma e o modus operandi de como a imprensa, a grande imprensa, tem se comportado como agremiação político-partidária. E essa defasagem de mais de seis meses entre a data da entrevista e a data de sua divulgação é de chamar a atenção.

Quais as reais motivações para que fosse esquecida, largada na gaveta de um editor aparentemente displicente? Por onde andaria aquele polvo-caçador-de-corruptos-no-Planalto que não deu a mínima trela para essa entrevista? Ninguém na redação de Veja considerou um mísero grama de valor-notícia para buscar a versão dos “novos acusados”? Ou seria mais um desserviço à campanha presidencial de José Serra? Desserviço que, com certeza, cobriria tal campanha de portentosa agenda negativa, incluindo sob suspeição até mesmo o presidente de seu partido.

Todos sabemos que o papel da imprensa é informar a população. Aprendemos isso ainda nos primeiros dias de aula de qualquer curso de jornalismo, mesmo aqueles chamados “meia-boca”. Por que à população brasileira foram suprimidas tais informações?

É, não é necessário muitos decênios de madura experiência como analista da política brasileira para entender que dentre as mil possíveis razões para que ocorresse tal ocultação uma delas sobressai, insidiosa, sibilina, rastejante: a entrevista de Arruda, que hoje causa apenas perplexidade, publicada em setembro de 2010 traria em seu cerne forte componente explosivo capaz de desarrumar por completo o pleito presidencial de 2010.

Mas, como dizem nossos oráculos da imprensa… o leitor vem sempre em primeiro lugar.

PS do Viomundo: A entrevista que saiu da cova teria sido um petardo para demolir Sérgio Guerra?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

CID COSTA

Essa e a famosa liberdade de expre$$$$$ao, que domina as " famiglias ", donas do PIG…

RONALD

"Infelizmente, no Brasil, os meios de comunicação devem ser muito bem selecionados. Comportamentos como o realizado pela VEJA podem ser vistos por todo o país, qual seja, o comprometimento com certos partidos políticos e a total irresponsabilidade com a verdade das informações. Aqui no Estado de Minas Gerais a parcialidade com que os meios de comunicação têm com o PSDB é absurda. Cabe ao leitor saber aprender a selecionar as fontes de informações. "

Aqui no PARANÁ é a gazeta do povo, SANTA CATARINA diário catarinense, RIO GRANDE DO SUL, zero hora….
só perfumaria…..aqui no PARANÁ eles vem enganando dizendo que estão de olho na assembleia do estado…..mentira…..
prefeitura, vereadores…….nada….só roubalheira…..
agora o presidente do time do CORITIBA assinou direito de transmissão com a globo……alguma contestação da imprensa….entrevista pesquisa com os torcedores pra colher opinião…..nenhuma…..
alias….acho que seria interessante um instituto de pesquisa procurar saber a opinião dos torcedores sobre essa palhaçada da globo com os times brasileiros…..

Archibaldo S Braga

veja(óia) e estrume(para não usar a palavra mer..) não são a mesma coisa pois, esta serve para adubo e aquela nem prá isso!!! Braga

SILOÉ

VEJA MERCENÁRIA:
Querendo fazer média com o governo, descaradamente detona seus parceiros, na tentativa de salvar seu pescoço da forca.
Agora é tarde, "VEJA" a MORTA.

SILOÉ

Nesse caso derruba todo mundo do conluio, e afunda de vez com a veja que a essa altura do campeonato já não enxerga mais nada.

Rogério Benevenuto

Infelizmente, no Brasil, os meios de comunicação devem ser muito bem selecionados. Comportamentos como o realizado pela VEJA podem ser vistos por todo o país, qual seja, o comprometimento com certos partidos políticos e a total irresponsabilidade com a verdade das informações. Aqui no Estado de Minas Gerais a parcialidade com que os meios de comunicação têm com o PSDB é absurda. Cabe ao leitor saber aprender a selecionar as fontes de informações.

