Marcos Coimbra: Como perder uma eleição sem cair no ridículo

Tempo de leitura: 2 min

por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense, via blog do Nassif

Nas eleições, chega uma hora em que todos os candidatos, menos um, tomam consciência que vão perder (ou que já perderam). Há casos em que a disputa permanece acirrada até a véspera e ninguém é obrigado a fazer essa difícil admissão. São mais numerosas, no entanto, as que logo se afunilam e se resolvem cedo.

Os políticos sempre entram nas eleições esperando ganhar, mesmo quando sabem que suas chances são mínimas. Existem os que participam apenas para defender posição ou divulgar as plataformas de seus partidos, mas são raros. Também há os exibicionistas, cuja única intenção é usufruir o prazer de se ver na televisão. Esses não contam.

Depois que as campanhas começam, a expectativa de vitória costuma tornar-se certeza. Por menores que sejam, os candidatos vão se convencendo que suas possibilidades são grandes. Talvez porque convivam principalmente com seguidores e áulicos, talvez porque confundam a boa educação dos cidadãos para com eles, fantasiando que uma simples cordialidade traduza apoio. Mas é certo que, a alturas tantas, todos achem que vão ganhar.

Ao contrário do que se poderia imaginar, as pesquisas eleitorais não mudam sua opinião. Não é por estar lá atrás e haver outros mais bem situados que eles pensam com mais cautela. Todos têm vários exemplos para citar, de políticos que começaram mal nas pesquisas e terminaram ganhando.

A constatação de que uma derrota é iminente é especialmente complicada para os candidatos maiores, dos grandes partidos. Ainda mais se estiveram na liderança das pesquisas.

Agora, por exemplo. O que deve fazer um candidato como José Serra? Como deve se comportar nos 20 dias finais desta eleição?

A imensa frente que todas as pesquisas dão a Dilma poderia ser desconsiderada. Afinal, pesquisa é pesquisa e não é eleição. Mas, será que ele não percebe de outras formas que sua chance de vencer é remota? Será que não vê isso no olhar até de seus seguidores mais fiéis?

Ninguém gosta de chegar à conclusão que um projeto acalentado há muito tempo não vai dar certo, antes que a inevitabilidade se imponha. Não faz parte do senso comum a expressão “a esperança é a última que morre”? Que, enquanto há vida, não se deve renunciar a ela?

O problema é que, quase sempre, esses momentos levam as pessoas a gestos extremos, nos quais não se reconheceriam em condições normais. O ateu vira crente, o racional vira místico, o sério pode ficar ridículo. O arrependimento por essas guinadas costuma ser grande.

Na política, encruzilhadas desse tipo são ainda mais perigosas. A caminho da derrota, o candidato se isola cada vez mais, começa a ouvir apenas os assessores que o aconselham a fazer de tudo, a tentar qualquer coisa. A usar de qualquer recurso e não admitir o insucesso.

Nessa hora, os candidatos deveriam parar de pensar no que ainda resta a fazer, no esforço inútil de reverter uma situação sem perspectiva, e olhar para frente. Perder e ganhar são parte da vida de quem opta por uma carreira política. Ganhar é sempre melhor, mas perder mal é muito pior que saber perder.

Tanto Serra, quanto as oposições, precisam pensar no que vão fazer nos últimos 20 dias destas eleições. Podem continuar no rumo em que estão, tentando tudo (e mais alguma coisa) para mudar o desfecho que todos antecipam. Podem continuar a fazer como fizeram desde o ano passado, quando embarcaram na canoa que os trouxe até aqui.

* Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Amaro

Serra deveria aproveitar esses 20 dias para esclarecer o que a filha dele aprontou com Verônica Dantas no exterior.

Luis Souza

Basta lembrar do Lula nas derrotas anteriores. Ele sempre perdeu com dignidade, e, na verdade, estava construindo uma vitória futura. Seu reconhecimento é impressionante. Mesmo nas disputas perdidas com FHC, no fundo, no fundo, o Lula foi o vencedor daquelas eleições.

Baixada Carioca

Vejam que pérola do Celso de Barros. Numa análise que faz da reporcagem da Veja (n. 36) ele descobre que o lixo inocenta Dilma de qualquer coisa sobre os vazamentos de dados em Mauá.

