Vermelho: As dúvidas na campanha de Serra

Tempo de leitura: 4 min

24 de Junho de 2010 – 16h18

A pergunta que não quer calar: E agora, José?

do Vermelho

Quando escreveu a poesia “José”, na década de 40, Carlos Drummond de Andrade obviamente nem desconfiava que um dia ela serviria como uma luva para ilustrar a conjuntura política brasileira. Este dia chegou ontem (23), com a divulgação da pesquisa Ibope que mostra o presidenciável da oposição de direita, José Serra (PSDB), em situação periclitante, com cinco pontos de desvantagem sobre Dilma Rousseff (PT), sua principal adversária na corrida presidencial.

Em maio, quando consolidou-se a ascensão de Dilma nas pesquisas, a oposição minimizou o fato dizendo que o crescimento da petista deveu-se à exposição dela na propaganda partidária na TV e que o mês seguinte, junho, seria o “mês de Serra” pois o PSDB, o DEM, o PTB e o PPS exibiriam suas propagandas na TV tendo o presidenciável tucano como ator principal.

“Maio é o mês da Dilma. Junho será o nosso mês”, afirmou o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, no dia 24 de maio. Na mesma ocasião, Guerra disse que “no momento em que alguém tem uma movimentação intensa nos meios de comunicação, é evidente que vai levar vantagem” e ainda reafirmou que a estratégia de campanha de Serra estava correta e não seria alterada.

Alguns dias depois, no início de junho, uma reunião da cúpula tucana foi convocada pelo ex-presidente FHC para cobrar mudanças nos rumos da campanha. Aécio Neves pediu ao colega paulista que fosse mais agressivo com a adversária petista e os aliados sugeriram que Serra centralizasse menos a campanha, especialmente na escolha das agendas, acelerasse a escolha do vice e desse mais atenção à montagem dos palanques regionais. As recomendações tinham como objetivo garantir que junho seria mesmo o “mês de Serra’, como havia previsto Guerra. Mas não foi.

Junho está acabando, os partidos da direita pró-Serra cumpriram o prometido e violaram a lei eleitoral para colocar o tucano como ator principal de seus programas na rádio e na TV. Serra seguiu parte das recomendações dos aliados. Mesmo assim, o dado concreto até agora, trazido pela pesquisa Ibope de ontem (23), mostra que nada adiantou. Dilma continua subindo (está com 40% dos votos, tinha 37% na pesquisa anterior) e Serra continua caindo (está com 35%, tinha 37 antes).

A oposição foi pega de surpresa pelo resultado da pesquisa. Sérgio Guerra chegou a colocar em dúvida os dados do Ibope. Alegou que pesquisa interna do PSDB mostra números mais favoráveis a Serra.

 A frustração oposicionista recoloca a questão sobre os acertos e desacertos da estratégia de campanha tucana.  Depois de ensaiar elogios ao governo e depois recuar, alterando o tom para um discurso mais agressivo contra Dilma e o PT, restam poucas alternativas a José Serra a não ser construir novas lendas como a de que a campanha mesmo só começa depois da Copa, ou de que nos debates ele irá superar Dilma e reconquistar o eleitorado.

Porém, o Ibope mostra que é cada vez maior o eleitorado que está decidido a votar na candidata que dará continuidade ao governo Lula. E uma parcela dos votos que Serra tem hoje vem justamente de pessoas que ainda não sabem que Dilma é esta candidata. O tucano lidera apenas no Sul e entre os mais ricos.
Até mesmo em São Paulo, reduto eleitoral do tucanato, Serra começa a patinar. Isso sem falar em Minas Gerais –citada na poesia de Drummond– onde Aécio parece pouco disposto a trabalhar em prol do ex-governador paulista.

Diante deste quadro desanimador, o que Serra poderá fazer para tirar votos de Dilma e recolocá-los em sua cesta? Esta é uma pergunta que a coordenação da campanha tucana está aflita para responder.
 
O jornal Valor Econômico traz, nesta quinta-feira, matéria na qual questiona se os tucanos estariam dispostos a seguir o exemplo de Alckmin em 2006 e passar a bater mais duro no presidente Lula mesmo sabendo que, hoje, Lula desfruta de uma popularidade muito maior do que tinha há quatro anos.

