PCdoB quer cortar dinheiro público para o SBT de Sheherazade

Tempo de leitura: 3 min

PCdoB pede suspensão de verba para o SBT por causa de Sheherazade

Partido entra com representação na Procuradoria-Geral da República contra a apresentadora e o SBT por apologia ao crime. Além de cortar repasse de publicidade enquanto durar processo, bancada defende perda da concessão caso TV seja condenada

POR EDSON SARDINHA | 12/03/2014 12:37, no Congresso em Foco

A bancada do PCdoB na Câmara entrou com representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a apresentadora Rachel Sheherazade e o SBT por crime de apologia e incitamento ao crime, à tortura e ao linchamento. Além da abertura de inquérito, o partido quer que o governo federal corte o repasse da verba publicitária para a emissora enquanto durar o processo e, em caso de condenação, tome providência para cassar a concessão pública do Sistema Brasileiro de Televisão por inidoneidade.

A representação foi entregue ontem (11) à PGR pela líder da bancada na Câmara, Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Caberá ao procurador-geral, Rodrigo Janot, dar andamento ou não aos pedidos. Segundo informações levantadas pelo partido, o governo federal destina mais de R$ 150 milhões por ano ao SBT em publicidade, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

Para o PCdoB, a apresentadora cometeu crime ao exaltar o comportamento de um grupo de pessoas que resolveu punir ao seu modo um adolescente de 16 anos acusado de cometer furtos no bairro do Flamengo, no Rio. O rapaz foi preso nu a um poste. Teve o pescoço acorrentado por uma trava de bicicleta e parte da orelha cortada. Ele só foi solto após uma moradora da região chamar os bombeiros.

Após a exibição da reportagem, Rachel disse que era “compreensível” a ação dos chamados “justiceiros” por causa do clima de insegurança nas ruas e da ausência de Estado. Ela também criticou a atuação de entidades e militantes dos direitos humanos. “Faça um favor ao Brasil. Leve um bandido para casa.”

A apresentadora diz que apenas expressou sua opinião e que não defendeu a ação dos chamados “justiceiros”. “Em meu espaço de opinião no jornal SBT Brasil, afirmei compreender (e não aceitar, que fique bem claro!) a atitude desesperada dos justiceiros do Rio”, escreveu Rachel, em artigo publicado pela Folha de S. Paulo no dia 11 de fevereiro. Em nota divulgada à época, o SBT alegou que a opinião da apresentadora é de responsabilidade dela, e não da emissora.

Opinião x incitação

Mas, para Jandira Feghali, autora da representação, a empresa de Silvio Santos também tem culpa. “O SBT não pode alegar que era uma opinião privada da jornalista, pois, se assim fosse, estaria obrigado a dar a ela algum tipo de punição, pela prática de crime utilizando o veículo de comunicação pelo qual é responsável, o que não fez”, escreve a deputada na ação entregue à PGR.

De acordo com a líder do PCdoB, há diferença clara entre opinião editorial do telejornal e incitação ao crime na sociedade: “Nós somos defensores históricos da liberdade de expressão, principalmente nos capítulos que falam sobre liberdades individuais e de comunicação. Contudo, não se pode confundir a liberdade constitucional com incitação ao crime, que é inconstitucional”, disse a deputada ao Congresso em Foco.

Ainda segundo Jandira, a movimentação em torno da verba publicitária é um passo que pode gerar a cassação da concessão. “A emissora tem obrigação de cuidar do caso em relação a opinião jornalística que tem sido difundida. Senão, há de se enfrentar medidas administrativas, judiciais e, inclusive, a cassação da concessão, começando pelo repasse de verba publicitária da União”, afirmou.
Outras representações

Este não é o único caso envolvendo a apresentadora e a emissora que Rodrigo Janot terá de analisar. Ainda em fevereiro, o Psol acionou a PGR contra Rachel e o SBT por apologia ao crime, à tortura e ao linchamento. No encontro com os parlamentares, Janot se comprometeu a designar um procurador para investigar o caso.

“A violência é feita em palavras pela Sheherazade tentando justificar uma violência absurda. E ela diz isto num meio de comunicação que é uma concessão”, afirmou o líder do Psol na Câmara, Ivan Valente (SP). “A liberdade de imprensa, que é importante e necessária, não poder ser refúgio de declarações irresponsáveis”, acrescentou o deputado.

Ainda em fevereiro, a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), pediu à Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo que abra procedimento para apurar o conteúdo do comentário de Rachel. Para a senadora, a apresentadora violou os direitos humanos e fez incitação à violência. Com o ofício, foi encaminhada uma nota de repúdio publicada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro sobre as violações de direitos cometidas pela jornalista.

Leia também:

Milton Temer e a Operação Banqueiro: “Era a patota tucana que estava nisso”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Adriano Medeiros Costa

Esta mulher é uma piada. Uma versão televisiva de Diogo Mainardi.

luiz mattos

Tenho uma salutar inveja do PCdoB por não possuirmos em nossa bancada Jandiras e Manuelas.