Alertada, em maio, sobre as movimentações clandestinas de seus auxiliares, Dilma determinou a imediata desmobilização do esquema de espionagem [não, não foi a Carta Capital que disse isso, foi a Veja – NPTO] (…) O que Dilma não sabe é que, ao desmantelar o grupo, ela acabou salvando um de seus principais assessores de se ver envolvido em um escândalo. Dias antes de o grupo ser desfeito, o ex-ministro Antonio Palocci tinha sido escolhido como alvo imediato do grupo de arapongas. Para resolver uma disputa de poder entre os próprios petistas, o núcleo decidiu convencer uma conhecida figura do ramo de diversões masculinas a prestar um depoimento à Polícia Federal. Em troca de 4 milhões de reais, a mulher acusaria o ex-ministro de ter usado dinheiro público para patrocinar festas em Brasília. Benedito estava encarregado de recolher o dinheiro com empresários mineiros. Fogo amigo também queima (Na Prática a Teoria é Outra: Celso, 2010).

Ele diz ainda que pela teoria da Veja, "a origem da quebra de sigilo estaria em um grupo de inteligência petista que incluiria o Fernando Pimentel, que, por ter participado de um jantar com o tal do Amaury, seria suspeito de ser o elo perdido entre a quebra do sigilo e a Dilma". O parágrafo em destaque acima é a antítese da mente perversa de quem escreve naquele lixo midiático. Então Dilma seria a responsável por desmantelar um grupo que tinha um esquema de espionagem. Daqui a pouco a gente descobre que mentira nem perna tem.

monge scéptico

Deve se portar como é ; um títere das elites. Depois ir para maracangalha E, deixar o povo
governar com a DILMA, para ver se conseguimos vencer a corrupção desse país, execu-
-tandos as leis ao pé da letra e, criando outras para etc…………

Rafael Rodrigues

Sabe o que sobrou pro Serra nessas eleições? A Urna Eletrônica! Todo cuidado é pouco…

João Carlos

No mesmo tom, mas muito melhor, pela sutileza e elegancia, é o texto do Mauro Santayana "As dificuldades do pragmatismo", do último dia 09 de Setembro.

MirabeauBLeal

.
Parece que o ridículo não é de agora…
.
FRASES LAPIDARES DE JOSÉ SERRA
.
"Nossa personalidade é uma invenção dos outros."
"Como é que vou ser ministro da Saúde se desmaio quando vejo sangue."
"Sou de pegar o osso e não largar, como um buldogue."
"Sou insuficientemente simpático."
"Minha mãe me considera simpático. Os outros, eu não sei. Eu só tenho certeza a respeito de minha mãe."
Obs.: Em 2001, quando foi Ministro no Governo FHC.
"Se Lula fosse eleito, estaríamos diante de duas possibilidades: ou ele cumpriria seus compromissos assumidos com os empresários e estaríamos diante do maior estelionato eleitoral, depois da eleição de Collor; ou, se tentasse cumprir suas promessas mágicas com a população, levaria o Brasil à ruína."
Obs.: Ao afirmar que LULA, seu adversário na disputa presidencial de 2002, tem dois discursos, 20.out.2002.
"Quero manter as 'coisas certas' (do governo FHC) e fazer aquilo que não foi possível."
"O salário mínimo só poderá ter aumento significativo quando reduzirmos a informalidade no mercado de trabalho."
Obs.: Sobre propostas de reajuste salarial, 25.set.2002.
"Enchentes são efeitos negativos praticamente inevitáveis"
Obs.: Quando governador de São Paulo, set.2009.
"Não terei de me aliar ao Maluf. Deus me livrará disso. Não mereço essa provação."
"Eu me elegi presidente da União Nacional dos Estudantes graças aos baianos. Paulista não sabe fazer política."
. http://www.frasesnaweb.com.br/jose-serra
. http://www.frasesfamosas.com.br/de/jose-serra/pag
.

T. Birnbaum

O engajamento pode cegar, a pessoa corre o risco de ser menos racional. Nem Serra, nem Aécio, nem ninguém. Um presidente com mais de 80% de popularidade, assentada não em ideologias, mas em coisas palpáveis, tangíveis, elege quem quiser. Claro, a campanha de Dilma é muito bem feita e a candidata colabora, tem méritos. Quando até quem nunca votou em Lula, aprova o seu governo, sobra espaço para uma pregação oposicionista? Lula é competente, Dilma também. Mas sem tirar o mérito deles, a explicação está na pirâmide de Maslow!

