Mino Carta: Os chapa-branca da Casa Grande

Tempo de leitura: 4 min

Editorial
11.05.2012 09:53

Eternos chapa-branca

por Mino Carta, na CartaCapital

O jornal O Globo toma as dores da revista Veja e de seu patrão na edição de terça 8, e determina: “Roberto Civita não é Rupert Murdoch”. Em cena, o espírito corporativo. Manda a tradição do jornalismo pátrio, fiel do pensamento único diante de qualquer risco de mudança.

Desde 2002, todos empenhados em criar problemas para o governo do metalúrgico desabusado e, de dois anos para cá, para a burguesa que lá pelas tantas pegou em armas contra a ditadura, embora nunca as tenha usado. Os barões midiáticos detestam-se cordialmente uns aos outros, mas a ameaça comum, ou o simples temor de que se manifeste, os leva a se unir, automática e compactamente.

Não há necessidade de uma convocação explícita, o toque do alerta alcança com exclusividade os seus ouvidos interiores enquanto ninguém mais o escuta. E entra na liça o jornal da família Marinho para acusar quem acusa o parceiro de jornada, o qual, comovido, transforma o texto global na sua própria peça de defesa, desfraldada no site de Veja. A CPI do Cachoeira em potência encerra perigos em primeiro lugar para a Editora Abril. Nem por isso os demais da mídia nativa estão a salvo, o mal de um pode ser de todos.

O autor do editorial exibe a tranquilidade de Pitágoras na hora de resolver seu teorema, na certeza de ter demolido com sua pena (imortal?) os argumentos de CartaCapital. Arrisca-se, porém, igual a Rui Falcão, de quem se apressa a citar a frase sobre a CPI, vista como a oportunidade “de desmascarar o mensalão”. Com notável candura evoca o Caso Watergate para justificar o chefe da sucursal de Veja em Brasília nas suas notórias andanças com o chefão goiano.

Abalo-me a observar que a semanal abriliana em nada se parece com o Washington Post, bem como Roberto Civita com Katharine Graham, dona, à época de Watergate, do extraordinário diário da capital americana. Poupo os leitores e os meus pacientes botões de comparações entre a mídia dos Estados Unidos e a do Brasil, mas não deixo de acentuar a abissal diferença entre o diretor de Veja e Ben Bradlee, diretor do Washington Post, e entre Policarpo Jr. e Bob Woodward e Carl Bernstein, autores da série que obrigou Richard Nixon a se demitir antes de sofrer o inevitável impeachment. E ainda entre o Garganta Profunda, agente graduado do FBI, e um bicheiro mafioso.

Recomenda-se um mínimo de apego à verdade factual e ao espírito crítico, embora seja do conhecimento até do mundo mineral a clamorosa ignorância das redações nativas. Vale dizer, de todo modo, que, para não perder o vezo, o editorialista global esquece, entre outras façanhas de Veja, aquele épico momento em que a revista publica o dossiê fornecido por Daniel Dantas sobre as contas no exterior de alguns figurões da República, a começar pelo presidente Lula.

Concentro-me em outras miopias de O Globo. Sem citar CartaCapital, o jornal a inclui entre “os veículos de imprensa chapa-branca, que atuam como linha auxiliar dos setores radicais do PT”. Anotação marginal: os radicais do PT são hoje em dia tão comuns quanto os brontossauros. Talvez fossem anacrônicos nos seus tempos de plena exposição, hoje em dia mudaram de ideia ou sumiram de vez. Há tempo CartaCapital lamenta que o PT tenha assumido no poder as feições dos demais partidos.

Vamos, de todo modo, à vezeira acusação de que somos chapa-branca. Apenas e tão somente porque entendemos que os governos do presidente Lula e da presidenta Dilma são muito mais confiáveis do que seus antecessores? Chapa-branca é a mídia nativa e O Globo cumpre a tarefa com diligência vetusta e comovedora, destaque na opção pelos interesses dos herdeiros da casa-grande, empenhados em manter de pé a senzala até o derradeiro instante possível.

Não é por acaso que 64% dos brasileiros não dispõem de saneamento básico e que 50 mil morrem assassinados anualmente. Ou que os nossos índices de ensino e saúde públicos são dignos dos fundões da África, a par da magnífica colocação do País entre aqueles que pior distribuem a renda. Em compensação, a minoria privilegiada imita a vida dos emires árabes.

Chapa-branca a favor de quem, impávidos senhores da prepotência, da velhacaria, da arrogância, da incompetência, da hipocrisia? Arauto da ditadura, Roberto Marinho fermentou seu poder à sombra dela e fez das Organizações Globo um monstro que assola o Brazil-zil-zil. Seu jornal apoiou o golpe, o golpe dentro do golpe, a repressão feroz. Illo tempore, seu grande amigo chamava-se Armando Falcão.

Opositor ferrenho das Diretas Já, rejubilado pelo fracasso da Emenda Dante de Oliveira, seu grande amigo passou a atender pelo nome de Antonio Carlos Magalhães. O doutor Roberto em pessoa manipulou o célebre debate Lula versus Collor, para opor-se a este dois anos depois, cobrador, o presidente caçador de marajás, de pedágios exorbitantes, quando já não havia como segurá-lo depois das claras, circunstanciadas denúncias do motorista Eriberto, publicadas pela revista IstoÉ, dirigida então pelo acima assinado.

Pronta às loas mais desbragadas a Fernando Henrique presidente, com o aval de ACM, a Globo sustentou a reeleição comprada e a privataria tucana, e resistiu à própria falência do País no começo de 1999, após ter apoiado a candidatura de FHC na qualidade de defensor da estabilidade. Não lhe faltaram compensações. Endividada até o chapéu, teve o presente de 800 milhões de reais do BNDES do senhor Reichstul. Haja chapa-branca.

Impossível a comparação entre a chamada “grande imprensa” (eu a enxergo mínima) e o que chama de “linha auxiliar de setores radicais do PT”, conforme definem as primeiras linhas do editorial de O Globo. A questão, de verdade, é muito simples: há jornalismo e jornalismo. Ao contrário destes “grandes”, nós entendemos que a liberdade sozinha, sem o acompanhamento pontual da igualdade, é apenas a do mais forte, ou, se quiserem, do mais rico. É a liberdade do rei leão no coração da selva, seguido a conveniente distância por sua corte de ienas.

Acreditamos também que entregue à propaganda da linha auxiliar da casa-grande, o Brasil não chegaria a ser o País que ele mesmo e sua nação merecem. Nunca me canso de repetir Raymundo Faoro: “Eles querem um País de 20 milhões de habitantes e uma democracia sem povo”. No mais, sobra a evidência: Roberto Civita é o Murdoch que este país pode se permitir, além de inventor da lâmpada Skuromatic a convocar as trevas ao meio-dia. Temos de convir que, na mídia brasileira, abundam os usuários deste milagroso objeto.

Leia também:

Dr. Rosinha: Alguns setores da imprensa serão investigados


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Quid pro quo | Muralhas de Troia

[…] é em uma revista como a Veja defender liberdade e ética. Como bem disse o Mino Carta em um texto publicado hoje. Ele se refere ao editorial do Globo de hoje, “Roberto Civita não é Rupert Murdoch”, uma […]

Cláudio

“Os chapa-branca da Casa Grande”… Chapa-branca ? Chapa amarela-e-azul.

“Em cena, o espírito corporativo”. Ou e$$pírito porcorativo, já que se trata do PiG brasileño.

“Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” – Malcolm X (1925-1965).

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” – Joseph Pulitzer (1847-1911).

Ley de Medios, já ! ! ! Comissão da Verdade, já ! ! !

    Cláudio

    A propósito (do $$pirit-off PiG brasileño) : Chapa amarela-e-azul-e-vremeinha-e-branco. Cruzes ! ! ! D(e)’u$$ nus livre(s) ! ! !. Lula seja louvado ! ! ! E a presidenta Dilma ! ! ! E os blogueiros progressistas ! ! !

    “Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” – Malcolm X (1925-1965).

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” – Joseph Pulitzer (1847-1911).

    Ley de Medios, já ! ! ! Comissão da Verdade, já ! ! !