O jornalista Luiz Gonzalez, marqueteiro de Serra, é contrário a campanhas com ataques a adversário, que considera improdutivas. Serra também, mas o fato é que o tucano vem lentamente elevando o tom das críticas ao presidente. Na convenção de Salvador ele cunhou a frase: “Luis XIV achava que o Estado era ele. Nas democracias e no Brasil, não há lugar para luíses assim”.

“Serra procura demonstrar convicção sobre a linha escolhida. Mas a campanha tucana, em junho, esteve permeada de assuntos negativos. A demora na escolha do candidato a vice na chapa do PSDB, por exemplo, indica insegurança e dificuldades internas para a definição do nome. Serra prefere fazer de conta que se trata de uma aflição de jornalistas, mas o fato é que o debate alimenta o noticiário negativo sobre a campanha. A pesquisa também atrapalha as últimas conversas sobre o vice e sobre a montagem dos palanques regionais – Serra entra mais fraco do que estava nas negociações”, avalia o Valor, que cita ainda várias outras “derrapadas” do candidato tucano.

O jornal O Estado de S. Paulo também questionou a estratégia atual de Serra. Em editorial, afirmou que “para continuar a ter chances, Serra precisará encontrar um novo discurso e uma nova estratégia de campanha… Fora disso, só lhe restará esperar por um erro da adversária… Se quiser ganhar, Serra vai ter que partir para o ataque”.

Resta saber se o tucano vai seguir o script desenhado pela mídia aliada. Até o momento, parece disposto a não mudar uma vírgula em sua estratégia errática de campanha. Mas é provável que nem ele mesmo tenha certeza do que fazer. Pensando com seus botões, deve estar repetindo a pergunta de Drummond: “E agora, José?”

Da redação,
Cláudio Gonzalez


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Sebastião Vannucci

Conta -se uma piada aqui em Minas que havia um cidadão tão velhaco, mas tão velhaco que um dia ele saiu pra rua passou uma meia hora a sombra dele chegou toda ofegante procurando pelo mesmo. Esta história do Psdb com o Dem pode ser uma mera coincidência, ou nãoooooooooooooooooooooo!

Luciano Prado

As dúvidas na campanha de Serra. E as da Marina Silva?

Tomando-se como verdadeiras as informações de artigo da Folha de hoje “Marina muda tom e agora flerta com a base de Lula”, é possível afirmar que a senadora, agora do Partido Verde, perdeu o prumo de vez.
Em determinada altura a matéria afirma “Depois de iniciar a campanha com críticas duras ao governo, ela mudou o tom e adotou um discurso mais ameno, valorizando as semelhanças com o ex-chefe”, noutro trecho informa que “Marina investe para aproximar sua imagem à de Lula – cujo governo tem aprovação recorde de 76%, segundo o Datafolha”.
Diante da dualidade da candidata o eleitor que se vire para entendê-la.
Imaginava-se que a senadora Marina Silva estava tentando se afastar do PT e do governo Lula.
Parece que a conveniente estratégia da senadora não anda dando certo. Talvez se ela se juntar com o senador Cristovão Buarque encontre algo mais consistente para sugerir ao eleitorado. Ou, então, que tenha uma conversinha amigável com o tal de Sigmund Freud.

leonel

segundo seu slogan ele merece ser presidente porque ele, seu jose tem historia.
o unico que cumprimenta reporter em epoca de eleiçao mesmo aqueles de programas que sao tidos como bagunceiros.
o unico que consegue cupar o governo federal, pelo caos da saude publica de sao paulo mesmo que a culpa seja do senhor burns(serra), que "doa" todo o dinheiro repassado pelo G.F para empreiteiras .
que faz policia brigar
manda o povo culpar sao pedro pelas enchentes, desabamentos….
que se junta com um velho coronelista do DF(joaquim roriz) ,que manda e desmanda no poder judiciario local imaginem o resto.
Azenha como reposter deve saber do que eu estou falando.

