Sérgio Amadeu: Azeredo quer aprovar o AI-5 Digital nesta quarta-feira

Tempo de leitura: 7 min

por Sérgio Amadeu, no Trezentos

Na página 17 do Relatório que o ex-Senador Azeredo, agora deputado, escreveu e quer votar nesta quarta-feira está escrito:

“Conclui-se, portanto, que, ao direito de conectar-se a um sistema deve-se contrapor o dever social de identificação, sob pena de que o anonimato venha a permitir àqueles de má-fé praticarem diversas modalidades de crimes e infrações.”

Confirmando o que vários pesquisadores têm afirmado, a proposta de Azeredo é acabar com a navegação anônima e, assim, implantar o completo vigilantismo. Quem se beneficiará disto, as grandes corporações que rastreiam perfis dos cidadãos, que passarão a ter seu rastro digital completamente identificado. Quem mais? A indústria da intermediação que quer ameaçar os jovens que compartilham arquivos digitais; as agências de vigilância estatal e não-estatais; os governos de países autoritários e os criminosos que não terão mais nenhuma dificuldade para reunir os dados dos cidadãos.

Aplicando no Brasil a prática do cadastramento obrigatório os criminosos serão afetados? Obviamente que não. Criminosos usam sofisticados esquemas para se esconder nas redes.

Os únicos prejudicados pela navegação escancarada seremos nós internautas. Em uma rede cibernética, como a Internet, não podemos esquecer que nenhuma máquina pode se esconder por muito tempo, pois trata-se de uma rede de comunicação e controle.

Para se ter uma ideia da gravidade do vigilantismo absurdo da proposta de Azeredo, basta entrar agora no site  < http://panopticlick.eff.org/ > que a Eletronic Frontier Foundation criou para mostrar que quando acessamos um site qualquer nosso computador fica completamente vulnerável. No caso, o site remoto irá dizer que navegador você está usando e tudo que está instalado nele. Isto é possível porque trata-se de uma rede baseada em protocolos de controle.

Assim, ao vincularmos uma identidade civil a navegação de um número de IP estamos constuindo um controle inaceitável dos cidadãos.

Azeredo representa os segmentos da comunidade de vigilância que não aceita que as pessoas possam criar na rede conteúdos e tecnologias, sem ter que pedir autorização para Estados e para as grandes corporações.

MOMENTO HOBBESIANO E SENSACIONALISMO

Azeredo quer aprovar seu parecer que transforma situações de exceção que só poderiam ser autorizadas pelo Poder Judiciário em regra de funcionamento da Internet. Por isso, seu projeto foi chamado de AI-5 Digital.

É repudiado por todo o movimento democrático e pelos pesquisadores de cibercultura e pelos acadêmicos de diversas universidades do país. Na primeira tentativa de aprovar o AI-5 Digital, a sociedade civil conseguiu arregimentar mais de 162 mil assinaturas em um abaixo-assinado denominado “Pelo veto ao projeto de cibercrimes – Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na Internet Brasileira” < http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?veto2008 >.

Para tentar aprovar o projeto aproveitando os exageros da mídia e o sensacionalismo da Rede Globo e da Revista Época, Azeredo quer transformar um ataque infantil a sites do governo em algo que justifique a aprovação urgente de suas medidas vigilantistas. Nenhuma delas por sinal alteraria o cenário dos ataques. Em um show de sensacionalismo desinformativo, a  Época afirma que os ataques da semana passada foram os maiores que o Brasil já sofreu. Completamente falso. No próprio Parecer que pretende aprovar, Azeredo coloca os dados que mostram que somente no ano de 2009 tivemos mais de 300 mil registro de diversos incidentes na rede no CERT.br.

2006     197.892
2007     160.080
2008     225.528
2009     358.343
2010     142.844
2011      90.759
Fonte:http://www.cert.br/stats/incidentes/

Também, em 2009, foram reportados ao CERT 896 notificações de ataques de negação de serviço, os DOS, que geram a elevação de acessos a um serviço para retirá-lo da rede.

Os ataques da semana passada foram menos lesivos para o governo e para os cidadãos do que os vazamentos “quase analógicos” de dados da Receita Federal, expondo as declarações de renda de inúmeros brasileiros.

Estranhamente um conjunto de ataques gera capa de uma revista importante, uma semana depois do Presidente da Febraban clamar pela aprovacão de uma lei de crimes digitais (leia AI-5 Digital do ex-Senador Azeredo).

Azeredo aprendeu com George W Bush. Espalhar o medo é um bom modo de aprovar medidas extremas que destroem direitos em função de uma pretensa segurança. No fundo, Azeredo quer atender os interesses da Febraban que sonha em responsabilizar provedores de acesso por ataques que venham a sofrer. Igualmente pretende abrir caminho para a indústria do copyright agir a partir da criminalização de práticas corriqueiras na rede, intimidando jovens, bloqueando redes P2P, fechando lan houses e acabando com redes wi-fi abertas.

