A confusa disputa pelas transmissões de futebol

Tempo de leitura: 6 min

Hoje às 16h55 – Atualizada hoje às 18h38

Direção do Clube dos 13 culpa Globo pelo racha na entidade

Portal Terra, via Jornal do Brasil

As câmeras das TVs Record e Globo chamavam a atenção de quem passava pelo prédio de número 1254 da movimentada Rua Pedroso Alvarenga, no paulistano bairro de Itaim Bibi, terça-feira (22). Enquanto caminhavam, duas mulheres debatiam o motivo da presença de jornalista: “É que aí tem um cardiologista muito famoso…”

Na verdade, o assunto ali nada tinha a ver com coração. Mas se tratava do órgão que ajuda a manter vivos os mais poderosos times do futebol brasileiro, irrigando para eles algo vital. No 11º e último andar do edifício, o Clube dos 13 finalizava o edital de concorrência para a transmissão televisiva dos jogos dos três próximos Campeonatos Brasileiros. O dinheiro gerado pela televisão é a principal fonte de renda das equipes.

Apesar da paixão do País pelo esporte que o consagrou, o tema naquele local, definitivamente, não era cardíaco. “Temos que parar de fazer papel de bobo, o assunto aqui é muito dinheiro. Vamos parar de fantasiar”, disparou o presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, nesta quarta-feira (23), em entrevista coletiva. Pouco antes, o Corinthians confirmava sua desfiliação do Clube dos 13. Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo avisavam que negociarão à parte com as emissoras de TV.

Membro da comissão que produziu o edital, Kalil se exasperou com a dissidência:- A própria presidenta do Flamengo (Patrícia Amorim) disse pessoalmente que o trabalho da comissão era impressionantemente brilhante e bem feito. E o próprio Botafogo (representado pelo presidente Mauricio Assumpção), até o último dia, ontem, votou e opinou, teve voto e aprovou tudo o que está aqui dentro.

A proposta aprovada pelo Clube dos 13 prevê lance mínimo de R$ 500 milhões só das TVs abertas, com 10% de vantagem para a Globo.

– Ainda faltam ser licitados TV paga, pay-per-view, placas de publicidade, telefonia, internet e direito (de transmissão) internacional, que, pelos nossos cálculos, se aproximará de R$ 800 milhões. Estamos falando de um contrato anual de R$ 1,3 bilhão para os clubes. Em três anos, R$ 3,9 bilhões. Colocando na praça esses valores, já temos a informação de que esse é o mínimo que vai chegar para nós. É só cada um explicar por que não quer participar disso – detalhou Kalil.

A saída do quarteto carioca e do Corinthians apaga essas cifras. “Destrói o produto”, lamenta Kalil, admitindo que seria necessário reformular o edital de licitação. Há, dentro do Clube dos 13, embora nem sempre dita claramente, a avaliação de que a Globo tem interesse em impedir que se alcancem os valores propostos.

– A impressão é que a emissora começou a fazer um trabalho nesses clubes. Alguns, pela primeira vez, estão recebendo adiantamento da Globo. Temos que evitar, de todas as maneiras, essa cisão – esclareceu o diretor-executivo do Clube dos 13, Ataíde Gil Guerreiro.

– O caso preocupante é que temos uma conta pra acertar. Espero que os clubes do Rio venham nos ajudar porque não temos uma alternativa hoje para buscar dinheiro que não seja o Clube dos 13 – afirmou Kalil. – As partes que antigamente ajudavam agora não podem ajudar. O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, do Ministério da Justiça), o Ministério Público Federal e tudo que agrega esse grande contrato não vão aceitar que uma rede de televisão, seja ela uma das três interessadas (nos direitos de transmissão), vá dar dinheiro antecipado para clube – lembrou o presidente atleticano, aludindo a uma multa de R$ 2 bilhões estabelecida pelo CADE para descumprimento das regras.

Consultada por Terra Magazine, a Central Globo de Comunicação informou que “a TV Globo só vai se pronunciar sobre a renovação dos direitos do Campeonato Brasileiro após a publicação do edital”. A assessoria de comunicação da Record deu resposta idêntica.

“O Andres (Sanchez) quer negociar, separado, o que é legítimo. Não é legítimo os interessados intervirem no processo”, insinuou Kalil, sem nomear personagens nem confirmar se aludia à Globo. “Não tenho preferência. No empate, (prefiro) a Globo, que tem 25 anos de futebol”, admitiu.

Questionado se a postura corintiana teria relação com interesses da Confederação Brasileira de Futebol ou os bastidores da construção do estádio em Itaquera, Kalil alegou não saber.

A grana de cada um

A abertura dos envelopes com as propostas de Globo, Record e Rede TV! está agendada para 11 de março. Se houver definição da transmissão pela TV aberta, será criado um edital para concorrência nas demais plataformas, como canais pagos e internet.

– A situação de todos os clubes hoje é igual, é difícil. Estamos enxergando, neste edital de licitação, a completa redenção dos clubes de futebol. São números reais – insistiu Alexandre Kalil.

Ele apresentou a elevação das cotas somente de TV aberta de cada membro do Clube dos 13 descrita na nova proposta. Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco pulariam de R$ 16,8 milhões para R$ 42 milhões por ano, cada um, recebendo R$ 25 milhões antecipadamente.

O Santos, de R$ 14,4 milhões, passaria a R$ 36 milhões, com R$ 20 milhões antecipáveis. Em vez dos atuais R$ 12 milhões, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético Mineiro embolsariam R$ 30 milhões, com adiantamento de R$ 18 milhões.

Bahia, Vitória, Atlético Paranaense, Coritiba, Goiás, Guarani, Sport e Portuguesa evoluiriam de R$ 9,2 milhões para R$ 24 milhões, com antecipação de R$ 14 milhões.

– Estamos quebrados. Os clubes do Rio não têm cota de TV para receber até setembro. E devem, juntos, R$ 60 milhões – revelou Kalil, citando a cobrança da dívida em caso de desligamento.

*****

23/02/2011 – 16h27
Contra o C13, Globo não apresentará proposta pelo Brasileiro

EDUARDO OHATA, na Folha

Atualizado às 17h08.

A TV Globo não vai apresentar proposta para ter os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2012 pois discorda do formato pedido pelo Clube dos 13, segundo a Folha apurou.

Uma das razões que fez a emissora desistir da concorrência com a Record e a Rede TV! é que o formato prejudicaria as vendas de seus canais de pay-per-view.

Ao contrário da TV Globo, a Record irá apresentar proposta pelos direitos de transmissão em TV aberta do Campeonato Brasileiro a partir de 2012. Esta é a posição da emissora paulista na tarde desta quarta-feira, segundo a Folha apurou, o que favorece a posição do Clube dos 13.

A interlocutores, executivos da Record afirmam que a negociação individual por parte dos clubes apenas fazem com que os eles ganhem menos. Em alguns casos, até 50% menos.

A decisão da Globo coincide com o fato de alguns dos principais clubes do país começarem a abandonar o C13, como aconteceu nesta quarta-feira com o Corinthians e os quatro grandes do Rio.

A emissora carioca poderá agora negociar individualmente com cada um dos clubes que deixarão ou já deixaram o C13 ou mesmo com uma nova liga que poderá ser criada batendo de frente com o C13.

RIO

Segundo nota publicada de maneira conjunta nesta quarta-feira, as diretorias de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco vão, a partir de agora, negociar os direitos de transmissão de TV para os próximos Nacionais em bloco, porém sem a intermediação da entidade que fazia esse tipo de trabalho até o momento.

Além da Globo, outras três empresas mostraram interesse no cabo e no pay-per-view do Campeonato Brasileiro: ESPN, Oi e Telefônica.

Globoesporte, Terra, iG, Oi e UOL pleiteiam os direitos para a internet.

CORINTHIANS FORA

A diretoria do Corinthians enviou uma carta à cúpula do Clube dos 13, nesta quarta-feira, pedindo a desfiliação formal da equipe da entidade criada em julho de 1987.

Na véspera, o presidente Andres Sanchez havia falado que estava se licenciando da chamada “união dos maiores times do Brasil”. Agora, a posição é definitiva.

“O simples fato de, durante reunião de ontem da comissão de negociação do Clube dos 13, seu diretor executivo, no meio das discussões, ter ligado para um alto executivo de uma das emissoras concorrentes para saber o que ele achava de uma deliberação em discussão (confirmado por dois membros da comissão de TV) demonstra que este processo não está sendo conduzido com isenção e macula, de forma indelével, a lisura dos trabalhos que estão sendo realizados”, diz trecho da carta.

