Marcos Doniseti: As novas etapas da campanha presidencial

Tempo de leitura: 6 min

28/03/2010 – 08:50

por Marcos Doniseti, no blog do Nassif

Nassif, escrevi um longo artigo onde procurei analisar o ciclo de crescimento de Dilma, que parece ter se esgotado neste primeiro momento, a se confiar nos resultados da mais recente pesquisa Datafolha.

No entanto, a pesquisa Datafolha ainda precisa ter os seus resultados confirmados por uma pesquisa mais confiável, devido aos fortes laços que unem Serra, o PSDB e a empresa proprietária do instituto, que é a ‘Folha da Manhã’ e que é, na prática, uma atividade participante da candidatura tucana à Presidência da República.

No entanto, caso o Datafolha esteja correto (algo que não podemos descartar, mesmo que o instituto tenha divulgado os números de uma maneira a beneficiar Serra, mas isso é algo de difícil comprovação), Dilma parece ter se estabilizado, ou melhor, esgotado o ciclo de crescimento pelo qual vinha passando , pelo menos, desde o início de 2009.

E Serra parece ter iniciado uma recuperação que, no entanto, não se sabe se irá continuar ou se terá fôlego curto.

Isto não impede, que Dilma possa, sim, retomar esse crescimento mais à frente, e nem que Serra volte a cair, mas isso vai exigir que a campanha de Dilma arregace as mangas e trabalhe duro, pois esta será a campanha eleitoral mais dura e agressiva desde a redemocratização, sem dúvida alguma.

Aquela idéia de que Dilma teria uma vitória fácil, no 1o. turno, parece que ficaram para trás depois do Datafolha. Os recentes casos da Eletronet e do Bancoop demonstram isso claramente.

Ainda penso que Dilma tem maiores chances de vitória (devido à popularidade imensa de Lula, ao bom ano que teremos para a economia do país), sim, mas se a sua campanha se acomodar, Serra poderá vencer a eleição, sem dúvida alguma.

Baseado nestas possibilidades abertas pela nova pesquisa Datafolha, escrevi um longo artigo onde procuro analisar os motivos do crescimento de Dilma, o possível esgotamento (neste momento) de seu crescimento, bem como da recuperação de Serra.

Vamos lá, então:

O ciclo de crescimento de Dilma se encerrou? A recuperação de Serra é para valer?

Entre Março de 2009 e Fevereiro deste ano a candidatura de Dilma passou por um ciclo de crescimento, como demonstram as várias pesquisas feitas no período.

Segundo o Datafolha, no período em questão, a candidatura de Dilma saiu de 11% em Março de 2009 (cenário com 4 candidatos) para 23% em Dezembro do ano passado e para 28% em Fevereiro. Agora, em Março, ficou em 27%, demonstrando estabilidade.

O que ocorreu, neste período de tempo, para que Dilma tivesse esse crescimento? Simplesmente, ela se tornou mais conhecida entre o eleitorado e uma parcela maior deste descobriu que ela era a candidata apoiada pelo Presidente Lula e que seria a candidata do PT à Presidência da República.

Na pesquisa Datafolha de Março de 2009 apenas 52% dos eleitores diziam conhecer Dilma e, nesta mesma pesquisa, ela tinha apenas 11% das intenções de voto (cenário com 4 candidatos).

Em Dezembro do ano passado, a pesquisa Datafolha constatou que 80% dos eleitores diziam conhecer Dilma e ela tinha 23% das intenções de voto. Esse índice subiu para 86% na pesquisa do final de Fevereiro, quando Dilma chegou a 28% na pesquisa Datafolha.

É bom esclarecer que o Datafolha considera que basta o eleitor dizer que ‘conhece mais ou menos’ ou ‘que ouviu falar’ do candidato para considerar que o mesmo é conhecido dos eleitores, o que é algo muito questionável, no mínimo.

Afinal, será que um eleitor que diz conhecer Dilma ‘mais ou menos’ ou que ‘ouviu falar’ dela, tem conhecimento de fatos como o de que Dilma é a candidata do PT à Presidência da República e que será apoiada pelo Presidente Lula? É claro que não, pois se tivesse conhecimento disso, ele responderia que ‘conhece bem’ a ministra Dilma e não ‘mais ou menos’ ou que tenha apenas ‘ouvido falar’ dela.

Então, isso mostra que Dilma passou por um ciclo de maior exposição e de conhecimento de sua candidatura por parte dos eleitores e que isso gerou um sensível crescimento nas pesquisas. No Datafolha, Dilma saiu de 11% em Março de 2009 para 27% em Março de 2010 (cresceu 16 p.p.). No mesmo período de tempo, Serra caiu de 41% para 36% (queda de 5 p.p.).

E quais os fatores que contribuíram para esse maior conhecimento do eleitorado a respeito da candidatura de Dilma?

Em primeiro lugar, é claro, a intensa exposição que ela passou a ter ao viajar pelo Brasil inteiro ao lado do Presidente Lula.

Além disso, no final de 2009, o PT exibiu um programa nacional no qual Dilma e o Presidente Lula fizeram uma espécie de ‘bate-bola’ durante 10 minutos. E finalmente, em Fevereiro deste ano, Dilma teve uma grande exposição no Carnaval (seu desempenho durante o mesmo foi excelente, muito superior ao de Serra, que mal conseguiu disfarçar o constrangimento em meio à população) foi escolhida a candidata à Presidente pelo PT.

Depois destes fatos, que tiveram grande repercussão entre uma parcela significativa do eleitorado, Dilma cresceu nas pesquisas.

Porém, depois que foi escolhida a candidata do PT para a Presidência, não tivemos mais fatos de grande repercussão junto aos eleitores e que pudessem servir para que Dilma continuasse crescendo nas pesquisas.

