Marco Aurélio Garcia nega base militar dos EUA aqui: “Brasil não tem discurso duplo”

Tempo de leitura: 3 min

ATUALIZAÇÃO em 12 de abril às 16h43

O Viomundo acabou de conversar com a assessoria de Marco Aurélio Garcia, em Brasília, que informou: “A íntegra do acordo militar Brasil-Estados Unidos deve ser publicada entre hoje e amanhã no site do Itamaraty”.

***************

por Conceição Lemes

A imprensa internacional reiteradamente tem noticiado: está prevista a instalação no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, de uma base estadunidense.  

Carta Capital não entrou nesse rumor e explicou por quê:

Em março, o chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, general Douglas Fraser, reuniu-se com o presidente Lula, o ministro Nelson Jobim e o chefe da Polícia Federal. O Globo e O Estado de S. Paulo lançaram o boato, reproduzido pela imprensa internacional, sobre a negociação de uma base do Pentágono no Rio de Janeiro. Alguns jornalistas entenderam que o subsecretário de Estado, Arturo Valenzuela, confirmou esse acordo em Quito, dia 5 de abril.

Em 6 de abril, em entrevista à Telam, agência de notícias da Argentina, Marco Aurélio Garcia, assessor especial de política internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desmentiu os boatos disseminados aqui e no exterior. Carta Capital reproduziu as  suas declarações.

“Não é verdade que o Brasil esteja negociando a instalação de uma base estadunidense”, afirmou Marco Aurélio. “O que existe  é um programa de cooperação com os EUA contra o narcotráfico, mas que não tem nada a ver com a possibilidade de instalar uma base militar estadunidense no Brasil. Não há qualquer chance de isso acontecer.”

Em 7 de abril, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota esclarecendo acordo Brasil-EUA, que deve ser assinado brevemente:

O acordo tem como objetivo aperfeiçoar a cobertura institucional para a cooperação bilateral já existente e futura em áreas como: a) visitas de delegações de alto nível, b) contatos em nível técnico, c) encontros entre instituições de defesa, d) troca de estudantes, instrutores e pessoal de treinamento, e) eventos de treinamento e aperfeiçoamento, f) visitas de navios, g) eventos esportivos e culturais, h) iniciativas comerciais relacionadas à defesa, e i) programas e projetos de tecnologia de defesa.

Em outro trecho, salienta:

Seguindo o estabelecido pelo Art. 1.IV.c da Resolução adotada na II Reunião Extraordinária de Ministros das Relações Exteriores e da Defesa da União de Nações Sul-Americanas, realizada em Quito no último dia 27 de novembro, o presente acordo contém cláusula expressa de garantias que assegura respeito aos princípios de igualdade soberana dos Estados, de integridade e inviolabilidade territorial e de não intervenção nos assuntos internos de outros Estados.

A nota do Itamaraty não fala em instalação de base militar. Trata da cooperação em equipamentos, tecnologia e treinamento. Não havia um acordo formal desde 1977, quando o general Ernesto Geisel, acusado de violações de direitos humanos, rompeu com os EUA. Ela não foi suficiente para tranquilizar o excelente Mauro Santayna, que, no dia 8, publicou o artigo Tratado indesejável , no JBOnline:

Com todas as explicações, incluídas as do Itamaraty, em nota oficial, é inconveniente o Acordo Militar que o Brasil está pronto a assinar com os Estados Unidos. Podemos firmar acordos semelhantes com países que podem comparar-se ao nosso, mas não com aquela república. É lamentável que esse tratado seja negociado pelo atual governo.

Mais adiante acrescentou:

Conviria ao ministro Nelson Jobim poupar-se de outro escolho biográfico – ele que deles anda bem servido – e explicar sua posição no episódio.

Estranhamente, no mesmo dia em que o Itamaraty divulgou a sua nota, Valenzuela, o subsecretário dos EUA para América Latina, em outra entrevista em Quito, Equador, à Ansa, agência italiana de notícias, reavivou a suspeita: “Washington está preparando a instalação de uma base militar norte-americana no Brasil para combater o narcotráfico”.