AZEREDO RETIRA EXPRESSÃO INDEFENSÁVEL DO SEU PROJETO E ACHA QUE ENGANA

Muitos especialistas denunciaram a generalidade abusiva da criminalização pretendida pelo ex-senador. Em julho de 2008 escrevi no blog do samadeu:

“[O projeto Azeredo] abre espaço para intimidar os usuários das redes P2P, permite criminalizar jovens que copiam vídeos de TVs a cabo, músicas de dispositivos de comunicação (CDs, DVDs, i-pods, etc), ela torna a obtenção e transferência de informação em desconformidade com a autorização do titular da rede um ato criminoso. Em seguida, ela obriga os provedores que receberem denúncias de indicíos atos criminosos a entregarem seus usuários para as autoridades, leia-se polícia.

Isoladamente, o artigo 285-B é inaceitável.

“285-B. Obter ou transferir, sem autorização ou em desconformidade com autorização do legítimo titular da rede de computadores,dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, protegidos por expressa restrição de acesso, dado ou informação neles disponível.”

Um filme que está em uma “rede de computadores” ou “dispositivo de comunicação”, por exemplo, um vídeo que passa pela TV a cabo (protegida por restrição de acesso) e que foi postado no Youtube, se for transferido para uma rede P2P, SERÁ CONSIDERADO CRIME PELA LEI DO SENADOR AZEREDO. Esta possibilidade é o que chamo de criminalização das redes P2P e de uma série de repositórios de vídeos, como Youtube.

Além disso, se você comprar um CD e passá-lo para o seu próprio computador, isto deixará de ser uma mera violação da sua licença (uma parte das gravadoras proibem em suas licenças as pessoas de colocarem músicas de seus CDs em pen drives e computadores) e passará a ser crime, pois seria enquadrado como violação de “dispositivo de comunicação” em “desconformidade com a autorização do legítimo titular”.

Azeredo disse que isto era uma inverdade.

Todavia, todos perceberam que o que Azeredo trazia a agenda oculta da Febraban e da Indústria de Copyright.

Agora, Azeredo coloca em seu parecer que é pela aprovação do substitutivo inclusive dos artigos 285-A e 285-B, “exceto as expressões “de rede de computadores, ou” e “dispositivos de comunicação ou”.

O que será que aconteceu? Por que Azeredo mudou de ideia?

Simples. Azeredo quer lançar a confusão e dizer que já resolveu o problema. Na verdade, o artigo continua praticamente igual simplesmente mantendo a expressão “sistema informatizado”. Pen drive é sistema informatizado. TV Digital, reprodutor de DVD, computador, laptop, tablet, também são.

O projeto do atual ex-senador Azeredo continua inócuo contra criminosos, abusivo contra criadores e inovadores; arbitrário diante de cidadãos. Projeto continua criminalizando práticas cotidianas na rede e coibindo a criação de novas tecnologias.

Azeredo sabe que não consegue aprovar o cadastrato obrigatório para acessar a Internet, por isso no artigo 22 joga mais “uma casca de banana”. Veja:

“o artigo 22 trata de obrigações para os provedores do serviço de acesso à Internet no Brasil:
– manter em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de 3 (três) anos, com o objetivo de provimento de investigação pública formalizada, os dados de endereçamento eletrônico da origem, hora, data e a referência GMT da conexão efetuada por meio de rede de computadores e fornecê-los exclusivamente à autoridade investigatória mediante prévia requisição judicial. Estes dados, as condições de segurança de sua guarda e o processo de auditoria à qual serão submetidos serão definidos nos termos de regulamento.”

Repare que ele quer criar um novo mercado de segurança para os seus aliados ao dizer que a “condição de segurança” da “guarda” dos logs de acesso será definida em regulamento, ou seja, pelo Poder Executivo. Além disso, para saber se as lan houses, os telecentros, as prefeituras, as escolas, empresas que fornecem acesso à Internet estão guardando os dados conforme o regulamento, elas terão que ser submetidos a um “processo de auditoria”. Será pago ou gratuito, Azeredo? Ah! Não sabemos, pois isto será feito depois na regulamentação da lei.

Além disso, deveríamos exigir que as informações que os provedores guardam de nossos logs na rede e de nossa navegação sejam armazenadas pelo menor tempo possível, exceto suspeita e ordem judicial. Em uma rede cibernética, não podemos tornar vulneráveis nossa privacidade e direito de navegação sem sermos vigiados.

PARA AZEREDO É PIOR ACESSAR INDEVIDAMENTE UM SITE E COMPARTILHAR UM ARQUIVO EM REDES P2P DO QUE INVADIR UM APARTAMENTO…

Seguindo a linha de exgeros na criminalização, Azeredo exagera nas penas. Penas de acesso indevido vão de 1 a 3 anos enquanto a invasão de domicílio no código penal tem pena mais branda.

