Simone Severo: O governo brasileiro é omisso

Tempo de leitura: 2 min

A respeito de A pesquisadora brasileira que foi expulsa da Espanha:

Carta aberta de revolta

Minha irmã, Denise Severo, foi injustamente deportada da Espanha, em 28 de janeiro de 2011, e eu me sinto ultrajada como se a deportada fosse eu. Ou como se fosse você. Ou o seu filho. Uma dor sem explicação, um choro convulsivo difícil de suportar dentro do peito.

Nao é possível que o Brasil continue mantendo suas políticas diplomáticas em cima do muro do “isto foi um caso isolado”, quando todos os anos centenas de brasileiros são mandados de volta para casa como se fossem praga a ser evitada.  Isto não foi um caso isolado.  ACONTECE TODOS OS DIAS COM com vários brasileiros.

Não me convence a desculpa de que vários brasileiros vivendo ilegalmente na Espanha justifiquem a deportação de uma pessoa inocente porque ela nasceu no Brasil. Acaso é crime ser brasileiro?

Na ultima década, a Espanha obviamente esteve muito interessada no Brasil, como provam os bilhões de dólares investidos nas telefônicas, bancos e outros empreendimentos em solo brasileiro.

Como se não bastassem as milhares de reclamações anuais dos brasileiros com as contas telefônicas, bancárias e péssimo atendimento aos clientes, agora temos que bancar também a humilhação pública em solo alheio?

Um acontecimento marcante o suficiente,  frequente o suficiente, decepcionante o suficiente, desesperador o suficiente, traumatizante o suficiente para que a sociedade questione o preço que está pagando para o dinheiro externo passear na terra pátria.

Então é aceitável que muitos bilhões de dólares venham até o Brasil porque nos convém, mas não é aceitável que nosotros nos vamos a Espana?

Acredito que toda sociedade deva se mobilizar e fazer pressão para o Brasil descer de cima do muro e defender seus cidadãos. Até quando vamos nos calar?

O mundo inteiro vem ao Brasil e faz o que bem quiser, mas quando o bom cidadão resolve viajar para realizar um sonho de ver terras alheias, cortam-lhe as asas e lhe dizem que ele não vale nada, que volte para sua terrinha.

O Brasil devia exigir que a Espanha peça desculpas a Denise Severo e a todos os outros cidadãos que foram inescrupulosamente acusados de mentirosos e foram desrespeitados em seus direitos humanos.

É preciso discutir, sim, é preciso questionar, e porque não dizer EXIGIR que o governo nos defenda. Afinal, não é para isso que se vota? Para que todos tenhamos os mesmos direitos e para que o país nos defenda e olhe por nós?

O Brasil levou 50 anos lutando por democracia, por seu espaço no mundo e para ter voz. Que esta voz não se cale, que ninguém baixe a cabeca, porque ninguém tem direito de  brincar de polícia e ladrão com a vida alheia do cidadão de bem, muito menos para escolher quem é bandido.

Espanha: desculpe-se!

Brasil: mostra tua cara!

Simone Severo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

marcos martinelli

Aí, Denise… e para o resto do pessoal… sobre esse tema , ler os seguintes textos do blog do jornalista mauro santayana, do Jornal do Brasil:

http://www.maurosantayana.com/2012/02/espanha-e-ohttp://www.maurosantayana.com/2012/03/xenofobia-ehttp://www.maurosantayana.com/2011/11/espanha-que

simonevision

Agradeco a todos a solidariedade a Denise.

Eu hoje sou uma cidada triste. Mais triste hoje do que ontem. O Brasil que eu sonhei ver melhor, piora todos os dias.

Que a sociedade vive a margem do mundo economico, todos sabemos. Que nossas estatisticas nos envergonham, nao nos resta a menor duvida.

Agora, saber que o pais nao tem coragem de enfrentar ninguem, nao tem honra nem para defender seus mais capazes, honestos e guerreiros cidadaos de bem…eh uma dor afiada, um tapa na cara, uma agressao dupla.

Em 28 de janeiro, Denise Severo usou seu direito de brasileira: denunciou mais uma violacao de direitos humanos, ao ser deportada da Espanha.

Mandou emails aos seus amigos, universidades, jornalistas, imprensa, enfim, a todos que deveriam saber da discriminacao que a Espanha vem fazendo TODOS OS DIAS, com centenas de brasileiros (e porque nao dizer milhares,ja que os numeros vem das mesmas fontes que discriminam a praticam de violacao de direitos humanos).

Quando o caso virou publico, a noticia rapidamente se espalhou e foi noticia no Brasil inteiro: nos jornais, nas universidades, no Facebook, na radio e televisao.

Quando o Embaixador da Espanha no Brasil, Dr. Carlos Alonso Zaldivar, comunicou sua versao dos fatos, a FOLHA DE SAO PAULO publicou a declaracao.

Quando a Denise respondeu a carta do Dr. Carlos Alonso Zaldivar, NENHUM JORNAL PUBLICOU.

Quando o Itamaraty se negou a criar crise com a Espanha, e mandou POR EMAIL, uma resposta de 7 linhas a Denise, NENHUM JORNAL PUBLICOU.

Quando todos os amigos, universidades e familiares, mandaram seus emails de apoio, questionando como pode um pais deixar um cidadao seu, sem eira nem beira, desamparado, traido, esmigalhado,NENHUM JORNAL PUBLICOU.

Agora recebo a mensagem da Denise, que mais do que ninguem, sente na pele, o que significa ser brasileira: NADA. O Brasil, mais uma vez, toma sua posicao como FUTURO LIDER: NAO VAMOS FAZER NADA.

Reproduzo, com o mais triste pesar, a resposta oficial do Itamaraty, que resumidamente, lava suas maos e diz, em outras palavras: NAO VAMOS FAZER NADA, MAS VOCE PODE PROCESSAR O ESTADO ESPANHOL SE QUISER:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

From: [email protected]
To: [email protected]
Date: Mon, 7 Feb 2011 11:34:42 -0200
Subject: RES: CARTA AO EMBAIXADOR

Prezada Sra. Denise Severo,

Confirmo o recebimento de sua mensagem.

Em atenção ao seu questionamento anterior (Nota Verbal a ser enviada à Emb. da Espanha), informo que tal via de ação foi descartada, optando-se por gestões feitas diretamente junto às autoridades espanholas naquele país, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Madri.

De acordo com instruções da chefia, aguardaremos ainda o desenrolar das gestões, para que lhe sejam transmitidas as informações pertinentes ao caso.

A DAC permanece à disposição para o esclarecimento de eventuais dúvdias.

Atenciosamente,
Felipe X.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Triste, decepcionada, e desolada,

Simone Severo
(QUE PAIS EH ESTE, MEU DEUS??)

monica

O jeito é democratizar o passaporte diplomatico e entregar um para todos os brasileiros que queiram viajar pra o exterior….

Falidos

Nunca vai acontecer, mas se fôsse um cidadão americano o consul da Espanha já teria embarcado de volta a seu país, ao invés de contar histórinhas de blá, blá, blá. A Secretaria de Defesa já teria feito declarações públicas. Podem criticar, mas os Estados Unidos defendem seu povo em qualquer lugar do planeta, em qualquer situação até de guerra, e exigem tratamento de cidadão de primeiro mundo. O que aconteceu com os pilotos do Legacy? Temos que analisar o que está por trás destas ações brutais que violam acordos internacionais de respeitabilidade aos cidaõs do mundo.
Vou assistir o filme "Falidos e Malvados".

O caso Denise Severo – devagar com o andor… | Ruminando

[…] um dos posts do Vi O Mundo sobre a polêmica em torno da Denise Severo, uma das brasileiras mais recentemente detidas e […]

Erica

Se não querem receber brasileiros, deveriam começar a pedir visto de entrada como fazem os EUA, assim já decide quem entra e quem não entra aqui mesmo, assim pouparia tempo e dinheiro de ambas as partes.

    virtualguy

    A arrogancia eh tao grande que mesmo a emissao de um visto de turista nao garante a ninguem a sua entrada nos paises que o exigem (Ex. USA).