Azuir Ferreira Tavares Filho

Todo sacrificio esta valendo a pena porque o Brasil esta mudando.

Nos últimos 10 anos o Brasil saltou de 6,1 milhões para 12,8 milhões o Número de formados em Cursos Superiores.
Hoje o Brasil é uma referência para o Mundo no cuidado em Produzir e Distribuir Renda.

Há muita luta pela frente, A Mídia é muito forte contudo os embates que já foram travados, já demonstraram que a mídia e estes Políticos Privatizadores vão perder a parada.

Já levaram golpes decisivos e agora mais do que nunca, todos temos de resistir a essa gente Anti-Brasil pois estão muito desmoralizados.

A CPI do Demóstenes do DEM e a CPI dos Privatizadores Tucanos vão cada cez mais desmoraliza-los.

Temos de Confiar e dar nossa parte onde for possível de fazer
contribuição.

Cada Comentário de Patriota é uma Contribuição.

Abração Amigo para todos.

DEMÓSTENES E CACHOEIRA
ASSIM FIZERAM O MENSALÃO.

Contra Dirceu uma vingança, e nisso puseram-se a agir.
Tremenda lambança, e Ministério da Justiça conseguir.
Uma Mina Verdadeira, dali conseguiriam a imensidão.
Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão.

Demóstenes do DEM sairia, para bom cargo conseguir
Para o PMDB ele entraria, na Justiça é melhor pra agir.
Oportunista de Primeira, grande mestre na enganação.
Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão.

Foi uma crise criada, e foi Policarpo quem publicou.
Na Veja infâmia danada, que ao PT tanto prejudicou.
Uma Quadrilha tranqueira, da calúnia e da insinuação.
Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão.

E toda Mídia colaborou, e fez-se a notícia espetacular.
Grande Teatro se montou, Conseguiram a Dirceu cassar.
Foi Política ratoeira, contra quem enfrentou a repressão
Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão.

Querem é faturamento, sem nenhuma responsabilidade.
Ignoram espaço e tempo, perdem o tino na maldade.
Ficam sem eira nem beira, e trocam o pé pela mão.
Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão.

Contam que ninguém esta vendo, só pensam no lucrar.
Mais o Povo esta aprendendo, sem a fome faz estudar.
Realidade é coisa verdadeira, não é revista ou televisão.
Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão.

O Brasil vive uma beleza, o mundo esta reconhecendo
As cartas estão na mesa, e o povo esta tudo sabendo.
Chegada a Hora derradeira, será mostrada na eleição.
Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão.

Tem perna curta a mentira, e vai em frente a História.
A Vida na verdade se inspira, o povo tem sua memória.
Enganar é fazer besteira, sempre vem a hora da razão.
Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão.

Não vai reescrever o passado, nem nosso Futuro mudar.
O fato imundo desmoralizado, faz a essa Mídia condenar.
Coisa de gente traiçoeira, à ocultar nossa transformação.
Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão.

Azuir e Turmas: do Social da Unicamp, Campinas, SP, Amigos de Rocha Miranda,
Rio de Janeiro, RJ e de Amigos de Mosqueiro, Belém , PA.

priscila maria presotto

Gil ,vc não sabe de nada …Mino foi meu cunhado ,portanto te digo ,vc não sabe nada de nada de Mino Carta…Simples assim ,meu caro!!!!!

andre

Caros blogueiros, poderiamos ajudar a extinguir a enorme corrupção que assola a nação brasileira, corrupção essa executada por politicos, empresarios e os meios de comunicação, a chamada imprensa golpista, o PIG. Temos inumeras maneira, vou enumerar abaixo:
1 – Não comprando produtos de empresas de empresarios corruptos.
2 – Não elegendo politicos corruptos
3 – Não comprando jornais, revistas de imprensa golpista
4 – Não assistindo tv e nem ouvindo radios de midia golpista
5 – Não indo aos estadios de futebol que a midia golpista detem direitos
de televisionamento.
6 – Se não for possivel abrir mão de assistir a uma partida de futebol,
combine com seus amigos, incentive outros a não ir ao estadio a uma
determinada partida de futebol, transmitir uma partida de futebol sem
torcedores, é um golpe muito grande para a tv golpista.
7 – Poderemos tambem lotar os estadios de futebol, shopping, praia, e
mesmo assim protestar, contra a midia golpista, contra os politicos
corruptos e tambem contra a midia e imprensa golpista, basta que
façamos uma camiseta com palavras de protesto ou denunciando esses
corruptos, e assim lotar o estadio com torcedores com camisetas de
protesto, a tv golpista, não terá como esconder esse protesto.
8 – Com relação ao boicote de produtos, deveriamos tambem boicotar a
compra de produtos de empresas que fazem propaganda e patrocinio de
eventos na imprensa e midia golpista, assim, a midia golpista teria
enormes prejuizos, e para não ter prejuizo, ela passaria a publicar
a verdade, e não mentiras, calunias e difamações.
estão vendo as armas que dispomos para enfrentar os empresarios corruptos, politicos e imprensa golpista, que vem a ser tambem corrupta, só assim conseguiremos derrotar a corrupção, não vamos esperar que a presidenta Dilma faça tudo, porque ele não pode fazer tudo, o que ela pode, é demitir funcionario publico corrupto, mandar a policia federal investigar, apenas isso. A presidenta Dilma não tem poder algum sobre o poder judiciario, não pode mandar processar ninguem, o que ela pode, é mandar a Policia Federal prender, e enviar os relatorios de investigação para o poder judiciario, afim de que esse puna ou não o infrator.

Cláudio

“Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” – Malcolm X (1925-1965).

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.” – Joseph Pulitzer (1847-1911).

Ley de Medios, já ! ! ! Comissão da Verdade, já ! ! !

Fabio Passos

Também na Carta Capital:

“Pacto com o diabo
A revista Veja foi ao inferno e voltou queimada”
http://www.cartacapital.com.br/politica/pacto-com-o-diabo/

Ótima análise do Maurício Dias.
Mostra que as desculpas da veja para se unir ao crime organizado são completamente esfarrapadas.
E a responsabilidade desta ligação entre a veja e carlinhos cachoeira é diretamente de rupert civita.

Cláudio

O criminoso PiG e seus criminosos lacaios defendem o crime organizado porque são a mesma corja, com os mesmos interesses vis.

    Fabio Passos

    Falou e disse!
    E esta corja de bandidos ainda pensa que ninguém percebe… mas o tempo desta canalha do PIG acabou.

socorro vieira

Será que o PL para taxar as grandes fortunas não pode ser iniciativa popular…..

Gil Rocha

Abolicionista, se não é crime então
a discussão não tem razão de ser.
Entendo a intenção do teu comentário
e acho muito justa.
Mas sabe que isso é uma utopia.
Obviamente não precisaríamos de redes
de ensino particulares se tivéssemos
educação pública de qualidade.
Mas em muitos países do mundo, existe
educação de qualidade mas também existe
as redes particulares.
Aqui pelo menos, quem sustenta o mercado
particular de ensino é quem tem grana, e
aqueles que são responsáveis pela educação pública.

Fabio Passos

piguinho reaparece negando que defende a sociedade rupert civita&carlinhos cachoeira… ele só não sabe explicar direito o que faz em todos os posts sobre o tema. rsrs

    Gil Rocha

    Eu geralmente argumento.
    Não posso dizer o mesmo de alguns,
    que mudam de assunto como a ideologia
    de alguns.

    Fabio Passos

    Mentir, piguinho, é péssimo argumento. rsrs

    É fato que você defende os bandidos da veja sem argumento nenhum… apenas com ataques e insinuações covardes contra aqueles que condenam a sociedade da mídia com o crime organizado.

    Tipos como você são os responsáveis pela impunidade no Brasil.
    Você acha bonito bancar um lacaio assumido de bandidos ricos?

Gil Rocha

Está enganado amigo, eu não
estou defendendo ninguém.
Apenas ainda não vi provas que
de tudo isso que diz.
Mas vou concordar com você sim quando
for provado.
E eu não ataco ninguém, apenas informo
o que faziam e como pensavam alguns progressistas
de hoje.
Eu sei que deve ser vergonhoso seguir e admirar estas
pessoas.
Mas eu não inventei nada não, é a pura verdade.