NÃO É POR MENOS QUE A PODEROSA ASSOCIAÇÃO DO COPYRIGHT NORTE-AMERICANA PEDIU A APROVAÇÃO DO AI-5 DIGITAL

Buscando ampliar a criminalização de práticas coletivas e cotidianas de milhões e milhões de internautas, a IIPA, Associação internacional de Propriedade Internacional que no relatório 2009 fazia referência a necessidade de aprovar o AI-5 Digital no Brasil, agora chegou aos limites da agressividade.

Leia meu post de fevereiro de 2010 e baixe o Relatório (em inglês).

EM DEFESA DA CIDADANIA NA REDE: PELA APROVAÇÃO DO MARCO CIVIL DA INTERNET.

A estratégia de exagero e de atemorizar a sociedade é antiga. Azeredo tentou dizer que seu projeto seria para proteger as crianças da pedofilia. Pedofilia já é crime. Depois de ver fracassar sua tentativa de enfiar sua agenda dos bancos e da indústria do copyright como proteção das crianças, agora vem dizer que seu projeto visa proteger-nos dos ataques “terroristas”. Quem seriam eles? “Os hackers”. Ocorre que os hackers constroem e desenvolvem coisas. Hackers, como demonstrou Manuel Castells, estão na origem e no desenvolvimento da rede mundial de computadores. Quem destroi são crackers.

Independente da disputa semiológica. Antes de mais nada temos que reivindicar que o projeto que regulamenta a Internet no Brasil e que define os direitos e deveres dos internautas denominado Marco Civil seja enviado pelo Ministério da Justiça para o Congresso Nacional.

O Marco Civil foi construído colaborativamnete pelos diversos setores da sociedade contando com milhares de contribuições em uma plataforma aberta na rede, em duas rodadas, durante mais de seis meses. Não dá para aceitar que o Seandor Azeredo venha dar um tapetão porque o Palocci segurou o projeto ao invés de enviá-lo logo o início da gestão. Não dá prá aceitar que o PSDB venha dar um golpe de mão para apoiar a implantação do vigilantismo e do controle desmedido da rede.

Antes de criminalizar precisamos decidir quais os nossos direitos na rede. Deve ser considerado crime a violação de alguns desses direitos. Não todos.

A liberdade e a diversidade cultural na rede deve sobreviver aos ataques das grandes corporações de dos grupos vigilantistas, inconformados com a liberdade de criação e compartilhamento.

DIGA NÃO AO AI-5 DIGITAL.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alberto Navarro

Esse indivíduo, Eduardo Azeredo, quando estudava no Colégio Estadual em Belo Horizonte, gabava-se de ser filho do deputado Renato Azeredo, julgando com isso ser "especial". Acabou por se tornar realmente "especial", recebendo o apelido de "Dudu Bobagem", algo bastante similar, à época, de um portador da Síndrome de Dawn ou aluno do Instituto Pestalozzi, ou seja, portador de uma deficiência psíquica/mental. Talvez tenha com isso conseguido enternecer o "mui católico e penitente contumaz" povo mineiro!

Maria José Rêgo

Que tal manifestarmos aos congressistas que somos contra esta Lei? Poderíamos também twittar.

jotha

O ex-senador teve campanha subsidiada por uma empresa da área de TI que pertence ao Bradesco e atende as maiores instituiçoes financeiras do país, ou seja, é o tipo de projeto lei feito por encomenda, não pelo ex-senador, mas sim pelo banqueiros preocupados com seus próprios interesses.

    João

    ué…

    o Bradesco e o Itau contribuiram pra campanha da Dilma!

    pela sua lógica, isso significa q…

    rsrsrs

Conceição Oliveira

Azenha a votação foi adiada e terá audiência pública dia 13/07, e votação no segundo semestre, ou seja, temos de aproveitar este tempo que nos resta pra mobilizar e esclarecer a população o porquê de este projeto não combater crime algum e apenas facilitar a vida de governos autoritários e corporações.

leandro

Voces estão preocupados com o que??? A Dilma tem maioria, basta o governo querer que essa idiotice não passa, ha não ser que o governo apoie nas sombras.

edv

Sei não…
Suspeito que esta súbita onda de hackerismo, bem divulgada pela mírdia, possa ser parte da campanha para aprovação deste AI-4 de Azeredo…

Marcelo de Matos

Chamar o Azeredo de mensaleiro não contribui em nada para a discussão sobre o controle da internet. Mensalão nunca existiu: isso foi uma “sacada” do criminalista Bob Jefferson quando se viu acuado depois que seu cupincha foi flagrado recebendo propina. O que há, em todos os partidos, é caixa 2 eleitoral, com prováveis desvios. Azeredo é um líder competente e seu projeto deve ser prestigiado, a menos que sejamos malucos a ponto de preferirmos a livre atuação dos hackers. O UOL noticiou hoje que um deles invadiu a caixa postal da Dilma e tentou vender os segredos para o DEM e o PSDB. Todos nós achamos correto isso? É essa a sociedade que queremos? Então, pau no Azeredo!

