Lelê Teles: Sobre mercadores e mercadantes

Tempo de leitura: 2 min

O polvo gasta um monte de dinheiro público com a revista lida por aqueles que o odeiam e querem eliminá-lo da face da terra. Esse polvo!

SOBRE MERCADORES E MERCADANTES

por Lelê Teles, via e-mail

Volta e meia alguém usa a metáfora da Síndrome de Estocolmo para tentar explicar a inexplicável relação entre o PT, a editora Abril e congêneres.

Faz um certo sentido. Pensemos, a revistaveja mete o pau no Governo Federal e diz que ele nada faz ou que faz tudo errado. Aí o governo entope a revista de anúncios para dizer ao “povo” que está fazendo muita coisa e está fazendo tudo certo.

Na edição seguinte, a revistaveja faz uma “denúncia” contra uma estatal. Aí o diretor de marketing da estatal convence a todos de que está na hora de contra-atacar, e despejam dinheiro em anúncios, na mesma revista, para tentar limpar a sua imagem.

O diabo é que a revistaveja diz, o tempo inteiro, e é ventriloquada por políticos de direita, que o PT só é bom mesmo de marketing e que ao invés de trabalhar pelo povo prefere engabelá-lo com propagandas mentirosas.

Ou seja, a revistaveja desqualifica o trabalho do governo e ainda desqualifica suas propagandas. E o governo qualifica a revista, porque superestima o seu poder de influência mostrando que se importa, e muito, com o que ela diz.

Perguntar não ofende, com quem o Governo pensa que está falando quando anuncia na revistaveja?

Como se trata de uma empresa sectária e que prega o ódio ao Partido dos Trabalhadores, seus leitores/eleitores compram a revista porque “compram” as ideias nela contidas.

Tudo indica que o clássico leitor da revistaveja nem dá bola para os anúncios das estatais do governo e que considera toda a propaganda sobre os programas sociais um desperdício de dinheiro porque, com mil diabos, eles não aprovam os programas sociais do governo.

Ao invés dessa engabelação de share, target e mídia técnica, por que não se faz uma pesquisinha básica e se pergunta aos leitores da revistaveja o que eles acham dos anúncios governamentais?

Tudo indica que quanto mais a Globo, a Veja e a Folha sujarem a imagem do governo, mais o governo despejará verba nessas publicações para limpar a sua barra.

Assim, torna-se refém, por conta própria, de fofoqueiros e achincalhadores e, ao mesmo tempo, ajudam a pagar o salário deles para que continuem fazendo o seu trabalho sujo.

É preciso compreender que a desinformação, para estes senhores, é uma mercadoria. São mercadores do caos, do ódio e da guerra psicológica. Mas, pelas barbas de Bin Laden, essa revista lê quem quer e paga por ela quem não tem juízo.

E por falar em juízo, o nosso bom Mercadante, no apagar das luzes de 2013, tratou de garantir o champanhe de Reinaldos e Constantinos.

Por meio do Fundo Nacional De Desenvolvimento da Educação, assinou um contrato de mais de dois milhões e meio de reais, sem licitação, com a Fundação Victor Civita, veja você, para a confecção da revista Nova Escola, para atendimento ao Programa Nacional Biblioteca da Escola.

O sonho de todo bom mercador é encontrar um bom Mercadante.

Leia também:

Altamiro Borges: A derrota dos porta-vozes dos agiotas


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Apavorado pela cara-de-pau humana

Mercadante é o Palocci de 2014.
Deveria ter saído.

Gabriel Braga

Fico aqui especulando sobre os motivos desse agrado à Abril.

Mercadante não pode ser tão ingênuo a ponto de acreditar que dá pra manter uma convivência civilizada com o principal partido de oposição que é a mídia hegemônica,pois até o mais completo analfabeto político sabe que mesmo com toda a moderação do PT e com toda a grana já despejada pelo governo federal no PIG,esse pessoal simplesmente não engole que o País possa ser governado por um partido com origem popular,ainda que o PT de hoje não lembre em quase nada o PT de outrora.Ou seja,aí tem.

Claudius

Quem se cerca de medíocres colhe mediocridades.

Ricardo

Esse Mercadante é um boçal. Isso todos sabemos. Agora, o que ele faz como ministro da educação, isso nínguem sabe. Fica difícil defender o governo com essas furadas. As outras editoras, que sentem lesadas, deveriam anular essa merda de compra.

Eugênio C. Rebelo

Ou seja: entupir as bancas com esse detrito de maré baixa, mesmo sem ninguém comprar, ainda é um grande negócio. Bancado com o dimdim do contribuinte, é claro.

Roberto Locatelli

Existem editais malandros. Por exemplo, o Gurgel lançou edital para a compra de “iPads”, o que direciona a compra para a Apple. Na verdade, o edital deveria ser para a compra de TABLETS.

Esse edital do Mercadante (aquele admirador confesso do “seu Frias”) foi na mesma direção, selecionando a Abril como única capacitada a atender.

Odon

Imaginem que o Mercadante já foi um nome forte (em outros tempos) para fazer parte da equipe econômica. Ainda bem que não foi….

Alves Reis

Numa dessa aí o MERCADANTE, ele garantiu os champanhes dos Ronaldos,dos Constatinos dos Civitas em geral, e claro o quinhão dele foi champanhe importado,perus e pernis; fez uma ceia de primeira.E nois óóóóó!

