Maria Aparecida Aquino: “Não há razão para comemorar um assassinato”

Tempo de leitura: 3 min

do Uol, via Vermelho

A primeira reação de grande parte da população americana diante da notícia da morte de Osama bin Laden, o rosto mais famoso do terrorismo internacional, foi sair às ruas para comemorar a derrota de seu inimigo. No entanto, a operação contra o terrorista saudita foi um assassinato sumário e como tal não deveria ser comemorado, de acordo com a análise da historiadora Maria Aparecida de Aquino.

“Há meses vem sendo preparada, junto com o governo do Paquistão, toda uma operação para chegar à casa de Osama bin Laden. A ordem que se tinha era metralhar, a ordem era atirar. Fica difícil pensar em motivo para comemoração”, pondera Aquino, professora em História Social da Universidade de São Paulo (USP).

A pesquisadora também questiona os precedentes abertos pela ação americana. “Isso não significa defender o que aconteceu em 11 de setembro de 2001, que foi um ato terrível e ofendeu a humanidade. Não significa negar o direito da população americana de buscar os culpados.

Mas defender a forma como isso foi feito será dar aos Estados Unidos a possibilidade de amanhã entrar em qualquer uma de nossas casas e dizer: ‘olha, imaginei que aqui houvesse um terrorista e andei metralhando’. É muito grave o que aconteceu”.

Acompanhe a íntegra da entrevista.

UOL Notícias: Os americanos reagiram à notícia da morte de Bin Laden com festa e era possível ver cenas de comemoração e euforia nas ruas. Existe razão para comemorar? Essa euforia é justificável?

Maria Aparecida Aquino: Não. Se a gente admitir que existe razão para comemorações neste momento, então estaríamos admitindo que existe razão para comemorar um assassinato. Uma coisa que normalmente não se comenta é que os Estados Unidos gostam de jogar na cara de todos os outros países que eles são os guardiões da democracia do mundo, e sempre interferem em outros países para assegurar a democracia.

Entretanto, o que eles fizeram nesse caso é simplesmente um assassinato. Se houve um crime e você está atrás de uma pessoa que é teoricamente uma das responsáveis por esse crime, você tem o direito de pegar essa pessoa e submetê-la a um julgamento. Mas o que aconteceu foi simplesmente um assassinato.

O que podemos observar é que toda a euforia inicial nos Estados Unidos já baixou um pouco, porque eles têm um temor muito grande – e devem mesmo; pensar que a Al Qaeda se restringe a um homem só, Osama bin Laden, é uma tolice. A Al Qaeda é uma imensa organização. E é muito possível que haja retaliações. Então, em circunstância alguma teríamos motivos para comemorar, mesmo pertencendo à população americana, mesmo sendo o presidente dos Estados Unidos.

Se pessoas como nós, pessoas comuns, simplesmente coadunássemos com a ideia de comemoração, estaríamos coadunando contra todos os princípios que os próprios Estados Unidos dizem defender com tanta força.

UOL Notícias: Então é possível imaginar que os Estados Unidos poderiam ter feito uma captura sem recorrer a assassinato?

Aquino: Lógico. Eles tinham noção da localização. Planejaram a ação muito cuidadosamente. Chegaram até a casa e uma vez lá não havia condições de reação. Eles simplesmente metralharam quem estava pela frente.

UOL Notícias: Com relação ao corpo, como a senhora interpreta essa decisão dos Estados Unidos jogá-lo ao mar?

Aquino: A notícia de que eles teriam jogado o corpo ao mar é mais grave ainda, porque você não só submete o inimigo a um assassinato, como você também impede o ritual da morte.

Mesmo que não haja uma retaliação imediata, em breve essa ficha acaba caindo, mesmo entre a população, de que nem mesmo o direito à morte foi dado. Um dos maiores pilares da democracia é o habeas corpus, que em uma tradução muito simples do latim quer dizer: que se tenha direito ao corpo. Então foi negado um elemento característico do estado de Direito.

Os americanos têm direito de estar muito zangados com o que aconteceu no 11 de setembro? Sim. Têm direito de investigar quem seriam os responsáveis? Sim. Mas a forma como se faz isso pode acabar por retirar todos os direitos que nos restam.

UOL Notícias: É possível imaginar que os Estados Unidos enxerguem a morte de Bin Laden como a morte do “mal”?

Aquino: É o que eles defendem. No fundo, eles pretendem impor ao mundo inteiro uma ideia: de que estão cobertos de razão, de que a humanidade pode respirar aliviada e de que agora estamos livres do mal, já que o mal estava condensado em uma pessoa. Mas isso é uma ilusão de ótica. É como os mágicos fazem: você olha para o outro lado, não presta atenção na prestidigitação que ele está fazendo com as mãos. Não podemos cair nesta história.

Isso não significa defender o que aconteceu em 11 de setembro de 2001, que foi um ato terrível e ofendeu a humanidade. Não significa negar o direito da população americana de buscar os culpados. Mas defender a forma como isso foi feito será dar aos Estados Unidos a possibilidade de amanhã entrar em qualquer uma de nossas casas e dizer: ‘olha, imaginei que aqui houvesse um terrorista e andei metralhando’. É muito grave o que aconteceu. Ou seja, não há motivo para comemoração.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fransa

Repense suas análises sra. Aquino. Ser mais petista e menos humana parece ser seu objetivo. Se pretende um dia ser historiadora, ainda há tempo para ser imparcial. Condição essencial. Após 10 anos estamos esperando suas considerações…Fale!!!