O Viomundo contatou Marco Aurélio Garcia. “O Brasil não tem discurso duplo”, respondeu por meio de sua assessoria. “Seria um contrassenso ante a forte reação brasileira às bases militares dos EUA na Colômbia. Insisto: não há menor possibilidade de isso acontecer.”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Acordo militar Brasil-EUA será submetido ao Congresso Nacional | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Garcia, assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, havia dito em matéria publicada pelo […]

francisco.latorre

factóide gera onda. gera fumaça. vapor. nada.

serve pros teco e teco neurarem. o tico não merece. era um esquilo espertinho.

aliás nem o teco merece. esquilo não merece.

gambás. daqueles que a gente atropela às vezes.

isso. o vapor fétido do mentirão alimenta os gambás.

cadeia alimentar.

Ubaldo

Parece que esse pessoal do governo joga é para a torcida. Eles estavam, de fininho, na surdina celebrando acordos com os gringos quais permitem que navios de guerra fiquem ancorados por meses na baía de Guanabara, que pessoal da inteligência americana venha oficialmente para cá e muito mais; e na retórica dizem e maldizem os americanos. Posam de peitar os gringos, de exigir posturas e dar lições de moral com relação à crise mundial por eles deflagrada mas quando se reúnem ficam de joelhos para os gringos. Isso me lembra muito, não sei por que os pitbulls. Desdentados, óbvio.

    Paraná

    Dos pontos do acordo, quais o desagradam?

    RUIZ

    o Brasil é uma nasção forte por natureza, mais dominado por governantes covardes. Não existirá paz para você se não estiver pronto para a guerra. Esses americanos fdp tem que ficar no lugar deles, vejam que eles tem bases militares nos mais variados pontos estratégicos do mundo, daí te pergunto, é esse o país que prega à democrácia? o direito de ir e vir, a laiccidade dos países, a liberdade??
    Axo que esses norte americanos precisam de um corretivo urgente. Não só eles, mais este Brasil precisa de uma reforma, para alcaçar soberania, democrácia e se tornar uma ação ainda mais forte.
    Eu sou da revolução, ABAIXO À FALSA DEMOCRÁCIA!

Luís C. P. Prudente

Esse ministro chamado Nelson Jobim é um vendido, um traira. Se este tucano sem honra tivesse vergonha na cara pedia demissão do Governo Lula, mas o quinta-coluna, o soldado de Nosferatu dentro do Governo Lula não faz isto.

Acordo entre Brasil e EUA não contempla base militar estadunidense aqui | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] assessorespecial para assuntos internacionais da Presidência da República,  havia dito em matéria publicada pelo Viomundo.  O acordo não contempla a instalação de bases militares estadunidenses no Brasil […]

Alcindo

Desculpa amarela? Esse tratado teria mesmo que ser assinado? Ou isso é uma jogada com outros lances?

Acordo abre caminho para venda de aviões aos EUA, diz Jobim
12/04 – 17:24 – BBC Brasil
O acordo de cooperação na área de Defesa que Brasil e Estados Unidos assinaram nesta segunda-feira abre caminho para a venda de aviões Super Tucanos da Embraer para as Forças Armadas americanas, disse nesta segunda-feira o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Segundo Jobim, o Brasil negocia a venda de 200 aviões para os Estados Unidos. Caso a venda do primeiro lote de cem Super Tucanos seja concretizada, um segundo lote seria negociado. Jobim e o secretário de Defesa americano, Robert Gates, assinaram o documento em uma cerimônia em Washington. O ministro está na capital americana como parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2010/04/12acor

    Hudson Lacerda

    Mas vale a pena contrair núpcias castrenses com os EUA só pra vender aviões? Vende pra Venezuela ou pro Irã. Nosso Governo deve esclarecimentos.

    Paraná

    Vende tucanos para os EUA e compra caças… de quem?