Pedro Cruz

Ainda bem que a direitona é burra, arrogante, preconceituosa e prepotente. As analises feitas por esses caras durante a pré-campanha, foi algo de causar inveja a "qualquer" FEBEAPA de "qualquer" STANISLAW PONTE PRETA (SALVE). Dizer que Serra não cresce por erro de estratégia, porque bate mais ou bate menos em LULA E DILMA, é brincadeira. Como vai ter voto se não tem o que dizer? ou melhor, COMO VAI TER VOTO SE TEM MEDO DE DIZER???COMO VAI TER VOTO SEM PROGRAMA DE GOVÊRNO???? AULTIMA QUE OUVI NO GLOBO NEWS POR UM "CIENTISTA POLÍTICO" FOI DE ARREPIAR: A MARINA SILVA, POR REPRESENTAR "ALGO NOVO" VAI PASSAR DE 15% E LEVAR AS ELEIÇÕES PARA O SEGUNDO TURNO, É MOLE!!!!!

Messias Macedo

[‘ELLES’] ESTÃO EM POLVOROSA!

“O poder do Serra de desorganizar as coisas é fora do comum. O Álvaro Dias não acrescenta nada e desagrega muito”, declara [Ronaldo] Caiado.

A respeito de propor não haver coligação com o PSDB, disse: “Para que ser caudatário de uma candidatura assim? Se na campanha nos tratam assim, imagine depois… Se não tiver um freio de arrumação esse PSDB jamais vai respeitar o Democratas… Não nos podem tratar como um partido satélite”.

Indagado se não seria prejudicado em Goiás, pois é candidato a mais um mandato de deputado, respondeu: “Eu não ganho votos apoiando o Serra. Eu transfiro votos pra ele”.

Fábio Lúcio

Que dureza. Depois de três anos e meio comandando o segundo maior orçamento do país, não ter o que mostrar. Dureza. Deitou no berço explêndido das pesquisas, ficou twitando três anos, e quando acordou caiu da cama.

Reinaldo

Serra diz que SUA EMENDA CRIOU O FAT…

Mais um filho dos outros que ele tenta criar como seu! Eita sujeitinho.

"Proposição: PL-991/1988

Autor: JORGE UEQUED – PMDB /RS
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?i

Data de Apresentação: 11/10/1988

Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário

Regime de tramitação: Ordinária

Situação: MESA: Transformado em Norma Jurídica.

Ementa: DISCIPLINA A CONCESSÃO DO SEGURO-DESEMPREGO, NA FORMA QUE ESPECIFICA, E DETERMINA OUTRAS PROVIDENCIAS. _NOVA EMENTA: REGULA O PROGRAMA DO SEGURO-DESEMPREGO, O ABONO SALARIAL, INSTITUI O FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR – FAT, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS"

Anibal Paz da Silva

É apenas um jogo, para forçar a candidatura a vice do Aécio, com Neves, butox , Maias, Katia; a verdade é que em outubro a resposta será , dura e implacável. Não queremos mais exclusão social, ( 500 anos em uma nação poderosa), sim a geração de empregos e distribuição de renda, educação para todos. Agora estamos confiantes, com Lula e Dilma, sabemos para onde estamos caminhando.!!!

Polengo

O vice certo pro serra é aquele escorpião, daquela fábula.

Uélintom

Olha! Acabaram-se os limites no PIG (se é que já houve algum):

Veja só a cara de pau do PIG. A coisa já descambou totalmente. Trecho tirado do site da Falha.com:

"Para Valdo Cruz, repórter e colunista da Folha.com, a escolha do nome de Dias pode ser encarada como um teste. "Se colar, colou. Se não colar, a gente busca outro nome", afirma o jornalista referindo-se à decisão do PSDB."

É mole?!!! "… a gente busca outro nome".

Está em: http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/podcasts/

Leider_Lincoln

O Twitter está divertidíssimo, com a recusa do DEM em aceitar o Álvaro Dias. É o naufrágio do Serranic!

    beattrice

    A incompetência desse segmento político é tamanha que não se deram conta de que o TWITTER era o pior meio de comunicação possível para gritarem uns com os outros, dado o rastilho que representa a comunicação naquele espaço.
    Agora é apreciar a arena em que se debatem.
    E providenciar a pipoca.