Giuseppe D'Ippolito

A Inquisição de 500 anos atras dos Gesuitas não foi mais cherosa que a Alcaida de hoje

Laura de Faria

Bin Laden foi um monstro. Nada justifica seus atos. Mas…os americanos continuam a usar os métodos que financiaram na Revolução de 64. Nossos defensores da pátria invadiam as casas dos que a ditadura denominavaterroristas e todos sabem o que aconteceu. Em que os americanos são melhores que o Bin Laden, tão bem treinado e usado a favor de seus interesses?

Selma

Tive a honra de ser aluna da professora Cida de Aquino, muito antes de ela abrilhantar a USP com sua presenca. Concordo plenamente que no momento em que uma nacao age acima das leis internacionais, perde o direito. Mas morando nos EUA ha anos e acho importante lembrar que nem todos celebraram esse evento. Ha, tambem aqui, pessoas equilibradas que se opoem as guerras e que resistem a mentalidade imperialista. Parece injusto tomar as acoes do governo como perfil de todo um povo.

Francisco Hugo

Tentando "acomodar" a atitude (atitude?) do Nobel da Paz Barak Obama, PHA fez uma série de suposições em http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/05/0… .
Fiz também algumas, que vão em seguida, e fui censurado.
Terei aqui o direito de exercer liberdade de expressão?
Meu comentário:
Vamos supor?
Vamos supor que uma bomba atômica fosse lançada sobre uma cidade de 250 mil habitantes onde só viviam idosos, mulheres e crianças.
Vamos supor que três dias depois nova bomba atômica fosse lançada sobre outra cidade povoada de idosos, mulheres e crianças, mais ou menos 240 mil.
Vamos supor que terrorismo seja ato de guerra desfechado contra civis.
Vamos supor que mais de 100 mil pessoas morreram desintegradas no instante das explosões.
Vamos supor que outras 100 mil sobrevivessem mutiladas durante alguns dias.
Vamos supor que outro cento de milhar tenha tido a vida abreviada e marcada pela radiatividade.
Vamos supor que gerações posteriores tenham sido vitimadas pelo envenenamento radiativo.
Vamos supor que um país jogar bomba atômica contra civis seja considerado terrorismo de estado.
……………………………………………………….
O Japão não tinha mais nem ferro e nem petróleo e preparava uma rendição honrosa.
Leo Szilard, cientista fundamental no desenvolvimento da bomba atômica, declarou:
“Se tivessem sido os alemães a lançar bombas atômicas sobre cidades ao invés de nós, teríamos considerado esse lançamento como um crime de guerra e sentenciado à morte e enforcado os alemães considerados culpados desse crime no Tribunal de Nuremberg.”
…………………………………………………………
Como bem resumiu o evangelista filósofo João – o mesmo do Apocalipse: “… Satanás é o pai da mentira…” e “… eles são assassinos”.
………………………………………………………….
Povo nascido para a covardia comemora assassinatos em praça pública.

Vinícius

Só mais uma coisa: os americanos são loucos? Quantos no Brasil não acharam o ataque às torres gêmeas o máximo? Eu achei (tinha quase 13 anos). Mas uma hora acordei pra vida. O perigo é os americanos não acordarem pra vida e não sentirem a ressaca daquela festa que fizeram… aí, sim, o negócio é rezar. O Gerson falou em rezar em relação a uma vingança da Al-Qaeda. Pra isso tem a CIA!

Para que nossos semelhantes, seres humanos que moram nos EEUU, não ficarem malucos de vez, aí não tem nada que a gente possa fazer. Só pedir por eles.

Vinícius

Merecia morrer mesmo. Mas, de acordo com o Robert Fisk, do jeito que foi, podemos falar em queima de arquivo, pra não falar em messianismo por parte dos americanos…

Conservador316

Os EUA mandaram um recado aos terroristas. Vão caça-los onde eles estiverem. Isso foi bom, pois agora nenhum terrorista se sentirá seguro.

E mandou um outro recado aos governos do mundo.Se algum governo estiver abrigando terroristas, os EUA não irão respeitar soberania, irão entrar e matar os terroristas.

Chega de terrorista matar inocentes e depois fugir pra algum país.

Se cuida governo Dilma. A tríplice fronteira está cheia de terrorista. Viu o que aconteceu no paquistão…..

    Martelo de Yankees

    Esqueceste outro recado que os EUA enviaram ao mundo: eles não estão seguros até que sejam derrotados…. a retaliação virá…não tenha dúvida….