Bury

Mas ainda existe alguma possibilidade de o Serra não cair no ridículo???

richard

sem cair no ridículo? não dá!!
vejam só essa, do Zezinho! http://anaispoliticos.blogspot.com/2010/09/piada-

Ronaldo Caetano

Quando será publicada? Pensei que fosse ontem… E continuo achando que IBOPE e Datafolha continuam fazendo trabalho de equipe especialmente para Alckmin…

Claudio

Azenha,

Serra não ia disputar essas eleições.

Dizem por ai que o Serra só saiu candidato quando julgou ter imobilizado o Amaury. Será que é verdade ?

Paralelo XIV

OFF TOPIC – OMBUDSMAN FOLHA ACUSA O GOLPE!!

Azenha, Conceição, Pessoal: às vezes tapo o nariz e, com um nó no estômago, vou lá nos panfletos do Grupo PIG Golpes e Participações Estadunidenses Ltda (nada me demove da idéia de que os Yankees estão opr trás deles), e vou ver o que "eles" estão dizendo.

Acabei de ler no blog do Noblat (Argh!) no O Globo (AArrrghh!!) a fala do Ombudsman da Falha de São Paulo (AAARRRGHHH!!!), acusando o golpe da nossa brincadeira de inventar manchetes para a Dilma.

Eu acho que vale um artigo, Azenha. Pensa aí.

Seguem trechos:

"A Folha vem se dedicando a revirar vida e obra de Dilma Rousseff. Foi à Bulgária conversar com parentes que nem a candidata conhece, levantou a fase brizolista da ex-ministra, suas convicções teóricas e até uma loja do tipo R$ 1,99 que ela teve com uma parente no Sul. Tudo isso faz sentido, já que Dilma pode se tornar presidente do Brasil já no primeiro escrutínio que disputa.

Mas, no domingo passado, o jornal avançou o sinal ao colocar na manchete "Consumidor de luz pagou R$ 1 bi por falha de Dilma". O problema nem era a reportagem, que questionava a falta de iniciativa do Ministério de Minas e Energia para mudar uma lei que acabava por beneficiar com isenção na conta de luz quem não precisava.

(…)

Foi iniciativa de Dilma criar a tal Tarifa Social? Não, foi instituída no governo Fernando Henrique Cardoso. É fácil mexer com um benefício social? Não, o argumento de que faltava um cadastro de pobres que permitisse identificar apenas os que mereciam a benesse faz muito sentido. Existe alguma suspeita de desvio de verbas? Nada indica.

O lide da reportagem dava um peso indevido ao que se tinha apurado. Dizia que a propaganda eleitoral apresenta a candidata do PT como uma "eficiente gestora", mas que "um erro coloca em xeque essa imagem". Essa tem que ser uma conclusão do leitor, não do jornalista.

(…)

Os leitores perceberam a assimetria. Durante a semana, foram 194 mensagens à ombudsman protestando contra o noticiário, mas o maior ataque ocorreu no Twitter, a rede social simbolizada por um pássaro azul, que reúne pessoas dispostas a dizerem o que pensam em 140 caracteres. Até quinta-feira passada, tinham sido postadas mais de 45 mil mensagens anti-Folha.

Os internautas inventaram manchetes absurdas sobre a candidata de Lula: "Empresa de Dilma forneceu a antena para o iPhone 4", "Dilma disse para Paulo Coelho, há 20 anos: continue a escrever, rapaz, você tem talento!", "Serra lamenta: a Dilma me indicou o Xampu Esperança" e "Errar é humano. Colocar a culpa na Dilma está no Manual de Redação da Folha".

O movimento batizado de #Dilmafactsbyfolha virou um dos assuntos mais populares ("trending topics") do Twitter em todo o mundo, impulsionado, em parte, pela militância política -segundo levantamento da Bites, empresa de consultoria de planejamento estratégico em redes sociais, 11 mil tuítes usaram um #ondavermelha, respondendo a um chamamento da campanha do PT na rede. Até o candidato a governador Aloizio Mercadante elogiou quem engrossou o coro contra o jornal.

