Ordem de Obama para atacar a Líbia é inconstitucional, diz deputado democrata

Tempo de leitura: 2 min

2/03/2011 – 12:22

por Marina Terra, Redação do Opera Mundi

O deputado democrata por Ohio, Dennis Kucinich, afirmou que o presidente norte-americano, Barack Obama, não tinha autoridade constitucional para ordenar os ataques militares à Líbia, iniciados no sábado (19/03). Segundo o congressista, que citou a Constituição dos Estados Unidos, somente o Congresso poderia autorizar os bombardeios. Para Kucinich, Obama deveria ser submetido a um impeachment pelo fato.

Os deputados Jerrold Nadler (D-NY), Donna Edwards (D-MD), Mike Capuano (D-MA), Dennis Kucinich (D-NY), Maxine Waters (D-CA), Rob Andrews (D-NJ), Sheila Jackson Lee (D-TX), Barbara Lee (D-CA) e Eleanor Holmes Norton (D-DC), se juntaram a Kucinich no rechaço à ação militar, de acordo com o site Politico.

Kucinich também publicou um comunicado em sua página na internet questionando a constitucionalidade das ações do presidente. “[Obama] não tem poder pela Constituição para autorizar um ataque militar unilateral, em uma situação que não implica em uma ameaça real ou iminente à nação”, escreveu.

“Apesar de a ação ser considerada como a suposta proteção dos civis da Líbia, a proibição dos voos na zona de exclusão começou com um ataque à defesa aérea líbia e às forças de Kadafi. É um ato de guerra. O presidente fez declarações que tentam minimizar a ação dos EUA, mas aviões norte-americanos lançaram bombas e mísseis dos EUA. O país pode estar se envolvendo em um conflito com outra nação soberana. Nosso país não pode permitir outra guerra, econômica e diplomática.”

Para o deputado, o Congresso deveria ser imediatamente convocado para uma sessão extraordinária para debater o ataque militar.

O ex-candidato à presidência Ralph Nader também criticou a ação do governo norte-americano.”Por que não dizemos o que está na mente de muitos advogados e juristas, que a administração Obama está cometendo crimes de guerra e, se [George W.] Bush deveria ser submetido a um julgamento político, Obama também?”, questionou ao site Democracy Now.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

João Canali

Como todos são ingênuos… E agora vemos a dificuldade que Obama teve para passar a reforma da saúde – que acabou saindo toda mutilada – quando tinha maioria nas duas casas. Quando membros da OTAN tomaram a iniciativa de atacar a Líbia, o alianhamento e participação militar americana passou a ser automática e previamente autorizada legalmente pelo congresso devido as alianças estabelecidas há muito tempo atrás nos tempos da Guerra Fria, quando não seria possível esperar o congresso se reunir para dar resposta rápida a uma ataque russo na Europa. Essa será a base legal da defesa de Obama, essas alianças militares veinculadas a OTAN e a NATO nunca foram desfeitas e não especificam onde e contra quem haverá o engajamento militar… Agora todos sabem porque foi destacada a iniciativa do primeiro ataque ser dada a França.

aldoluiz

Será que o HAARP acabou com os cérebros da carneirada de uma vez por todas? É preciso sermos ingênuos às raias da demência e seguimos as doutrinadas regras na velha cartilha do inumano inimigo neste labirinto do nada em que nos aprisionaram. Os tempos são outros, os cegos e os senzalados agora são aos milhões, descartáveis, ainda que os escravistas sejam os mesmos genocidas… A Líbia é o novo Iraque, Obama, o negro de olhos azuis, veio aqui preparar o terreno para a vez da Venezuela e deixar claro que o pré-sal e o Brazil nunca foram nossos. Nada nunca foi nem será por acaso.
Sinto muito, sou grato.

Makenshi

UMA GUERRA TOLA E INCONSTITUCIONAL.

Patrick J. Buchanan – 23.03.11.

_________________________________________________________________

Citação:
"O presidente não tem poder, sob a Constituição, para, unilateralmente, autorizar um ataque militar numa situação que não envolva a contenção de uma ameaça real ou iminente para a nação."
_________________________________________________________________

Assim falou o acadêmico constitucionalista e senador Barack Obama, em dezembro de 2007 – o mesmo homem que, esta semana, ordenou ataques aéreos e de mísseis contra a Líbia sem qualquer autorização do Congresso.