Artur

A Sra. Maria Aparecida de Aquino é sempre muito equilibrada em seus comentários. Nunca ví ela elogiar os assassinatos cometidos pelos "serial killers" americanos e judeus. No meu modo de ver, o modo que os americanos mataram o Saddan e o Bin, é um estímulo a novos Wellinton's de Realengo. Me sonho é ver este império americano caído ao chão.

luciano leite

Pessoas festejam a morte de Bin Laden. Mas não devemos esquecer o saldo desta caçada. Afeganistão, Iraque, Pasquitão e Yemen foram invadidos, centenas de milhares de inocentes (não contabilizados nem registrados pela mídia) foram mortos – alguém se lembra de famílias inteiras mortas por mísseis durante uma festa de casamento? , alvos civis atacados por soldados americanos como se estivessem brincando de viodeogame, a invasão de Faluja onde milhares de mulheres e crianças foram mortas, bombardeios em hospitais …. centenas de pessoas presas, humilhadas, torturadas e mortas nas prisões ilegais na Polonia e Guantanamo, sem falar de Abu Ghraib. Será que os americanos se orgulham também pelos seus crimes de guerra? Bin Laden foi executado quando deveria ser preso. E a mulher e a filha que estavam com ele, para onde foram levadas? Alguma organização feminista de direitos humanos vai lutar para que elas não sejam torturadas nas prisões americanas?
Bin Laden já foi tarde é verdade, mas é triste perceber os homens evoluíram tão pouco desde a lei de Talião.

rita

a humanidade é insana… criam almas que quando adquirem vontade não sabem o que fazer com eles… quando morrem, choram…

leandro

Quer transformar um esquerdista num capitalista convicto? De a ele poder, dinheiro (vide lula, Fidel, Chavez e toda elite de governos totalitários). Se convertem rapidinho, nunca no discurso, mas na vida real se convertem. O filho de lula passou de um funcionário de zoológico a empresário bem sucedido (coincidência que esse talento só tenha nascido depois que o pai se elegeu?), a família de Chavez é multimilionária, a elite governante de cuba tem o que o povão nunca vai ter e o Fidel até possa pra fotos de agasalho NIKE. E sem falar que se julgam acima do resto do povo, superiores e com direito a passaportes especiais que eu, vocês ou o resto dos otário nunca vamos ter.

Nelson

Meu caro Francisco.
Com a invasão/ocupação do Iraque, os Estados Unidos já provocaram a morte de mais de 1 milhão de iraquianos, o deslocamento de outros 4,5 milhões de seus lares, além de despejarem urânio empobrecido, altamente tóxico, sobre aquele país, resultando no aumento exponencial de casos de nascimento de crianças deformadas e da incidência de câncer e tumores entre a população.
Enquanto em Hiroshima, após a explosão da bomba atômica, em 1945, na verdade um grande atentado terrorista perpetrado pelo governo dos EUA, o índice de casos de leucemia entre as crianças cresceu 17 vezes, na cidade iraquiana de Faluja, esse mesmo índice aumentou 38 vezes.
Terrorismo em estado puro.
Também não acredito que os iraquianos tenham o direito de fazer o mesmo com os estadunidenses. Eles devem procurar a Justiça Internacional para que esta coloque no banco dos réus Bush, Blair, Obama e vários outros cúmplices, terroristas assassinos.

Nelson

Meu caro Francisco.
Durante a Guerra do Vietnam, as forças dos EUA despejaram sobre o pequeno país do sudeste asiático, 4.500.000 de toneladas de bombas, mais de 75 milhões de litros de agrotóxicos (agente laranja incluído) que geraram e ainda geram dezenas de milhares de nascimentos de crianças deformadas e ainda provocaram a morte de cerca de 3.000.000 de vietnamitas. Terror elevado a enésima potência.
Nem por isso, meu caro, eu defendo que os vietnamitas tinham ou têm o direito de fazer algo semelhante contra os estadunidenses. Eles têm, sim, o direito de exigir, perante as instâncias da Justiça Internacional, que os governantes dos EUA sejam julgados por todo esse terrorismo e barbárie. Nada mais que isso.

Messias Macedo

Entenda o que é cinismo pró-Yankees

A jornalista Mônica Valdvogel *instando o ex-embaixador Luiz Fernando Lampreia [ Ministro das Relações Exteriores no governo Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 2001]: “Se o senhor fosse o presidente Barack Obama, o senhor divulgaria as fotos de Osama Bin Laden morto, seria de bom tom divulgar estas fotos?!”
“… Eu penso que o presidente dos EUA não deveria publicar estas fotos! Mesmo porque… Devem ser imagens, digamos, chocantes, teríveis…”
O que obrigou ao outro convidado a dedo, o jornalista Willian Waack, posar de corporativista: “Eu, enquanto profissional de Comunicação, torço para que as imagens sejam divulgadas…” [(!?) – adendo nosso]
Moral da história: Osama Bin Laden deve estar aTERRORizando (sic) muita gente: fantasma vivo (idem sic) deve ser algo inédito – e deveras terrorista(!)
*programa ‘Entre Aspas’, edição de 03/05/11, GloboNews

World de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Messias Macedo

    errata: … terríveis… (em vez de … 'teríveis'…)

    World de 'Nois' Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

Wilson

O verdadeiro terrorismo acaba com seu principal concorrente

Renata

É Roma lotada!!! A praça cheia de súditos ingleses!!! Nacionalismos por toda a parte e com a corda toda no velho mundo…. se não bastasse, os "Cangaceiros da América" assassinando em nosso nome e da democracia…. a Idade Média não acabou não gente!!! tudo num único mês. nossa!
Minha esperança é que todo império um dia chega ao seu ciclo final… o estadunidense já dá sinais disto!