Marcia Costa

Acabo de encerrar minha conta do Banco Santander. No que puder, só vou de Braziiiiilllll!

yacov

Quem manda passar férias na Espanha com tanto lugar lindo para conhecer aqui mesmo, na Terra Brasiis. Que mania de colonizado, que economiza anos aqui para depois ir gastar lá fora, como se quem fizesse uma viagem à Europa, fosse uma pessoa melhor… Que eu saiba para nossa vida ser completa precisamos ter um filho, escrever um livro e plantar um árvore. Visitar a Espanha não consta da lista.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    Alex

    Quer dizer que uma pessoa não tem direito de conhecer outras culturas por causa de uma política racista de alguns países? E pior, pela omissão do governo que deveria representar essa Terra Brasilis?

João da Costa

A singular omissão do Sr. Antônio Patriota (Continuação)

As queixas dos prejudicados estão aparentemente apenas servindo para que autoridades espanholas tentem iludir com seu usual cinismo a opinião pública, como o fez o embaixador espanhol através das declarações que deu. Depois de humilhados, de terem seus direitos feridos, nossos compatriotas são ainda tratados como mentirosos e tão ignorantes. Já é tempo do Sr. Patriota começar a agir, ou será que a sua omissão a problema tão sério, que fere toda a cidadania, é um prenúncio do retorno da, já quase esquecida, política de tirar os sapatos? Aqui, convém lembrar ao Governo Dilma que já é tempo também de examinar o comportamento das empresas espanholas no país, como editoras (Viva o livro escolar brasileiro!), bancos e as tão celebradas telefônicas com os seus serviços caros e da mais baixa qualidade.

João da Costa

João da Costa

A singular omissão do Sr. Antônio Patriota

O caso da pesquisadora Denise Severo ultraja a todos os brasileiros. Contrariamente à curiosa entrevista do embaixador espanhol divulgada pelo PIG, o certo é que latino-americanos, ainda que satisfaçam todas as exigências que faz a Espanha para seu ingresso naquele país, muitos deles não são aceitos. Depois de detidos nas sujas instalações de um aeroporto, e submetidos a sórdido tratamento por parte da polícia espanhola, são obrigados a tomar um avião de volta. Tivemos aqui uma pausa quando o Governo Lula, em respeito aos tratados internacionais, impôs o retorno a cidadãos da Espanha que não satisfaziam os requisitos legais. Presentemente o nosso Ministério do Exterior, sequer aparece. (Continua)

João da Costa

Marcos Toledo

Eu nunca fui barrado em nenhum País (inclusive a própria Espanha), mas o que acontece com alguns brasileiros em determinados lugares – muitas vezes sem qualquer justificativa plausível – me fez repensar certas coisas.

Porque não viajar por um País tão bonito e interessante como o nosso? Há tanta coisa boa para ser vista, e tantos pontos positivos: boa comida, boa bebida, gente hospitaleira (no geral), pontos turísticos relevantes, cultura – sim, cultura! E muita diversão para quem gosta da noite por exemplo. Na verdade, não precisamos de quase nada, está tudo aqui neste imenso País.

Nós somos um País novo e cheio de potencial e estamos no caminho certo. Muitos Países europeus estão em visível processo de decadência – inclusive moral. Valores de liberdade tão decantados por lá já se perderam e a xenofobia, sim, impera. Não adianta fingir que não acontece.

Dos Países europeus, talvez a Espanha seja o caso mais tenebroso: muitos deles imigram, a vida por lá “não é lá essas coisas”, o desemprego é alto demais (não por culpa dos imigrantes) e, mesmo com tudo isso, se acham a última bolacha do pacote.

Agora vou conhecer melhor meu próprio País e os Países vizinhos como Argentina, Uruguai, etc.

Newton RJ

Sobre isso a OAB Nacional não se manifesta. Chega de política, sr. presidente da OAB. Atue verdadeiramente pelos brasileiros!!! Tem que ser olho por olho com os espanhóis e quem mais nos desrespeitem! Quem tem o desemprego nas alturas é a Espanha, não é o Brasil! E, além do mais, durante 1 século recebemos aqui os famintos e miseráveis da Europa, que lá não tinham o que comer e onde trabalhar. Italianos, espanhóis, alemães… E agora eles se acham "os tais"??? Vão catar coquinho!!!

waleria

Simone, você tem toda razão.

Até quando nos comportaremos como uns bananas, comos uma ralé?

Ralé diplomatica?

Pedro Matos

Sou português e vim parar a esta notícia por intermédio de um amigo brasileiro. Reafirmo o que algumas pessoas já escreveram: a História de Espanha assenta na barbaridade. Não é à toa que na História Europeia Espanha é chamada de Conquistadora e Portugal de Descobridor. Não alimento o conflito Portugal-Espanha, mas veja-se a liberdade que Portugal proporcionou ao Brasil (não renegando o indígena, antes fundindo-se com ele) e os efeitos que a colonização espanhola teve sobre civilizações bem mais avançadas do que o invasor. Espanha tem o sangue frio da América do Norte e a arrogância europeia. Se Portugal não é um bom exemplo de Eropa, Espanha é-o menos. Façam turismo, trabalhem onde são respeitados. Passeiem em Barcelona, que é mais cosmopolita, mas trabalhem num país onde os direitos humanos sejam mais valorizados e a população em geral seja menos falsa, mais escrupulosa. Um abraço.

    Andre

    Seu depoimento é como o de um vascaíno falando mal de flamenguista.

    Seria dor de cotovelo pela Espanha ser muito superior à Portugal em tudo e este ultimo ter conseguido sair da marginalidade européia apenas depois das esmolas da UE?

Julio Silveira

Sem quer fazer juizo de valor, minha tendencia é sempre estar ao lado do cidadão brasileiro.
Mas não posso deixar de registrar que nós estamos muito mal acostumados, aqui tudo é muito mamão com açucar. As nossas leis dependem da vontade popular, umas pegam outras não quando não interessa.
Então acho que o estado brasileiro deve sim buscar apurar seu houve ou não excesso mesmo indisciplina da aplicação da Lei na Espanha. Ou se essa celeuma toda foi por ordem de inadaptação cultural, afinal somo muito mal acostumados, alem do que também acostumamos mal os que nos visitam que acham ser aqui a casa da mãe Joana.

Tomudjin

Eu também tenho um País. E é maravilhoso.
[youtube bs-Ksg923-4&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=bs-Ksg923-4&feature=related youtube]

augustinho

atençao, sr. chanceler Patriota.
Patriotismo de salamaleque e punhos de renda nao interessa, cara pálida!
Vergonha na cara, sim.

Romulo

Acho que os brasileiros deviam parar de babar quando se trata de outros países.
Deixem de ir para Europa, parem de deixar dólares na Disney.
Acho que a melhor forma de protesto é deixar Europa/USA viverem sua vida. Os brasileiros deviam viajar e estudar o Brasil, conhece-lo melhor.

    Yes we créu !!!

    Aproveito pra deixar sugestoes de praias: Canoa quebrada, Praia do Forte, Porto Seguro, Baía dos Porcos, Praia da Pipa, Trancoso, Praia da Joaquina, Balneário Camboriú, Praia de Boa Viagem, Coroa do Avião, Praia de Genipabu…

Jair Orichio Junior

Só para ser imparcial:
A dona Denise Severo estava a passeio ou a trabalho?
Ela tinha passagem de ida e volta?
Ela tinha endereço definido na Espanha?
Quanto tempo permaneceu na Espanha?
Tinha Euro suficiente para se manter na Espanha?
Se as respostas não forem contraditórias ao mérito do direito Internacional… Então ferro na Espanha… caso contrário, "O choro é livre"… mas não tem jeito… infelizmente tem que enfiar a viola no saco e voltar.
Recentemente, tive um problema em Napoles, mesmo estando completamente certo, quando a Lufthansa cancelou um vôo, meu da minha esposa e dos meus dois filhos, sem qualquer comunicação comigo.
Estou entrando com uma ação na ANAC.
Acho que se a dona Denise Severo tiver argumentos consistentes deve fazer o mesmo… mas se estiver só no choro, vai dançar!!!

    simonevision

    Aguarde resposta da propria Denise em breve…

ANA

Realmente é a pura indignação!
Reciprocidade diplomática não existe no eixo Norte-Sul do Equador.
Somos objeto de xenofobia, luxúria e fantasias.
Cabe a nós negarmos está condição. Como?
Boicotando as empresas desses países decadentes.

afrfb09ba

Os Estados Unidos defendem seus cidadãos com todo afinco, vide caso dos pilotos do Legacy. Vai dizer que os americanos não trabalharam nos bastidores para o caso andar devagar e caminhar para a prescrição no próximo junho de 2011?