RIO FORA

Mais cedo, os quatro principais clubes do Rio anunciaram uma ‘debandada’ em relação ao Clube dos 13. Segundo nota publicada de maneira conjunta, as diretorias de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco vão, a partir de agora, negociar os direitos de transmissão de TV para os próximos Nacionais em bloco, porém sem a intermediação da entidade que fazia esse tipo de trabalho até o momento.

R$ 70 MILHÕES

Na terça-feira, o presidente do Clube dos 13 afirmou que o Corinthians faturaria mais do que o dobro com a permanência na instituição.

Koff recebeu a visita de Sanchez ontem. “O Corinthians ganha hoje 30 e tantos milhões de reais por ano com o Brasileiro, dá quase R$ 1 milhão por jogo”, disse Koff. “A nossa estimativa é que ganhem de R$ 60 milhões a R$ 70 milhões. Mas se ele acha que saindo pode conseguir mais do que isto… Não tem como ganhar mais”, completou.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gustavo

gente esse negócio da record querer pegar o direito de transmitir o futebol brasileiro é apenas para querer mostrar que ela é melhor que a GLOBO!
coisa que ela não é, e tem que se contentar com isso !!
ninguem vai deixar de ver jornal para ver futebol!

celio leite

A Globo está usando a tática Gaddafi. Só faço do jeito que quero, todos estão errados e se tiver que criar o caos no futebol brasileiro ainda mais, ela topa e vai morrer para salvar o interesse público maior de termos de aturar o Galvão e clásusulas de preferência da mesma. Que se dane licitação, legalidade e lisura. A Rede Globo se acha dona do futebol para sempre, vitaliciamente, assim como Gaddafi acha que é o mártir do bem. E o pior é que acho que o grau de práticas ilegais, sonambulismo e atitudes aética na postura pública de organizações e líderes políticos está tão infiltrado internamente, que acredito piamente que Gaddafi se acha um mártir de verdade e a Globo acha realmente que licitação é crime.

celio leite

A Globo está usando a tática Gaddafi. Só faço do jeito que quero, todos estão errados e se tiver que criar o caos no futebol brasileiro ainda mais, ela topa e vai morrer para salvar o interesse público maior de termos de aturar o Galvão e clásusulas de preferência da mesma. Que se dane licitação, legalidade e lisura. A Rede Globo se acha dona do futebol para sempre, vitaliciamente, assim como Gaddafi acha que é o mártir do bem. E o pior é que acho que o grau de práticas ilegais, sonambulismo e atitudes aética na postura pública de organizações e líderes políticos está tão infiltrado internamente, que acredito piamente que Gaddafi se acha um mártir de verdade e a Globo acha realmente que licitação é crime.

Vamos expurgar a Globo de seu reinado e monopólio despótico. Se não temos acoragem de ir as rua s como cidadãos (eu me incluo como brasileiro) diferente de 90% dos paises do mundo. Façamos um boicote econômico à Globo. Não compremos pacotes pay per wiew. Não compremos publicações , periódicos, albuns, deixemos de escutar rádios e jornais das organizações Globo. Não digamos nunca em pesquisas de opinião que assistimos a Globo. Paremos de assistir essa estupidez intelectual e montada que é o BBB. E passemos a investigar o passado da Globo. Fatos que permitam uma CPI, acredito sinceramente que existam. Uma CPI da Rede Globo é legitimada, se for para fatos específicos e que possam ter uma eiva de irregularidade, conoforme ditame da Constituição da República.

Vamos lançar já, a campanha ''CPI para as atividades das Organizações Globo'' nas últimas décadas. É concessionária de serviço público.

E tem que se submeter a Constituição e a nosso boicote econômico. Ah e às licitações também!
http://zen-biduga.blogspot.com/

Andre

Rede Globo está fora da licitação de direitos de transmissão do Brasileiro

Comunicado da Rede Globo na íntegra.

Os dirigentes efetivamente preocupados com os legítimos interesses dos seus clubes e, acima de tudo, os torcedores são testemunhas dos volumosos investimentos que a Rede Globo tem feito ao longo desses anos, numa parceria pelo aprimoramento do nosso futebol, na busca de um espetáculo emocionante, com profissionalismo e qualidade.

Essa contribuição tem se traduzido no crescimento das receitas dos clubes, não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, bem como com a comercialização de outros direitos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios.

As exigências e modificações nos conteúdos das plataformas implicam na desestruturação de um produto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos, inviabilizando assim qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos.

As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros.

Assim é, em respeito ao interesse do público, que a Rede Globo se sente impedida de participar desta licitação e pretende manter diálogo com cada um dos clubes para chegarmos a um formato para a disputa pelos direitos de transmissão que privilegie a parte mais importante desse evento: o torcedor.

Ceiça Araújo

FUTEBOLMETRALHEIRO ESSE! TÔ FORA! Vou ver é meus filmes dvds, no horário e local que eu mesma escolho.

Osvaldo

Ei André!!!! qual audiencia cairia? A das novelas porcaria? do BBostaBrasil? Quero ver jogo as 20:30 e ir prá cama as 23:00 h e ainda ter tempo de namorar a patroa. Precisamos dizer não a essa submissão aos interesses da Globo, que não acrescenta um milimetro de cultura ao povo!!

Osvaldo

Sugestão aos advogados de atletas e procuradores federais: penhorar os contratos diretos com a Globo por conta das dividas fiscais e providenciarias (que sabemos, nunca serão pagas) e também das dividas com atletas (que os clubes esperam morrer para não pagar). Sem os milhões para cada um dar uma "mordida", não fica um dirigente nessa reunião…

Andre

BÔNUS DE 30%

A TV Globo buscou um bônus de 30%, e não de 10%, na licitação da TV aberta organizada pelo Clube dos 13. A posição interna da Globo é que a emissora dá muitas vantagens indiretas aos clubes que a Record não conseguirá superar.

A primeira é que a emissora tem muito mais audiência fora do futebol e, portanto, daria mais visibilidade às marcas dos patrocinadores dos clubes, em telejornais, programas esportivos.

O segundo argumento é sobre a qualidade de transmissão. Diretores da Globo dizem que nenhuma concorrente tem equipamentos ou pessoal para fazer uma transmissão com tantos detalhes e efeitos especiais. E que tudo isso valoriza o espetáculo, logo os patrocinadores.

A Globo afirma também que o estudo encomendado pelo C13 a pesquisadores da Escola Politécnica de São Paulo apontam uma vantagem da emissora bem superior a 10%. Dizemnão ter tido acesso direto ao estudo, mas que ouviram isso de dirigentes de clubes próximos a eles.

Outra reclamação que circula na emissora contra o C13 é a forma de tratamento que vem recebendo desde a chegada de Ataíde Gil Guerreiro como diretor-executivo.

Fonte: Lancenet

@sergiobio

Pela primeira vez, tenho orgulho de um presidente atleticano.

Tomudjin

No caso do Sr. Kfouri, pra alguém que não concordava nem mesmo com o ato do Kaká, de erguer as mãos pros ceus para agradecer a Deus, realmente fica muito dificil explicar o que significa Dízimo.

Marcelo de Matos

O jornalista Juca Kfouri cobriu-se de brios ao comentar a disputa pelo televisionamento dos jogos: “O racha se dá porque os que saíram não querem saber de mudanças e preferem a Globo.
Eu, aliás, também preferiria, ainda mais que o dinheiro da Record é uma forma de concorrência desleal, porque da Iurd.
Só os adeptos daquele chinês que não se importa com a cor do gato, desde que ele coma ratos, não dão bola à origem do dinheiro, como o Corinthians, com o aval de seu atual presidente, não se importou com a grana da MSI”. Oh, quanto pundonor! Eu sou fã de estadistas como Deng Xiaoping – a História provou que ele estava absolutamente certo. Sou fã, também, de outro estadista, o imperador Vespasiano, que reagiu às críticas de seu filho Tito que o recriminava por ter instituído tributo sobre os mictórios públicos: o dinheiro “non olet”, ou seja, não tem cheiro. Vamos deixar desses brios. O dinheiro da Record e tão bom quanto o da Globo. Os dirigentes têm é de parar com as molecagens.

