Nassif: Movimento Salve a TV Cultura

Tempo de leitura: 2 min

Movimento Salve a TV Cultura
Enviado por luisnassif, qua, 04/08/2010 – 10:50

do blog do Nassif

Não tenho por hábito estimular movimentos de mobilização pela Internet. Mas esse caso da TV Cultura não pode ficar assim.

Não é possível que o trabalho de gerações de paulistas, que a tradição criada por Roberto Muylaert seja destruída pela postura imperial de um presidente indicado pelo governo do Estado. Não se pode deixar João Sayad promover esse desmonte.

Montou-se um Conselho supostamente representativo da sociedade civil paulista, mas que só tem servido para sancionar decisões que partem do governo do Estado.

Nos últimos anos, a TV Cultura foi uma caixa preta. Apesar de indícios veementes de irregularidades, o conselho passou ao largo da gestão Marcos Mendonça. A blindagem proporcionada pela mídia a todos os atos de governo garantiu esse silêncio atroz, um pacto de cumplicidade naquele que deveria ser o Estado por excelência da afirmação da sociedade civil.

Há diversas funções das mais relevantes a serem cumpridas pela TV Cultura. Há uma cultura paulista espalhada por todo o Estado à espera de divulgação, há novas gerações de músicos aguardando espaço, há uma discussão ampla sobre os rumos do estado e do país. Como emissora pública, a TV Cultura teria espaço para prestar serviços a órgãos públicos – como já faz -, tem facilidade para captar recursos pela Lei Rouanet. Poderia se montar um trabalho amplo de mobilização junto às empresas paulistas.

Poderia ser o veículo por excelência das Secretarias da Educação, da Cultura, da Gestão. Mas nas vezes em que se ensaiou essa parceria, foi apenas para validar negócios de ONGs controladas por aliados políticos.

Todo esse potencial é deixado de lado pela postura fácil do desmonte.

Fica aqui a sugestão para a criação de um Movimento Salve a TV Cultura. O Blog ficará à disposição dos que tiverem propostas, ideias e mobilização para essa empreitada que é questão de honra para São Paulo.

Coloque no seu Twitter o hashtag #salveaTVCultura


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lívia

Eu proponho também que seja feito um abaixo assinado.

gerjuin

É o bico dos tucanos, ao estado nada, a iniciativa privada tuuuuuuuuuuuuuuuuuudo.
como se diz aki no nordeste(q eles tanto odeiam) ta na hora de tanger os tucanos p bem longe.

Nelson Menezes

A formula já é conhecida, primeiro sucatear, depois entregar para a iniciativa privada a preço de banâna, foi o que aconteceu com as estatais e ágora com a TV Cultura, os deputados estaduais,internaltas e a população de SP tem que agir enquanto a tempo .

voxetopinio

Simbora com essa Nassif que vale a pena!

Luciana

Não vai adiantar, Paulista só voto em tucano e infelizmente o Geraldo leva essa.
nasci nesse estado, mas não consigo entende esse voto medíocre.

Carlos

No Paraná, piada político-eleitoral de um tucano: "Beto Richa diz que não privatizará portos"

Confiram em http://www.correiodolitoral.com

Leitores daqui que vivenciaram a prática dos governos tucanos, poderiam comentar?

marcel cabral couto

Nesta madrugada que se insinua eu li seu artigo e o de Carta Capital e pensei que já é hora de nos movimentarmos. Criei uma comunidade no orkut Salvem a Tv Cultura e postei a tag que vc sugeriu no meu Twitter. Proponho um abaixo assinado e uma campanha por todas as midias sociais, inclusise no nick do msn, que todo brasileiro internauta tem, já passei a idéia e alguns amigos já colocaram no nome do nick do seu msn: Salvem a Tv Cultura do desmonte do PSDB.
Seria bom ter um blog e mesmo sair nas ruas, não podemos permitir que um patrimonio tão valioso seja sucateado e usaurpado de nós.
a comunidade é http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105052
Força! um abraço

O Brasileiro

Sempre fui fã da programação da TV Cultura. Excelentes programas infantis. Programas jornalísticos tinham qualidade. Documentários bem feitos.
Eu também sempre fui fã da USP. Pesquisa de ponta. Excelente atendimento à população. Sempre formou excelentes profissionais.
Eu também sempre fui fã do Instituto Butantã. Pioneiro em vários tipos de medicamentos, principalmente vacinas, e pesquisas com animais peçonhentos.
Ai… bem, meus caros, ai os tucano-demos começaram a tentar destruir tudo o que viam pela frente, e começa a faltar dinheiro para manter as excelentes instituições paulistas, uma das quais pegou fogo!
Nada que se compare aos incêndios nas favelas de São Paulo, campeã nacional, quiçá mundial de incêndios em favelas!
Só muito pedágio pra gente esquecer dos problemas de SP!!!