Carmem Leporace

Quem foi o lunático e megalomaníaco que tentou expulsar jornalista do Brasil??

Esses trolls esquerdopatas pensam que enganam quem???

    Leider_Lincoln

    Azenha, como esse sujeito ou quaisquer dos nomes que ele adota, ajuda com a discussão neste blogue? Acaso ser tolerante com o fascismo e a trollagem de sujeitos como o Richard Smith você não estaria incentivando justamente a ambos? Esse sujeito incomodada, mas não por que nos elenca outras discussões, outros pontos de vista. Ele incomoda por que sente um prazer doentio nisso.

    M. S. Romares

    Leider, acho que Azenha deveria colocar um mata-burro nesse site. Quanto a ele sentir prazer, já te passou pela cabeça que pode ser a única forma?

    Leider_Lincoln

    Não sei, você pode nos dizer? Aproveite e nos diga também quem são o mentiroso e o cocainômano que ligam para jornais pedindo a cabeça de jornalistas que fazem qualquer crítica, por menor e mais verdadeira que seja, a eles? Estou esperando, Sr. Richard "Carmem Leporace" Smith:

Jose Mario HRP

Do PSDB, criador do mensalão, mineirim( faz por detrás das bombas!) e lacaio dos poderosos!

FrancoAtirador

.
.
AMORDAÇAR A CULTURA É PROMOVER A BARBÁRIE.
.
.

operantelivre

Além de suas próprias ações impróprias, quem e o que mais ele quer brindar e blindar?
Ele parece bom-de Bico.

Yarus

O Partido da Imprensa. Davis Sena Filho

Tudo o que é feito em prol do povo, os homens e as mulheres de imprensa, os que ocupam cargos de mando, chamam de populismo. Mas tiveram a insensatez e a ignorância política em defender o neoliberalismo, que fracassou de forma inapelável e retumbante. Até mesmo jornalistas considerados experientes como o Renato Machado e a Renata Vasconcellos, do “Bom Dia Brasil” da TV Globo, saudaram, da forma mais imprudente e capciosa possível, o golpe sofrido, em abril de 2002, pelo presidente constitucional da Venezuela, Hugo Chávez, que foi, inclusive, absurdamente seqüestrado, com o apoio da CIA do governo de George Walker Bush, que se antodenominava o senhor da guerra.

Meu comentário não visa constranger o Renato Machado, até porque não o conheço. Cito apenas um fato real, de conhecimento público, notório e que ficou na memória e na retina de muitos brasileiros, porque a saudação ao golpe foi incrivelmente surreal, um despropósito. Renato Machado, de perfil político conservador igual a tantos outros jornalistas, apenas, talvez até inconscientemente, comemorou a queda, mesmo através da violência, de um homem constituído presidente, pois eleito pela vontade do povo. Machado simplesmente reflete o desprezo do Partido da Imprensa em relação aos interesses da sociedade, em relação às determinações e aos desejos da sociedade civil. Não há nenhuma surpresa. O Partido da Imprensa age assim, mostra-se assim, só que, muitas vezes, inversamente ao Machado, apresenta-se de forma dissimulada"…………………………..

Vale a pena ler todo este artigo http://jblog.jb.com.br/palavralivre/

spin

O blogueiro e deputado federal Brizola Neto conseguiu adiar a votação.
Ufa!
Tá aí a importância de elegermos pessoas comprometidas com nossa luta
Se bem que muitos cariocas deixaram de votar em Brizola Neto para votar em Romário, afe!

Jair Fonseca

Azeredo!!! Logo quem. Um dos piores da longa lista de péssimos governadores oligárquicos de Minas.

    Bonifa

    De segunda linha. Apareceu no vácuo.

SILOÉ -RJ

Esse FP junto com o Daniel Dantas o Valério e o Roberto Jeferson entre outros, foram os que armaram a arapuca do mensalão que quase detonou o governo Lula e afundou com o PT.e estamos até hoje pagando por essa humilhação.
Agora vem ele denovo, escoltado pelo PIG, tentar outra arapuca.
Com essa corja de gente da pior espécie, capaz de vender a mãe se a mesma tiver cotação, (vide invasão de hackers) todo cuidado é pouco, e temos que está bem preparados.
Sugiro um tuitaço e pressão por email aos congressistas, para mostrar também a nossa força, se quisermos ganhar essa batalha.

    eliane

    ISSO é campanha orquestrada para aprovar o AI-5 DIGITAL! Reparem na sequencia de noticias sobre o 'ataque' dos hackers, a folha e outros canais demonizando a internet e levando a sociedade a acreditar que estamos sob ataque, só idiotas nao veem o objetivo da campanha da imprensa e imediatamente a colocacão do projeto de Azedo o traíra de Minas.
    NÃO AO AI-5 DIGITAL!!!! NEUTRALIDADE E LIBERDADE NA REDE!
    Twitaco e mensagens ao congresso, não podemos deixá-los a vontade p aprovar essa ditadura.

