Tânia Bacelar: O voto do Nordeste

Tempo de leitura: 4 min

Da caixa de correio do Viomundo:

O voto do Nordeste: para além do preconceito

Tânia Bacelar de Araujo

A ampla vantagem da candidata Dilma Rousseff no primeiro turno no Nordeste reacende o preconceito de parte de nossas elites e da grande mídia face às camadas mais pobres da sociedade brasileira e em especial face ao voto dos nordestinos. Como se a população mais pobre não fosse capaz de compreender a vida política e nela atuar em favor de seus interesses e em defesa de seus direitos. Não “soubesse” votar.

Desta vez, a correlação com os programas de proteção social, em especial o “Bolsa Família” serviu de lastro para essas análises parciais e eivadas de preconceito. E como a maior parte da população pobre do país está no Nordeste, no Norte e nas periferias das grandes cidades (vale lembrar que o Sudeste abriga 25% das famílias atendidas pelo “Bolsa Família”), os “grotões”- como nos tratam tais analistas – teriam avermelhado. Mas os beneficiários destes Programas no Nordeste não são suficientemente numerosos para responder pelos percentuais elevados obtidos por Dilma no primeiro turno : mais de 2/3 dos votos no MA, PI e CE, mais de 50% nos demais estados, e cerca de 60% no total ( contra 20% dados a Serra).

A visão simplista e preconceituosa não consegue dar conta do que se passou nesta região nos anos recentes e que explica a tendência do voto para Governadores, parlamentares e candidatos a Presidente no Nordeste.

A marca importante do Governo Lula foi a retomada gradual de políticas nacionais, valendo destacar que elas foram um dos principais focos do desmonte do Estado nos anos 90. Muitas tiveram como norte o combate às desigualdades sociais e regionais do Brasil.  E isso é bom para o Nordeste.

Por outro lado, ao invés da opção estratégica pela “inserção competitiva” do Brasil na globalização – que concentra investimentos nas regiões já mais estruturadas e dinâmicas e que marcou os dois governos do PSDB -, os Governos de Lula optaram pela integração nacional ao fundar a estratégia de crescimento na produção e consumo de massa, o que favoreceu enormemente o Nordeste. Na inserção competitiva, o Nordeste era visto apenas por alguns “clusters” (turismo, fruticultura irrigada, agronegócio graneleiro…) enquanto nos anos recentes a maioria dos seus segmentos produtivos se dinamizaram, fazendo a região ser revisitada pelos empreendedores nacionais e internacionais.

Por seu turno, a estratégia de atacar pelo lado da demanda, com políticas sociais, política de reajuste real elevado do salário mínimo e a de ampliação significativa do crédito, teve impacto muito positivo no Nordeste. A região liderou – junto com o Norte – as vendas no comercio varejista do país entre 2003 e 2009. E o dinamismo do consumo atraiu investimentos para a região. Redes de supermercados, grandes magazines, indústrias alimentares e de bebidas, entre outros, expandiram sua presença no Nordeste ao mesmo tempo em que as pequenas e medias empresas locais ampliavam sua produção.

Além disso, mudanças nas políticas da Petrobras influíram muito na dinâmica econômica regional como a decisão de investir em novas refinarias (uma em construção e mais duas previstas) e em patrocinar – via suas compras – a retomada da indústria naval brasileira, o que levou o Nordeste a captar vários estaleiros.

Igualmente importante foi a política de ampliação dos investimentos em infra-estrutura – foco principal do PAC – que beneficiou o Nordeste com recursos que somados tem peso no total dos investimentos previstos superior a participação do Nordeste na economia nacional. No seu rastro,a construção civil “bombou” na região.

A política de ampliação das Universidades Federais e de expansão da rede de ensino profissional também atingiu favoravelmente o Nordeste, em especial cidades médias de seu interior. Merece destaque ainda a ampliação dos investimentos em C&T que trouxe para Universidades do Nordeste a liderança de Institutos Nacionais – antes fortemente concentrados no Sudeste – dentre os quais se destaca o Instituto de Fármacos ( na UFPE) e o Instituto de Neurociências instalado na região metropolitana de Natal sob a liderança do cientista brasileiro Miguel Nicolelis que organizará uma verdadeira “cidade da ciência” num dos municípios mais pobres do RN ( Macaíba).

