Maria Izabel Noronha: Escola sem partido, mas com religião

Tempo de leitura: 3 min

Autora argumenta que decisão do STF pode provocar guerra religiosa

Escola sem partido, mas com religião?

por Maria Izabel Noronha

Em tempos de “Escola sem Partido” — uma tentativa de impedir o livre debate de ideias e concepções pedagógicas nas nossas escolas para impor uma única ideologia — a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permitindo que as aulas de ensino religioso nas escolas de educação básica sejam ministradas com base em único credo, libera o proselitismo de uma determinada religião aos estudantes e representa um grande retrocesso e a desconstituição de um avanço histórico da sociedade, que foi a separação entre Igreja e Estado.

A laicidade do Estado e, portanto, da educação pública, é uma necessidade da democracia e da formação dos nossos estudantes de acordo com princípios humanistas, para prepará-los ao exercício pleno da cidadania, para a continuidade dos estudos, para o mundo do trabalho, enfim, para a vida.

A religião que cada um de nós professa ou a decisão de não professar religião alguma é uma decisão de foro íntimo, definida a partir da influência da família, dos amigos e das relações pessoais; nada tem a ver com a esfera pública, com o Estado e com o ensino regular ministrado nas escolas públicas.

A separação entre a Igreja e o Estado no Brasil data da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, e todas as nossas Constituições a mantiveram desde então. Na prática, a decisão do STF quebra esta separação.

Pretenderia o Supremo Tribunal Federal estabelecer a partir de agora no espaço escolar uma disputa entre as diferentes religiões pela primazia de doutrinar nossos estudantes? Voltaríamos a permitir uma educação catequizadora, como aquela praticada pelos padres jesuítas junto aos povos originários no início da colonização brasileira? Qual religião terá a preferência de nossos governantes para a realização desta doutrinação?

A escolha recairá sobre a religião que cada Prefeito, Governador ou Presidente da República professar, alterando-se esta escolha de acordo com a alternância dos mandatos? Os professores terão, neste caso, que ser doutrinados em primeiro lugar, para que possam doutrinar os estudantes?

Padres, pastores, rabinos e outros sacerdotes poderão ocupar o lugar dos professores nas aulas de ensino religioso?

A decisão cria uma situação tal, que nos permite imaginar uma hipotética disputa entre o Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, junto ao Governador de São Paulo e aos 645 prefeitos e prefeitas para definir qual das instituições religiosas atuará no maior número de unidades escolares.

Podemos imaginar todo tipo de disputa entre os credos. Entre os cristãos, um insólito debate — em se tratando de um espaço escolar — entre as concepções de Cristo como um ser sobrenatural ou como um revolucionário para a sua época, como defendem alguns grupos, entre eles os adeptos da Teologia da Libertação.

Preocupa-nos, não apenas esta disputa entre religiões majoritárias, mas também possíveis discriminações a credos de matriz africana (como o candomblé e a umbanda). Mais que um ataque a essas religiões, representa também um ataque a uma etnia, já majoritária no Brasil.

Os praticantes de outras religiões, como o islamismo, o budismo, o judaísmo podem tornar-se alvos de intolerância e preconceitos no ambiente escolar, considerando este clima de disputa que certamente irá se estabelecer.

Na minha opinião, o ensino religioso, inserido e articulado ao projeto político-pedagógico da escola, não deve permitir ou incentivar este tipo de disputa ou doutrinação. Deve pautar-se pelo estudo e compreensão da história das religiões, o significado e o papel de cada uma no desenvolvimento das civilizações humanas, a realização de estudos sobre a Bíblia, o Corão, a Torá e outros livros religiosos para compreendê-los em seus contextos históricos, filosóficos, sociológicos e até mesmo políticos, sem qualquer tipo de preconceito e discriminação e sem desrespeitar nenhuma religião.

Como disse anteriormente, a escolha da religião que irá seguir ou a decisão de não professar nenhuma delas é uma atitude individual, de cada estudante, e não deve ser determinada pela escola ou pelo Estado.

Como pessoa que professa a religião católica, como cidadã e como Presidenta do maior Sindicato de Professores do Brasil e um dos maiores do mundo, não me furtarei a este debate e continuarei a manifestar claramente meu ponto de vista.

Juntamente com a toda a diretoria da APEOESP, seus conselheiros e representantes de escolas, promoveremos o diálogo com a nossa categoria e com as comunidades escolares para que compreendam o grande retrocesso que esta decisão representa, no sentido de que todos lutemos para revertê-la.

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Comentários

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Jaderson B. de Oliveira

O estado se tornou “laico” em 1889? Engraçado, em 1983 eu estudava tinha aulas de educação (doutrinação) católica, lembro que um coleguinha era “crente” e era duramente hostilisado pela professora e por alguns colegas, era visto como um et.

Jardel

Lugar de se aprender religião é na igreja, na sinagoga, na mesquita, nos templos de umbanda, candomblé, budismo, hinduísmo etc.
Quem quer vai e quem não quer não vai.
Escola tem que ensinar Matemática, Português, Ciências, História, Geografia etc.
O que, diga-se de passagem, está fazendo mal e porcamente.

Moacyr Medeiros Alves

A religião é uma crença hipotética, imposta ao povo por pais e governantes desde o nascimento da criança.
A religião católica, por exemplo, tem uma desprezível história de violência para sua imposição pelos espertalhões que se assenhorearam do direito de punir de forma cruel, com a Inquisição, aqueles que duvidavam de suas pregações absurdas e atemorizantes.
E ainda hoje a figura de Cristo, suposto filho de Deus e líder do catolicismo e das inúmeras religiões cristãs criadas posteriormente, tem valido — principalmente no Brasil — para imbecilizar e explorar as camadas mais pobres e menos cultas da sociedade, conservando, — essas religiões, — direitos absurdos, como a isenção de impostos, que tornam seus fundadores e donos muito ricos, alguns deles até bilionários.
Por isso tudo, para proteger seus cidadãos não devemos misturar as coisas e o Estado deve continuar LAICO!

Moacyr M. Alves

A religião é uma crença hipotética, imposta ao povo por pais e governantes desde o nascimento da criança.
A religião católica, por exemplo, tem uma desprezível história de violência para sua imposição pelos espertalhões que se assenhorearam do direito de punir de forma cruel, com a Inquisição, aqueles que duvidavam de suas pregações absurdas e atemorizantes.
E ainda hoje a figura de Cristo, suposto filho de Deus e líder do catolicismo e das inúmeras religiões cristãs criadas posteriormente, tem valido — principalmente no Brasil — para imbecilizar e explorar as camadas mais pobres e menos cultas da sociedade, conservando, — essas religiões, — direitos absurdos, como a isenção de impostos, que tornam seus fundadores e donos muito ricos, alguns deles até bilionários.
Por isso tudo, para proteger seus cidadãos não devemos misturar as coisas e o Estado deve continuar LAICO!

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