Jairo_Beraldo

Interessante que dos clubes dissidentes, só o Vasco tem um título da Libertadores de forma digna. O Flamiengo tem um, mas da mesma forma que teve 4 de seus títulos nacionais…de forma excusa…quem tem mais de 45 anos, lembra da marmelada do Serra Dourada em 1981, quando o maior rato do apito e comentarista da Globo, o Wright, expulsou 4 jogadores até aos 24 minutos de jogo do Galo mineiro, que até então mesmo com jogadores a menos botou 3 bolas na trave do time carioca, que dificilmente ganharia o jogo com 82.000 testemunhas. Estes se rebelaram, porque as marmeladas só fazem acontecer aqui no país. E não venha o Curintia querer dizer que ganhou um título mundial, que até a FIFA deve ter vergonha daquela patuscada!

    rafael

    Sou cruzeirense, mas subscrevo in totum.

    Com Globo, não há possibilidade de centros, que não SP e, principalmente, RJ, disputarem em condições iguais o Campeonato Brasileiro. Por exemplo, se considerarmos a Libertadores, há um equilíbrio de conquistas entre a soma dos considerados 2 maiores centros do país, e os outros dois mais importantes. Temos:

    MG+RS (4 grandes times, 3 campeões) têm 6 títulos;
    SP+RJ (8 grandes times, 5 campeões) têm 8 títulos.

    Algo bem diferente do CB, cujos números de títulos são 29 para RJ/SP e 7 para RS/MG (isso com a conta feita a partir de 71 e só dentre os "grandes" – leia-se, desconsiderando o título do Guarani em 78). Seria isso mero acaso? Os times consideram a Libertadores menos importante?? Parece óbvio que não. Parece claro que há outros interesses que expliquem…

    Se dependesse da Globo, teríamos campeonatos polarizados, a exemplos de vários lugares do mundo: entra ano o campeão é corinthinas; sai ano, o flamengo é campeão.

    Andre

    Marmelada do Serra Dourada? Amigo, voce quer enganar que? Pelo que entendi voce é torcedor do vasco, o clube mais sujo do futebol brasileiro.

    Eis as imagens de 1981:
    http://www.youtube.com/watch?v=PwwXKwHm6BI

    Me diz qual expulsão foi injusta??

    Reinaldo agride o ZIco com uma entrada criminosa. Você sabe oq o Éder falou pro Juiz em seguida?

    Dirigente invadir campo vale? Goleiro se jogar de propósito vale? Ainda bem que temos as imagens pra calar a boca.

    Detalhe após a primeira expulsão nas palavras do Luciano do Vale " Se continuar assim mais gente do Atlético vai ser expulso".

    Será que o Luciano do Vale agora é Flamengo também?

    E detalhe que após a segunda expulsão OS DIRIGENTE DO ATLÉTICO JA PEDIAM PRA TIRAR O TIME DE CAMPO.

    Atente-se tambem para o FATO que Carlos Alberto Silva pediu pra seus jogadores CAIREM DE PROPÓSITO NO CAMPO, uma verdadeira VERGONHA!

    Ainda bem que essas imagens calam a boca de qualquer LEVIANO, que acha que pode deturpar os fatos com repetidas mentiras.

    Parabéns ao Wright, um dos melhores árbitros brasileiros de todos os tempos.

    Quantos aos títulos Brasileiros do vasco, apenas 1 ao que se sabe foi conseguido de forma justa, 3 ROUBADOS descaradamente!

    1974 – Almirante Heleno Nunes (ícone da ditadura, Presidente da CBD e vascaíno roxo), MUDOU o mando de campo do Mineirão paro Maracana. Nesse jogo o Cruzeiro teve um gol legitimo vergohosamente anulado pelo Armando Marques, quando empate dava o título para o Cruzeiro.

    Lembremos ainda que em 1976 o vasco recebeu a título gratuito um terrenaço em Caxias, dado por quem? PELA DITADURA MILITAR!

    Lá o vasco prometeu construi um CT que até hoje nao saiu do papel. Sabem quela seria o nome do local?

    "CT ALMIRANTE HELENO NUNES"

    Vasco+ditadura militar = Tudo a ver (dentro e fora de campo);

    1997 – Uma verdadeira vergonha. Edmundo expulso no Morumbi, entra em jogo contra o Palmeiras no jogo seguinte, no maracanã. Mais uma vez esse clube sujo entao comandando por eurico miranda, age nos bastidores e obtém vantagens indevidas;

    2000 – O alambrado do estádio deles cai, a partida é encerrada por falta de condições e foi aquela vergonha que vimos posteriormente. O regulamento previa que o clube que desse causa à suspensao da partida, seria penalizado com a derrota por 1×0.

    Conseqüentemente o Sao Caetano deveria ser declarado campeao, haja vista que o jogo de ia em SP terminou empatado.

    Mais uma vez a sujeira vascaína entrou em ação, o regulamento foi descumprido e o sao caetano teve que entrar em campo 1 mes depois, com seu time todo desfigurado em virtude da saída de jogadores;

    Resumindo: de 4 títulos nacionais do vasco, 3 foram escandalosamente roubados, tomados à força do adversário.

    Só para se ter uma ideia, hoje o vasco é um clube mediano: 8 anos sem títulos, 7 anos sem ganhar um turno de estadual etc, vexames nao faltam.

    Lembram do Eduardo Viana, o caixa D'água, aquele de tantos e tantos escândalos e que representava a pior face do futebol do rio?

    Depois que ele saiu da federação de futebol do rio o vasco não ganhou sequer 1 turno do estadual.

    Coincidência?

    Jairo_Beraldo

    Cara, moro em Goiania, sou torcedor fanatico do Galo Mineiro, estava lá no Serra Dourada no dia da "cirurgia" que o estrume do Wright fez no Galo…. Reinaldo agredir o Zico?Reinaldo era craque, e Zico foi a maior mentira do futebol brasileiro..tanto que não ganhou NENHUMA copa, NEM como parte da comissão técnica, ganhou Libertadores por esta Operação Goiania. E time sujo é este teu Flamengo…aliás todos os times cariocas são imundos!!! Voce deve ser um abestado! Diga isso aos crédulos teleguiados pela maldita Zoiúda!

    Andre

    Nao vou repetir tudo:

    Eis as imagens de 1981:
    http://www.youtube.com/watch?v=PwwXKwHm6BI

    Me diz qual expulsão foi injusta??

    Reinaldo agride o Zico com uma entrada criminosa. Reinaldo deveria ter sido PRESO por essa entrada vergonhosa. Está aí, nao brigue com as imagens.

    OBS.: Torcedor do Atlético/MG, aquele clube médio que quer rivalizar com o Cruzeiro em Minas?

    Amigo, entenda: atlético, goias, vasco, botafogo, fluminense sao todos times médios que a midia insiste em chamar de grandes.

    Andre

    Ah, e escusa, é com "S".

    Jairo_Beraldo

    Sim, é com S e quer dizer Clandestino, suspeito…no dicionário de flamienguista que deve ser com X ou Z!

    marco

    Jairo
    Nem preciso analisar o debate. Você é um psicopata racista e nazista (nazista é com z, viu?).

    Jairo_Beraldo

    Ainda bem que tem voce, um ser normal, para dar um diagnóstico!

giovani montagner

o episódio ainda esta confuso, a melhor constatação deste episódio foi dada pelo conselheiro do Grêmio, adalberto preis via twitter (http://twitter.com/#!/adalbertopreis): "Está parecendo mais algo próximo a chantagem, extorsão. Ameaça para tirar vantagem individual."
antes de qualquer coisa, a primeira medida para melhorar o futebol no brasil é a remoção do déspota presidente da cbf, ricardo teixeira. o que vem ocorrendo tem muito de sua participação. feito isso, cabe aos torcedores participarem mais da vida política no clube e removerem os eternos dirigentes (responsáveis diretos pelo atual estado financeiro dos clubes) que permanecem para ganhos pessoais ou mesmo profissionais e, posteriormente, há as reestruturações administrativas com finalidade de impedir a repetição dos erros ou "personalização" do clube (dirigentes eternizados no comando).
os clubes são das suas torcidas, cabe a elas zelarem por seu patrimônio.

Jotapeve

Ricardo Teixeira tentou derrubar Fabio Koff no ano passado com a eleição do laranja kleber Leite para presidente do clube dos 13. Se tivesse ganho a eleição agora estaria com a faca e o queijo na mão para negociar com a Globo os direitos de transmissão para os próximos anos, e uma grande fatia deste negócio com certeza não iria para os cofres dos clubes. Falhando o plano "A" vem o plano "B" : Implodir o clube dos 13 para que Ricardo Teixeira e a Globo voltem a comandar o circo. É muita grana envolvida e o Teixeirão não quer ficar de fora de jeito nenhum.