EDSON HAUTSCH

Serra quis agredir o LULA citando Luiz XIV.
Acredito que o Zé Genérico está com saudades daquele Rei.
Ele viveu naquele tempo.

    beattrice

    Qual é o tucano que recomenda brioches, a princesa do Iguaçu?

MIlton Hayek

Esse soldado morreu dois dias depois desse discurso.Dizem que foi "ataque cardíaco".Vocês duvidam que ele foi "suicidado'???O IV Reich já manda navios para a costa do Irã e matará milhões de pessoas como matou 1 milhão e 500 mil pessoas no Iraque(dados da ONU):

[youtube JFOmnAjk1EQ http://www.youtube.com/watch?v=JFOmnAjk1EQ youtube]

Gerson Carneiro

Segundo um comentarista no PHA os problemas do Serra são dois:

1. Calvície.
2. Qualvice.

    Jairo_Beraldo

    A candidatura tucana, é igual aquele filme nacional, "o homem que virou suco". Vai escorrer pelo ralo da pia.

    Gerson Carneiro

    Beraldão conhece…. Grande filme, com José Dumont (Deraldo, quase Beraldo). Meu ator preferido e meu filme nacional preferido. O estrangeiro é "O Carteiro e o Poeta".

    beattrice

    Cumprimento a escolha.

Melchíades A. Prado

Se o Álvaro não aceitar, podem apostar, melhores Dias virão…

Guilherme

Gosto da inteligência dos textos deste blog. Não sou eleitor do PSDB. No entanto, lamento que o conteúdo sofra dos mesmos defeitos que o autor do Blog aponta nos adversários. Gostaria de fazer apenas algumas considerações: neste texto é destacado que "…os partidos da direita pró-Serra cumpriram o prometido e violaram a lei eleitoral para colocar o tucano como ator principal…" Por que é dada tanta ênfase numa violação da lei eleitoral dos "partidos de direita" e não na violação da lei eleitoral do presidente que faz campanha para sua candidata em inaugurações e atos oficiais? Outra coisa: a cada nova "condenação" o presidente vai a público e debocha do judiciário. Diz que vai dividir o valor da multa com os correligionários. Qual o motivo para não haver a mesma veia crítica neste caso? Não entendo por que se comporta exatamente como a VEJA. Assim, os textos só servem para a militância. Para quem é independente como eu, morre pela falta de credibilidade.

    Jairo_Beraldo

    De um tempo pra cá, acompanhar a política passou a ser um exercício de rotina e mesmísse interminável, onde quase tudo é uma repetição do que você já viu, ou um amontoado absurdo de mentira e descaramento.Sem entrar no mérito de quem mente mais ou menos, ao dar uma espiada nos sites da direita, é quase impossível não rir.

    Fernando Oliveira

    E tu veio lá do blog do Noblat, até aqui, só pra dizer esse monte de merda, véi… Tu de sacanagem com a nossa cara, né irmão?… Só pode ser isso… Fala sério…

Leider_Lincoln

Azenha, olha que meiguice: http://www.tijolaco.com/wp-content/uploads/2010/0

    EDSON HAUTSCH

    S E N S A C I O N A L !!!!!!!!!
    Essa valeu a entrada.

    Gerson Carneiro

    Observem a tranquilidade do cidadão de camisa do Brasil, e de braços cruzados, atrás do Serra.

    É incrível como essas “forçadas de barra” do Serra se auto desfazem. Não precisa nem de dossiês.

    beattrice

    O Zé sem noção precisa de assessoria profissional de imagem COM URGÊNCIA, emito a opinião no mais puro espírito de misericórdia cristã.

Ernando Peluso

Caro Azenha,

José Serra e Álvaro Dias se merecem. Tem a mesma teoria acerca de greve de professor: tropa de choque, cavalaria, bombas de efeito moral, cacetadas, etc.. No governo de Álvaro Dias (1987/1990) os professores paranaenses foram covardemente agredidos, assim como no governo de José Serra (2007/2010). Eles se merecem. Vitória de Dilma no primeiro turno.

Abraços.

    beattrice

    E também dividem o protagonismo na operação Castelo de Areia, o que explica a união na campanha.

