A CNBB virou comitê central de campanha?

Tempo de leitura: 4 min

por Emílio Carlos Rodriguez Lopez*

A Dom Luciano Mendes de Almeida, o amigo verdadeiro  dos pobres.

Participo de movimentos na Igreja Católica, desde 1979. Primeiro, na Pastoral de Juventude, onde me tornei coordenador da região Leste 1 da Arquidiocese de São Paulo, na ocasião coordenada por Dom Paulo Evaristo Arns. Lá conheci Dom Luciano Mendes de Almeida e o vi, muitas vezes, ceder a sua cama para um mendigo dormir ou repartir o pão. Este homem foi durante os anos críticos do final da ditadura um exemplo de moderação, o que falta hoje entre os atuais bispos.

Durante cinco anos fui coordenador do projeto de formação política e comunicação da região Leste 1. Na década de 80, ajudei na campanha de Plínio de Arruda Sampaio a deputado federal e a governador, participei da campanha de Chico Whitacker para vereador e do Plenário Pro Participação Popular na Constituinte e na campanha contra a revisão da Constituição. Também fui um dos coordenadores da Juventude Universitária Católica.

Tenho dois filhos lindos consagrados à Nossa Senhora de Fátima e agradeço a intercessão de Nossa Senhora Aparecida por salvar a vida da minha filha, que com sete dias de existência passou por uma cirurgia cardíaca e mais quarenta e cinco dias na UTI. Por tudo isso e, ainda amar a vida,  sempre fui contra o aborto.

Nos últimos tempos, estou assistindo atônito e envergonhado o apoio ostensivo de bispos paulistas ao candidato à Presidente da República, José Serra. O pretexto de tal apoio seria a posição deste cidadão ser contrário ao aborto e defensor da vida. Oras, mesmo para defender esta causa santa não há a necessidade de tanto alarde e exploração mal intencionada do assunto, visto que os quatro principais candidatos têm posição contrária a esta prática.

Recentemente, a Regional Sul-1 da CNBB lançou um manifesto anti-Dilma, acusando-a de defender o aborto. A complacência da CNBB fez com que setores conservadores  usassem a autoridade eclesiástica para cercear o direito ao voto dos católicos e, além dos mais, permitiu que se espalhassem boatos maldosos e caluniosos contra uma pessoa.

Esta campanha foi organizada pela Opus Dei, que funciona como um partido clandestino dentro da Igreja Católica contra o PT e Dilma e a favor de Serra. Esse grupo tem como premissa à defesa da vida. Para eles, a Opus Dei, o ato de viver se resume a nascer. Desse modo, para a Opus Dei reduzir a miséria e melhorar as condições de vida de milhões de brasileiros não é promover a vida. Assim como, para eles, também não é promover a vida dar condições para o povo comer carne e ter emprego.

Esta concepção restrita da defesa da vida esconde a intenção da Opus Dei de usar a religião para fins políticos eleitorais e transformar o altar em local de comício para dominar o Brasil.  A Opus Dei é uma organização católica de extrema direita que não aceita pobres entre seus membros e que apoiou a ditadura fascista na Espanha e em muitas outras partes do mundo, inclusive no Brasil. Além dos tentáculos econômicos poderosos que levaram a práticas de lavagem de dinheiro no Banco Ambrosiano – caso da Máfia da P2 -, domina Faculdades na Espanha e tem representantes em diversos veículos da mídia, inclusive da brasileira

Por tudo isso, não é possível tolerar que falsos democratas e amantes de ditaduras façam da defesa da vida um pretexto para atacar da forma mais vil um ser humano, lançando sobre uma mulher um leque de grosserias e inverdades.

Essa cabala, aliás, age como o arcebispo de Recife ao excomungar uma menina de 9 anos de idade que foi violentada e daria luz a uma criança. Ocorre que se tivesse o bebê ela poderia falecer durante o parto, visto que fisicamente não tem condições de ter uma criança. Essa menina que já havia sofrido enorme violência ao ser estuprada foi excomungada pelo religioso, assim como toda a equipe médica. Este drama humano mostra a hipocrisia de uma Igreja mais preocupada  em punir do que em amar ao próximo. Se a menina morresse, não seria também atentar contra a vida? Quantas mulheres não passam por essa difícil situação e não encontram uma só palavra de amor.  Provavelmente só ouvem rancor e ódio, além de sentir o preconceito.

Quem age contra uma criança excomungando-a também age inquisitoriamente contra uma mulher, cujo único pecado é amar os pobres e querer continuar o trabalho do atual presidente que está gerando a prosperidade para os brasileiros e concretizando a vida em abundância, ou seja, concretizar o ideal bíblico da terra onde corre leite e mel. Isto a Opus Dei, uma organização elitista, voltada para os ricos, não perdoa. Por isso, odeiam tanto o Lula e o PT.

Por último, há uma diferença entre o Cristo que carrego dentro de mim e o desta gente. A Opus Dei e setores elitistas da Igreja são os continuadores dos fariseus, doutores da lei, que segundo Jesus Cristo usavam a religião como arma de dominação sobre os mais pobres. Eles se esquecem que Jesus vivia no meio dos mais pobres e humildes, nasceu na manjedoura e não em berço de ouro. Por que será que um simples pescador foi o sucessor de Cristo? E não se esqueçam de que as mulheres, as mais oprimidas naquele tempo, ficaram com Jesus até o fim,  entre elas estava uma prostituta, Maria Madalena. Ah, não foram os sumos sacerdotes e os fariseus que condenaram Jesus a morrer na cruz?