(texto grande, não coube, ler na fonte – link abaixo)

Khadaffi perguntou à Obama: "Se você visse alguém tomando cidades americanas pela força das armas, o que faria?"

Bem, quando o Sul disparou contra o Forte Sumter, sem matar ninguém, Abraham Lincoln bloqueou cada porto sulista, enviou o general Sherman para queimar Atlanta e pilhar a Geórgia e a Carolina do Sul, e o general Sheridan para devastar o Vale do Shenandoah. Ele trancafiou editores de jornal, fechou casas legislativas e travou uma guerra de reconquista de quatro anos, que matou 620 mil americanos – um pouquinho mais do que os mortos na guerra de quatro semanas de Khadaffi.

Que bom que não tínhamos uma "comunidade internacional" naqueles dias.

Senão, a Real Marinha teria bombardeado a América de Lincoln.

Fonte: http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?p=514

monge scéptico

O pior foi ter mandado os títeres anões da europa, tacar fogo no kadhafi, de dentro de
nossa tenda em brasília, onde beduínos e botucudos, puxavam o saco do obama. Se
tal atitude, o dedo do efe bí aí, nçao levar o BRAZIL a procurar sua dignidade, Aprontem
o potinho de vazelina que os ianques vão chegar. Quanto a mim, antes de ficar de quatro,
dou um tiro no côco. Antes a morte que perder a honra.
o berlusconi, sarkozi(tem remédio prá isso?) e o abobado da uk pressurosamente correram
a atender o morde e assopra. ARGHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!

Marcos W.

Obama é um republicano disfarçado!

beattrice

Quem já assistiu a meia sessão do Congresso americano sabe que isso é piada. Mera piada.

mariazinha

Não nos esqueçamos da Inglaterra, escondinha ela também faz parte dessa turma. Sua rainha mae, uma ditadora, deveria também ser questionada. Ela, pode, né?

Regina Braga

OBAMA é ONU, e ,ONU é OBAMA.

    Rios

    Discordo… o Obama é um fantoche nas mãos da máquina de guerra do estado americano… ele é só uma das engrenagens, e nem é uma das maiores. a frase mais adequada seria: Os Eua são a ONU e a ONU é os EUA.

Sebastião Medeiros

A atual crise capitalista faz com que as potências econômicas(EEUU a frente,mais os países ricos com alto PIB PER CAPITA porém pobres em recursos naturais como é o caso da União Européia e do Japão que vive uma crise nuclear) avancem sobre os recursos naturais(Petróleo,Minérios e Biodiversidade) do países da periferia do Sitema Capitalista-Imperialista.Na atual fase histórica os países ricos vão sugar,com mais força ainda, toda a riqueza possível do Mundo para manter o seu padrão de vida consumista-hedonista.É o hiper-imperialismo já previsto por LÊNIN A MAIS DE CEM ANOS ATRÁS.O Brasil que fique de olho,ou melhor nós Brasileiros devemos ficar vigilantes sobre o nosso PRÉ-SAL e sobre a AMAZÔNIA,poís perto do que vem por aí o antigo colonialismo-imperialismo é fichinha.

Marcio

Os democratas confirmam: O racismo é prioridade ante a posição partidária e até ideológica. Não é que Bush pai e filho, NIxon, enfim quase todos presidentes americanos fizeram uma guerrinhazinha. Mas o negro…………..aí é inconstitucional né! Racismo na veia.

    André

    OS EUA são tao racistas que colocaram o negão lá na cadeira, numa eleição disputada com um branco dos olhos azuis.

    Poderia citar outra grande nação do mundo onde isso tem ocorrido ao longo da história?

    Aqui mesmo no Brasil, um dia isso ocorrerá?

    ?

    gilda

    Meu caro, é importante manter o foco da discussão, em lugar de praticar um racismo às avessas. O que verdadeiramente é questionável são as arbitrariedades que um chefe de Estado, posando de guardião do planeta, está cometendo, em continuidade aos que o antecederam. O fato de ser negro não significa que com ele se deva ser complacente, quando assume uma postura contrária à democracia. Não só ele, como todos os que o antecederam são passíveis de críticas, visto que ceifaram muitas vidas, adotando uma política belicista, por que extremamente ambiciosa. E vc ainda fala de guerrinhazinha. Por que??? Todo presidente americano está legitimado a fazer uma guerrinhazinha e por isso Obama também??? Será que não está faltando reflexão??? Ou quem sabe talvez perspicácia para entender que o que Obama defende é algo bem maior do que a sua cor de pele, mas uma tentativa desesperada de manter o mundo aos pés do domínio americano, apesar de toda crise estrutural que os EUA está enfrentando???