FrancoAtirador

Quer dizer que a RGTV passou a "BOLA" para os clubes cariocas
e agora os clubes cariocas vão devolver a "BOLA" para a RGTV ?

sergio

E vejam só. Ainda tem gente, muita gente, que perde seu tempo vendo ou discutindo futebol.
Uma coisa que só provoca violência, malandragem, corrupção (nem toda corrupção precisa de polítcos envolvidos) …
Não é melhor assitir um filme ou ler um livro? Graças ao ibope que futebol dá, tem muito ladino vivendo na boa.
Meu pai sempre diz:" SE NÃO FOSSE OS BOBOS OS LADINOS NÃO VIVIAM". E principalmente em relação ao futebol isto nunca vai deixar de ser verdade.

felipe

vamos ver:
a globo botou os cães na rua, fez uma pilha de dossiês e está ameaçando os cartolas com a divulgação das tretas futibolísticas.
a globo vai levar o futebol a falência, se o futebol levar ela a falência.

tomara!

Fernando

Dilma neles!

Futebol tem que ser na TV Brasil, com horário justo ao trabalhador brasileiro.

Pela estatização das transmissões do futebol.

    MARCOS

    Isso mesmo, trabalhador que acorda cedo precisa esperar a buchada da novela acabar p/ assistir ao jogo.

Henderson Sousa

E mais uma coisa é fato: A Patrícia Amorim e a Traffic estão morrendo de medo de a Record vencer a concorrência.
O Flamengo é o clube mais falido do país, não tem condição de bancar o salário do Ronaldinho e quem dá garantias sobre isso é a Traffic, que, além de ter laços estreitos com a Globo, teme que a Record dê menos visibilidade aos patrocinadores que em última análise bancam o salário do Ronaldinho.

Henderson Sousa

Vocês não perlustram o óbvio: o poder.
Se o Clube dos 13 se fortalecer e conseguir formar uma Liga independente da CBF, arrefecer-se-á o poder desta.
E quem é cotado para assumir o lugar do Teixeira na presidência da CBF? Ora, o cara de abacaxi, Andrez Sanchez.
Ou seja, nem ao Andrez nem ao Teixeira interessa um enfraquecer da CBF. Por isso o racha entre os clubes é de ingente importância.

    Renato

    Liga dos Clibe dos 13 não dá acesso a Libertadores. Essa liga saria morta.

beattrice

Excelente o post sobre o assunto no blog do RODRIGO VIANNA
"E só então lembrei: na Argentina, os direitos de transmissão do futebol foram comprados pela TV pública!!! Mais um capítulo da briga entre Cristina Kirchner e as TVs privadas.

Nesse caso, parece que o público saiu em vantagem. Há jogos em horários variados: sábado à tarde, à noite. Domingo à tarde e à noite. Tudo pela TV aberta. Dizem-me que, antes do Estado entrar na parada, os jogos passavam só pela TV a cabo (agradeço se alguém trouxer informações mais detalhadas sobre isso…)" http://www.rodrigovianna.com.br/palavra-minha/o-c

sexshop

Azenha, é muito confuso isso… não entendo o rabo preso com a globo!

botelho

Hoje, Ronalducho e Sanches são unha e carne. Com muitos interesses em jogo. Não é de hoje que Ronalducho e Globo são unha e carne. Com muitos interesses em jogo. Não é dificil de se concluir que hoje, Sanches e Globo são unha e carne. Com muitos interesses em jogo.

    beattrice

    Brilhante a regrinha de três e irrefutável.

O_Brasileiro

Pelo menos ainda resta na Globo alguma estratégia…
Está usando suas ligações com o "proprietário" da CBF, Ricardo Teixeira, para dividir o grupo "Clube dos 13", tática essa muito familiar aos generais da guerra…
Quem sai perdendo? Deveríamos perguntar quem sai ganhando… Que no caso acho que só Corinthians e Flamengo, os times de maior torcida, e os únicos que terão poder de barganha negociando isoladamente!

    thiago

    Acho que Corinthians e Flamengo nem vão sair levando tanta vantagem assim. Quem sai ganhando mesmo é a Globo e o Ricardo Teixeira. A Globo pq não tem mais grana para competir com a Record pelo Brasileirão, e se ela não passa os jogos ninguém vai passar. E o Ricardo Teixeira que vai continuar enriquecendo as custas dos clubes, que estão cada vez mais falidos.

celio leite

Não vou me ater as baixarias e politicagem. vou tratar do aspecto jurídico.
A CBF é uma entidade de direito privado, mas que aufere, se não me engano, subsídios, recursos e incentivos diretos ou indiretos de órgãos ou entidades públicas ou de caráter público. Logo, a licitação pode ou não ser regida pela Lei 8666 ou demais leis de regencia. Pode ser aplicao inclusive preceitos do código civil objetivo ou outro diploma específico.

Ocorre que, acima de todos esses diplomas legais e infralegais existem princípios ou supranormas que devem ser observados de forma imperativa, Princípios constantes da Constituição Federal, da Lei 8666/93, 10.520/02 (Pregão) e demais leis de licitação. Utilizando as palavras do grande jurista Celso Antônio Bandeira de Mello, os princípios em um possível conflito com referidos diplomas deve prevalecer invariavelmente. Os Princípio da Isonomia, da Competitividade, da moralidade da supremacia do interesse público e da economicidade vedam expressamente tal conduta que privilegia a priori a Rede Globo. Entendo que cabe representação com base no direito de petição constitucional à autoridade máxima da CBF com pedido de remessa da mesma aos órgaos de fiscalização ou Mesmo Ministério Público, se houver indício de tipo penal. Ademais, os orgãos fiscalizador e o MP devem ser informados pelas outras licitantes do que vem ocorrendo.

Netes meus 10 anos de trabalho e e estudo de licitação e direito Administrativo, já vi coisas ilegais e coisas ilegais e teratológicas. Tenho convicçao jurídica que estamos tratando do segundo caso, retrocitado.
http://zen-biduga.blogspot.com/

Marcelo de Matos

Não seria tão difícil para os integrantes do Clube dos 13 sentarem-se à mesa de negociações e resolverem o problema com as emissoras de TV. O que “está pegando”? A meu ver o problema é a falta de capacidade gerencial de alguns dirigentes do nosso futebol. Na construção da arena do Palmeiras um conselheiro obstou enquanto pode o início das obras. São mentalidades retrógradas, produto da estrutura de nosso futebol – clubes sociais, enquanto no resto do mundo o futebol é gerido por empresários. Está faltando capacidade gerencial – a implosão do Clube dos 13 só vai piorar as coisas. Futebol, em todo o mundo, é um negócio milionário e tem de ser gerido por empresários. Aliás, precisamos é falar do principal problema de nosso futebol: aqui só ficam os que já foram craques e os que ainda não o são. Que adianta construirmos arenas milionárias se não temos craques? Vamos televisar o quê? O Brasil, em breve 5ª economia mundial, não pode continuar exportando craques. Precisamos implantar o futebol empresa. Alô, Congresso Nacional!

Luís

Com relação ao carnaval, faço minhas as suas palavras.

Emerson – Ctba/PR

Andre, isso aí que citou é a ponta, tem mais coisa no meio. O estádio do Corinthians que deverá ser construido com dinheiro público por exemplo, ele saíra do papel se o time paulista ficar contra a CBF?

A Globo fez uma bela propaganda de Ronaldinho Gaucho ao Flamengo, dizem até que auxiliou na negociação, como o Flamengo ficaria contra ela agora?

Qualquer um com o mínimo de bom senso percebe que os dois clubes são mais, digamos assim, elegiados pela Globo.Eles teriam esse mesmo tratamento especial na Record? P

A CBF, aliada da Globo, resolveu justo agora reconhecer o titulo brasileiro do Flamengo (1987), coindidência?

Pouco tem se falado mas a Record tem prometido respeitar o Naming Rights dos estádios se ganhar a concorrência, coisa que a Globo não faz. Qual empresa vai querer investir em colocar seu nome em um estádio se o nome não é divulgado durante a transmissão? Por isso que a Kyocera deixou o Atlético-PR, porque a Globo insistia em chamar o estádio de Arena da Baixada, quando na verdade ele deveria ser chamado de Kyocera Arena. Isso para quem não tem estádio (Flamento e Corinthians por exemplo) não faz diferença, mas pode ser uma fonte de receita extra para quem tem estádio próprio.