Silvio I

Aqui tem pessoas que expõem suas idéias e lutam de alguma forma para que o Brasil seja um país rico, com sua população educada, politizada, que tenha trabalho, escola, saúde e transporte. E nenhum e ladrão, de dinheiro público.

João PR

E o Instituto Millenium nada fala disto?
E os próceres defensores da liberdade de imprensa, nada falam?
Cadê a gritaria do PIG contra esta tentativa de calar a internet?
Este pulha que quer colocar censura na internet não é do PSDB? O que o PSDB acha disto?
O que o PSDB acha do governador do Paraná censurar o blog do Esmael por 75 dias?
Vou parar por aqui, porque do contrário podem censurar o viomundo.

Regina Braga

No blog do Rodrigo foi dito de onde os ataques vieram…EUA…Èmelhor o senador dizer a quem está servindo…Ao povo brasileiro ou a turminha que queria implantar a Lei do terrorismo?Que são na verdade adeptos do colonialismo .Servos sinceros do EUA.

SILOÉ -RJ

Alô Alô!!! Soninha!!! Braço direito virtual do Serra e do PSDB.
Agora entendo o motivo dos ataques simultâneos e orquestrado aos sites dos orgãos públicos e do governo
Só pra intimidar e botar pressão na votação, né???
Lamento informar que mais uma vez, vocês deram com os burros n`agua.
Além de serem pegos porque são burros e deixaram rastros, serão punidos por isso.
E que apesar da grana dos lobistas (A GRANDE MÍDIA) falar alto, muitos também sabem da força dos internautas e pensarão 2 vezes, antes do voto.

    henrique de oliveira

    Siloé voce acertou na mosca , Soninha cansada bicicleta Francine esta por traz dessa maracutaia mal feita.

aurica_sp

Muita coincidência esse OTÁRIO tukano querendo implantar o AI-5 Digital e uma semana antes vários sites do Governo Federal serem atacados por hackers. O Guru indiano do Serra deixou filhotes por aqui.

    El Cid

    aurica, aqui ele é conhecido como "água de salsicha"…

Antonio Soares

É por essas e outras que o PSDB cada vez mais vem perdendo credibilidade como o povo brasileiro. Esse projeto é de um autoritarismo inaceitável. Censura pura. Se o tucano Azeredo queria prestar uma homenagem a Mendonça Falcão, acertou em cheio. Assim vai mal o PSDB. Muito mal.

Ricardo_Alves

tem gente que nasceu para entar para historia. este azedo e um. em sua lapide estara escrito aqui jas um lesa patria.

Fabio_Passos

As pessoas querem cada vez mais liberdade para se expressar e criar.
E aparece este tucano propondo controle. Não tem sequer um sujeito que preste no psdb?
psdb / mídia-corporativa / dem = atraso

O regime precisa monitorar para conseguir cerecear a livre troca de informação e conteúdo.
E identificar e punir aqueles que ousarem incomodar o poder.

    Mário SF Alves

    Só se expressam assim e só sabem ser "políticos" assim: reprimindo, excluindo, atemorizando (reginoduarteano), espionando e futricando! Lamentável e indignante, mas fazer o quê? É o jogo democrático jogado no campo do adversário, o ainda todo poderoso poder financeiro.

monge scéptico

Na linha globalista ianque dos cartões, chips, biometria etc. o azeredo tá a serviço da
Ci -AI- EI? Num país letrado azeredo já teria sido cuspido da vida publica.
Temos que lutar contra isso, por que em pouco, poderemos ser incluídos entre em
grupos do "eixo do mal". Presidente(a) Dilma exerça sua autoridade VETE o projeto
do capacho ianque.
globo: o povo se desliga de você assim; CLICK! OFF! BYE .

Ronaldo Cananéia

Enquanto isso o Ministério das Comunicações, aquele ministério encarregado da internet, e dirigido pelo Hibernardo Roda Presa, faz o que?

Cuida dos interesses do PT, partido das telefônicas, e finge que cuida da banda larga para os cidadãos brasileiros.

Você conhece algum deputado do PT que esteja indignado e tomando alguma atitude contra o Azarado? Já ligou para ele? Eu estou tentando . . .

El Cid

A mídia tradicional está se comportando de forma muito próxima à conivência ou à cumplicidade com os crackers. Basta ver o espaço e o tempo dedicados aos ataques dos "sites" do governo. Depois vem o lenga-lenga, para se aprovar uma lei para tipificar os crimes na internet. Atuação típica do Pig.

    eliane

    Temos que agir gente e rápido, Brizola Neto e outros conseguiram adiar esse crime mas a próxima votacão é em 13 DE JULHO, tá muito perto temos que acelerar alguma acão p pressionar, twuitaco todo dia ate o dia da votacao, emails para o congresso e abaixo assinado, acao popular, qq coisa mas temos que impedir esse crime contra a nossa liberdade, nao dá p esperar a vespera da votacao!!