Abel

A "Veja" tem know-how da Naspers (que controla 30% das ações da Abril), o grupo de mídia sul-africano que surgiu ANTES do Apartheid (e o defendeu até os 45 minutos do segundo tempo)…

    Heitor Rodrigues

    A Veja também tem know-how de snipers, de reputação.

jbmartins

A Entrevista serviu para fazer arruda nãoprocurar outro veiculo, cala-lo, e agora serve para ligar a oposição (Cerra e Cia) e apoiar Aecio.

Luiz Santana

Prezado Washington,

Isto mostra que a revista tinha lado. Fez capas para o caso Erenice mas escondeu as denúncias do Sr. Arruda.
Muitos dos denunciados por ele foram eleitos. Seriam se as denúncias tivessem sido publicadas?
Mudando de assunto, estou estranhando muito o fato de não acessar o Sítio Observatório da Imprensa da minha casa. Achei que fosse problema da página, mas verifiquei que consigo acesso do meu celular e de outros computadores. Comento sempre no espaço, sempre de forma educada e respeitosa. Acesso todos as páginas de outros sítios do meu computador, porém, há alguns dias, não consigo entrar na página do Observatório utilizando o computador da minha casa.
Como posso resolver isto? Não quero crer em censura, mas estranho este fato.
Parabéns pelo artigo.

Pedro1

Veja:

Cada vez mais a edição brasileira do Mein Kampf.

    Marroni

    Hitler não merece essa afronta!!!!

    Klaus

    Ser contra o Lula é pior que matar 7 milhões de judeus, 2 milhões de ciganos e arrastar o mundo para uma guerra. Parabéns , Marroni!

    José Ruiz

    Existem várias maneiras de matar pessoas… a pobreza é uma delas, e atinge muito mais do que 10 milhões de vítimas… as sutilezas da política de exclusão social no Brasil não diminuem sua violência…

    Leider_Lincoln

    Que lógica, em Klaus? Não é uma questão de "ser contra Lula" mas de mentir, manipular e jogar sujo. Heil?

Fabio_Passos

Evidente que escondeu para preservar seu candidato – jose serra – durante as eleições.
Agora… pode ser também que a veja estivesse achacando os envolvidos pelas acusações do Arruda.

A quadrilha veja, além de fazer seus leitores de imbecis, também é famosa por chantagear e pegar dinheiro de pilantras em troca de silêncio.

Armando Leão

ATENÇÃO:

o Site G1, acaba de informar que no depoimeno de Arruda, ele conta que um deputado do PT foi até ele lhe pedir dinheiro do esquema sujo.

ZePovinho

Ditadura do Bahrein(aliada dos EUA) elimina civis com armas americanas e ao lado de navios americanos:

Bahrein's king's army massacre of unarmed peacefull protestors(metres away from american ships)

[youtube HbaXIPvYAPw http://www.youtube.com/watch?v=HbaXIPvYAPw youtube]

    O_Brasileiro

    Lembrem-se dessas cenas se algum dia ainda vier a existir Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1.

Fernando

e o pior é que em tudo que é biblioteca universitaria ou pública tem essa coisa!!!!!!

alex

parabens, rodrigo leme. hoje voc~e,de certa forma,chegou lá. sagrou-se campeão.

Gerson Carneiro

Essa foto do Arruda foi da época em que ele concedeu a referida entrevista?
Nossa… como ele era novinho!

maria utt

Confiram comigo:
Kassab, aliado de Serra, precisa sair do DEM, mas o DEM torce o nariz. Se ficasse provado pro leitor da Veja que o DEM todo está podre, Kassab ganha simpatia do leitor da Veja.
Aécio está muito íntimo do DEM, a ponto de influir sobre a escolha do presidente do partido. Aécio inimigo de Serra.
Veja, revista do Serra.
Bombardeando o DEM agora, quem sai ganhando?

    O_Brasileiro

    Boa!

Carmem Leporace

Quem será que matou Celso Daniel???

    Gerson Carneiro

    Foi o assassino.

    Rafael

    Diga quem.

    Mike WOLF

    Foi o Lula e a Dilma. Isso já é velho conhecido, foi feito pelo menos três investigações diferentes e deram a mesma situação, resistência a um assalto.

