Gerson Carneiro: Perdi o Cristiniano para o Bolsonaro

Tempo de leitura: 3 min

escravos

por Gerson Carneiro

Cristiano Alves dos Santos.

Eu, Gerson Carneiro, não o conheço pessoalmente.

Jovem, negro, pobre. Morador de uma comunidade na cidade de Santos-SP.

Há aproximadamente quatro anos, prestou vestibular para o curso de Enfermagem em um universidade pública em Ribeirão Preto. Foi aprovado. E não tinha dinheiro para sair de Santos e ir a Ribeirão Preto efetuar a matrícula e muito menos por lá se estabelecer. Foi aí que Cristiano Alves dos Santos entrou na minha vida.

Através de uma campanha, feita por pessoas aqui no facebook ideologicamente alinhadas ao governo do Lula, para arrecadar fundos para ajudar o Cristiano, tomei conhecimento de sua História e participei. Foram arrecadados pouco mais de três mil reais, o que possibilitou ao Cristiano dar continuidade ao seu projeto de vida.

Um pouco à frente, já cursando, Cristiano, de namorico com uma jovem estudante universitária, entrou em contato e me pediu dinheiro para recebê-la em um final de semana. Novamente, pensando em sua realização pessoal, com todo contentamento contribui.

Cristiano me chamava de “padrinho”. Termo este que nunca me agradou. “Padrinho” parece coisa de máfia.

E dizia que um dia iria retribuir, ao que sempre eu respondia: — Estude, torne-se alguém e ajude a transformar a vida dos que ficaram lá, de onde você veio. Essa é a melhor retribuição.

Ficamos um tempo sem nos comunicar. Há aproximadamente seis meses o Cristiano apareceu.

Bolsista do CNPq. Continua estudando. Mas eu não reconheci o Cristiano. Agora admirador do Bolsonaro, Kim Kataguiri e Fernando Holiday, Cristiano virou agente propagador de calúnia, difamação e injúria contra o governo que proporcionou a ele a possibilidade de se tornar estudante universitário. Começou a pensar que a mudança em sua vida é fruto unicamente do seu esforço pessoal.

Cristiano Alves dos Santos foi ideologicamente capturado por quem determinou que ele fosse morador de uma Comunidade pobre em Santos mas não possibilitou que ele de lá saísse.

A realidade crua e triste é essa.

Tendo saído da situação social em que se encontrava, ao invés de lutar para resgatar outros que lá ficaram, o indivíduo passa a ser agente do opressor.

Por diversas vezes tentei dialogar com o Cristiano e mostrá-lo que do pessoal que hoje ele exalta, ninguém contribuiu efetivamente para a mudança real na vida dele.

A impressão que tenho é que convivendo com jovens menos desprovidos das carências sociais, os Cristianos, para se sentirem aceitos e integrados nos novos grupos sociais, passam a negar as origens.

Cristiano sempre dizia que me convidaria para ser padrinho em sua formatura.

Entre os doadores da campanha citada no início do texto, havia homossexuais.  Hoje os homossexuais também estão no alvo dos ataques do Cristiano.

Perdi o Cristiano para o Bolsonaro.

Infelizmente não poderei mais comparecer à formatura do Cristiano.

Ontem, com tristeza, me senti obrigado a bloqueá-lo.

Apesar de tudo, ainda considero o Cristiano vítima do mecanismo opressor.

PS: Eu, pobre, na adolescência, fui salvo por alguém que me deu oportunidade através da Educação. Sou eternamente grato, e enquanto puder, sempre vou contribuir para que pessoas com oportunidades reduzidas de acesso à Educação tenham chance de  modificar para melhor as suas vidas, apesar dos Cristianos. Um só que souber aproveitar e transformar o mundo para melhor, terá valido a pena.

Leia também:

Como a Folha fez manchete com insinuação mentirosa para atacar Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

Na banda podre da oposição ao Brasil, já nem se sabe mais se os eleitos são escroques mesmo ou se apenas procuram agradar aos seus seguidores…

Luiz Antonio A do Sacramento

Muito apropriado o seu comentário , cara Arthemisia.Talvez , aí esteja o ponto de partida para compreendermos o porquê da absoluta falta de coesão subjetiva e que enseja a desintegração da sociedade brasileira.Enquanto essa injustiça secular não for reparada, a nação patinará debilmente em busca da sua verdadeira vocação natural de grandeza.