O que nos falta, dentre muitas coisas, é organização! Além é claro de amor próprio. Por que não fazer um blog ou um sítio para que todos os deportados contem suas histórias e que seja um ponto de encontro e aglutinação.

Cadê a OAB?

É curioso que quando o governo dá asilo ao Batisti, todos os jornais criticam o governo apenas por que desagradou a Itália. Contudo, nenhum jornal usou a mesma energia para criticar os governos do Brasil e da Espanah quando somo nós os ultrajados!

Sds

    simonevision

    Nao se se a OAB poderia prestar alguma ajuda, mas confesso que me surpreendi com o fato de a OAB nao ter feito NENHUM comentario sobre um caso que afronta os direitos humanos basicos…

Luci

Pelos inúmeros casos relatados, além do abandono a turistas, brasileiros com problemas com a justiça noem outros países estão em situação de abandono? O senador Eduardo Suplicy (SP) que atua em defesa de Césare Batistti, fazendo pronunciamentos até na tribuna do senado.Deve aos brasileiros o mesmo esforço político, para ação de proteção aos que viajam à turismo, e presos no exterior que estão em situação de abandono. Com tantas denuncias de abandono será que não vai haver uma política de rever como autoridades atuam e como devem atuar para proteger nossos cidadãos? Senador Suplicy tenho certeza que o senhor não deixará os brasileiros serem destratdos como cidadãos.

ana cruz

Para que embaixadas? Para empregar apaniguados politicos. As embaixadas e consulados custam muito para o Brasil e dão pouco em troca. Servem apenas para uns poucos barnabés terem vda de marajá as custas do poo brasileiro, que quando precisa é tratado com descaso e desprezo, não bastasse o tratamento humilhante recebido nas alfandegas do mundo.
Na era da internet não há necessidade de se ter embaixadas e consulados, principalmente se ele não atende as necessidades dos brasileiros que visitam os países onde estão fixadas.
Pelo fim das embaixadas e consulados ou redução drástica no numero.

amores

esqueça, a euro é xenófoba !

    Carla

    Não, não seja injusto. Só a Espanha, que eu saiba, tem este tipo de atitude. Não generalizamos. No resto da Europa amam os Brasileiros, de verdade.

jair

cidadão brasiliero que serve outra patria e essa patria e os eua,uma patria que nos subistima e nos juga por baixo,e renegar o seu proprio orgulho,o orgulho de ser brasiliero.

Andre

Tudo bem que é uma irma nossa etc. Mesmo com muitas brasileiras envergonhando o Brasil no exterior, devemos repudiar o caso dessa cidadã, pois ela nao se encaixa no perfil citado.

Mas como ficar tão horrorizado, tão indignado, quando dentro do nosso próprio país discriminamos paraguaios, bolivianos, peruanos etc?

E PIOR: COMO FICAR INDIGNADO E ESTUPEFADO, QUANDO DISCRIMINAMOS OS PRÓPRIOS BRASILEIROS DE REGIÕES DIFERENTES DA NOSSA?

Que pedestal é esse em que o brasileiro se encontra pra exigir muita coisa dos outros?

    Ana

    André,
    Não deixa de ser revoltante o trato que a Espanha vem dando aos cidadãos latino-americanos, não só aos brasileiros y concordo com a necessidade de aplicar a reciprocidade. No entanto, você observou muito bem que o que expressa o ditado popular “pimenta nos olhos dos outros é refresco”. Há uma falsa pseudo receptividade ao estrangeiro no Brasil. Se o estrangeiro é louro de olhos azuis esticamos um tapete vermelho, mesmos quando é um assaltante ao trem pagador. O brasileiro do sul e sudeste tem uma clara xenofobia com seus vizinhos latino-americanos, como os nordestinos por exemplo.

    fAVEX

    Não relativize.
    Me ache um boliviano, peruano ou paraguaio que foi maltratado e coloque aqui a situação que passou…
    Discriminar nossos patricios? Aonde, quem?

    Dr. para constar dois erros não constroem um acerto!

Helena Mansano

Agora que o Brasil tem uma postura assertiva e positiva no cenário mundial e mostrou que sabe se impor, em episódio com os EUA, é chegada a hora de todos nós brasileiros acabarmos com o comportamento de "subserviência de colônia" que temos até hoje frente a um estrangeiro que chega, sem deixar de ser cordial, educado, mas utilizarmos a reciprocidade de tratamento começando no aeroporto, com as autoridades policiais. Em uma estada na França há alguns anos, fui maltratada em vários lugares com demonstrações de preconceito, prepotência e desdém com relação à América Latina e Brasil. A partir deste fato nunca mais comprei NENHUM produto desse país: perfume, vinho ou qq outra coisa. Se vou a um jantar e me oferecem um vinho, pergunto primeiro, se é francês não tomo. Virou um hábito. Estou fazendo a minha parte. No caso da pesquisadora, a política diplomática tem que mudar sim, e adotar a reciprocidade.

Francisco

O que dizer de um país onde uma barbaridade denominada tourada ainda se pratica como esporte nacional? Há locais muito mais interessantes para visitar e trabalhar.

simonevision

Eu juro que faco forca para acreditar que o Itamaraty existe para defender o povo brasileiro, mas fica dificil de acreditar quando hoje mesmo, 5 de fevereiro de 2011, outro caso de DESCASO foi publicado pelo Jornal do Brasil. Alguem mais leu hoje,o outro caso de abandono???

O caso de uma brasileira naturalizada americana (portanto, mantem dupla cidadania, sendo brasileira tambem).

Reproduzo o texto, que originalmente foi publicado neste link do Jornal do Brasil: http://www.jblog.com.br/informejb.php

O abandono da brasileira

05/02/2011 – 00:24 | Enviado por: lmazzini
A coluna do fim de semana
Leia no JB Digital e assista a vídeos
Siga o blog no Twitter

O Itamaraty deixou nas mãos da Justiça Militar dos Estados Unidos o caso da brasileira naturalizada americana Graciela Saraiva, denunciado aqui. Mariner, ela foi expulsa da Navy por suposto uso de drogas, após exames de urina, mas a família tem provas médicas de que ela usou apenas um Tylenol pós-extração de dentes. Uma advogada do Consulado Geral brasileiro em Washington ligou para o pai de Graciela e disse que não pode ajudar.

A família reclama que uma carta de pedido de ajuda escrita à presidente Dilma Rousseff não chegou ao Planalto. Graciela, condecorada por combate no Oriente Médio, perdeu medalhas e soldo. A família protesta: o Itamaraty teve atenção especial para o caso da iraniana Sakineh, acusada de matar o marido. Mas esqueceu-se da honra da brasileira.

    Carlos E Lenz

    Naturalizado perde a cidadania, ponto.
    A moça se tornou americana, está nos EUA, não tem nada para o governo brasileiro fazer.

    Dupla cidadania é quando você nasceu num lugar mas conseguiu a outra pelos seus antepassados, quando o país tem esse benefício, como muitos europeus.

    Jairo_Beraldo

    Não é do meu feitio, mas bem feito! Foi se juntar a gente que não presta, recebeu o que merecia!Ela tem que pedir ajuda ao grande carniceiro George W. Bush.

Marcelo Zero

Não há muito o que o governo brasileiro possa fazer. As pessoas ainda não entenderam que não existe o direito de entrada em país estrangeiro. Essa entrada é sempre uma mera concessão do Estado estrangeiro. Você pode ter passaporte, dinheiro, passagem de volta, reserva de hotel , tudo bonitinho e, mesmo assim, ser mandado de volta. Basta que o funcionário da alfândega desconfie de você. Aliás, isso acontece também no Brasil. Tratamos mal gente que vem, por exemplo, da Bolívia e de muitos países africanos. E a nossa Lei de Estrangeiros é péssima. Pergunte à Pastoral do Migrante.

