Emir Sader explica por que não assumirá presidência da Casa de Rui Barbosa

Tempo de leitura: < 1 min

Comunicado

Consultado sobre a possibilidade de assumir a direção da Fundação Casa de Rui Barbosa, elaborei proposta, expressa no texto “O trabalho intelectual no Brasil de hoje” (www.cartamaior.com.br). No documento, propunha que, além das suas funções tradicionais, a Casa passasse a ser um espaço de debate pluralista sobre temas do Brasil contemporâneo, um déficit claro no plano intelectual atual.

Como se poderia esperar, setores que detiveram durante muito tempo o monopólio na formação da opinião pública reagiram com a brutalidade típica da direita brasileira. Paralelamente, o MinC tem assumido posições das quais discordo frontalmente, tornando impossível para mim trabalhar no Ministério, neste contexto.

Dificuldades adicionais, multiplicadas pelos setores da mídia conservadora, se acrescentaram, para tornar inviável que esse projeto pudesse se desenvolver na Casa de Rui Barbosa. Assim, o projeto será desenvolvido em outro espaço público, com todas as atividades enunciadas e com todo o empenho que sempre demonstrei no fortalecimento do pensamento crítico e na oposição ao pensamento único, assumindo com coragem e determinação os desafios que nos deixa o Brasil do Lula e que abre com esperança o Governo da Presidente Dilma.

Rio de Janeiro, 2 de março de 2011

Emir Sader

Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Para ler artigo do professor Emir Sader sobre o pensamento crítico contra o pensamento único, clique aqui.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rodrigo Sérvulo

ZÉ DE ABREU TAMBÉM ESTRANHA A "ANA DA HOLANDA"
http://midiacaricata.blogspot.com/2011/03/ze-de-a

SAUDAÇÕES DEMOCRÁTICAS

Messias Macedo

O ínclito mestre Emir Sader faz parte da estirpe de intelectuais que eu, humildemente, quero ver longe, muito longe, do poder oficial, da máquina burocrática, seus moinhos insidiosos e atrozes!…

Brasil Nação – em homenagem ao conspícuo brasileiro mestre Emir Sader
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Alexandre

Perseguido, por boas razões

Por Emir Sader
em http://www.cartamaior.com.br – blog do Emir

##################################

… Seria o caso de os autistas deste país requererem direito de resposta e ressarcimento por danos morais, vitimados pelo preconceito e a intolerância?!…

Brasil Nação – em homenagem ao mestre Emir Sader
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Maria Lucia

Magistral escolha da Ministra Ana de Hollanda. Wanderley Guilherme dos Santos é reconhecido internacionalmente como um dos maiores intelectuais brasileiros vivos. O Rio de Janeiro está em festa!
Lamentável o que ocorreu em relação ao Prof. Emir Sader, porém depois que a FSP liberou o áudio com a entevista, o clima ficou realmente constrangedor. Ao emitir nota posteriormente ao imbróglio, o Prof. Emir confirmou não ter afinidade com as idéias da Ministra o que tornou ainda mais incompreensível saber o porquê de ter ele aceitado o convite.
Trabalhei muitos anos na Secretaria de Cultura do RJ, à época do Prof. Darcy Ribeiro, e desde de então acompanho a carreira da atual Ministra Ana de Hollanda. Considero-a, altamente preparada para o cargo para o qual foi escolhida pela Presidenta Dilma Rousseff. Por essa razão, ao assistir a esse verdadeiro processo orquestrado no sentido de tentar desconstruí-la, com o intuito de afastá-la do cargo, pergunto: os orquestradores dessa onda careca não percebem que fazer pouco da inteligência alheia sempre dá mau resultado?
Comecemos pelo primeiro grande "escândalo" fabricado por esses orquestradores: a retirada do selo do Creative Commons do site do MinC. Oh céus! Oh vida! Oh azar! diria a otimista hiena Hardy. Isto não vai dar certo! bradavam como se a Ministra Ana tivesse implodido a cultura brasileira que, sem que nós soubéssemos, estava contida no selo que foi retirado. Entretanto, os fatos são outros.
É aproveitar o momento para uma profunda reflexão sobre o porquê de tanta escandalização em relação à Ministra Ana de Hollanda.Um bom jornalista podia bem investigar quais os motivos reais dessa implicância. Estou certo que ficaria pasmo com o que se descobriria! Trinta anos de serviço público me dão a certeza que, quando da troca de governos surgem "escândalos" desse tipo, as causas realmente são muito pouco nobres.
Para ver o absurdo do escândalo que armaram pelo fato de ter ela decidido dispensar o vínculo com a empresa Creative Commons do site do Minc,vínculo esse totalmente desnecessário ,basta ler: http://www.redebrasilatual.com.br/multimidia/blog
Ana de Hollanda é altamente qualificada para o cargo e possui qualidades humanas admiráveis. A lapidação que grupos organizados estão fazendo contra ela é uma verdadeira indignidade.