Enfim, coberto de cinzas, para expressar a minha vergonha como católico praticante, pergunto que religião é esta que semeia o ódio e não o amor, como manda Jesus?

Observação: Se quiserem me excomungar, como ameaçou o padre da Canção Nova (ele pensa que estamos na Idade Média), excomunguem. Ao menos, saberei que estou seguindo os passos de outros santos, como São Francisco que sofreu processo de  heresia pelo Papado na Idade Média, por pedir uma Igreja simples e despojada de bens materiais.

* Emílio Carlos Rodriguez Lopez, mestre em História Social pela Universidade de São Paulo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alceu Gonçalves

Bendita eleição de 2010! Ela obrigou inúmeras pessoas a tirar a máscara. Gente que um dia foi respeitada pelo seu espírito progressista, como hélio bicudo, plinio de arruda, amplos setores da ICAR inclusive sua entidade nacional, a cnbb expuseram suas entranhas e o que vimos foi repulsivo. O próprio autor do artigo, o Emílio, informou que fez campanha para o arruda, um homem que tem uma história de luta e coragem, no crepúsculo expõe seu coração secreto e lá só vemos mágoa, rancor e inveja. Assim também o hélio bicudo, com os mesmos sentimentos de rancorosa frustração. Em comum os dois tem fortes ligações com a ICAR. O que a opus dei usou para convencer esses dois velhotes? Ameaça do fogo do inferno? Não duvido, sério! A velhice e sua inseparável parceira, a senilidade, consegue coisas que até Deus duvida. E aquele bando de velharada da cnbb, entidade que um dia foi admirada pelas suas iniciativas progressistas hoje dá respaldo pra essa cambada de facistas que sempre controlou a ICAR do sudeste, principalmente SP. Ainda bem que tudo tem seu preço e o preço a pagar por esses traidores de Deus será ver o zé trololó ser derrotado pela DILMA e em consequencia, o povo avançar ainda mais pelo caminho aberto pelo nosso LULA. Que belo castigo pra essa quadrilha ver o trabalho iniciado por LULA se estender por mais quatro, oito dezesseis ou mais anos e por todos estes anos eles ficarem alijados do poder. Por falar na DILMA, espero dela, além de continuar e ampliar as politicas do LULA e do PT, que transforme em prioridade a amputação das pernas, braços e lingua deste PIG miserável e golpista.

AlceuCG.

Jean

Este artigo tem que ser enviado para o VATICANO.

Jean

Este artigo tem que ser enviado para o VATICANO.
PARABÉNS PELA CORAGEM!!

Tullius Detritus: um especialista da discórdia | 2010 Sem SERRA

[…] falsamente religioso – lançada por Detritus ameaça dividir a Igreja Católica. Basta ler o artigo de Emílio Rodriguez – um veterano da militância católica – publicado no blog do Azenha,  para ver o tamanho da […]

João Carlos

O autor deste artigo é meu amigo pessoal que frequenta a minha casa nos finais de semana com sua família e posso afirmar que tudo o que publicou está documentado com provas. Emílio é uma pessoa extremamente idônea, religioso e que, realmente, leva muito a sério os ensinamentos religiosos de uma igreja que, infelizmente, não o merece, pois tal igreja não pratica os princípios que prega. Parabéns, Emílio, por este artigo muito esclarecedor e de desabafo! Abração do João.

easonnascimento

Tenho certeza que dá pra separar o joio do trigo na Igreja Católica, como acontece em qualquer segmento da sociedade brasileira. Devemos lembrar que foi com a participação da igreja progressista que o PT foi criado e apoiado. O que falta é identificarmos claramente quem são estes direitistas de batina e combatermos estes anti-cristos. Não é possível que eles se utilizem do púlpito e do altar, para disseminar suas posições reacionárias contra o PT ou contra àqueles que são menos favorecidos. Devem ser expulsos da igreja estes representas do capeta.
http://easonfn.wordpress.com

Pedro Cruz

Azenha, é urgente. Existe uma posição, oficial da CNBB, contra a indicação de um candidato. É só imprimir milhares e ir para as portas das igreijas, disputar essas posições. Temos que enfrentar o debate. Existem milhares de católicos padre, bispos que têm posições diferentes, que esses da regional 1. A campanha da Dilma não pode fugir dos embates.

FLAVIO JOSE

Dignissimo Sr. Emílio Carlos Rodriguez Lopez. Aproveito a oportunidade para agradecer os esclarecimentos sobre a farsa montada por uma parte da banda poder do Catolicismo. O fato de ser saber que em todas as áreas sociais existe uma banda podre, não justifica o fato tão bem citado pelo Senhor. Apresento meus respeitos e fico feliz por não ter mais o que acrescentar, pois sua lucidez e valentia, justificam a horandez de todos os catolicos que não participam da politização da Igreja. Que DEUS esteja conosco.
Acredito plenamente de que a Igreja Catolica esta sendo invadida pelos cavalheiros do apocalipse. Tentaram destruir a Igreja de fora para dentro, não conseguiram. Agora estão tentando destruir de dentro para fora.

esclarecedor

O mecanismo geral da catálise

Os químicos chamam de catálise ao fenômeno do qual participa um catalisador. Na catálise, o aumento da velocidade é explicado pelo fato de o catalisador gerar um caminho alternativo para que a reação ocorra com menor consumo de energia. Em outras palavras, o catalisador torna a reação mais fácil. Lembrando que a energia de ativação é um obstáculo para a ocorrência da reação, fica evidente o principal papel do catalisador: ele facilita a reação porque diminui a energia de ativação. http://www.infoescola.com/quimica/catalisadores/
Ou seja, José Serra foi apenas o catalisador de todo ódio e preconceito que vemos na atual campanha eleitoral

Lana

Minha decepção e afastamento da Igreja, deu-se exatamente em 1990, quando tentei batizar minha primeira filha.
Não consegui, porque não era 'casada no religioso' com o meu companheiro.