    Marta

    Direito de entrada no país estrangeiro, sem visto, sem passaporte, sem lenço e sem documentosó é possível para dinheiro de caixa dois ou de propina. Aí , até a Suiça deixa.
    E quanto ao caso dos espanhóis, eles levam bilhões de lucro do Santander e da Telefonica. É o eu merecemos por termos sido tão ingênuos, e alguns ainda o são, defendo as vergonhosas privatizações das Teles.

simonevision

Ja que varias pessoas tem se mostrado solidarias com este caso (que eh apenas um entr.e tantos), sugiro que cada pessoa mande seu comentario para embaixada…assim eles vao ter que nos ouvir (ou pelo menos nos conforta a idea de que pensamos que eles vao ouvir)
Quanto mais gente mandar email, mas eles vao ver que a gente se importa. Que o que pedimos eh que eles tomem uma posicao de discutir esta politica diplomatica, que aparentemente, nao esta servindo para nada.

O EMAIL DA EMBAIXADA:
[email protected]

Lucy

Tenho algumas dúvidas. Será q alguém pode me responder? Sei que qualquer país tem o direito de negar a entrada de qualquer cidadão, mesmo q ele não seja criminoso, sem que para isso tenha q se justificar. Então, por mais humilhante e vergonhoso q tenha sido o episódio, acredito q é lícito ao país recusar alguém em seu território. Mas, minha questão é: não existe lei internacional regulando essa negativa? Por exemplo, o país tem o direito de deixar uma pessoa "trancada em uma sala" esperando a hora de um voo. Eles fornecem alimentação, água, etc? Vc tem o direito de providenciar o que quer que precise ? Se eu quiser pegar um outro voo para outro país q não o meu, posso? Não sou criminosa, não tenho o direito de "ir e vir"? Eles tem o direito de confiscar o passaporte? Quer dizer q, se estou em solo estrangeiro as autoridades locais têm o direito não só de recusar minha presença, mas ainda me tratar como se criminosa fosse? Alguém saberia dizer…

    simonevision

    Lucy:
    De acordo com varios casos que venho acompanhando ha alguns anos, e alguns que encontrei em minhas pesquisas da ultima semana, cada pais tem sua propria lei, e eles fazem o que bem quiser com o sujeito, de acordo com a criatura de plantao na imigracao do dia do desembarque.

    Nao tenho conhecimento se existe lei internacional que de fato possa amparar o sujeito.

    Em defesa do Itamaraty, tenho que dizer – embora contra minha vontade – que compreendo que cada pais eh autonomo na sua decisao.

    O que questiono eh justamente a retratacao quando se tem FATOS que comprovam a inocencia da pessoa. Ou, se isso nao eh possivel, que os paises sentem e resolvam que nao vao ter mais relacoes amigaveis, ou que o visto seja concedido no Brasil e a pessoa, uma vez com o visto, pode entrar sem problemas, para evitar esta afronta e humilhacao (nao falando no gasto, porque confiscam TUDO). O sujeito volta com a roupa do corpo.

    Nos ultimos anos ha relatos de pessoas que ficaram dias presas no aeroporto, comendo no chao, com pouca ou quase nada de assistencia basica.

    No caso de minha irma, pelo que me contou, recebeu uma refeicao nestas 15 horas.
    E respondendo a outra pergunta, no caso de voce estar so de passagem para fazer uma conexao para outro destino, e eles tiverem decidido que voce nao entra, voce eh mandando de volta para casa, sem a menor opcao de ir pro saguao do aeroporto e pegar o outro voo…
    Eh arbitrario mesmo

    Recentemente li o caso de um nigeriano que foi deportado da Espanha e chegou ao seu pais morto dentro do aviao, com fita na boca pra que nao falasse. A midia trouxe o caso a tona informando que ele era um imigrante ilegal, mas isto nao justifica a morte do sujeito…

lauro

Atitudes discricionárias e erradas são frequentes em postos de imigração em muitos paises. Quem mais perde nestes casos é o turismo onde ocorrem tais eventos desagradáveis. O Brasil tem política de reciprocidade que no passado já atingiu também turistas espanhois deportados. Nos cabe certamente é saber que em qualquer posto de imigração estrangeiro poderemos ter uma má acolhida. Vale mais utilizar o turismo no Brasil que correr risco no exterior.

Marcelo Rodrigues

Uma sugestão: faça uma denúncia formal ao Ministério Público Federal contra a embaixada/consulado brasileiro em questão por não terem cumprido a obrigação funcional de proteger e amparar uma brasileira tratada sordidamente por um governo estrangeiro. Assim, eles terão de investigar se o que ocorreu foi desídia, nome técnico para vagabundagem no serviço público, ou outra coisa pior, que pode ser, por exemplo, uma ordem ilegal, vinda do próprio Itamarati, de fazer corpo mole e vistas grossas.

José Luiz Rossi

A Espanha,ora,a Espanha não tem importância nenhuma.O vinho não é lá essas coisas,também os azeites.Moinhos de vento,desertos,talvez.Esqueça.Não vá .Visite Bariloche,Mar del Plata,se gosta da língua e verá como los hermanos são calorosos.Não irei,nem à convite Del Rey.Quanto aos vinhos,os da terra do Neruda são ótimos.Falando nisso,se são chegados a fuzilar poetas,imagine turistas!Não irei,nem à convite Del Rey.

    Lucros

    Imagine quanto fatura as empresas espanholas aqui no Brasil e depois remtem a grana para a Espanha. Não tem importância!

    Mineirim

    É isso, José Luiz. Fui à terra de Neruda e assino embaixo do que você escreveu. Vamos prestigiar àqueles que nos acolham bem e ignorar a quem nos tratam mal. Eu já disse aqui: não compro NADA que saiba que teve origem na espanha.

    Jairo_Beraldo

    Mas o brasileiro gosta de ser maltratado…não adianta, é cultura! Veja os paulistas…20 anos de tucanato…

Zé Brasil

Mais uma vez como já postado anteriormente lamento o ocorrido com sua irmã.

Um ponto apenas para reflexão: não me recordo a área de atuação dela, contudo penso que deva existir mais de um lugar no mundo civilizado onde ela possa com todo o seu brilhantismo exercer suas atividadades de pesquisa.

Sempre existirá o nosso próprio País, França, Bélgica, Itália, Canada e outros tantos, neles incluídos, os EUA onde ela poderia exercer plenamente, com todo o devido respeito e dignidade humana e em paz as suas atividades de pesquisas acadêmicas de Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado.

De minha parte, por princípio, desde há muitos anos, decidi que jamais colocaria meus pés naquele país nem que fosse para exercer dever de ofício e olhe que já rodei muito por este mundo de Deus à serviço e à passeio.

Sinceramente, não me sinto confortável lidando com pessoas naturalmente invejosas, rancorosas, embrutecidas, mal-educadas, preconceituosas e donas de um tenebroso passado de violência e saques aqui na América Latina que o digam os povos indígenas deste continente, tudo isto sem falar de sua famigerada Inquisição.

Aqui no País sou-lhes indiferente. Tolero-os em respeito à Constituição Federal e a Legislação Brasileira, bem como as regras do bom convívio e da boa educação, posto que somos um povo educado e civilizado. Quando vejo alguns deles trabalhando nas atividades de telefonia, eletricidade e setor bancário, dentre outros, e que deles faço questão de não comprar qualquer serviço, a mim, eles prestam um bom serviço ao lembrar-me o que foi o (des)governo de FHC que na fúria privatista, no limite da irresponsabilidade como disse um de seus ministros à época, propiciou que estas pessoas para cá viessem em massa.

Nilva

De um amigo espanhol, sobre os espanhóis: "Todo espanhol é arrogante. Todo espanhol é prepotente. Todo espanhol tem mania de grandeza. Nós, os espanhóis não passamos de africanos com complexo de europeu. Somos morenos, quase mulatos e nos consideramos brancos como os europeus. Sou espanhol mas nem ligo quando falam mal de nós. Somos grossos, estúpidos, machistas e preconceituosos. Ainda bem que moro aqui no Brasil, sempre briguei muito com meus amigos e familiares. Espanhol é o povo mais racista que existe".

    Carla

    também não é bem assim… espanhol é e uropeu, sim e não é verdade que é tudo moreno, quase mulato… não mesmo! depende da região! em todo caso, desconfio das pessoas que falam mal do se próprio pais.