    betinho2

    Maria Lúcia
    Está me parecendo que alguns "ralos" foram vedados.
    O selo CC não justifica essa campanha toda pela "cabeça" da Ministra ana Holanda.

Rogério

Mas como assim? O Prof. diz que não foi trabalhar no MInC porque discorda das idéias da Ministra? Ou seja, porque não quís?
Mas se todo mundo tomou conhecimento que ele não foi trabalhar no MinC porque deu uma entrevista na FSP, onde ofendeu moralmente a Ministra, chamando-a de autista entre outras críticas.
Ora, isso criou uma óbvia impossibilidade de que ele fosse nomeado para um cargo de confiança do MinC. Porque antes mesmo de assumir, ele já traía a confiança da Ministra.
Não se deve fazer pouco da inteligência alheia. Errou, pede desculpas.
Assim,com essa nota, ficou pior a emenda do que o soneto.
Essa Ministra esta mostrando o seu valor e é mais uma mulher brasileira de valor que não baixa a cabeça pra homens arrogantes.

marcel

Emir Sader diz que a matéria da Folha gerou um "monstrengo" pelo qual ele não pode se resposabilizar. Ora, será que ele não conhece a Folha? Será que ele esperava apoio? O que ele esperava do jornal que ele, com razão, critica?

    beattrice

    Talvez ele tenha ficado impressionado pelo convescote dos 90 anos, devido à presença dos 3 poderes da Re-pública.

Dinha

O jn disse ontem que ele não assumirá pq chamou a ministra da cultura de autista da folha.

ANA

VEJA a falta de respeito, isso se chama 'liberdade de imprensa' http://t.co/pfhdTbZ via @VEJA

Rodrigo Leme

Conta a do papagaio agora…é impressionante a incapacidade de assumir que fez e falou besteira. Joga a culpa nos outros, respaldado por pessoas que não exercem o "pensamento crítico" em relação ao que ele fala.

Incrível a falta de espinha do "professor": eu não errei, os outros é que erraram; não me demitiram, eu que não queria o cargo mesmo. O orgulho excessivo é o mal do homem.

Ricardo Galvão

Se o critério dos puxa-sacos e neo-çosialistas (com cedilha mesmo!) aqui de plantão aqui,serve para justificar (ou até parabenizar) a saída do Sader por divergencias com a Ministra, então ele já deveria ser aplicado para expulsar de vez dum bocado de Ministros e subordinados, a começar pelo Jonhbim, por divergência com governo e com a própria PresidentA. E divergência por divergência, é a própria presidenta que está ignorando a autoridade maior, e acima dela, que é a maioria do povo brasileiro, ao iniciar um governo contrariando as expectativa dessa maioria ao impor medidas como a do salário mínimo, aumento de juros…etc, todas para dar continuidade e aumento de privilégios a minoria de rentistas…Vai ficando claro que a "saída" do Sader nada tem haver com o que disse, mas com que ele poderia contribuir para por em dúvida o famigerado "pensamento único", que ele, o Pochmann e outros vem contrariando, inclusive dentro do próprio governo expresso nas tristes figuras do "Maloci" , Zé Cardozo etc. Parabens Sader!

