Sergio Amadeu: Internet gratuita em praças pode expor serviço pago ruim

Tempo de leitura: 2 min

Sergio Amadeu durante debate na Casa da Cidade

O ativista digital Sergio Amadeu coordena, na Secretaria de Serviços da Prefeitura de São Paulo, a implantação do projeto das praças digitais. A ideia é contratar cinco empresas para oferecer o serviço em 120 praças, pelo menos uma em cada um dos 96 distritos da cidade.

Informações de bastidores dão conta de que, em nome das teles, o ministro Paulo Bernardo tentou bloquear o projeto do prefeito Fernando Haddad, sem sucesso.

A qualidade mínima será de 512 kbps por aparelho. Segundo Sergio Amadeu, a ideia é justamente demonstrar que é possível ter um serviço público de qualidade. “Um dos nossos objetivos é mostrar ao cidadão de São Paulo que a telecom não precisa ser ruim, pode ser boa, pode ter estabilidade, pode ter qualidade. Na praça, nós não podemos oferecer um serviço ruim que o cidadão tem em casa pagando. Nós queremos mostrar que o serviço público pode ser bom, pode ter qualidade, porque depende da fiscalização, depende da regulação, depende do contrato. Infelizmente o serviço entregue ao cidadão que paga, é ruim”.

Clique abaixo para ouvir a entrevista completa:

serginho 2

Leia também:

Governador de Goiás diz que Lula é o maior dos canalhas


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ao vivo, de Porto Alegre, Conexões Globais: O pós-capitalismo é possível – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Sergio Amadeu: Internet grauita nas praças de SP pode expor como serviço pago é ruim […]

Estevão

Internet gratuita… nada que alguns % no IPTU não resolva no futuro, após os devidos ganhos eleitorais…

Sergio Amadeu: Internet gratuita em praças de São Paulo pode expor serviço pago ruim | MSatual

[…] Paulo, a implantação do projeto das praças digitais. A ideia é contratar cinco empresas para oferecer o serviço em 120 praças, pelo menos uma em cada um dos 96 distritos da […]

Lula: "Nos descobrimos para nós mesmos, o grande legado desses 10 anos" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Sergio Amadeu: Internet gratuita em praças de São Paulo pode expor serviço pago ruim […]

Wolf

Eu mudaria o projeto, passaria o acesso grátis para as escolas, bibliotecas, prédios públicos, rodoviárias e terminais, táxis e ônibus (basta um roteador com chip celular 3g) e demais ambientes fechados. Depois iria para as praças abertas, por uma questão de segurança para os usuários e seus gagets.

    Eduardo

    Só tem um problema: 3G mal dá conta de 512kbps para um único usuário (embora prometendo 3gbps), imagina para vários?

Urbano

O hibernardo não é de fazer e ainda tenta atrapalhar quem se propõe a tal. É o tipo do centroavante que quando faz um gol, vem a ser sempre contra.

Daniel

Em termos de acesso à internet, o maior absurdo que eu vejo nesta terra é o fato de nós otá… perdão, brasileiros termos que pagar 100% mas a operadora de telefonia só precisar garantir 10% do contratato, e isso LEGALMENTE.

Que DIABOS de contrato é esse, que é o equivalente à você ter que pagar pelo pão inteiro mas só poder levar uma ou duas fatias dele? Porquê uma operadora de telefonia pode cometer tal golpe livremente, enquanto que se o padeiro tentasse a mesma coisa iria preso?

E antes que venha um funcionário de telefônica tentar justificar isso, a velocidade contratada variar quando você está acessando um site instável é plausível e aceitável, não há como querer que o seu download atinja 10mbps se o servidor do site desejado só consegue lhe enviar a 1mbps. Mas quando o acesso à própria rede da operadora de telefonia só consegue fornecer 1mbps e isso constantemente, algo está terrivelmente errado.

Mardones

O PT prefere as teles. O renascimento da Telebrás ficou no papel. Enquanto isso, a população que contrata os serviços de internete, paga pela banda larga e recebe uma banda lenta.

