Mário Magalhães: A operária Marisa Letícia ofendeu a cultura da casa grande ao virar “dona Marisa”

Tempo de leitura: 2 min

Dona Marisa Letícia ex-primeira dama do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert

Foto: Ricardo Stuckert, via Fotos Públicas

Marisa Letícia ofendeu cultura da casa grande ao virar ‘dona Marisa’

por Mário Magalhães, em seu blog, 02/02/2017 

Marisa Letícia Lula da Silva (1950-2017), cuja morte cerebral anunciaram hoje, e Ruth Cardoso (1930-2008) foram mulheres de trajetórias diferentes cuja principal semelhança foi terem sido casadas com presidentes da República.

Por oito anos, viveram a condição do que se convencionou chamar de primeira-dama.

Mesmo depois de seus maridos deixarem o Planalto, continuaram a ser tratadas como ”dona Marisa” e ”dona Ruth”.

Nos últimos tempos, com o Brasil castigado por intolerância e obscurantismo, muita gente deu para desqualificar a denominação ”dona Marisa” para a mulher de Luiz Inácio Lula da Silva.

Por sinal, muitos que nunca consideraram impróprio se referir à mulher de Fernando Henrique Cardoso como ”dona Ruth”.

Essas não são as críticas _procedentes_ que observam cacoete machista no tratamento de mulheres de governantes. Quando o governante é mulher, seus maridos não se transformam em ”seu” Fulano de Tal. Continuam a ser Fulano de Tal. Logo, prefiro Marisa Letícia e Ruth, não ”dona Marisa” e ”dona Ruth”.

Mas a bronca de alguns tem outro motivo, o preconceito: como chamar de ”dona” uma mulher como Marisa Letícia?

Ela nasceu pobre, em casa de pau a pique, aos nove anos cuidava de crianças para ajudar no sustento da família, na adolescência ralava como operária em fábrica, teve estudo precário.

Ao contrário de Ruth Cardoso, antropóloga com carreira brilhante.

Conheço superficialmente a história de ambas, mas não são poucos os testemunhos de qualidades de Ruth e Marisa Letícia.

A aversão de alguns à segunda se deve à permanência da cultura da casa grande & senzala num dos países mais desiguais do planeta.

Esse atraso um dia rendeu a afirmação de que o Brasil não poderia ter um presidente encanador (Lula trabalhou como torneiro mecânico) se havia um Jean-Paul Sartre (FHC) à disposição.

Por isso a transformação da antiga operária em ”dona Marisa” soou como ofensa a cabeças passadistas.

Marisa Letícia morre como indiciada em inquérito da Polícia Federal. A história esclarecerá quem tem razão.

E registrará o incômodo que Marisa Letícia foi para certas almas.

Leia também:

Leandro Fortes: Sabemos os nomes de cada um dos responsáveis pela morte de Dona Marisa


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jader Oliver

A tv Globo procurou de todas as formas ocultar o falecimento de D.Marisa, ontem no JN Bonner (o canalha) deu uma nota seca, esse texto explica bem isso.
O preconceito e o medo de causar comoção e reforçar a figura do grande estadista Lula, minha esperança é que nada nessa vida fica desgraça, Bonner já começou a pagar esse custo com o fracasso sa sua vida afetiva.

Nelson

“Impressionante” mesmo, meu caro Lukas, é vermos o nosso país sendo destruído de uma forma tal que, muito provavelmente, não haja retorno e os coxinhas a continuarem acreditando que a solução é prender o Lula e aniquilar definitivamente o PT.

“Impressionante” mesmo, Sr Lukas, é vermos os coxinhas a venerarem essa banda podre que está provocando essa destruição e que só assumiu o poder por meio de um golpe de Estado.

“Impressionante” mesmo, meu caro Lukas, é vermos essa banda podre que desferiu tiro de morte na nossa democracia, porque não tinha capacidade de galvanizar a atenção do povo, de tal forma que pudesse ganhar o poder no voto, ser apoiada pelos coxinhas.

“Impressionante” mesmo, Sr Lukas, é vermos o amo dos coxinhas, o governo dos Estados Unidos, que se arvora defensor imbatível da democracia, reconhecer, imediatamente, o governo dos golpistas como legítimo.