Rafael Borges

Hum…sei não…Aquele pessoal de 64 não andou fazendo "intercâmbio militar" nos EUA? Essa coisa de estudante aprendendo doutrina militar americana já não fez bem em outros tempos! Não será um novo ovo da serpente?

kalango Bakunin

americanos somos todos nós, Ubaldo
menos os incautos que não percebem a cultura da submissão
ou os que ficam de 4 quando aparece um mister
no resto da América Latina eles são chamados simplesmente de GRINGOS!

Sueli Reis

Fico com o Santayana, que no final de seu ensaio disse assim:

"Quando se estabelecem acordos de cooperação de defesa militar, pressupõe-se que haja inimigos comuns, a serem eventualmente combatidos. Não sabemos de que inimigos se trata. Certamente não serão a China, a Índia, nem a Rússia, nossos aliados estratégicos no Bric, e tampouco a Bolívia ou a Venezuela, bons vizinhos. É inadmissível pensar que venha a ser o distante Irã. Provavelmente, um dos interesses seja sabotar os nossos entendimentos com os parceiros do Bric, e da Unasul, que nos fortalecem no mundo.

Esse Tratado compromete o futuro do país e tem um motivo estratégico maior por parte de Washington, ainda que bem dissimulado e a prazo mais longo: o controle da Amazônia e a reconquista do poder colonial sobre o continente."

E foi muito bem dito!

Saci

É o tipo de pessoas que não precisamos ter aqui.

"Em 13 de julho de 2007, foi noticiado no blog da agência Reuters que dois empregados seus (um fotógrafo e um motorista) haviam sido mortos no dia anterior em um subúrbio de Bagdá (http://blogs.reuters.com/blog/2007/07/13/namir-no… ).

Há três dias, foi divulgado na internet, através do site Collateral Murder (http://www.collateralmurder.com/ )– nome pelo qual o episódio agora é conhecido -, o vídeo de como estes dois civis, junto com outros foram mortos em um ataque de uma seção de helicópteros do 1º/227º Regimento de Aviação da 1ª Brigada da Cavalaria Aérea."

[youtube 5rXPrfnU3G0&feature=player_embeddedhttp://www.youtube.com/watch?v=5rXPrfnU3G0&fe… youtube]

Roberto

Os jornalistas estão ainda na fase da segunda guerra mundial quando base militar era importante. Hoje, com os satélites espiões, com os espiões de fato e com os entreguistas de plantão, o "pentagono"conhece mais o Brasil que qualquer um aqui dentro. Para os militares americanos basta um tratadinho qualquer para ser lembrado quando eles quiserem estacionar seus porta-aviões na Baia da Guanabara ou em qualquer lugar. Nosso poderio militar inteiro é menor que o embarcado enqualquer um dos navios de guerra dos nossos irmãos belicosos. O único tratado militar que interessa é o de não agressão.

Base de Jobim era factóide, ainda bem… – Tijolaço – O blog do Brizola Neto

[…] no site Viomundo, de Luís Carlos Azenha, que o assessor especial de relações Internacionais de Lula, Marco […]

Braga

Azenha, mais um dos golpes baixos da imprensa grande contra a candidata do PT está no post do Nassif: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/04/12

tejo

"A nota do Itamaraty não fala em instalação de base militar. Trata da cooperação em equipamentos, tecnologia e treinamento."

Mas que eufemismo…

H. Back

Vocês já notaram que os americanos arrumam pretexto prá tudo. "Ajuda humanitária"; combate aos terroristas; restituição da democracia, etc . Agora arrumaram mais um; combate ao narcotráfico. Não vou ficar surpreso se daqui a algum tempo inventarem o “pretexto dos pretextos”. O combate a democracia.

Urbano

Bem, perda de credibilidade a nível nacional todos os integrantes do pig já perderam, face ao jornalismo mexeriqueiro, disse-me-disse, coisa mesmo de pessoas chinfrins, bem decadentes. Passaram agora para o plano internacional. Quero ver quando baterem com a cara na parede…

laura

É estranho. Uma coisa é o que Governo brasileiro diz e pensa do acordo. Outra é o que os americanos pensam. Boa coisa não é. Não deviam ter assinado esse troço. Com o Jobim então…. . Isso é armadilha.
Desculpe-me Marco Aurelio Garcia, não gostei nadinha dessa estória. Bem perigosa.