Gil Rocha

Bem, eu acredito que estamos
em uma Democracia.
E nós cidadãos temos direitos.
É engraçado você acusar alguém de
ser bandido mas os responsáveis em
investigar e processar, não terem tomado
nenhuma atitude mesmo tendo poderes para
isso.
Quando não se indicia e processa alguém, é
bem provável que a pessoa até que isso aconteça
não tenha cometido crime algum.
Ou pelo menos não se tem provas para isso.
Essa conversa fiada de privataria já gastou.
O PT daqui a pouco vai fazer quase 10 anos de
governo.
Nenhum petista, progressista ou seja lá o que for,
tem explicação para que o governo não tenha criado
uma CPI para confirmar o que é dito mas nunca foi
provado.
Eu posso por exemplo falar em mensalão, porque foi
criada uma CPI para esclarecer os fatos, porque pessoas
foram indiciadas e serão julgadas.
É simples assim, se o governo do teu partido não tomou
atitude alguma quanto a “privataria”, a culpa é de quem?
Ou será que não se tem o que investigar?

Fabio Passos

Reparem que os militantes do PIG que apareceram aqui foram incapazes de rebater os argumentos do Mino Carta.
Na verdade nem tentaram.
Limitaram-se a covardes insinuações e ataques pessoais.

O fato é que Mino Carta deu uma merecida sova nos bandidinhos do PIG: veja e globo.

    Mário SF Alves

    Fábio,
    Tá difícil segurar o piguinho, né não? Raciocínio circular é dose, meu caro. Quer um conselho? Sugira a ele um empreguinho na bandida. É contratação garantida.

Eudes HermanoTravassos

Quem dera esta CPI jogar com toda força que o povo concedeu aos representantes a luz que o Brasil não tem.
Quem dera esta CPI, quiçá, por um acidente de percurso jogar as claras do meio dia e fazer o povo entender o que realmente representa esta oligarqiua das comunicações no Brasil.
Quem dera Dilma marcar de vez seu nome na história fazendo esta revolução, chamar o PIG às falas, enquadrá-lo e, quiçá, por detrás das grades aqueles que assim, merecem, são muitos!
Quem dera esta revolução animar o povo brasileiro e de dela fazermos a revolução da caixa preta da justiça, do congresso, de Brasília, e do capitalismo nacional. Qem dera….

    Mário SF Alves

    Quem dera, Eudes, quem dera! E só de imaginar me dá vertigens! Cara,o que você está dizendo é condição sine qua non para o desenvolvimento socio-econômico do Brasil. No âmago da questão reside o velho problema da correlação de forças. O problema é o enfrentamento das forças retrógradas que insistem em manter o atraso e condenar o Brasil a patrimônio particular de uns poucos e eterna reserva de valor.

Messias Franca de Macedo

FANTASMA OU NÃO, ‘O MENSALÃO’ REVELA A FACE DO ‘PT DA GOVERNANÇA’! ENTENDA
##############################
12/05/2012 – 6:10
PT desiste de convocar Gurgel e já fala em adiar decisão sobre presença de governadores na FONTE: adaptado de ‘PT desiste de convocar Gurgel e já fala em adiar decisão sobre presença de governadores na CPI’ – em http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2012/05/12/pt-desiste-de-convocar-gurgel-e-ja-fala-em-adiar-decisao-sobre-presenca-de-governadores-na-cpi-2/

(…)
“O PT já não faz questão de aprovar o requerimento de convocação para que Gurgel se explique na CPI, disse o líder do partido no Senado, Walter Pinheiro (BA)…
(…)
[MAIS UM SOFISMA PETISTA!] “Ex-líder do PT e um dos representantes do partido na CPI, o senador Humberto Costa (PE) resumiu numa frase o mote que deve ser encampado pela legenda: “Não vamos transformar a CPI na CPI do procurador-geral. É a CPI do Cachoeira.”
Nada a ver! Misturar alhos e bugalhos à maneira do PIG ao tentar arrefecer o escândalo da ‘tchurma’ do Cachoeira/DEMÓstenes/’Veja’ se escorando no julgamento e [suposto] temor do ‘Mensalão’…
AGORA, pasme: “… [nem] a ideia de convocar Cláudia Sampaio, *subprocuradora-geral da República – e esposa do Roberto Gurgel, não é consensual no PT…”
*Coube a ela informar à Polícia Federal que a Procuradoria não enxergara nas páginas do inquérito da Operação Vegas indícios suficientes para requerer ao STF providências contra os detentores de privilégio de foro acusados de envolvimento com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira. Entre eles Demóstenes…
RESCALDO – na verdade, não é de se estranhar: o [pragmático] PT da governança safou [José] SAIney no Conselho de (A)ética do Senado Federal. Portanto, “lavar (sic) as mãos para, entre outros malefícios, evitar o cadafalso do Sérgio Cabral não é coisa que consuma e/ou demande uma cachoeira (idem sic) de ética, de pudor e de coerência!”… Tempos de seca, de racionamento de água (ibidem sic)

Que país é esse, sô? República Destes Bananas da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascistas eternos, golpistas…, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Luca K

Sim, a Carta Capital(CC daqui pra frente) é em geral superior em sua cobertura NACIONAL ao restante da media corporativa brasileira. O que não significa que não seja também por vezes tendenciosa à luz de seus óculos ideológicos, através dos quais “vê” o mundo. O seu Mino Carta está sem dúvida correto quanto à ruindade em geral da mídia brasileira mas parece viver no mundo de fantasia de Alice no país das maravilhas ao tecer loas à mídia inglesa – o faz no editorial da última CC(nº 696) e à patética e absolutamente corrupta mídia corporativa estadunidense. Mino tem a coragem de chamar o Washington Post, o jornalão Neocon, de “extraordinário diário da capital americana”. Tá de sacanagem!! Esse “extraordinário” diário é um front da propaganda da política externa imperialista dos americanos e sionistas. O que dizer da mídia Britânica, “plural e aberta em leque” e “apresentando todas as correntes de pensamento”?? Bem, na Inglaterra plural, o canal em inglês Press TV iraniano, foi banido, o mesmo tendo ocorrido nos EUA e na “democrática” e “mais livre” Alemanha(fantoche do anglo-americanos e sionistas) de todos os tempos. E por quê? Porque o canal apresentava em inglês uma corrente de pensamento diferente sobre o movimento Occupy e sobre os acontecimentos no Oriente Médio( e geopolítica em geral), inclusive com a participação de muitos jornalistas, autores, historiadores e políticos ocidentais(britanicos inclusive), com posições diferentes das linhas estabelecidas pela sociedade “polida” e que não são bem vindos aos canais “plurais” que o seu Carta admira tanto!! A BBC, que o jornalista Azenha parece achar uma maravilha(me baseio em comentário dele em viomundo) é um canal de propaganda da elite de City of London desde a Segunda Guerra, quando foi largamente usada como parte das operações de Psy Ops contra a Alemanha. Recentemente, o conhecido jornalista britânico Robert Fisk, bateu duro na BBC, em artigo intitulado “How can you trust the cowardly BBC? The BBC Trust is now a mouthpiece for the Israeli lobby which abused Bowen”. E convenhamos, a cobertura internacional de CC passa ao largo da verdade factual em geral, honrosa exceção a Antonio luiz Costa, que tenta apresentar outras perspectivas. Inverdades, distorções, falta de contexto é o que encontro todos os dias em que adentro a seção Internacional da revista; ataques constantes contra o regime Sírio, seguindo a linha mestra da imprensa Ocidental em demonizar Assad para justificar mudança de regime(vide Líbia), ataques constantes contra Putin, babação de ovo de Obama, etc. Nada muito diferente do que se vê na Folha ou qualquer outro órgão que o seu Mino critica. Em suma, com a imprensa, abramos nossos olhos que todo cuidado é pouco!!

    Mário SF Alves

    É muito bem-venda a ressalva, Luca K. No entanto, nem de longe ela poderia tirar o mérito da abordagem cotidiana do Mino. Mesmo porque, ao que tudo indica, o que se pretendeu (e que sempre ficou evidente)foi a intenção de estabelecer a necessária correlação entre o PIG de lá e o PIG de cá. Perdoe-me se fui inoportuno ao manifestar meu ponto de vista.
    Cordialmente,

    Mário.