Eu gostaria que os clubes brasileiros se unissem e criassem uma Liga separada da CBF, mesmo que inicialmente não contassem com os times do Rio e com o Corinthians, está na hora de confrontarem o gigante. O momento é agora!

    Marcelo Jaboo

    Apoio……

    Andre

    Amigo, em 87 o flamengo ganhou de todos os grande clubes do Brasil, provavelmente do seu também.

    Foi campeao na bola, dentro de campo de um torneio sensacional, um dos melhores da história, com a melhor media de público até hoje.

    No meio da disputa a CBF quis se utilizar do seu sucesso e quis mudar o regulamento.

    Heroicamente, Flamengo e Inter, respaldados pelos integrantes do Clube dos 13, se insurgira, nao baixaram a cabeça e por isso foram punidos.

    Ou seja, voces nao falam que em 87 o flamengo foi sacaneado politicamente, por causa de interesses escusos e covardes e o sport foi apenas usado nesse intento.

    C. K. y A. (abrev.)

    A CBF não quis mudar regulamento não, Andre. Ela não teve nada a ver com a organização do torneio vencido pelo Flamengo. O que ela propôs, e que foi aceito pelo Clube dos Treze, é que ela reconheceria como campeão brasileiro daquele ano o vencedor de um quadrangular disputado entre o campeão e o vice do torneio (Copa União) e o campeão e o vice do campeonato da CBF (que viriam a ser Sport e Guarani, respectivamente). Flamengo e Internacional, já campeão e vice do torneio, "roeram a corda" e não quiseram jogar. Com isso, o vencedor do Campeonato Brasileiro (o que efetivamente era o tal "módulo amarelo"), o Sport, sagrou-se campeão brasileiro de 1987, reconhecido pela CBF.

    Concordo plenamente que uma coisa é vencer um torneio jogando contra Grêmio, Cruzeiro, Bahia, Vasco e, outra coisa, é vencer um torneio jogando contra (com todo o respeito às agremiações) CSA, Inter de Limeira e Rio Barnco (vá lá que jogou contra times de mais tradição, como Vitória e Bangu, mas não dá pra comparar). Mas o fato é que Flamengo e Internacional se recusaram a cumprir o que fora acertado. O Flamengo foi campeão "de facto", porém não de direito.

    Durante 23 anos, até essa semana, a CBF manteve o bom senso de considerar o Sport como o único campeão brasileiro de 1987. Mas, como no futebol brasileiro a esculhambação é a regra, e não a excepção, como está demonstrado nesse rolo envolvendo Corinthians/cariocas/Clube dos Treze/Globo/CBF/Record (e que tem tudo a ver com a súbita mudança de idéia da entidade…), vira tudo uma festa! O torcedor? Ah, o torcedor que se f…

    C. Khosta y Alzamendi – mais que 20 caracteres!!

    Andre

    C. K. y A. (abrev.)

    O Clube dos 13 nao aceitou.

    Eurico Miranda acordou com seus pares do C13 que nao haveria cruzamento e numa reuniao na CBF, em que foi representando os clubes, os traiu, assinando o contrário.

    Um video do entao presidente do Clube dos 13 explica isso tudo:
    http://www.youtube.com/watch?v=DdTUX-h-Woo

Alexandre-Juquitiba

Desde que foi no Brasil feia a lei pele eu parei de acompanhar futebol ate pq times tradicionais do interior do Brasil estão quebrados passou td para mãos de empresarios em detrimento ao futebol a Globo é o opio do Brasil mais cade o PT para democratizar os meio de comunicaçãos?tbm acabar com essa maltida lei pele

flavio cunha

Acho sinceramente que não há confusão nenhuma nessa pendenga, por isso não entendi o título da matéria. Está claro agora no futebol, o que já vem ocorrendo noutras áreas, ou seja, a globo joga sujo quando vê que poderá ter que disputar o espaço com alguém, e sem nenhuma benesse em tal disputa. Muito cristalino. E o presidente do coríntians prestou-se a esse papel ridículo. Além do que, se a Record vencer, pode ser que não tenhamos mais que assistir futebol à meia-noite, nem tampouco engolir goela abaixo, apenas jogos do coríntians e do flamengo.

H. Henrique

CBF (Ricardo Teixeira) + GLOBO = Sujeira

Complô contra o São Paulo após seu candidato perder a presidência do Clube dos 13.

Primeiro foi a exclusão do Morumbi em 2014

Depois essa palhaçada de taça das bolinhas.

Agora querem continuar a monopolizar os direitos de tranmissão!!

Bertold

Humm… Era grande a possibilidade de Rede Record pagar um pesado ágio e faturar os direitos de transmissão do futebol brasileiro nos próximos três anos a partir de 2012. Disposição e recursos à vontade (dízimos e otras cositas inconfessáveis) ela tem. Não sei o que pensam mas para mim era a cartada final na disputa para tirar o primeiro lugar da Globo pois que futebol e novela (e agora cultos evangélicos) dominam a comunicação de massas. He,he,he… acho que podia dar certo mas esqueçeram de combinar com à Globo que, lutando para se manter hegemônica, não ia deixar isso acontecer e com certeza joga e está jogando com todas a armas que dispõe. É obvio, a Globo certamente está agindo para dividir e minar uma entidade (o Clube dos 13), que era o centro dessa disputa, onde à Record concentra o assédio, e tranferindo novamente para outra, a CBF. Logo, tática é dividir para conquistar.

flavio cunha

Tem muita gente, como eu, que não assiste à Globo, portanto, passaria a dar audiência ao futebol, donde essa tese da preferência pela globo não se sustenta. Ela tem liderança pela absoluta falta de opção, pois em várias localidades, só existe ela para deseducar a população

Mosqueteiro

Se derem o poder nas mãos da Record, esqueçam tudo de ruim que você imaginava da Rede Globo. Vão parecer travessuras de criança sapeca. Se preparem para ver o que é sacanagem e sujeira de verdade.
Agora, nós, os maiores prejudicados sempre nesse processo do clube dos 13, e o mais atacado nos últimos anos por aqueles que nós ajudamos a crescer, vamos dar de bandeja a nossa cabeça? Então, a saída do Corinthians foi providencial. Ou melhor, não tínhamos outra alternativa.
Ficar sozinho não funciona, e não ficaremos.
O que tem que acontecer agora é a reconstrução da união dos clubes, mas de forma justa, na distribuição do poder e do dinheiro.
E acho que é isso que o Corinthians busca. Pelo menos é que eu espero, porque sinceramente, também não confio mais nas intenções do Sanchez.
Gostei da atitude dele agora, estou do seu lado, mas não sei o que esperar dele, principalmente porque a tal transparência que ele pregava é algo que não passa mais nem perto do Parque São Jorge.

Mas valeu, e pelo Corinthians sempre, com muito amor, até o fim.

Mosqueteiro

No C13 o gigante Corinthians é submetido a aceitar, sem questionar, as determinações partidas de um goiás, de um vitória, de um guarani.
Não estou desrespeitando essas agremiações. Mas isso não é possível. Seria a mesma coisa que numa associação de empresários, digamos, a FIESP, a Votorantim, a Ambev ou a Volks, terem o mesmo peso da banca de jornais da esquina.
E o agravante foi o poder crescente nas mãos de pessoas mesquinhas.
O movimento anti-corintianista não nasceu por acaso. Não é fruto só da rivalidade e da nossa grandeza. Ele foi insuflado, apimentado, pautado por um planejamento rasteiro e vergonhoso de um clube sem ética. E o principal instrumento utilizado por eles foi justamente a imprensa, aquela que sempre se sentiu desprezada no processo de transmissão de tv.
E o símbolo, justamente aquela que posa de coitadinha, que reclama do monopólio, mas que está se candidanto a ser ela a detentora desse monopólio, e se transformar num tirano muito mais cruel e sujo do que aquele que eles hoje acusam.

sandro

qual foi a tragédia no alemão?
a expulsão dos bandidos?
tá por fora

Zé Paulo

Quem é o Andres para falar em lisura no processo. Ficava catando as migalhas jogadas pelo Kia e pelo Dualib para não morrer de fome.
http://entreasentranhas.blogspot.com/2011/02/pres

Marcelo de Matos

Essa quizila no Clube dos 13 põe à mostra a ridícula estrutura futebol brasileiro. Enquanto no Velho Mundo o futebol é empresa, na América do Sul estamos ainda na era dos clubes sociais. Os clubes europeus, por exemplo, não dependem exclusivamente da TV: são empresas capitalizadas que obtêm outras formas de rendimento. É verdade que a crise mundial atingiu a estrutura desses clubes, que hoje recorrem aos petrodólares árabes para sobreviver. O Barcelona estava endividado e recorreu aos xeques; o ditador líbio Kadafi financia o Perugia, time da Primeira Divisão italiana onde seu filho vai jogar. FHC tentou mudar a estrutura do nosso futebol com a Lei Pelé. Essa lei, no entanto, foi escamoteada no Congresso pela chamada “Bancada da Bola” que quis preservar suas regalias. FHC não insistiu e tudo ficou como estava. Luxemburgo, em programa de TV, disse que os times europeus são ricos e os nossos pobres por uma questão de “PIB”. Não é: nossa economia é mais forte que a da Itália e a da Espanha, países que levam embora nossos craques.