Carlos Eduardo

Além da acintosa e deprimente operação de desmonte da TV Cultura, o senhor João Sayad sequer respeita a lei "Serra" anti-fumo e brinda diariamente os funcionários da Fundação Padre Anchieta com o odor de seus charutos.

Será que a fiscalização que pune sem dó donos de bares e restaurantes não vai multar a TV Cultura pelas ilegais e incômodas baforadas de seu presidente?

paulo

pelo jeito já começaram a degola, e começaram bem. tentem achar o ombudsman no site da tv cultura…

Joao Marcelo

Acredito que deveria ser criada uma campanha do tipo "Salve SP de afundar com o PSDB", pois mais uma gestão dos demotucanos no Estado pode ser letal.

Má educação, má segurança, pedágios carésimos, privatização pouco inteligente da água da Sabesp (deu no que deu). É preciso que Mercadante vença, pois a alternativa PSDB é terrível.

    Fábio

    João Marcelo isso parece que está meio dificil de se acontecer.
    O povo paulista ainda não apreendeu a votar .Parecem vaquinhas de presépio ,concordam com tudo.

klaus

Movimento orquestrado em favor da Tv cultura, parabéns!

Ed.

Entreouvido num conhecidíssimo "game":
"Pilot: Aim on TV Cultura! Radar locked! Ready? …
O "Fire button" será apertado pelos demotucanos, se ganharem em SP.
É a manjada desconstrução demotucaliberal de sempre!
Vão doar pra algum "amici" (Sayad?)
Onde já se viu dono de empresa falar que SUA própria empresa é "cara e ineficiente"?
Só conheço o príncipe e seu séquito! (quando representavam os donos). Mais ninguém!
Só pode falar isso se quiser dar um "chapéu" nos "outros sócios"…
É cristalino!
Acorda paulista!.

LuisCPPrudente

Não sei se 1.800 funcionários é um número grande ou um número ideal de funcionários de uma emissora de televisão pública. Quantos funcionários tem a TVBrasil?

Se a TV Cultura tem 1.800 funcionários e a direção da mesma pretende reduzir esse número para 400, quem contratou tamanho número de funcionários? Foi uma contratação política? Por que no final deste governo do PSDB diz-se que a TV Cultura pode funcionar muito bem com somente 400 funcionários? Na época de Fleury, Quércia e Montoro qual era o número de funcionários da TV Cultura?

Parece que esse discurso de tirar dinheiro público da TV Cultura e que ela tem que andar com suas próprias pernas surgiu com o Covas (PSDB). A TV Cultura nos governos Fleury, Quércia e Montoro (todos do PMDB) cumpria muito bem a sua finalidade, mas com os governos do PSDB, começando com Covas, parece que houve uma nova redefinição da finalidade da TV Cultura, que deixou de ser educativa, informativa e lúdica para ser apenas viável e sem os recursos do Estado.

A TVBrasil é viável economicamente? Talvez não seja, mas se ela cumprir a finalidade de ser o que foi a TV Cultura, uma emissora educativa, informativa e lúdica, o que importa se ela não é viável economicamente, se somos nós, a sociedade, que a mantemos? Por que a TV Cultura não poderia se manter uma emissora educativa, informativa e lúdica (e talvez inviável economicamente), mas sustentada pelo nosso dinheiro de contribuintes paulistas?

Da mesma forma que um hospital público não é viável economicamente, mas se cumpri a sua finalidade de atender a população, por que não mantê-lo público? Da mesma forma que uma TV educativa, informativa e lúdica (talvez nunca seja viável) se cumprir com a sua finalidade, por que não mantê-la pública?

