Metroviários de SP contra a privatização da Linha Lilás

Tempo de leitura: 2 min

Nota do Sindicato dos Metroviários de São Paulo

Não à privatização da Linha 5 – Lilás

Em vista da pretensão do governador Geraldo Alckimin, através das declarações do secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes, publicadas dia 4/02, em ceder a Linha 5 – Lilás para a iniciativa privada através da Parceria Público-Privada – PPP, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo manifesta seu repúdio a mais essa tentativa irresponsável de lidar com o patrimônio público por parte do governo, e pela sua falta de comprometimento com os interesses dos cidadãos que são: um transporte público decente com tarifa reduzida.

A experiência de privatização de linhas de metrô com a Parceria Público-Privada – PPP, aplicada na Linha 4 – Amarela, é desastrosa. Contabiliza muitas vítimas, algumas fatais, decorrentes de seus vários acidentes, comprovando o descaso da iniciativa privada que busca o lucro em detrimento da qualidade e segurança do serviço.

A Linha 5 – Lilás opera desde 2002, atendendo 200 mil usuários por dia, em uma das regiões mais carentes e populosas de São Paulo. Em pesquisa, divulgada no dia 2/02, pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a Linha 5 – Lilás recebeu índice de aprovação de 90% dos entrevistados, sendo a melhor avaliação entre todas as linhas do sistema metroferroviário da Grande São Paulo. A própria Cia. do Metropolitano de SP – Metrô, parabenizou o profissionalismo dos 650 funcionários da linha pelo desempenho no último ano, confirmando a dedicação dos metroviários em atendimento aos usuários e não pela lucratividade de grupos empresariais.

Enquanto isso, a Linha 4 – Amarela, já teve seu prazo de inauguração adiado por oito vezes, e está prestes a completar um ano funcionando apenas em  horário reduzido (fora do horário de pico). A Linha 4 – Amarela conta com um trágico histórico de falhas e acidentes, como a cratera nas obras da futura estação Pinheiros, que, lamentavelmente, resultou na perda de sete vidas, e recentemente a morte de um engenheiro no exercício do trabalho.

Além disso, a verba para a conclusão da Linha 5 já está disponibilizada. O governo pretende redirecioná-la para a empresa que controla a Linha 4 ante sua incapacidade em cumprir o cronograma. Dinheiro público é para ser usado em beneficio da população e não para socorrer empresas incompetentes.

Os metroviários de São Paulo não pouparão esforços para alertar o cidadão dependente do transporte público sobre a necessidade de mobilização para impedir mais esta violação ao seu direito de locomoção, que deve ser garantido e operado pelo Estado.

Reiteramos nosso absoluto desacordo com a implantação das Parcerias Público-Privadas – PPPs, por defendermos a gestão integral do Estado em prover transporte digno à população.


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Comentários

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José Djamar

Que não se enganem os cidadãos paulistanos, paulistas e brasileiros, o que o PSDB do Covas, FHC, Cerra, Alkimin, … puder privatizar, privatizará. Não importa se é serviço essencial ou gestão do condomínio do vizinho. Vejam o que acontece no Metrô-SP, Empresa de processamento de dados do PR, da TV Cultura, Estradas-SP, Hospitais-SP, Banespa e para parar por aí, a Vale do Rio Doce.
Que os Metroviários e a população em geral fiquemos atentos para impedir mais esta vergonha.

Alan

Ora,não são os tucanos que se mostram nas propagandas como bons planejadores e gestores? a questão do Mêtro e um bom exemplo da incompetência e da ineficiência administrativa do (des)governo tucano dos últimos anos. De fato,os tucanos tem bico grande e vôo curto.

Paulo Cavalcanti

"METRÔ MAIS CARO DO MUNDO E A CORTINA DE FUMAÇA"
Leiam no http://bogdopaulinho.blogspot.com

METRÔ DE LONDRES, tem 415 kms de trilhos com a média de 7.108 passageiros por kmaqui
METRÔ DE NOVA IORQUE, tem 398 kms de trilhos, com a média de 14.070 passageiros por km
METRÔ DE MADRÍ, tem 283 kms de trilhos com a média de 8.809 passageiros por km
METRÔ DE TÓKIO, tem 195,1 kms de trilhos com a média de 31.794 passageiros por km
METRÔ DE PARÍS, tem 211 kms de trilhos com a média de 19.126 passageiros por km
METRÔ DE SÃO PAULO, tem 61 kms de trilhos com a média de 60.655 passageiros por km.

    ruyacquaviva

    Se for medido o número de passageiros por metro qadrado o metrô de São Paulo ganha de longe. Não há outro mais superlotado.