Além do mais, nas últimas semanas, nós vimos o início de uma clara e nítida ofensiva midiática muito forte e violenta contra o governo Lula, Dilma e o PT, no qual tivemos o seguinte:

1) Capas da ‘Veja’ explorando o ‘caso’ Bancoop, que o PIG procurou relacionar com Dilma e com o PT, mesmo não havendo ligação alguma entre eles. Mas, a mentira foi difundida intensamente, seguindo os ensinamentos de Goebbels;

2) ‘Caso’ da Eletronet, no qual a Grande Mídia atacou o Zé Dirceu e fizeram de tudo para atingir o governo Lula, o PT e a candidatura de Dilma;

3) Propaganda maciça do governo do estado de SP na Mídia, dizendo que o estado de SP ‘está cada vez melhor’;

4) Ataques contra Lula e Dilma devido a uma suposta ‘campanha antecipada’ por parte da Grande Mídia. As multas aplicadas ao Presidente Lula pelo TSE podem ter reforçado junto a uma parte do eleitorado a idéia de que isso estava mesmo acontecendo. Mas, se isso não prejudicou Dilma, ajudar, também, não ajudou, certo?;

5) Forte crescimento da exposição de Serra na Mídia: lembram-se dele na praia, empurrando o carrinho de rodas de uma mulher? e da vez em que ele participou de um passei ciclístico? Bem ou mal, lá estava Serra, aparecendo de forma positiva na Grande Mídia, que o apóia totalmente, é claro.

Tudo isso ajuda a entender uma eventual estabilidade nas intenções de voto em Dilma e uma recuperação de Serra neste momento da campanha presidencial, que já está a pleno vapor entre os candidatos, a Mídia e os partidos, mas que ainda não chegou à maior parte do eleitorado. Tanto isso é verdade que o Datafolha constatou que, na pesquisa espontânea, 59% dos eleitores não apontam o nome de nenhum candidato para a Presidência da República. E eles, eleitores, não o fazem porque, de fato, sequer estão pensando no assunto, ainda!

A população vai começar a prestar atenção, mesmo, na campanha presidencial, depois da Copa do Mundo e, principalmente, após o início do horário eleitoral. Daí, sim, é que o eleitorado irá se definir com relação à disputa.

Mas, o fato é que esta ofensiva midiática (altamente negativa para a candidatura de Dilma, para o governo Lula e para o PT), ocorreu num momento em que a campanha de Dilma não criou fatos novos que tivessem maior repercussão junto ao eleitorado e que pudessem dar continuidade ao crescimento . E isso acontece desde que Dilma foi escolhida pelo PT como candidata à Presidente.

Portanto, sempre que Dilma cresceu nas pesquisas, isso foi precedido por alguns fatos positivos e que tiveram grande repercussão junto a uma parcela importante do eleitorado e que, até aquele momento, ainda não conhecia Dilma.

Exemplos: Dilma cresceu em Dezembro, depois do programa nacional do PT que explorou intensamente a sua ligação com o Presidente Lula. Daí, ela saiu dos 16% de Agosto de 2009 para os 23% de Dezembro de 2009.

E Dilma voltou a crescer quando o PT lançou a sua candidatura presidencial e com o apoio declarado do Presidente Lula, o que aconteceu em Fevereiro. Depois disso, Dilma saiu dos 23% de Dezembro e foi para 28% no final de Fevereiro.

Assim, somando-se a ofensiva midiática extremamente agressiva contra o governo Lula, Dilma e o PT nas últimas semanas (‘casos’ Eletronet, Bancoop), mais o aumento da exposição de Serra na mídia (devido à propaganda maciça do governo de SP, programa do Datena) e o fato de que a campanha de Dilma não criou, em Março, nenhum fato que repercutisse junto ao eleitorado, ajudariam a explicar as razões desta estabilidade momentânea de Dilma e da recuperação parcial de Serra na pesquisa Datafolha.

Porém, como já ressaltei aqui, em outras mensagens, o Datafolha é um instituto que pertence à ‘Folha de S.Paulo’, jornal que está na linha de frente da campanha presidencial de Serra e o mesmo pode, muito bem, ter dado uma ‘forcinha’ para Serra nesta pesquisa.

Logo, a prudência recomenda aguardar uma próxima pesquisa do CNT/Sensus ou do Vox Populi para constatar se, de fato, Serra iniciou uma recuperação e se Dilma parou de crescer.

Mas, me parece mais do que evidente que se Dilma quiser continuar crescendo nas próximas pesquisas, a sua campanha terá que se esforçar muito para criar fatos novos que tenham repercussão junto ao eleitorado e que possam permitir a continuidade do seu crescimento nas pesquisas.

Caso a campanha de Dilma se acomode e ’sente’ sobre as conquistas já alcançadas e não reaja à ofensiva midiática, as chances de vitória irão diminuir.

A ofensiva midiática contra o governo Lula, Dilma e o PT nas últimas semanas mostrou, claramente, que esta será uma campanha bem suja, com todo tipo de falsas acusações e mentiras que serão lançadas, de tempos em tempos, a fim de ‘desconstruir’ a candidatura de Dilma, inviabilizando a sua vitória.

Cabe ao governo Lula, à campanha de Dilma e ao PT iniciar uma reação, uma nova ofensiva, a fim de sustentar um novo ciclo de crescimento da candidatura de Dilma nos próximos meses, bem como se preparar para combater aquela que será a mais baixa, suja, vil e imunda campanha eleitoral da história do Brasil.

Senão…


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Comentários

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joão leonel

Pergunta de leigo.
A pesquisa espontânea não reflete (ou se aproxima) mais do momento em que o eleitor está na cabine votando? Assim sendo, seus resultados não teriam maior relevância e deveriam estar sendo mais discutidos e analisados?

laura

Que maluquice é esa? dá-se como certa uma construção ficcional e passa-se a analisá-la? passa-se a dar como verídica o que é paisagem contruída pela mídia? Vidiascape como real? Não aguentei ler. PAREI NO SEGUNDO PARÁGRAFO.

Marcio Gaspar

O Datafraude ja estah conseguindo enganar ate quem apoia o governo. Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade ate pra quem apoia o governo, ou gera no minimo a duvida. A mim nao engana, eh fraude.

uberVU – social comments

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This post was mentioned on Twitter by danielisonp: Marcos Doniseti:As novas etapas da campanha presidencial – http://tinyurl.com/y9to5rs (via @viomundo) Quem acredita na FSP?…

francisco.latorre

tolerância zero com as pesquisas fraudadas.

sem tergiversar.

Mc_SimplesAssim

O curioso é que tanto aqueles que se colocam ao centro da esquerda, quanto aqueles que se colocam ao centro da direita já dão como favas contadas o embate PT-Demo-Tucano como se não houvesse vida inteligente fora dessa órbita.