    Luca K

    Olá Mário,
    Sim, a análise do Mino sobre o comportamento da mídia brasileira é geralmente preciso. Meus problemas com a posição dele são 2; não é de hj que o seu Carta desce o sarrafo na imprensa brasileira(que é uma droga mesmo) enquanto, aparentemente ingenuamente, tece rasgados elogios à imprensa americana, inglesa e francesa. E não é apenas o grupo de Murdoch que é ruim não, é muito mais do que isso. A propósito, a The Economist é uma publicação decadente mas garanto que a galera da CC os considera fenomenais! Kkkk
    A outra questão é que a verdade é que não existe imprensa isenta. Isso é conversa pra boi dormir. Os alinhamentos ideológicos acabam por prejudicar a analise fria dos fatos( e as vezes os próprios fatos). As pessoas tem dificuldades em entender isso. Ou vc acha que o Amorim do conversa afiada é um jornalista isento? Obs: apesar dele cumprir um papel importante…
    Abs

    Jotace

    Caro Mário,

    Mais uma vez, tenho o prazer de te acompanhar no que manifestas. Desta feita, nesta referência ao artigo do Mino Carta e a respeito da vigorosamente democrática apreciação do Lucas K.
    Abs, Jotace

    Mário SF Alves

    Pois é, Luca K, diante do exposto, a questão que fica é: até que ponto nos será possível a percepção de uma realidade desideologizada e, consequentemente, o concatenamento de uma praxis transformadora? Refiro-me a tudo aquilo que democraticamente seja capaz de conduzir ao desenvolvimento socio-econômico do Brasil.
    No mais, e enquanto for possível tal convicção, prevalesce o entendimento: “À força das armas, a força das idéias”.

    Mário SF Alves

    Jotace,
    A recíproca é verdadeira. No mais, entendo que este momento da vida pública é singular. E, claro, não só no Brasil. É todo um contexto político promissor que, aliado a uma forma inovadora e suficientemente potente de manifestação do pensamento, motiva mais e mais aqulo que sempre se faz e sempre será imprescindível: o diálogo político. O Viomundo e os demais blogs sujos que o digam, né não?
    Obrigado,
    Mário.

abolicionista’

Permita-me citá-lo: “compra de rede de ensino é crime?” Não é, mas em qualquer país civilizado deveria ser. Educação não é mercadoria e não deve ser tratada como tal. Quando produzimos mercadorias e as colocamos no mercado, visamos obter lucro. Já no caso da educação, os objetivos são, entre outros, o desenvolvimento da consciência e das potencialidades humanas. Isso sem falar no fato de que a rede de ensino privado corrobora a injustiça social, tornando algumas escolas inacessíveis para os cidadão que não podem pagar.

FrancoAtirador

EXTRA! EXTRA! CARTA CAPITAL NA CAPA DA #VEJABANDIDA #VEJAGOLPISTA #VejaPodreNoAr migre.me/93ndT

Willian

Este caso de amor entre a blogosfera progressista e Mino Carta é sujeito a chuvas e trovoadas. Mino sentiu a pressão no cangote no caso do terrorista Cesare Battisti. Em campos opostos, Mino viu como é ser tratado por estes democratas. Fascista foi pouco…rs Deu até pena.

Da mesma forma, o caso de amor entre Mino (e também PHA) com o campo progressista também foi sujeito a chuvas e trovoadas. Basta dar uma lida na Veja quando era editada por Mino. Bem, esta não era famosa por combater a ditadura, se é que me entendem…rs Até pena de morte pra terrorista a Veja (de Mino) propôs. São pessoas que sabem se posicionar, ficar no lado certo. Sempre.

    abolicionista’

    “Ad hominem”, de novo? Ataque as pessoas e evite os argumentos, receitinha básica de qualquer discípulo do PIG. No fundo, é o que resta, quando o PIG mostrou sua cara criminosa e corrupta…

mineiro

que belissimo artigo , da gosto de ler, nao precisa repetir o que todos aqui ja falou do artigo. o pig maldito , golpista,facista,udenista,nazista,racista e outros tantos adjetivos que enquandram neles , so resta a eles enfiar o rabo entre as pernas mesmos. mas eles nao ta nem ai , vao lutar com todas as armas que eles usam e que todo mundo ja conhecem . e nao vao desistir vao continuar fazendo a mesma coisa , insitar golpes , chantagens ,difamaçoes e tudo mais . so resta fazer o que estao fazendo lutar contra eles nas redes sociais. salve a internet que veio para nos livramos desse cancer maldito chamado midia.

Jotace

Caro Fábio Passos,

É assim mesmo como você diz…No seu admirável estilo, o Mino Carta não somente dá uma lição aos contumazes detratores dos governos progressistas, mas ainda deixa claro o que se pode esperar da ação deletéria dos oligarcas vendepátrias que fazem a ‘grande’ mídia… Abraços, Jotace

    Fabio Passos

    É uma delícia comparar esta resposta do Mino Carta com o editorial do globo que tenta proteger rupert civita.
    Mino Carta dá uma aula de Jornalismo para o PIG. Na forma e no conteúdo.

    Uma pena que o PIG não aprende… e continua poluindo o Brasil com seu futum udenista fajuto.

Jotace

SUGESTÃO AO VIOMUNDO

Caro Azenha: este artigo do Mino Carta é, de fato, extraordinário. Pelo caráter descritivo/analítico do que é, e do que faz a ‘grande’ mídia no Brasil, da riqueza e precisão de que se reveste o texto, do tratamento que dá o autor a tema tão importante, bem que merecia mais tempo de destaque, de facilidade de acesso à leitura do que o habitualmente concedido pelo blog… Abraços, Jotace

Jotace

Magistral o artigo do Mino Carta na abordagem que faz ao comportamento da grande mídia. Tanta verdade no texto lapidar que merece,sem dúvida, ser motivo de aulas em todos os cursos de jornalismo no país. Não há dúvidas que se especializou a ‘grande’ imprensa brasileira em desancar os governos populares, tentando manter sua política de extorsão às custas do sagrado direito de toda a coletividade. Para isso unem-se todos os seus representantes não só na defesa de um integrante do bando quando pilhado, como é o caso bem saliente do conúbio Globo/Veja, mas ainda para atacar ao mesmo tempo aqueles que não atendem aos seus propósitos desonestos, ou os dos seus senhores no exterior aos quais servem com repugnante servilismo. Que ninguém se engane que a atual exacerbação que manifestam os principais elementos do bando (Globo, Veja, Folha e Estadão), é como o prelúdio do que ora acontece na vizinha nação-irmã, a Venezuela… Jotace

    Fabio Passos

    A resposta do Mino Carta é magistral mesmo.
    Conteúdo arrasador escrito com muita elegância.

    Eu sou um grande adimirador do Mino Carta.
    Não tenho dúvida quanto a superioridade ética e intelectual da Carta Capital sobre o restante da mídia-corporativa brasileira.

    Fico imaginando a inveja e frustração que devem sentir os leitores da veja ao ter a oportunidade de ler um texto do Mino Carta e depois ter de voltar a ler o lixo cotidiano publicado pelo PIG.
    Coitados.

Fabio Passos

A rede globo acusando a Carta Capital de chapa-branca é realmente uma piada ruim.

A resposta do Mino Carta é mais uma traulitada histórica.

Uma aula para os alienados leitores do globo pois descreve com precisão que organização é de fato chapa branca.


Arauto da ditadura, Roberto Marinho fermentou seu poder à sombra dela e fez das Organizações Globo um monstro que assola o Brazil-zil-zil. Seu jornal apoiou o golpe, o golpe dentro do golpe, a repressão feroz. Illo tempore, seu grande amigo chamava-se Armando Falcão.

E ainda há quem tente defender o PIG… dá até dó. rsrs

    Gil Rocha

    É, mas na época da ditadura
    não era bem isso que ele pensava não.

    Fabio Passos

    piguinho,
    Você sabia que o Mino Carta pediu demissão da veja porque descobriu que o rupert civita estava se vendendo pro armando falcão em troca de um empréstimo da caixa?