    ZePovinho

    E quem matou Manfred Richtoffen,o diretor da DERSA?????????????E quem matou Abel Pereira,que ameaçou denunciar como funcionava a máfia das ambulâncias na época em que Serra era ministro da saúde?

    Leider_Lincoln

    Boa, sabe de alguma coisa, "Carmem Leporace/Susana Alves/Paulo Amaral"?

    Mário Toledo

    Carmem, por que você está falando disso? Tem alguma realção com a matéria? Você sabe de algoa além de todos nós sobre o assassinato? Ou não entendi, ou entendi, e você quer dizer que a suspeita de um crime justifica qualquer outro?

    Heitor Rodrigues

    Alguém a mando do PSDB…

João

Veja é um "esgoto a céu aberto". A Abril está mandando, aqui para casa, a Revista Caras para minha esposa. Juro! Não sei onde conseguiram o cadastro dela (será que foi a empresa da Verônica que vendeu para Abril?).
Levo a dita cuja revista para virar papel reciclado, afinal o meio-ambiente não tem culpa.
Falo isto (do envio da Caras aqui para casa) para perguntar algo: quanto da tiragem da Veja não é enviada de graça????????????????
O IVC poderia fazer uma auditoria na Veja…afinal, por ser a "revista de maior tiragem", a mesma cobra mais pela publicidade (que não é pouca) que vem em suas páginas.

Flavio Lima

São fascistas e não iam dar esse tiro no proprio pé.
Não teriamos segundo turno, e a bancada da direita seria ainda menor.
Se ja apanham armados e roubando, de peito aberto seriam extintos.

alex

AGORA, 'ESCOSTEGUINHO' QUER TIRAR O DELE DA RETA
Considerações sobre a entrevista de Arruda à Veja
Enviado por luisnassif, qui, 24/03/2011 – 10:16

O repórter Diego Escosteguy foi o autor das reportagens sobre Erenice Guerra. Mas já vinha em processo de ruptura com a revista Veja, devido a conflitos pesados com o diretor de redação de Brasília, Policarpo Jr.

Na época, entrevistou José Roberto Arruda. Por razões variadas – dentre as quais a principal era o período eleitoral – a revista deixou a entrevista na gaveta.

Um episódio precipitou a ruptura, a tal matéria de capa sobre o suposto maço de dinheiro na gaveta do Planalto, a tal capa "Caraca! Que dinheiro é esse?".

Seu nome foi incluído na matéria, ao lado do repórter Otávio Cabral. Segundo comentou com amigos, a matéria foi inventada, ele não teve nenhuma participação e o episódio o constrangeu muitíssimo, pois colocava em risco sua reputação jornalística. A partir dali, o clima ficou insuportável para ele. Queria sair da revista antes que liquidassem com seu nome.

Logo depois, passou a ser sondado pela revista Época. Aceitou o convite para ser editor de Brasil. Pediu autorização da revista para publicar a entrevista na Época. A autorização foi dada mas, no meio da semana, o portal da Veja publicou a entrevista sem dar o crédito. Foi a maneira de detonar a matéria – isto é, matar sua divulgação sem dar o devido destaque.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/consider

Gerson Carneiro

Isso é revista para ser assinada por urso polar.

O urso hiberna por longos seis meses, e na semana que ele desperta, tá lá na porta da toca a revista Veja da semana que o urso despertou, com notícias de seis meses atrás.

edv

Eis aí uma contradição:
Uma revista chamada "veja", ficar escondendo coisas…

    Heitor Rodrigues

    Veja é cega!

aurica_sp

A veja só mostra o que lhe interessa (REPORCAGEM)e também aos idiotas que perdem dinheiro assinando e comprando-a. Essa matéria só mostrou o que todo mundo já sabia. Arruda era Tukano, ai virou Demo é claro que abastecia os "amiguinhos com dinheirinho mágico".
Ele iria ser vice de quem mesmo???
Por muito menos um político que admiro teve seu nome enxovalhado e seu processo tramita até hoje no Supremo.tudo isso com ajuda dos "amiguinhos" (Senadores "muito" honestos) que receberam dinheirinho do Arruda, bando de HIPÓCRITAS!!! Se essa matéria tivesse alguém ligado ao PT com certeza a "VEJA QUE MENTIRA" teria publicado a matéria quando a mesma foi feita, não teria esperado tanto .