Igualmente importante foi quebrar o mito de que a agricultura familiar era inviável. O PRONAF mais que sextuplicou seus investimentos entre 2002 e 2010 e outros programas e instrumentos de política foram criados ( seguro – safra , Programa de Compra de Alimentos, estimulo a compras locais pela Merenda Escolar, entre outros) e o recente Censo Agropecuário mostrou que a agropecuária de base familiar gera 3 em cada 4 empregos rurais do país e responde por quase 40% do valor da produção agrícola nacional. E o Nordeste se beneficiou muito desta política, pois abriga  43% da população economicamente ativa do setor agrícola brasileiro.

Resultado: o Nordeste liderou o crescimento do emprego formal no país com 5,9% de crescimento ao ano entre 2003 e 2009, taxa superior a de 5,4% registrada para o Brasil como um todo, e aos 5,2% do Sudeste, segundo dados da RAIS.

Daí  a ampla aprovação do Governo Lula em todos os Estados e nas diversas camadas da sociedade nordestina se refletir na acolhida a Dilma. Não é o voto da submissão – como antes – da desinformação, ou da ignorância. É o voto da auto- confiança recuperada, do reconhecimento do correto direcionamento de políticas estratégicas e da esperança na consolidação de avanços alcançados – alguns ainda insipientes e outros insuficientes. É o voto na aposta de que o Nordeste não é só miséria (e, portanto, “Bolsa Família”), mas uma região plena de potencialidades. 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

O voto do Nordeste: para além do preconceito — Brasil Debate

[…] Publicado originalmente em Viomundo […]

Taques

Onde já se viu dizer que o nordestino não sabe votar ???

Puro preconceito.

Grandes nomes da política nacional atual são nordestinos.

Vejam alguns exemplos de grandes patriotas:

– Lula
– José Sarney
– Renan Calheros
– Ciro Gomes
– Collor
– Jacques Wagner
– Roseana Sarney
– Severino Cavalcanti

    Marcelo Lopes

    Vc teria tempo pra ler a lista que posso fazer do Sul, Centro-oeste e São Paulo? Então… eu também não disponho de tanto tempo para escrever…

    Carlos Sete

    Que análise mais prpfunda….

    Luiz Clete

    roberto freire,
    aloysio nunes,
    familia bouraussen,
    paulo maluf,
    gabeira,
    bolsonaro,
    familia maia,
    jose serra,
    yeda crusius,
    fhc!
    psdb e seu eterno reinado em SP.

    O sul-maravilha tb SABE votar e contribui, e MUITO, nesse rol de patriotas.

    Ramalho

    Pois olhe, sua ironia é tola. Se compararmos os mencionados por você com os grandes patriotas Maluf, Pitta, Serra, FHC, Kassab, afora os grandes patriotas não-paulistas Crusius e Arruda, ver-se-á que há grandes nomes da política nacional que são do sudeste e do sul (pois, como se diz por aí, SPO, RGS e BSA são o centro político do país, quiçá do mundo).

    João R.

    Indo na onda…SP tem grandes patriotas:
    serra
    fhc
    maluf
    fleury
    quércia
    pitta
    (vou parar por aqui, que meu estômago tá sensível hj)…

    Taques

    Que pessoal malicioso e preconceituoso !!!

    Pensam que escrevi com ironia …

fabio potiguar

bom texto, mas registro que o município potiguar de Macaiba está longe de ser um dos mais pobres. Ao contrário, é um dos mais ricos e desenvolvido socio e ecomomicamente falando e , tania sabe disso mais do que eu.

Nelson Marisco

O Brasil não poderá ser um País desenvolvido sem o desenvolvimento das Regiões Norte e Nordeste.
E o Nordeste necessitava dessas politicas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal.
Portanto, a análise que a Professora Tânia faz e perfeita.
Quem veio morar no Nordesta nesses últimos 6 anos senti exatamente issso. Imaginem os que aqui nasceram e vivem???