Depois da enxurrada de denúncias de pedofilia na Igreja, a minha decepção transformou-se em desprezo.

Sou cristã, tenho fé, mas desisti de Igrejas.

A CNBB virou comitê central de campanha?

[…] http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/emilio-lopez-cnbb-virou-comite-central-do-serra.html Postado em Sem categoria […]

Cizânia: a Serra o que é de Serra | Você já foi no blog dela?

[…] falsamente religioso – lançada por Detritus ameaça dividir a Igreja Católica. Basta ler o artigo de Emílio Rodriguez  – um veterano da militância católica – publicado no blog do Azenha,  para ver o tamanho da […]

Wilson Nascimento

Corajoso.

Esclarecedor.

Que os anjos digam amém.

Em tempo. O Alckmin pertence a Opus Dei,nè?

    beattrice

    O XUXU ALCKMIN faz reuniões do OPUS DEI dentro do Palácio do Morumbi, sede do des-governo em SP>

SérgioFerraz

Bispo de Guarulhos comete crime eleitoral com a publicação de panfletos ao custo de milhares de reais.
Enquanto isso, nas ruas do centro SP, pessoas carentes e vítimas das drogas estão abandonados nas calçadas.
Estes bispos golpistas falam en nome de qualquer um, menos de Deus.

Rafael Ernesto Balen

Pe Léo já sabia q o Serra tinha mil faces:
http://www.youtube.com/watch?v=EdNJwnN_vV0&fe

    Maria Amélia

    acho td isso no minimo triste porque, o voto tem q ser livre e secreto e estão se esquecendo do verdadeiro sentido da religião que é o amor, usando toda essa sujeira para dividir e separar a igreja pq sinceramente acho que depois de eleitos eles pouco ou nada vão se importar com o q pensamos, vemos diariamente o quanto os candidatos mudam de opinião, agem sempre como melhor convém "a eles" e nós é q ficamos brigando por eles…..acho q nós católicos devíamos nos unir em nosso ponto comum q é Jesus.

Henrique

Por quê a CNBB não vem a público se manifestar contra o que ela diz que estão usando o seu nome em vão?
Existe vários horários nas TV para esta acabar com esta "maledicência"!
CNBB é sinônimo de oposição partidária?
Será que o país não tem pessoas mais carentes para que a CNBB ajude?
Não seria bom ajudar a cuidar dos padres 'pedófilos' da igreja católica?
Eu, como católico, estou enojado com a omissão da CNBB quanto a este assunto!
Depois reclamam da perda de fiéis!!

Miguel Filho

Prezado Azenha ! Se excomungarem voce , não se preocupe, voce é homem crente , voce não precisa de intermediários para falar com Deus, talvez as suas preces chegarão a ele mais rápido, pois voce é um homem digno, elém de tudo muito inteligente, o que vou dizer abaixo voce já sabe , mais vale de vez em quando lembrar o que fez a igreja católica no século IV, é que está tentando inplantar em pleno século XX , vamos lá.

Ronan Melo

Sempre a velha igreja católica: inquisitora, mentirosa, arrogante, dominadora, golpista, separatista, semeadora do ódio sobre a terra. Seus membros não têm moral para criticar ou apoiar qualquer mortal que seja, pois, como disse o Mestre Jesus: "são sepulcros caiados". Deveriam se preocupar com seus próprios problemas: pedofilia, descrédito junto aos seus seguidores etc. antes de se envolver nos rumos de uma eleição. Espero que tais intromissões sejam o "canto do cisne" desta instituição que somente trouxe desgraça ao planeta. O Mestre Jesus jamais criou um monstro como este que sempre assombrou a humanidade.

Urbano

A cnbb fazendo isso? Café pequeno. Uma outra entidade brasileira que deveria primar pela isenção nesse momento, a meu ver, talvez esteja acicatando um maior volume de abstenção de votos, através de suas propagandas, que, seja dito de passagem, só vi essa mesma em duas oportunidades, nesses últimos dois dias, e que lembra a não necessidade de votar, para quem estiver em determinadas faixas etárias. Imagine-se! Mais, se em duas oportunidades fortuitas eu vi essa mesma propaganda, podemos ou não acreditar que, quando nada, está sendo mais usada?

Opinião Divergente » Semeando a discórdia – Do Blog do Rodrigo Vianna

[…] falsamente religioso – lançada por Detritus ameaça dividir a Igreja Católica. Basta ler o artigo de Emílio Rodriguez – um veterano da militância católica – publicado no blog do Azenha,  para ver o tamanho da […]

waldir ferreira

http://www.youtube.com/watch?v=THvAV30BQp8

a grafica contratada pela CNBB,com que dinheiro???
imaginem de onde ele vem??????