Jair Orichio Junior

Sem qualquer posição firmada… Só para ser questionado:
A Espanha passa por uma das piores crises da sua história, com um desemprego da ordem de 20%.
Se de uma hora para outra o Brasil voltasse a ter um desemprego mortal de 20%, será que gostaríamos que os Bolivianos, Peruanos, Equatorianos viessem aceitar a trabalhar por salários vís, para nós, mas verdadeiras MegaSenas para os citados?
Com o Euro a R$ 2,30, qualquer 1000 Euros, faz a festa de muito Brasileiro, mas não chega a ser o Salário Mínimo da Zona do Euro.
Quase todos os nossos Doutores, Mestres e outros… formados no Brasil estão se mudando para a Europa, pois lá o salário básico de um engenheiro é de 4000 a 5000 Euros…. é muito? para nós, mas não é para eles, pois não se consegue comer e morar com menos de 70 Euros por dia… só para discutir!!!

    Carlos Cruz

    SE (se) eu fosse pensar assim teria muitos motivos para o racismo, preconceito. Não me interessa se eles estão (ou não) em crise economica. Trataram mal uma brasileira. Trataram-na com desrespeito e preconceito. EXIJO que os órgãos brasileiros acionem o governo espanhol. EXIJO que haja uma ação do governo brasileiro. Basta de subserviencia. Basta de sentir-se inferior. Somos um povo pacífico que respeita a todos. EXIJO que haja retaliação e que casos assim não voltem a acontecer. Lembro-me dos pilotos americanos que mataram brasileiros no acidente da TAM e que foram soltos. Estão livres e centenas de brasileiros mortos. Se fossem brasileiros estariam presos até hoje e talvez com prisão perpétua. Chega de subserviencia. O Itamarati serve para o que?

    Ney Henrique

    Aonde não consegue se morar com menos de 70 Euros por dia? Eu moro na Alemanha e aqui se consegue viver com bem menos que isso …

    E crise é cacete … a Brasilieira que foi deportada estava indo fazer turismo. Se tem gente ilegal lá, o governo espanhol tem o direito de fazer valer as regras… o que não pode é deportar pessoas ilegalmente.

    Não mistura as coisas

    Carla

    Ma onde é que ganham tudo isso? Talvez na Alemanha, e olhe lá… e o custo da vida cá e lá é mais ou menos o mesmo, também. Mas talvez um diplomado no Brasil ganhe bem mais de um diplomado na Itália ou em Portugal… os tempos mudaram!

Nelson guimarães

O que de certo cabe como atitude, seria a um boicote através das empresas de turismo brasileiras ao pais da península ibérica.Dizendo que o governo não trata de forma civilizada os seus visitantes , e o Itamaraty fazer seu papel institucional !!

    Jairo_Beraldo

    Itamaraty fazero o seu papel? Voce é um piadista…com Zezão Cardozo, Tony Malocci, Nerso Johnbin como sinistros no governo, eles tem mais o que fazer…cuidar e proteger do pobre Daniel Dantas e esconder o Maluf da INTERPOL.

Fabio_Passos

Falou e disse!
O relato da Denise Severo fez meu sangue ferver.

O Brasil precisa questionar abertamente se aqueles racistas canalhas cumprem uma política de Estado.
A Espanha nos deve explicações oficiais.

O_Brasileiro

Acho que o principal problema é falta de informação!
Os brasileiros são "persona non grata" na espanha há anos.
Não entendo porque alguns insistem em viajar para tal país!?
Vejam as matérias:
2008: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult9
2009: http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/63011.s
2010: http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/arti
Outros tipos de discriminação contra brasileiros acontecem em portugal.
Não me parece racional ir para estes dois países, portugal e espanha!
E como hoje em dia as pessoas não consultam agências de viagens, as companhias aéreas deveriam alertar os viajantes sobre os riscos de se viajar para países que discriminam brasileiros!!!

simonevision

Alguem comentou que gostaria de saber o nome do Embaixador da Espanha no Brasil:
Carlos Alonso Zaldívar

Eu recebi por email a versao integral da resposta que foi enviada a imprensa, o que me motivou a escrever o que escrevi acima.

Para quem nao leu, reproduzo aqui a carta escrita pelo Embaixador da Espanha no Brasil, a qual recebi atraves do Ministro Consejero
Juan José Buitrago de Benito – [email protected]
Embajada de España en Brasil

A carta, como a recebi:

Envio estas linhas com relação ao caso da Sra. Denise Osório Severo, que teve sua entrada em fronteira negada no último dia 29, no aeroporto de Barajas, notícia que os meios de comunicação brasileiros têm estado veiculando nos últimos dias.

Desejo, em primeiro lugar, afirmar que sentimos muito pelo acontecido. A Sra. Severo não tinha nenhuma intenção oculta, disse sempre a verdade, agiu de boa fé, foi clara e mostrou toda a documentação que considerava necessária para ingressar no nosso país. Mas a polícia espanhola tampouco agiu com má intenção neste caso. Procedeu a comprovar os requisitos e a documentação e estimou, no exercício das suas funções, da mesma forma que o faz diariamente a polícia de fronteiras no Brasil, que não procedia a entrada na Espanha.

Por que se chegou a esta situação que, insisto, lamento profundamente? Por dois motivos. O primeiro, que a Sra. Severo, apesar da sua boa vontade, não dispunha de alguns dos documentos ou comprovantes necessários. E segundo, porque não se usou adequadamente o mecanismo previsto para estes casos, mediante a intervenção do Consulado Geral do Brasil em Madrid.

Em torno deste caso, diversos meios de comunicação têm realizado manifestações que são completamente fora de propósito. Um caso isolado como este não pode dar margem a qualificar a Espanha e as suas forças policiais como racistas ou xenófobas, nem dizer que perseguimos os brasileiros nos aeroportos espanhóis. Além de falso, é ridículo.

Mais de 120.000 brasileiros residem na Espanha. Trata-se de uma comunidade bem integrada e com a qual nunca houve graves problemas de racismo ou xenofobia. A Espanha recebeu, nos últimos 10 anos, cerca de 5 milhões de estrangeiros que ficaram residindo no nosso país, e constituem hoje 12% da nossa população, muitos deles já com a nacionalidade espanhola. Essa autêntica revolução demográfica tem se produzido sem grandes tensões sociais. Além disso, a Espanha, com uma população de aproximadamente 47 milhões de habitantes, recebe anualmente mais de 55 milhões de turistas. É como se o Brasil fosse visitado anualmente por 220 milhões de turistas. O senhor acredita que isso possa acontecer numa sociedade fechada e xenófoba em que se maltrate gratuitamente o visitante?

O problema das inadmissões em fronteira é algo que preocupa os Governos do Brasil e da Espanha, que mantêm sobre este assunto uma comunicação contínua e fluida. Hoje mesmo conversei sobre este assunto com o Embaixador Eduardo Gradilone, Subsecretário Geral para as Comunidades Brasileiras no Exterior. Estão em andamento, desde 2008, mecanismos para prevenir os casos, melhorar a atenção aos afetados e solucionar os erros que possam ser cometidos. E os resultados são muito positivos, pois se constata uma redução substancial no número de inadmitidos brasileiros na fronteira: 2842 em 2008 (1,7% dos visitantes brasileiros nesse anol), 1994 em 2009 (1,6%) e 1831 em 2010 (1,2%). São cifras esperançosas, mas que ainda não nos satisfazem completamente.

Para finalizar, quero apenas agradecer a sua disposição para a publicação destas reflexões e reiterar que, entre a Espanha e o Brasil, o que existe hoje são excelentes relações e grandes possibilidades de colaboração no futuro. Lamentáveis incidentes como o da Sra. Severo não podem, nem devem, obscurecer essas relações entre dois governos e duas sociedades que se respeitam e que se sentem tão próximas.

Carlos Alonso Zaldívar
Embaixador da Espanha no Brasil

xxxx
Entao nao eh para ficar indignado?????
Soube que o Brasil contestou de alguma forma informando a embaixada que ela tinha sim, tudo o que foi pedido, o que foi confirmado pelo hotel em viva voz, pelo celular do advogado dentro do aeroporto,pois a amiga estava la a espera dela.

E para comentar outros comentarios, A Denise nao eh negra, e nao eh pobre, mas mesmo que fosse, isso nao eh justificativa nenhuma pra espatifar o sonho de passear num lugar que ela sempre queis conhecer.

Todos sabemos que brasileiros adoram viajar. O que aparentemente nao sabemos ainda eh como fazer os governantes entenderem que eles sao governantes do povo, eleitos pelo povo para governar em PROL do povo e nao contra…

    jose

    Então embaixador porque ela, como tantos outros brasileiros, foi deportada. É uma vergonha e sua carta não serve pra nada. É lixo!

    dukrai

    O Senhor Embaixador da Espanha tenta explicar o inexplicável, o depoimento da Sra Denise Severo contradiz o que afirma o ilustre representante do governo espanhol. Aguardamos uma firme posição do governo brasileiro, que não ocorreu até o momento.