Bonifa

O Governo Federal tem a obrigação, não apenas de ofício, mas obrigação moral, de vir à Televisão no horário nobre de hoje para esclarecer a população acerca do terrorismo político que agitou o Nordeste do país no dia de sábado. Milhões, não foram milhares, de pessoas as mais humildes do país, se sacrificaram de todas as maneiras para chegar até às agências da Caixa Econômica, em busca de um suposto prêmio que a Dilma estaria dando na conta do Bolsa Família, em comemoração ao dia das mães. Para evitar depredações e violência de consequências imprevisíveis, a Caixa foi obrigada a abrir suas agências e fazer um pagamento antecipado do dinheiro normal do relativo ao mês, dinheiro que deveria obedecer a calendário prévio elaborado pela Caixa. O povo, entretanto, pensa que irá receber duas vezes. A confusão portanto ainda não terminou, e dá indícios de que foi meticulosamente planejada, inclusive pela amplitude geográfica do boato, e por sua capacidade de se espalhar boca-a-boca com a rapidez do raio. Por outro lado, a Polícia Federal não deverá ser poupada para esclarecer este gigantesco terrorismo político e prender os terroristas, pessoas evidentemente de alta periculosidade. O alvo do terrorismo foi a população pobre e as políticas sociais do Governo, sem a menor dúvida, e por isto tende a classe média tende a não alcançar a dimensão do acontecimento.

Marcelo de Matos

Fui tomar um café hoje no Shopping West Plaza e vi uma jovem acessando a internet em seu tablet, ali no café. Será que ela teria coragem de fazê-lo na praça próxima ao shopping? Por que o faria? É só entrar no shopping e pedir um café e ficar ali na mesinha usando a internet. A prefeitura devia fazer convênios com esses cafés e outros estabelecimentos, concedendo incentivos para instalarem wi-fi. Praça é só para quem gosta de viver perigosamente.

    Von Floripa

    É? E quanto custaria o cafezinho?

    Avel de Alencar

    É fantástico. Criticam até o que pode ser bom e gratuito. Na praça não existe o apelo ao consumismo, as pessoas indo à praça obrigará o estado a aumentar a segurança, as pessoas ficariam mais próximas umas das outras, as praças voltariam a ter a função que têm no interior, integrar as pessoas. É uma cadeia de efeitos positivos.

    abolicionista

    Desculpe a franqueza, mas tem gente que nasceu para ser otario…

R Godinho

Não sou técnico, mas ficam algumas questões comichando na minha língua:
Porque um mínimo de 512 kbps? Qualquer paginazinha porcaria, com algumas fotos e ilustrações, vai levar um minuto inteiro para carregar. Logo logo vai ter gente que nem tem internet em casa reclamando da lentidão (verdadeira). Se a conexão chegar na praça através de fibra ótica, dá pra dobrar isso sem um custo tão absurdo a mais. Uma distribuição wi-fi adequada, com 100 metros de alcance, porque menos só vai gerar reclamações,e 1 mega cheio (95% de garantia de banda, up e down load) e o prefeito Haddad vai envergonhar seus pares em todo Brasil.
Dá pra fazer. Mas pelamordedeus, acesso só sob cadastro com senha e página inicial cravada numa página da prefeitura. Dá até pra ser só um logo discreto num canto, uns banners publicitários de serviços e campanhas públicos e de estatais municipais e publicidade paga, dividida entre a prefeitura e a empresa operadora. Entrou, cai nessa página. Daí o usuário pode ir pra qualquer lugar que quiser, até pras páginas inimigas do PIG…

    Avel de Alencar

    Acho que vc deveria apresentar suas sugestões ao Sérgio Amadeu. Ele é um cara muito acessível.

    savio p

    Godinho, só corrigindo uma coisa que vc falou (não que eu seja técnico, mas trabalho com informática). 512kbps não irá fazer com que uma página carregue em 1 minuto não. Uma página inicial de um grande portal deve ter, no máximo, 1MB, o que daria 2 segundos para o carregamento na referida velocidade. E outras páginas não devem passar de 200kB, carregariam em meio segundo. Imagino que no caso da internet da prefeitura estejam falando em 512kbps REAIS, certo? Sem aquela ridícula cláusula que as empresas hoje tem de que na verdade só 10% da velocidade está sendo entregue.

