PM da Bahia mata uma dúzia e o governador Rui Costa grita gol!

Tempo de leitura: 4 min

rui_costa

PM baiana é máquina de matar negros. E o governo grita gol!

Por Douglas Belchior, na CartaCapital, sugerido pela Conceição Oliveira

A inacreditável declaração do governador da Bahia, o petista Rui Costa, ao comentar o massacre promovido pela Rondesp – Rondas Especiais da Polícia Militar, no bairro do Cabula em Salvador, na madrugada do dia 6/02, que resultou no assassinato de 12 jovens negros, evidencia e sintetiza a maneira pela qual o Estado brasileiro e seus governos – todos e de todos os partidos –, tratam a morte negra: com cinismo e insensibilidade.

“A polícia (…) tem que definir a cada momento (…), ter a frieza e a calma necessárias para tomar a decisão certa. É como um artilheiro em frente ao gol que tenta decidir, em alguns segundos, como é que ele vai botar a bola dentro do gol, pra fazer o gol (…). Depois que a jogada termina, se foi um golaço, todos os torcedores (…) irão bater palmas e a cena vai ser repetida várias vezes na televisão. Se o gol for perdido, o artilheiro vai ser condenado(…).”

A versão da Secretaria de Segurança Pública da Bahia sustenta que houve um tiroteio na Estrada das Barreiras. Por outro lado, moradores que testemunharam a chacina desmentem a polícia e alegam que o grupo foi rendido e assassinado. As provas estariam nos próprios corpos com marcas de tortura, braços quebrados, olhos afundados e tiros na nuca. Mas o governador prefere a versão dos assassinos.

“A PM que eu imagino e quero construir no estado é uma PM que respeite o cidadão e atue sempre dentro da legalidade”. Nas palavras do governador petista, a cristalização da normativa político-jurídica justificadora da desgraça: a legalidade à serviço do racismo, do genocídio e da morte.

Quem nos protegerá da legalidade genocida? Quem nos protegerá dos governos e da polícia?

Com a palavra, abaixo, a Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, em sua Nota de Repúdio, versão e voz das comunidades e familiares de pessoas assassinadas todos os dias pela PM baiana.

Nota de Repúdio da Campanha Reaja

A Campanha Reaja repudia as declarações do Governador do Estado da Bahia e de seu Secretário de Segurança Pública que diante de vários mortos numa ação policial ocorrida na Comunidade de Moisés na Estrada das Barreiras, região do Cabula, em Salvador, executados e levados, de acordo com testemunhas, já sem vida para o Hospital Roberto Santos lá sendo filmados e fotografados por seus próprios executores.

O Governo apresenta um fabuloso arsenal de armas à imprensa, arsenal digno de uma guerra de alta intensidade, numa ação em que um policial foi baleado de raspão, enquanto treze pessoas foram mortas em uma troca de tiros ou suposto confronto.

Conforme fotos divulgadas por redes sociais pelos próprios policiais, observa-se jovens negros com perfurações nas costas e na barriga, ferimentos na cabeça, não se percebendo qualquer perfuração nas roupas camufladas que se diz ser do exército.

Depoimentos de moradores falam que pessoas foram enfileiradas em frente às viaturas e assassinadas. A polícia fala em quadrilha de roubo a caixa de banco, porém não apresenta qualquer explosivo, não explica como esses bandidos que procuravam assaltar foram mortos perto de suas casas.

Há neste contexto uma conta que não bate nas falas oficias, mas o Governador só respeita a versão da policia , ignorando as manifestações dos moradores que estão nesse momento sendo ameaçados, moradores e moradoras cujas vidas correm perigo.

A Reaja já manifestou, na última semana, sua preocupação com a existência da Rondesp , que é uma polícia truculenta , contumaz na prática nefasta dos autos de resistência , sequestros e desaparecimentos forçados , que está implicada em casos de repercussão nacional e internacional como o recente jovem Geovane Mascarenhas, 22 anos, cruelmente sequestrado e assassinado por essa policia ou de casos mais antigos como de Ricardo Matos, artista circense , também com 22 anos, executado por esta mesma Polícia Militar, em 2008.

A Reaja não se espanta com a fala do Governador Rui Costa que aposta na segurança e no controle da população como sua vitrine de “Novo Governo”, dando continuidade ao massacre de homens jovens negros em 08 anos de gestão militarizada de nossas comunidades negras.

O Governador seguiu com o Secretario de Segurança Pública que não respondeu sobre as mortes de Lagoa dos Patos , as mortes do bairro Boiadeiro, a morte de Ênio e Jackson Borgens que faria hoje 17 anos de idade, mas que teve a vida interrompida por esse modelo de segurança que elege o nome “Quilombo” para batizar operações policiais de caça aos negros , que batizou operações de Saneamento I e Saneamento II que utiliza uma cartilha de tatuagens para etiquetar os indesejáveis nesse modelo de justiça lombrosiano e nazista.

