Luiz Claudio Lopes: Um tapa na cara da horda de manipulados

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-10-13 às 12.41.17

Sugerido pelo Luiz Claudio Vieira Lopes, que escreveu, a respeito do discurso de Dilma na ONU:

Estocar vento para gerar energia já é realidade! Um tapa na cara da horda de manipulados que latiram asneiras!

Fazenda de energia eólica vai armazenar vento em rochas

Redação do Site Inovação Tecnológica –  08/10/2007

Sempre que se fala de energia solar ou energia eólica, o primeiro empecilho que se coloca é que uma rede de geração de energia “de verdade” não poderia ser dependente dessas fontes porque elas não seriam confiáveis.

Afinal, um gerador eólica só iria produzir energia quando estivesse ventando, assim como um conjunto de painéis solares só iria produzir eletricidade durante o dia e em dias não nublados.

Falsos argumentos

Esses argumentos, contudo, não têm nenhum fundamento científico e “se esquecem” de um detalhe crucial: é possível armazenar energia.

As baterias, supercapacitores eflywheels são alternativas bem conhecidas quando se trata de armazenar energia elétrica.

Mas agora, um consórcio de empresas dos Estados Unidos, reunidas no Iowa Stored Energy Park, foi muito além e vai armazenar o próprio vento, que será utilizado para gerar energia quando for necessário. Ou, mais especificamente, nos momentos de pico de demanda, quando a energia é mais cara e pode oferecer um maior faturamento para o grupo.

Armazenando o vento em rochas

A maioria das fazendas de geração de energia eólica passa por períodos nos quais o vento é mais forte do que o necessário, principalmente à noite. Essa energia extra será utilizada para alimentar enormes compressores de ar, que enviarão o ar comprimido por meio de um túnel para uma camada de arenito localizada a cerca de 1.000 metros de profundidade.

O arenito é uma rocha extremamente porosa e, a essa profundidade, fica encharcado de água. O ar sob pressão ficará armazenado nesses poros, expulsando a água. O arenito fica localizado entre camadas de argila, que funcionam como um lacre que não deixa o ar escapar. Nos momentos de pico de demanda, quando mais energia é necessária, o ar comprimido nessas rochas profundas será então redirecionado para a superfície, sendo utilizado para gerar eletricidade.

A usina não é inteiramente movida pela energia do vento. Ela é na verdade uma usina híbrida, que utiliza energia eólica e uma turbina movida a gás natural. O ar-comprimido consegue elevar o rendimento da turbina em até 60%. A usina deverá entrar em operação em 2011.

PS do Luiz Claudio: A usina de energia eólica em Huntorf, Alemanha, CAES tem usado [deste método] desde 1978. Outra facilidade em McIntosh, Alabama CAES tem usado desde 1991.

Leia também:

Barão de Itararé: A mídia e o ovo da serpente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José A. de Souza Jr.

O texto acima relata apenas uma das muitas formas de se administrar a variabilidade de fontes energéticas como a solar e a eólica. Promissora, por sinal, já que aumenta sensivelmente a eficiência das turbinas a gás, usando o excesso de ventos e poupando o combustível. Ponto para a economia e para o meio-ambiente. Os que criticaram a fala da Sra. Presidenta a respeito do assunto, o fizeram por motivação político-ideológica e demonstraram o quanto são desinformados (quem manda ser escravo do PIG, né?) a respeito das mais recentes transformações do setor energético a nível mundial. Uma outra vertente da discussão a respeito do assunto pode ser lida aqui: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-09062011-110815/pt-br.php

paul moura

Olha a quantidade de ignorantes criticando o artigo. Nesse caso, sou obrigado a concordar com eles. REALMENTE PRECISAMOS DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

Sérgio Montenegro

Infelizmente o debate em nosso país ta interditado, tamanha a mediocridade que se atingiu qualquer discussão de coisas mais simples a mais complexa. Lamentavelmente partindo de pessoas que deveriam ter um mínimo de discernimento em realizar um debate de forma mais inteligente, aqueles que tem mais tempo de estudo, porem como cita Alfredo Bosi é “uma inteligência sem sabedoria”.

lulipe

Eu imagino como deve sair a tradução dos discursos que a presidente profere no exterior, se nem os brasileiros entendem!!!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Muares Fascistas Não Entendem e saem Repetindo o que Dizem
    .
    os Velhacos Hipócritas que, de Má-Fé, Fingem que Não Entendem.
    .
    .

    LuisT

    Gênios de plantão: Voces não estranham que a fala da Dilma ocorreu num evento internacional, com jornalistas de vários países, além dos brasileiros, e que ninguem, nem os brasileiros, reportou como gafe o que ela falou. E eis que, quase 10 dias depois, do nada, torna-se viral esse deboche imbecil, em que todo coxinha virou especialista em energia.
    Estranho, não?
    Num ambiente como o que ocorreu o discuros, formado por pessoas que no minimo entendem um pouco de energia (e não usam de má fé), entende tranquilamente o sentido de falar em “estocar vento”, da mesma forma que num ambiente futebolistico ninguém que ouvir que determinado jogador “comeu a bola” vai ficar preocupado que o mesmo tenha alguma indigestão.

lulipe

É só questão de não definir uma meta, quando a meta surgir duplicamos a meta que na realidade seria dividida se viesse a existir em pequenas metinhas, entenderam???