    Mino Carta não menospreza a inteligência dos leitores da Carta Capital.

    Já o rupert civita considera imbecis os leitores de sua própria revista ao entregar a redação da veja para o carlinhos cachoeira.

    Por que você está transtornado e tenta negar verdades tão evidentes?
    Não é culpa minha… vá reclamar com o rupert civita.

    Gil Rocha

    E esse pedido de demissão ou
    demissão, tem prova do motivo
    ou é o que ele diz apenas?

    Fabio Passos

    piguinho, se você tem duvida deveria perguntar ao rupert civita. rsrs
    Ou tem medo que ele te trate como um… ??? deixa prá la. rsrs

Gil Rocha

Só faltou dizer que foram os
internautas esquerdistas que
elegeram o Lula.
Mas a gente sabe que se não fosse
a coligação um tanto estranha, até
com a famiglia Sarney, a história
seria diferente.
Mas o poder, a o poder muda situações
e algumas consciências…

souza

a chapa já começou a ficar cinza.
questão de tempo.

Rodrigo

Gozado, porque todos aqui só tem olhos para o caso Demóstenes e ninguém comenta sobre o julgamento dos acusados no Caso Celso Daniel?

Se o mesmo fosse do DEM será que teríamos esse silencio por parte de alguns frequentadores do Viomundo?

assalariado.

Sr. Mino, o grande sujeito oculto neste esgoto histórico, a qual o senhor se refere é: Esta CPMI, se for levada a sério, a certa altura, os blogs ‘sujos’, sociedade, os de esquerda e demais lutadores sociais se engajarão para que isso se concretize. Sim, vai desaguar às portas da discussão da leis das mídias.

De uma coisa eles tem certeza, a força do povo é foda e a história politica do Brasil já mostrou esta face revolucionária contida na culta ignorância do saber popular. Esta situação de ataque da imprensa burguesa é um reflexo natural de quem já percebeu que seu livre arbítrio de manipular e (des)manipular as informações em favor dos donos do capital, estará com os dias contados. Sim, eles já perceberam que já não estão tão ocultos.

Saudações Socialistas.

Ninguém

Azenha, por favor, corrija as “ienas” do texto. As hienas agradecem.

[ ]s,
Ninguém

Décio

Parabéns ao Mino Carta. Seu editorial foi fulminante, acertou encheio a cabeça dos cafajestes da grande mídia golpista. Gente sem nenhum pudor e moral, que associa-se com o Crime Organizado para desestabilizarem e golpearem governos trabalhistas de esquerda.
Espero que o Congresso Nacional, não se intimide com ameaças e pressões destes escroques inescrupulosos, e convoque os suspeitos para deporem na CPMI. O povo precisa de esclarecimentos, a respeito de toda esta trama diabólica feita pela Veja, em conluio com o Cachoeira e o Demóstenes. Esta é a hora de abrir a caixa preta do PIG, para que no futuro não aconteça mais este tipo de jornalismo espúrio e cúmplice de criminosos.

Cesar

E o Cabral ein?! Haja blindagem! De todos os lados.

    Gil Rocha

    A empresa a que me referi é
    o grupo JBS, que comprará a Delta.

    Gil Rocha

    Eu peço desculpas se por
    acaso alguém não entendeu
    o que eu escrevi acima sobre
    a JBS.
    Eu tentei postar um comentário umas
    duas vezes mas fui devidamente censurado.
    Eu nem sei como passou isso, já que
    sem o comentário que postei antes fica
    esquisito e não se entende.
    Eu não entendo como alguns comentários meus
    são censurados, já que nunca fui ofensivo com
    ninguém por aqui.
    Existem vários comentários altamente ofensivos a
    outros comentaristas por aqui, esses passam sem
    problemas.

    Luiz Carlos Azenha

    Sobre os comentários: você deve ter caído na caixa de “spam”.

    Gil Rocha

    Bem, peço desculpas Azenha.
    Até porque falei em censura e
    realmente não sabia que alguns
    comentários podem ser considerados
    spam e não aparecerem.
    Desculpe se fui injusto com o blog.

    Gil Rocha

    Bem, torcendo aqui para que
    o comentário não vá para o spam.
    Muito bem lembrado Cesar.
    O governador do Rio foi praticamente
    esquecido por aqui.
    Não só por aqui, mas até mesmo na CPMI.
    Ninguém faz qualquer comentário sobre
    as fotos e filmagens das confraternizações
    do governador e esposa, com o ex dono da Delta.
    Fotos e filmagens, querem mais que isso?
    E quanto a informação da JBS que será a compradora
    da Delta, o BNDS tem 31,4% das ações desta empresa.
    Quer dizer, as festinhas de Fernando Cavendish são dele
    mas a continha será do Brasil.

Fabio Passos

Estudantes foram protestar na frente da revista veja em são paulo.

A manifestação dos estudantes foi pedir que civita vá a CPI explicar sua sociedade com o criminoso carlinhos cachoeira.

Não é que a polícia de são paulo apareceu tentando intimidar os estudantes?

É isso mesmo. Os governo tucano usa a polícia de são paulo para tentar cercear a liberdade de expressão dos brasileiros.

A polícia de são paulo, ao invés de proteger o cidadão, tenta intimidar o cidadão para proteger os bandidos…

Evidente que chapa branca é o PIG.

Messias Franca de Macedo

Parabéns ao egrégio, competente e impávido jornalista Mino Carta! Texto brilhante, lapidar, emblemático… Histórico.

O BRASIL (QUASE-)NAÇÃO agradece!

################################

[EM POLVOROSA] ‘O GLOBO’ NO BANCO DOS RÉUS! ENTENDA “A QUEDA D’ÁGUA”!

Ao *afirmar – de forma aloprada, cretina, irresponsável e leviana – que “Blogs e veículos de **imprensa chapa branca que atuam como linha auxiliar de setores radicais do PT desfecharam uma campanha organizada contra a revista ‘Veja’, na esteira do escândalo Cachoeira/Demóstenes/Delta”, o jornal ‘O Globo’, na seção ‘Opinião’, desfere uma sórdida acusação que terá de ser provada, porquanto macula a honra de jornalistas, cidadãos brasileiros e, por extensão, os comentaristas e leitores destes veículos da imprensa, leitores dos jornalistas/blogueiros rotulados de “sujos” pelo PIG… O PIG – mais do que nunca – literal e absolutamente DESMORALIZADO…
* Roberto Civita não é Rupert Murdoch
http://oglobo.globo.com/opiniao/roberto-civita-nao-rupert-murdoch-4835789

**imprensa chapa branca: quando um meio de comunicação é financiado (pago) pelo governo, servindo-lhe para ‘‘puxar o saco’’, omitir as suas mazelas e servir de anteparo em relação aos seus opositores.

República das Bananas dos Estados Unidos do Brasil, parodiando o presidente eleito [pelo PIG] e um dos maiores beneficiários do [espúrio e terrorista/golpista] consórcio PIG e DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, [José] (S)erra

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

JORGE

Azenha.

Parabéns ao Mino por aproveitar, de forma admirável, o seu sagrado direito de resposta. Quem fala o que quer ouve o que não quer.

Sou leitor assíduo dos blogs progressistas e de Carta Capital.

Sou advogado, tenho 56 anos e entrei na faculdade em 1983. Vivi o fim da ditadura UDENOMILITAR, se é acabou, pois acredito que ainda vive como um FANTASMA nas mais bem remuneradas FUNÇÕES DO ESTADO, STF, STJ, MPF, STM e muitos outros.

É sempre bom LEMBRAR AOS MAIS JÓVENS que a ditadura UDENOMILITAR (1964 – 1985), NÃO FAZIA CONCURSOS PÚBLICOS LIMPOS, e sim, COLOCAVA OS CORRELIGIONÁRIOS E AMIGOS NAS MELHORES E MAIS BEM REMUNERADAS FUNÇÕES DO ESTADO.

Portanto, COM OS SINGELOS ACRÉSCIMOS, assino as boas verdades que o Mino disse às ORGANIZAÇÕES GLOBO E SEUS SATÉLITES NO BRASIL INTEIRO, diga-se, todos em sinfonia cantando “a liberdade de expressão” e, agora, tendo como TENOR o próprio crime organizado. Aliás, os praticantes de ilicitudes sempre foram mais organizados que a cidadania em geral e NÃO É A TOA QUE O CRIME É ORGANIZADO.