Iara Alencar

VEJA o QuÊ ? QUEM ???
A revista nós já conhecemos e sabemos sua linha editorial.
O Arruda é a dose dupla da vergonheira.
Mineira que sou, fico estarrecida com esse político. Acho que é de Santa Rita do Sapucaí ou de Itajubá – cidades vizinhas e muito prósperas no sul de Minas. É mais um oportunista da política cheio de gogó como se diz em mineirês. Depois do painel do senado, da renúncia e dos videos de seu próprio assessor qual sua credibilidade ?Haja hipocrisia !

Julio Silveira

A omissão da informação é em defesa dos aliados.
Imaginem só, se defendendo já diminuiram em numero, sem defesa teriam maior dificuldade para comercialização corporativa. Teriam que trabalhar mais, para vender direto a um publico que é cada vez menor.

Marcelo de Matos

Dois comentários meus parece que foram para a Veja, isto é, foram escondidos.

José Ruiz

Tá difícil criticar a Veja: eu acho que eles são sinceros, são coerentes, prestam um bem sucedido serviço de desinformação e têm dado uma enorme contribuição para o desenvolvimento do fascismo no Brasil. Cumprem o que prometem! Cada leitor tem a revista que merece, não? Quem lê a Veja não pode, agora, dizer: Oh, que horror, a Veja não mostrou as críticas do Arruda para proteger a patota do DEM e do PSDB. Esse é o papel deles… tudo mundo sabe disso… quem não sabe deve ficar muito preocupado…

Marcelo Fraga

Quando um careca desaparece, aparece o outro.
Na Veja é assim.

Bacurau

Já faz alguns anos (uns 20 mais ou menos) que deixei de perder tempo lendo a tendenciosa Veja. Tudo o que for publicado, originado da Editora Abril, é preciso ser "peneirado" pra se tentar absorver algo proveitoso, muitas vezes fica tudo na "peneira" mesmo. Só me veio uma questão neste momento: alguém pode me dizer se o Governo Federal ainda utiliza aquele espaço fétido para expor algum tipo de publicidade ? Em caso positivo… masoquismo ou idiotice mesmo ???

Brizola Neto

Agnelli amava Lázaro, que amava Dantas, que amava… http://www.tijolaco.com/agnelli-amava-lazaro-que-

    Carmem Leporace

    Tu nem foi eleito rapaz, nem voto teve, vai procurar o que fazer velho.

    priscila presotto

    Opa!Hibrido ,mas ele foi chamado pela Dilma.E não ser reeleito não desmerece Bizola Neto.
    E vc ,só sabe agredir .

    P. Taubner

    Percebo que esse blog recebe alguns tucanos que devem ser assíduos do Cabeção e congêneres. Parece uma revoada e pousam aqui no Azenha. Será que é época de acasalamento e estão procurando um lugarzinho?

    Heitor Rodrigues

    Êle já encontrou o que fazer, Leprozace! Convocado pela Presidente da República.

    Augusto Gasparoni

    Volta pro esgoto, que é seu lugar ó Leprinha!!!!!
    Você não tem a seriedade mínima, falta-lhe decência.
    Capacite-se, faça um intensivo, quem sabe com Rupert Murdoch.

    edv

    Tá dando conselho pro teu ídolo Serra?
    (e fora do twitter?!)