Andre

Lógico que isso nao justifica o que aconteceu com a moça do texto, ela nao tem nada a ver com isso.

Nao justifica, mas explica em parte.

socram pb

Vocês estão mandando essas cartas ao Itamarati e à Embaixada da Espanha em Brasília ?
• • •
Sou à favor do 1 a 1, reciprocidade diplomática. Para cada brasileiro deportado injustamente deporta-se um espanhol também sem justificativa, seja turista, ou com visto de trabalho.

E que se extenda a outros países. A PF deveria criar uma ouvidoria para filrar esses casos.

Edson Augusto

Antes de viajar ao exterior conheça primeiro as maravilhas do Brasil. Acho que a vontade de conhecer outros países vai diminuir.
Ah, a cultura. Conhecemos bem a (pouco divulgada) cultura brasileira?
Sou descendente de europeus e acho que são os eles que devem viajar para o Brasil em busca de cultura e beleza. A deles já é muito divulgada.
Quando eu viajar para o exterior quero primeiro conhecer nosso continente. Mas vai demorar muito até eu conhecer todas as belezas de nosso país.

Andre

Eu acho que em parte isso é culpa dos próprios brasileiros.

Quando alguém de fora chega aqui, o que vemos? Sempre um "espetáculo" deprimente com mulatas. Naquele caso do piloto americano que deu o dedo pra PF, lembram o que aconteceu?

No voo seguinte o cara foi recebido aqui com… MULATAS!

Em Portugal é lamentável. Creio que uns 70 a 80% das prostitutas sao brasileiras. Na italia em todos os escandalos com autoridades sempre tem uma mulher ou traveco brasileiro pelo meio.

Isso é uma VERGONHA!

A imagem da mulher no exterior é PÉSSIMA! Os brasileiros nao têm nada a ver com isso?

Orlando Bernardes

Concordo plenamente com o texto. O Brasil, através de seu ministério do exterior, deveria tomar atitudes para que casos como estes não voltem a acontecer. Fazer um protesto formal na Espanha. E se estas atitudes não forem modificadas, tomar posições de reciprocidade e " mexer " no que este tipo de pessoas mais entendem, no bolso. Se os brasileiros não são bem vindos no país deles, suas empresas incompetentes também não são bem vindas aqui. Eu como cidadão brasileiro, nunca pus e nunca porei meus pés em terras deste tipo. Vou para onde sou bem vindo. Já viajei por vários países e sempre fui bem recebido, principalmente quando falo que sou brasileiro. A maioria absoluta dos povos gostam dos brasileiros , então que a Espanha vá para a mer……… !

Herminio

Muito simples resolver essa quesstão, é só os que tem capital pra fazer turismo em vez de ir pra essa porcaria, conhecer o nosso maravilhoso Brasil e se mesmo assil ainda quiser fazer papel de otário, que faça as coisas tudo dentro da lei, o governo tem coisa mais importante pra fazer que ficar se preocupando com turistas que preferem deixar dinheiro pros outros paises em vez de gastar aqui! Isso vale pra todos, não estou me referindo à pessoa do texto.

Rafael, BHte

Eu tb tenho asco por essa política das nádegas flácidas, o nosso embaixador não tem nenhum instrumento de pressão e só pode no máximo reclamar mas basta reter os lucros da Telefonica ou outra coisa espanhola q exista no Brasil ou aumentar gradualmente a fiscalização neles e pronto, garanto q em horas eles conseguem ter franco acesso aos ouvidos do Pepe Zapatero. Óbvio tb q todo brasileiro deve saber antes de sair do Brasil quais são as exigências do país para o qual se dirige e deixar isso bem claro antes da partida deveria interessar tanto ao nosso governo quanto ao país a ser visitado dado a quantidade de problemas q costumam ocorrer, azedando por completo a imagem q temos da Espanha

Yes we créu !!!

Sinceramente, acho que a coisa pode ser resolvida com simples matematica. Quantos espanhois vem ao Brasil fazer turismo? E quantos brasileiros vao pra la? Ora, muito mais brasileiros vao pra la do que eles vem pra ca. Entao, fazendo as contas, quem perde? De resto, tirem daqui a Telefonica, que falta nao faz.

    Jobesex

    e o Santander

assalariado.

Como separar nestas horas a relaçao economica e politica entre as nações? Ora,ora,sabemos que estas duas relações caminham juntas e o que prevalece, e,deveriamos saber decor e salteado,são os interesses do capital,ou seja,será que é só brasileiras que são barradas lá no G7 e filiais? Por acaso não há uma crise do capital internacional que,se traduz em desemprego e algo mais com os colonizadores da periferia do capital? Respeito é bom e todos nós gostamos,porém,estes valores nas relações sociais entre os povos caiu por terra a partir do momento em que fomos colocados na condição de colonizados/explorados pelas elites imperialistas internacionais,mesmo que,agora, os colonos se coloquem como visitantes não gratos, ainda que,seja como turista ou,como mão de obra barata.O governo brasileiro,não tenho duvidas,deve chamar o embaixador da Espanha no Brasil e, dar-lhe uma esfrega… respeito voce conquista de cabeça erguida e, não de joelhos… Xôo, vira latas!

Francisco Hugo

Puxa! Pisaram no meu pé!
……………………………………..
Simone não se deu conta: vive em um país onde covardes têm licença para torturar. Onde notórios torturadores são anistiados e homenageados com seu nome em viadutos, estradas, avenidas.
Onde os covardes dos covardes, donos da mídia, sem coragem para operar o pau-de-arara ocupam-se de acobertar beleguins e justificar ditabrandas.
Não se deu conta: a Espanha tem um rei, o Juan ¿Por-qué-no-te-callas? Carlos, franquista de fina educação.
E um juiz corajoso, Baltazar Garzón, recém-desqualificado pela justiça de seu próprio país, tal como aqui o nosso De Sanctis.
A história da Espanha vai de inquisições a genocídios e seus heróis são “cavaleiros da(e) triste figura”.
Mas… o Itamarati tem de agir.
Minha sugestão: chamar de volta todos os jogadores brasileiros que lá atuam, sem exceções.
Até os que já se acostumaram a ser chamados de macaco.
Rarrarrarrarrá!

Janes Rodriguez

Nós brasileiros temos que começar a tratar os espanhóis que vem pra cá, da mesma maneira. eu não dou nem informação pra espanhol. Quando me perguntam o porquê da histilidade, eu conto. A maioria concorda.

Hugo Hermida

Sou neto de espanhóis mas, detesto esse povo arrogante e pretencioso. Não vou a espanha por nada, principalmente enquanto nosso governo não tomar vergonha na cara e criar incidentes com estes países metidos a merda. Sinto vergonha de ser brasileiro toda vez que acontece isto com nossos compatriotas e nosso governo não toma uma atitude.

Clovis Firenze It.

quando se chega no país dos outros temos que ter bom comportamento!!!!

Sr. Indignado

Bariloche (que frio), Machu Picchu (que monumentos), as feiras de Lima (que delícia), Santiago (que cultura) ou Costa Rica (que tranquilidade).

Para quem gosta de ouvir castellano o español, tem opções melhores.

    Elton

    Falou e disse!!! Sou latinoamericano de carteirinha!!!

    ANA

    Perfeito, vamos conhecer os nossos vizinhos!
    Esquecer a Europa decandente.
    Ignorar o consumismo primário dos Estado Unidos.

Leonardo

Conheço diversos relatos desse tipo na espanha, inclusive com estudantes de doutorado e PhDs. A posição do Itamaraty na questão é mesmo vergonhosa. E eles têm conhecimento dessas ocorrências.

F Albuquerque

Será que alguém pode informar qual o setor do Itamaraty (ministério das relações exteriores), próprio, para receber a pressão popular, seja via telefone ou e-mail com críticas a tamanha omissão? Quem é o embaixador do Brasil na Espanha? Qual o e-mail?

Sugiro que a blogosfera coordene um levante e nos ajude a cobrar das autoridades e parlamentares uma posição. Que tal pedir um posicionamento por escrito de um Senador ou Deputado, de cada partido, e publicá-lo, para que o assunto não morra?