Mauro Bento

Esquerda por desvio na coluna,lordose.

francisco niterói

E dizem que a tal revista Nova Escola é um lixo ideologico.

Nao conheço, mas acredito que deva ser.

Entao, alem de tudo, ainda vai entupir nossas criancas com LIXO.

Mello

Mercadante está se provando uma decepção…

Em cima do muro. Pilatos.

Tá na hora de levar a bordoada das urnas.

oscar paniz

Boa esta da Sindrome de Estocolmo. Realmente tem alguns “companheiros” do PT que não criam vergonha na cara. É porque não acontece nada. Aqui no RS tem um candidato ao Senado,que não é do PT, e que acabou de sair da RBS, que passou dois anos fazendo sua campanha, de forma antecipada, através de um Programa chamado “Os Caminhos do Rio Grande”, e um dos anunciantes da Emissora de Rádio era e ainda é a CORSAN(Estatal de Saneamento). E quem está governando o Estado é o PT.´Temos outros Mercadantes por ai.

Martha Mannes

…e o Mercadante?! é “povo”!?! Desde QUANDO??!!?? CRE-TI-NO!! Muito, muito, muito parecidos, PT e PSDB… só quem não muda (E SEMPRE GOVERNA!!!) é o PMDB!!

ZePovinho

Grande Azenha.Acabo de ouvir,caminhando na orla de Fortaleza,que a FIFA impôs um cartel para os hotéis na orla da cidade.
A diária acordada,em todos eles,durante a copa do mundo,ficará em 1400 reais.
Cabe saber ,por outros blogueiros do Ceará, se isso que ouvi caminhando é verdade.
Valeu!!!

FrancoAtirador

.
.
Os 2,5 milhões de reais,

do Governo para a Abril,

foram só o Brinde de Natal.

(http://www.conversaafiada.com.br/pig/2014/01/08/governo-banca-a-abril-sem-licitacao)
.
.
16/9/2013
Exame.Abril

Abril Educação vende 30 milhões de livros para PNLD
[Programa Nacional do Livro Didático do MEC]

Livros serão comprados com dinheiro do FNDE –
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

São Paulo – A Abril Educação anunciou a venda de 30 milhões de livros para a edição de 2014 do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).

A compra será financiada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A encomenda feita às editoras Ática e Scipione prevê a entrega de 12,4 milhões de livros para turmas de Ensino Fundamental II e outros 17,6 milhões para alunos de Ensino Fundamental I e Ensino Médio.

O preço a ser pago pelas obras será definido até o fim de setembro.

Para a corretora BTG Pactual, o pedido para o PNLD 2014 ficou abaixo das expectativas.

“Nós vemos o anúncio como negativo”, afirmaram os analistas JC Santos e Pedro Montenegro em relatório da corretora.

O documento destaca que o número de livros encomendados representa uma queda de 33% em relação aos pedidos feitos em 2011.

De acordo com o relatório, considerando-se que sejam pagos R$6,30 por livro, o negócio renderia cerca de 190 MILHÕES DE REAIS – valor 24% menor do que os 250 milhões estimados pela corretora anteriormente.

(http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/abril-educacao-vende-30-milhoes-de-livros-para-pndl-2014)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    De certa forma, a Abril Educação tem razão em reclamar do Governo.

    Em 2013, as Editoras Ática e Scipione que pertencem ao Grupo Abril

    venderam um terço do total de livros adquiridos pelo PNLD do MEC.

    Valor pago pelo Governo Federal à Abril: mais de 258 MILHÕES DE REAIS.


    (http://www.fnde.gov.br/arquivos/category/35-dados-estatisticos?download=7720:pnls-2013-negociacao-pdf)

    (http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-dados-estatisticos)
    .
    .

    Narr

    No caso dos livros didáticos, não haveria outra coisa a fazer.
    As editoras apresentam as obras, quem escolhe são os próprios professores e não o MEC.
    A lei não permite licitação do tipo “todos menos a Abril”.

    FrancoAtirador

    .
    .

    Prova de que no Brasil não existe diretriz curricular.

    E assim, vamos aprendendo ‘estória’ com o Marco Villa

    e ‘moral e cívica’ com o Constantino e o Reinaldo …
    .
    .

    Narr

    Quem é que disse que os livros adotados pelo MEC são escritos pelo Villa ou pelo Constantino?
    Além disso, são livros de várias matérias, inclusive Matemática e Biologia.
    Quero que a Abril se dane, mas deve ser atacada onde é o justo.

    Roberto Locatelli

    Acontece que o edital foi direcionado de forma a excluir concorrentes. Não é só a Abril que tem coleções destinadas à escola. O edital deveria ter sido redigido de outra forma, para que TODAS as editoras pudessem oferecer suas coleções.

Marat

Nunca mercadantes neste país um governo foi tão medroso com relaçã à impren$$$a!

Fabio Passos

Nem parece verdade.
A esquerda não pode continuar sustentando as oligarquias midiáticas que defendem o Apartheid Social.
O PiG é inimigo do povo… e assim deve ser tratado.

Mercadante está queimando dinheiro público.

Deixe seu comentário

Leia também