FrancoAtirador

.
.
MUARES FASCISTAS ESTOCAM VENTO NO CRÂNIO
.
(http://imgur.com/SMHno9f)

(http://br29.com.br/noruega-cria-metodo-para-estocar-energia-eolica-ou-seja-estocar-vento)
(http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/41934/dilma+esta+errada+por+querer+estocar+vento+para+cientistas+britanicos+nao.shtml)
(http://jornalggn.com.br/noticia/walter-davila-a-inteligencia-coletiva-e-a-arte-de-estocar-vento)
.
.
A solução de como estocar vento EXISTE
e está aqui no Brasil há muito tempo
(http://imgur.com/SMHno9f)
.
Por Rogerio Dornelles Maestri (*), no GGN
.
Já há mais de 10 anos eu e outro colega
publicamos na Revista Informativa da
Associação Brasileira de Recursos Hídricos,
(Porto Alegre , v. 8, p. 16 – 16, 26 jul. 2002.)
um artigo que mostra como se pode estocar
energia eólica no litoral sul do país
com muita eficiência.
.
Posteriormente em outro trabalho foram selecionados
três pequenos reservatórios e verificada a viabilidade
(PASQUALI, Lucas M. ; D’AGOSTINI NETO, José ; BELUCO, Alexandre ; MAESTRI, R. D. .
Três locais para implantação de usina hidrelétrica reversível ao sul dos Aparados da Serra, no Litoral Norte do RS. PCH Notícias & SHP News, v. 52, p. 32-37, 2012.),
como não houve nenhum interesse de a linha de pesquisa terminou por aí,
mas de qualquer forma fica registrado.
.
É POSSÍVEL ESTOCAR VENTO.
.
*(https://lattes.ufrgs.br/servlet/jpkFltGeral.cFltVisualizador?&pTipoIdentif=2&pTipoRelat=1&pSearch=I3VmcmdzI2NwZCMxNDgzNDI1MTAwNCN1ZnJncyNjcGQj&pCodOrigemCur=1)
.
(http://jornalggn.com.br/comment/759469#comment-759469)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O Nível de Conhecimento dos Muares é tão Baixo e o de Preconceito é tão Grande,
    .
    que se se diz algo que foge ao Senso Comum eles escarnecem falando que é Tolice.
    .
    .

Lukas

O importante não é isto. Dilma se expressa tão mal que mesmo quando ela pode estar certa a gente acha que ela está errada. Ela não consegue transmitir suas ideias de forma clara e objetiva, fica gaguejando, indo e voltando. Pelo que eu entendi, pelo texto e pelos links, ninguém consegue armazenar vento, armazena-se ar comprimido. Vento é ar em movimento. Se Dilma soubesse do que estava falando poderia dar esta explicação que não haveria piadinhas. Mas, como sempre, ela mete os pés pelas mãos nos improvisos.

P.S. a propósito, me parece que esta Iowa Stored Energy Park não deu muito certo, como pode ser visto no link abaixo:

http://www.naylornetwork.com/app-ppw/articles/index-v2.asp?aid=166176&issueID=23314

O erros e acertos desta experiência foram demonstrados no site abaixo:

http://www.lessonsfromiowa.org/

    LuisT

    Pelamor….

    Qdo a Dilma fala “estocar vento” ela, como qquer um da área de energia compreende perfeitamente, está usando uma figura de linguagem óbvia no sentido de indicar a necessidade de armazenar a “energia” do vento. Esse entendimento é elementar entre pessoas com conhecimento do setor energético. A prova disso é que ninguém (mesmos jornalistas brasileiros ou estrangeiros) reportaram sua fala como gafe após o evento (esses videos viralizaram quase 10 dias depois. De onde partiram, e com qual objetivo…?).
    Mas com má fé, tudo pode ser levado ao pé da letra de acordo com a conveniencia e contando com o beneplácito eufórico dessa orda de coxinhas, todos catedráticos em energia.

    Lucas

    E a legião da esquerda se levanta para fazer um TCC sobre armazenar ‘vento’ para ajudar a presidenta.
    Ia fazer o mesmo comentario que voce, sobre a viabilidade de armazenar o vento e etc, mas percebi que esse local é improprio para tal. TFA.

Dilma Coelho

Minha mãe foi uma pessoa muito simples, porém muito sábia e um de seus dizeres favoritos foi:
“A IGNORÂNCIA É A MÃE DE TODOS OS MALES”. É o que mais se vê por aqui, pessoas ignorantes, midiotizadas, alguns na velhice frustrada, etc.
Os cães ladram e a carruagem da Dilma passa. Que Deus a abençoe.
Uma das tristezas de Dilma é a traição, como são falsos e traidores. Isto dói no âmago, Ana Arraes, Toffolli et caterva.
Que Deus te abençoe Dilma Rousseff, você vencerá. Tudo mais é INVEJA e sede de poder para roubar…

Panino Manino

Ai de mim, que outro dia me estressei quando meu pai me mostrou no Facebook (sempre essa desgraça) fazendo graça de uma besteira que a Dilma tinha dito, sobre armazenar vento.

Deixe seu comentário

Leia também