Por derradeiro, gostaria que o CONGRESSO NACIONAL aproveitasse esse momento histórico de termos uma MAIORIA e fizesse NO VOTO a “NOSSA OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS”.

Um abraço.

Alexandre

A grande verdade é que ultimamente a mídia esquerda vem sendo uma porta voz do PT, a questão não é defender o governo lula ou Dilma, que acho que são os melhores. Mas deixaram se contaminar com o ódio do Rui Falcão que parece desorientado no comando do PT e do Lula enquanto lá esteve não enfrentou como deveria o PIG.
no dia que a midia esquerda por si só for para o enfrentamento talvez consiga exito maior. Afinal tudo o sucesso do governo lula atribuem a ele, mas foi a imprensa de esquerdista que sustentou e enfrentou o PIG, foi ela quem deu suporte ao lula, que abriu a internet e as comunicações fazendo o povo pensar. Muitos dos que estavam no poder pouco fez para defender.
Vamos ser independente, seja quem estiver no poder, vamos revelar os podres seja de quem estiver no poder. Ficar a reboque do lula e do PT não dá.

schmidt

Grande Mino. Disse tudo o que penso da grande mídia.

Gerson Carneiro

Mino Carta derruba, cospe, e pisa em cima do PIG.

O PIG está nu.

Sérgio Pedro da Silva

Muito bom, parabéns Mino Carta.

Essa tradição, de chapa branca da casa grande vem de longe. Melhor, já nasce com a imprensa no Brasil. Segundo o jornalista e escritor Laurentino Gomes, em seu livro 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudara a História de Portugal e do Brasil. Na página 123 diz: “O mesmo Hipólito que defendia a liberdade de expressão e ideias liberais acabaria, porém, inaugurando o sistema de relações promíscuas entre imprensa e governo no Brasil. Por um acordo secreto, D. João começou a subsidiar Hipólito na Inglaterra e a garantir a compra de um determinado número de exemplares do Correio Braziliense, com o objetivo de prevenir qualquer radicalização nas opiniões expressas no jornal”. rsrs
Como é de conhecimento de todos, o Correio Braziliense é considerado o primeiro jornal brasileiro. Então, eles vão afundar juntos.

Fabio Passos

Mino Carta é um dos maiores Jornalistas da história do Brasil.
E está coberto de razão.

Chapa-branca são estes vagabundos do PIG que se sustentam defendendo os privilégios indecentes dos donos do poder: A pior “elite” do mundo…

rede globo, veja, fsp e estadão estão desesperados agora que pegaram o patife do rupert civita mancomunado com carlinhos cachoeira.

    Gil Rocha

    Acha isso também do passado del
    na Veja?
    Quando deitava loas a Ditadura?
    Ou quem sabe quando apoiava o Quércia?
    Hum, acho que agora virou progressista o
    passado não importa muito.

    Fabio Passos

    Não tenho dúvida que rupert civita é um patife de longa data.
    Tenho muita pena dos leitores da veja… tratados como imbecis por estes bandidinhos do PIG.

    Pelo menos agora os coitados adestrados pela veja podem circular livremente pela rede e ter acesso a análises muito boas e bem escritas.

    Gil Rocha

    Eu acho engraçado que quando eu
    dou uma esclarecida no passado de
    alguns “ídolos progressistas”, os
    petistas ou progressistas de última
    hora sempre vem com um discurso que
    foge completamente do assunto.
    Bem, contra fatos comprovados não existe
    explicação mesmo.
    A Carta Capital ainda dá desconto para os
    petistas? huehuehue

    Fabio Passos

    piguinho, você parece transtornado.
    O que você acha que está dando por aqui? além de vexame? huehuehue

    O que você deveria tentar explicar é a sociedade entre rupert civita & carlinhos cachoeira.

    bandidos escrevendo as “reportagens” da veja…
    e você puxando o saco dos criminosos.
    tsc tsc tsc

    Gil Rocha

    Não Fabio, você está enganado.
    Eu não estou transtornado, a prova
    disso é que nunca ofendi ninguém aqui.
    Eu argumento apenas, e acho engraçado
    os supostos ídolos de vocês hoje, e a
    total importância do que fizeram no passado.
    Vocês não admitem que boa parte deles, mudam
    suas ideologias conforme o vento.
    Isso na verdade no Brasil praticamente acabou
    eu sei.
    Mas os caras são muito cara de pau, aí não dá né.
    Deixa pros políticos que eles são profissionais em
    pisar naquilo que sempre discursaram, por mamata ou poder.

    Fabio Passos

    piguinho, você nega que está defendendo o rupert civita e o carlinhos cachoeira?
    Mas tudo o que você faz é atacar quem critica esta ligação escandalosa da revista veja com o crime organizado. O que explica isso? Está variando?
    Qual a sua necessidade de defender o PIG quando qualquer brasileiro sensato sente asco de ver a revista veja fazendo seus leitores de imbecis?
    Explique. Abra seu coração ferido…

Mario Silva Lima

Se a “grande mídia”não é chapa branca da casa grande, como quer fazer crer alguns neste espaço democrático,então por que que ela não fez uma menção sequer às denúncias contidas no livro de Amauri Ribeiro A privataria tucana?

    Gil Rocha

    E a razão de a mídia não repercutir
    o livro do seu Amaury, deve ser a mesma
    que a do governo Lula não ter criado a
    CPI das privatizações.
    Qual seria o motivo?

    Fabio Passos

    O motivo é medo.

    Medo que o piguinho apareça para defender a roubalheira privata… e mate o Brasil inteiro de vergonha. rsrs

    Gil Rocha

    Medo?
    Mas não explicou quem tem
    ou tinha medo.
    Lula ficou 8 anos como presidente
    com maioria no Congresso.
    Porque não produziram uma CPI?
    O problema é que não tem uma resposta
    para essa pergunta.
    Ou até tem, o problema é responderem.

    Fabio Passos

    Você acha que os progressistas estão com medo de investigar a privataria tucana e ver o jose serra ir pra cadeia e ter de devolver o dinheiro roubado?

    piguinho… você perdeu o juízo? rsrs

    Gil Rocha

    Bem, então qual o motivo de
    não terem aberto uma CPI para
    investigarem toda essa falcatrua
    que tanto alardam?
    Vocês tiveram 08 anos de governo,
    sem contar o tempo da Dilma.
    E então?

    Fabio Passos

    piguinho, você defende os corruptos e culpa os outros porque os bandidos estão livres e impunes?
    Pare de fugir e explique-se…

trombeta

Pela agressividade do PIG, não é só a turma da veja que foi desmascarada, a CPMI do cachoeira vai chegar também na globo.

Aguardemos.

Paciente

A acusação de “chapa branca” é hilária. São Paulo não é governada pelo PT e nem Goiás.

Chapa branca de quem?

Observadoro

Venho aqui fazer um alerta/denúncia, caso já não seja de amplo conhecimento: a direita travestida brasileira (PIG + partidos de oposição) tem um plano de retomada do poder a longo prazo (até porque a criação de escândalos e as tentativas de golpe não estão logrando êxito).

Trata-se da “conquista” coraçoes e mentes da geração do futuro. Explico:

O grupo Abril (Veja, Civita Murdoch!!), não satisfeito em fornecer “apostilas didáticas” para as escolas de SP (via PSDB), agora está adquirindo (comprando mesmo) diversas redes de ensino privado. Uma das mais recentes aquisições da “Abril Educações” é a Rede Ph de Ensino, considerada uma das mais eficientes na preparação de alunos para os exames de ingresso universitário. (http://www.ph.g12.br/novo.php?pagina=phinstitucional)

Com isso, TODAS as apostilas (e métodos de ensino) já utilizadas e consagradas pelo grupo Ph estão sendo substituídas pelas apostilas preparadas pelo grupo Abril.

Chegou a meu conhecimento que professores da rede Ph, não só das áreas de humanas – onde imaginamos qual deve ser o “tratamento especial”, no padrão Veja, das matérias de história e geografia – mas também nas áreas de exatas – em especial, matemática – estão chocados com a baixa qualidade do conteúdo dessas apostilas.