Quanta mediocridade!

    francisco.latorre

    respeitar os fatos não é mediocridade.

    tá mais pra senso de realidade.

sergio crochemore

a verdade é que só no horário eleitoral, cairá a máscara do serra, pois não terá como o Pig blindá-lo, será então mostrado como o sujeitinho trata a educação, gasto do dinheiro do povo no roboanel por ex., leva esgoto e coco pra dentro da casa dos paulistas, foge de qualquer assunto que precisa posicionar-se, enfim, mostrará o que o cara realmente é: MARIONETE…

    José Silva

    Não esqueça que nos debates ele leva uma SURRA da Dilma, mais ou menos como o Agripino!

hélio jesuíno

O PIG, sngrando e malferido, sabe que sua sobre3vivência depende da vitória do Serra . Não há como subestimar sua fúria. Pesquisas mentirosas, calúnias e factóides vão ser as armas da direita pra derrotar a esquerda que tem tem de estar atenta a estes fatos e para confirmar nas urnas o seu favoritismo. O artigo do Doniseti alerta para isso e convoca o governo para o contrataque. Não entendi a chiadeira do pessoal aqui …

Raimundo Castro

Reafirmo: torço pra Dilma, por isso não quero nenhum fato novo, e fato novo seria a desistência do Serra. A confirmação de Serra a candidato à Presidência é tudo que eu (hummm!), Dilma e Lula queremos. Deixa a Folha encher a bola dele, deixa!

leonidas batista

cont…
Ou seja se a coisa for bem feita , muita gente que vota no Lula nao votaria na Dilma por nao ver nela o mesmo comprometimento com a politica do inicio do governo Lula.
Politca essa que gerou uma imagem positiva , que esta sendo decididamente estragada junto ao eleitor conservador pelas absolutametne catastroficas declaraçoes do Lulla em relação aos dissidentes cubanos.
Acho que a oposição tera farta munição com esse receio, e nao tera a menor dificuldade de semear a ideia que um governo Dilma seria uma virada à esquerda em direção a uma " politica estilo bolivariano " que seria adotada pela mesma…

leonidas batista

Acho que a candidatura Dilma tem uma dificuldade cuja a boca grande do lulla tem ou pode ter efeito devastador.
Ou seja, Lula é Lula, e Dilma é Dilma nao são a mesma pessoa.
Lula sempre foi rejeitado até se comprometer claramente com os ideias democraticos , mas suas posiçoes incoerentes envolvendo Cuba e Venezuela como o Irã tem dado mostras de um radicalismo de esquerda que só faz aumentar o potencial das classes média/média baixa de ser convenciadas que Dilma representa algo nesse sentido e que ao contrario de Lula ela nao seja pragmatica e não tenha nenhum compromisso em se posicionar contra medidas que possam a vir para instalar um contexto " Bolivariano " por aqui.

    augustinho

    Leo, desista enquanto é tempo. Aquela demonizaçao que passa pela tua cabeça nao passa pela cabeça do eleitor,.Radicalismo de esquerda é o que? Somos a favor de cuba sim, a favor de paz e relaçoes com o Ira sim senhor e de vender ao irã tudo o que pudermos. Radicalismo é a Vejota e voce, A china tambem nao aceita e impede
    o cerco e ataqueao Irã: é vizinha e tem interesses, babaca.
    Mas gosto do seu ' raciocinio': continue assim embora falte "combinar com os russos."

Roberto

AZENHA, E LEITORES
LEONIDAS BATISTI:
OUVI HOJE uma pessoa mais ou menos esclarecida, falando deste medo que o Sr se refere: Dilma tem dado mostras que ''pode'' levar o país mais à esquerda… E não houve ideia que desmentisse este medo, portanto, a vossa avaliação parece que tem fundamento.
Penso que uma das questões que a campanha Dilma/PT devem enfrentar é justamente sobre a questão economica e neste ponto, entra tb a ESCOLHA DO VICE: O F. Meireles parece comprometido com a causa principal, que é a Nação brasileira, independente de partido…
Pode ser viável a sua escolha como vice com Dilma?
EM TEMPO: Marina Silva adotou uma campanha via internet, que trabalha em progressão geométrica!!!
A sua campanha vai surpreender… É baseada na experiencia do Obama, que ganhou as eleiçoes via NET.
Consiste no seguinte: um admirador da MSilva recebe um convite para participar da campanha…. Sem compromisso. Ao aceitar, todos os endereços do referido "participante" da campanha, irão receber o convite e a divulgação… com CADA UM DESTES, se repetirá o mesmo fato.
Como é uma campanha aparentemente inofensiva, a divulgação está garantida. GRATIS…

Julio Silveira

A atenção com essa midia que nos temos tem que ser sempre dobrada e supervisionada.
Partido como o PT que muda esquemas de governo, muda status quo não pode se dar ao luxo de esperar contar com fidelidades e parcerias daqueles que ele saca da possibilidade de influir nas decisões sobre as coisas publicas.
Aqui no RGS, é um exemplo vivo, faziam adminsitrações exemplares, mas em função de seu zelo pelas coisas publicas quando confrontaram interesses fortes passaram a ser esteriotipados como radicais, atrazados etc…, sendo a midia local o principal fator de integração das forças da oposição no estado.
Que tinha "jornalistas" especializados no jogo sujo.
Interessante foi verificar que conseguiram, para o mal da população em geral, retirar o PT dos governos da capital e do estado, nos legando o atraso que todos conhecem no Brasil, ou seja preconceito contra as periferias, tanto nas capitais, como nas cidades metropolitanas. E principalmente aqui, ruralistas latifundiarios os chamados de gigolos de vacas, com grande peso politico.

Lucia

Marco Doniseti, concordo com seus argumentos, mas um deles não posso concordar, é o que diz: " já ganhou", o "salto alto", no meu entender não vejo Dilma neste termos, pelo contrário toda as vezes que se pronunciou a respeito das pesquisas, ela foi bem realista, quanto a pesquisa em si, parece-me que foi feita exclusivamente para o lançamento da candidatura do Serra, todos sabemos que o Serra é um égolatra, tem que se lançar em cenário favorável, para isso conta com a " Força Serra Presidente" através de seu instituto de pesquisa.

    Marcos Doniseti

    Lucia, a Dilma nunca disse já que 'já ganhou'.