O Governador falou que sua policia será enérgica para defender a sociedade e disse que vai defender seus policiais que agirem na legalidade quando toda legalidade é destruída por sua policia genocida.

Diante deste quadro assustador, a Reaja exige:

Proteção para as testemunhas, incluindo o jovem sobrevivente desta chacina, os membros da Reaja na Comunidade e espalhados e espalhadas pela cidade;

Investigação externa (OAB, Defensoria) com exames de pólvora combusta no corpo e roupa dos mortos e policiais, além de perícia para identificar trajetória dos projetis de arma de fogo (descrição dos orifícios de entrada e saída, localização das perfurações), perícia técnica no local do embate;

Queremos uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública, com a participação da Anistia Internacional e Justiça Global até a terça-feira da próxima semana, dia 10/02/2015.

Queremos uma posição pública da Rede de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa lotada na Sepromi, uma vez que alertamos em recente reunião para a ocorrência de execuções e brutalidade policial no período de Carnaval.

Convocamos a solidariedade nacional e internacional de nossas organizações parceiras, instituições e pessoas, no sentido de que escrevam para o Governador Rui Costa; o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia(SSP-Ba);Secretaria de Promoção de Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepormi-Ba) e Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH-Ba), para que nossas exigências sejam acatadas.

Assim, a Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, convoca a todos os parceiros e parceiras, aliadas e aliados, amigas, amigos e militantes para uma reunião na próxima semana em horário e local a ser divulgada.

Contra o Genocídio do Povo Negro, Nenhum Passo Atrás!

Leia também:

O doce triunfo do chanceler Celso Amorim sobre a mídia e os embaixadores de pijama


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Elias

“E eu que não creio peço a Deus por essa gente…” Chico Buarque

INVOCAÇÃO DE MARIAMA – MISSA DOS QUILOMBOS – Dom Hélder Câmara

“Mariama, Nossa Senhora, mãe de Cristo e mãe dos homens!

Mariama, mãe dos homens de todas as raças, de todas as cores, de todos os cantos da Terra.

Pede a teu filho que esta festa não termine aqui, a marcha final vai ser linda de viver.

Mas é importante, Mariama, que a igreja de teu filho não fique em palavras, não fique em aplausos.

O importante é que a CNBB, a Conferência dos Bispos, embarque de cheio na causa dos negros.

Como entrou de cheio na pastoral da terra e na pastoral dos índios.
Não basta pedir perdão pelos erros de ontem.

É preciso acertar o passo de hoje sem ligar ao que disserem.

Claro que dirão, Mariama, que é política, que é subversão, que é comunismo.

É Evangelho de Cristo, Mariama!

Mariama, mãe querida, problema de negro acaba se ligando com todos os grandes problemas humanos.

Com todos os absurdos contra a humanidade, com todas as injustiças e opressões.

Mariama, que se acabe, mas se acabe mesmo a maldita fabricação de armas.

O mundo precisa fabricar é paz. Basta de injustiças!

Basta de uns sem saber o que fazer com tanta terra e milhões sem um palmo de terra onde morar.

Basta de uns tendo que vomitar para comer mais e 50 milhões morrendo de fome num só ano.

Basta de uns com empresas se derramando pelo mundo todo e milhões sem um canto onde ganhar o pão de cada dia.

Mariama, Nossa Senhora, mãe querida, nem precisa ir tão longe, como no teu hino.

Nem precisa que os ricos saiam de mãos vazias e os pobres de mãos cheias.

Nem pobre, nem rico!

Nada de escravo de hoje ser senhor de escravos amanhã.

Basta de escravos!

Um mundo sem senhores e sem escravos.

Um mundo de irmãos.

De irmãos não só de nome e de mentira.

De irmãos de verdade, Mariama!”

Olavo

O Brasil é uma País complicado, entra ano e sai ano e nada muda, nem os brancos e seu sistema racista e excludente e os negros com sua pauta indefinida e sem objetividade, nós não sabemos o que e como reclamar do sistema. Por exemplo, porque não propomos aos brancos (esquerda e direita) o desenvolvimento em separardo, pelo menos para iniciar a conversa.