SILOÉ

Isso tudo é jogo de cena.
Todos nós sabemos que esse congresso não deixa passar nada em branco, não são os civis que interessam, e ainda tem o displante de querer nos passar atestado de IDIOTAS..
Eles sempre agiram de forma inconstitucional, imoral e desumana. Taí GÜANTÂNAMO que não me deixar mentir.
Dependendo das reações diante de mais uma entre tantas atrocidades, para fugir das responsabilidades, sacam o Obama fora com um impeachment, "matado dois coelhos com uma só cajadada", e acham que assim fica tudo muito bom tudo muito bem.
O congresso só finge não saber, se der merda, senão… Os louros divididos entre eles.
Já é mais do que hora de submeter os EUA ao tribunal de Haia: por crimes de guerra, Apropriação indépta, Genocídio, Tortura, etc.. etc…TOTAL DESRESPEITO AOS DIREITO HUMANOS POR MOTIVO TORPE.
GANÂNCIA.

bernardo peres

Depois de observar as notícias sobre a visita deste senhor ao nosso país, a escalada dos fatos na Líbia, Bahrein e winsconsin, sou forçado a concluir que o senhor Obama é uma farsa. Serve aos mesmos senhores que seu antecessor: a indústria bélica, ao capital especulativo – e não produtivo – de Wall Street, aos super-ricos e aos interesses sionistas que se esgueiram pelas sombras. Mais do que nunca vemos quão imperial e ditatorial a grande nação se tornou. Quase uma Alemanha nazista, só que com alcance global.

em tempo: tirando a blogsfera, onde mais se ouviu falar de bahrein e winsconsin?

    leo

    Nunca tinha dúvidas que o araque osama era uma farsa. Nunca comprei essa idéia de mudança do império, presidente negro, blá, blá…. EUA é EUA, imperialismo é imperialismo.
    "iés, uí quem" significa sempre "Sim, nós (o império) podemos mais e o resto que se foda".

sergio m pinto

Esperar o Congresso autorizar? Com tantos intere$$es em jogo? Tá louco, sô?

oswaldo j. baldo

A socidade americana por incrível que pareça é a mais entorpecida e manipulada do mundo.

    leo

    e o pior: vendem isso pro mundo todo na forma de "cinema".

    vemos a mulecada falando (perdedor, bastardo…) e se comportando como eles, ou seja, como imbecis.

André

Só atualizando:

"Morre comandante das forças de Kadafi em Trípoli
Hussein El Warfali era chefe das tropas do ditador perto da capital, segundo a Al-Jazira"
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,…

ZePovinho

Eu não tinha atentado para esse fato.A estrutura que está acima da repúblicas,praticamente,obriga o presidente desse país a rasgar a constituição.

edv

Acho que esses parlamentares comem criancinhas…
Os falcões mandaram Obama assinar e…
Prontchiu!

João

Os próprios democratas condenando Obama!! Vixi! Esse senhor é presidente de direito, mas de fato é um fantoche!
O mundo esperava mais de Obama…mas ele conseguiu ficar refém de si mesmo, dos banqueiros, dos lobies, enfim, perdeu o norte de seu mandato.
Só resta ao mesmo aguardar o fim do mandato, e ir para casa.

    leo

    o mundo? nunca esperei nada, só o óbvio.

Herminio

La como ca a oposição é oportunista. Eta oposição!!!!!! Ela não contribui com nada, não propõe nada de útil ao povo tanto la como ca e quando os governos agem pro bem ou pro mal (não se pode agradar a todos), aí eles saem do biombo pra fazer faláceas, são uns trapalhões tanto la como ca!

    Emilio Matos

    São deputados democratas, do mesmo partido do Obama, não são de oposição.

André

Todos são do partido Democrata, partido do presidente Obama. Lá eles têm culhões para advertir o mandatário eleito pela sua sigla e vao levar o assunto à sério, aguardem os desdobramentos.

Se fosse aqui, os políticos pelo menos levantariam a questão num eventual ato inconstitucional de um presidente pertencente a seus quadros partidários?

Nunca. Iriam dar gargalhadas e dizer que a culpa era do "PIG" ou do "PUN".

