O dia que seria de negociações acabou em pancadaria

Tempo de leitura: 4 min

Nota de esclarecimento do Movimento Passe Livre sobre o dia 17 de fevereiro

O dia que seria de negociações acabou em pancadaria

No dia 17 de fevereiro pela manhã, militantes que lutam contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo compareceram à reunião agendada com o Poder Executivo para discutir a revogação da tarifa, no Museu dos Transportes. A reunião, agendada após muita pressão na audiência pública conquistada pelo movimento, no dia 12 de Fevereiro, havia sido garantida publicamente pelo presidente da Câmara dos Vereadores, José Police Neto.

Entretanto, no horário previsto, o movimento e os vereadores estavam presentes, mas a Secretaria de Transportes e o Poder Executivo como um todo não compareceram,  sequer se deram ao trabalho de mandar um representante. Diante deste não comparecimento, e de seguidos mal-entendidos sobre a Secretaria de Transportes ter ou não avisado do não comparecimento a reunião, nos dirigimos até a Secretaria de Transportes, juntamente com os vereadores Antonio Donato, Juliana Cardoso e José Américo e exigimos que o secretario em exercício, Pedro Luiz de Brito Machado, nos recebesse. Ele alegou que não sabia que a reunião havia sido agendada, e que não havia disposição do Poder Executivo em negociar a revogação do aumento da tarifa, e que só quem teria competência para definir isso seria o Prefeito Gilberto Kassab.

Frente essa recusa de uma negociação que já havia sido conquistada pelo movimento (o próprio Police Neto se referiu a ela em seu site, “Ao final do encontro [a audiência pública], Police Neto prometeu aos manifestantes estabelecer uma agenda de negociação com a Prefeitura”.), e do mal-sucedido encontro com o Secretario Adjunto, que sequer foi definido como negociação, 6 pessoas se acorrentaram nas catracas do saguão de entrada da Prefeitura de São Paulo, e avisaram que só sairiam de lá com a negociação agendada com o Prefeito Gilberto Kassab.

A prefeitura de São Paulo teve sua entrada imediatamente fechada, e inclusive a vereadora Juliana Cardoso foi inicialmente barrada pelos Policiais. Depois de uma certa pressão, os vereadores lá presentes conseguiram entrar, mas a mídia e o movimento foram duraá diálogo, que em um primeiro momento foi recusado, e em um segundo momento foi admitido apenas com os Vereadores. Após mais pressão, o secretáio de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo, Antonio Carlos Malufe, foi até a entrada lateral da Prefeitura, e novamente em um pequeno encontro, e não em uma reunião, recebeu três pessoas do movimento. Novamente alegou que sequer sabia da reunião que havia sido marcada publicamente pelo seu líder de governo, o presidente da Câmara dos Vereadores José Police Neto, e pediu que começássemos do zero, tratando as pessoas acorrentadas como um caso isolado, e não expressão de um movimento que há mais de um mês cresce nas ruas, e já teve importantes conquistas. Recusamos-nos a isso,  ele concordou em ceder uma reunião do Movimento com o Poder Executivo, e nos deu uma hora para que aguardássemos a resposta de data e local para a reunião. Aguardamos mais de duas horas, e os vereadores nos avisaram que a eles foi passado que o diálogo havia sido cortado.

No ato, já previamente agendado para pressionar pela revogação do aumento,  comunicamos a todos a postura do Poder Executivo durante um dia que seria de negociações, e a indignação foi grande. As pessoas foram impedidas de se aproximar da prefeitura, e gritaram palavras de ordem exigindo negociação. A resposta foi dada a todos nas ruas, com a brutal ação da polícia, que nos pareceu um recado de como seria o diálogo dali em diante. O comando da Policia Militar alega que a repressão começou devido a ação violenta dos manifestantes, que só agiu para restaurar a ordem, e que pessoas que levam rojões a uma manifestação não podem estar atuando de maneira pacífica.

Vale lembrar, que depois do ato do dia 13 de janeiro, que também foi gratuitamente reprimido, mais cinco atos foram realizados, todos eles mantendo o diálogo com a polícia, e todos eles com rojões presentes ao longo da manifestação, que nunca foram utilizados de maneira ofensiva, e sim para chamar a atenção da população para o que estava ocorrendo. Quem iniciou a violência, inclusive com vereadores identificados, como mostram as imagens já divulgadas, foi a Polícia Militar. Diante de sua violenta ação, fica difícil conter a revolta de centenas de manifestantes unidos debaixo de chuva, tendo uma negociação recusada, e expostos a uma guerra desequilibrada, com policiais utilizando gratuitamente spray de pimenta, bombas de gás lacrimogênio, de “efeito moral”, e balas de borracha. Não seria desproporcional uma ação deste porte para a população que pacificamente se manifesta contra a ação arbitrária do aumento da tarifa de ônibus, e da recusa de dialogo pelo Poder Público?