(…)

A Folha deveria retomar o equilíbrio na sua cobertura eleitoral e abrir espaço para vozes dissonantes. O apartidarismo -e não ter medo de crítica- sempre foram características preciosas deste jornal."

rubem

Ciro Gomes tinha razão quando falava, antes da campanha começar, que Serra não tem qualquer ética e “passaria um trator por cima da cabeça da mãe” para ganhar as eleições. Serra já passou por cima da filha,usando-a na campanha , agora veio más um golpe sujo, contra a chefe da casa civil de LUla, mesmo que Erenice prove sua inoçencia, o estrago sobre a vida dela , nunca mais SERÁ REPARADO, pois as pessoas que tomaram conhecimento , pela VEJA , destas acusações, não serão as mesmas que saberão no futuro que ela foi vitima de uma calunia suja com obJetivo eleitoreiro.
Serra e Veja são sujos e baixos, será que naquela revista não tem um jornalista ético e honrado que se indigne com este joguinho sujo e o conluio desta revista com os DEMOTUCANOS.
Não se achaquala as vidas das pessoas desta forma e depois as vitimas da acusação é que tem que provar sua inoçencia, o correto seria os acusadores apresentarem as provas de sua acusação.
Mas mídia brasileira dando crédito a estas acusações demonstra não ter ética e ser desumana.

    Valéria

    Rubem,
    Esta pergunta foi a que mais me fiz: "Será que nessa revista não existe ninguém com um pingo de ética e dignidade para, pelo menos, alertar os responsáveis sobre o golpe baixo que eles estavam aplicando, acusando despudoramente, denegrindo de forma avasaladora a honra de uma pessoa?"

    Baixada Carioca

    E quem seria o primeiro a desejar ser despedido à primeira hora? Eles não ousam porque o que fazem é determinação de uma espécie que já esteve de braços dados com aqueles que promoveram o golpe de 1964.

Paralelo XIV

Só há uma questão, que considero crucial, básica: não é o Serra que não quer admitir a derrota – é o PIG!
O Serra é o candidato do PIG.
Quem sabe se, inúmeras vezes, ele não quis desistir, mas foi-lhe ORDENADO que persista?
Algo como "Serra, calma, não fique assim. Temos mais 20 dias, temos mais escândalos para divulgar".

Andre Felipe

Todo mundo sabia, menos o Serra, que o Aécio faria melhor figura na eleição (não digo que ganharia) pq foi melhor governador que Serra, mas Aécio como bom mineiro e neto de Tancredo, sabia que, aquem Lula apoiasse, vendeceria as eleições, tanto que nem vice quis ser.
Serra é do tipo de politico com FHC, Alckmin e Arthur Virgilio, se acham acima do bem e do mal.

    Paralelo XIV

    Sinceramente, pela inteligencia e sensibilidade de Aécio, eu o temo como oposição. Posso estar enganado, mas o vejo como uma oposição verdadeira, responsável, carismática, com idéias (por mais que eu não goste do PSDB) sem esse desespero e despreparo do Serra. Acho que ele fo muito feliz em sua decisão de não ter concorrido à presidência, principalmente como Vice. E acho que ele fica forte, muito forte, de agora em diante, com a derrota do Serra, para 2010.

    Ao mesmo tempo eu, que sou um idealista, vejo no Aécio uma possibilidade de fazer as pazes com o PT. Que bonito seria os dois partidos concorrendo, de verdade, para melhorar as condições do povo. Só que é um sonho, apenas um sonho, pois o que ocorre, todavia, é que as forças ocultas que manipulam os córdeis desse sistema perverso, não permitiriam nunca essa união.

    Até porque o PSDB parece fadado a ser dominado pelos neoliberais elitistas serristas.

    Mas que o Aécio é uma força maior que o PSDB, isso é, na minha opinião. Será que ele muda de partido? Uma hipótese provável, creio, visto que não acredito que ele sacrificará sua carreira em prol das besteiradas do PIG do do Serra.

    bissolijr

    Duas coisas, apenas.
    Haver oposição é condição inafastável para um melhor governo e mais democracia, se possível quantificá-la.
    Quanto ao Aécio, o mesmo que criou as indecentes verbas indenizatórias na Câmara, quando a presidiu, não há qq possibilidade de avaliá-lo: toda a mídia foi cooptada em Minas. É muito mais capaz/empreendedor do que o paulista, sem dúvida, mas a serviço de quem, prioritariamente?