Lukas

Como diria o poeta:

Que lapada!

Augusto Soares

Q absurdo! Em q mundo vivemos?
.
Como pode o Cristiano pensar q ele, e não o “padim” Lula, é o principal responsável pelo seu sucesso (e pelo seu fracasso)!
.
Como pode o Cristiano apunhalar de forma tão vil àqueles q, em troca de sua fidelidade, o ajudaram?
.
Como pode o Cristiano, sendo pobre e negro, se identificar com qualquer pensamento q não seja o q alguém decidiu q deveria ser o seu!?
.
Se pelo menos Cristiano fosse “capturado” pelo lado bom da força, se pelo menos Cristiano fosse um pobre e negro obediente, q seguisse o q o Gerson Carneiro determinou q seria o certo…
.
Q ingratidão!
.
Gerson Carneiro, o iluminado, até q tentou dialogar… Mostrar pro pobre (de espirito) Cristiano q existe um lado dos mocinhos (o dele) e o outro lado, podre, mau, preconceituoso, feio e fedorento!
.
Só tem uma explicação pra essa traição:
.
O pobre e negro Cristiano quer agradar seus amigos, talvez menos pobres e menos negros q ele! Só pode ser! Pq pobre q é pobre e negro q é negro, não pode ser nada de diferente do q determina Gerson Carneiro (a não ser q seja fraco de caráter e queira agradar a “casa grande”)
.
Cristiano é tão fraquinho, coitado, q só pode ser vítima de um tal “mecanismo opressor”…
.
Sério: é pra levar a sério?
.
Nunca li texto tão preconceituoso quanto esse! Um amontoado de bobagens!
.
Viva o Cristiano, q sabe q mais do q de qualquer governo, é dele o suor q vai fazer a diferença na sua vida!
.
Viva o Cristiano q não precisa de permissão de ninguém pra pensar e decidir!
.
E q fique claro: Não é exclusividade dos iluminados da esquerda, ou dos homossexuais, a vontade de ajudar o próximo (ou o distante) a melhorar de vida!
.
Essa tolice de achar q a “virtude” tem lado é a coisa mais idiota q existe!
.
Gerson Carneiro, vai fazer terapia, rapaz!
.
Cristiano nunca foi seu!

    Gerson Carneiro

    Já que você determinou que tenho que fazer terapia eu aceito.
    Mas não tenho o dinheiro.
    Está disposto a me ajudar?

    Augusto Soares

    Gerson Carneiro
    .
    Ao contrário de vc, não tenho a pretensão de determinar nada na vida de ninguém.
    .
    Dei apenas um conselho…
    .
    Se precisar de ajuda, pode contar comigo!
    .
    E nem vou querer em troca q vc vote no meu candidato…

    Claudio Junior

    Excelente Augusto!!!
    Acho que Gersaum não captou direito a mensagem de Dr. Carvalho, o capitalista que lhe deu a oportunidade de estudo.

    Sidnei Brito

    Engraçado que nos bons tempos de FHC, por exemplo, não se viam tantos Cristianos cujo “suor fizesse diferença na vida”.
    O que será que mudou, hein?

    Augusto Soares

    Sidnei Brito
    .
    Se vc acha q o governo, qualquer governo, é mais importante pro seu sucesso do q o seu próprio esforço, então vc já é um fracassado!
    .
    Fique esperando o próximo “padrinho” pra melhorar a sua vida, já q vc não tem força pra correr atrás…
    .
    PS: poderia lhe dar inúmeros casos de pessoas q melhoraram de vida antes do governo de “são” Lula, a começar pelo meu pai, nascido em 1915, q perdeu o pai aos 5 anos e a mãe aos 7 anos… Fez faculdade na década de 40, casou, teve 6 filhos, nos deu educação… E acredite, nem Lula nem o Estado brasileiro tiveram nada a ver com isso!

    Sidnei Brito

    Augusto Soares,

    ao sugerir que o Cristiano tem todo o direito de cuspir no prato em que comeu, como está implícito no seu texto (direito que, diga-se, eu também concordo que ele tem), você já admite a importância da política, no caso da era pós-Lula no governo federal.

    Você pode até não concordar, mas o poema “Analfabeto político”, de Brecht, explica muito bem que o esforço pessoal (de que nada adiantava no governo FHC, repita-se) é importante, mas está longe de ser tudo e, infelizmente, está longe de ser o principal.