Cunha

Se a Justiça fosse igual para todos, talvez esse cidadão estivesse preso hoje em dia.

Marcello

Não ao AI-5 digital do Azeredo, o verdadeiro mensaleiro do Brasil. Ele tinha que ser mesmo do PSDB… Tudo a ver!

Ana

Quanto mais o Brasil avança na felicidade social, mais o Brasil regride no Congresso Nacional.
Isso é medo do povo que está ficando mais esperto???

    SILOÉ -RJ

    Com certeza, Ana.

Luisa Mariani

Como que um cara desse ainda me aparece na política?
Eu já teria me escondido de vergonha com o lance do mensalão mineiro.
Cara-de-pau!

joão paulo

Como mineiro que sou, peço desculpas a todos pelo fato de este IDIOTA, chamado Eduardo Azeredo existir.
Isso é bandido da pior espécie !!!
Eu disse bandido, vagabundo e sem vergonha!!!

Azeredo…vem agora me prender…vem…

    SILOÉ -RJ

    Pra te prender vai ter que prender todos que concordam, e eu acresco ainda, vários atibutos impublicáveis.

Polengo

Ai, que medo da internet!
Ass. Azeredo.

Elias SP SP

O Eduardo Azevedo é aquele do blog "limpinho" e o Reinaldo Azeredo é o senador do AI 5 Digital? É isso? Estou meio confuso. Não sei mais quem é quem. Esses dois trabalham para o bem do Brasil? Quem são esses senhores? São da direita? Ah, não, são homens direitos. Estou certo? Então por que você me chama de burro?

    jackson galindo

    Acho estes caras a nova cara des antigas ditaduras. Tem ele cerra e mais alguns e outras nuvens negra por traz. Parece 1984

leandro

Proposta ridicula, tipica de paises como a china ou cuba. Vamos ver o que a maioria governista irá apoiar. Esse azeredo é um corrupto de carteirinha, tomara que o governo não vá na onda dele e depois culpe a oposição.

    eliane

    NÃO PODEMOS ESPERAR A VOTACÃO! A votacao é em 13 de julho estamos pertissimo de perder nossa liberdade, nao dá p contar c boas intencoes de politicos aliados e o escambau. Politico só entende a linguagem da PRESSAO POPULAR e a midia que esta patrocinando a ditadura na internet tem poder e voz em todo o pais, se nao nos mexermos para pressionar esse congresso ADEUS net livre!

Augusto

A que multinacional esse imbecil serve???? A que interesses seve esse velho idiota????

    Bruno

    Quero ver um comentário chamando o Lula de imbecil e velho idiota sendo aprovado.

    Leider_Lincoln

    Deve ser as mesmas para as quais a Ana "ECAD" de Holanda vem trabalhando..

Fernando

que plano a direita deste país articulou…primeiro ataques para causar pânico depois a aprovação de uma lei que ira censurar os blogueiros progressistas e perseguir quem acessa seus sitios….é o 11 de setembro digital!!!!!!!!

Tadeu Versulotti

Porque a preocupação de regulamentar a Internet se até hoje não regulamentaram os artigos da Contituição da trata da midia? Esses tucanos não dão prego sem gratificação

O_Brasileiro

Uma coisa é ter um ou dois canalhas na Câmara… Outra coisa é ter mais de 300 canalhas naquele lugar…
Estou esperando para saber o que estão fazendo lá os outros 511 deputados federais…

Carmem Leporace

Agora quem dá bola é o Santos..
O Santos é o novo campeão…

Parabéns ao alve negro praiano pela conquista da América, rumo a Tókio….rumo a conquista do mundo….

    Klaus

    Bomba, bomba, bomba! Carmen Leporace é o Azenha!

Julio Cesar Costa

Alguém duvida que um grupo conservador, de (feudo)honestidade, que fala em proteção (de quem? Só se for de um pequeno grupo, que não largar osso), que na verdade são sepulcros caiados. É assim que está a mídia brasileira, alguns políticos e empresários: criam situações para que o povo pensa que estão, a seu favor, optando pelos rumos certos. Aliás, alinhar discursos na tv (Globo) com os da pauta governista não é mais novidade para ninguém. Precisamos reclamar, para o engano nos assole, com o estampa de bondade.

Gustavo Pamplona

Olhem o tipo de notícia altamente relevante que sai no PIG (galera… ironizando… )

[Ana Maria Braga economiza R$ 205,1 mil em mudança de casa]
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/936079-ana

—-
Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
Desde Jun/2007 ironizando notícias altamente relevantes do PIG no "Vi o Mundo"! ;-)

@renan2112

Mais uma daquelas leis criadas por burocratas que nada entendem de tecnologia.