Pedro

Corinthians e Flamengo são marcas mais fortes e mais valiosas e acham que merecem ganhar mais que os outros clubes.
Até tem razão pois hoje os direitos de transmissão são vendidos e rateados entre os clubes, mas a transmissão não é rateada, é monopolizada entre Corinthians e Flamengo. Ou seja, na venda todos ganham mas na entrega do produto só Corinthians e Flamengo entregam, pois outros jogos não são transmitidos.

Como até hoje não conseguiram ganhar mais negociando com o C13 vão tentar negociar sozinhos. Normal.
O tempo dirá quem tem razão: Se o Andrez conseguir sozinho mais do que os 70M que o Kalil prometeu foi jogada de mestre. Se conseguir menos terá sido estúpido.

Agora não é porque odeio a Globo que vou defender a Record. Uma é monopolista e a outra explora a fé e ignorância das pessoas. O que mais quero é que as Igrejas começem a pagar imposto sobre o dízimo. Aí será que a Record teria tanto $ assim?

Tomudjin

Nem Capitalismo, nem Socialismo. A moda agora é Rabopresismo.

Silvana Maranhão

Ouvi dizer que o narrador dos jogos do brasileirão na Record vai ser o Paulo Henrique Amorim e o comentarista o Marcos Frota.

Aline C Pavia

E o meu Coringão servindo de bucha de canhão pra esse aproveitador mercenário.

@alesilveira

O Carnaval e o futebol são certamente um grande impulso na vida das pessoas. Se você não gosta azar o seu. O New Orleans Saints não deixou de jogar o campeonato de futebol americano por causa do Katrina, pelo contrário, ajudou a reerguer o orgulho da cidade. Saia da bolha, ou então não venha falar do que não faz ideia.

    augustus

    Gosto de futebol. Tenho até um bloco conhecido como "Concentro maa não saio". Ficobo bar esperando o bloco voltar. Dificil para você encontrar um lugar no Brasil sem carnaval.

Andre

Diante das confusões, incompreensões e do analfabetismo funcional, esclareçamos:

1. Sempre que a Record concorre a qualquer coisa concorre de maneira desleal, porque seu dinheiro vem do dízimo;

2. A Globo é a melhor parceira para qualquer negócio no país;

3. Nem por isso uma licitação tão bem feita, e tão transparentemente que com a presença de dois clubes, Santos e Botafogo, que não votaram no presidente do Clube dos 13, deveria ser desperdiçada como está sendo;

4. Era a chance de o futebol brasileiro encontrar cifras como nunca;

5. O Corinthians sai do Clube dos 13 não por se preocupar com “lisura”, como diz, porque também não é chegado à lisura e nem por causa da origem do dinheiro da Record, porque não se importou com a origem do dinheiro do MSI;

6. A Record bateu em Andrés Sanches, que dá um milhão de motivos para apanhar, mas não por razões jornalísticas e sim por ele ser a favor da Globo, como Ronaldo Fenômeno, sócio do Corinthians;

7. Os quatro grandes do Rio não podem agora dizer que discordam de como foi montada a licitação porque dela participaram com o Botafogo e o Flamengo até chegou a elogiá-la;

8. O Flamengo usa a bobagem da traição feita pelo São Paulo para fazer demagogia com a história da taça de bolinhas, que não tem nada a ver com a ruptura, motivada simplesmente por dinheiro;

9. A Globo, por sua vez, cala sobre tudo isso e nem sequer fala da implosão do Clube dos 13;

10. Estamos longe, em resumo, de um regime verdadeiramente capitalista de livre, e limpa, concorrência, além de muito distantes de ver o jornalismo separado dos negócios de cada um;

11. Se é que o capitalismo permite isso em algum lugar do mundo, embora pareça que sim.

    leonel

    Isso é texto do direitista pró-PIG do Kfouri.

    No item 1, uma pergunta: por que "desleal"? Há alguma lei que impeça o pagamento de dízimo? Há alguma regulamentação séria pra igrejas?
    Quem tem recursos que use como quiser. A Globo não cresceu graças à ditadura militar?

    Que o Kfouri tome vergonha.

    teresa b

    Não, não existe nenhum lei criminalizando o dizimo.
    Pagar e receber dizimo não é crime. Eu não pagou, nem pagaria.

    Ze Paulo

    O capital da Record foi construído com o dízimo dos fieis e da Globo com dinheiro do fundo de garantia dos trabalhadores brasileiros.

    Luis Fernando

    Caro André, tenha a decencia de citar a fonte deste seu post: Juca Kfouri

    Rodrigo Leme

    Esse texto é do Juca Kfouri, não? De qualquer maneira, o primeiro item é fatal:

    "1. Sempre que a Record concorre a qualquer coisa concorre de maneira desleal, porque seu dinheiro vem do dízimo;"

    Coisa que muita gente aqui esquece…como se a Glbobo fosse o mal e a Record fosse o bem da disputa.

    Eduardo

    Oi André, você repetiu os argumentos do Juca Kfouri, na Folha de S.Paulo de hoje.

    A licitação do C13 foi feita de maneira limpa e leal.

    O problema é que Corinthians e Flamengo são uma espécie de Globo do Futebol (como argumenta o PHA, têm 50% da audiência, mas 70% do faturamente), e a Rede Globo, que percebeu isso, está fechada com os dois clubes (numa via de mão dupla) pela manutenção do Brasileirão na emissora.

    Está claro que todos, exceto talvez Corinthians e Flamengo, ganhariam mais no modelo de licitação apresentado pelo C13.

    A Rede Globo seria a principal derrotada pelas seguintes razões: deixaria de determinar o horário das partidas e, principalmente durante a semana, correria o risco de ter o Jornal Nacional e suas novelas ainda mais enfraquecidas.
    O sistema de apoio da Globo (canais Sportv, PFC e portais Globo.com) perderiam a oportunidade de transmitir praticamente de graça, e com exclusividade – como é hoje em dia – os jogos e reprises do Brasileiro.

    Essa história de que a Record vem com dinheiro da Iurd, e por isso é injusto, é puro puritanismo. O Roberto Marinho comprou a Globo da Time-Life com dinheiro público, que continua a financiar boa parte da publicidade da vênus platinada, portanto, 0 a 0 nessa história de origem de dinheiro.

    A mudança de horário das partidas, mais saudável para os clubes e para os jogadores e torcida (e até para a segurança pública e transporte coletivo), e amplamente discutida aqui seria fato consumado com a compra do Brasileiro pela Record, ou pelo menos, mesmo com a venda à Globo, mas sem às cláusulas de preferência de horário existentes atualmente, para a Rede Globo. Assim, a Globo poderia normalmente transmitir um Corinthians x Vasco às 22h, mas todos os outros jogos (que poderiam ser transmitidos on-line pelo Terra, ou pela ESPN Brasil) aconteceriam às 19h, por exemplo.

    Aparentemente, a lisura do edital refletiria na lisura do campeonato. Com a transmissão puverizada, Corinthians e Flamengo só teriam a perder. A arbitragem deixaria de "obedecer" a interesses financeiros dos canais, e às "opiniões" dos especialistas, analistas de tabela, do sistema Globo-Band.

    Clubes de fora do eixo Rio-SP (Sul, Minas e Nordeste) teriam chance de voltar a ganhar um campeonato Brasileiro (desde o Cruzeiro, em 2003, que um time de fora do Eixo não ganha).
    Times do eixo de menor torcida: Santos, Botafogo e Fluminense, e times de grande torcida mas não de massa, como Palmeiras e Vasco, também poderiam ganhar. Teriam mais jogos transmitidos, e venderiam assim, mais publicidade.