Opus Dei

Infelizmente A Opus Dei elege sua bancada de parlamentares e até governador. Esta implantada no país a intolerância religiosa, intromissão da igreja de forma declarada nas eleições e vivenciaremos tempos deificeis.Mais um projeto implantado em São Paulo para excluir, apartear e separar aumentando a violência e estimulando o ódio.Lamento que o PT não apontou um candidato a governador que pudesse vencer as eleições. mudar

laudecir

Não causa espanto o que ocorre hoje com os signatários da falsa igreja católica que a cada dia mais perde fieis para outras religiões ou seitas. Coma falta de compromisso social e cada dia mais controlada pela OPUS DEI, mesmo que alguns neguem, como o cidadão Matheus Kramer, que ignora o papel histórico da igreja no Brasil.

Miguel Filho

Prezado Azenha ! Se excomungarem voce , não se preocupe, voce é homem crente , voce não precisa de intermediários para falar com Deus, talvez as suas preces chegarão a ele mais rápido, pois voce é um homem digno, elém de tudo muito inteligente, o que vou dizer abaixo voce já sabe , mais vale de vez em quando lembrar o que fez a igreja católica no século IV, é que está tentando inplantar em pleno século XX , vamos lá.

A caça às bruxas

A Santa Inquisição teve seu início no ano de 1184, em Verona, com o Papa Lúcio III. Em 1198, o Papa Inocêncio III já havia liderado uma cruzada contra os albigenses (hereges do sul da França), promovendo execuções em massa. Em 1229, sob a liderança do Papa Gregório IX, no Concílio de Tolouse, foi oficialmente criada a Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício. Em 1252, o Papa Inocêncio IV publicou o documento intitulado Ad Exstirpanda, que foi fundamental na execução do plano de exterminar os hereges. O Ad Exstirpanda foi renovado e reforçado por vários papas nos anos seguintes. Em 1320, a Igreja (a pedido do Papa João XXII) declarou oficialmente que a Bruxaria, e a Antiga Religião dos pagãos constituíam um movimento e uma "ameaça hostil" ao cristianismo.

Os inquisidores, cidadãos encarregados de investigar e denunciar os hereges, eram doutores em Teologia, Direito Canônico e Civil. Inquisidores e informantes eram muito bem pagos. Todos os que testemunhassem contra uma pessoa supostamente herege, recebiam uma parte de suas propriedades e riquezas, caso a vítima fosse condenada.

Os inquisidores deveriam ter no mínimo 40 anos de idade. Sua autoridade era outorgada pelo Papa através de uma bula, que também podia incumbir o poder de nomear os inquisidores a um Cardeal representante, bem como a padres e frades franciscanos e dominicanos. As autoridades civis, sob a ameaça de excomunhão em caso de recusa, eram ordenadas a queimar os hereges. Camponeses eram incentivados (ludibriados com a promessa de ascenderem ao reino divino ou através de recompensas financeras) a cooperarem com os inquisidores. A caça às Bruxas tornou-se muito lucrativa.

Geralmente as vítimas não conheciam seus acusadores, que podiam ser homens, mulheres e até crianças. O processo de acusação, julgamento e execução era rápido, sem formalidades, sem direito à defesa. Ao réu, a única alternativa era confessar e retratar-se, renunciar sua fé e aceitar o domínio e a autoridade da Igreja Católica. Os direitos de liberdade e de livre escolha não eram respeitados. Os acusados eram feitos prisioneiros e, sob tortura, obrigados a confessarem sua condição herética. As mulheres, que eram a maioria, comumente eram vítimas de estupro. A execução era realizada, geralmente, em praça pública sob os olhos de todos os moradores. Punir publicamente era uma forma de coagir e intimidar a população. A vítima podia ser enforcada, decapitada, ou, na maioria das vezes, queimada.

Malleus Maleficarum

Em 1486 foi publicado um livro chamado Malleus Maleficarum (Martelo das Bruxas) escrito por dois monges dominicanos, Heinrich Kramer e James Sprenger. O Malleus Maleficarum é uma espécie de manual que ensina os inquisidores a reconhecerem as bruxas e seus disfarces, além de identificar seus supostos malefícios, investigá-las e condená-las legalmente. Além disso, também continha instruções detalhadas de como torturar os acusados de bruxaria para que confessassem seus supostos crimes, e uma série de formalidades para a execução dos condenados. Ainda, o tratado afirmava que as mulheres deveriam ser as mais visadas, pois são naturalmente propensas à feitiçaria. O livro foi amplamente usado por supostos "caçadores de bruxas" como uma forma de legitimar suas práticas.

È isso ai amigo, é esse tipo de gente que apoia serra, aos católicos irmãos de boa fé , um forte abraço. DILMA 13.

Dulce maria

Gráfica na capital paulista imprime, a pedido do bispo da igreja católica de Guarulhos, milhões de exemplares de jornal contra a candidata Dilma Rousseff. O caso é grave. É crime eleitoral. O bispo merecia ser processado e até preso

De onde saiu o dinheiro dos panfletos???
http://altamiroborges.blogspot.com/2010/10/o-crim

Escrevinhador

[…] religioso – lançada por Detritus ameaça dividir a Igreja Católica. Basta ler o artigo de Emílio Rodriguez  – um veterano da militância católica – publicado no blog do Azenha,  para ver o tamanho da […]

marlos

o que isso tem a ver com a pedofilia eclesiástica?