Mas que eles não vão fugir do efeito colateral da chacina no Paquistão… isso não vão!!!

katia

Toda oportunidade que temos de ouvir comentarios do quilate de Maria Aparecida Aquino, só nos fazem crescer e conhecer toda esta manipulação que envolve a Historia dos povos.

Messias Macedo

… Ninguém duvide da cena: Osama Bin Laden sendo expelido das entranhas de *Moby Dick: "E Somente eu Sobrevivi para Contar-te! Chamai-me Ismael.”

*Publicado há mais de 150 anos, Moby Dick, de Herman Melville figura como obra prima da literatura universal e retrata profundamente a insanidade a que o homem pode chegar quando
tenta superar a Natureza e se transformar em Deus.

World de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Messias Macedo

    Moby Dick é o nome da obra do escritor norte-americano Herman Melville – em referência a um *cachalote [ficcional] enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destrui-los todos.
    *O cachalote é a maior das baleias com dentes bem como o maior animal com dentes actualmente existente, medindo até 18 metros de comprimento.

    World de 'Nois' Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

LUIZ AUGUSTO

Lúcido o texto da professora! Agora, cá pra nóis, a mim não me surpreende em nada essa ação americana! Vamos para a história dos americanos, desde o inicio que se consideram os "eleitos" de DEUS, veio depois o Destino Manifesto, o massacre de milhares de índios em nome da democracia e do progresso, a Doutrina Monroe, o Big Stick, a Ku Klux Klan, a eugenia americana… tudo isso em nome da LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE americana! Vou esperar infelizmente o revide… e ele virá!

rita

e eu nem sei se o home morreu mesmo… olhem só como a coisa é absurda: obama, no pronunciamento na tv, disse que o corpo de bin laden era tratado conforme os ritos islamicos… agora foi jogado no mar… olha lá o corpo estendido no mar… estou para crer numa coisa: elvis não morreu e bin laden também não… e a casa branca já avisou: se lberar as fotos dele morto, vai ser motivo de ódio…

El Cid

Espero que outros analistas ao redor do mundo, principalmente nos EUA, tenham essa visão sensata da historiadora da USP. Passada a catarse, um pouco de racionalidade fará bem a todos.

Mister X

Eu estou chocado com aquelas comemorações. Não desconheço que o Bin Laden era um matador cruel. Mas essa cultura faroeste dos Estados Unidos mexe no mais íntimo de mim. Acho insuportável.

Robert Fisk: Paquistão sabia onde Osama se escondia | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Para a professora Maria Teresa Aquino, não há motivos para comemorar um assassinato. […]

paulo chacon

MAIS UMA VEZ A PROFESSORA MARIA AQUINO FOI BRILHANTE.
DESDE QUE EXISTO , E JÁ SE VÃO 61 ANOS, ASSISTO ESTE PAÍS, EM NOME DA DEMOCRACIA, JOGAR BOMBAS EM POVOS AO REDOR DO MUNDO. MATAM CRIANÇAS, MULHERES, SOLDADOS, DITADORES, DEMOCRATAS, QUALQUER UM QUE ATRAVESSEM SEUS CAMINHOS.
O 11 DE SETEMBRO FOI O 1º REVIDE DE MALUCOS, CANSADOS DE SEREM AGREDIDOS PELOS AMERICANOS.
OUTROS VIRÃO. OS EUA VÃO COLHER O QUE PLANTARAM, EM DECADAS DE ASSASSINATOS MUNDO À FORA.

Messias Macedo

… Adjetivem como quiser o Osama Bin Laden! [Barack] Obama é o [um] assassino intelectual… A mídia se incumbe “de passar o verniz nos retoques da barbárie!”… E todo assassino intelectual é um covarde, um mercenário… Um assassino… Portanto, a [possibilidade da] reeleição deve ser o álibi do atual presidente dos EUA – álibi que a mídia se encarrega de negar, exaltando o [mal]feito…

World de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

… Segundo o PIG, “o corpo de Osama Bin Laden foi enterrado no oceano.” Em sendo assim, aviso aos ‘navegantes destas plagas’(!) [tupiniquins]: Barack Obama poderá usar o nosso petróleo e a nossa água sob o processo de ‘prospecção à força’ – ‘induzida pelas necessidades’… O mariner [Barack] Obama – há pouco – “navegou nos nossos morros e vielas!”… Cumpre [dolorosamente(!)] lembrar que nem todo passeio tem a mesma natureza: de um ‘tour’ para um ataque o que muda é a omissão da palavra ‘invasão’! Algo, digamos, trivial sob os auspícios da oratória do atual presidente dos [genocidas] yankees movidos a fast food – obesidade neuronal mórbida (sic)…
Qual é a epígrafe da vala-comum dos líbios?! É a mesma da dos iraquianos, vietinamitas, afegãos…?! A Casa Branca teria se preocupado em “retocar” as inscrições tumulares?! Wall Street não demandaria tais alegorias!…

World de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Francisco

Não vejo outra forma de tratar um insano que não se preocupa se seus atos matam crianças, adultos e idosos totalmente inocentes, qualquer que seja sua nacionalidade. Retaliações poderão vir com certeza. Mas ações já acontecem mesmo a partir do 11 de setembro. Não se contentaram com cerca de 3.000 seres humanos mortos. Precisam de mais. Este tipo de radicalismo fanático deve ser combatido de todas as formas possíveis.
Entendo que a captura e julgamento de Osama bin Laden não iria mudar a atual "vontade" de matar pessoas que seus seguidores tem.