    Ederson Rodrigues

    Faço de tuas escritas as minhas.
    Acrescento mais ainda, que este governo é pra lá de bagdá de neo-socialista é grande mistura que estão fazendo.
    Orá dando migalhas para povo com aumento da bolsa – familia, mas para SM, é minimo mesmo de aumento. Mas para classe burguesa deste país continua muito bem obrigado, aliás nunca ganharam tanto dinheiro como estão ganhando.Os monopolio chegam a rir sozinho. Vendo um governo que diz dos trabalhadores e não faz por eles. Mas um dia os olhos se abriram , e os ventos do oriente chega aqui.

    beattrice

    Excelente linha de raciocínio Ricardo. A autoridade investida na figura da Presidência emana do povo sendo este um regime supostamente democrático. Assim sendo, o mandato a ser cumprido pressupõe o respeito ao projeto apresentado e referendado nas urnas. Mas este projeto não será cumprido, reitero o dito em outros comentários, com um gabinete onde figuras como Tony Palocci e Zé Cardozo ocupam posições estratégicas.

    Rogério

    Vc tem como provar, falo em provas legalmente aceitas, que Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo cometeram crimes previstos em Lei?
    Porque, se nós vivemos num Estado de Direito, é necessário que todas as leis, sem exceção alguma, sejam cumpridas por todos. Se os dois ministros têm ou tiveram comportamentos ilícitos, e isso é do seu conhecimento, então torna-se preciso que a Lei pese sobre eles.
    Tem um setor do Ministério Público que cuida das Causas Difusas que pode, perfeitamente, atender aos seus reclamos, caso vc realmente comprove suas denúncias.
    Exerça o seu direito de cidadã, mas do que um direito, penso ser um dever seu. Assim livrará o povo brasileiro de ter ministros criminosos e terá a nossa admiração e gratidão.

    Marcelo

    Cara, na boa, tu copia e cola isso em todo post?…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

SILOÉ

Me desculpe prof. Emir: mais… a sua vaidade falou mais alto.

Graça Lago

Vamos com muita calma. Ir para a midia, que ele tanto e tao sabiamente critica, e dizer que a ministra é "meio autista" só pode resultar no que resultou. Se ele, como di agora, não pretendia assumir o cargo por suas discordâncias com a condução da pasta, deveria ter procurado a ministra e se posicionado, de maneira clara. Usar a mídia foi indesculpável. Só poderia dar no que deu – ser dispensado. Este é o fato, que não dá para distorcer. E a ministra foi bastante elegante, porque, ao contrário dele, não foi se apoiar em uma imprensa sabidamente comprometida para anunciar a decisão; optou por uma nota oficial no site. Foi uma bola foa do Emir Sader, que deveria fazer uma bela autocrítica e parar de alimentar o noticiário tenencioso.

MirabeauBLeal

Sobre a entrevista dada à Fulha (Folha Pulha) o Professor Emir escreveu o seguinte, em comentário no post http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostra

"Há muitos anos que eu não respondia, nem escrevia para a FSP, mas diante de proposta de um projeto na esfera pública, resolvi aceitar a entrevista, com tal boa fé, que aceitei que fosse toda gravada.
É claro que muito coisa declarada assim não estaria numa entrevista escrita…
A própria palavra nego [nêgo] não estaria, é claro, ela é utilizada pelo Caetano como forma de tratamento carinhoso do Gil, mencionada em vários momentos, mas é obvio que não teria passado num texto escrito, por se comprometer com discriminação.
Mas toda essa operação é para tentar inviabilizar um projeto de pensamento crítico, que rompe com o pensamento único. Esse projeto é irreversível, vai ser realizado, na Casa de Rui Barbosa ou em outro espaço público…"

Andre

"Decisão sobre Emir Sader passou por Dilma"
http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/201

Vão falar mal da Dilma também?

    beattrice

    É proibido proibir.

Andre Garcia

O pior no minC ainda está por vir; http://www.arede.inf.br/inclusao/component/conten

malu

Macaco velho, Emir foi muito descuidado ao se referir pejorativamente à Ministra. Não teve jeito.

SôniaG.

As coisas estão ficando como o diabo gosta. A matéria do jornal, é sim, tendenciosa e de má vontade, por se tratar do Sader. Não faltará espaço para ele polemizar e divulgar suas propostas.
Não estivesse a ministra enfrentando tantas críticas, se sentindo sob pressão, uma boa conversa entre eles poderia ter ocorrido e sanado a questão sem traumas.