O Movimento Passe Livre lamenta que o diálogo nos tenha sido negado por duas vezes, e que a resposta tenha vindo com a ação brutal da policia. Lamentamos também que a Prefeitura divulgue para a mídia em nota que está aberta ao diálogo, uma vez que se recusou por duas vezes em um mesmo dia aeste. Avisamos que continuamos dispostos a realizar a reunião de negociação que foi conquistada, mesmo com o desrespeito do não comparecimento. Avisamos também, que se é só com pressão que as conquistas se fazem, esta continuará nas ruas, e será cada dia maior, uma vez que cresce a indignação popular com a forma pela qual estamos sendo tratados. Já temos uma próxima manifestação marcada para o dia 24 de Fevereiro, com concentração as 17hrs, em frente ao Teatro Municipal. A mobilização seguirá até a revogação deste aumento.

Movimento Passe Livre, São Paulo, 18 de Fevereiro.–
MPL – São Paulo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ana

Denúncia: A tarifa do ônibus intermunicipal da Viação Imigrantes (ABC/Pq. D.Pedro) foi para R$ 4,30. A catraca eletrônica deveria continuar descontando o valor de R$ 4,05 até acabarem os créditos com esse valor. Mas não! A empresa disse que essa catraca não tem o mesmo sistema de SP e que o passageiro deveria pedir a diferença ao patrão! Oras, então por que o motorista não devolve a diferença ao passageiro? Isso é o que chamam de roubo institucionalizado?

Marat

O que esperar do PFL (aliás, Democratas é uma piada: por que náo 'Republicanos' de uma vez, já que adoram macaquear os EEUU?)… esse partido só entende a linguagem da truculência, da soberba (sem motivo) e da corrupção. PFL é a escória do esgoto! Única exceção: o brilhante e sensível Cláudio Lembo.

Marcius Cortez

A radicalização na repressão ao Movimento do Passe Livre deve-se aos empresários de ônibus, furiosos com as ações-relâmpagos promovidas pelos estudantes (catraca-livre), como a que ocorrreu no Parque D.Pedro II com a imediata adesão da população.A pancadaria da última quinta foi só uma "entrada". A mídia também radicalizou no seu papel de sempre, o de jogar a população contra os manifestantes e isso é sinal de que a arapuca está armada.No próximo ato, poderá ter mortos.Em nossa sociedade vale tudo porque nada vale, fora da cínica mais-valia. Ver "Cinismo e Falência da Crítica" de Vladimir Safatle.

augustodafonseca13

Enquanto isso, o desgoverno Alckmin vai se blindando, completando a compra da velha imprensa

Alckmin terá comprado o apoio da Folha via patrocínio da versão para a iPad?
http://migre.me/3UGw8

Luci

É a gestão da opressão. Governo democratico mantém diálogo, com setores organizados da sociedade civil, que tem o legítimo direito de manifestação pacífica.
Alguns governantes eleitos pelo povo estão equivocados acreditando que são os donos do poder e, reagem à manifestações populares com polícia e repressão. Sacrificar o povo, não ser transparente em suas ações, privilegiar grupos poderosos e regiões ricas é política arcaica, que aumenta a insatisfação e a desigualdade. Porque o povo tem que sempre arcar com o sacrifício para a manutenção de lucros exorbitantes de "empresários abastados"? Porque tanta ganância?

WalfredoCarlos

Quer barrar o aumento? É bastante simples. Organizem todos os participantes para fretar ônibus, caminhões, partilhar despesas de carros e abandonem o transporte público! Deixem os Ônibus para o prefeito e os policiais que não pagam tarifa. Criem uma página na internete para divulgar a relação de pessoas que participam do movimento, o local onde pegam o ônibus e para onde desejam ir, para que possam combinar entre si. Troquem o transporte pago em pequenos percursos pela bicicleta ou por saudáveis caminhadas. O melhor protesto é abandonar o serviço, pois não existe aumento de preços que sobrevive ao boicote dos consumidores.

    thiago

    Eu acho a ideia sensacional, mas será que a maioria das pessoas conseguiriam aderir?