Nelson Marisco

    A. Kazelux

    Eu fico mesmo de verdade MUITO surpreso quando vejo esse discurso raivoso contra a elite. A palavra elite está sempre acompanhada de adjetivos como rancorosa, golpista, falida, anti-povo. É fantástico esse repúdio às elites. Se são as são elites intelectuais, isso significa os mais cultos, os mais instruídos, os professores, os filósofos, os cientistas. Não gostamos deles, certo? Bom, seria coerente, esse é o exemplo de nosso presidente anterior, que só fez enaltecer a ignorância quando pôde. Então, todo o ódio às elites intelectuais, certo? Ué, não é isso? Ah, entendi, são as elites econômicas, são essas que não agradam. Os ricos. Ser rico no Brasil é pecado, a gente já sabe. Qualquer um que empreenda e que junte uma pequena fortuna – não interessa com quanto esforço – só pode ser ladrão, obtuso, opressor do povo, criminoso. Ah, não é bem assim? Já sei, as "elites" são todos os que se interpõem ao progresso social, rumo ao socialismo, ao centralismo estatal, ao estado provedor. Entendi. Aí, bem, vocês têm razão, esses votaram MESMO em Serra. Alguns a contragosto, mas viram aí a melhor opção. Em tempo: o melhor que um pobre tem que fazer … é se tornar elite!

paulo chacon

Em qualquer lugar do mundo, quem elege os governantes (prefeitos, governadores e presidentes) são os pobres. Os ricos e classe média alta não têm votos suficientes para eleger ninguém. No Brasil, 90% do povo é pobre, portanto , sempre foram eles que elegeram seus governantes. Enquanto os pobres votavam na elite, naqueles que , após serem eleitos, esqueciam os pobres à própria sorte, colocavam a corda no pescoço deles , tudo estava certo,; ninguem achava que o pobre era ignorante, estúpido, analfabeto e outras "cositas mas". Com a eleição do LULA, os pobres perceberam que havia alguem que olhava por eles, trabalhava para eles então, passaram a votar em que lhes dava emprego, comida, salário, casa, dignidade. Enfim, passaram a votar com a cabeça e com o bolso. Não é isto que a elite faz quando vota no Serra? Esta mudança de compórtamento dos pobres, aflorou o ódio que a elite tem por eles e que só os usavam em benefício próprio como mostra esta tal de Mayara. Felizmente os pobres acordaram e passaram a defender seus interesses da forma mais legítima, no voto, contra esta elite golpista, rancorosa, preconceituosa e falida.

A. Kazelux

Olha, eu não tenho a menor dúvida de que dentre as camadas mais educadas do eleitorado, Serra teve maioria ampla. Folgada. Alguém sinceramente acredita que não tenha sido assim? Infelizmente isso não dá para confirmar: o voto só é identificado por local, não há como saber que eleitor votou em quem, se homem ou mulher. Mas o TSE tem algumas estatísticas interessantes. Por exemplo, uma que diz que 53% do eleitorado nacional declaram-se primário incompleto. Tudo bem, todos votam, o meu voto vale o mesmo de um camarada que vive analfabeto nos chamados grotões, sem nenhuma informação sobre quase nada. O jogo é esse. Que seja. Mas negar algumas coisas e não querer delas tirar conclusões é burrice. O governo Lula botou muito dinheiro diretamente nas mãos de famílias paupérrimas. Eles votaram nele. Por que não? Lula aumentou o salário dos professores universitários. Eles votaram nele. Por que não? O raciocínio é o mesmo, igualzinho. Agora, bem fariam os petitas históricos de procurar entender porque boa parte da elite os abandonou. Muitos votaram em Serra como um voto-anti-Lula. A propósito, elite é coisa boa, certo? Países civilizados prezam, se orgulham e seguem suas elites. Aqui, para muita gente, são só um bando de gente ruim que quer explorar os pobres, que aliás são só são pobres por culpa das elites. É dose.

    Pedro

    Esse analfabeto que vive nos grotões, como você chama, agora tem o que comer, tem eletricidade, voltou a acreditar que terão uma chance ter uma vida melhor, de dar uma vida melhor aos filhos. Obviamente ele votará no projeto que permitiu a ele tudo isso. Aí eu me pergunto, será que a própria elite, assim como qualquer um, não vota por causa de sua idelogia, seu bolso?