    Mas, sinto entre muitos eleitores petistas e da Dilma esse clima de 'já ganhou', sim, sendo que teremos uma campanha muito dura pela frente.

    E o meu temor é que o clima de 'já ganhou' contamine a campanha da Dilma, levando a que o pessoal que irá comandar e organizar a mesma entre também neste clima. E isso é tudo o que não podemos permitir.

    Dilma tem tudo a seu favor para vencer a eleição, mas se entrar de 'salto alto', e a militância e os eleitores dela se acomodarem, as coisas poderão se complicar.

    Meu texto foi mais um alerta geral para evitar essa postura de 'já ganhou' e fazer o povo abrir os olhos para perceber que a Direita reacionária deste país fará de tudo para ganhar a eleição, apelando para tudo quanto é mentira e baixaria. E isso já começou há bastante tempo e irá piorar ainda mais à medida que se aproxima a eleição.

    Quanto à pesquisa Datafolha, ela também faz parte desta estratéria de ajudar Serra às vésperas de lançar a sua candidatura. E teremos muitas outras pesquisas falsas feitas pelo Datafolha e pelo Ibope, ainda. Espero que a Sensus e o Vox Populi não entre nesse esquema. Se isso acontecer, muitos eleitores poderão acreditar nestas falsas pesquisas e votar no Serra. Falsifica-se pesquisas justamente porque se sabe que muitos eleitores gostam de votar em quem 'irá ganhar'.

    Então, todo cuidado é pouco nesta campanha.

    francisco.latorre

    o já ganhou tem sua utilidade.

    aumenta o desespero da oposição.

    e faz com que tenham que jogar tudo antes da hora.

    pense nisso.

    pelo menos o meu já ganhou é assim.

    pra consumo externo…. pra desestabilizar o adversário.

    ficamos assim…

    entre nós… continuamos trabalhando firme. rumo à vitória.

    pros de fora… cantamos vitória. pra zoar a reação… e fortalecer a onda dilma.

    faz sentido?…

luis

ora, se o caso Bancoop e as multas por campanha antecipada tivessem peso na pesquisa, Lula não tinha subido na aprovação … até o Clóvis Rossi estranhou a pesquisa ….

Fabio_Passos

Não acredito em globope e datafrias.

Agora então… quando globo, veja, fsp e estadão selaram pacto para divulgar apenas datafrias e glopobe, a liberdade para fraudar resultados é maior.

Outra questão é: Quando é que as propostas vão entrar em discussão?
Aí será um momento importante para diferenciar projetos.

Maria Dirce

Lula explode em popularidade maior recorde desde 2001 e a mulher que ele apóia esta atrás de Serra 9 pontos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

sergio

esa pesquisa é forjada para animar o bunker do psdb, não há motivo para o vampiro crescer

Nilson E da Silva

Um crescimento de 7 pontos de uma pesquisa para outra sem que nenhum fato político relevante tenha ocorrido é sem dúvida suspeito.
Cabe a campanha de Dilma apresentar novos dados, e assim demonstrar que a FSP mente ou manipula os dados.
Ficar esperando apenas que o IBOPE e a FSP divulguem suas pesquisas pró Serra, é no mínimo subestimar a oposição ou ingenuidade.

Marcos Doniseti

Os casos do Bancoop e da Eletronet foram apenas amostra grátis perto do bombardeio que Dilma e o PT sofrerão nesta campanha eleitoral.

O interessante dos comentários que li, até o momento, é que poucos se deram conta do meu verdadeiro objetivo com este texto, que é o de alertar contra o clima de ‘já ganhou’ e contra o ’salto alto’.

Se Dilma entrar no clima de ‘já ganhou’, poderá vir a ser derrotada, sim.

Já perdemos uma Copa do Mundo, no Maracanã, contra uma seleção que derrotavámos quase sempre… E as lições da história valem para tudo: esporte, política, etc.

Glecio_Tavares

Uma pesquisa com a intenção de votos com os numeros dos partidos, como será na urna eletronica, com a numeração 13 (PT), 12 (PDT), 45 (PSDB)
A Dilma teria no mínimo 60% dos votos. Analisem que muitos que dizem que votam no Serra, imaginam que ele é o candidato do Lula. La no http://www.tijolaco.com vi que muitos ainda não sabem quem é Dilma, e dos que sabem que é ministra, muitos não sabem que é a candidata do PT apoiada por Lula. A desinformação faz parte de nossas leis retrógradas que não permitem que Lula diga abertamente em quem ele vota. Por enquanto. Quando a candidatura for formalizada cairá por terra a desinformação pregada pela oposição e pelo TSE, conforme as leis eleitorais de nosso país.

Cecéu

Creio que nem Lula nem Dilma devem esboçar nenhuma reação no campo que os marqueteiros chamam de "negativo". Tudo deles vindo deve ser positivo e otimista. Mas não custa aos partidos (PT e aliados) constituirem desde já uma tropa de choque jurídica, para defender e atacar nos tribunais. Também não custa tentar abrir espaços na Mídia, conquistando terreno em território inimigo. A mídia todos sabemos quem é, mas aos olhos do povo ela se faz de santa e imparcial. Pois cada vez que ela assim fizer, que se entre por esta brecha para aproveitar sua estrutura.

Fred Oliva

Acabo de visualizar, em uma banca da Av. Paulista, uma promoção emblemática…

Conseguiram unir o INÚTIL (O Estadão) ao DESAGRADÁVEL (a Veja).

Dentro de uma sacola plástica, por R$ 9,90, o incauto (ou imbecil) leitor pode levar o Estadão e a Veja, juntos… nem vai precisar raciocinar para entender as matérias. Se for reaça, é só engolir, sem ter que mastigar… Só faltou colocarem, como bônus adicional, um poster do Reinaldo Azevedo nú.

Que vergonha! O Cartel explícito; sem decoro ou senso de proporção.