Melinho

Estou, como disse um internauta no Conversa Afiada, me urinando de rir, por causa desta manchete:

"Álvaro Dias é o vice de Serra, diz Roberto Jefferson".

Tomara que seja. Assim a internet vai ficar bastante animada.

Guilherme Milani, SP

A campanha de Serra é mero reflexo dos governos dele. Sem rumo, sem propostas, sem conteúdo. Dá-lhe Dilma!

    Jairo_Beraldo

    A primeira coisa é o slogan do partido. "A força das novas idéias".

Carlos

Comentário de Chico Maciel lá no "conversaafiada" http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/06

Vamos lembrar o que fez o senhor Álvaro Dias, vice do Zé:
http://www.youtube.com/watch?v=uyks-1v3Ang

E, claro, o que fez o Serra:
http://douglasyamagata.blogspot.com/2010/03/e-ass

    Anderson Sousa

    Por que você não lembra o que fez a Dilma? E o Temer? O que é que ele fez?

    Vocês ficam gritando sobre o vice do Serra, mas me digam uma coisa: quem é Temer?

    Vocês não querem ganhar no debate, mas sim na difamação " Zé Alagão, Vampiro etc."

    Aparece um dossiê e a culpa é… da vítima.

    Vocês sabiam que Alagos não recebeu um centavo do Ministério da Integração para a prevenção de catástrofes?

    Enquanto isso, 56,85% dos recursos do país foram para a Bahia – estado em que o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira, que deixou o cargo no fim de março, pretende disputar o governo.

    Ele é do PMDB, não?

    E lembrem-se: nordeste também fica no Brasil, viu?

    Portela

    O Temer é meia droga. O A. Dias é droga inteira. Entendeu?

    Polengo

    O serra lembrou que o nordeste fica no brasil, no último carnaval, lembra?
    Mas o nordeste não lembrou que o serra fica no brasil.

    beattrice

    Para o Zé sem noção o nordeste fica no Jardim Pantanal, que ele tratou de alagar no último verão enquanto ainda des-governava SP.

O Brasileiro

A campanha de Serra é igual ao seu governo em SP: fraco, sem planejamento, descoordenado e repleto de publicidade!
A melhor coisa para o país (não para SP) foi Serra ter governado SP e mostrado sua incompetência… antes que pudesse retomar a destruição do país tentada por FHC!!!

Darkshines

Aprovação de FHC no fim do mandato: http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?s

A de Lula… todo mundo já sabe.

Marcio Gaspar

"“Luis XIV achava que o Estado era ele. Nas democracias e no Brasil, não há lugar para luíses assim”."

Ta ai' o porque que o Serra nao deslancha. Pra quem eh esta frase? Quem entendeu o que ele quis dizer? Mesmo quem entendeu, e tiver um pouco de senso, vai ver que a frase eh fora da realidade. Serra nao fala para o povo, Serra nao representa o povo. bye bye Serra .

    EDSON HAUTSCH

    Acredito que Serra está é com saudades de LUiz XIV.
    Ele viveu naquele tempo.

Luiz Jornaleiro

Uma das poucas frases que eu ouvi ontem no ilegal programa do PTB, serve para caracterizar bem a personalidade do biruta trololó: "Outra obsessão minha…". Então o Zé tem muitas obsessões, e isso indica um quadro de perturbação mental de certa gravidade. Será que os analistas e psicologos têm algo a dizer?

    Carlos

    Os caras que "analisarasm"v o Dunga aceitam o analisando Serra…

    Alceu Gonçalves

    Na mosca, véio!!! Rsrsrsr.

Aleixo de Oliveira

Prezado LCA, equipe e navegantes:
José Serra perdeu o rumo e ainda não achou um vice. Estou com 46 anos e até hoje não vi cachorro (político) rejeitar osso (cargo). Afirmo em letras maiúsculas: A VACA FOI PARA O BREJO.

    Beto Crispim – BH

    Vamos ver os que disseram NÃO ao Zé: Aécio, Itamar, Jereissati, Pimenta da Veiga, Katia Abreu, Sérgio Guerra, Arruda.