“Impressionante” mesmo, Lukas, é vermos os coxinhas seguirem acreditando que é o comunismo que está prestes a atacar a nossa democracia, enquanto que, tal como fez quando de inúmeros outros golpes de Estado que derrubaram a democracia pelo mundo afora nas últimas décadas – mais recentemente, na Venezuela, em 2002, em Honduras, em 2009, e no Paraguai, em 2012 -, o governo mui democrático dos EUA, mais que depressa, apoiou os golpistas de 2016 em nosso país.

Nelson

Sentiste o golpe, Lukas? O Mário Magalhães te acertou o fígado, ou melhor, bateu exatamente num dos principais motivos de teu ódio ao Lula, o preconceito, né?

“Impressionante”, mesmo, é vermos o que o ódio ao Lula e ao PT provocou nos coxinhas. Antes de corroer-lhes o fígado, destruiu seus cérebros, uma vez que não conseguem expressar um argumento consistente que seja e nem se ater ao tema dos artigos ou posts que são publicados nos blogs alternativos.

Em momento algum do texto, o Magalhães tentou livrar a cara do Lula ou inocentá-lo. Aliás, esse trabalho já vem sendo feito pelos teus herois, o Moro, o Dallagnol e outros procuradores, supostos emissários divinos.

Com o auxílio de todo o aparato possível de investigação, esses ditos especialistas em direito vasculharam a vida do “Barbudo” durante quase três anos e nada encontraram a não ser “convicções” de que ele é culpado.

Bacellar

Almas sebosas.

Lukas

Qualquer coisa serve pra livrar a cara do Lula.

Impressionante a servidão de vocês a ele. Não é às ideias de esquerda, não é ao PT, é ao Lula pessoalmente.

Nada importa para vocês, a não ser mantê-lo livre.

Aproveitar da morte de alguém (mais uma vez!) para fazer política é baixo demais até para vocês.

Se bem que… não, todos nós já esperávamos por isto.

    Mauricio

    Quando diz “todos nós” certamente está referindo-se à fascistas desprezíveis como você, provavelmente um eleitor do BolsoASNO.

    da Silva ,Inêz Oludé 1

    psicopatas nao faltam neste Brasil onde certas pessoas nao tem um neuronio que colabore com o outro.
    fiquei indignadissima e fiz muitos posts sobre a morte de dona Marisa,que sofreu escarnio, humilhaçao, assédio moral, perseguiçao a ela, a seus filhos, netos, ao seu marido, amigos, sofreu processos falsos e muitas injustiças, acusaçoes e difamaçoes, sem nunca ter ocupado nenhum cargo publico. Eu nao ganho nada com isso, alias perco, que ja tive minha pagina do facebook cennsurada e mesmo desaparecida””, mas como dizia Vertldo Brecht se nao tem ninguem pra se indignar quem vai se indignar quando eu for atacada? se nao tem gente para berrar a injustiça ,onde vamos parar com os abusos que estao acontecendo diariamente no Brasil?Temos um juiz proto-fascista completamente envenenado contra a familia Lula,agindo impunemente com outros partidos corruptos para destruir a vida deles, com perseguiçoes dignas da inquisiçao, com apoio de uma midia completamente a serviça dos ricos, um governo fascista,o pais em colapso e um povo à beira do abismo aplaudindo a morte de pessoas por serem de pt ou petralhas, sei là que mais ???? tem que ter sangue de barata para ficar indiferente à agonia de dona Marisa, estresse se nao mata, apressa a morte! Ela sofreu estresse profundo,”bullying”, de uns anos pra cà. Todos sambemos que o estresse pode provocar males profundos no corpo e no mental. A exposição prolongada ao estresse pode levar a graves problemas de saúde. O estresse crônico perturba quase todos os sistemas em seu corpo.Ele pode elevar a pressão arterial, suprimir o sistema imunológico, aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame, contribuir para infertilidade e acelerar o processo de envelhecimento. O estresse a longo prazo pode até mesmo reconfigurar seu cérebro, deixando você mais vulnerável a ansiedade e depressão.Qualquer médico sabe disso, né ?

Deixe seu comentário

Leia também