JAILTON

OLÁ GOVERNADOR DA NOSSA BAHIA BOM DIA TUDO BOM O QUE NÓS QUEREMOS É INDÚSTRIA PARA ITABERABA PRECISAM MUITO DE EMPREGOS PARA A POPULAÇÃO O POVO ESTÃO SOFRENDO MUITO PRECISANDO DE UMA RENDA PARA SOBREVIVEREM AJUDE A BAHIA NA PECUÁRIA AGRICULTURA NA REGIÃO DE ITABERABA AJUDE ESTÁ REGIÃO DEUS TE ABENÇOE.

pereira

Interessante, se o bandido mata, governo fraco, os bandidos vão tomar conta do Brasil, se o governo reage é assassino, assim fica duro. Aqui em minha pequena cidade no interior da Bahia estamos encurralados pelos marginais, no dia em que a policia fazer uma ação dessa, com certeza deverá aparecer um monte de gente para defender os caras, ontem mesmo os bandidos( cidadãos ) mataram um pai de família para roubar uma moto, essa moto servia para o mesmo dá comida aos seus filhos, mas quem morreu foi um pai de família, esse pode morrer, o mocinho não, virou bagunça mesmo, e cadê os direitos humanos para esse pai de família. Tem duas crianças e uma viúva aqui necessitando dos direitos humanos, cadê!

Gerson Carneiro

De acordo com a Polícia Militar, o tiroteio teria sido iniciado por cerca de 30 assaltantes que planejavam roubar um banco na capital baiana.

No meu texto sobre o fuzilamento do Marcos Archer eu aventei a hipótese de um indonésio tentar assaltar um Banco aqui no Brasil e ser sumariamente executado. Está aí a concretização da minha hipótese, só que não foi apenas um executado.

Gerson Carneiro

Triste Bahia.

“Prisco assume Comissão de Direitos Humanos e quer promoção de PMs da Rondesp”

http://www.bocaonews.com.br/noticias/principal/politica/106324,prisco-assume-comissao-de-direitos-humanos-e-quer-promocao-de-pms-da-rondesp.html

Romanelli

pelamordeus ..se isso:

“..Por outro lado, moradores que testemunharam a chacina desmentem a polícia e alegam que o grupo foi rendido e assassinado. As provas estariam nos próprios corpos com marcas de tortura, braços quebrados, olhos afundados e tiros na nuca. Mas o governador prefere a versão dos assassinos…”

Do texto, o que acho absurdo, é a racificação da questão ..NÃO, estes jovens não morreram pq eram negros ..melhor aprimorar os argumentos

A critica pra se ser ouvida, tem que tb ser HONESTA ..e aposto que entre os executores haviam tantos ou mais negros, justo no Estado brasileiro de maior participação desta etnia na população humana.

Agora, e se houve confronto ? Bem, aí, cadum cadum ..lembro de um ônibus inteiro com elementos do PCC ter sido dizimado em SP ..ali, do que se disse é que houve reação e com grosso calibre ..e neste caso não podermos deixar de reconhecer que um policial tb tem medo, que é gente e tem família.

Agora, um tema e um pensamento:

Como pode depois de assistirmos 1/4 da população com programas sociais ..depois do governo se vangloriar de que a miséria esta sendo vencida entre nós ..como pode a violência e o tráfico não cessar ? ..inclusive alcançando índices alarmantes e crescentes justamente em Estados que receberam grandes incetivos e aumento de emprego e crescimento, como foram praticamente TODOS os Estados do NE ?

Convenhamos, tem algo de esquisito, não tem ? no diagnóstico ? na solução ? ou, melhor entendendo, o que seria entendido como MISÉRIA HUMANA pros nossos líderes ?

ps – ao Franco atirador ..sinto em não poder te ajudar ..NÃO tenho candidato, quanto menos partido ..de tempos que voto NULO

Wagner Souza

A elite branca e familiar baihana mantem o cidadao de pele escura na mais completa escuridao e ignorancia, falta de emprego decente, falta de saneamento basico, falta de educacao basica, falta de saude e depois da falta de tudo isto este cidadao se ve obrigado a encarar a criminalidade como unica forma de sobrevivencia, dai vem esta policia baihana, composta desta mesma gente de pele escura, que sao tao ignorantes quanto seus alvos mas tem o respaldo da elite branca familiar bahiana e adora tapinhas nas costas e elogios pelo servicos prestados a eles. 500 anos de Brasil, 500 anos do mesmo lero lero, porque nao colocar de novo o nome do aeroporto na data da expulsao dos portugueses da bahia como era antes? porque nao, porque homenagear alguem que fumava muito e morreu de seu proprio vicio?, quem era este cara? porque mandava tanto no povo da bahia? Voces baihanos tem uma decisao historica a reverter, nos aqui em Minas sofremos o mesmo com o nome Neves!

Lisbeth Salander

Isso acontece o tempo todo. A novidade nesse caso foi que nao deu pra abafar, como geralmente eles fazem. Todo mundo sabe que proximo do Carnaval, eles sempre fazem essa “limpeza”. A sociedade bainana é uma das mais racistas desse planeta. A elite baiana tem DNA escravista, nao importa quem esteja no poder. Daì o empenho em projetar a imagem de uma sociedade multicultural e sem tensoes raciais. Conversa fiada. Os baianos sabem disso muito bem, inclusive. Rui Costa, como a maioria de seus antessessores, governa para as localidades abastadas. O prefeito de SSA governa pra manter os bairros nobres livres dos “marginais”… Sempre foi assim. Vi a noticia sem a menor surpresa.