Segundo um professor de Geometria da rede no Rio de Janeiro – que pede anonimato – a materia que ele deverá ensinar em um ano letivo inteiro equivale ao que ele ensinaria em três meses. Segundo ele, “é a pior apostila/material de ensino que já vi na vida…”

O professor reclama que, ainda que ele queira, está proibido de abordar outros assuntos não tratados na apostila da Abril. Os educadores também são proibidos de ter qualquer relacionamento que não seja estritamente profissional com os alunos: não podem participar de comemorações (nem a convite dos pais!), e até mesmo são “desencorajados” de ter redes sociais com o nome verdadeiro, obstando totalmente qualquer possibilidade de “esclarecimentos” extras ou visão pessoal acerca do que é ensinado em sala de aula.

Ou seja, estão montando verdadeiras oficinas de formação de acríticos seguidores da “cartilha PIG”, sem que os pais, independente do entendimento político que possuem, sequer desconfiem.

Além do desvirtuamento do ensino das matérias “humanas” (certamente será ensinado que o governo Lula foi o mais corrupto de todos os tempos e que a bandeira do PT é de censura à imprensa e outras “práticas ditatoriais”), teorizo que um objetivo secundário seria “despreparar” os alunos da classe média/alta, para que suas eventuais “reprovações” no ENEM gerem uma comoção da classe média contra o referido (e torpedeado) sistema. Tal hipótese é a única justificativa para a baixa qualidade do material de outras matérias não relacionadas ao campo político (matemática, física, biologia…).

Pode parecer uma teoria da conspiração, mas não nos esqueçamos que “eles” têm um instituto (Millenium) dedicado a “achar saídas para o país” (ou seja, conspirar para voltarem ao poder).

Fica aqui o alerta.

    lulipe

    “…Pode parecer uma teoria da conspiração…”

    Você acha Observadoro???Pena que faltou, para o texto ficar mais hilário,falar da CIA e do Mossad!!!!Parafraseando o filósofo Datena, me ajuda aí, pô!!!

    Aécio Souza

    Meu caro pelo menos aqui você tem o direito de discordar! Tenta fazer isso lá no “tio Rei”? Ele não aceita o contraditório e ainda apregoa todo seu ódio! Para você ‘Lulipe’ isso é que é ser democrático?

    abolicionista

    Parece que o nosso amigo “lulipe” estudou pela apostila!rs

    Mário SF Alves

    Aécio Souza,
    Sinto usar o espaço do Lilliput, quero dizer, lulipe, como resposta. É que não tive alternativa e a sua pergunta “Para você ‘Lulipe’ isso é que é ser democrático?” merece resposta. Aí vai. Não se iluda, prezado Aécio, a única democracia que estes caras respeitam é a do Big Stick, a americana. A nossa, a que preconizamos aqui no Blog, eles pisam em cima com a maior naturalidade. Pior é a situação da democracia em nível de País. A depender deles já teriam arranjam um trololó qualquer – umas (in)Vejas – para nos golpear. Vide 64.

    RicardãoCarioca

    Achei o deboche de ‘lulipe’ desnecessário, bem como a sua preocupação, Observadoro. Se a qualidade do ensino da rede PH cair, o que motivaria uma pessoa, que quer passar no vestibular e em concurso público, irá fazer lá? Fama de estabelecimento de ensino roda na Internet velozmente. Pouquíssimos seriam os ingênuos (ou ainda, simpatizantes do reacionarismo) que perderiam seu dinheiro em estabelecimento de ensino débil. Ainda mais se, outrora, o mesmo estabelecimento tenha tido um bom nome no mercado. Se este passar a praticar uma metodologia deficitária, o contraste será latente.
    A Abril é aquela empresa que abril capital na bolsa e seu IPO caiu, ao invés de ao menos se manter. Bela percepção que essa – dita – empresa tem no mercado!

    pedro paulo

    Caro Observadoro, isso começou há cerca de 2 anos com a compra do Anglo Vestibulares e todo o seu expertise. A idéia é oferecer material didático para o ensino público. Isso já estava em vias de ocorrer em Goiás e certamente aqui em São Paulo, também com todas as bençãos do PIG que já fizeram materia à respeito e à pedido do Cachoeira. Onde estiver PSDB e afins, haverá essa sujeira. Eles estão apostando na manipulação e controle das informações, e agora do conhecimento, desde a mais tenra idade do indivíduo. É um plano ambicioso e macabro, totalmente contra os interesses da nação.

    Gil Rocha

    Criando escândalos?
    Essa foi boa hein?
    Eu já falei desta teoria da
    conspiração.
    Aliás a discussão é eterna, alguns
    querem voltar ao poder e outros não
    querem sair.
    Agora, compra de rede de ensino é crime?
    Eu acho que se fosse a justiça já teria se
    pronunciado, ou quem sabe o poder legislativo
    não?
    Aliás as pessoas podem escolher, entre estudar
    em uma rede de ensino e outra.
    Não acredito que as pessoas sejam obrigadas a
    se matricular em uma destas.

    abolicionista’

    Permita-me citá-lo: “compra de rede de ensino é crime?” Não é, mas em qualquer país civilizado deveria ser. Educação não é mercadoria e não deve ser tratada como tal. Quando produzimos mercadorias e as colocamos no mercado, visamos obter lucro. Já no caso da educação, os objetivos são, entre outros, o desenvolvimento da consciência e das potencialidades humanas. Isso sem falar no fato de que a rede de ensino privado corrobora a injustiça social, tornando algumas escolas inacessíveis para os cidadão que não podem pagar.

Arthur Schieck

Acho que a analogia da Casa Grande, de tão batida, já está gasta e estraga a pertinência do texto.

    Willian

    Reclama não Arthur, que pelo menos ele não falou do mundo mineral… Mas os “meus botões” estão lá.

    Fabio Passos

    Penso o contrário.
    Falar da evidente subserviência do PIG a Casa Grande mostra com clareza qual mídia está de fato ligada ao poder.

    Gil Rocha

    Mídias ligadas ao poder.
    Mas isso daria uma bela discussão
    hein.
    Com tantos blogs e progressistas
    de ocasião.
    Blogueiros patrocinados pelo estado.
    Ai ai ai, realmente a mídia é sempre
    patrocinada e ligada a alguma coisa não é?

    Fabio Passos

    pihuinho, se tudo o que você faz é puxar o saco da globo e defender o rupert civita… ninguém vai te levar a sério. você já era.

    Mário SF Alves

    Que acuidade na observação, heim Arthur? Pena que seu veredicto sobre a dita analogia seja por demais apressado. E de precipitado já basta o famoso editorialão do Globo. Voltando à analogia, penso que seja exatamente o contrário, meu caro. “Brasil-Casa-Grande-e-Senzala” é uma construção analógica altamente eficaz. Capaz de ser percebida até pelo mundo mineral; sua força indutora de senso crítico e de autocrítica está longe de se esgotar. Mas, sim, é claro que tal fórmula, tão simples, tão próxima da realidade do povo, gera um certo desconforto no seio do PIG, o grande idealizador do – isso sim, cansativo – “Globo, Ligado em Você”. Eis o motivo. Tomara que não seja o seu motivo.

RicardãoCarioca

O PiG é chapa-branca em governos tucanos? Provas são o que não faltam.

    Willian

    Quem publicou mais capas negativas para seus “protegidos”: Veja de FHC ou Carta Capital de Lula?

    RicardãoCarioca

    O PiG recebe poupudas mesadas (êpa, mensalão!? Imprensalão!) disfarçadas em assinaturas de impressos dos seus aliados. Cerra chegou ao cúmulo (é hábito dele) de porpor uma lei que obrigaria o estado de SP a comprar uma determinada publicação da Abrl para fornecê-la às escolas estaduais como matéria e material obrigatórios.
    Por isso o PiG é tucano (dentre outras maracutaias): panfleta a soldo e é chapa-branca tucana sim.