    O recorde de preço parece ser nosso também.

Pedro Luiz Paredes

Se o cara não tem condições de gerenciar um investimento praticamente estático, já que não se investe depois de pronto, só se gerencia gastos correntes. Então esse cara é incompetente e desonesto.
Como Covas e Serra.

Carlos Roberto

Normalmente eu não sou contra privatizações. Acho que muitas foram bem sucedidas.
Desta vez, entretanto, vou dar a mão à palmatória. Essa linha amarela foi o maior fiasco que já vi em toda a minha vida.

Bruno

O mais legal de tudo isso é que no Brasil o Partido Social Democrata é Liberal! Não é curioso?Rs.

Sandoval

O transporte, saúde e educação são direitos do cidadão (lembro quando vinha nos ônibus "Tansporte: um direito do cidadão e um dever do Estado"), mas esse governo tucano insiste em agir como se fossem serviços prestados.
Essa é a grande diferença entre o governo tucano e o governo para o povo. Os tucanos pensam na viabilidade econômica (para eles) e não na satisfação e bem estar da população. Essa última, por sinal, poderá ficar esquecida até a próxima campanha, quando os tucanos lembram que existe o povo, vão apertar as mãos, beijar criancinhas e todas aquelas encenações demagógicas que enojam até os mais fortes….

roberto e s silva

lembro bem que a linha lilas funcionava ate sexta feira ou sabado no domingo nao abria e tambem nao tinha integracao.Foi num debate politico que marta suplucy denunciou que a linha do metro nao levava a lugar nenhum. Em,tres dias mudaram completamente a estrategia, colocaram integracao e funcionamento ate meia noite.

Edson

A linha 5 – Lilás só teve funcionamento completo após 5 anos e meio. Antes disto funcionava apenas durante a semana. A avaliação é um equívoco. Basta verirficar que a Linha2 Verde teve menores índices de aprovação apoós ampliarem a oferta de estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente. Esta percepção de estações com atendimento de qualidade é mascarada pela maior velocidade e praticidade do Metrô em relação ao transporte de onibus.

Glecio_Tavares

Esse PSDBesta é um FDP!!! Me desculpem mas não tem o menor sentido continuar com este partido. O desgraça desse Brasil!!! Temos que mover ação popular para derrubar esse mentecapto do pedestal.
IMPEACHMENT JÁ!!! FORA ENTREGÃO!!!!!!

    Gustavo Pamplona

    Aê Glécio… especialmente para você! ;-)

    PSDB – Partido de Sabotadores Derrotistas do Brasil
    PSDB – Partido de Sodomitas Demonizados do Brasil
    PSDB – Partido de Segregacionistas Direitistas do Brasil
    PSDB – Partido de Satirizadores e Deturpadores do Brasil.
    PSDB – Partido de Sociólogos Desgraçados do Brasil (*)
    PSDB – Partido de Sarcásticos Defensores do Brasil (**)

    e por fim…

    PSDB – Partido do Serra Derrotado pelo Brasil (***)

    (*) Em homenagem ao FHC.
    (**) Até parece… sabem como é… as privatizações
    (***) hahahahahhahahahahahahahahahahahhaa

    Paulo

    Filosofia do PSDB: não sabe governar? Então vende.

Klaus

Isto é um governo do PSDB agindo como um governo do PSDB. Quando o governo do PT (o federal) vai agir como um governo do PT?

Gustavo Pamplona

Já que vocês estão falando de São Paulo deixo para vocês esta "pérola" do jornalismo da Globo.

[Segurança em condomínios residenciais deve ser reforçada]
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/02/s

É como o PHA tinha dito lá no "Conversa Afiada" em que ele disse que privatizaram a segurança e a "culpa" agora é do vigia, não da falta de segurança pública de São Paulo.

E se vocês notarem que toda "reporcagem" como esta eles sempre tentam generalizar mas eu pergunto: Porque será que somente em São Paulo acontecem este tipo de coisas?

Ahh… e não se esqueçam da joalheria assaltada lá no Morumbi.

Daniel

Uma amostra em nível estadual do que o Picolé de Chuchu faria (e fará) caso se tornasse (ou se torne) presidente. Credo em cruz! Picolé de Chuchu, vá de retro e fique longe da coisa pública!

Daniel Neto

Sinceramente eu achei que demorou muito tempo para a tucanada privatizar o metro. De qualquer forma, a linha que está de parabéns eles vendem. A que apresenta problemas fica. Que lógica é essa?
O normal, pra não dizer óbvio, já que se quer privatizar, não seria focar na linha amarela, que está em atraso e já ceifou vidas durante a construção?

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