Gustavo Pamplona

Só li bobagem atrás de bobagem… se o tal do Eduardo Azeredo pensa que pode ir atrás de um cidadão apenas pelo IP, sabendo o que eu sei…

Se eu quiser eu poderia criar um conta de e-mail falsa e perfis falsos em sites de relacionamento e sobre IP's, (bom… não quero entrar em detalhes técnicos) eu poderia usar uma lan-house bem longe de minha casa por exemplo (e que não tenha cameras de vigilância) e sobre as digitais no teclado, eu nem precisaria me preocupar em colocar luvas cirúrgicas, sabem porquê, logo, logo outra pessoa acabaria digitando em cima mesmo. (hahahhahhaha)

Amigos… somente "trouxas" é que são pegos na Internet… e detalhe: Quando vocês leem notícias que "hackers" foram presos eles é que se denunciaram a si mesmos, ou em outras palavras, quiseram "fama" mesmo! Somente 0,01% é de fato pego.

—-
Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
Desde Jun/2007 lendo bobagens no "Vi o Mundo"! ;-)

    @renan2112

    Se eu quiser alugar um servidor em qualquer outro país, eu posso usando um cartão de crédito internacional. Daqui a pouco aparece um Azeredo da vida para propor bloqueios a isso…

Ramalho

A liberdade de imprensa não precisa da defesa da presidente, pois já é defendida robustamente por pessoas poderosas. Dilma está a arrombar porta aberta. Espera-se que haja razão de Estado sólida para este aparente adesismo.

Ademais disto, a indústria midiática tem praticado libertinagem de imprensa, da qual a própria Dilma foi vítima, isto sem se falar dos muitos atacados injustamente e dos riscos concretos que a indústria midiática tem imposto à democracia brasileira. O abuso vem sendo praticado articuladamente não apenas no Brasil, mas em quase toda América do Sul, e alguns, como a presidenta da Argentina, têm tomado providências para reprimi-lo. A libertinagem da imprensa, é inaceitável, mesmo que mimetizada em liberdade de imprensa. É, portanto, dever de Dilma, ao invés de ecoar o canto da sereia dos donos da mídia, agir no discurso e na prática contra a libertinagem da imprensa.

Direitos a defender há, e um deles, fundamento da liberdade de imprensa, e mais importante do que esta por ter escopo muito maior, é o da liberadade de expressão. Surpreendentemente, quem saiu em defesa deste direito foi o Supremo, reconhecendo o direito de se marchar em favor da legalização da maconha. Isto se deu ao lado do ataque covarde da polícia do Espírito Santo aos estudantes e da polícia de São Paulo aos defensores da legalização da maconha. De Dilma e de seu governo nada se ouviu em defesa do direito de expressão nestes casos.

No momento em que a Câmara prepara-se para limitar o direito de expressão na esfera virtual, seria oportuníssimo que Dilma saísse em defesa dele, embora tal defesa seja menos confortável politicamente do que a da "liberdade" de imprensa.

Almerindo

Mas O QUÊ podemos fazer pra impedir isso, de um dia pra outro???

    Cunha

    Um twittaço. Bater panela na rua não dá! O negócio é despejar no twitter a matéria com uma torrente de protesto digital.

    Bruno

    Bater panela na rua dá uma preguiça… deixa eu protestar sentadinho aqui em casa… tuitaço… pfff

    Bonifa

    Tudo. Podemos e devemos fazer tudo.

Rasec

Esses hackers que têm invadido os sites do governo federal e sites de municípios aliados! Sei não! Só levantando hipóteses: será que tem a ver com a aprovação desse projeto desse tucano? haverá envolvimento do pessoal sujo do Zé Baixaria, o mesmo pessoal das eleições e das mensagens virtuais truculentas?
Quem está por trás desses ataques, concretamente?
O que pretende, de fato, esse senador Azedo?

    Bonifa

    Boa lembrança. E não esqueçamos que talvez o Azeredo também esteja ligado aos grandes interesses internacionais de controle ditatorial da Internet. Quem inventa o Mensalão à custa do dinheiro público, é capaz de tudo.

Klaus

Azeredo e os tucanos não aprovam sozinhos. Se aprovado for, será com o apoio da base governista. Ou não?

    Gerson Carneiro

    É vero. Da mesma forma que aprovaram o Código Florestal do Aldo Rebelo.

    A desgraça é que quem vota normalmente não conhece sobre o que está votando, ou ainda, fazem um carnaval, um xinga o marido do outro (Aldo Rebelo x Marina Silva), na última hora fazem um acordão e aprovam.

    Tudo em conformidade com o "Toma lá, dá cá".

    João

    perfeito!

    Azeredo "apenas" é o relator do projeto q terá q ser aprovado pelo CONGRESSO, que tem AMPLA MAIORIA GOVERNISTA…

    Se o projeto for ruim e arbitrário, será facilmente derrubado…

    se mesmo sendo ruim, for aprovado, terá sido aprovado não por Azeredo ou pelo PSDB, mas por todo o CONGRESSO, INCLUSIVE A BASE GOVERNISTA!

    os petistas querem reclamar? tem todo o direito!

    mas q reclamem principalmente dos seus q eventualmente votarem pela aprovação do projeto…

    sem essa de "PSDB e DIREITA", né!?