Dulce maria

Tasso acabou de criar uma nova ordenação: "padre petista".

JÕAO

O seu comentário está aguardando moderação.
16 de outubro de 2010 às 23:05

a queda da Babilonia lamentações sobre terra
apocalipse18
a besta que subiu do mar
apocalipse 13
e eu pus me sobre areia do mar e subir do mar uma besta que tinha sete cabeça e dez chifres e sobre os seu chifre dez diademas e sobre sua cabeça um nome de blasfêmia
e a besta que vi era semelhante ao leopardo os seus pé como os de urso e a sua boca como de leão e o dragão deu seu poder e o seu trono e grande poderio
eu vi uma de suas cabeças como ferida de morte e sua chaga mortal foi curada e a toda a terra se maravilhou apos a besta
e adoraram o dragão que deu a besta o seu poder e adoraram a besta dizendo quem poderá batalhar contra ela e foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmia e deu-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses
e abriu a sua boca em blasfêmia contra Deus para blasfemar do seu nome contra Deus para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e os que habitam no céu
e foi-lhe permitido fazer guerra aos santos e vence-los
e deu -se poder sobre toda a tribo e língua e nação
e adoram -na todos que habitam sobre terra
por tudo isso eu voto em DILMA
O SERRA E IGREJA REPRESENTA O PERIGO PARA O PAIS
A BESTA TEM NOME E TEM MORADA ELA JÁ ESTA ENTRE NOS E MUITOS EVANGÉLICOS ESTÃO JUNTADO A ELA

Vicente P Pereira

Azenha:
Quanta hipoicrisia. Como diaria Glauber Rocha: "Deus e o diabo …" em terra de ninguém. Ainda bem que o povo brasileiro está acordando do pesadelo. Paulo Preto e a ex-aluna, os panfletos da CNBB (agora quanta vergonha). Ainda bem que não sopu católico.

Sergio Silva

"Paulo Ogawa, pai do dono da Editora Gráfica Pana, disse a jornalistas que o pedido inicial era por 20 milhões de panfletos, mas que a empresa não conseguiu atendê-lo."
http://noticias.bol.uol.com.br/eleicoes/2010/10/1

Vídeo: Paulo Ogawa e a Gráfica Pana.

[youtube THvAV30BQp8&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=THvAV30BQp8&feature=player_embedded youtube]

Wellington

O jornal da Redetv hoje (16/10), fez propaganda política a favor do serra, mostrou o dias dos presidenciaveis normalmente e depois pois uma matéria falando de uma cidade( não me lembro qual) sobre o abandono das pessoas do lugar que não tem mais emprego, tudo isso depois de a policia federal ter fechado as madereiras ilegal da cidade. Na máteria mostra o resto do pessoal que ainda vive lá e os mesmo falaram que votarão no Serra como forma de protesto por não ter masi do que viver até o momento. Logo depois no finalzinho da matéria mostrou imagens do Serra com aquele fundo musical de esperança dando a entender que ele é uma boa escolha.
se alguém tiver o link, posta ai.

Antônia

Na época em que D. Cappio bispo da Barra na Bahia fez greve de fome por causa da transposição do rio são Francisco até o Vaticano se manifestou…. Agora esse bispo dom Luiz Gonzaga Bergonzini com essa atitude arbitrária e totalmente descomprometida com os pobres, ninguém toma atitude!! DILMA PRESIDENTE!!!!!!

Damiana

A Igreja Católica deveria se preocupar mais com o uso das drogas, dos meios de comunicação que destroi as famílias (REDE GLOBO), os moradores de rua esquecidos , as questões sociais e sobretudo o mau testemunho de tantos padres e ministros da Igreja. A DILMA é contra tudo que fere a VIDA e é a favor de tudo que promove a VIDA… Por isso ela é PT…. é 13

    Armando

    Na época em que D. Cappio bispo da Barra na Bahia fez greve de fome por causa da transposição do rio são Francisco até o Vaticano se manifestou…. Agora esse bispo dom Luiz Gonzaga Bergonzini com essa atitude arbitrária e totalmente descomprometida com os pobres, ninguém toma atitude!! DILMA PRESIDENTE!!!!!!

CRISTÃ AUTÊNTICA

É preocupante ver a posição do dom Luiz Gonzaga Bergonzini, pois, a Igreja que deveria estar preocupada em defender a vida, os direitos… na cidade de Guarulhos está visando defender um candidato que tem seu plano de governo contrários ao povo. ACORDA IGREJA!!!! VAMOS ACORDAR CRISTÃOS!!!! VAMOS DEFENDER A VIDA!!!!! DILMA PRESIDENTE SIM!!!!!!!!!!!!!

duarte

Esqueçam todos estes padrecos (desculpe mas não dá para ter respeito com gente que vê erro e fica sentado) apenas um deles tem coragem em todo este país. O nome dele é Padre Francisco sem se intimidar com os coronéis da SS tucana falou ser contra os panfletos que estavam sendo distribuídos para os humildes fiéis na igreja de Canindé aqui no Ceará. O padre disse que era contra o uso político da religião e novamente criticou os panfletos o coronel derrotado tasso partiu para cima do padre num ato insano, logo contido pela sua esposa. Amigos, serra sabe e faz parte da gang que imprime os panfletos, além de mentiroso é um grande canalha. No momento da confusão, ele ficou quieto como se não fosse com ele. Omisso, covarde, mentiroso, oportunista e cínico, estas são as qualidades para ser presidente do Brasil?