    Adoram chamar a elite de "bem informada", "educada", aqui cabendo outra pergunta, são informadas por uma imprensa que é hoje um partido político, assim acaba achando que só existe podridão no PT, que Lula é um horrível apoiador de ditaduras, que o Bolsa Família é compra voto (vale lembrar que entre os beneficiados pelo programa, a votação de Dilma manteve-se perto da média nacional). Esse tipo de "informação", "imparcial", é o que leva aos "bem informados" a serem anti-lulistas. Se você passar 8 anos acusando algém de que ele é corrupto, incompetente, populista, acabam acreditando…

    Sobra essa elite que você chama de boa, que é pra ser seguida ou motivo de orgulho do Brasil, eu não vejo. Uma elite que tenta oprimir o povo e imprir o voto de cabresto (as antigas(?) oligarquias paulistas e os antigos(?) coroneis nordestinos são um exemplo). É sobbre isso de que devo em orgulhar? Ou sobre o apoio ao golde de 64? Ou sobre a República Velha? Não, assim como em todos as faixas sociais existem na elite pessoas boas e ruins, e infleizmente no caso brasileiro, exemplos de ruins para o país não faltam…

    Em tempo:
    Outro fator para a vitória (não tão folgada assim…) de Serra na elite é que, comumente, entre os mais ricos a direita, mais conservadora, é marjoritária, e a esquerda, que prega mudanças, não. Se você já tem, não vai querer grandes mudanças, sabe-se lá o que lhe pode acontecer…

    Carlos Sete

    Esse negócio de ser informado, ser educado, acaba por ser relativo. Não adianta saber ler e pautar o conhecimento pelo o que passa na mídia e nos jornalões. Grande parte dos votos dos Serra na verdade são votos contra a Dilma( a guerrilheira abortista plantada pela oposição com o aval da mídia). Alguém aqui tem duvidas de que se o Lula pudesse se candidatar ele levaria a eleição fácil no primeiro turno? Esse negocio de que 44% da população rejeitou o governo petista é uma falacia!

    Carlos Cruz

    Há de se destacar o efeito multiplicador da política social do governo federal na gestão Luis Inácio. O governo federal fez boa parte do dever de casa, com uma oposição raivosa e destruidora. Criou programas sociais de assistencia social que diferiam dos antigos "esmolões", proporcionando melhora perene na vida dos indigentes; manteve a casa em ordem, controlando a nefasta inflação; valorizou os professores, transmissores de cultura e progresso; criou programas de acesso à faculdades, antes inatingíveis aos pobres e remediados; aumentou o SM acima de 100 dolares, impensável há pouco tempo; etc. Se desprezamos a "elite" é pq grande parte dela enriquceu a custa da miséria de muitos e das verbas federais. Se houvesse um judiciário atuante muitos voltariam à indigencia inicial ou estariam presos. Como, então, estimar?

    Ramalho

    Pois tenho muitas dúvidas. Por exemplo, que elite é esta? A que sabe ler, mas é analfabeta politicamente? A que não se identifica ao espelho e vota contra si própria, ao votar em Serra? A que ataca nordestinos na linha dos nazistas alemães? A que renega a própria cultura por se deixar aculturar como basbaque? A que votou contra Lula, atirando no próprio pé, pois prosperou no governo dele? É a turma que lê e engole acriticamente tudo o que a "grande" imprensa publica? É esta a elite? Se sim, parodiando você, ela é dose. Na verdade, porém, que elite que nada, meu caro. Isso nada tem de elite.

Zélia

É óbvio que o povo nordestino sabe votar, eles reconheceram que o governo Lula teve um olhar especial ao Nordeste, e isso tem que ser valorizado, outros governantes sempre menosprezaram o nordeste. Eu tenho é dó das pessoas preconceituosas, porque isso mostra uma total ignorância, o nordestino é lindo, maravilhoso, feliz, bem humorado, super generoso e trabalhador, adoro também o seu sotaque. São Paulo é o que é graças ao suor do povo brasileiro que aqui chegaram e trabalharam duro. Eu também não gosto dessa mania de dividir o Brasil, porque somos juntos um país, cheio de riquezas e diferentes culturas em cada região, e isso que nos faz interessante.

Zélia

Eu sou mineira, mas moro em São Paulo, sou professora, e claro que votei na Dilma como aprovação ao governo Lula, e sei que ela é bem melhor que o Serra, sem falar no bom caminho que o Brasil está indo com Lula e Dilma, votar no Serra seria um atraso para o nosso país. Quero deixar claro que a Dilma foi muito bem votada em São Paulo, trabalho na periferia de São Paulo, na Zona Sul de S.P. na escola em que trabalho, ela ganhou bem em todas as seções, o Serra só ganhou em uma seção com uma diferença muito pequena. Aliás, os estados onde o Serra ganhou, a diferença foi pequena.