    E a Globo quer pagar barato num Brasileiro que tem tudo para ser muito valorizado entre 2012 e 2015. A partir de 2013, quando os estádios ficarem prontos para a Copa das Confederações, o Campeonato ficará um Sul-Americano, em estádios modernos, com um "aspecto" de europeu, vai vender muito lá fora, principalmente na Ásia, e o faturamento de cotas internacionais pode aumentar muito.
    Na minha opinião, o Brasileiro para este período vale muito mais que os R$ 1,3 bi esperados pelo C13.

    aurica_sp

    O Kfouri não reconhece o dinheiro LICITO do dízimo por ser ATOA (ATEU)..rsrs…Puxa saco do PIG deve estar querendo voltar pra Grobo…

    augustus

    Aurica, excelente observação. Obrigado

    Morvan

    Boa tarde.
    Concordo com você. Aliás, o Juca Kfouri não é pessoa das mais recomendáveis quando se trata de comportamento ético: quando o "Ecim" começou a incomodar o "Padin Cerra", quem o defenestrou, através daquele famoso "Post" sobre "eventual perigo de enquadramento na Lei Maria da Penha", por parte do "playboy" (sic) "Ecim", o "violento", foi o próprio Juca; o Juca serviu de jagunço midiático para o Zé Torquemada. Nada edificante, heim?

    Morvan, Usuário Linux #433640

    diogojfaraujo

    AA, pelo menos esclareça que o texto não e seu… Esse é do Juca Kfouri, reputação ilibada… Concordando ou não com o que ele fala…

    Muita gente por aqui vê a Record como o antiPiG e etc., mas no fundo vcs sabem que não é assim… Roubar cristãos ignorantes é pesado, injustificável…

    Luiz

    CLAP, CLAP, CLAP!

    Todos fingem ignorar donde vem o dinheiro da Record.

    Leider_Lincoln

    Está aplaudindo o texto do plagiador ou sendo sarcástico? Sabendo que a rede Record pode te levar às barras do tribunal, caso você não consiga sustentar o que diz, de onde vem o dinheiro dela? Diga-nos! E por fim, sabe de onde veio o dinheiro da Globo?

    Marcelo

    Você deveria dizer que está reproduzindo texto do Juca Kfouri, mesmo que concorde com tudo.

    Jorge

    Garoto, acho que você não sabe o que é capitalismo. Mas vai uma definição curta: no capitalismo, quem pode mais, chora menos.

Lucas

PLIM PLIM NO ÉDEN… excelente charge sobre o racha no Clube dos 13!!! http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2011/0

    augustus

    Trombeta. Òtima trombetada

trombeta

A Record não pode ser ingênua, a globo arrumou um testa de ferro chamado Andre Sanches para implodir o clube dos 13, provavelmente, levando alguma vantagem financeira ou política.

Deve também trabalhar nos bastidores para garantir seus direitos, se a globo perder a transmissão do futebol vai à bancarrota já que sua audiência cai dia-a-dia.

Quando globo e Ricardo Teixeira se juntam a gente sabe que tem falcatrua, bem que o ministério público poderia acompanhar de perto esse caso.

    Panambi

    Se somente pelo futebol os "donos do Brasil" fizeram esta tramóia toda, imagine quando tentarem implantar uma "Ley de Médios". Eles vão fazer o Gaddafi paracer a Madre Teresa de Calcutá.

aurica_sp

ISSO TUDO AI É POLITICAGEM DESSES DIRIGENTES HIPÓCRITAS. DINAMITE É POLITICO, AMORIM POLITICA O SEMI-ANALFABETO ANDRE SANCHES QUER SER CANDIDATO, AI JÁ VIU.
QUALQUER SER HUMANO COM 1% DE INTELIGENTE PERCEBE,TEM DEDO DA GLOBO NO MEIO DESSA DEBANDADA DESSES TIME DO CLUBE DOS 13.

    Zé Paulo

    Os times do Rio de Janeiro estão sentindo falta do Caixa D"agua.

Cândido

Além da questão financeira, o que está em jogo é o simbolismo que uma eventual derrota da Globo representa. Outra questão é a sobrevivência do status quo das federações estaduais e da própria CBF. A simples negociação entre Clube dos 13 e Record (suposição) influenciará na criação de uma liga dos clubes independentes das federações estaduais e CBF. Ou seja, temos dois representantes do lado negro da FORÇA em cheque – Globo e CBF (leia-se Ricardo Teixeira).Como torcedor do São Paulo FC, torço muito para que a Record vença esta disputa. Seria o enfraquecimento de RT, seria a concretização do maior desejo de qualquer torcedor: O FIM DO MALDITO HORÁRIO DAS 22H PARA JOGOS DE FUTEBOL no meio da semana.
Por tudo isso, não posso acreditar que os clubes "rebeldes" venham a público defender seus interesses alegando preocupação com o torcedor. As federações estaduais, a CBF e a Globo podem estar vivendo seus últimos dias de POMPÉIA. Vale tudo para que tudo mude e fique do jeito que está, inclusive a Globo dar dinheiro diretamente para os "rebeldes" pagarem suas milionárias dívidas com o Clube dos 13, pois esses "rebeldes" receberam várias antecipações de cotas da TV.

    Renato

    O problema é que a FIFA reconheceria a liga do clube dos 13 como rebeldia a CBF e proibiria os clubes dessa liga de disputar qualquer competição internacional. E poderia excluir a CBF da FIFA, impendindo que o Brasil de disputar copas do mundo.

fernando

A Caixa Economica deveria cancelar a LOTECA e o TIMEMANIA. E cobrar o que eles devem de imposto!

    Marco

    Cara, é só não fazer apostas nestas modalidades. Aliás, a timemania é bastante cara, ou seja, quanto ao custo-benefício para o apostador, não vale muito a pena.

Marcos Álves

Pelo visto, vamos continuar assistindo jogos com início às 22 horas. A Globo vai fazer de tudo para tentar driblar as limitações impostas pelo CADE. Agora, está, literalmente, comprado os clubes, ao antecipar, em dinheiro vivo e sacado na boca do caixa da própria Globo, a grana das transmissões. Antes era só levar o contrato no banco e pegar o dinheiro, para melhor controlar os clubes, a Globo está, ela mesma, fazendo papel de banco.

andré frej

1.Globo, Ricardo Teixeira e Flamengo representam a escória do futebol brasileiro.
2. Que esse golpe global não se concretize para que tenhamos, enfim, jogos em horários mais condizentes com a realidade nacional.

    luiz antonio

    Ô André,
    pega mais leve, meu prezado.
    Rubronegro que sou, em princípio só posso concordar que Globo e Teixeira representem a verdadeira escória, o que tem de mais desprezível neste mundo do futebol brasileiro.
    Antes de responder quanto à inclusão do Flamengo no rol das escórias, gostaria de saber por que time de futebol vc torce, ok?

    Andre

    Escória é esse teu comentário cheio de ressentimento futebolístico.

    Deve se bem vascaíno, MEU ETERNO VICE!

LULA VESCOVI

É óbvio que a GLOBO está por trás dessa dissidência.Mais uma vez,os clubes vão se dividir,para gáudio da emissora global.Todos vão ganhar menos.Esse Sanchez e essa Patrícia são muito burros se acham que vão ter ganho real.E o que esses palhaços dos outros clubes cariocas querem?Eles que façam um campeonato só deles,os quatro cariocas mais o Coríntians.O outro campeonato com os clubes restantes seria muito mais interessante.Não arreguem para Flamengo e Coríntians,eles podem ter as maiores torcidas mas sozinhos não são nada.O Grêmio proporcionalmente bota mais gente no estádio que esses clubes.

Gersier

Esse papo de dizer que se a famigerada globo não transmitir cairá a audiência é papo pra boi dormir.Quem gosta de futebol o assiste em qualquer canal,até o do seu Zé do boteco da esquina.Aliás acredito que ao contrario,a audiência irá aumentar,afinal são poucos que aguentam o tal galvão.No interior do Brasil a audiência da famigerada globo não é o que divulgam.Tenho comprovado que nas recepções de consultórios,hoteis,em lojas e bares,são as imagens da Record que estão sendo vistas.

    Tiago

    então porque a audiência da Band que transmite o mesmo jogo não chega NUNCA a 1/3 da audiência do mesmo jogo passado pela Globo ?
    A globo pode ser tudo, menos imcompetente quando passa futebol, ela faz isso a 25 anos !