    Gerson Carneiro

    Hahaha… os escravos eram escravos /são escravos porque não tinham/tem “força pra correr atrás”.

Lukas

Liga não. Eu ajudo um monte de gente que vota no Lula. No fim, as coisas se equilibram.

    Sidnei Brito

    Não me parece que o autor estivesse preocupado com o “voto” do Cristiano, mas sim por estar reproduzindo essas cretinices de extrema-direita (“calúnia, difamação e injúria contra o governo que proporcionou a ele a possibilidade de se tornar estudante universitário”).
    Tanto que, entre os ídolos do universitário, o único que até o momento se submete ao escrutínio popular é o Bolsonaro. E pelo que deu a entender, o rapaz não é eleitor do Rio de Janeiro.

Andre

Talvez lutar para mudar as estruturas e ideologias sociais seja mais eficiente que a caridade.

Urbano

Eis mais uma prova eloquente de que a informação, pura e simples, não dá inteligência a ninguém. O Tristeano é mais um sem noção a se somar à imensa zelite dos novos ricos.

FrancoAtirador

.
.
Entrementes…
.
Governo de Joaquim Levy
.
comemora 10% de Aprovação
.
.

Romanelli

Nem tudo é absoluto, aonde cabe o relativo na estória ? ..e o argumento da outra parte ?
.
Não conheço os detalhes, mas talvez Cristiano não tenha se deixado conquistar por 40 moedas ..vai saber ? ..talvez esteja em estado de choque por tudo o que temos visto, por tudo o que mentiram, enganaram, iludiram ? estado de negação pura, entende ?
.
“mais fácil tirar o homem duma favela, do que a favela dum homem”, outra forma de ver o problema ..triste, bruto, chocante, mas verdadeiro e, 90% dos casos, fazer o que ?
.
Interessante que Gerson “comprou”, ou pensou comprar a liberdade do rapaz (assim eu entendi) ..mas exigiu, ou esperou, fidelidade cega, acrítica e canina ..sei lá
.
https://www.youtube.com/watch?v=mWDTXhy6yuc

    Roberto Locatelli

    Em nenhum momento a matéria diz que Cristiano recebeu dinheiro para agir como age. Pelo contrário, Cristiano é mais um dos que sofreram lavagem / enxaguagem cerebral da mídia. Não é um sacana, é um otário.

    Gerson Carneiro

    Roberto Locatelli ,

    Não vejo o Cristiano como um otário. Como disse, vejo o Cristiano como vítima da engrenagem opressora que não dá chance para os jovens saírem do território da carência social, mas permanece vigilante nas possíveis saídas para mantê-los capturados.

    Observe o que está ocorrendo no Estado de São Paulo nesse exato momento. Quantos daqueles policiais têm filhos que estudam em escolas particulares? No entanto, estão babando para cobrir de porrada os jovens que lutam para preservação e melhoria das escolhas dos filhos dos policiais.

    Não se trata de cobrança alguma. Escrevi para demonstrar, com um caso verídico no qual tenho participação ativa, como a máquina opressora é cruel e eficiente, e o quanto é difícil vencê-la.

    Meu desapontamento é com a fidelidade cega, acrítica e canina do Cristiano em relação ao seu opressor. Por tudo o que este opressor mente, engana, ilude. Observe que não atribuo culpa ao Cristiano. Considero-o vítima. Mas espero sim. Espero que se liberte. E continuarei batalhando da minha maneira naquilo que acredito.

Gabriel

Machado de Assis já dizia isso em memórias póstumas de Braz Cubas e seu escravo liberto.

Seu erro foi o mesmo que o do PT: Ajudar pobre. Nunca da certo.