E pensar que tem quem goste disso…

Marat

Eu não acredito que Dilma tenha estacado e Serra crescido. O PSDB é forte onde há muitos televisores, jornais e revistas do PIG, e onde o capitalismo excludente é forte, como é o caso de São Paulo. Nos estados do NE, no RJ, em MG e em algumas regiões do N, acredito que Dilma crescerá ainda mais. No sul e sudeste, o coronelismo é fortemente apoiado pelo PIG. É ai que a militância progressista precisa levar seus ideais. Mídias alternativas têm de ser criadas. Blogs e páginas progressitas têm de ser lançados e divulgados diariamente!!!

francisco.latorre

eps…

considerar os dados dessa datagolpe isoladamente não leva a nenhum lugar.

os dados são insuficientes. e pouco ou nada confiáveis.

terá efeito contrário. como toda maracutaia.

vai vitaminar o dilmismo-lulismo.

a estratégia é mentir até o fim.

e dizer que vox populi e sensus. é que mentem.

é claro que não vai dar certo.

Messias Macedo

"PERA LÁ!"

"Mas, me parece mais do que evidente que se Dilma quiser continuar crescendo nas próximas pesquisas, a sua campanha terá que se esforçar muito para criar fatos novos que tenham repercussão junto ao eleitorado e que possam permitir a continuidade do seu crescimento nas pesquisas." Marcos Doniseti
Que campanha?! Dilma Brasileira Rousseff é, ainda, a ministra-chefe da Casa Civil do governo Lula, empenhadíssima na preparação do PAC 2 e nas demais inúmeras demandas da governança. Ademais, até agora, Dilma é, simplesmente, a pré-candidata do PT à sucessão presidencial.
Doniseti, "Não se avexe, não!' : 'destá' começar a campanha no rádio e na TV – e a realização do primeiro debate – pra tu ver como é que se 'alaga' (afoga!) um (DEMo)tucano puro-sangue de vampiro!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

    Marcos Doniseti

    Messias, vamos aos fatos: Estão todos em campanha! Serra, Dilma, Marina, Ciro…Serra está gastando os tubos em propaganda, pedalando em passeio ciclístico, etc. Dilma viaja com Lula pelo Brasil inteiro para se tornar conhecida, ligar seu nome ao do Presidente. Ciro e Marina declaram que se forem eleitos irão unir o PT e o PSDB. Se isso não é campanha, é o que? Nossas leis, como sempre, são hipócritas. Proíbem tudo e, daí, de tão rígidas, acabam não sendo cumpridas e viram leis para 'inglês ver'.

    Messias Macedo

    Prezado Marcos Doniseti, o que estou tentando chamar a atenção é para o fato de que o momento impinge restrições, limitações, inclusive jurídicas. Portanto, a campanha de Dilma irá deslanchar a todo vapor no momento certo, na hora certa! Exigir uma postura mais, digamos, agressiva da candidata pode nos levar a ilações equivocadas – e intempestivas!
    Parabéns pelas suas análises e reflexões!
    Muito obrigado pela deferência!
    Felicidades!

    Saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Cecéu

A prudência manda partir para a ação imediatamente. Por exemplo, é inconcebível que Lula não possa fazer suas inaugurações, aceitando ficar encantoado por ameaças do TSE. Esta deverá ser uma batalha a ser travada em todas as frentes: Parlamento, Justiça e Mídia, porque não? Grande erro é dar as costas à Mídia, subestimar o valor da exposição na Mídia, alegando que ela é corrompida pela direita. Se houver agora uma inflexão positiva na curva do crescimento da Dilma, ela estará em situação confortável para o início da campanha, afastando a idéia de que Serra continua na dianteira e é favorito. Por outro lado, tenho visto pessoas de razoável cultura dizerem: "O Lula já fez muito. Agora é a vez do Serra." Eles não têm a mínima idéia do que está em jogo neste momento, e devem ser esclarecidos acerca de que a candidatura Serra significa a volta ao abominável passado. Outra coisa, é que creia que a oposição tem um grande estoque de balas de parta, situações que pode criar para dinamitar a Dilma. Mas foi obrigada a atirar com um monte delas agora, para que Serra não se lançasse candidato numa situação desfavorável.

    francisco.latorre

    tão gastando bala de prata desde 2005.

    o estoque tá zerado.

    enquanto isso… o arsenal de lula cresce e aparece.

Messias Macedo

O autor do texto acima faz um esforço hercúleo para destrinchar os resultados de uma pesquisa desprovida de conteúdo, disforme, facciosa… Portanto, gastemos energias com coisas mais producentes! Mesmo porque querer dar ares de cientificismo às malandragens do PIG, é fazer o jogo dos aventureiros irresponsáveis, falsários!

República de Nós Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Marcos Doniseti

    Messias, você precisa frequentar aulas de interpretação de texto. Eu também desconfio do Datafolha (inclusive eu disse isso no texto, mas parece que você somente leu o que lhe interessava, correto? ridículo!).

    Mas, qual foi a reação da campanha de Dilma à pesquisa do Datafolha? Se ela fosse falsa, mesmo, estariam botando a boca no trombone. Também desconfio da subida de Serra, mas a campanha contra Dilma, Lula e o PT foi violenta nas últimas semanas. Então, não descarto a possibilidade de que essa campanha tenha suttido efeito e impedido a continuidade da ascensão de Dilma. O que estranhei, mesmo, foi a subida de Serra, em 4 p.p. Mas, no texto que escrevi eu também disse que o Datafolha poderia ter dado uma ajuda para Serra na pesquisa, sim. Somente você que não percebeu isso, pois você lê o que quer e não o que está escrito.

    Messias Macedo

    Doniseti, lamento o tom desproporcionalmente agressivo: "Messias, você precisa frequentar aulas de interpretação de texto."
    Precisamos ser mais tolerantes com o contraditório, mesmo porque o contraditório necessariamente não significa divergência ou premissa excludente!
    Lembre-se: "Todo ponto de vista é a vista de um ponto!"

    Saudações democráticas, progressistas… E civilizatórias!,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

    Marcos Doniseti

    Messias, eu não quis aparecer agressivo e nem intolerante, mas eu apenas tentei chamar a atenção para o fato de que no meu texto eu também demonstro a minha profunda desconfiança com relação ao Datafolha, mostrando as suas íntimas conexões com a campanha de Serra e parece que você não percebeu isso.

    Saudações democráticas, progressistas e civilizatórias da minha parte também. E vamos trabalhar duro para ajudar a eleger Dilma, porque não ganhamos nada, ainda.