Ricardo

Bem feito, acho que ainda foi pouco…. deveria ter levado uns tapas na cara. Esses dias um conhecido foi em um pacote para miami. torci pro cabra ser humilhado lá, mas nao dei sorte. Ele encheu a mala de tranqueiradas, camisetas de 7 dolares comprada nos outlets e mercadoes de minipreços. Quando eu falei que aqui tbem tem lojas assim… Ele todo orgulhoso, mas esse eh Americano… Começou a tecer elogios ao primeiro mundo e completou com:
Odeio o Brasil.

    P A U L O

    Concordo totalmente.

    E ainda, não entendo porque nenhuma entidade de defesa dos animais, condena o espetáculo do mais incrível sadismo, que são as touradas.

    Aline C Pavia

    Por que não pensamos primeiro em Barretos, farra do boi, vaquejadas, circos, rinhas e etc, que acontecem aqui mesmo?

    A Catalunha proibiu touradas a partir de 2012. Serão 4 bilhões de euros a menos no turismo ao ano.

    Barretos dá 300 milhões de reais. E daí? Eu NUNCA fui a um rodeio e boicoto Ana Raio e Zé Trovão. Mas lá o povo se manifestou por MESES até conseguir a proibição dos rodeios em toda a província da Catalunha.

    Aqui o povo acha lindo, incluindo os artistas que lá se apresentam, os quais eu também prefiro boicotar também. Mesmo porque, rodeios e vaquejadas nunca foram manifestação cultural legitimamente brasileira. Mas lá na Espanha a tourada existe desde a Idade Média. Mesmo assim estão proibindo. E aí, como ficamos?

José Luiz Rossi

A imagem que tenho da espanha(assim mesmo)é daquele truculento coronel(tejero molina,caso a memória não me falhe) com seu ridículo chapéu ameaçando um já amendrontado e agachado parlamento.Não é a imagem que tenho dos espanhóis.Esqueçam a espanha,mas perdoem.Depois de Cervantes,só os colonizadores,a pilhagem subsequente,os banqueiros e a telefônica.A pilhagem continua.Esqueçam a espanha,mas perdoem os espanhóis.

Guilherme Scalzilli

Mas é fácil politizar o sofrimento dos brasileiros no aeroporto de Barajas, jogando a culpa na submissão do Itamaraty. Embora fosse uma atitude correta e urgente do governo brasileiro, a reciprocidade não resolveria o problema. Nossas autoridades jamais teriam coragem de tratar estrangeiros da maneira como somos tratados em seus países, e tampouco espalhariam igual número de violências.
Centenas de brasileiros são maltratadas anualmente por leões-de-chácara espanhóis na Guantánamo dos turistas sul-americanos. A imprensa divulga apenas os casos mais gritantes, e olhe lá. O escandaloso caso de Guinga, por exemplo, sumiu da pauta.
Esse silêncio é subvencionado pelas agências de viagens, ricas anunciantes da mídia corporativa, que não querem admitir a seus clientes que eles podem perder as economias e passar humilhações porque um idiota fardado não foi com a sua fuça. Quando a turma começar a desprezar pacotes e ofertas que envolvam empresas aéreas espanholas, uma luzinha amarela acenderá na xenofobia (machista) dos civilizados europeus.

Luci

Para o sistema capitalista, realmente não haverá defesa dos "deportados", porque os "negocios" com a Espanha é o que importa. Para o capitalismo não importa o que sofre uma pessoa ao ser destratada em aeroporto. Aliás ontem a ex poderosa, que está sempre contra o povo, demonstrou a beleza e a facilidade para fazer turismo estudantil na Espanha. Coincidência a matéria (!!). Esqueceram de entrevistar os deportados, os humilhados, para eles não interessa.

Marcelo Fraga

Agora são dois paisinhos decadentes que afrontam o Brasil.

trombeta

Estou totalmente solidário a essa compatriota, o governo brasileiro é sim covarde e omisso ao não defender seus cidadãos humilhados na Espanha e já não é a primeira vez. Lembro que no governo Lula o governo aplicou o princípio jurídico de direito internacional da reciprocidade e endureceu com espanhóis que vinham ao Brasil e os constrangimentos pararam. Detesto esse país racista e arrogante chamado Espanha, povo mal educado, grosso, estúpido que mesmo tendo uma economia menor que a brasileira acha que todos os brasileiros querem viver lá.

Infelizmente, enquanto o governo brasileiro não fizer a mesma coisa com os espanhóis aqui não vamos ser respeitados lá, chega de se achar inferior e colonizado, tratamento igual já!

Em relação a turismo sempre indico destinos sul-americanos como Argentina, Uruguai, Peru etc., são lugares lindos, baratos, com calor humano, educados e respeitosos com os brasileiros, experimentem!

simonevision

Ja me posicionei na carta aberta, e gostaria de acrescentar que em minha opiniao, o Brasil DEVE criar uma crise. Se a politica diplomatica brasileira nao evoluir e nao se posicionar para cumprir seu papel basico de proteger os seus cidados e seus direitos humanos em outros paises, entao os palacetes diplomaticos em solo estrangeiro vao virar noticia de uma outra crise chamada "O Brasil é piada internacional".
Apenas para citar Martin Luther King, lamentavelmente esquecido por muita gente:
"Injustice anywhere is a threat to justice everywhere"
A injustica em qualquer lugar é uma ameaca a justica em todos os lugares.

Roberto C. Belli

Desculpas à pessoa que escreveu a carta, sei que está revoltada. Mas não tem uma linha aí que dê razão à brasileira. Se aconteceram maus tratos, se a ela passou por privações ou que seus direitos civis foram desrespeitados, ela deveria encaminhar uma ação pela área diplomática contra os responsáveis. Mas ficar xingando a Espanha e o governo brasileiro não me parece a coisa certa a fazer. Parece até que tem algo mais, um viés político nas declarações, o que poderia desqualificar a ação.

José Norberto

Nós brasileiros temos que parar de abaixar a cabeça para a Europa. Vejo que, embora no governo Lula as coisa melhoraram um pouco, mas temos que mudar nossa autoestima. Trabalho numa corporação sueca e nao vejo nenhum ponto que sao melhores que nós em capacidade. A unica coisa é o atraso do nosso país em certos pontos em relação ao deles, mas nao por incapacidade do brasileiro, mas sim pelos governantes militares e de direira que podaram o Brasil. Dias atras uma amiga minha estava triste e fez o seguinte comentario: Que estava triste porque a enchente destruiu Petroplis, uma cidade com aspecto europeu. Eu particularmente, eu nao fiquei preocupado com isso, mas sim com as pessoas. Nesse comentario vemos que esta introjetado em nossa filosofia que existe um povo melhor que outro e que sendo europeu é melhor.
E se fosse uma cidade com traços africanos então não teria problema? Nós brasileiros temos que nos valorizar mais e parar de abaixar a cabeça para os países e povos mais ricos.

    Marcos de Almeida

    Eu não compro nada da espanha e até o banco deles não nem de graça.Quandos os brasileiros se valorizar as empresas espanholas vão sair do Brasil, pois não vai vender pra ninguêm.Se um americano fosse humilhado na espanha, com toda certeza os americanos, pra estudunidenses boicoitariam todos os produtos espanhois.Por que não no Brasil.Não gosto dos yanques e nem dos espanhois.

C. Malavoglia

BOICOTE À ESPANHA JÁ !!!!!
O tal do Rafael ai escreve como colonizado mental: a orientação do governo Lula foi de não tratar imigrantes como animais, já a Espanha….
TEMOS QUE CRIAR CASO SIM, aliás o caso quem criou foi a Espanha, veja o caso do compositor Guinga:
Compositor leva soco de policial em aeroporto e perde dois dentes. Casaco do músico foi roubado http://www.mochileiros.com/guinga-agredido-na-esp

Durvaldisko

Não se governa com o fígado. Autoridades de fronteira ou das alfândegas tem poderes que ultrapassam
autoridades executivas do governo a que servem.Regra comum a todos os países.Hoje,o consulado espanhol, pronunciou-se através de carta ao " O GLOBO",justificando,lamentando e se desculpando pelos excessos dos seus agentes.Essa autonomia dos agentes descarta influência externa nas decisões arbitrárias que lhes cabe.Claro, desemprêgo de 20% da mão de obra economicamente ativa,deve influenciar
a histeria protecionista dos europeus,particularmente de espanhóis.