    Fabio_Passos

    rapaz… você advoga abertamente o assassinato de george bush? Por mim uma sapatada por dia já seria um bom começo.

    Lucas

    Sabe quem mais foi responsável pela morte indiscriminada de milhares de homens, mulheres e crianças? Bush e Obama. Na verdade, se a gente for pelos números, o Osama é responsável por muito menos mortes de civis que o Obama.

    Eu defendo a gente ir pra Casa Branca matando todo mundo? Não. Há de se haver julgamento, e condenações dentro da lei, seguida, em caso de pena de morte, de um ritual fúnebre respeitoso.

Messias Macedo

Maria Aparecida Aquino, professora em História Social da Universidade de São Paulo (USP): “Não há razão para comemorar um assassinato”
A professora Aquino deveria deveria ter 'a coragem pedagógica' de jogar esta verdade [irrefutável] na cara dos jornalistas da GloboNews. Convidada assídua dos programas de debates/entrevistas da emissora, a doutora da USP deve ter visto o sorriso vistoso das bochechas infladas de regozijo do jornalista Luis Fernando Silva Pinto…

World de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

alvaro

Concordo com a professora. São pelo menos três crimes: assassinato, ocultação de cadáver e obstrução da justiça.

    David

    faltou a invasao de um pais (paquistao), um crime de afronta a soberania. Q os outros estejam sobreaviso!!

    “A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos”
    (Charles-Louis de Secondat)

    "Com a lei, pela lei e dentro da lei; porque fora da lei não há salvação”
    (Rui Barbosa)

    “A paz não pode ser mantida pela força; somente pode ser alcançada pelo entendimento”
    (Albert Einstein)

Messias Macedo

… Os Estados Unidos são um país genocida!… Quem será o próximo a vingar a morte das vítimas destes famigerados Yanqees?!…

O Deus dos estadunidenses aprova o festejo de um assassinato?!
Oh my God! Violência só gera violência!…

Beatifiquemos George W. Bush & congêneres!…

World de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Victor Costa

É interessante a posicao de Maria Aparecida e eu concordo com ela em quase tudo.
Só nao concordo quando ela fala que o assassinato dele abre um precedente pra assassinatos futuros. Afinal esse precedente ja está aberto desde 2001 e Jean Charles já foi uma vítima.
Vergonhoso é o papel da ONU nessa situacao. Gostaria de saber qual o ponto de vista deles a esse respeito.

    FrancoAtirador

    .
    .
    ONU = International Community = EUA
    .
    .

    Bonifa

    A ONU está ao léu, sem Secratário Geral.

    Francisco

    Victor Costa, não concordo com os comentários de Maria Aparecida, mas a tua referência ao papel da ONU é muito relevante. Acredito que este é um assunto que deverá (ou deveria) ser muito debatido.

Lousan

a grosso modo, pode-se até pensar que a idéia original, além da vingança, poderia ser matar para intimidar novas tentativas de atentados (o que na minha época de escola entendia-se como "se mexer comigo, te pego na saida")…mas pelo jeito, alguém esqueceu que os talibãs se explodem e pouco se preocupam com o troco no futuro…

monge scéptico

Srª eméritissima profª AQUINO. Humanamente, só há uma solução para o povo muçul-
-mano agora; render-se. Seguindo o exemplo de GHANDI. render-se e passivamente,
assisti-los vagando em seu país, agora sem objetivos a não ser assassinar alguns, que vão ter
que se sacrificar em nome da maioria. Logo não terão onde assestar seus mísseis, testar
suas armas assassinas. Assisti-los vagando, não lhes prestar nenhum serviço a não ser
sob ameaça de armas, boicota-los não ostensivamente.
Muçulmanos! parem de derramar seu sangue, inutilmente; CHEGA! Sem armas, pode ser
que os obriguem a muita coisa desagradável, no início. Mas a seguir ficarão isolados pelo
desprêzo.
Uma única coisa não devem fazer; abrir mão da FÉ. QUE O PROFETA OS GUIE.

fernandoeudonatelo

Mas é aí que tá, as principais potências militares já praticavam estratégias de assassinato sumário, chamadas de Black Operations, que não deveriam deixar rastros e fazer parecer acidental.

A inteligência militar israelense, durante a caçada ao Setembro Negro, que o diga.

A diferença, é que dessa vez, deixaram a notícia da operação de assalto explícita e aberta á mídia, para provocar o frenesi popular e talvez sinalizar contra líderes remanescentes.

Mas, é bom ressaltar, como comandos navais penetraram tão impunemente a poucos Km da capital paquistanesa.

Nelson

Eles pensam em tudo; já estão alardeando que há grande possibilidade de retaliação por parte de grupos terroristas islâmicos. É claro que há esta possibilidade, porém, o mais importante é que, ao a alardearem, já deixam espaço aberto para que a própria CIA venha a arquitetar e executar um novo atentado terrorista e, convenientemente, impute a responsabilidade a esses grupos.
Assim, terá seguimento a tática, muito bem executada, de manter o povo estadunidense – e também o europeu – apavorado, com medo do terror.