    Jorge Braga

    Dar uma idéia dessa é maravilhosa. Quero ver por em prática…

ANA

No principado demotucano de São Paulo a arbitrariedade, a violência contra o cidadão de nike real ou da China, tanto faz, promove diariamente o descontrole do poder. Assim, como os seus dirigentes não pensam, não sabem o que é gestão pública, estão perdidos pensando em 2012 e 2014, qualquer aglomeração humana é sinônimo de conspiração cuja força repressora é o gás de pimenta, instituido pelo primeiro monarca, José Serra – aquele que está sempre desesperado…

rosa

A Sra. Carmem deve locomover-se apenas de caaro. Não deve conhecer o cotidiano de milhares de paulistanos de dependem do transporte público que ao meu ver só servem ao setor tercerizados e à própria Prefeitua. Eles não estão nem aí com os usuários.

Daniel Alves

Como sempre, São Paulo insiste em não resolver seus problemas de mobilidade. Assim fica mais facil conseguir verbas para novas obras viarias que nunca vão resolver os problemas de mobilidade.

São Paulo sempre dá preferência ao individual, nunca ao coletivo.

Vai continuar piorando.

betinho2

Barbaridade tchê, mas não é que o cacetete cantou?
Esperar o que de um governo que só "conversa" na porrada?
Estenderam o "modus operandi" para a câmara de vereadores, para não perder a linha dura colocaram lá o José POLICE Neto. Tudo a ver.

Carmem Leporace

Podem apostar no que eu digo…

Baderna e depredação do patrimônio público não dá votos.

Aqui vocês não vão ganhar mais nada amigos petistas…

O povo de São Paulo está escolado contra esse tipo de baderneiro profissional, pena que se aproveitam de jovens inocentes como massa de manobra a fim de buscar seus projetos de poder.

Procurem o que fazer…. aqui vocês não ganham mais nada.

    betinho2

    Leporaca
    Tem um tal de Richard lá no clone que tem o teu estilo.
    Interessante que quando ele dá uma sumida lá, o "estilo" aparece cá, com outros nomes.
    Tens alguma explicação para isso ou é só uma coincidência?…rsrs

    Leider_Lincoln

    Decerto os tucanos acham que governarão São Paulo eternamente… Ai, a ilusão!

    Nilo Aguiar

    Engraçado a sua colocação. Já que une badernas ao PT, porque o desesperado Serra foi líder estudantil? Lembrando que infelizmente ele se acovardou e largou a presidencia da UNE para fugir rpo Chile, enquanto o vice foi preso s torturado. Qualquer movimento de cobrança em Sâo Paulo é visto como bagunça. Curiosamente a maior parada gay do mundo é na Paulista. Atos homofóbicos, agressões e pancadarias contra os participanetes são considerados o que por voce? Normalidade, quem organiza e patrocina não é o PT e sim o governo paulista. Outra coisa, os reis de massa de manobra vem tambem do governo paulista ou voce já esqueceu das promessas ifundadas do seu ex governador durante a campanha, inclusive do décimo terceiro para o então chamado de bolsa esmola até junho/2010? Acorda Carmem, voce poderá está passeando e a polícia achar que é uma deliquente e sentar o sarrafo em voce!!

    Leider_Lincoln

    Olhe o que nossa presidenta, a mineira Dilma Roussef (PT-RS), escreveu em um interessante artigo sobre os desafios de nossa sociedade: "Há 90 anos, o Brasil era um país oligárquico, em que a questão social não tinha qualquer relevância aos olhos do poder público, que a tratava como questão de polícia." Alguma diferença entre o que disse a troll aí em cima, a ação dos governadores paulistas do PSDB e o Brasil de 90 anos atrás?

Aline C Pavia

De ilusão também se vive.
São Paulo continua colhendo o que plantou e vai continuar assim.
Kassab tem parentes na Secretaria Municipal de Transportes, no Metrô e na CET. Ele proibiu caminhões, motos e fretados apesar das manifestações contrárias até mesmo daqueles lixos chamados Vejinha e Epoquinha. Vai continuar assim, inclusive implantando o pedágio urbano em breve – basta olhar as ampliações da Marginal pra ver o desenho de onde vão ficar as cabines dos pedágios. Só não vê quem não quer.
São Paulo está a beira de um colapso no transporte porque é conduzida e administrada por gente burra, incompetente e que pensa que está governando uma cidadezinha qualquer do interior.
Rebouças parada o dia todo, Paulista também, Radial, Sumaré, Av. do Estado, Juntas Provisórias, Juscelino, Brigadeiro, Bandeirantes. Vc não tem mais horário de pico em São Paulo. Já peguei a Marginal Pinheiros congestionada num domingo de manhã.
Os movimentos e os protestos são válidos mas a mídia não repercute, então vai continuar sendo assim por muitos anos, a não ser que a população de SP acorde de sua lobotomia, de sua anestesia à sombra da Daslu, de sua miopia que alcança só os vidros dos prédios da Paulista, e passe a votar DIREITO.
A Câmara de SP e a Assembleia Legislativa estadual estão nas mãos de Tucanalhas e DEMoníacos. Kassab é burro e ignorante que até dá dó; Alckmin é o paladino dos pedágios.
São Paulo colhe o que plantou e continuará sendo assim por muitos anos. Republiqueta da elitezinha separatista. Único estado que comemora com feriado uma derrota num levante separatista.
Aliás, SP parou em 1932. Lamentável, triste e patético.