José Manoel

Azenha: vocês tem que ver o pau que o Caio Fábio mete no Silas Malafaia !!!!! Imperdível!!!!!!!!!!!!!! Veja no site Desafio Brasil!!!!

maria aparecida

Azenha, PARABÉNS, PARABÉNS, PELO ARTIGO É EXATAMENTE O QUE EU PENSO!

Nereu

Nos queixavamos do neoliberalismo.
Éramos felizes e não sabíamos que a fase seguinte seria o Néo-Obscurantismo!
Que triste!

Denis Libanio

Meus amigos Azenha e Conceição Lemes:
Como católico e ecumênico concordo com artigo em oportuna hora de reflexão. Ao falso moralista José Chirico Serra a verdade esta vencendo a mentira!
Aproveito a oportunidade para divulgar em boa hora a palestra da prof. Marilena Chaui:
Marilena Chaui 1: Serra é ameaça à democracia e aos direitos sociais.
Professora da Universidade de São Paulo (USP), a filósofa Marilena Chaui fala sobre os avanços do governo Lula e a ameaça dos direitos sociais. A entrevista foi gravada no dia 13 de outubro de 2010. http://www.youtube.com/watch?v=0j6jgDs7gMQ
Um abraço, Denis Libanio

Juréia Zaguetto

Professor Emílio, o senhor lavou minha alma.
Eu também sou católica, e estava atônita com o que está acontecendo dentro da igreja.
Que Deus o abençoe pelo brilhante manifesto.

LuisCPPrudente

A CNBB virou a casa da mãe Mônica, a única que pode abortar e mesmo assim tem o apoio dos fariseus que comandam a CNBB de São Paulo.

A Igreja Católica perde muito com isto. Seria necessário uma limpeza geral na Igreja Católica, mas o Papa Nazista, o Ratzinger não quer que isto aconteça, ele quer a Igreja Católica no Brasil do jeito que tá hoje: uma igreja dominada pelos fariseus a serviço das elites.

Marcio Leandro

Já mandei um e-mail indignado para a CNBB, façam o mesmo.

ruypenalva

Hoje teve um bafafá numa Missa no Ceará, pois o padre disse que os panfletos que distribuiram difamando Dilma eram falsos. Então o troglodita do Tasso passou a dizer impropérios ao vigário que teve de sair escolta para não apanhar do brutamonte.

    Rita Silveira

    É isso mesmo. No meu Ceará só tem cabra da peste. O Frade de Canindé enquadrou o Tasso bem "bunitim" e ele saiu "com o rabim entre as pernas" debaixo de uma saraivada de vais da multidão. Fora os anti-Cristo e Dilma neles!!!!

mello barros

Essa Igreja, de Ratzinger, João Paulo II, Opus Dei, e desses bispos aliados dos demos ( e tucanos) caminha célere para o ostracismo, o buraco. Quando rejeitaram ou afastaram nomes como Leonardo Boff, Helder Câmara e outros, perseguiram os bispos progressistas de todo o mundo, fizeram a opção preferencial pelos ricos, pelos algozes do povo simples, pela falta de caridade e de solidariedade. Que se afundem!

Orlando Bernardes

Com a palavra a CNBB. O povo brasileiro espera com ansiedade !

oswaldo j. baldo

Serei um critica dessa igreja mascarada até o final, convoco a todos que assim façam, não contra Deus e a fé mas contra os usurpadores dela.

ebrantino

Convido os ateus e agnósticos, e também os adeptos de outras religiões que não a católica, a se absterem de entrar nesta briga neste momento. No meu entender,a Igreja Católica, como instituição está fragilizada,neste momento, tal como ficou naqueles idos de 1950 quando chegou a ter uma LIGA ELEITORAL CATÓLICA, apenas para ajudar os politicos mais conservadores, e atacar os }"comunistas", sendo que qualquer um que não fosse de direita era logo acusado de comunista – por exemplo o Leonel de Moura Brizola. E assim a Igreja, que antes, arregimentava 90% da população, logo viu baixar a proporção de fieis, e o proximo censo vai dizer quanto. Desse modo não só a Igreja vai perder, como, com o tempo, tambem a propria religiosidade. Em tempo, sou ateu, mas não anti-religioso. Há pessoas que se sentem bem com uma crença.

Bonifa

Serra, desesperado porque empacou nas pesquisas, tenta desmentir os ataques de Dilma e volta a falar em Erenice (quem é? Foi um capítulo que já é passado), tendo o desplante de mostrar o indigitado Silas Malafaia em carne, osso e enxofre dentro de seu programa de TV. Mas a surpresa ficou por conta da viúva de Chico Mendes, que disse que era Serra desde criancinha. Mas ela não é uma militante de nada.

Almeida Bispo

"…e que apoiou a ditadura fascista na Espanha"
Permita-me uma observação: Não seria o contrário, a Ditadura Fascista a criadora da OPUS DEI? com vistas a, através da manipulação da fé – como fizeram os Borjas no século XV – restabelecer a glória do império espanhol? Pra mim isso está mais transparente que o mais fino cristal: esses malditos tomaram a Madre Igreja de assalto para manipulá-la com propósitos políticos nada nobres como o de restabelecer os vícios da Idade Média que foram preservados pelo império espanhol até o "chega pra lá" dado por Napoleão Bonaparte. Toda vez que o Estado se mistura com a religião é atraso e confusão na certa.