    SILOÉ -RJ

    Não podemos esquecer que vai rolar grana alta, e corruptos tem em todos os partidos, Daí uma preessãozinha básica de todos os internautas em todos congressistas cairia muito bem não é não???

    eliane

    Pressao basica nao, SUPER pressao nao podemos dar descanso a eles ate o dia 13 de julho dia da proxima votacao. nada de pressao light, é vuvuzela neles, se nao nos temem nada farão por nós.

Bruno

A medida do senador é exagerada e arbitrária. Todavia, eu gostaria de ver um pouco mais de patrulhamento na rede. Por exemplo, flexibilização das regras para quebra de sigilo e proposição de acordos com os provedores de serviço de correios para maior agilidade na investigação de criminosos. Não acho razoável que 100% dos acessos sejam não-anônimos, mas é pra lá de razoável que a investigação de crimes digitais – de coisas "menores" como os casos de racismo e calúnia a assuntos de extrema relevância como pedofilia, tráfico de entorpecentes e um ponto crucial: corrupção.

Emília

Mais um bandido safado do PSDB querendo acabar com o povo brasileiro. A raça ruim essa raça tucana e esse mineirinho caladinho, fundador do mensalão está me saindo um biscateiro de primeiro.

    João

    q pérola de pensamento…

Marcelo de Matos

Sou plenamente favorável ao controle da internet. A liberdade total de ação dos hackers não significa, em absoluto, liberdade de imprensa ou coisa que o valha. A sociedade virtual, tal qual a sociedade em que vivemos, não pode prescindir de fiscalização, ou, diria mesmo, policiamento. Até bem pouco tempo não se admitia policiamento na cidade universitária, porque atentaria contra a liberdade acadêmica. O resultado foi que tivemos muitas vítimas de estupro e latrocínio. Esta semana mesmo meu computador, como o de milhares de pessoas neste país, foi invadido por hackers. Eu clicava para desligar e o computador continuava operando, obedecendo à ordem de maníacos que queriam invadir computadores do governo. Eu não consigo captar o que há de moderno e revolucionário em não se admitir qualquer tipo de fiscalização na internet. Parece coisa de doido. Confio na capacidade do mensaleiro tucano de Belzonte para melhorar a qualidade de nossa internet. Ele é do ramo: formado em engenharia mecânica com especialização em informática.

    @orivaldog

    Apenas posso dizer a você Marcelo de Matos que adoto sempre o lema "É Proibido Proibir" e digo não ao AI-5 Digital e a qualquer forma de controle na internet.

    @renan2112

    Seu computador foi invadido por hackers? Sinto informar que é culpa sua. Ferramentas de segurança existem aos montes pela internet, cabe ao usuário tornar seu sistema seguro.

    E especialização não significa absolutamente nada; já vi profissionais com mestrado e doutorado falar diversas bobagens.

    Vinícius

    Sua carro foi roubado por ladrões? Lamento informar que a culpa é sua. Ferramentas de segurança existem aos montes, inclusive o CAR SYSTEM, anunciante do Sérgio Mallandro!

    Ficaram te encoxando no ônibus lotado? Lamento informar que a culpa é sua. Devia ter chegado um pouco antes na fila para se encontar perto de um banco ou de outra mulher.

    E por aí vai.

    E especialização não significa nada mesmo.

    @renan2112

    Se você não atualiza seu sistema, usa "cracks" de origem duvidosa, sai clicando em tudo que é besteira… a culpa é sua sim, sinto muitíssimo, a irresponsabilidade de não cuidar do que é seu foi sua.

    As ferramentas de segurança existem, e não existe desculpa senão a ignorância para não usá-las.

    SILOÉ -RJ

    Não duvido nada de que seja ele o mentor dos recentes ataques de hackers contra aos orgãos governamentais via Soninha ou não, e outras invasões tipo quebra de sigilo da receita federal dos PSDBistas em conluio com Aécio, tendo quem sabe o Amaury, aquele do livro bombástico que até hoje não saiu, como cortina de fumaça.
    Coincidentemente todos de Minas.

    eliane

    Esses ataques sao campanha orquestrada, esse Azedo é agente da Febraban e dos interesses do Copyright além dos imundos de sempre do Brasil que querem nos impedir de ter voz, é a ditadura sem armas e ainda tem trouxa achano que é por nossa seguranca que querem aprovar esse crime.

João Sérgio

Lista dos membros titulares e suplentes da Comissão de Ciência e Tecnologia, na qual o projeto está sendo analisado. Bora mandar mensagens mostrando nosso REPÚDIO http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/c

lia vinhas

Quero ver na prática para o que serve a maioria da base governista.

    SILOÉ -RJ

    Nesse caso temos que pressionar também, pois o lobby é fortíssimo.

Antonio

Vamos, como sociedade civil nos organizar e dizer um não ao sujeito.

Deixe seu comentário

Leia também