Athos

Nos ajudar quem cara pálida? És carioca?

A 4ª Frota esta chegando para ajudar o Povo do Rio de Janeiro a negociar os royalties. Aí nós vamos onde está o petróleo de fato!

Milton Hayek

Recomeda-se para tucanos e Ubaldos incautos:

A Presunção Ególatra de um Sociólogo

Hoje respondo pergunta da leitora Agda Diniz:

Dr Julius, O caso do Prìncipe dos Sociologos de Higienópolis também parece ser de “fase anal incompleta”? O que o Sr. acha?

A Fase Anal Incompleta pode manifestar-se de muitas maneiras. No estudo do caso do cantor Caetano Veloso, apontei três sintomas principais: egolatria, verborragia e esfincer solto. Estes são os principais sintomas, mas não são relacionados unicamente à Fase Anal Incompleta. Podem surgir em outros contextos.

No caso do citado Sociólogo, não vejo elementos que caracterizem a Fase Anal Incompleta. Não existe o problema do esfincter solto, tampouco verborragia. Observe a leitora que não se pode confundir verborragia com falar asneiras. Entre intelectuais que já tiveram um certo prestígio no meio acadêmico mas depois tiveram suas obras esquecidas, é comum a ocorrência de altas taxas de incidência de fala desconexa, sem que se caracterize a verborragia. Alguém pode apresentar fala desconexa e ser lacônico. Na verdade, esse sociólogo não é verborrágico, visto que a verborragia implica perder o controle da decisão de falar: o paciente fala mesmo que saiba que não deve, ou seja, há um déficit de controle da expressão verbal. E o sociólogo em questão costuma escolher bem os momentos em que deve se pronunciar……." http://drjulius.wordpress.com/2009/11/15/a-presun

Fabio

Finalmente os americanos vêm nos ajudar!?!?

    Pedro Miranda

    Acordem! Não estamos no governo de FHC, não. É o Lula que tá aí!

    José Vitale

    Fábio: So mesmo um nescio como você para pensar que os norte americanos pensam em ajudar a não ser a próprios

Unabomber

Sei não, tem fumaça, tem fogo…..

    José

    É só analisar os fatos anteriores, Ubaldo.
    .
    Santayana deveria voltar ao assunto.

Tania

USA tem lei que se aprovada por eles que diz: Temos o direito de bombardear qualquer pais, de faze lo como prevencao simplesmente baseados em disconfiancas de haver terroristas em tal pais. O Patriot Act.
Os USA nao manda ninguem a outro pais sem que seus informes oficiasi ou nao nao sejam rotinamente enviados a CIA. Estes informes podem ser de organizacoes publicas ou privadas. Todos os paises do mundo estao minados de agentes da CIA. Eles sao: Executivos, funcionarios, professores, consultores, engenheiros, tecnicos, diplomatas, medicos; em fim em tudo que e capacidade. O PIG deve de ser todo minado de CIA. Nao tenha duvidas. Veja o trabalho de John Perkins.
USA nem se interessa muito por base. Se um dia quiser atacar o Brasil cria uma istoria parecida com a do Iraque, ou a que esta criando com o Iran e a Venezuela.

    H. Back

    Boa observação Tania. Poderia me informar qual o nome do trabalho de John Perkins a que você está se referindo?

    francisco.latorre

    base?… pra que?…

    já tem um bunker na granja julieta [ bairro chique em sumpaulo ]…

    ninho de espiões.

    a tal sede de consulado [ é o nome de fantasia ] foi construída durante os gloriosos anos de entreguismo terminal*. o liberou geral.

    [ * a grande liquidação de fim de história. neurose coletiva artificial gerada por micróbios conhecidos coletivamente como consenso de washington e espalhada pela maior máquina de propaganda da história. essa que foi escangalhada pela rede social. ]

    tem de tudo no tal bunker da espionagem.

