Vem aí uma plataforma livre para que os coletivos se encontrem na luta

Tempo de leitura: 2 min

unnamedFestival da utopia

IMG-20160623-WA0008Jovens debatem numa das tendas do Festival da Utopia, em Maricá (RJ)

por Hêider Pinto*, especial para o Viomundo

Acontece em Maricá, litoral do Rio de Janeiro, o Festival da Utopia que reúne diversos movimentos sociais, lideranças políticas e participantes nacionais e internacionais. O objetivo é compartilhar experiências e debater ideais e ações conjuntas na construção de uma sociedade democrática, mais igualitária, fraterna, que preserve a natureza e promova sempre a inovação.

Uma das atividades do Festival é o pré-lançamento de uma Plataforma Virtual, que possa ser compartilhada pelos coletivos e movimentos sociais que têm atuado em defesa da Democracia e das conquistas e direitos sociais.

A plataforma pretende reunir as funções de integração e curadoria de informações entre os movimentos, rede colaborativa, comunidade de práticas para reflexão e aprofundamento das lutas desenvolvidas pelos coletivos e ambiente virtual de formação e realização de seminários e oficinas online.

É importante que os diversos coletivos e movimentos sociais não fiquem limitados em sua comunicação,  consequentemente ação, às restrições e algoritmos das plataformas proprietárias das redes sociais.

A plataforma não almeja substituir as redes, mas dar alternativas de diálogo entre os integrantes de um movimento e entre os movimentos de modo que não fiquem subordinados às regras de comunicação e de não comunicação do algoritmos do facebook ou à dificuldade de um ativista administrar 10, 20, 30 grupos de whatsapp, como vemos muitos reclamarem.

O objetivo da Plataforma é ser um espaço virtual de encontro e troca que fortaleça a luta e as relações reais, que apoie a organização, formação e ação dos diversos coletivos em luta.

A Plataforma, que será lançada numa tenda da CUT e recebe o apoio de diversas organizações da Frente Brasil Popular, é uma iniciativa da Agência de Mobilização Social – Mobilis e de professores e estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Ela será apresentada no Festival e serão debatidos com os movimentos quais funcionalidades deveriam ser incluídas para o lançamento da 1ª versão da plataforma em julho. Até o nome da plataforma será objeto de debate e votação no festival e neste espaço virtual: http//conecta.mobilis.org.br Poderá se chamar “Conecta” ou “Ruas e Redes”.

Hêider Pinto é um dos coordenadores do projeto Plataforma Virtual.

Leia também:

Vejam como age a dupla que está detonando o SUS


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
https://twitter.com/ocafezinho/status/746196771987030017
.
.

FrancoAtirador

.
.
Coletivos
Online
Nesta
Excelente
Conexão
Tridimensional
Autônoma
.
Conecta & Contacta
http://imgur.com/rbB3IHA
http://conecta.mobilis.org.br
.
.

CIDADÃO

Tudo que facilitar a comunicação entre os movimentos de resistência será muito útil, é preciso uma interação maior e só o povo pra encarar essa tomada de poder facista, a luta vai ser grande, a Direita não está de brincadeira!
Abaixo o golpe!
FORÇA E UNIÃO!

Deixe seu comentário

Leia também