    Romanelli

    Ajudar, ajudar ? A que preço ? e o que se prometeu, o que se deixou de fazer ..e os passivos que só aumentam em educação, saúde, mobilidade e infra ?
    .
    US$ 40 bi de explosão no orçamento do COMPERJ, US$ 20 bi na Abreu e Lima. US$ 1 bi em Pasadena, mais outro no BLEFE das refinarias, Teve Venezuela, Cuba e Bolívia ..só aqui R$ 240 bi
    .
    Superfaturamento nas obras da COPA do mundo (e no que deixaram de fazer) confessado e provado ..isso se somados a BILHÕES pro bolso de apaniguados, quanto deu ? ..e quantos BILHÕES e BILHÕES não foram DRENADOS dos cofres públicos pros campeões nacionais (tipo eike, Estevan, JBS e “Bunlade”, ou muitos conselheiros citados no CARF, tipo gerdau) ?
    .
    Quanto mais não foi DRENADO na forma de juros PLACEBO,, pelo BC, da renda do pobre, na forma de financiamento, de uso de cartão, de inclusão bancária forçada ?
    .
    Quanto não foi DESVIADO em desonerações CRIMINOSAS acompanhadas da FRAGILIDADE do Estado, da entrega da nossa industria pra estrangeiros ..em lucro artificial da industria automobilística que, com o cambio, REMETEU TUDO, enquanto as famílias se afogarem em dívidas e no transito ?
    .
    Setores inteiros jogados ao chão, como o setor elétrico e a petro-teta
    .
    colega, me diga, afinal, quem estava dentro do OVO da SERPENTE, hein, me diga ?
    .

    Roberto Locatelli

    Gabriel, seu raciocínio está muito simplista. Repito aqui a frase do Morvan, no comentário dele: Quando a Educação Não É Libertadora, O Sonho Do Oprimido É Se Tornar Opressor.

Morvan

Bom dia.

Camarada Gerson, “Quando a Educação Não É Libertadora, O Sonho Do Oprimido É Se Tornar Opressor“, apud Paulo Freire.
Ou, como costumo dizer, ao se só dar o pão, o panificado se vira contra o seu mecenas, pois o verdadeiro pão está na educação. Enquanto, em vez de escolas, estivermos “doando” dinheiro para as víboras do PIG, enquanto, em vez de construir alternativas à mídia patrão, digo, padrão, estivermos fazendo omeletes, a fábrica de neo-Cristinianos estará a todo vapor. Não tem “coração valente” que resista.

Saudações “Por uma Justiça verdadeira, apartidária, federativa, sem ‘Não Vem Ao Caso’, sem udenismo, a serviço do cidadão“,
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

    Roberto Locatelli

    Camarada Morvan, esse foi o gravíssimo erro do PT e de muitos partidos de centro-esquerda (que o diga Salvador Allende). Faltou travar o debate ideológico e cultural. Quem faz a cabeça do povão, nos bairros populares, são as seitas evangélicas, que tendem à direita, salvo raras exceções.

    É hora de o PT se reinventar, mas acho que isso só acontecerá se o partido perder as eleições em 2018. Aí é possível que TODOS os Delcídios e Zés Cardosos caiam foram do partido, limpando o horizonte do PT.

    A outra possibilidade é que a Frente Brasil Popular se fortaleça e mude a tal “correlação de forças”, eterna desculpa para a paralisia dos centristas.

    Abraço!
    __________________________
    PS.: agora sou usuário Linux, mas não tenho a menor ideia de qual é o meu número!

    Morvan

    Boa tarde.

    Roberto Locatelli (30/11/2015 – 16:43):

    Camarada Morvan, esse foi o gravíssimo erro do PT e de muitos partidos de centro-esquerda (que o diga Salvador Allende). Faltou travar o debate ideológico e cultural. Quem faz a cabeça do povão, nos bairros populares, são as seitas evangélicas, que tendem à direita, salvo raras exceções…

    Camarada Roberto Locatelli, bem observado. Fingir que não há luta de classes, comprar as ideias [rotas] do Fukuyama não funciona. Alguém precisa avisar isto para os utópicos da “terceira via”. Obrigado pelas gentis palavras e pela citação à famosa frase de Freire, em post de outro colaborador.
    Quanto à sua inscrição no Linux, basta visitar o Linux Counter e se registrar. Antes, era necessário, a cada ano, renovar a inscrição, mas agora o seu número é perene. Você pode, de um modo ou de outro, agregar este dado à sua assinatura.

    Saudações “Por uma Justiça verdadeira, apartidária, federativa, sem ‘Não Vem Ao Caso’, sem udenismo, a serviço do cidadão“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

luís

Fico feliz por você ainda ter essa humanidade de ajudar os mais necessitados e triste pelo Cristiano, que agora pensa ser parte da casta em que estuda, pobre ilusão. Quando precisar da gente da “sua nova casta” perceberá a verdade, espero que até lá, ele Cristiano, não tenha renegado seus pais, irmãos, avós e verdadeiros amigos, que sendo de origem humilde talvez não estejam mais a “altura de sua nova envergadura moral”. Pobre Cristiano *de espírito*. Luz para ele, está necessitado.