    Carmem Leporace

    A melhor parte do teu comentário é quando tu começa a falar de história do Brasil… tu manja muito de história hein…. ""levante separatista"""… manja muito.

    Xistoso

    Oh graciosa Carmem!
    Tuas palavras são como que um fio de orvalho límpido descendo em meus olhos ofuscados pelo calor das flamas que emanam dos textos dessa ignara malta bolchevique.
    Espero ansiosamente cada minuto do tempo que conto até poder ler as pérolas que me provêm de teu grandioso pensamento.
    Oh graciosa Carmem, (é com "M" mesmo?), nem mesmo Miragaia, Martins, Dráusio ou Camargo conseguiriam com tanta sutileza calar tão profundamente a verborragia das idéias alienígenas a nossa grande pátria paulista.
    Anauê!

    betinho2

    Xistoso
    Rapá, desse jeito você vai afinar a voz do Leporaca…rsrs

    Xistoso

    Não imaginava que pudesse ser um caso de dupla personalidade.
    Me sinto traído, meus sentimentos eram tão puuuros…

    Leider_Lincoln

    Que gracinha, agora temos nossos próprios "integralistas"… O que falta aos paulistas? Ressuscitar o Partido Conservador? Santa patetice!

    Luís

    É sério que você não conseguiu perceber que o nobre Xistoso é mais um dos nobres alunos do mais nobre dos nobres homens de Benz, professor Hariovaldo?

    Leider_Lincoln

    Não consegui, realmente. Os trolls deixam a gente burro, devo admitir, por que nos amarmos para as flores e para os sorrisos. Saudações então, óh ilustre e adamantífero xistoso!

    Xistoso

    Oi Leider,
    É piada…

    Leider_Lincoln

    Demorei para entender. Pensar com a bílis nos torna (eu exemplifico bem isso) burros e mal-humorados. Saudações gnaissicas!

    Rodrigo/Xistoso

    Sussa, se a gente deixar a vida moderna acaba mesmo com nosso bom humor…

    luz

    Se definiu perfeitamente, Leider.

    Nilo Aguiar

    Será que já na está na hora, dentro do seu raciocínio de elite separatista, do governo federal aceitar a separação doestado de SP, virando um país? Acusam o tempo todo de sustentarem o governo e terem retorno. Pensam grande, ótimo. O Brasil é muito maior do que essas ofensas e diminutivos ao restante do povo. Qualuqer majela em Sâo Paulo culpam os que realmente trabalham e foram parar aí. POrque não lançam uma consulta e mandam uma matéria para o plenário da camara de deputados em Brasília? O Brasil não morrerá sem Sâo Paulo. O pais não vive em função desse estado. Se continuam insistindo em menosprezar o restante, se isolem do restante do Brasil e sejam felizes!!!

    betinho2

    Aline C. Paiva
    Somente brasileiros sérios, paulistas ou não, e que conhecem a história, admitem que por tras do movimento constituicionalista de 32 estava também, e principalmente, um movimento separatista, após o "café com leite" ter derramado. Como em 34 Vargas autorgou uma nova constituição, eles resolveram capitalizar como resultado do levante. Sobre a constituição que haveria, com ou sem levante, a questão era que a elite oligarca de São Paulo queria a constituição à seu feitio.

Fabio SP

O gozado é que São Bernardo do Campo aumentou, percentualmente, mais que São Paulo, e nada de um movimentozinho… Por que será?

    Carmem Leporace

    O prefeito é da thurma.

    Leider_Lincoln

    PERCENTUALMENTE. Mas em valores absolutos, caro tucano, aumentou de quanto para canto? Nossa, manipulação barata até que vai, mas joguinho tipo "um levanta a bola e a outra corta" é de doer, não?