Andre

"Como se poderia esperar, setores que detiveram durante muito tempo o monopólio na formação da opinião pública reagiram com a brutalidade típica da direita brasileira. Paralelamente, o MinC tem assumido posições das quais discordo frontalmente, tornando impossível para mim trabalhar no Ministério, neste contexto."

"tornando impossível para 'mim' trabalhar no Ministério, neste contexto."

Parece que "a cada enxadada é uma minhoca" nos textos do Emir,

Complicado…

Sader nao tem condições para dirigir a Casa Rui Barbosa. Simplesmente ele nao domina o vernáculo.

Isso seria o mínimo a se esperar que quem ocupasse o posto.

    Observador

    A frase de Sader está correta. Leia com atenção. "… tornando impossível para mim // trabalhar no Ministério …"

    Andre

    Nao está.

    Da forma que voce colocou, faltou uma virgula aí.

    pinheiro

    ATE ONDE SEI A ENTREVISTA FOI GRAVADA…o texto foi escrito posteriormente pelo jornalista…entao, quem errou???

    Marcio.

    Emir precisa ser apresentado a um corretor ortográfico, é um vexame atrás do outro no vernáculo.

    simone

    André, você está esquivocado no mínimo duas vezes: a frase está correta, pois, neste caso, é possível usar o pronome 'mim' com o verbo no infinitivo; seria como "tornando impossível (, para mim,) trabalhar no Ministério."
    Além disso, o Emir escreve muito bem, tem muita cultura, e é muito respeitado. Seus textos abordam temas variados e atuais, e podem ser facilmente compreendidos, coisa rara na maioria dos intelectuais.

    Andre

    Como ele "esqueceu" das aspas, a frase está errada sim.

    De uma forma ou de outra, está errada.

    Andre

    Como ele "esqueceu" das VIRGULAS, a frase está errada sim.

betinho2

Um carro que se desloca de um ponto a outro deixa sempre um rasto. Vamos segui-lo?
– Emir Sader foi convidado, deve ter feito suas colocações e ACEITOU assumir o cargo;
– Sua nomeação era favas contadas, estava decidida;
– Foi ao PIG ou o PIG foi a ele, onde PISOU NA BOLA ao classificar a Ministra como AUTISTA;
– Ou seja, antes de assumir se colocou em confronto com a Ministra Ana Holanda;
– Ana Holanda não poderia de maneira nenhuma "dormir com o inimigo";
– Emir Sader foi desconvidado, não poderia ser diferente;
– Tombou o "carro" e agora quer justificar a barbeiragem;
Digo isso sem perder minha imensa admiração pelo Emir Sader, mas dessa vez não deu.
Duas lições ficam:
1ª – Emir Sader, com o imenso conhecimento que tem do PIG, "macaco velho" diga-se, vacilou, não foi capaz de evitar a armadilha, falhando ainda na classificação que fez da Ministra.
2ª – Tenho dito que Dilma deve ter, e tem a coragem de encarar esse PIG "olho no olho", que muitos não tem, ou a coragem ou o traquejo. Ficar igual dois cães se acoando divididos por uma certa é uma coisa, retirar a cerca é outra.
E vamo que vamo.

ricardo silveira

Essa irmã do Chico, com dois meses como ministra, já deu sinal que não vai terminar bem. Mas a questão é outra: o que pensa a Presidenta Dilma de tudo isso? Será que o governo dela vai ser para agradar o PIG? Vai passar 4 anos com medo e refém da elite fascista? A ponto do PIG determinar quem entra e quem não entra no governo? Tamo lascado.

    candida

    O que já deu sinais que não vai terminar bem é o apronto que querem fazer com a Ministra para derrubá-la do cargo. Podem tirar o cavalinho da chuva!
    A Ministra tem cancha. É do ramo. Conhece a área cultural desde que abriu os olhos nesse mundo de meu deus! Nasceu e foi criada nos meios culturais e intelectuais de SP e RJ. Daí , cresceu, estudou, preparou-se, trabalhou sempre na na área cultural, numa carreira brilhante e foi selecionada entre muitos valorosos nomes, pela Presidenta para ocupar o MinC. Também é compositora e cantora. É equilibrada e simpatica e na dela.
    Que sua nomeação frustou pretensões do PV de manter o ex-Ministro Juca, é certo. Que os dezenove listados da lista de vinte ministeriáveis, podem ter ficado mordidos e zangados, compreende-se. Mas já está na hora do amadurecimento, do bom senso. Ou não?rsrsrs
    Esse chilique do Prof. era dispensável.