Marco Galo

Não tem de cortar a verba somente do SBT, tem de cortar ou reduzir para no máximo 10 milhões anuais, pois é uma vergonha pagar 100, 200, 500 milhões ao ano para publicidade sendo que este dinheiro poderia ser muito melhor investido na educação, saúde e segurança pública. Publicidade é pra quem quer vender seu produto e os governos não tem o que vender tem de fazer. Os vagabundos que inventaram essa Lei são verdadeiros ladrões.

    Hell Back

    ” Os vagabundos que inventaram essa Lei são verdadeiros ladrões.”
    E a maioria são donos de emissoras de TV do PMDB “do blocão”.

renato

Ontem 1 hora da manha assisti a RV BRASIL.
Um excelente programa falando da Mídia que
não esta colaborando de forma positiva para
o BRASIL.
Estão envolvidas demais com o MERCADO…..
Mas cobram de nós Brasileiros Patriotismo,
civilidade, educação, bo comportamento….
São vendilhões do Mercado..
Onde esta a REGULAMENTAÇÂO desta AMEAÇA as
NOVAS GERAÇÔES.
Porque esta já esta para lá de corrompida,
pelos seus assédios.

Jose C. Filho

Esta emissora tem mesmo que ser punida, dada à irresponsabilidade da tal Shceherazade Barbosa, (odiosa igual ao Batman) sem haver nenhuma reprimenda da parte do patrão. Aliás o SBT está contratando algumas figuras conhecidíssimas. Lembram do Prates? aquele que tem saudades da ditadura e odeia o fato de pobre ter carro? Pois ele apresenta programa jornalístico ao meio dia, em Florianópolis. O fato é que o SBT, Band e globo compactuam a mesma cartilha golpista: ódio ao governo do PT e por tabela ao povo que o elegeu.

Fernando

Olha aí o PC do B fazendo o jogo da Globo.

    Luís CPPrudente

    Olha aí o Fernando falando besteira!

Carlos Roberto

Parabéns ao PCdoB quando finalmente requer a suspensão de verba para o SBT por causa de Sheherazade, essa instiga o público para que cometa tortura contra pobres.

Urbano

Alguém tem visto o pt, perambulando mundo afora? O PT verdadeiro é o justo e mais dez, somente. Aliás, vou inflacionar para quinze por conta do banco de reservas…

    Urbano

    Time (é português, por favor) decente tem que ter banco de reservas.

Paulão

Certamente a ação será considerada cerceamento da liberdade de imprensa pelo Janot. Mas se ele se desse ao trabalho de olhar as redes sociais da brilhante jornalista veria que ela é uma incentivadora dos protestos contra o governo e tem mentalidade incompatível com a atuação no ambiente jornalístico, que deveria ser plural e democrático.

    luis castro

    pois é, fui lá no face dela e fiquei estarrecido: a moça é direitona, aclama os incautos prá o golpe aos gritos de “fora pt’ diz que quer novamente os milicos no poder, cruz credo!! Até que o face é dela e ela posta lá o que bem quiser… mas fazer essas mesmas atrocidades num canal de tv de concessão publica.. aí já é dilmaaaaiiisssss!!!!

Claudio-SJ

É só o Silvio Santos voltar a apresentar “A Semana do Presidente” no SBT que tudo se acertará.

    Luís CPPrudente

    A Semana do Presidente que o SBT quer mostrar é com outros presidentes: finado FHC, Nosferatu Cerra, Aécio Never, João Figueiredo e outros do mesmo extrato.

    E você, Claudio-SJ, é um telespectador privilegiado do SBT. Mas que gosto hein!

Francisco

É mais fácil os outros meios de comunicação divulgar uma nota de desagravo em favor da apresentadora. Quanto a mim, a tal Sheherazade nem fede nem cheira, é apenas um rostinho a mais na tv.

Moacir Moreira

Contra o nazi-fascismo Requião Presidente!

http://www.esmaelmorais.com.br/2014/03/raupp-cogita-lancar-requiao-a-presidente-se-pmdb-nao-apoiar-dilma/#comment-154290

Julio Silveira

Vou na contramão dessa história. Não que esteja contra essa representação, não acho muito justa, muito merecida. Mas não sei por que tenho a sensação que o PC do B, assim como tantos outros partidos da esquerda, preferem partir para o pau com o mais fraco. Como aquele cara forte e grandão que pega um bêbado para bater e fazer nome de valente na comunidade.
Quero ver, a muito tempo, essa disposição com a Globo, sei que é difícil a Globo é um gigante, mas produz muito mais malefícios a cidadania que o SBT no contexto do consumo. PC do B, peita a Globo, essa coragem sim eu quero ver.

    oliveira

    Concordo plenamente.Qual o partido tem coragem de enfrentar a globo?

    Luís CPPrudente

    Deveria peitar a famiglia Marinho também, mas por enquanto, está muito bom peitar o Sílvio Santos. Mas adiante pode peitar a famiglia Marinho. Só espero que o Julio Silveira também esteja disposto a peitar a famiglia Marinho também.