    Esse seu Carmen…

    Pedro Paulo

    Ei Carmem, Coloca sua carinha na rua e veja quantos votos você ganha. Acho que você deveria estar lamentando esse fato e não sendo muito mal-educada.

amores

Veja, uma é boa revista para fascistas !

ricardo silveira

Assim como são tratadas como criminosas as quadrilhas formadas para enganar velhinhos e tomar-lhes as aposentadorias em caixas eletrônicos e, tantos outros bandos que se formam para enganar os outros, da mesma forma deve ser tratada a revista Veja. O Estado permite que ela se instale como empresa jornalística para informar a população, mas ela atua para manipular, para enganar. São criminosos e deveriam, há muito, ser processados, merecem cadeia, ganham dinheiro enganando a população. Cadê o Ministério Público, onde está a justiça desse país?

Gerson Carneiro

Se eu fosse um urso polar eu seria assinante da revista Veja.
Nada como reportagens fresquinhas ao acordar após um longo período de hibernação.

Marcelo de Matos

Ao contrário do mensalão do PT, em que nosso jornalismo investigativo foi extremamente minucioso, a investigação contra o DEM, como sói acontece com os partidos da elite, foi bem light. A Justiça foi no mesmo diapasão: para que incriminar muita gente? No caso do PT foram 40, baixando depois para 39, se não me engano. No caso do DEM foram poucos. Silvio Costa (PMN-PE) questionou com veemência essa questão. Para ele, "Jaqueline Roriz é apenas uma "sardinha" em meio a tubarões e alevinos: "Acho sinceramente que estamos cassando uma sardinha. Temos é que convidar os tubarões que foram citados nesse mar de lama."

Geysa Guimarães

Atrevo-me a corrigir o P.S. do Vi o Mundo: a entrevista não saiu da cova, saiu do departamento de conveniência da empresa. O patronato faz o que quer, para a Suprema Mídia não há limites.
Uma lei determinando ao menos o tempo de armazenamento do material jornalistíco precisa surgir. Entrevistou, não publicou, caducou.

@Digger_1612

Será que nenhum Senador vai propor a abertura de uma CPI para investigar esse rumoroso caso? Não acredito na leniência e omissão do Senado. Se isto acontecer será uma completa desmoralização. __Estão evidente na não publicação da entrevista do Arruda, interesses escusos e até mesmo espúrios por parte de um dos componentes do PIG. __Quando vamos regulamentar a mídia e responsabilizá-la por atos nocivos a democracia e favorecimentos de apaniguados políticos? Que vergonha!…__Ley de Médios já!!!__

Marat

Esperar o que da Veja e de seus funcionários?

marcelo

Já sabia morando em São Paulo que José Serra blinda a imprensa por aqui, mas em rede nacional é novidade com certeza ele tem muitos amigos influentes !!!

CarlosAugustoPereir

É evidente que, ao esconder a notícia, a Veja tomou uma posição política que favoreceu o palanque tucano. A entreveista inflenciaria o eleitor pois atingiria em cheio a direita mais reacionária do País. De Caiado a Maciel de ACM Neto a Kassab, Demóstenes e Agripino Maia, passando por Sérgio Guerra e o PSDB.
A decisão de Veja ajudou a direita a eleger sua bancada e prejudicou o povo brasileiro.

Antônio Carlos

Você já está falando. Sem falar que esse assunto está sendo divulgado em vários meios de comunicação.

Alexei_Alves

Interessante notar também que quando a entrevista finalmente saiu, foi apenas na web. A revista, em si, pelo que sei, continua escondendo a sujeira embaixo do tapete.

Rodrigo Leme

Por falar em escondido, ninguém nesses blogs "progressistas" vai falar do atentado ao Ricardo Gama?

    Marcelo de Matos

    O Rodrigo Viana, no blog Escrevinhador, já falou. Se você quiser mais detalhes vá ao blog do Noblat que tem um post bem abrangente sobre o assunto. Ou você não gosta de blog limpinho?

    Rodrigo Leme

    O Vianna falou e falou muito bem sobre o caso. falta os companheiros tomarem coragem de denunciar.