Gerson Carneiro

"Como perder uma eleição sem cair no ridículo".

Deixa que o Tiririca ensina a ele.

dukrai

adios, cabrón.

pra vc não sobrou nada

Andre Felipe

Todo mundo sabia, menos o Serra, que o Aécio faria melhor figura na eleição (não digo que ganharia) pq foi melhor governador que Serra, mas Aécio como bom mineiro e neto de Tancredo, sabia que, aquem Lula apoiasse, vendeceria as eleições, tanto que nem vice quis ser.
Serra é do mesmo tipo de gente que FHC, Alckmin, Arthur Virgilio entre outros tucanos, se acham acima do bem e do mal, subjulgando a tudo e a todos.
Espero que a atual surra, inculta na cabeça dos tucanos um pouco mais de humidade.

Julio Silveira

Tenho que tirar o chapeu para o enorme poder condicionante que os meios de midia ainda possuem.
Durante anos conseguiram sustentar diversos sacos vazios sem conteudo próprio, mas com enorme capacidade simbiotica para os representarem e receberem conteudos. Mas curioso também é que o cidadão, aquele que ficava prejudicado por esses sacos vazios ajudavam a elege-los traindo seus proprios interesses parecendo hipnotisados com o canto da sereia midiatica.
Ainda bem que novos ventos vindos de diversas direções estão impedindo a permanencia do canto audivel e o consequente transe autodestrutivo.

Luca Couto

Veja o que o Brizola escreveu :http://www.tijolaco.com/26022

Temos que fazer um tag no tweetter para elegermos o meio de comunicação do PIG mais safado e mais mentiroso. Todos os blogs que estão desmascarando essa midia canalha, coloca um link para que todos opinem.Vamos fazer bater todos os records para mostrar que não estamos de brincadeira.
Ao próximo congresso temos que mandar e-mails a todos deputados, que serão eleitos, para mudar a lei de concessão.

    Jacilon

    Estou contigo Luca, após a eleição, pode fazer um baixo assinado que eu estou dentro, mais tem mudar as leis conceções nesse Brasil, deixa falarem o quizerem, porem terão que conceder o direito resposta imediatamente, no maximo 24 hr após a denuncia, porque como está é muito fácil, a revista, jornal ou tv faala o que quer fica por isso mesmo? isso que é liberdade de imprensa ? , sou favoravel a liberdade sim, porem teremos que ter o direito resposta tambem

MirabeauBLeal

.
Meus amigos e minhas amigas convenhamos com o bom senso:
.
DILMA ROUSSEFF é uma pessoa de quem não há o que se falar mal, nem individualmente nem profissionalmente, tal a sua dignidade e competência.
.
Esta é a primeira eleição da qual esta mulher está participando.
.
Como candidata à Presidência, o mais alto cargo da República Federativa do Brasil, está tentando, de todas as formas, apresentar seriamente as suas propostas de governo para o futuro dos brasileiros,
.
E vê, inesperadamente, logo pela frente, como opositores, indivíduos infames da última laia, mal-intencionados, difamadores e caluniadores, alguns corruptos, declarados pela Justiça, e outros bandidos, formadores de quadrilha.
.
Eu sinceramente não sei como é que esta valorosa mulher, com toda a paciência que Deus lhe deu, tem agüentado de forma tão sóbria, tão elegante e tão educada todas essas agressões e injustiças que vem sofrendo.
.
É mais uma razão, se faltasse alguma, para admirá-la e para votar nela.
.
Um abraço camarada e libertário a todos.
.
!!! DILMA ROUSSEFF NO 1º TURNO !!!
.

Alexandre Tambelli

Azenha e Pessoal! Será que existe algum tipo de ação na Justiça, a ser feita pelos cidadãos. O SERRA mente descaradamente na sua campanha dizendo que fez o bilhete único nos ônibus e no metrô em São Paulo! E na verdade só existe bilhete único no ônibus e foi implementado na gestão da Marta! Já havia comentado no PHA, sobre o assunto! Repito não existe bilhete único no metrô, vou explicar como funciona a coisa: Bilhete único só existe pra ônibus em São Paulo. Se você tomar o ônibus, descer na estação do metrô ou cptm e pegar o trem vc paga meia passagem. O PSDB não integrou o bilhete único ao metrô e cptm. Se o passageiro botar o pé fora da estação, um segundo que seja, e voltar pro metrô ai já paga inteira. Só viagens de ônibus são 4 passagens pagando 1 passagem em 3 horas. Esse desconto do metrô é mais ou menos o valor (somando-se a passagem do ônibus e metrô do antigo passe que nós comprávamos de integração ônibus/metrô! É uma mentira! Repito: O PSDB não integrou o bilhete único ao Metrô!