Depois ainda nao sabem porque os EUA sao o que são e o Brasil é o que é.

    edv

    Nem os países que "foram porque foram" e "serão porque serão"…
    Uga baluga!

    PS: aqui nós não temos "balls" (com algumas prováveis "exceções", lógico…)

    edv

    PS: as exceções com "balls" são provavelmente os comentaristas americanófilos, se é que me faço entender…

    Luiz Carlos

    Ô André, para saber quem são os Estados Unidos, recomendo que vc veja o filme vencedor do Oscar "Trabalho Interno". Aí sim, vc vai saber quem são esses yankees bandidos…

Roberto SP

Nossa, a coisa está pior do que eu pensava pro lado do Obama.
Nem os democratas estão do lado dele.
Vai demorar mais 1500 anos pros americanos elegerem outro negro pra Casa Branca.
Isso se os Estados Unidos deixarem o mundo existir por mais 1500 anos…

    André

    O presidente dos EUA, pela Consituição (sabe o que significa uma?), deve pedir autorização ao congresso norte-americano para dar ordens aos militares atacarem a Líbia.

    O que o Obama fez no caso Líbia, nem o Bush teve a audácia de fazer e voce vem dizer que os democratas nao estão ao lado dele porque ele é negro?

    Essa é uma das nossas piores manias: "leis, pra que?"

mariazinha

Como ninguém viu isto, antes?
Por aqui, no BRASIL, já gritamos isto a plenos pulmões pela blogosfera….São uns fora da lei junto com a turma de sionistas que os governa com seus bancos e grandes empresas internacionais. Basta dar uma olhada em boicote a israel que veremos as marcas que consuminos e que financiam o terror deles. Boicote, sempre!

ricardo silveira

Os Governo do Estados Unidos não precisa de nenhuma constituição para agir. Há muito que se tornaram um estado terrorista. Invadem bombardeiam, cometem genocídio e pronto. Até onde isso vai? Tomara que alguém lá de dentro se incomode com isso, porque o resto do mundo tem interesses diversos e morrem de medo deles.

    André

    "Os Governo do Estados Unidos não precisa de nenhuma constituição para agir."

    Você pode nos provar isso com fatos reais, nao o bom e velho bla bla bla?

    P. Taubner

    André,

    Se voce não percebeu ainda é porque não tem prestado atenção à história.

Klaus

Gente, presidente nenhum do mundo vai mudar a política americana nao. Atràs dos colisseus dessa política, estäo as multinacionais, indrustrías belícas, farmaceuticas, financeiras etc. Essas empresas säo a verdadeira política dos estados unidos.

ana db

E olha que o Obama é formado em Direito pela universidade de Harvard e tido e havido como preparado.
Notei que o homem está deslumbrado com o cargo.

ANA

Já disse antes e repito os EUA vivem a farsa democrática, mais um exemplo.

Em tempo: Ao ler hoje o PIG, na sua versão, Reinaldo Azevedo, este critica duramente os ataques a Líbia mas por motivos tão vis e preconceituosos que seu texto que poderia, pasmem!, ser interessante, torna-se um manifesto despresível de campanha da direita republicana dos EUA.

luiz pinheiro

Segue o filme "O triste fim de Barack Obama". Na invasão do Iraque, ele foi o único parlamentar contrário. Tornou-se presidente, manteve o Iraque ocupado, manteve Guantanamo, promoveu uma escalada das ações militares (incluindo vários massacres e crimes de guerra) no Afeganistão e no Paquistão, abriu nova guerra imperialista, desta vez contra a Líbia. E agora há varios deputados democratas, do seu próprio partido, pedindo o impeachment. Não creio que prospere. Os republicanos vão ficar contra. Preferem que Obama siga decepcionando quem o elegeu, e ao mesmo tempo obedecendo todos os ditames dos neocons, da indústria bélica e da especulação financeira. Assim, conduzirá os democratas, em 2012, ao pior resultado eleitoral da sua história.

Pedro

Os Estados Unidos há muito que viraram um país inconstitucional. De grande nação produtora de riquezas passou a grande nação produtora de genocídios. Não tem mais solução. Está cumprindo o destino de todos os impérios. Enquanto não acabar vai infelicitar a humanidade.

Pedro

Obama, esperança de muitos, pelo mundo afora, está rapidamente virando o bandido que os produtores e comerciantes de armas esperam que ele seja. Pelo visto, este papel ele não vai deixar de representar. Covardão.

Deixe seu comentário

Leia também