    Elza

    Nelson tb pensei nisso "…. já estão alardeando que há grande possibilidade de retaliação por parte de grupos terroristas islâmicos. É claro que há esta possibilidade, porém, o mais importante é que, ao a alardearem, já deixam espaço aberto para que a própria CIA venha a arquitetar e executar um novo atentado terrorista e, convenientemente, impute a responsabilidade a esses grupos…." apavorado c/ o terror e tb justificar quem sabe a morte do Kaddaf ou interferir no Irã, apenas "um devaneio" como diz alguém por aqui, mas ñ acredito q/ as retaliações venha de imediato, qnd tds eles EEUU, Grã Bretanha, França, Alemanha) estão c/ alerta máx, de repente quem sabe, qnd eles abrirem as portas?

    O ideal p/ Paz mundial seria ñ haver revanche, mas pensar nessa posibilidade seria mt ingenuidade de minha parte, apesar q/ a indiferença, o silêncio tbm é uma forma de terror, fica o Pentágano bolando estatégias antiterror, queimando os neurônios e os "terroristas islâmicos", só na tocáia, aguardando o momento certo, o prob são os inocentes q/ morrerão.

Luiz Zahar

Maria Aparecida Aquino deu voz a pessoas que, como eu, não se comprazem na barbárie, principalmente na quela provocada de forma covarde contra um indivíduo que "pretensamente" teria cometido crimes contra a humanidade.
Os EUA na sua posição de xerifes dos valores liberais, mais uma vez promoveram uma chacina contra uma família e nem mesmo divulgaram os outros assassinados com este personagem demonizado, chamado Bin Laden, provavelmente esposa e filhos.
Este crime se afigura mais a uma queima de arquivos para impedir que o condenado traga à luz o que sabe sobre a verdade dos fatos.
A morte de Bin Laden, como aqui a de PC Farias, serviu para calar definitivamente quem tinha muito para contar.
Tribunal de Haia para Barak Obama.

Roberto Locatelli

Os EUA deu guarida a um terrorista. Orlando Bosch, já falecido, foi acusado de derrubar avião cubano em 1976. Foi preso em 1970 quando a polícia encontrou em sua casa materiais explosivos e ele confessou que seriam usados em ataques contra a ilha. Tal revelação lhe custou quatro anos na prisão em Atlanta, nos EUA. Em 1974, ano em que saiu da prisão, foi detido novamente na Venezuela por colocar bombas em edifícios de Caracas.
Em 1988, voltou a Miami. As autoridades norte-americanas tentaram deportá-lo, mas o então vice-presidente George W. Bush lhe concedeu anistia, com apoio de Ileana Ros-Lehtinen, congressista cubano-americana pelo estado da Flórida.

O que aconteceria se agentes secretos cubanos entrassem nos EUA e o executassem? Como reagiria o governo dos EUA?

    LULA VESCOVI

    Esmagariam Cuba e o PIG mundial aplaudiria.

    Francisco

    Caro Roberto Locatelli, pelo teu comentário vejo que você entende de tais assuntos muito mais que a média.
    Mas gostaria de expressar, dentro de minhas limitações, que sempre pensei muito nos parentes das vítimas de 11 de setembro e entendo a eliminação de Bin Laden como algo inevitável (se tivesse ocorrido uma semana após o ataque às torres, acredito que não teríamos tantas dúvidas quanto aos procedimentos adotados como as que estão ocorrendo). Infelizmente tenho que analisar a captura e morte do terrorista baseado apenas no caso das torres e alguns outros subseguentes. A política dos USA para tais casos não deve ser das melhores, como você bem descreveu. Vale que hoje, ao ler e escrever, melhorei um pouco. Abç.

aurica_sp

Os Yankees se acham. Mas no fundo são tão idiotas quanto os tukanos tupiniquins se deixam manipular por qualquer coisa. Acha que FORAM A LUA, que GANHARAM A 2ª GUERRA mundial (nós sabemos que foi graças aos russos), e mais um milhão de coisa que me cansaria em escrever. Então como são um rebanho dominado pela casa branca saem as ruas como idiotas comemorando um assassinato, se tornaram iguais aos terroristas comemorando banho de sangue!!!

    Mévia

    E o que os tucanos tupuniquins têm a ver com tudo isso? Será que você vai dizer que foram os tucanos que mataram o Osama Bin Laden???… rsrsrsrsrsrsrsrs… Fala sério, mas, fala muito sério!… hahahahahaha…

    Gerson Carneiro

    Ãhrãn… rãããn… lembra do episódio da bolinha de papel? É o que os tucanos têm a ver com isso.
    Mas estou me esforçando mesmo para falar "muito sério" porque toda vez que lembro daquele episódio eu perco a seriedade.

    Mévia

    Está perdendo a seriedade por muito pouco…

    Bonifa

    Têm a ver, sim. O supremo deus deles é o Deus Merkado, um dos deuses que moram em Wall Street.

    Mévia

    E o Deus dos estão aí (BRASIL) no poder, também é o de MERCADO, por isso somos capitalistas, ou será que deixamos de ser???