Elias

Silvio Santos sempre foi um bajulador dos militares, afinal ele ganhou as concessões (o canal 11 do Rio de Janeiro e a TV Tupi de São Paulo) dos generais Ernesto Geisel e João Batista Figueiredo. Em seus programas dominicais havia uma seção chamada Semana do Presidente que era a mais deslavada puxação de saco de um regime ditatorial. Isso durou até o retorno à democracia, mas depois do governo FHC, a Semana do Presidente, saiu da programação. O jornal escrito pode ser isento às opiniões de seus articulistas, uma concessão pública, não. Por isso está certo o PC do B em fazer representação na PGR contra a Emissora SBT e sua funcionária Raquel Sheherazade.

Teco

$ilvio $antos que a adote. Uma filha a mais não fará faltar o bife à mesa.

Devemos entender a dupla personalidade do proprietário da emissora.

Como $silvio $antos é uma coisa,é opopular,é o povão, e como Abravanel,

bem aí a coisa é mais complicada.

José Máro Comini

Apoio e louvo esta atitude, mas, espero que também sejam estendidas aos às outras concessionárias, como: Globo, Band, jornalões e revistas semanais que praticam sempre o mesmo delito.

Em tempo: Se fosse numa rádio comunitária não seria necessário nenhum trabalho de Deputados e Partidos, a própria ANATEL se encarregaria de nos multar como sempre fazem por mínima que seja a coisa.

Ronaldo Curitiba

Acho que não vai acontecer nada como sempre, mas a iniciativa do PCdB deve ser encarada como uma reação a atuação da mídia canalha.

Se a escolha do alvo está correta são outros quinhentos. O que me interessa neste episódio é que um partido, que não é o hegemônico, tomou uma iniciativa enquanto os outros partidos progressistas se acovardaram.

Alemao

Defender a depredação de patrimônio público e privado pode?

    abolicionista

    A Globo está aí para provar que pode. Sonega imposto e ainda mete a mão no patrimônio público.

FrancoAtirador

.
.
É assim que deve ser:

ação objetiva e concreta.

Palmas para PSoL e PCdoB.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Cumprimentos também aos deputados do PT
    Renato Simões (SP) e Erika Kokay (DF)
    que assinaram a representação em conjunto
    com os parlamentares do PSoL.

    Além, é claro, de um elogio especial
    à iniciativa da Senadora Ana Rita (PT-ES).
    .
    .

sergio

Não cortou a verba ainda?
A direita raivosa só sente quando o aperto chega no bolso.

leprecan

pena que não vai dar em nada, é só pro pseudoB marcar posição e ter o que mostrar no horário político….se os “comunistas” (entre mil aspas) quisessem realmente fazer alguma coisa tomariam atitudes no sentido de movimentar as massas, por o povo a par do que está acontecendo, mas os “comunistas” não querem nada com o povo, mas sim com a institucionalidade burguesa

Rodolfo

Senhores Antonio e Celso Carvalho, não estão acostumados com jornalistas assim, né? Parem de assistir o robô William Bonner e admitam que o que Rachel fala é o que vocês também pensam, mas não querem admitir.

    Celso Carvalho

    Rodolfo, na TV brasileira eu só estou acostumado a ver jornalistas “assim”. Como você não sabe interpretar textos, é melhor se levantar e deixar de andar de quatro.

    Maria do Carmo

    Preste atenção ao que lê , Rodolfo. O comentário do senhor Celso Carvalho é inteligente e oportuno. E tão claro que não exige interpretação muito elaborada. Mas para entendê-lo é preciso saber ler. Leia de novo.

Antonio

Realmente essa minina tá passando da conta… se fosse alguém ligado a algum partido de esquerda aí sim se tomavam providências enérgicas, antes do linchamento público. A minha vingança é maligna: vamos votar no PT e nos partidos aliados, derrotando mais uma vez essa reacionária de uma figa.

Celso Carvalho

Sou totalmente contra a iniciativa do PCdoB. Por que contra o SBT e essa maluquinha que faz o que faz somente para explorar o lado mórbido da população? Em vez de entrar com uma denúncia contra a apresentadora e o canal que a exibe, o governo federal e membros do parlamento deveriam levar adiante a chamada Lei de Mídia. Não é só Sheherazade que comete sandices na TV. Como dizia Stanislaw Ponte Preta: há um festival de besteiras que assola o país (FEBEAPA). E a expressão não se dirige à ignorância de quem dissemina fatos e interpretações falsas; é uma mescla de exploração da miséria humana com interesses comerciais e políticos que visam impedir qualquer transformação civilizatória. O que a Globo faz é muito pior; Veja e Folha também. Sheherazade é mais uma caricatura, bem ao estilo do patrão.

    Objete

    Muito claro que é culpada sim mas isso não exime de responsabilidade também a emissora calhorda que a acolhe e lhe joga incenso. Também, que nada disso alivia qualquer coisa pra repugnante Globo. Ela terá a sua vez. Essa nova puxa-saco do SBT precisa conhecer as relações de trabalho no capitalismo e o Sr. Abravanel está pouco se lixando com seus súditos menores; que explodam mas não pode perder as tais verbas publicitárias. Aguardemos pra ver.

Deixe seu comentário

Leia também