Ponce de Leon

A única coisa verdadeiramente séria e honesta que se pode dizer à respeito é que nesse filme não tem mocinho…

Gambazinho

Não consigo ver onde está a confusão… Está tudo claro como uma champagne sem gás.

Temos de um lado dois safados que por dinheiro vendem – e entregam – a mãe esquartejada. E do outro, a Globo que compra a mãe de qualquer um mesmo esquartejada.

É só saber fazer conta…

Claudio Ribeiro

É a Globo aliiando alguns clubes, principalmente os do RJ e o Corínthians e tumultuando o processo licitatório do brasileirão…
http://palavras-diversas.blogspot.com/2011/02/bra

Sem sombra de dúvidas!

Milton Freitas

A coisa ta boa pois até o Juca esta defendendo os patrões dele ou seja a Globo.

    Klaus

    Mentira!!!! e vc sabe disto!

    Panambi

    O Juca tá no muro: quer detonar o Ricardo Teixeira defendendo a Globo. Mas como, se os dois estão juntos na tramóia??????

Carlos Rico

Pare o mundo que eu quero descer!Quanto rasteirismo.Isso é ou não é autoritarismo,ditadura!???!E o direito do cidadão brasileiro da escolha?O MP Federal tem que se pronunciar e intervir.

Obs:pare o mundo que eu quero descer – 2!!

Kátia Abreu vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente do senado.Se existir:meu Deeeeus!!!

    aurica_sp

    Meus Deus vou para o Egito!!!

    Ricardo Wandega

    Que é que é isso? o egito é mais seguro……

Klaus

Como um clube vai negociar sozinho o direito de arena? Num jogo Flamengo e Atlético, se o Galo não negociou com a emissora, como esta poderia transmitir a partida sem um acordo prévio?

    marco

    É exatamente por isso que estão tentando atrair outros clubes, tais como o Coritiba do Paraná. Pelas últimas informações apenas São Paulo, Internancional de Porto e Sport de Recife estão fiéis nas fileiras do clube dos 13. A melhor saída é o rachão. A globo transmitiria a partida de uns oito ou dez clubes. A record o outro tanto, a band teria de decidir entre elas. Os jogos da globo as 22 horas com os times de maiores torcida. Os da record as 20 com os outros. Quem dá mais audiência, os times ou o horário? Quais estádios ficariam mais cheios? A conferir. Pela implosão do brasileirão já.

Pedro Luiz Paredes

Não to nem ai com essa briga.
Quero saber se vai acabar essa palhaçada de só passar clássico no PayperView enquanto a duas emissoras aberta e mais uma fechada passam o mesmo jogo.

joseph

Azenha, um subsídio a mais para entender essa patranha. É meridiano que a Globo está por trás disso visando burlar a proibição judicial de monopólio. A Record não vai tomar providência nenhuma? A notícia abaixo é do Lancenet.com

Tese de Andrés pró-Globo esbarra no histórico de três emissoras
OM/Gazeta, Bandeirantes e SBT, quando transmitiram futebol sem a emissora carioca, fizeram história na televisão brasileira

Andres Sanches acha que, sem a TV Globo, a audiência não será a mesma (Crédito: Edson Lopes JR)
Rodrigo Vessoni
Publicada em 23/02/2011 às 16:46
São Paulo (SP)

Um dos argumentos de Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, para tentar manter a TV Globo com os direitos de transmissão do Brasileirão é de que a emissora carioca garante boa audiência, devido a seu histórico de liderança na televisão brasileira.

Andrés teme que a Globo, em caso de derrota para outra emissora na briga pelos direitos, se transforme em obstáculo. Na sua visão, a audiência ficaria dividida, consequentemente, diminuindo o interesse dos patrocinadores. Uma tese, porém, que perde força pelo passado de exclusividade de outras emissoras. Três emissoras que tiveram a chance de transmitir futebol sem a Globo fizeram história.

A primeira a provar do privilégio foi a extinta OM. Em parceira com a TV Gazeta, a emissora paranaense transmitiu a Copa Libertadores de 92. Na decisão, entre São Paulo e Newell's Old Boys (ARG), a audiência foi recorde, com cerca de 50 pontos no Ibope. Detalhe: o narrador na ocasião, que também tinha a função de diretor de esportes da emissora, era Galvão Bueno.

Três anos depois, foi a vez do SBT bater seu recorde. A final da Copa do Brasil, entre Corinthians e Grêmio, que foi veiculada com exclusividade pela emissora de Silvio Santos, bateu 53 pontos de pico (49 de média durante o jogo). Uma audência que só seria superada seis anos depois, na final da primeira edição da Casa dos Artistas.

Em 2000, foi a vez da TV Bandeirantes fazer história sem a concorrência da Globo. Na decisão do I Mundial de Clubes da Fifa, entre Corinthians e Vasco, a emissora paulista bateu 53 pontos no ibope superando sem sustos Jornal Nacional e a novela, transmitidos simultaneamente durante jogo, prorrogação e decisão por pênaltis.

Na ocasião, os direitos da competição mundial eram da Traffic e foram cedidos com exclusividade à Bandeirantes. No início da competição, a Globo usou a estratégia de ignorar o que acontecia com Corinthians, Vasco, Real Madrid, Manchester United & Cia. Antes da final, porém, tentou adquirir os direitos junto à empresa de marketing esportivo. Sem sucesso.

Cada ponto de audiência corresponde a 80 mil aparelhos na Grande São Paulo. Levando em conta que a média é de três pessoas por televisor, os tais 53 pontos da até agora única final de Mundial de Clubes (entre Corinthians e Vasco) corresponderam a aproximadamente 12,8 milhões de pessoas diante da tevê.

Em tempo: os três jogos foram decisivos.

TAGS

    Girino

    Joshph foram 3 jogos finais de competições importantes e dois com a presença do Corinthians!
    Deveria ter uma media da audiência do emocionante Palmeiras e São Bento pela 2 º rodada do campeonato paulista

    Panambi

    E esse papo de que as transmissões da Globo são infinitamente superiores a da Record é balela. Quando a Record transmitiu o Campeonato Catarinense, não ficou nada a desejar em relação a Globo. E no horário nobre.

    sexshop

    Panambi, concordo plenamente com você, essa idéia de que a rede globo é superior em tudo é mito!

    Lucio Dias

    Tá me parecendo que alguns diretores desses clubes que estão apoiando a Globo, estão querendo engordar suas contas bancárias, lógico, por fora. A Globo de santa não tem nada. Quando o negocio envolve muito dinheiro, eles(diretores de clubes) deixam de ser torcedores e passam a ser mercenários. Quem viver, verá!

waleria

Esse é o tipo de assunto que acho que não tem mocinho.

Só tem bandido.

    Panambi

    Mas tem 03 irmãos que são os chefes da quadrilha…….

jairo santos

Nós, torcedores de clubes da primeira divisão, nao sabemos realmente quais os interesses escondidos por trás desse jogo de cena todo. Gostariamos de saber quais os verdadeiros motivos dos clubes dissidentes dos C13. Qualquer idiota sabe que os clubes tem mais poder de barganha sem o racha.
Como os dirigentes não fazem nada de graça, estão utilizando os clubes para justificarem interesses
não declarados.

Andre

Argumentos dos dissidentes:

A questão R$ nao é a única coisa que faz penderem para o lado da globo.

I – Os clubes do rio analisam que a globo mesmo pagando um pouco menos gera mais segurança que a record;

II – Audiência do futebol na record iria brigar com a programação da Globo, JN etc.

Ou seja, o futebol na globo gera mais audiencia, mais visibilidade. Na emissora paulista, os jogos iriam bater de frente com a globo e a audiência (visibilidade, patrocinadores etc) cairia.

III – Temem a forma escolhida no edital para abertura das proposta que se dará da seguinte forma: envelopes fechados, ninguem saberá quais porpostas estarão em que envelopes.

Daí abrem-se todos e a maior vence.

Os clubes do rio entendem que essa forma é inadequada, pois seria um tiro no escuro, tendo em vista os pormenores citados acima.

Enfim, é mais ou menos isso.

    Marcelo

    Argumentos toscos. Na verdade os dirigentes destes clubes ficaram foi com medo da famiglia ratalia-los.
    Vê se pode, uma oferece 30 milhões e a outra 15 e eles escolhem o menor? É duro de acreditar.

    aurica_sp

    Aff! que ridículo.

    Tiago

    Não rebateu apenas bufou !

    Lucio Dias

    Cara, quem gosta de futebol assite o jogo do seu time até numa TV PIRATA!!

Deixe seu comentário

Leia também