Marcelo Ribeiro

A estratégia da grande imprensa é clara: na medida que a pesquisa DataFolha tenta mostrar à população um suposto crescimento das intenções de voto com relação à Serra, mas também detecta um recorde na popularidade de Lula, tenta com isso descolar a boa imagem do Presidente com relação à sua candidata, a ministra Dilma. Isso ficou absolutamente claro na entrevista concedida por Serra a José Luis Datena, na Rede Bandeirantes, onde o apresentador repetia como um mantra que " o governo Lula era bom, mas quem governaria seria Dilma". A grande preocupação da imprensa e da oposição é com a solidez da imagem de Lula, que, sabem, não poderá ser destruída com factóides. A solução encontrada: afastar a imagem da candidata da imagem da imagem do bem avaliado Lula, induzindo a população a pensar que um eventual governo Dilma não terá o sucesso alcançado pelo atual governo.

    valmont

    Não apenas pretendem "descolar" Dilma de Lula, mas tentam colar a imagem de Serra a Lula, assim como fez o espertalhão Sérgio Guerra, presidente tucano, em Pernambuco.
    Os discursos de Serra tentam "surfar" (ou dar uma roubada) na onda Lula.

pereira

As pesquísas estão manipuladas, não dar para acreditar em nem uma, isto não especulação, efato.

    Marcos Doniseti

    Também acredito que são, mas a campanha midiática contra Lula, Dilma e o PT foi muito forte nas últimas semanas. E a campanha de Dilma não produziu nenhum fato de impacto junto ao eleitorado nas últimas semanas. Isso acontecerá, agora, com o lançamento do PAC 2.

Messias Macedo

EUREKA:
a providencial pesquisa do DATA-DA FOLHA- DA DITABRANDA teve como objetivo precípuo a tentiva de operar o milagre da "RESSUSCITAÇÃO" da candidatura moribunda do tucanoDEMoníaco José (F)ERRA – perdão, ato falho -, José (B)ERRA, melhor, José (S)ERRA!

Boa Páscoa! E deixemos a DIREITONA sorver o vinho da mentira e da traição!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Augusto da Fonseca

O inexplicável aumento de vantagem do Serra sobre a Dilma (Datafolha)

Minha cabeça de engenheiro sempre exige explicações racionais para explicar números de pesquisas de opinião. Minha neta de três anos não é engenheira (ainda), mas gosta que eu explique tudo com lógica.

Diante dos últimos resultados do Datafolha, que mostram um aumento na vantagem do Serra sobre a Dilma, de cinco para nove pontos percentuais, ela me fez as seguintes perguntas:

1. A Dilma não cresceu 20% na pesquisa espontânea, passando de 10% em fevereiro para 12% agora em março?

2. O Serra não ficou estagnado em 8%, na espontânea, nesse mesmo período?

3. A rejeição ao Serra não se manteve no mesmo patamar de 25%, entre a pesquisa anterior e esta?

4. A rejeição à Dilma não se manteve no mesmo patamar de 23%, no mesmo período?

5. Houve algum fato novo relevante para o crescimento do Serra?

6. Será que inauguração de maquete de ponte e demolição de prédio foram suficientes para aumentar a indicação de voto no Serra?

7. Houve algum fato relevante para a estagnação com ligeiro decréscimo da Dilma?

8. A Dilma não continuou inaugurando obras importantes todos os dias?

7. Se a porradaria (desbocada essa menina) das Organizações Serra em cima do Zé Dirceu e do Vaccari tivesse interferido na avaliação dos eleitores pesquisados não seria natural o aumento da rejeição à Dilma?

8. Finalmente, o aumento da avaliação do governo Lula, que atingiu o recorde nas pesquisas do Datafolha com 76%, não taria vantagem para a Dilma em vez de trazer vantagem para o Serra, como tenta demonstrar a Folha de São Paulo?

(continua em http://migre.me/rUSj)

*

    Marcos Doniseti

    A pancadaria da Grande Mídia pode não ter aumentado a rejeição contra Dilma, mas pode ter impedido que ela continuasse a crescer. Aliás, não foi examente isso que a Direita combinou lá no Instituto Millennium? baixar o sarrafo na Dilma, Lula, PT e barrar o crescimento dela? E as matérias de capa da 'Veja'? e o caso da Eletronet? e a tentativa de ligar Dilma e Fernando Pimentel ao mensalão? eu sei que tudo isso é mentira e falsidade, mas vá dizer isso para a população que se informa pela Grande Mídia. Veja o que esta fez no caso do julgamento dos Nardoni. Estes, independente de serem culpados ou não (e penso que são) já estavam condenados previamente, tal a campanha midiática que se fez contra eles. Se a Grande Mídia não tivesse força, porque gastaríamos tanto tempo e energia atacandoa-a, hein?

    Mas, note que o meu texto é otimista, dizendo que Dilma tem tudo para vencer a eleição. Ela somente não pode subir no salto alto e achar que já ganhou, senão poderá se complicar. É tão difícil de compreender isso?

    francisco.latorre

    você é o marcos d… das análises econômicas?… aprecio muito.

    a veja não influi nad.

    o truque… a fraude encomendad… é pra encobrir o apagão de credibilidade do midião golpista.

    não vai dar certo.

    nem devemos prestigiar.

    tranquilo… é outro tiro no pé.

    vai sacudir a militância… e os brasileiros preocupados em evitar o retrocesso… que são muitos… em todas as classes.

    abraço… e fique frio.

    ninguém tasca. é dilma 2010.

Marcos Doniseti

Azenha, obrigado por publicar o meu artigo aqui no 'Viomundo'. E também escrevi um complemento do mesmo, que é este outro texto aqui:

Reagindo à ofensiva midiática contra o Governo Lula, contra Dilma e o PT!

O governo Lula, o PT e a campanha de Dilma precisam reagir rapidamente contra a ofensiva midiática, que já começou e com toda a intensidade, vide os casos da Eletronet e do Bancoop.

Como poderia se dar essa reação? De várias maneiras:

1) Explorar e divulgar ao máximo as realizações do governo Lula e os bons resultados da economia e da área social nestes 8 anos de governo Lula. Este ano será de crescimento, queda do desemprego, aumento da renda da população, redução da pobreza e tudo isso deve ser realçado nas falas do Presidente Lula, de Dilma, dos líderes do PT e da sua militância.