    Renan Freitas

    Se frustou o PV pode ser, mas está demasiadamente frustando o PT… digo com relação a base do PT!!! Esse Ministério virou do PSDB e do ECAD!!!

Ediane

Vamos com calma!
O Prof. Emir é um intelectual respeitável mas cometeu uma impropriedade, foi injusto, traiu a confiança da Ministra que o tinha convidado para um cargo de confiança, onde ele poderia fazer um excelente trabalho.
Agora dizer o que disse e querer sair de vítima e colocar a Ministra, no caso a verdadeira vítima do assédio moral, da indelicadeza e da traição da confiança que ele cometeu, isso não ficanada bem para o Prof. Emir Sader. Falou? Assuma o que disse. Sair com uma nota dessas é menosprezar a nossa inteligência. A emenda saiu pior do que o soneto. O tempo do magister dixit já passou!
Quem embarcou nessa de lapidar a Ministra precisa parar para pensar que está ficando muito bandeira!

Isabel Ferreira

Coitadinho do Emir Sader, tanta subserviência a Dilma e agora nada.

Depois da Festa de 90 anos, da ida a Ana Maria Braga, o que é que vocês querem mais?

Leonardo Pinho

Parabéns Prof. Emir,

Pela coerência e pela firmeza em defesa do pensamento crítico, da inovação.. Infelizmente, o novo MINC é uma descontinuidade das conquistas e políticas do Gov. Lula, defender o ECAD e a Industria Cultural é só repetir o que a cultura sempre foi no Brasil. Políticas e apoio para as grandes produções e artistas globais e a produção cultural idenpendente, da periferia, das comunidades tradicionais esquecidos..

Emir Sader: Pensamento crítico contra pensamento único | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Clique aqui para ler o comunicado do professor Emir Sader.   […]

@gusbru

Depois da polêmica com Jorge Bornhausen e de marcar suas posiçoes sobre e sobre o papel da mídia de forma tao contundente era de se esperar que nao conseguisse espaço nesta mesma mídia para defender suas propostas para a cultura. Foi massacrado. Eu já fui aluno dele na UERJ e sei que tem qualidades e defeitos. Fico, contudo, impressionado com a raiva expressa contra ele no twitter por jovens que nao tem idéia de quem ele seja. Mais uma vez, o poder da mídia, muito mais impactante que uma carreira universitária bem sucedida e alguns anos defendendo uma causa. Difamaçao sem direito a defesa.

    Flávia

    Discordo.
    No caso o Prof. Emir foi vítima de suas próprias palavras e incoerências. NInguém o massacrou. E agora, ao lançar essa nota, evidenciou mais ainda toda a sua incoerência.
    Se não concordava com as idéias da Ministra não deveria ter aceito o cargo de confiança, para depois ir à imprensa dar declarações desonrosas a respeito dela.
    Esse comportamento não condiz com o que se poderia esperar de um intelectual . É espantoso por incoerente e agressivo com quem tinha lhe demonstrado apreço, convidando-o para um cargo de confiança. E quanta indelicadeza, arrogância e pretensão.
    Fazer-se de vítima, se foi o algoz, não cola mesmo!

    marcel

    É isso aí Flávia. Além do mais Ana de Hollanda é uma pessoa competente da qual sempre podemos esperar uma boa administração.

    Klaus

    Bem, ele não conseguiu espaço foi na Casa de Rui Barbosa, não na mídia. Não houve difamação, o audio tá aí pra quem quiser ouvir. Ele teve direito de defesa e tem um blog próprio e toda a blogosfera progressista para se defender. O fato é que não há defesa para quem chama a futura chefe de autista. E olha que deixaram barato que ele chamou o Gil de neguinho e o comparou pejorativamente ao Caetano.

Deixe seu comentário

Leia também