Francisco

Como sou afro-brasileiro, baiano e me criei no Nordeste de Amaralina, posso falar sem susto: esses jovens eram culpados de algum crime?

Essa é a primeira pergunta a ser respondida.

    FrancoAtirador

    .
    .
    A Polícia Militar julgou que sim.

    E os condenou sumariamente à Morte,

    executando a Pena por Fuzilamento.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
NEGR@ E POBRE: NASCID@ PARA MORRER

10/02/2015
Bahia Notícias, via Maria Frô

A Carne mais Barata do Mercado é a Carne Negra

Por Carla Liane N. dos Santos

(http://www.revistaforum.com.br/mariafro/2015/02/11/carla-santos-carne-mais-barata-mercado-e-carne-negra)
.
.

Gerson Carneiro

Mais um gol contra do PT.
Triste fim.

Carlos J. R. Araújo

Com a herança social e racial que a Bahia tem, admito a possibilidade de que o que a polícia baiana fez é apenas uma repetição de um passado lamentável e criminoso, pois se trata de um comportamento típico e histórico. Pior. A polícia repete, em pleno séc. XXI, a atitude dos Capitães do Mato do passado.

Duvido muito que a entidade denunciante esteja errada, equivocada ou que tenha mentido. Sou baiano, branquelo, veterano advogado e petista de coração, mas não descarto a hipótese de um típico homicídio. É a história se repetindo, lamentavelmente.

O que é lamentável, mais ainda, é a postura e o palavreado do Governador. É uma postura típica de Capitão do Mato, com a diferença apenas no palavreado, onde a ironia empresta às palavras uma estapafúrdia hipocrisia. Ele quer “agradar” a Casa Grande? Pisou na bola? Wagner nunca chegou a tanto e creio que nem o ACM faria igual. E aí me lembro de Otávio Mangabeira: “pense num absurdo, na Bahia tem precedente”. Pois é. O Governador petista, infelizmente, neste particular, repete a história baiana.

Jair Bala

Isso mesmo Roberto. Moro perto e ocorrido foi as 4 da manhã! E as mães, acreditem se quiser, ainda acham que nesse horário os filhinhos dela estavam dentro do matagal, armados, cheirados… andando inocentemente. Todo canto aqui tem uma boca. Estamos numa guerra e quem ainda não acordou pra isso..

FrancoAtirador

.
.
Conceito de Estado Mínimo do Neoliberalismo:

É o mínimo de Efetivo Policial necessário

à Repressão das Manifestações Coletivas

contrárias ao Sistema em funcionamento.
.
.

roberto

Essa turma dos “direitos humanos” é exagerada ao extremo, li diversas notícias sobre o fato, o grupo , era uma quadrilha de 30 membros fortemente armados , escopetas, metralhadoras, rifles , armas automáticas e muito explosivos, muitos do bando camuflados vestidos com roupas de militares etc, a quadrilha havia explodido diversas bancos e caixa eletrõnicos , e estavam se preparando para outro atentado, não eram “pessoas indefesas” tudo indica que não foram “inocentes executados “, mesmo que seja necessario apurar as mortes, é exagero taxar os mortes como “indefesos” independente da raça, os “direitos humanos’ perdem completamente o crédito nas suas bandeiras, por estas posturas.

    Leo V

    Quem já perdeu o c´redito há muito tempo é o Estado, os governos e principalmente a polícia brasileira, que de longe é a que mais mata no mundo.

    Quem perdeu o crédito é esse tipo de comentário que naturaliza a polícia matar, como se estivessemos em guerra civil.

    Quem perdeu o crédito é essa visão de quem quem a polícia mata logo é bandido.

    Marisa Lopes

    Já pensou se fosse o Governador Geraldo Alckmin que tivesse dado essa declaração dantescamente absurda??

    Será que fosse iria ser contra ou a favor dessa nota??

    Era chamar de “nazista” pra cima, ou não??

    Como vocês são previsíveis.

    Lucas

    olha aí o petismo roubando votos do DEM!

    LEANDRO

    Ah se fosse o governo de SP matando 30 de uma vez. O que ia ter de petista aqui gritando. Lembro do caso das desapropriações em SP e que continuam ocorrendo na prefeitura petista de lá e o silencio dos progressista é assustador, assim como os incendios em favela que continuam e os blogs sujos nem tocam no assunto, mas se quando era no governo de oposição.

    Gerson Carneiro

    …” era uma quadrilha de 30 membros fortemente armados , escopetas, metralhadoras, rifles , armas automáticas e muito explosivos…

    E esse exército de bandidos não conseguiu matar um só policial? Estranho, não?

Deixe seu comentário

Leia também