    P A U L O

    Se estão tão 'arrependiidos', deveriam pagar indenizações para aas vítimas, mas tenho certeza que se trata, tão somente, de 'jogo de cena'.

Glecio_Tavares

O país onde nasceu o OPUS DEI, onde a tourada é orgulho para o povo, onde aconteceu a maior parte da inquisição? Olha tenho lá minhas dúvidas se se pode considerar de primeiro mundo. Mais parece um curral.

    P A U L O

    Curral nada. As vacas e bois são úteis.

    O antro em questão, não passa de uma 'CASA DO PAI BELOS-CORNOS', como o seu vizinho 'pizzaiolo'.

Gilberto

Parabéns pelo post!
Sua revolta deveria ser a de todo o povo brasileiro.
Milhões de espanhóis vivem no Brasil sem qualquer discriminação, por que temos que aceitar que nossos compatriotas sejam tratados dessa forma, além do que nossa economia é muito maior que a deles. Não precisamos deles para nada, já a recíproca não é verdadeira.
Que o embaixador do Brasil na Espanha seja mais atento ou seja substituído.

josaphat

Quem são esses néscios que se interessam pela cultura hispano-europeia, quando se tem hispacinidade aqui ao lado e sem condições?
Ir à Europa para visitar Portugal, França, Itália ou até mesmo o blasé reino unido vá lá,
mas Espanha?
Tá pedindo prá ser mal-tratado.
Bem feito!

francisco p. neto

Simone
Se os pilotos norte americanos do Legacy que derrubou e matou quase duas centenas de pessoas que "fugiram" para o seu país, tivessem que entrar na Espanha, tenha a certeza que entrariam sem o menor problema.
Agora, a sua irmã não pode mesmo, porque ela é brasileira e brasileiro na Europa é perigosíssimo.
Veja o caso de Jean Charles em Londres.
A polícia britânica que se gabava de não usar armas de fogo, vê-se agora que só usa contra brasileiro, perigoso terrorista que iria colocar uma bomba no metro de Londres.
Só falta o policial ser condecorado pela rainha com o nobre título de Sir.
Quem escancarou as portas da nossa economia para os espanhóis foi o FHC.
Quer dizer, se não bastasse os 500 anos de complexo de vira latas, os oito anos de FHC fecharam com chave de ouro essa fase.
Espero que o Itamaraty, tão elogiado internacionalmente, não fique na moita.
Revolta sua mais do que justa.

Roberto Locatelli

Lamentável a posição medrosa do Governo brasileiro. Nesses momentos, ficom com inveja da Venezuela, que tem um presidente com posição firme, que não fica em cima do muro. Chávez mandaria a polícia escoltar o embaixador espanhol até o aeroporto mais próximo.

    Glecio_Tavares

    Amigo Roberto, não vamos ser radicais. A contrapartida financeira para quem foi humilhado deve ser melhor que humilhar inocentes. Cortar relações ou criar dificuldades aos espanhóis que aqui vem, pode tornar uma bolinha de papel em uma avalanche. Talvez se essas pessoas tratadas injustamente, entrarem com pedidos de danos morais em conjunto seria a melhor medida, o pessoal deveria se articular para criar uma associação ou coisa assim.

    dukrai

    não tem que retaliar turista espanhol desavisado como a nossa brasileira que foi barrada, tem que dar uma dura é no governo e embaixador espanhol. Poderiam convidar todo mundo que foi barrado para uma audiência com o elemento. ia ser uma delícia ver um palhaço desse espinafrado por umas trocentas pessoas sem o menor argumento. estão jogando a culpa no imbecil fardado da "migra"? chama ele também.
    ia deletar este fantasioso comentário mas vale pra comparar Lulinha/Dilminha com Chavez, quem mais chamaria o presidente dos EUA de Bush Júnior e demônio?

    edv

    Boa, Duka

Antonio Castro

Faz muitos anos que ouço a letárgica covardia dos diplomatas brasileiros, me parecia que estava mudando de uns anos pra cá; mas a recaída acontece… será que o Itamaraty vai se mancar de novo?

    Glecio_Tavares

    Não entendo muito de leis, mas acho que dá para a própria pessoa mover um processo contra a atitude das autoridades inquisitoriais espanholas.

fffffff

não podemos entender. filha de 19 anos desembarcou em Madrid normalmente.

    Glecio_Tavares

    Ela é negra? É pobre? O Deus mercado decretou que determinados filhos de deus são mais preferidos que outros. Tenho amigos que vão fazer lua de mel na Europa, e eu já logo saquei um : Não comecem pela Espanha.

    Roberto Locatelli

    Lua de mel? Na Europa? Hmmm, então desejo boa sorte a eles. Eles vão precisar…

    Glecio_Tavares

    Ilusões da juventude! É a classe média paulistana!

IV Avatar

A minha solidariedade, não à xenofobia e à discriminação

IV Avatar

Texto bem elaborado, até a Itália que nos desrespeitar tentando obrigar o Brasil a ceder as chantagens de Berlusconi, ve se pode

    Glecio_Tavares

    Ainda vivem no tempo do Brasil Colonia.

Rafael

Não resta muita coisa que o governo brasileiro possa fazer..Não há como pedir a Espanha que seja compreensiva com os imigrantes ilegais e nem a saida da "reciprocidade" é muito útil,embora faça bem ao ego nacional,por que seria apenas a reciprocidade de um erro e são situações diferentes,afinal,a Espanha não exporta imigrantes ilegais.
É muito equivocada essa postura de exigir alguma atitude do governo,tem muita coisas que ele não faz,mas não se pode jogar a culpa,a responsabilidade aí,é dos próprios imigrantes,que sabem os riscos de se assumirem como imigrante ilegal,a eles,o Brasil deve solidariedade,simpatia e a ajuda que for possível,NÃO DEVE CRIAR UMA CRISE

    Glecio_Tavares

    Quer dizer que espanhóis não vem aqui fazer turismo sexual e não são adeptos da pedofilia? Quer dizer que não existe mercado para a prostituição brasileira lá? A policia de lá esta agindo como o rei da bolinha pregou, o problema das drogas é na Bolivia, guerra aos bolivianos. Quando o turista chega em um país, ele deve ser bem tratado e se faltar com respeito as leis do país, então e só então deve ser deportado, ainda mais um país que não pede visto de entrada. Olha eu não tenho nada contra os espanhóis, meu problema são as autoridades incompetentes. Ah e deixa eu concluir com um: Viva os BOLIVIANOS!!! Mucho me gusta te-los como amigos. Fora Pizarro!!!

    Leider_Lincoln

    Correto então é ficarmos quietinhos, não é? Afinal, quem somos nós, não é mesmo? Mas me diga aí: é paulista e votou no Serra, correto?

    jair

    Sou paulista ,não votei no serra e sou hiper patriota,amo meu pais de um ponto a outro e vc e carioca debochado

    dukrai

    a questão não é patriotada, respeito é bom e mantém os dentes.

    Marcos de Almeida

    Rafael, parece que vc não entendeu; a pessoa deportada não era ilegal, estava com dinheiro, tinha o hotel, o problema era que a pessoa é de cor negra e os espanhois morre de inveja da economia brasileira.Vc ficou sabendo que uns quatros meses atrás queriam trazer centenas de espanhois para trabalhar na Banhia? Eles podem e nós não.

    teresa b

    Não é desejando mal, mas depois da grecia a espanha é a proxima a quebrar. Esperemos sentados a tragedia. Vou ficar na arquibancada assistindo.
    Não tenho paciencia para ser agredida em continente decadente.E olha que tenho passaporte da união europeia mas nenhuma vontade de passear por aquelas bandas. Reciprocidade já!!!!

    Arancha

    Marcos de Almeida …Parece que vc tbm nao entendeu!!!! A pessoa citada, NAO é negra.

    dukrai

    relooooooooooooooouuuuuuuuu rafael, estamos com problemas, vc leu o texto e não entendeu, a Denise Severo e um monte de gente barrada pela "migra" espanhola não é imigrante ilegal.

    edv

    Entendo, ficamos só com a reciprocidade dos acertos…
    Beijinhos, beijinhos…
    Mas só um bate e o outro só apanha.
    He, he…
    Muito recíproco!

    (e a pesquisadora então era uma imigrante "ilegal"…)

Deixe seu comentário

Leia também