    Álvaro Gomes

    Definitivamente a vaca já tinha ido pro brejo muito antes meu caro……….quando este "Célebre Presidente que o Brasil Nunca teve" pensou em se candidatar, seu destino já estava decidido: perder e sair correndo com as calças nas mãos! Este "cidadão" já tinha sido enterrado anteriormente, só eles não sabem que já não tem nenhuma expressividade política…..O engraçado vai ser quando eles acordarem…….

Alexandre

Não há porque ser tão ruinzinho com os urubus!

Jairo_Beraldo

Ver o desespero dos DEMos/tucanos, é impagável! E o Zé, autoritário, centralizador, ser "desmontado" tal qual fez com o espólio brasileiro, é delirante!

Carlos

Sem ler os comentários anteriores, registro que o UOL noticia que o senador Álvaro Dias foi o escolhido para a vice…

Pelas críticas ao Dunga em programa da Bandeirante ontem à noite, Vampeta mostrou estar à altura da indicação.
Teríamos assim a dupla Vampiro e Vampeta…

mano

Acho que o vice virou pó… pó, pará vice-presidente….

    Jairo_Beraldo

    O Zé sabe que os DEMos são como uma âncora lançada ao mar. Vai puxar ainda mais rápido para o fundo o Titanic azul e amarelo.

Clovis

O vice do ZÉ Etc… será um inútil do Paraná!!!!!

Simone Marques

Este jeito de fazer política no Brasil de atacar o adversário acaba desviando do verdadeiro próposito: Apresentar proposta realmente consiste e que possa agregar para a sociedade Brasileira. Vence quem de fato está comprometido com o todo e não com seu umbigo (Sempre São Paulo)

Gerson Carneiro

E vai ter caixão? Que luxo!
Eu pensei que ia enrolar numa rede e jogar numa vala comum.

    Gerson Carneiro

    Cumpade Berardo…. eu ainda quis dá um tratamento vip pra candidatura do ômi porque de verdade pensei que iam deixar pros arubus comer.

Marcelo Fraga

A pesquisa do Ibope é mais um prego no caixão da candidatura Serra.

    Fábio José Mello

    A questão é que não há ninguém disposto a segurar as alças do caixão.

    beattrice

    A briga entre DEM, PTB e similares mostra justamente uma disputa pela alça.

Gerson Carneiro

E FêAgáCê manda avisar!
[youtube WtYlAp4DXGg http://www.youtube.com/watch?v=WtYlAp4DXGg youtube]

    Melchíades A. Prado

    É…! Parada Dura mesmo é apoiar e acreditar na eleição do Dr. José Chirico Ladeira. Aproveitando a oportunidade, quem sabe o Mangabinha encara ser o vice da "candidadura" do predestinado. Ele sai do Parada Dura para encarar uma parada torta!
    Kakakaka, eu não aguento…

    Gerson Carneiro

    Melchíades,

    no caso então é: Trio, Parado, e Duro.

carlos coelho manaus

a lucia cachaca hipolito ontem pediu na radio cbn pelo amor de deus pra serra escolher logo o vice

    Jairo_Beraldo

    Porque não poe a propria sombra….

    Rundfunk Hörer

    Ele já tentou, mas ela fugiu rapidinho.

Gerson Carneiro

A principal e primeira dúvida é: haverá uma alma que aceitará ser vice?
E o Eduardi Graeff, continua gargalhando?

    Jairo_Beraldo

    Por dinheiro tem gente que mata a propria mãe, não vai ser vice da barca furada DEMo/tucana?

Pedro

Sendo o Serra quem sempre foi, só há uma saída para o vice: ele mesmo, assim, ó, numa chapa puríssima: Serra e Serra. Afinal, ele sempre foi o "deus" de tudo e todos por onde passou. Sempre se julgou acima de qualquer "luíses". Como disse Mário de Andrade, em Macunaíma, agora, "brinque-se".

    Jairo_Beraldo

    Mas o Zé é homem preparado, grande estadista, pedagista, privatista. presidista, alagãoista, pauladista de professsor, policialista … todas as virtudes para ser passista, na ala dos preguicistas.

Deixe seu comentário

Leia também