Taciana

Quantos eleitores votaram em São Paulo? E na Capital? Quantos votaram no Norte/Nordeste inteiros? Numericamente falando – em números absolutos – São Paulo deu mais votos a Dilma do que nós e o Norte juntos. Tem que pensar assim: o Brasil escolheu Dilma! E pronto! Essa história de dividir agudiza as tentativas de secessão. O Brasil somos todos nós juntos. Nós não somos estados como os Estados Unidos e nem temos um colégio eleitoral que nos represente como tal. O meu voto valeu tanto quanto o de alguém lá da Mooca em São Paulo. Eu votei em Dilma e ele… não sei. Mas, nós dois votamos. E somos brasileiros elegendo a suprema dirigente do nosso País. É isso que interessa.

Cícero

Excelente texto. De fato, hoje não se pode dizer que as pessoas sejam desinformadas. Na Web, por exemplo, com um simples clique, você tem acesso a bilhões de informações de todos os tipos, em todos os campos da ciência, das artes e da filosofia e da vida de um modo geral. Num mundo como o nosso, em que as notícias são veiculadas na mídia quase que instataneamente; num mundo como o nosso em que a internet coloca o Mundo inteiro dentro de nossas casas na tela de um PC; num mundo assim, repito, não se pode dizer que ainda haja no Brasil um populações desinformado.

Rodrigues

Usuários do Facebook estão organizando o Dia do Nordeste, para este sábado, 06 de novembro. Chamda do evento:

"Dia do orgulho nordestino. Somos todos Nordeste! Somos contra a xenofobia ao Nordeste. Postaremos links, poesias, imagens qualquer coisa relacionada a essa maravilhosa região. Contra a xenofobia! Espalhe, participe, chame mais amigos…"
http://www.facebook.com/event.php?eid=17224244278

Clio

Parabéns, pelo artigo!

Sou nordestina e minha região soube reconhecer os avanços socieconômicos do governo Lula no NE.

A elite paulista tenta desqualificar a ampla vitória de Dilma no NE ao associá-la aos "miseráveis do bolsa família". Isso mostra o fosso que separa essa elite da nossa realidade. Sou aluna de uma universidade federal. O campus da universidade parece mais um canteiro de obras, concursos e mais concursos são abertos para o quadro docente da instituição, assim como de funcionários administrativos. Na minha cidade, o governo federal está terminando de construir mais um Instituto Federal. O programa "Minha casa, minha vida" está construindo centenas de casas na minha cidade. Minha família acabou de comprar o primeiro automóvel. O nosso padrão de vida melhorou muito nesses últimos anos.

Por isso, aqui em casa, foram seis votos para a candidata que continuará esse ciclo de prosperidade para o Nordeste.

Sidnéa

Vocês já leram isso: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2010/11/04/que

É de chorar…

MrNarcissist

É, minha filha. O tiro no pé foi bonitaço. InCipiente=iniciante, mas inSipiente=ignorante. Favor estudar mais antes de escrever.

    ANDRÉ HAL

    E o preconceito continua……..

    Reinaldo

    Alguém tem um Aurélio em casa! É um insigne ficante…

    Maurício

    Mais um adepto do Reinaldo Azevedo? Quando criticar a gramática ou sintaxe aproveite também e critique ou discuta o conteúdo caso contrário você passa por arrogante. E não se faça de burro pois você com certeza entendeu o texto.

    Caio Julio

    Vai julgar o artigo tão bem escrito por um erro que talvez fosse de digitação?????????? Você por acaso tem conhecimento porfundo da Lingua Portuguesa para corrigir alguém????? Sera que esse erro que você identificou coloca em descredito esse texto tão fundamentadado?????????? Será que alguém que escreve "bonitaço" pode corrigir alguém????

    Fernando

    Só um imbecil com nome de Mr.Narcissist para mandar estudar uma economista do porte de Tânia Bacelar, se toca babaca e vai estudar para saber de quem você esta falando e o que essa senhora já fez pelo seu povo.

    Carl Brutadilewski

    Foi realmente um deslize crasso.

    Mas reflexão foi 10

    wposnik

    Acho que comentários insípidos, não acrescentam nada ao tema abordado – aliás, tratados no seu conjunto, muito bem, pela autora. Atitude que lembra aquelas figuras 'professorais', que à maneira das 'normalistas', atém-se à ortografia, caneta vermelha em punho, à falta de estofo para avaliar conteudo e idéias. Ao primeiro tropeço ortográfico, o reboliço ! Nada mais se deve considerar, porque a forma ficou definitivamente comprometida. Pior de tudo ainda, que o fato se deu na penúltima linha. 'Amassar e jogar do lixo', no caso, nada mais é do que um gesto teatral. Sem entrarmos no viés ideológico da manifestação. Para finalizar, vamos a uma referência à Narciso – figura mítica, desde a Wikipédia (em português):

    Narcisismo descreve a característica de personalidade de paixão por si mesmo.