    Bruno

    o consulado fica na chácara santo antônio, chico. granja julieta é "pra lá" da rua verbo divino. mas como você não entende nada de SP e só sabe chorar, vou deixar passar seu erro dessa vez, tá?

    francisco.latorre

    opa.

    o ninho de espiões não é bem aqui. e mais pra lá. um pouco.

    tá.

Bonifácio

Jobim está negociando à sorrelfa, já em nome do Presidente Serra?

    Dulce

    Você quer dizer à SERRelfa ? ;)

carlos costa

O unico risco disso acontecer é que não se pode esquecer que o nosso Ministro da Defesa é ninguem menos que Nelson Jobim, de triste historia por onde passou. Penso que daí vem a preocupação do Mauro Santayanna, da qual compartilho.

Natan

Com certeza dvorak,ubaldo e outros reacionarios de direita iriam encher a lotação"marmita"com filhas,filhos e colaboradores(a) e mandar para base

kalango Bakunin

Ei, saiu a pesquisa da Vox Populi, confirmando que o dataserra da mosca de são paulo manipulou a porquisa lá deles!

espontânea: Dilma 16% + Lula 16%, serrabrax só 12%

estimulada: zé jerico 34% x Dilma 31%

Ubaldo

Primeiramente esse termo que os petistas gostam de usar, estadunidense ao invés de americanos é hilário. Por que não dizer americanos ou norte-americanos? Nós pertencemos a República Federativa do Brasil (antigamente éramos dos Estados Unidos do Brasil) e dizemos que somos brasileiros, se referindo ao principal e ao último nome. Da mesma forma,eles pertencem aos Estados Unidos da América, portanto americanos. Não tem essa de dizer que também somos americanos porque também estamos no Continente Americano, pois se assim fosse, paraguaios, haitianos, mexicanos também são americanos mas não no nome.
Com relação à possível base americana no Brasil não acho isso provável nem recomendável neste governo nem no futuro. E mais: o Brasil deveria ajudar na negociação com a Colombia para ter estabelecido as bases lá, por tempo determinado, por exemplo, 3 anos. Se eles não conseguem ajudar a extinguir o narcotráfico em 3 anos então não adianta tentar ajudar que isso cheira a pretexto.

    Marcos Paulo

    Estadunidense é o adjetivo correto. Americanos todos nós somos, incluisive, paraguaios, haitianos, bolivianos, afinal, todos os povos que vivem na América. Norte-americano também não é correto, isso porque, canadenses e mexicanos são também norte-americanos. Então, quando queremos nos referir aos povos que vivem nos EUA o correto é estadunidense.

    Ubaldo

    Quer dizer que quando nossa denominação era Estados Unidos do Brasil, éramos estadunidenses?

    Gersier

    Era isso que os hoje demoníacos e tucanalhas que vc dever admirar muito,já que acha que quem defende o atual governo seja petista, queriam e querem.São os complexados loucos para se tornarem colônia.Por isso como macacos e lambe botas,imitaram a frase acrescentando o Brasil,que para eles seria com Z,no final.

    T.G.Meirelles

    Mario Quintana tinha razão… " … a burrice é invencível."

    Milton Hayek

    Também,Ubaldo Itaparica.Isso começou com seus ídolos na Convenção de Itu(do PRP paulista) em 1873,onde os eternos golpistas de São Paulo desejavam derrubar Dom Pedro II por causa da Lei do Ventre Livre(1871).Foi dali que sairam os primeiros ensaios de uma república capada como você.

    H. C. Paes

    Não, éramos brasileiros. Se os estadunidenses não quiseram criar um adjetivo pátrio para si próprios em inglês, as outras línguas fizeram (na verdade, vários intelectuais estadunidenses, ciosos de que o termo se refere a um continente, fizeram tentativas de popularizar outros termos). Nos documentos oficiais de direito internacional, o termo em inglês é US citizen. Em francês, états-unien. Em alemão, US-Amerikaner.
    Existe a palavra USonian no dicionário, pela qual tenho grande simpatia. Já vi o neologismo USamerican por aí.
    A palavra estadunidense existe nos dicionários muito antes do PT. O verbete Names for U.S. citizens da Wikipédia discute isso em detalhe.
    Sem patrulhamento, por favor. Se quiseres usar americano, é direito teu, como é nosso de usar estadunidense. Embora seja claro que um é mais preciso do que o outro.
    Afinal, Américo Vespúcio era italiano, financiado por espanhóis. A anglosfera nada teve que ver com isso.

    francisco.latorre

    usamerika.