Deve-se usar de todos os meios para se divulgar tais obras e realizações: discursos do Presidente Lula, falas de Dilma, discursos de parlamentares do PT e da base aliada no Congresso, em entrevistas para a Mídia, blogs, redes de e-mails, etc;

2) Lula tem que botar a Grande Mídia contra as cordas, sem falar de eleição ou em Dilma, até antes da campanha eleitoral começar oficialmente quando, daí, ele poderá explicitar a sua posição sem ser punido. Lula tem que mostrar para a população que a Mídia tem lado nesta eleição e que atua como um partido político, apoiando ostensivamente a candidatura de Serra;

3) Quanto à campanha de Dilma em si, ela tem que colocar a militância nas ruas, mobilizar os movimentos sociais organizados (que sofreriam uma grande derrota caso Serra fosse eleito), fortalecer a campanha na Internet, organizar manifestações populares (mesmo que com poucas pessoas, mas que fizessem bastante barulho e tivessem repercussão na Mídia, mesmo que local ou regional), ocupando todos os espaços públicos possíveis e imagináveis, tantos os virtuais, como os reais;

4) Todos os ataques da Grande Mídia contra o governo Lula, Dilma e o PT devem ser respondidos imediatamente, não deixando nenhum ataque sem resposta e denunciando as mentiras e falsas acusações que forem feitas pela mesma;

5) Reforçar a ligação de Serra com o governo FHC, de quem o governador tucano foi ministro por 8 anos;

6) Comparar o governo Lula com o de FHC, mostrando a imensa superioridade do governo atual sobre o do tucano, e reforçando o fato de que um eventual governo Serra retomaria as mesmas políticas colocadas em prática no governo do Farol de Alexandria, como as de privatizações, terceirizações, arrocho salarial, desnacionalização da economia, tentativa de acabar com os direitos trabalhistas, submissão aos interesses imperialistas dos EUA, empréstimos ao FMI, entre outras medidas que prejudicaram fortemente o desenvolvimento do país;

7) Mostrar o descalabro social e administrativo em que se encontra o estado de SP, com educação pública ruim, a péssima segurança pública, os baixos salários do funcionalismo público, as enchentes, a repressão aos movimentos sociais organizados, enfim, denunciando toda a mediocridade do governo de Serra no estado de SP nos últimos anos e o seu fracasso em melhorar a vida dos paulistas;

8) Reforçar a ligação de Dilma com o Presidente Lula, mostrando a fundamental participação que ela teve em projetos fundamentais do mesmo, como o do Pré-Sal, PAC e 'Minha Casa, Minha Vida', e deixando claro para a população de que Dilma é a candidata do Presidente Lula à sucessão e que dará continuidade ao seu governo, procurando acelerar e aprofundar as mudanças iniciadas no mesmo.

Tudo isso permitiria à campanha de Dilma combater e derrotar a ofensiva midiática contra a sua candidatura, contra o PT e, até, contra o governo Lula, conquistando-se mais uma fundamental vitória na eleição presidencial deste ano.

Assim, poderemos dar continuidade ao projeto de mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que foram iniciadas pelo governo Lula e que visam construir uma Nação mais justa, democrática, solidária, fraterna, desenvolvida e soberana.

http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com/2010

Dartagnhan

Faltou-lhe comentar sobre a pesquisa espontânea.

    Marcos Doniseti

    Comentei, sim, sobre a pesquisa espontânea, no meu artigo, quando disse que 59% dos eleitores ainda não escolheram candidatos na mesma. E reforcei o meu comentário quando disse que isso demonstra que a massa, o povão, ainda não está pensando em eleição e que isso somente acontecerá depois da Copa do Mundo e será reforçado quando começar o horário eleitoral.

Roberto Locatelli

A pesquisa databranda é, certamente, uma pesquisa manipulada.

O lado positivo é que isso evitará a perigosa atitude do "já ganhou". Temos que quadruplicar nossa militância, falando com parentes e amigos e postando comentários não apenas nos blogs e sites progressistas, mas principalmente nos sites da velha mídia, como UOL, Globo, CBN, Terra, Estadão, etc. Isso é fundamental, pois esses sites têm milhares e milhares de visitantes neutros, que entram em busca de informação. Nós temos que lhes levar o outro lado.

Dirck

AINDA TEM LUGAR NA VAN – gritam desesperados os anti-Lula (4%), na Folha de São Paulo.

Tweets that mention Marcos Doniseti:As novas etapas da campanha presidencial | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by danielison. danielison said: Marcos Doniseti:As novas etapas da campanha presidencial – http://tinyurl.com/y9to5rs (via @viomundo) Quem acredita na FSP? […]

Leider_Lincoln

Eu sempre me lembro das palavras de Joseph Goebbels e de Abrahan Lincoln, que não são excludentes, mas complementares.
O ministro da propaganda nazista disse: "'minta, minta que alguma coisa fica”
Já o presidente estadunidense afirmou que "Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo…"
Ambos estão corretos. A imprensa começou a mentir bem cedo e alguma coisa sempre ficará. Todavia, isso será feito ao custo da sua própria credibilidade, por que com o tempo as pessoas absolutamente não acreditarão mais na imprensa. Vejam vocês que as mentiras foram desmascaradas em um prazo muito curto e ficará na memória das pessoas, mais que as próprias mentiras, quem mentiu. Ter-se-á a sensação nítida, até o fim do ano, de que "é só mais uma mentira".
Todavia, faltou combinar com os russos que, depois do Fla x Flu, como as coisas ficarão? Uma mídia que não tenha qualquer credibilidade é bom para quem? Não para a democracia, posso garantir…

    Glecio_Tavares

    Genial Leider.
    A irresponsabilidade da mídia beira a loucura, pois em dois cenarios, ganhando ou perdendo, se acabam.
    Se Dilma ganha fica patente que a mídia pode ir abrir um circo pois nunca mais será levada a sério.
    Se PSDB vence (cruz-credo), qualquer coisa que aconteça a mídia também será responsabilizada por seu apoio incondicional a uma candidatura das trevas.

    Marcos Doniseti

    "Vejam vocês que as mentiras foram desmascaradas em um prazo muito curto e ficará na memória das pessoas, mais que as próprias mentiras, quem mentiu".

    Será que, para o Grande Público, tais acusações foram desmascaradas, mesmo? Nõs, que frequentamos a Internet, tendo acesso a outras fontes de informação, que não o PIG, sabemos que foram.