    Imagino que isso vá passar batido no encontro "progressista" da turma. Na hora que vêem a camisa do time que o cara veste, mudam as convicções humanitárias…

    Julio Silveira

    Certamente essa turma que voce está enquadrado, a dos reacionários, cuja prepotência levou nossa população a anos de estagnação, sofrimento e silêncio, pela dominação que exerceu, já possui muitos como voce para se solidarizarem pela consciencia. Minha solidariedade porém existe, mas de outra forma, a que sentiria pela dor de qualquer forma de vida, seja ela animal ou vejetal, sobre a consciência, que para mim beira a inconsciencia essa, para mim, não haveria perda.

    Leider_Lincoln

    Eu não sou seu companheiro, que fique claro. Um sujeito como você nem entraria em minha casa. Provavelmente você usou o termo numa referência torta ao petismo, como é de sua índole. O que você quer é que, sem ter provas de que foi crime político eu saia lançando acusações? É isto?

    El Cid

    esse "trollzinho" aí acima, Leider, está querendo usar de leviandades, procurando alguém para incriminar… nem John Bastos e Dvorak tinham essa índole desse "trollzinho"…

    El Cid

    … seu companheiro ?? nem a pau, Juvenal !!!

    Cassius

    E o que os "blogs progressistas" tem a ver com fato de um reacionário imbecil ter tomado uns tiros?

    Aliás, é bom ficar claro que, para os progressistas, é muito bom a existência de tipos como ele, que ele se recupere e volte a demonstrar toda a sua ignorância para que possamos usá-lo como um exemplo a nunca ser seguido.

    Leider_Lincoln

    Um ser humano extraordinário e importantíssimo, não é, Rodrigo Leme? É o assunto! Que tal me fazer o favor?

    Leider_Lincoln

    Este Ricardo Gama foi o mesmo que armou uma arapuca para o Sérgio Cabral e o Lula na época das eleições, não foi? Sujeito muito ético, ele, não? Usando crianças para fazer política e ficar bem com a tucanagem…

    Rodrigo Leme

    Mereceu levar bala então?

    Leider_Lincoln

    Foi o que eu disse? AGORA POR QUE ELE FOI BALEADO VIROU SANTO? É assim que funciona?

    El Cid

    você é a essência da "inocência", sabia ??

    gustavo

    Num tendi que q ele falow…ashaushaus

    El Cid

    … olha que encontrei lá no blog do Nassif: um certo "troll" fez este comentário:

    "Você primeiro procura a ideologia do cara pra depois decidir se se sensibiliza ou não com a história. Como vocês são progressistas. Só faltou dizer que o cara mereceu levar bala.

    Se fosse o Nassif tomando tiro, iam culpar a direita. Qdo um blogueiro de direita leva bala, são incapazes até de indignar. Vocês realmente significam."

    e a resposta do Nassif:

    "Prezado, não venha falar em isenção. Nesses anos todos aturando trolls nenhum foi tão baixaria e imbecil quanto você. Só mantive seu comentário para poder colocar a resposta."

    quem será esse "troll impoluto", hein ???

    Rodrigo Leme

    Quem é o troll? Fácil, é o cara que responde com acusações homofóbicas e de foro íntimo das pessoas:
    http://www.interney.net/blogs/imprensamarrom/2010

    Leider_Lincoln

    Uma vítima, hein? Pobrezinho… Ainda usa os computadores de seu pai para trollar?

    Rodrigo Leme

    Vítima do que rapaz?

    E meu pai é falecido há mais de 15 anos, pra só rebater uma asneira das centenas que você fala.

    Rodrigo Leme

    Aliás, obrigado por reproduzir aquele comentário aqui. Ele é tão verdadeiro aqui quanto é lá…

    Você sempre faz o serviço para mim, é um dos melhores perseguidores que tenho. O dia que souber se articular mais e papagaiar menos o que te falarm vai ficar uma beleza…

    El Cid

    … como você morde a isca tão fácil, hein "trollzinho" ?? querendo que sejamos solidários ao seu "Carlos Lacerda" ??

    … quem sabe o Garotinho e o Bolsonaro possam esclarecer este mistério, ó "Volvitur Oculis" !!

    SILOÉ

    O blog dele pegava pesado com o tráfico,. Daí!!!

Deixe seu comentário

Leia também