José

Serra em Canindé(CE): Hoje, no interior do Ceará, o candidato Serra passou a maior saia justa na quadra de eventos, quando o padre celebrante falou para todos que os panfletos contra Dilma não eram autorizados pela igreja católica e que se tratava de uso indevido da fé e da religião com fins eleitorais.Isso foi suficiente para que O ex-senador Tasso Jereissati partisse contra o padre para tomar satisfações.O Serra levou a maior vaia da vida dele.Bem feito para esse usurpador da boa fé do povo.Tasso pensa que ainda é dono do Ceará.Ele foi rejeitado nas urnas assim como será o candidato vampirão lá no meu Ceará….

francisco

Azenha, o JN não falou nada da manifestação do Padre no Ceará contra o Serra. O JN segue a lei de Rícupero " o que é bom a gente mostar o que ruim a gente esconde".

    Orlando Bernardes

    Você ainda assiste à este lixo? Já parei de perder o meu tempo vendo esta manipulação. Veja o jornal da record que é muito mais honesto. Boicote a Globo. Se mais pessoas pensassem e agissem desta maneira, talvez as coisas fossem diferentes.

kleber

A Igreja católica ve seus seguidores migrarem para outras religiões de forma passível porque o discurso não bate com a atitude que se espera de pessoas tão preparadas. Esperos que a CNBB se pronuncie a altura, a fim de reparar tamanha bobagem e como dizimista, informo que deixo a partir de hoje de fazer minhas contribuicões, usando igualmente dos meios de comunicacão de que disponho, solicitando aos meus familiares e amigos que também o facam, dado que não concordo com mais este gasto de R$33000,00 na preparacão de 2000000 de panfletos, pedindo votos ao Sr. José Serra que igualmente a tantos políticos, também não é santo.Nossas doacões deveriam ser utilizadas na manutencão da igreja e nas obras assitenciais e não para outros fins dos quais este acima citado me deixou indignado, apesar de entender que a igreja católica seja maior que os pecadores que a fazem, mas agora foi demais!

    Jussara

    Por favor não vamos generalizar! Sou católica e tenho orgulho de bispos como D Luciano Almeida, D Thomas Balduino, D Pedro casaldáliga, D Luis Eccel(este escreveu uma bela mensagem à Dilma) e tantos outros bispos, padres e leigos que assinaram documento "Se nos calarmos até as pedras gritarão".

kleber

Neste momento, a igreja católica se coloca a favor da vida com um discurso vazio e hipócrita sobre temas importantes como uso do preservativo e aborto.Nossa igreja faz política de forma errada em meio a escândalos de padres que viajam à Europa com E$100000,00 na “cueca”, pedofilia e homossexualismo praticados pelo clero e muitas vezes acobertados pela alta cúria, que evita tratar do assunto com a profundidade que merece, e se vê agora mais uma vez metida em escândalos dessa ordem, quando deveriam estar preocupados em compreender e esplanar aos fiéis os ensinamentos divinos.

priscila presotto

Sou católica,mas envergonhada em Cristo!
Qto preconceito.
Qto ódio!
Contra toda esta neo inquisição,principlamente deste bispo ou padre de Guarulhos.

kleber

Como católico, lamento ver que Bispos estejam claramente pedindo voto ao candidato José Serra, num momento de real importância para que continuemos a ver um requilibrio na divisão de riquezas que este país proporcionou desde sempre a castas das quais nossa igreja já bebeu e dividiu a mesa. Saudades de Dom Evaristo que brigou por este Estado mais justo, em tempos em que a ditadura também se furtava das leis de Deus para prevalecer de sua vontade.

    Evanir Gonzaga

    A coisa sempre funcionou assim: Todas as vezes que há uma eleição importante a Igreja Catolica se divide uns sobem no muro, outros vão pra planície fazer oposição. Depois de passado a refrega eleitoral aquele grupo que apoiu perdedor faz mea culpa e se junta ao outro grupo vencedor e tamos de dentro de novo. Vejam se não é isto que está acontecendo e o que vai acontecer!

Tunico

A igreja comete duas omissões condenáveis: a primeira de permitir que alas da CNBB imprimam panfletos contra a candidata Dilma Russef; a segunda por se omitir ( abertamente ) em relação ao uso político da fé pelo candidato José Serra. A igreja é o que sempre foi, aliada da elite, para a igreja, ser podre ou rico é condição divina, então os pobres devem se conformar com os destinos que Deus lhes deu….a pobreza. Se a igreja consguir eleger José Serra, estaremos bem próximos da idade média, bem próximos da escuridão.

    Evanir Gonzaga

    Sempre foi assim. Só quem não observa a história é que não vê. As religiões sem distinção estão sempre com os poderosos (ou com quem está o poder) Veja se não é isto? Pode observar um regime corrúpto sanguinolento, não importa as Religiões estão sempre com quem está no poder! Observem o que acontece numa pequena cidade até em um pais!

    Tunico

    Acho que a CNBB deveria ser denunciada junto ao Vaticano ( Se é que isso é possível ). Cara!! To indignado.

Marcel Pinheiro

Duas correções:

1) É "o" Opus Dei.
2) Não é partido, é Prelazia.

Para quem é católico praticante, falta estudar um pouco.

    André

    Estudar?