Julio Silveira

Se analisarmos as coisas de um ponto de vista religioso poderemos chegar a conclusão de que vivemos tempos demoniacos, em que, como muitas vezes dito e predito, o caramuleão se veste de bom para contaminar e confundir os referenciais que nos tornam humanos, para nos aproximarem cada vez mais dele. Olhando pelo aspecto social podemos concluir que nossas elites expandem seus exercitos de serviçais, boçais, justamente quando estes passar a ter acesso a eles, quando este exercito faz o movimento de aproximação em direção a ela, elite. Movimento que nunca se dá ao contrário. A elite tem uma capacidade ilimitada de transferir para despreparados humanisticamente suas diretrizes subvertidas de principios, levando essa verdadeira legião a cegueira, e ainda sem permissão para sentarem em seu circulo de privilegiados. Na verdade onde a elite ganha a cidadania vazia é em seu ponto mais fraco, a vaidade que os tornam egocentricos, egoistas, enfim tudo que se relaciona ao ego, sob os mais variados pretextos.

brandao

Adorei o texto! Exemplifica o modismo atual chamado Bolsonaro.

Gerson Carneiro

“Não se incomode
O que a gente pode, pode
O que a gente não pode explodirá
A força é bruta
E a fonte da força é neutra
E de repente a gente poderá”
Gilberto Gil

    Roberto Locatelli

    A poesia é maior do que o poeta.

Cláudio

:
.:.
: * * * * 06:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando: Ah, que vontade que eu tenho de ver todo o PiG, o PiG todo tomar no PSDB, esses felas da Globo & Cia pagarem por tudo o que fizeram contra o povo brasileiro nas últimas décadas.
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
.:.
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
.:.
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Liberal

Pelo relato, o Gerson praticou aquilo que prega o liberalismo: tire o Estado da equação e deixe a comunidade se ajudar por conta própria. Assim como ocorre nas favelas, e funciona muito bem dentro de suas limitações. A inserção do Estado só leva a desperdício de dinheiro pela má gestão e corrupção, além do que é pior: ao distanciamento das pessoas dos problemas sociais por entenderem que isso é função do Estado.

Esse pensamento mesquinho é deveras interessante. Achar que o indivíduo tem alguma obrigação com um partido, quando sua obrigação é com o país. Quer queira quer não é o dinheiro dos impostos dos brasileiros que vai para as universidades.

Numa província na Argentina, há pouco, um grupo de peronistas depredou uma praça com equipamentos de ginástica público e disse: esses equipamentos são nossos, se “vocês” quiserem pra vocês que comprem com seu dinheiro!

    Arthemisia

    Mas o Estado não saiu dessa equação, Liberal. Afinal de contas o rapaz foi para uma universidade pública, não? Se fosse para a rede privada, será que todos continuariam a sustentá-lo?
    Não sou de todo contrária ao liberalismo clássico porque já o vi em ação. Mas num país desigual como o nosso, é difícil defender isso. Estamos falando de um país que foi o último a abolir a escravidão, e que foi a escravidão mais longeva. Ao final, jogaram os negros às ruas, proibiram-lhes a propriedade da terra e ainda importaram mão-de-obra europeia. Será mesmo possível acreditar em esforço pessoal diante de tanta iniquidade estatal? É claro que há indivíduos esforçados e que constroem suas vidas. Mas estamos falando de milhões de pessoas que morriam de fome até um dia desses.

    Liberal

    O Romanelli acima colocou bem, na verdade o que o PT fez foi usar o bolsa família como desculpa para se locupletar, assim como os amigos do rei. Quem foi que impediu o projeto de tornar o bolsa família uma política de estado, ao invés de continuar como política de governo? O PT.

    Não sou tão radical assim, concordo que Educação deva ser garantida pelo Estado. Porém, é preciso garantir qualidade no 1˚ e 2˚ grau antes de querer que um estudante com déficit de formação vá parar numa universidade.
    Isso não quer dizer que as escolas devam ser públicas, o sistema de vouchers funciona muito bem nos EUA.

FrancoAtirador

.
.
A República Desmoronando e se Desmanchando,
por Ação Direta do NaziFascismo Político Explícito
e dos Cartéis Financeiros da Usura Internacional,
.
E o Governo Joaquim Levy, o PT e a Bázialháda
negociando com Edu Cão a Aprovação do Plano
de Auto-Destruição de toda a Economia Nacional.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também