    Hudson Lacerda

    Talvez ianque? "Estadunidense" pode ser também mexicano, norte-americano pode ser mexicano, ianque ou canadense… "usamericano" mistura línguas, última opção que me vem à mente: "euamericano". Eu costumo usar estadunidense, com o "consentimento" à revelia dos mexicanos.

    Agora: que diabos está fazendo o Governo Federal ao assinar esse acordo militar com os EUA? Jornalistas do Viomundo: apertem mais o Garcia e o Amorim.

    José

    Perfeita a resposta.

    Crassus

    Mas os mexicanos, colombianos… enfim, TODOS AQUELES NASCIDOS NO NOVO CONTINENTE (OU MUNDO) DESCOBERTO POR AMÉRICO VESPÚCIO SÃO AMERICANOS. Razão da criação do nome América, obviamente não se podia pensar em chamar de américa um país que nem sequer existia como colônia na época da constatação e na mesma a qual foi ele homenagiado.
    Os estados unidos não têm um nome comum porque eles começaram como uma confederação e na época da formação do pacto federativo, para evitar a criação de uma entidade ideologicamente centralizadora e ameaçadora, portanto, da autonomia dos estados integrantes, a união passou a ser chamada simplesmente de união (dos estados) e o país de estados unidos da américa (ou seja, são estados civilizados independentes das potências européias, unidos entre si, mas que ficam no continente americano). Só que na época, todos os outros territórios continentais eram colônias da europa, e hoje não, não se pode dizer que os EUA sejam o único país civilizado do continente, assim não pode se arvorar do nome de todo o continente, já que isso só reforça o preconceito de país banana contra as nações latino-americanas.

    Fabio

    Segundo você Cristóforo Colombo já era…

    francisco.latorre

    estranho país sem nome.

    yacov

    Primeiro: "dizemos que somos brasileiros, NOS referindo…", certo?!? Ora, ubaldo, o fato dos "americans" terem por nome Estados Unidos da América, não os torna os únicos americanos, portanto, brasileiros, uruguaios, paraguaios, bolivianos, etc, somos todos americanos. Essa subserviência da PIGDEMOTUCANALHA aos interesses dos "estadunidenses" é que é triste, não achas??? Voês são todos covardes, paga-paus e borrabotas.

    FORA PSDBocadesuvaco DEMentes e Pig'SS!!!
    QUERO LULA DE NOVO QUERO DILMA 2010 MEU POVO!!!

    Erivaldo de Souza

    Ora, Ubaldo. Assista Elogio ao Amor de Jean-Luc Godard. E entenda. (depois aproveita e veja também Notre Musique, também de Godard. e veja como será o nosso paraíso).

    E quem nasce no continente americano é americano.

    Os EUA é que tomaram esse nome para si e assim abaixamos a cabeça. Mexicanos, argentinos, bolivianos, brasileiros, paraguaios, etc , etc, etc somos todos americanos. Quem nasce nos EEUU não norte-americanos dos Estados Unidos. Assim como os canadeneses e mexicanos são norte-americanos. Portanto, americanos. Todos nós.

    Agora, base militar dos EUA é para a gente se juntar aos índios sioux, o cachorro urubu e entrar em guerra com os(z)eus

    francisco.latorre

    godard na parada?…

    não tripudia.

    Bonifácio

    pelo raciocínio do Ubaldo, quem nasce na República Oriental do Uruguai é asiático.