    Mas, e quem se informa pelo PIG, que é a imensa maioria da população?

    francisco.latorre

    a população não dá bola pro pig.

    não mesmo.

    só a classe média encabrestada.

Nelson Mosquera

O longo artigo sobre o DataForça ( aquele que dá uma "forcinha") mostra bem a tática do PIG de gerar manchetes contra a Dilma ( estacionou…) e textos internos mais próximos dos fatos.

Geloca

Sinto muito mas a argumentação do Doniseti não me convenceu, acho esquisito que de repente o quadro tenha mudado tanto! Como o PHA, eu acredito em tendências e que as coisas não se dão exatamente com nos fazem crer quaisquer pesquisas.

    Marcos Doniseti

    O quadro não mudou tanto. Dilma apenas parou de crescer, em função do bombardeio que sofreu por parte do PIG (tentaram até ligá-la ao mensalão, o que é o fim da picada), de que ainda é pouco conhecida do eleitorado, de que muitos eleitores não sabem que ela é apoiada por Lula e que Serra teve uma forte exposição positiva na mídia, com propaganda governamental, programa do Datena, empurrando mulher em cadeira de rodas na praia… Com o PIG é assim: Serra espirra e isso já vira manchete, com algo como: Serra espirra melhor do que Dilma.

    Samuel

    Marcos com todo o respeito a sua opinião, também acredito como a maioria aqui que esta pesquisa foi manipulada. Se forem verificar a fundo a verdade aparecerá.

    Marcos Doniseti

    E eu deixei bem claro no meu texto que não descarto essa possibilidade, não, inclusive apontando as ligações da 'Folha' com o Serra. O que eu queria, mesmo, é mostrar que a campanha de Dilma tem que continuar trabalhando duro para evitar o 'já ganhou' e o 'salto alto', pois já tem muitas pessoas cantando vitória antes da hora. Dilma cresceu porque fez as coisas certas até aqui. Se parar de crescer, então é preciso refletir sobre os motivos disso e ver o que está errado na campanha.

    A campanha será pesada contra Dilma e vão fazer de tudo para 'desconstruí-la'. A baixaria já começou e ficará ainda pior daqui para a frente.

antonio carlos

deu na folha de s.paulo
Vento sul
Deu na coluna Painel:
A campanha de José Serra tentará aproveitar o bom resultado no Sul (crescimento de dez pontos no Datafolha) para equacionar seus palanques na região.
No Rio Grande do Sul, o fôlego tomado permite sonhar com dois cenários: a) que José Fogaça (PMDB), líder nas pesquisas, pense duas vezes antes de apoiar Dilma Rousseff (PT); b) que Fogaça, diante da recuperação ensaiada por Yeda Crusius (PSDB), desista de trocar a segurança da Prefeitura de Porto Alegre pela incerteza da disputa, levando o PMDB para a órbita de Serra já no primeiro turno. Em Santa Catarina, os números reaproximam o PSDB e do PMDB, que flertava com Dilma. No Paraná, o PT fica mais dependente de uma eventual aliança com Osmar Dias (PDT).
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Começam a ficar claro os números dessa pesquisa

Eugênia

Me parece que o Datafolha deu uma forcinha para o Serra. Contudo, para mim, essa forcinha se situa no mesmo campo dos ataques tipo Eletronet e Banccop. Ou sejam mentem na campanha difamatória e mentem nas pesquisas (não vamos esquecer o Ibope). Mesmo porque se ganharem a eleição quem depois vai questionar as pesquisas? A mídia está indo para a campanha eleitoral no tudo ou nada. Esses aspectos só reforçam o fato de que a campanha Dilma precisa estar muito atenta e tomar as medidas e iniciativas necessárias sem direito a qq tipo de descanso, ou o jacaré abraça.

    Marcos Doniseti

    É claro que manipular pesquisas eleitorais faz parte da campanha. Aliás, qual é a novidade disso, mesmo?

    Vide a Marta em 1998, o Jacques Wagner em 2006… E é por isso mesmo que Dilma não pode entrar no clima de já ganhou, senão a coisa poderá complicar muito.

    Será que ninguém aqui percebeu que o meu artigo é um alerta contra o perigo do 'salto alto' e do 'já ganhou' por parte da campanha da Dilma?

Miro Alves

O texo demonstra como os pretensos analistas políticos dedicam-se a praticar um verdadeiro espetáculo de tolices, desculpas esfarrapadas, para justificar seus desejsos.
O texto demonstra também o desespero de todos que anunciaram a catastrófica previsão de que Dilma assumiria a dianteira já no final de março

miguel grazziotin

Acho que o poder do PIG é muito grande, exatamente nos estados mais populosos, SP,RJ,MG,RS e que Dilma terá de ser avassaladora nos demais para compensar as perdas.Temo nao ser suficiente. A pesquisa no RJ é preocupante.Lá Lula venceu bem Alckmin, e agora Dilma empata……acenda-se a luz amarela.
http://www.miguelgrazziotinonline.blogspot.com

    valmont

    Lula tem que dar um recado muito claro ao Rio de Janeiro para recuperar-se da desgastante discussão sobre os royalties do petróleo. No mais, creio que Dilma tem muito espaço para crescer no Estado.

Humberto

Além do que acabei de ler que na pesquisa espontânea, a Dilma continua crescendo e o Serra estacionou. Detectaram ainda várias contradições desta pesquisa "levanta defunto" para o encontro dos Tucanos & Cia Ltda. que vem aí, tentando animar sua militância: "Mas a pesquisa espontânea, quando nenhum nome de candidato é citado, e o pesquisado apenas é perguntado em quem votaria para presidente nas próximas eleições, Dilma subiu para 12% (tinha 8% em dezembro e 10% em fevereiro) enquanto Serra ficou nos mesmos 8%, o mesmo percentual de dezembro." (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010
Estou ansioso por mais informações e análises dessa pesquisa.

    Marcos Doniseti

    Mas, na pesquisa espontânea, 59% dos eleitores ainda não escolheram candidato. Porque? porque o povo ainda não está pensando em eleição… E somente fará isso depois da Copa do Mundo e, mais ainda, quando começar o horário eleitoral. Até lá, o eleitorado cuidará da própria vida…

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