    Estevão

    Há uma diferença fundamental entre k bits por segundo e k bytes meu caro, fora o gasto do protocolo… vai ler a respeito…

usuário insatisfeito

Serviço da Oi Velox(VOLTA REDONDA) é muito ruim, pago 2MG e só chega 1,5 em média, quando não enviam 1MG somente.

    usuário insatisfeito

    obs: Esqueci de dizer uma coisa, moro no centro de Volta Redonda e a empresa OI VELOX diz só poder fornecer 2MG para minha rua, eu falei centro de Volta Redonda! ABSURDO!

    ps: Tenho também internet da SIM TV(GRUPO BANDEIRANTES), UMA GRANDE POCARIA TAMBÉM, QUE ESTOU MANDANDO DESLIGAR.

willian

Impressionante a mudança de São Paulo com Haddad. Principalmente aqui…

    Ronaldo Silva

    Espere mais um pouco e ficará chateado em saber que o PSDB não volta mais ao Governo da cidade de São Paulo, será igual acontece hj na esfera federal, repúdio do povo à vcs.

    willian

    Agora em Viomundo só interessam as soluções dos problemas da cidade. O blog é um porta voz da prefeitura, de suas ações.

    LuizCarlosDias

    Depois de 2014 é certo Haddad pra presidente, o moço paulistão esta indo direto pra vitória, cada dia uma novidade, muita ousadia, ele está mostrando e colecionando feitos para uma brilhante campanha do PT.Junte-se a ele, agitem bandeiras, enchem de esperanças, S.Paulo tem que mudar e o Brasil, mais e mais.Pra gov de S.Paulo apelo ao Lula, vá sem medo, será mais um sacrificio em nome do povo, para o bem do povo.Viva Dilma.

Marcelo de Matos

Internet na praça é muito democrático, mas, quem vai coibir a ação dos gatunos? Tem de ser implantado, também, um plano de segurança nas praças, em determinados horários, quando a moçada vai para lá com seus apetrechos eletrônicos.

    Almerindo

    POR ISSO MESMO que a prefeitura exigiu na licitação uma forma de poder controlar o que é acessado por esses wi-fi públicos…

    Marcelo de Matos

    Tudo bem, mas, eu não estava pensando no que os usuários vão acessar, mas, na possibilidade de seus aparelhos (celulares, tablets) serem furtados.

    Marcelo de Matos

    Não sei se ando neurótico ou com síndrome do pânico de tanto assistir a programas policiais. Acho que praça não é lugar de acessar internet. Antigamente, quando morava no interior, gostava de sentar no banco da praça e ler a Última Hora. Hoje passo longe de praças. Até no Parque da Água Branca, aqui perto, costumo ir pouco: tem muita pomba, garnisé e sujeira. A prefeitura deveria instalar wi-fi em locais mais seguros, como escolas e outros recintos fechados ou providos de segurança. Os jovens estão sendo assaltados na volta da escola ou do trabalho por meliantes que querem roubar celulares. Já imaginaram se ficarem dando sopa na praça com celulares e tablets?

Fabio Passos

Esta iniciativa e entusiasmante.
Vai romper com os interesses de meia duzia de cias transnacionais que estao depenando o povo brasileiro.

A populacao rejeita a roubalheira privata e quer servico publico de qualidade a preco justo.

Parabens a Sao Paulo
Fazia tempo que nao vinha nenhum exemplo positivo de politica publica de Sao Paulo.

    Roberto Locatelli

    Não é à toa que o office-boy das teles, Paulo Bernardo, veio aqui especialmente para tentar fazer o prefeito Haddad desistir da ideia. Sinal de que a iniciativa de Haddad é boa.

    JOTACE

    Concordo contigo, Passos, quanto à excelência da iniciativa de Hadad. É lamentável ver que enquanto na Venezuela tal forma de serviços está presente e até ampliada e disseminada pelos chamados infocentros, temos aqui um ministro de comunicações antipátria, a serviço das multinacionais que roubam o povo.

    Fabio Passos

    Pois e, Roberto e Jotace. Ainda aparece muita coisa boa vinda do PT. Mas e muito decepcionante saber que um paulo bernardo, que destruiu o sonho de banda larga publica para todo o Brasil, tentou ainda barrar a iniciativa do Haddad. Estamos longe do poder. Votamos e elegemos mas nossos representantes estao ligados mesmo a seus financiadores. Se nao tivermos uma alternativa de esquerda nacionalista competitiva em 2014, so poderemos “reduzir danos” mas ja perdemos por antecipacao.

