Valdir Roque: Por incompetência tucana, periferia de SP segue sangrando

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-10-13 às 13.01.12 Leonardo Benassatto, Futura Press

Incompetência tucana, impunidade e o triunfo da violência

por Valdir Roque*

Mateus, Douglas, José Carlos e Carlos Eduardo. Quatro jovens entre 16 e 18 anos cheios de sonhos, planos. Que infelizmente não vão poder realizar. Eles foram covardemente assassinados em mais uma chacina na região, em Carapicuíba, na madrugada de sábado, 19, em frente à pizzaria onde trabalhavam.

Há pouco mais de um mês, em 13 de agosto, uma série de ataques deixou 19 mortos em Osasco e Barueri.

Até o momento em que escrevo este texto ainda não havia informações sobre possíveis ligações entre os crimes. Mas independentemente do que afirmam os órgãos de segurança do estado, me arrisco a dizer que há, sim, ligação entre os dois crimes. E não só entre esses dois, mas entre todas as chacinas no estado.

Todas têm em comum a quase certeza da impunidade, da incompetência do governo do estado, há mais de duas décadas comandado pelo PSDB, em cumprir com suas atribuições de investigar e punir, que nos amedronta, deixando a triste sensação do triunfo da violência.

Um dos raros levantamentos sobre o tema, feito pelo jornal Folha de S. Paulo, aponta que 23 das 24 chacinas ocorridas em 2012 na Capital e Grande São Paulo não foram solucionadas.

Será que se houvesse apuração séria, eficaz, com a elucidação dos casos e os autores presos, crimes como este continuariam comuns na região? Por que há tanta impunidade no estado? O que o governo paulista tem feito para diminuí-la? Por que, mais de um mês depois, as chacinas de Osasco e Barueri ainda não foram esclarecidas? Como estão as investigações?

Com a palavra, o secretário de Segurança do governo Alckmin, Alexandre de Moraes, que tem dado respostas vagas e, em audiência na Assembleia Legislativa no início do mês, preferiu atacar quem o questionava, provavelmente para desviar o foco da lentidão ou até mesmo incapacidade de sua pasta para solucionar o caso.

Enquanto isso, como diz a letra de um rap do rapper GOG, “periferia segue sangrando”. Até quando?

*Valdir Roque – vereador, líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Osasco, pós-graduado em Segurança Pública e Direitos Humanos

Leia também:

Luiz Claudio Lopes: Um tapa na cara da horda de manipulados


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lukas

Só tem chacina em São Paulo, que interessante.

Mais interessante ainda é que depois que Kassab saiu da prefeitura de São Paulo não há mais problemas na cidade. Antigamente, dia sim e outro também, qualquer problema da cidade de São Paulo era pauta por aqui e em toda a blogosfera. Agora, sumiu, não tem mais problemas a cidades. Se Kassab fosse prefeito iam tirar uma lasquinha dele aqui.

Os problemas do estado de SP se resolverão (pelo menos na blogosfera) assim que alguém do PT cheguar ao poder.

Daí, se tiver chacina, a culpa será da Globo, do capitalismo, do Bolsonaro, da Veja, nunca do governo do Estado.

    Zé Bunitim

    Os números destroem os seus toscos e parcos argumentos, garoto Lukas.

    Compare os incêndios em favelas, nos tempos do (des)governo Serra / Kassab, com a quantidade de incêndios na gestão Haddad.

    http://fogonobarraco.laboratorio.us

    É óbvio que o esquema de licença das máfias dos fiscais dizia assim, para as construtoras:
    Olha, vai lá…poem fogo, destrua a favela, que a licença para a construção já estará garantida, ou melhor, quase garantida. Claro, ficará faltando somente a minha cervejinha…

Deixe seu comentário

Leia também