A morte da TV Cultura começou a ser tramada com Covas? Pela minha impressão sim!

A salvação da TV Cultura passa, então, pela saída do PSDB do governo de São Paulo.

francisco.latorre

triste fim da tv cultura.

pra quem trabalhou lá então..

esse zé entregão é pior que maluf quércia e fleury juntos.

e o xuxu opusdei.. vai pro ralo também.

..

mercadante leva essa. podem crer.

dilma ganha de primeira.. com câmara e senado.

depois lula e dilma elegem todos e qualquer um em segundo turno.

será um arraso.

serra vai pro lixo da história.. e leva o opusdei medíocre junto.

..

Yacov

E não se enganem, amigos navegantes. Em eles ganhando as eleições (toc toc toc), farão a mesma coisa com o Estado brasileiro: DESMANCHE TOTAL!!!

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

Marcos

Caro Azenha ! O Nassif foi censurado ? Está recebendo algum tipo de ataque pela internet ? Agora são 17:44 e faz cerca de 40 minutos que não consigo acessar o blog dele. Está fora do ar. Não entra de forma alguma.

Será que o governo de SP e a turma da internet dos tucanos estão atacando o site do Nassif ?

    Luiz Carlos Azenha

    Eu acabo de acessar. abs

    klaus

    Menos, Marcos, menos…

    Helcid

    obrigado pela preocupação, klaus barbie !!

francisco.latorre

melhor eleger o mercadante.

senão não vai adiantar nada.

..

carlos hely

Pode deixar paulistas que a TV Minas irá veicular nossos programas regionais para voces conheerem minas ainda mais.

Carlos

Sai da toca, Alckmin!

Carlos

Nem foi o Estado, mas os que o dirigiram / dirigem: os governadores, as pessoas físicas.

E Alckmin, o que tem a dizer sobre o objetivo de desmonte da Cultura?

    desinformacaonao

    Carlos, é claro que quando digo ESTADO, me refiro exatamente aos que você citou. Governadores e presidentes da emissora, que sempre são indicados…

Carlos

Congratulações ao Nassif pela iniciativa e que a população de SP impeça o desmonte da TV Cultura.

@ehnoisnaweb

Movimento Salve a Tv Cultura. Salve do PSDB!

desinformacaonao

E os absurdos se amontoam. Agora, conforme consta no UOL:
http://televisao.uol.com.br/ultimas-noticias/2010

A TV Cultura "admite que perdeu qualidade, se tornou cara e ineficiente". Ora essa, se é uma TV pública, controlada pelo estado, que indica seus presidentes, isto não é o mesmo que dizer "O ESTADO tornou a TV cara, ineficiente e sem qualidade"?

O Jênio (e a sua patota) mostra mais uma vez suas qualidades como administrador público!

Helcid

Numa Boa, Azenha, o mais importante é uma campanha "Salvem São Paulo do PSDB". A TV Cultura vai ser salva por tabela, pode escrever !!

    Scan

    Sei não, Helcid.
    Acho mais fácil salvar só a TV Cultura mesmo…
    O Estado de São Paulo S.A. é muuuito difícil.
    [ ]`s

    Jairo_Beraldo

    Bem lembrado, Helcid.

Marcelo J.

Bah, a TV Cultura também!!! Aonde o PSDB quer chegar? Aqui no sul a TVE-RS passou de um prédio próprio para algumas salas em outro prédio do governo, não foi nem desmontada, foi detonada pela Miss Yeda Cruzes. Espero que o movimento aí em São Paulo ganhe apoio irrestrito da comunidade, a TV Cultura merece.

Tania R Guimaraes

Eles nao querem cultura brasileira. nao querem nem falar o portugues

    Jairo_Beraldo

    Onde o Zé passa, só fica devastação. É um aborto da natureza.

Eduardo

Um peso, duas medidas.

Como explicar que o governo de São Paulo repassa anualmente para a Osesp R$ 43 milhões – 58% da receita dela – e a mesma medida de corte não é anunciada?

vejam o balanço da Osesp: http://www.osesp.art.br/osesp/fundacao/pdf/balanc

    Ed.

    É que privatizar orquestra já é mais difícil…
    Não dá dinheiro (participação) na venda…

Deixe seu comentário

Leia também