    A palavra é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar a termos sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento.

    Mariana Andrade

    Só uma mente muito pequena pra desqualificar um texto inteiro por causa de um erro de gramática.

    Maria

    Deixa de ser imbecillllllllllll

Will Belmeck

Excelente !!!! O Nordeste está de parabéns !!!! Vamos eleger a DILMA !!! Contra todos os preconceitos da elite arrogante deste país !!!!!

Roberson Junior

Saudações
ótima análise feita pela professora Tania Bacelar , mostrando que apesar da mídia nos achar seres inferiores, desprovidos de quaisquer senso crítico ,mostramos nossa grandeza na fala desta importante professora a qual tivemos o prazer de ouvir numa palestra aqui em Maceió -AL no mês de Abril , próximo passado.Os avanços sentidos no Nordeste, não apenas pela massificação de programas de distribuição de renda, como o bolsa família, mas sobretudo uma política de desconcentração vão contribuir para uma votação expressiva da candidata Dilma Roussef , não como submissão ou messianismo de Lula , mais sobretudo por saber que em caso de vitória tucana o nordeste voltará ao seu lugar nos fundos do país.

Gerson Carneiro

[youtube u8iXbbJQymk http://www.youtube.com/watch?v=u8iXbbJQymk youtube]

Robert

Que O Norte, o Nordeste, Minas Gerais, RJ nos livrem dessaa desgraças que querem retormar o poder. Os brasileiros dessas regiões têm uma reponsabilidade muito grande para com o Brasil.

Sobre a 5ª Comarca, onde eu nasci, só tenho a lamentar. SP, SC e etc., bom, deixa prá lá!

ruypenalva

E a culpa é do nordestino, segundo Serra[youtube bb57xxeYUEk http://www.youtube.com/watch?v=bb57xxeYUEk youtube]

Urbano

Já apareceram três…

Pérsio

O nordeste dessa vez vai ampliar a vantagem, vez que muita gente deixou de votar pq realmente estava um pouco difícil. Agora, com a militância na rua, e com facilidade, acredito que o 13 vai ser computado muito mais que no primeiro turno. Outra coisa, muitos padres estão indo às ruas, articulando-se para frear a onda de boatos. Sindicatos, movimentos de artistas, intelectuais, juristas, cristãos, todos estão vendo que o melhor é seguir com a Dilma. Então, é hora de começarmos a convencer os nossos amigos, vizinhos, empregados….no sentido de que: gostando ou não, dilma representa a continuidade de um governo que tirou o Brasil do atoleiro…

    fernando mattos

    isso mesmo, Pérsio. Costumo fazer algumas avaliações quantitativas sobre votos em todas as elelições. precisamos lutar para que a abstenção no nordeste seja pequena, pois precisamos de todos os votos nordestinos.

    Sou prof. de economia na UFF, mas sou paulista e de esquerda. Sou fã numero 1 da professora Tania, embora eu não tenha ainda tido a oportunidade de conversar com ela. A vi em vários encontros de economia e sempre mostra muita paixão e ao mesmo tepo muito rigor academico, além de estar do lado certo.

    Vamos á vitória. Todos com Dilma!!!!!!!!!!!!!! Aqui noRJ temos preparado um jornal, intitulado FalaSério!, que compara os governos FHC e LUla. est´pa ajudando muito na militancia.

    Abraços a todos
    Fernando Mattos

maria izabel

Gostaria de saber como ficaria são paulo sem os milhões de nordestino analfabetos que carregam o estado nas costas.. Queridos, voltem pra casa que o nordeste é bom demais, bixim .

Martins

Campanha!!!!
Nordestinos, retornem pra terra que os pariu…

No dia 31, é Dilma 13.

Urbano

Pra nordestino que não vota em Dilma só essas duas escolhas mais diretas para assumir, ou escroque ou cretino. Mas, sei que há os da terceira via, que assumem as duas condições.