ruypenalva

Diz-se que quando alguém está perdido todo mato é caminho. Serra está igual àquele cara que tinha de atravessar um rio e tinha um cachorro chamado Nabunda. Não sabia se levava Nabunda ou se deixava Nabunda.

Guanabara

O texto também vale pra Marina.

Jandira Gonçalves

Dilma diz que denúncia é 'salto mortal' da oposição
Candidata petista rechaça ligação de seu nome com as acusações de suposto tráfico de influência na Casa Civil
Alessandra Oggioni, iG São Paulo | 12/09/2010 16:55

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje que não vai mais comentar a reportagem da revista Veja, que acusa de tráfico de influência a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, e o filho dela, Israel Guerra. “Não respondo a isso. Não tenho que provar nada de minha pessoa. Não estou sendo acusada de nada. Não falo nada sobre assuntos que só interessam à pauta negativa e caluniadora do meu adversário”, declarou a candidata durante visita à associação de moradores de Paraisópolis, em São Paulo…. http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/dilma+diz

Sebastião Oliveira

MPE de São Paulo verificou que a máfia da merenda [seria a mesma do Sr vice Índio da Costa?]atuou em várias prefeituras: São Paulo, Recife, Maceió e São Luiz, entre outras.

Por que a grande mídia nada fala?
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_comp

“…Os pagamentos feitos às administrações das capitais, incluindo São Paulo, estão discriminados em um documento da empresa SP Alimentação. A existência deles foi confirmada por uma testemunha que trabalhou para uma das coligadas da SP Alimentação, a maior empresa de merenda do País. As propinas teriam variado de 1,6% a 15% do total dos contratos, além de quantias mensais ou quinzenais."

Ismar Curi

Ë bom ver de novo a paródia feita pelo Joel Bueno de A Queda, do filme em que HItler passa os últimos dias em seu bunker…é muito engraçado, pois, tudo foi meio antecipado, ainda quando o Zé pontificava todas as pesquisas de opinião, então realmente é muito engraçado, identificar o Montenegro, e outros…

Baixada Carioca

Penso que as lágrimas madrugais não permitem ao tucano pensar. A essa altura ele não se permite ser honesto mais e nem se dá o direito de tentar uma saída honrosa. O negócio é jogar baixo, qualidade nata do careca. Eu só queria saber de quem Coimbra fala ao se referir aos "exibicionistas, cuja única intenção é usufruir o prazer de se ver na televisão. Esses não contam". Esses não contam e ele também não contou. Seria o eterno Eurotroço ou aquele que serviu duas vezes ao seu país (qual?) e quer servir como presidente?

Ronaldo

Continuo preocupado com o golpe legalizado da exigência de dois documentos para votar.

Parece que estão fingindo que o problema não existe. Talvez algo que o desinformado aqui não saiba.

    ratusnatus

    Ronaldo, talvez a iniciativa para esta exigência tenha sido dos próprios partidos esquerdistas preocupados com manipulações.
    Eu não sei quem tomou a iniciativa. Mas como nenhum dos blogs esquerdistas tocou no assunto, me arrisco a dizer que foi um tiro no pé do PT, PSTU e etc..

    Abraço

Jairo_Beraldo

O que você faria se baterem na sua porta e te disserem que em 20 dias você vai perder a eleição, seu cargo, sua mamata, seu poder de guilhotinar inimigos e o seu emprego? Ficaria desesperado, com certeza. É o que acontece com Serra, o despreparado.

    ratusnatus

    Faltou a perda mais importante: foro privilegiado!

    Jairo_Beraldo

    Bem lembrado….vai ter que responder por suas responsabilidades como um delinquente qualquer na justiça comum.

    Andre Diniz

    Até que o Geraldo lhe dê guarida dentro de alguma autarquia paulista. Ou mesmo o Kassab, que é criatura do JeNio.

Deixe seu comentário

Leia também