AlvaroTadeu

Nosso serviço de banda larga é muito ruim. Pago uns R$ 120,00 por 20Mb/s (mega bits por segundo) por um serviço ruim que me oferece apenas a metade da velocidade contratada para download. Para upload, nem medi, mas não deve passar dos 500Kb/s. No interior, então, a situação é de calamidade. As teles oferecem UM megabit/segundo, não entregam nem a metade e cobram mais de 80 reais mensais. Na Europa Ocidental, a média é de de 10Mb/s por 15 Euros mensais (Reino Unido, França, Itália, Alemanha), com a diferença que a velocidade contratada é a velocidade entregue. Sem nhem-nhem-nhém. Aqui, em Terra Brasilis, certa ave de mau agouro entregou as teles a preço de banana e ainda financiou. É por isso que pagamos tarifas suecas e temos um serviço do Afganistão.

    savio p

    Metade?? Álvaro, vc está com o estômago cheio e nem sabe…
    Eu pago 145 por mês numa GVT de 15Mbps, e a máxima velocidade que eu consigo é de 1Mbps… 1/15 da velocidade contratada. E eu achando que eles colocavam ao menos 10% exigido por lei… nem isso dá, né?

Valdecir

Paulo Bernardo, o ministro da Teles…

Filipe

Haddad é a melhor descoberta do Lula (melhor que Dilma e seu ministro Paulo Telebernardo), se o Brasil fosse parlamentarista (em que o partido chega ao poder) o PT deveria trocar Dilma por Haddad na presidência.

Haddad vai resgatar o eleitorado de classe média alta e politizado para o PT.

    Bonifa

    Mesmo levando em conta que não é nada fácil governar uma cidade como São Paulo, as complexidades em governar um país como o Brasil são imensamente maiores e de outras variadas origens. Dilma não pode governar o país com a desenvoltura com que um parlamentar enfrenta da tribuna os problemas nacionais. Dilma não tem se deixado envolver pelas mais insidiosas armadilhas da direita, nem pela afoiteza de esquerdas radicais ou juvenis. SEu governo tem feito o país avançar em todas as frentes, e tem aberto, de maneira competente, algumas frentes que jamais se suspeitaria que seriam abertas agora, como baixar os juros e refazer a malfadada organização dos portos. O maior inimigo de Dilma, agora, é o tempo, que em boa parte é território dominado pela direita, e conta com a ajuda de uma justiça travante, ineficiente e tendente à defesa de posições políticas conservadoras.

    Wilson S.A.

    Na campanha de 2014, como ela explicará onde foram parar as 500 novas UPAs e as 6000 novas creches prometidas na campanha de 2010? Vai ser difícil ela responder isso.

abolicionista

Haddad está se mostrando um excelente prefeito. Dilma, por seu turno, faz um governo vergonhoso. Ó PT, como justificá-lo se nem mesmo podemos compreendê-lo?

Waldir ferreira de Souza

O vereador do PSDB tem esquema nos 2 ultimos governos,PSB e PPr

http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/9501-prefeitura-de-sao-vicente-paga-mais-de-r-2-mi-a-empresa-de-bozzella

Luis

O casal Bernardo e Gleisi precisam cair fora do PT e logo.

Blue Bus | Em nome das teles, ministro Paulo Bernardo tentou bloquear praças digitais de Haddad

[…] viomundo – O ativista digital Sergio Amadeu coordena, na Secretaria de Serviços da Prefeitura de São […]

jozahfa

O dia que o PT implantar um serviço público de qualidade eu gostaria de ver.
Vou me lembrar disso.

Francisco

Constatado isso, reclama com quem? Com o Bernardo?

No dia que o PT for eleito presidente, isso tudo vai mudar…

Ai, ai…

    Ulisses

    Cara Jozahfa. Eu devo estar enganado, deve ter sido o seu PSDB com seu finado Paulo Renato que investiu em 15 universidades federais e mais de 200 escolas técnicas. Que abriu concurso para milhares de professores e investiu em programas de educação como FUNDEB, ENEM e bolas de pesquisa e iniciação científica CNPQ e CAPES. Foi o famigerado PT que quis privatizar as universidades públicas, não abria concurso publico para professores e cortou todos os programas de pesquisa até no exterior. Eita classe média reaça esta brasileira.

    Wilson S.A.

    Tudo isso que você falou foi feito na gestão Fernando Haddad no Ministério da Educação. Quero saber da Dilma onde foram parar as 500 novas UPAs e as 6000 novas creches prometidas na campanha de 2010? Como ela explicará isso na campanha de 2014?

Deixe seu comentário

Leia também