    Emilio Matos

    Em vez de ficar falando barbaridades, convença alguém a votar nela…

Ely

Sou nordestina, e digo a vocês quem não sabe votar é o paulista, elegeram até Tiririca, nós tivemos uma grande melhora de vida, não é só com a bolsa família, mas com moradia, escola, carro, emprego. Somos consciente por isso é que votamos em Dilma. Acho que José Serra deveria se candidatar a papa pois ele é muito santo e se depender da diocese de São Paulo ele já está eleito.

    Henrique

    Nao é verdade que paulista nao saiba votar! Puxa, que maldade! 40 % votou em Dilma, como eu! Estou brincando, claro. Eu sou paulista e tenho muita satisfacao de dizer para aqueles preconceituosos de sempre que precisou um nordestino chegar à Presidencia da Republica para se mostrar como se governa um pais. Mas deixando de lado a satisfacao pela vitoria nessa batalha, precisamos continuar mobilizados pois votamos em DILMA para continuar construindo um pais melhor para todos. O pre-sal esta ai precisando da nossa uniao para defende-lo. Um grande abraco a todos.

ruypenalva

Nordeste Independente
Elba Ramalho
Composição: Bráulio Tavares/Ivanildo Vilanova (http://letras.terra.com.br/elba-ramalho/250731/)

Já que existe no sul esse conceito
Que o nordeste é ruim, seco e ingrato
Já que existe a separação de fato
É preciso torná-la de direito
Quando um dia qualquer isso for feito
Todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente
De que a gente até hoje tem vivido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Dividindo a partir de Salvador
O nordeste seria outro país
Vigoroso, leal, rico e feliz
Sem dever a ninguém no exterior
Jangadeiro seria o senador
O cassaco de roça era o suplente
Cantador de viola o presidente
O vaqueiro era o líder do partido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Em Recife o distrito industrial
O idioma ia ser nordestinense
A bandeira de renda cearense
“Asa Branca” era o hino nacional
O folheto era o símbolo oficial
A moeda, o tostão de antigamente
Conselheiro seria o inconfidente
Lampião, o herói inesquecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

O Brasil ia ter de importar
Do nordeste algodão, cana, caju
Carnaúba, laranja, babaçu
Abacaxi e o sal de cozinhar

O arroz, o agave do lugar
O petróleo, a cebola, o aguardente
O nordeste é auto-suficiente
O seu lucro seria garantido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Se isso aí se tornar realidade
E alguém do Brasil nos visitar
Nesse nosso país vai encontrar
Confiança, respeito e amizade
Tem o pão repartido na metade,
Temo prato na mesa, a cama quente
Brasileiro será irmão da gente
Vai pra lá que será bem recebido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Eu não quero, com isso, que vocês
Imaginem que eu tento ser grosseiro
Pois se lembrem que o povo brasileiro
É amigo do povo português
Se um dia a separação se fez
Todos os dois se respeitam no presente
Se isso aí já deu certo antigamente
Nesse exemplo concreto e conhecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Povo do meu Brasil
Políticos brasileiros
Não pensem que vocês nos enganam
Porque nosso povo não é besta

    Herbert

    Apoiado.
    E damos mais milão pra cada um, com a promessa de que não migrarão para o Sudeste.

Luiz Iclaro

É por isso que o sul é Serra. Estão com saudade do desgoverno FHC/PSDB. Quando nada vinha para o Nordeste.
DILMA NELES.

sophia

Tãnia Bacelar , sempre sintética , sempre na veia !
Dos Tios e Primos que se mandaram pra sumpaulo nos tristes anos FHC , mais da metade regressou
e diga-se de passagem estão todos muito Bem .
Obrigado a São Paulo por qualificálos para o novo Nordeste e obrigado a Lula por trazé-los de volta .
Se por um praga dos infernos o Zê ascender ao poder vai ser triste vê-los retornar a subvida que Lá levavam

Jairo_Beraldo

Como eu conheci o nordeste antes de Lula ser presidente, eu compreendo perfeitamente o que significa o bolsa familia para aquela gente. Mas, antes de Lula, os pobres votavam com o mesmo ódio que votam a elite hoje, ou seja, contra tudo e todos.

    Marilda Oliveira

    Jairo Beraldo, O Nordeste foi uma região de puro sofrimento. Hoje estão recuperando suas vozes. http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2010/07/c

    Jairo_Beraldo

    E espero pelo voto de gratidão deles em Dilma em 31/10.

Deixe seu comentário

Leia também