    Ubaldo

    pelo seu raciocínio ( pela constituição):
    estados unidos da américa=estadunidense
    república oriental do uruguai=republiquense oriental
    republica federativa do brasil=republiquense federalista

    pelo meu raciocínio ( pelo nome):
    estados unidos da américa=americano
    república oriental do uruguai=uruguaio
    república federativa do brasil=brasileiro

Milton Hayek

O Dvoaraque,o Klaus Babie da MATTEI e o Ubaldo de Itaparica iriam correndo dançar o rebolation pros gringos.Isso caso a base fosse instalada.

Artur

Isso é uma extensão de um programa que já existe, do qual o Brasil já participa com policiais em Lisboa e Miami… quanto barulho por nada…

@jgn1957

Tá na cara que o assunto somente foi ventilado para colocar em cheque nosso Presidente. Mas tem um outro viés mais sinistro: foi um balão de ensaio, para ver a reação das pessoas, pois sabem eles que não há chance disso acontecer com o atual governo ou sua sucessora. Mas se for o Serra, a história é outra e esses senhores não querem correr o risco de uma nova Alcântara. Explico: a América do Norte está precisando de alguém para o abraço de afogado. A Colombia, com o seu narco-presidente, não tem massa suficiente para impulsionar nada. Mas já com um tal de Brasil nas mãos dos tucanos, o assunto é outro. O Obama precisa do pais que infelizmente está sendo governado pelo Cara.
Sinceramente: tenho tanta raiva do PSDB que ao caricturizar o tucano, me deu um desejo ardente de ver essa ave extinta o mais depressa possível.

    Carlos

    Quais as rqzões de Santayana para escrever aquilo?
    Não posso acreditar que tenha sido por orientação do Aécio….

    francisco.latorre

    o mineirismo tem caminhos insondáveis.

    incontroláveis forças psíquicas.

    coisas da parapsicologia.

clovis

Veja só, depois te tanto trabalho que o Lula teve para tirar o Brasil da M… vem uns idiotas planta o boato e alguns cai na lábia. Gente, estamos em ano eleitoral, e o PIG está articulando golpe baixo. Tentem identificar os caras secreto pelos comentários, eles elogiam cono se fosse petista e depois condena para fazer o cara que simpatiza com a Dilma e Lula ficar com dúvidas.

mano

A base será virtual. Servirá para coleta de dados complementares para os relatórios da CIA, DEA e NSA. Não são necessárias bases no Brasil. Existem vários agentes por aqui instalados, eles já controlam o SIVAM e o SIPAM. Existem antenas na embaixada de Assunción para isso e muito mais. Pesquisem sobre o ECHELON. O que eles querem é qualificar as informações, pois as fontes humanas podem estar corrompidas. O melhor agente é aquele que não sabe que o é. Querem formalizar algo que já ocorre faz tempo. Amazônia e Pré-sal, são os focos de interesse.

Luiz

Mais um ensaio maluco da direita brasileira?

ricardo silveira

De fato, parece que é mais um factóide dessa mídia safada que azara o país e que deveria ser processada pela leviandade e venalidade que pratica sem que nada lhe aconteça. Nada de censura, muito ao contrário, mas essa gente precisa ser chamada a responder na justiça por suas manifestações golpistas, sob pena de pôr em risco a democracia que conquistamos.

Fernando

Gostaria de saber quantos funcionários dos EUA atuam hoje no Brasil (CIA, FBI, DEA e etc).

    francisco.latorre

    agentes do usamerika no brasil.

    some o número de funcionários das embaixadas e consulados…

    mais os empresários multinacionais amerikanos…

    e os aposentados do itamaraty tucano.

    e o anselmo cardoso ford.

    e o anselmo serra 'fugi do golpe pra terra dos patrocinadores do golpe'.

    pra começar…

    Fernando

    Agentes do imperialismo yankee são vários mesmo latorre…

    Mas eu queria saber um número certo de funcionários dos EUA da área militar/policial/inteligência que atuam aqui. Como já foi dito, tem um PF brasileiro lotado em Miami, então gostaria quantos são os deles por aqui.

    francisco.latorre

    agentes do usamerika no brasil.

    e tem a globo-abril.

    mas esses são manjados.

    sobrinhos de sam.