    Renata

    Teorias da Conspiração…..eu adoro!!!! vai saber se um ramo tupiniquim tucanesco agia na operação junto com os "canqaceiros da américa"????

    aurica_sp

    Olha *Renata* fiz apenas uma comparação a sobre como tukanos e yankees pois os mesmo tem pensamento parecido, agora se não entendeste paciência……is the herd behavior!!!

    Mévia

    Hahahaha… Renata, adorei a teoria da conspiração… rsrsrsrsrsrsrs… Vá vê que são "cangaceiros da turma do Lampião", e que coincidentemente também são tucanos, que se uniram aos "cangaceiros americanos", relaxem, soriam a VIDA É BELAAAAAAAAAAAAA…. rsrsrsrsrsrs…

    aurica_sp

    Olha *Mévia* fiz apenas uma comparação a sobre como tukanos e yankees pois os mesmo tem pensamento parecido, agora se não entendeste paciência……

    Mévia

    Hahahahaha… Entender eu entendi, vocês aproveitam tudo e nada para falar mal dos tucanos, não que eu goste ou desgoste, na verdade *aurica* eu sigo alguns politicos e os respeito ou não, independente de partidos. É isso.

Alexandre

É a lei do olho por olho, dente por dente…

Walter Souza

O que mais poderíamos esperar de um povo que expandiu suas fronteiras através de guerras e matanças.? Que roubaram o estado do Texas do México por causa do petróleo? Quem tem como aliada e submissa a Inglaterra que em nome do combate ao terrorismo assassinou um Trabalhador Brasileiro e inocentou seus algozes?
Que o Bin Laden teve o destino esperado, ninguem duvida, porém, a forma como estão tratando esta ação dos EUA ajudam cada vez mais mentes fracas, como a do assassino do Realengo, a agirem através da violencia desmedida e inconsequentes.

AIMS

USA matou Osama Bin Laden. Nenhuma evidência: sem fotos, sem cadáver. USA querem provocar uma reação, então vou servir de desculpas para…? Osama morto em 2002. O DNA do ano de 2002?. O atentado de Madrid foi a 11 de março de 2004. ETA não estava envolvido. Foi uma operação falsa bandeira?. Agora, Líbia, Síria … Assista em:
http://aims.selfip.org/~alKvc74FbC8z2llzuHa9/defa

Gerson Carneiro

Não estava acreditando nos rumores de que a população americana estava nas ruas comemorando. Achei que fosse exagero de quem me contava. À noite, vi na TV. Gente até de pijama nas ruas. Fiquei estupefato. E pasmem! Parece que eu estava vendo os tais fundamentalistas, os tais fanáticos, tanto alarmados na propaganda americana. Concluo que os americanos são tão fanáticos quanto os mais radicais fundamentalistas islâmicos; porém o preconceito difundido por aqueles, e absorvido por mim, me impediu de acreditar inicialmente na cena dantesca.

Tinha visto sim, a população "inimiga" comemorando eufórica nas ruas, mas com a diferença de que havia um corpo de soldado americano sendo arrastado e posteriormente pendurado em um ponte. No caso dos americanos não há nem corpo presente, apenas a difusão da ideia de que "o Bin Laden está morto". O que para mim torna o fanatismo mais… mais… fanático :)

Valdete Lima

Como sempre, a nossa emérita profesora Aquino, brilhante. Esta é a hora de rezar – porque retaliações virão -, com certeza. Por que um tratamento tão diferenciado do que fizeram com Saddan Hussein… É claro que o Bin Laden comandou um terrrível episódio que, mesmo quem não gosta dos EUA ficou literalmente aterrorizado. Mas, não teria ele o direito de ser enterrado e velado pela sua imensa família – esposas e filhos… O sr. Obama como advogado muito bem formado por Harvard não poderia exercer sua profissão fazendo um tribunal internacional para julgar o réu… Seguramente seria muito mais elogiado pelo mundo inteiro. Mas a soberba americana determina o que fazer e o que não fazer, sem se importar com o que o mundo diga. Mas, os Impérios caem. Pergunte à Professora Maria Aparecida Aquino. Ela sabe bem disso.

    maria

    ele é prêmio Nobel da PAZ!

    Bonifa

    É uma escalada, não restam dúvidas. Valdete. A cada dia Estados Unidos e aliados vão mais e mais pisoteando leis, regras diplomáticas, regras de convivência e de respeito mútuo. Isto pode deixar o mundo inteiro intranquilo, são as franjas de algo pior que o pior fascismo. Estamos quase em estado global de barbárie.

FrancoAtirador

.
.
Perdoem-me pela insistência, mas vou repetir:
.
.
OS JUSTICEIROS DO NORTE CONSEGUIRAM INSTITUCIONALIZAR A LEI DE TALIÃO*.

"uma derrota para uma ordem internacional
onde não haja mais uma 'polícia do mundo'
e, em seu lugar, floresçam povos livres"
(Brizola Neto)

Ao governo dos EUA, especialmente ao presidente candidato à reeleição,

o que importa é que os norte-americanos acreditem que Bin Laden morreu.