Henderson Sousa

Nossa, que português mefistofélico.
Nem sequer eles levam a sério. Se levassem, redigiriam uma nota decente.

Saudações democráticas.

    Ⓐnti

    Democracia Direta?

    Leider_Lincoln

    Agredir e depois saudar se chama "hipocrisia", meu caro. Como você pode _facilmente_ ver pela pontuação de seu comentário, não te faz mais popular, nem torna suas ideias interessantes.

O_Brasileiro

Enquanto isso, nos escritórios dos empresários de ônibus, provavelmente só gargalhadas!!!

    Leider_Lincoln

    Sim sim, e como disse um certo comentarista, como "paulista gosta é de trabalhar" decerto gostam de gastar mais dinheiro e mais tempo para ir ao trabalho também… Por que nos preocuparmos com a diversão deles?

augustodafonseca13

Enquanto isso…

Desgoverno Serra tem desempenho pífio em habitação em 2010!
http://migre.me/3UrMr

*

    Leider_Lincoln

    Mas tirando gastos com publicidade e livros didáticos (os quais o Governo Federal distribui de graça, com apenas UM paraguai por América do Sul) em que o desempenho do Serra não foi pífio?

@89nuncamais

Digite o texto aqui![youtube AGW0LLbIiIo http://www.youtube.com/watch?v=AGW0LLbIiIo youtube]

Carmem Leporace

A mocinha da foto deve estar vestindo um uma calça da Benetton e calçando um Nike Air.

Isso tem cara de quem anda de busão???

qua qua qua qua…

A caminho de mais um derrota, isso é tiro no pé…paulista gosta de trabalho, quem gosta de baderna aqui não se cria.

    Ogro

    Ou seja, paulista gosta de andar de quatro com chicote no lombo, se afogar na enchente e votar no PSDB !
    Povinho esperto esse….

    Luís

    "A mocinha da foto deve estar vestindo um uma calça da Benetton e calçando um Nike Air.

    Isso tem cara de quem anda de busão???"

    Será? E se for verdade mesmo, o que tem a ver uma coisa com a outra?

    Brasileira

    Qem escreve não vive em Sampa, pois se alguém aparecer vestindo as "marcas DASLU"/Benetton e NIKE AIR" será imediamente assaltado ao descer dos busões porque a policiazinha dos KAS' Kimim só existe para reprimir manifestação – aliás como seus correlatos no Oriente – não permitindo apresentar pacificamente as discordâncias e propostas.
    Democracia é arte de negociar – sem violência e pelo diálogo – as diferenças!
    Leporace és mesmo de São Paulo?:

    Luís

    Olha amiguinha, eu demorei uma meia hora para entender o que era "a policiazinha dos KAS' Kimim".

    Eu juro. :)

    Leider_Lincoln

    J´pa ouviu falar de solidariedade? Certamente que não, não é mesmo? E outra, como assim "paulista gosta é de trabalho"? Que os outros brasileiros não trabalham e somente vocês, a enferrujada "locomotiva" da nação, é que são trabalhadores? Vocês [ trolls pagos pelo PSDB ] gostam é de tentar fazer os outros de otários. E de eleger o "trabalhador" Maluf, não é mesmo?

    Oscar

    Você precisa se cuidar, você deve morrer de inveja das pessoas livre e esclarecidas. Cuidado Carmem, a inveja mata ou causa tumor.

Silvana Maranhão

Vão dançar mais uma vez pela disputa da prefeitura.

Vai ser outra surra nessa turma de espertalhões.

Raphael Tsavkko

Vídeos e fotos da vigília dos estudantes até que todos os 6 acorrentados fossem libertados da PRefeitura. Basicamente o Kassab – junto com Alckmin – tomou os jovens como reféns, pois estes queriam encerrar o protesto e foram impedidos pela Polícia!
http://tsavkko.blogspot.com/2011/02/brutalidade-p

[youtube BrF6FHEZI3A http://www.youtube.com/watch?v=BrF6FHEZI3A youtube]

admar

Cerra tem medo deste video porque?

Gustavo Pamplona

Divirtam-se! ;-)

[youtube A9bHU7zW5X4 http://www.youtube.com/watch?v=A9bHU7zW5X4 youtube]

Apesar que nesta época ele ainda tinha cabelo… não é muito díficil ver quem é o Serra, basta ver aquele rapaz de terno de olhos esbugalhados com um príncipio de calvície.

    Scan

    Porque lhe lembra seus tempos de Cabo Anselmo…

Deixe seu comentário

Leia também