    Klaus

    Joga no Google: "agente secreto funcionários brasil estados unidos america", sem aspas. Acho que deve aparecer a lista completa.

george

Base militar norte-americana aqui no Brasil: é engaçado mas já ouvi ultimamente americano dizer que a América do Sul é o "Paraíso Perdido". Mais fácil o Brasil fazer uma Base Militar em washington, DC.

Marat

A impren$$$a brasileira precisa ser investigada. ela trabalha, a soldo, aos interesses estrangeiros. É mais que urgente que se apure as relações promíscuas desse bando de lesa-pátrias com as embaixadas e consulados do império do IV Reich.

Gersier

O PIG e alguns traíras que estão no governo Lula por imposição das coligações partidárias,estão loucos para arranjar um factóide,uma falsa crise diplomática entre o Brsil e os Estados Unidos.Esses colonizados não se enxergam e não e n ão conseguem ficar livre do seu complexo de vira latas.

    Luiz

    Pensou de que se Dilma ganhar, tendo o vice do PMDB, o tal "sem noção" pode continuar?

    Gersier

    Será que ele fica?E o embrólio do Hélio Costa e Patrus em Minas?São fatos como esse que desanima a gente.Não pensam no Brasil,no seu povo,na sua gente simples.

    José

    Que imbroglio é esse?

    Gersier

    Andaram se estranhando.Ambos são pre candidatos ao cargo de Governador do Estado de Minas Gerais.

Edson

Não vejo a possibilidade de uma base estaidunidense no Brasil. Só não estou entendendo a "desinformação" do Mauro Santayana, a quem muito admiro.

    José

    Sempre respeitei o Santayana, a quem conheci pessoalmente em Brasília em 1993-1994, na mobilização contra a revisão constitucional.
    Só que o tom do artigo dele no JB me fez suspeitar de que seguiu orientações do tucano Aécio no sentido de tumultuar o ambiente na véspera do lançamento da candidatura Serra.

    Antonio

    hmm… serra?

Joelma

hmm… será?

Marcio

Quem vai instalar a Base Americana no Rio de janeiro é o José Serra. Dá-se para ver que o s EUA estão participando ativamente desta campanha ao lado do Serra, tentando com essas notícias indispor a maioria dos eleitores brasileiros que ODEIAM os americanos do norte contra o Lula e a Dilma. Ora, se a Dilma é terrorista, ela iria chamar o Bin-Laden ou o presidente do Irã para virem para cá, e não o Obama, não é mesmo?

daniel

Quem bom, parece que foi só um "susto". Vamos aguardar.

Mario

Os estadunidenses não são de confiança. Não costumam respeitar os tratados que assinam. O fato de existir cláusula que assegura a soberania do Brasil não significa absolutamente nada. A prova é justamente a declaração do Valenzuela que, no mesmo dia em que o Brasil afirma que não haverá base militar, ele confirma que haverá sim uma base militar dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. Permitir isso será cavar nossa própria cova. Espero que o Lula não permita ser transformado em traidor da nação dessa forma.

Jamilton

Esse povo que não tem o que fazer fica por aí inventando lorotas. Onde o presidente Lula iria perimitir uma ingerencia dessas?

Caesarea

Já imaginaram na remota hipótese do Serra ganhar!?!?! Os yanks voltariam a dar as cartas no Brasil…

    Pedro Scherer

    Ainda bem que você diz uma remota possibilidade. Mas, nós podemos mais, pois somos maioria. Na hora do voto é que veremos "quem tem mais garrafas pra vender". Se depender do povão, esta turma Psdb, Dem, Pps, (Serra, Fhc., Jereissate, Aécio, Mão Santa, Couto , Artur Virgilio e mais um bando de traidores serão enterrados em uma vala comum) Será um Funeral só que pra economizar nas velas e no carreto!

    francisco.latorre

    deixa que o gato cobre.

    o bichano num güenta mais o fedô.

Deixe seu comentário

Leia também