E, a julgar pelas comemorações efusivas e eufóricas divulgadas pela mídia,

parece que o povo politicamente analfabeto, de lá, acreditou mesmo nisso.

O que as colônias pensam ou deixam de pensar é, para a matriz, irrelevante.

As manifestações dos "patriotas" colonizados, favoráveis à ação genocida norte-americana,

apenas reforçam a propaganda política interna do justiceiro Barak Obama

e colaboram para justificar novas ações militares unilaterais dos EUA,

inclusive a invasão do espaço aéreo de qualquer outro país.

TUDO EM NOME DA JUSTIÇA PELAS PRÓPRIAS BOMBAS.

E alguns "patriotas" insensatos continuam a aplaudir.
.
.
*OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE.
.
.
Em qualquer Nação civilizada, democrática e pacifista,

que zela pelos Direitos Humanos e pelo Estado de Direito,

JUSTIÇA NÃO É SINÔNIMO DE VINGANÇA.
.
.

    Renata

    Acrescento a analfabetos políticos: provincianos, ignorantes, não enxegam nada além dos limites do umbigo… gente medíocre… comedores de hamburguer…

Valdeci Elias

Eu não entendo, como o americano pode ser tão alienado, já que ele recebe educação, alimentação e segurança . Será que quando a presidente erradicar a miseria, o brasileiro tambem vai ficar alienado, igual ao americano ?

    Gerson Carneiro

    Olhe, há um Estado da Federação que "tem educação, alimentação, segurança , as melhores estradas do país (e os pedágios mais caros do mundo)" que tem um parcela considerável da população alienada.

    Então esse negócio de ter "educação, alimentação, segurança , as melhores estradas do país (e os pedágios mais caros do mundo)" não é garantia de não alienação.

    Klaus

    O que vc considera alienação, caro Gérson, votar no PSDB? O seu conceito de democracia diz que são alienados todos aqueles que votam no adversário? Entendi direito? Se não, me explique o seus conceitos.

    P.S. Ao El Cid, que com certeza virá dar um pitaco no meu comentário, um abraço.

    Gerson Carneiro

    Ô complexo! Veste logo a carapuça, né :)
    Nem falei qual é o Estado! Só porque eu disse que "tem as melhores estradas do país (e os pedágios mais caros do mundo)" já pensou em Sun Palo! Eu tô falando é do Acre, da Marina Silva :)

    Por que não fez esse mesmo questionamento ao(à) Valdeci Elias?
    Então podemos dizer que a população dos EUA é alienada mas não podemos dizer o mesmo em relação à parte da população daquele Estado, que "tem as melhores estradas do país (e os pedágios mais caros do mundo)"?

    Agora você se entregou, meu rei.

    Pedro

    Camarada, sem querer lhe agredir, mas como você tem a pretensão de julgar – quanto à consciência política – 300 milhões de norte-americanos e alguns outros milhões de paulistas?

    Mévia

    Caramba, não sabia que o Acre é tão seguro assim…

    Pedro.

    Camarada, permita-me agradecer pela sua participação. Concordo plenamente com você.

    El Cid

    … isso tudo é medo, "Herr Troll" ?? kkkkkk !!

    aliás, o Gersom te pegou com as calças na mão… tsc, tsc, tsc !!

    LULA VESCOVI

    Ô Klaus,porquê você não vai rachar uma lenha que é o que se diz aqui no RS quando alguém não para de encher o saco?

    Bonifa

    O problema é a educação. Americano não recebe educação. Recebe treinamento.

    Mévia

    Se erradicar a pobreza, vai aumentar o curral eleitoral… Acho bom além de dar o peixe, ensine a pescar também. Estamos com a inflação subindo, com o apagão dos combustíveis e ainda os salários estão arrochados, é pagar para ver… Ali babão já foi, e foi tarde, vamos ver o que nos prepara os próximos três anos e meio… Isso sem falar nos juros altos…

Valdete Lima

Como sempre, a nossa emérita profesora Aquino, brilhante. Esta é a hora de rezar – porque retaliações virão -, com certeza. Por que um tratamento tão diferenciado do que fizeram com Saddan Hussein… É claro que o Bin Laden comandou um terrrível episódio que, mesmo quem não gosta dos EUA ficou literalmente aterrorizado. Mas, não teria ele o direito de ser enterrado e velado pela sua imensa família – esposas e filhos… O sr. Obama como advogado muito bem formado por Harvard não poderia exercer sua profissão fazendo um tribunal internacional para julgar o réu… Seguramente seria muito mais elogiado pelo mundo inteiro. Mas a soberba americana determina o que fazer e o que não fazer, sem se importar com o que o mundo diga. Mas, os Impérios caem. Pergunte à Professora Maria Aparecida Aquino. Ela sabe bem disso.
Valdete Lima

    Francisco

    Que tal pensar como os parentes das vítimas das torres gêmeas enterraram os "corpos". Retaliações não virão. AÇÕES de tais terroristas já existem desde o 11 de setembro. Basta mudar o nome de "ação" para "retaliação". Cerca de 3.000 seres humanos foi um numero ainda pequeno. Eles continuam e continuarão querer mais. Me desculpe, professora Aquino, mas achei sua posição leviana. Um historiador deve saber que não vivemos um conto de fadas.

Deixe seu comentário

Leia também