    Gil Rocha

    William, a Carta Capital não
    produz matérias.
    Ela não faz denuncias, não tem
    um setor de jornalismo investigativo.
    Simplesmente repercute com outra visão
    o que é publicado pelo restante.
    É sustentada comercialmente pelo patrocínio
    estatal, aliás a carga de patrocínio é maior
    que em outras mídias impressas.
    Eu nunca li, agora os leitores aqui e creio que
    são a maioria, poderia nos informar quantas vezes
    viu críticas ao governo na revista.
    Qualquer uma por menor que seja.
    Eu aposto que para essa pergunta não tem resposta.

    Fabio Passos

    piguinho,
    O setor de jornalismo investigativo da revista veja a que você se refere é a quadrilha do carlinhos cachoeira? rsrs
    Ou são os “jornalistas” que comiam na mão do daniel dantas?

    Gil Rocha

    Não sei Fabio, acho que são os
    mesmos do Mensalão e tantas outras
    denuncias.
    Algumas que ajudaram o governo a limpar
    acasa.
    Até a que derrubou o Collor do governo
    com ajuda do PT.
    Mas provavelmente neste episódio a Veja
    estava correta, não é?
    O PT não ia enviar denuncias para uma revista
    cheia de bandidos.

    Fabio Passos

    Não sabe, piguinho?
    Cuidado para não dar razão ao rupert civita quando ele te xinga de … ??? deixa prá lá. rsrs

    O fato é que você continua defendendo a sociedade do PIG com carlinhos cachoeira.
    Você é favorável a associação da veja com o crime organizado?
    responda. Pare de fugir.

angelo

Como disse um jornalista no twitter, “Se Glogo diz que Civita não é Murdoch, então Civita é Murdoch.”.

    Fabio Passos

    … ou ainda pior que murdoch: um marinho. rsrs

lulipe

O PT sempre sonhou com uma imprensa nos moldes da que existe em Cuba ou na China, ou seja, imprensa controlada pelo partido, pensamento único, bajulação do governo, nada de divulgação de escândalos, passando para a população a imagem de que vivem no paraíso, mostrando que a culpa sempre é da oposição, dos outros, dos EUA, dos ET´s, do clima, do saci-pererê…Nunca conseguirão!!!!

    abolicionista

    Francamente, pouco importa a imprensa que o PT “quer”, o que está em jogo é a própria democracia, a possibilidade de pensar e manifestar suas opiniões livremente. Enquanto meia dúzia de carcamanos concentrarem toda a mídia em suas mãos, não existirá democracia no Brasil, ou você acha que liberdade de imprensa é um direito que só contempla o dono do jornal e do canal de TV (oriundo de concessão pública, diga-se de passagem). Isso sem falar no fato de que esses veículos, os mesmos que agora se dizem democráticos, defenderam o regime militar e colaboraram com a censura, a perseguição, a tortura e o assassinato de jornalistas. Essa associação entre a mídia e o crime organizado não surpreende ninguém. Se cavar mais fundo, vai feder ainda mais, acredite.

    lulipe

    Engraçado que esse súbito desejo pelo “pensar”,”manisfestação de opinião”, “democracia na mídia”, só apareceu quando o PT assumiu o Governo Federal e a imprensa malvada começou a divulgar os escândalos destes governos.Antes quando era oposição adorava ver o “circo pegar fogo”, vivia do denuncismo, usava desta mesma imprensa para divulgar seu “Fora FHC”, não se conformando com as derrotas, por duas vezes e no primeiro turno, nas urnas…vamos deixar de hipocrisia, meu caro, queres enganar quem???

    abolicionista

    Aí que está, você ainda está preso aos moldes da política partidária. Não importa se é o PT ou quem quer que seja, estou é preocupado com acabar com a máfia da imprensa que, por exemplo, joga o debate eleitoral no esgoto, como aconteceu na última eleição, tanto por parte do PSDB quanto do PT. Note a diferença em relação à França, onde existem órgãos reguladores da imprensa e o debate atingiu níveis bem mais razoáveis. Não consigo assistir durante um minuto a televisão brasileira e nem ler um parágrafo da grande imprensa sem sentir que estou sendo tratado como debiloide: há um só pensamento (se é que chega a tanto!), uma só voz, parece até a imprensa soviética stalinista, os EUA durante o macartismo (queriam prender Aristófanes!) ou a Alemanha nazista. Estão até inventando a “novilígua”, até aonde isso vai?

    Jurgen

    O Brizola já falava disto muito antes. Nem é do PT. Desinformado ou apenas vassalo?

    Gil Rocha

    É mesmo, bom o Brizolão falava
    muito do PT também.
    E do Lula principalmente.
    Será que estava certo também?

    Gil Rocha

    O Brizola falava e o PT ou
    os petistas, falavam o que?
    Nada, muitas vezes bateram na porta
    da Veja também com denuncias.
    E em outras portas tentaram com lorotas
    de dossiês e tals.
    Mas quando se é oposição é sempre mais
    fácil não é?
    Muita coisa esqueceram, mas isso já é normal.

    Fabio Passos

    piguinho, lave sua boca para falar de Brizola.
    Brizola jamais estaria ao lado de um puxa-saco da globo como você.

    Gil Rocha

    A é é, sei.
    Talvez ele estivesse hoje
    do lado do Sarney, Collor e etc.
    Eu acho que tu é muito jovem, e
    sabe muito pouco sobre história
    política.
    Ou simplesmente ignora boa parte do
    que já aconteceu no país.
    Vai se informar primeiro, aí depois
    vai ter argumentos para rebater meus
    comentários com mais inteligência.
    Ficar escrevendo bobagens para mim não
    te dá razão alguma.
    Eu até acho engraçado he he he.
    Mas engraçado mesmo era te ver em um debate.

    Fabio Passos

    que medo de você piguinho… rsrs

    Repito o que todo mundo sabe: Brizola jamais estaria ao lado de um puxa-saco da globo como você.

    Lave a sua boca antes de tentar sujar a imagem de um herói do povo brasileiro.

    Gil Rocha

    Sempre achou que ele era
    um herói do povo brasileiro é?
    Eu ouço falar do Brizola desde
    criança, já que sou gaúcho.
    Posso te dizer com toda a certeza
    que conheço mais a história dele do
    que você.
    Posso dizer com certeza que ele nunca
    engoliu o Lula.
    Nem Sarney e companhia que hoje são os
    grandes aliados do PT.
    Aliás, até foi bom para ele já não estar
    aqui e ver no se transformou o seu PDT.

    Fabio Passos

    piguinho, não adianta lutar contra a realidade. Brizola desprezava capachos da globo… é por isso que seu cotovelo dói. rsrs

    Luiz

    Tem mesmo gente desesperada com o desmascaramento do PIG. E parece não ser só Civita, os Marinho, Gurgel, Gilmar Mendes, mas gente que sempre acreditou na Veja e agora têm que reconhecer que foi enganada

    zezinho

    É,estão desesperados, HAHAHAHAHA. Que meda do Dirceu, buuuuuuuu

    HAHAHAHAH

Vera Silva

Mino Carta foi preciso como costuma ser.

José DF

A veja está enrolada demais. Nem editorial do globo salva a semanal da abril. Ao contrário. Revela o nível do jornalismo que praticam. O livro do Amauri Ribeiro Jr. foi sumariamente desqualificado. Para o imortal da família marinho é “ficção”. Não se pode condená-lo, afinal a análise das informações e documentos, salvo melhor juízo, não alcance sua capacidade de compreensão. Engolir denúncia de dólares cubanos em caixas de uísque, convenhamos, é tarefa muito mais fácil e dispensa questionamentos pelos “inteligentes” e “bem informados”. A conduta do jornalista da veja, entretanto, é digna de elogios pois se trata de atacar o governo. Para atingir o propósito, é justificável a colaboração com o crime organizado. Qualquer semelhança entre as máfias e as famílias que comandam a mídia brasileira não são mera coincidência. E acham que tem moral para acusar alguém de chapa branca.

José Antonio Meira da Rocha

É o jornalismo chapa-vermelha.

    Jurgen

    Se vermelho é a cor do povo e da democracia você tem razão. Antes essa do que vestir por baixo a bandeira de outros países.

    José Antonio Meira da Rocha

    Chapa-vermelha porque é a cor das placas de veículos de empresas. Tipo picape de transportar jornais e presos políticos.

Deixe seu comentário

Leia também