    O opus dei é tão sorrateiro que a maioria dos católicos praticantes nem fazem idéia de que isso exite. Eu mesmo só descobri que essa porcaria existia depois de ter abandonado a igreja, através de um ex membro numerário que conheci e relatou os absurdos dessa instituição.

    Os membro do opus dei não se misturam com católicos de "casta inferior".

    Wilson César

    Por favor amigo , deixe de ser hipócrita , seja o que for eles são um cancer na sociedade , infelizmente contaminada por imbecis hipócritas como vc , va compartilhar com o PIG , não sou católico praticante , tive sim formação católica , aprendi que tudo que leve a Deus , ou algo que faça obem para as pessoas deve ser sempre bendito .
    Um abraço fraternal a nosso amigo Emílio , que com certeza é muito mais bem preparado do que esse cidadão ai acima .
    Só para constar meu amigo .
    Sou Quimico , Analista de Sistemas e em 2 anos termino graduação em Engenharia eletrônica , além de ser funcionário de uma estatal em São Paulo , onde passei por concurso público , sei muito da podridão do estado , muito mais que vc imagina , se Deus quiser , esses DEMOS serão varridos da face da terra , bem como seus seguidores , sejam eles quem quer sejam . Ao contrário do seu candidato , morrerei pelo meu país , mas nunca abandonarei essa terra fugindo para outro pais .

Marcel Pinheiro

A Igreja Católica fala para o seu rebanho. Não se importa em perder ou ganhar fieis. A Igreja quer católicos de verdade. Por isso, a Teologia da Libertação foi condenada por Papa João Paulo II e pelo Bento XVI. Sem medo. Mesmo que isso ocasionasse perda de fieis. Se você não é católico, não deveria se indignar tanto. Essa indignação só revela a ascendência que a Igreja continua a ter sobre você.

    Waldelúcia

    Estou estarrecidae escandalizada com o que estou vendo, as inúmeras acusações feitas por estes padres, que dizem ser representantes de Cristo aqui na Terra. Sou católica. Isto me deixa indignada com tamanha pequinez. Não dar mais para ficarmos calados assistindo tanta maldade. Penso que a inquisição voltou com nova roupagem.

    Tiago Merheb

    Esperamos mesmo que a igreja católica fale APENAS para seus fiéis. E que se restrinja a ditar regras e dogmas para eles, e não para a totalidade da população brasileira. O Estado é laico, e assim deve permanecer.

    akram mounzer

    ´´Essa indignação só revela a ascendência que a Igreja continua a ter sobre você´´,que fantastico, o que quer dizer da igreja ter em todos os casos ascendencia sobre nos?a igreja exrece PODER sobre seu rebanho?e se vc criticar a atitude da igreja vc e submisso a ela do mesmo jeito?

    João Paulo I

    A indignação aí dita, seu banana, é a da intromissão da igreja em assuntos que não lhe dizem respeito. É a indignação civica e não religiosa. Só vc como papa-hóstia que certamente é, não entendeu.

    José

    catolicos: Quer dizer que prá sermos católicos temos que votar nesse vampiro? Conta outra, que essa ´´e muito fraca, não dá nem prá rir. Eu sou católico e votarei em DIlma

    Carlos Noel Mazia

    A idade média, a idade das trevas já passou faz tempo, mas surgem das catacumbas personagens do tribunal do Santo Oficio.
    Sou católico e vou votar na Dilma e não é nenhum bispo ou padre que vem ditar o que eu devo fazer.
    Diocese de Maringá-Paraná

    renato

    A Igreja pode se dar ao luxo de perder fiéis, até entrega-los para quem der mais, a história mostra isto, mas Cristo, este, buscará até a ultima ovelha….Voce realmente tem muita razão e mostra-se um conhecedor da Igreja Católica Apostólica Romana, desculpe minha ignorancia mas não sei se tem a Brasileira. AH.. não foi os romanos que crucificaram JESUS.
    AH.. me explique uma coisa como um bom católico… Quando JESUS disse que este mundo estaria ,a partir do tempo que ele predisse, entregue ao pai da mentira, em que tempo então haverá a verdade para mim e para voce. FUI….

    José Silva

    Fala para o seu rebanho e manda imprimir boletins difamatórios para enfiar na minha caixinha de correio, vc é mais hipócrita do que esses bispos do DEM.

    Frei Alamiro

    Estamos no mes de outubro, mês das missões. O missionário fala para o interno da igreja, mas principalmente para os que não estão dentro dela.
    Não é verdade que a Teologia da Libertação foi condinada pelas autoridades da Igreja Católica, muito ao contrário foi recomendada como necessária.
    Se a Teologia não é da libertação do que é então? Da escravidão, da morte etc.?

    beattrice

    A Teologia da Libertação foi condenada para abrir as portas para o OPUS DEI dominar a igreja na AL e obter lucros astronomicos atraves das empresas subsidiárias que controla.

jorge

Peço a Deus neste momento que perdoe estes Bispos, pois não sabem o que estão fazendo.
É uma vergonha….

Debis

Ta rolando uma grana alta por tras disso tudo….o dízimo, as ofertas….transformaram-se nestes panfleos rídiculos que estavam na gráfica….Isso é nojento!!

monge scéptico

A CNBB? É a central da hipocrisia humana. Eles é ver o circo pegar fogo como em 64, para ficar,
9a maior parte deles) nas benesses do governo, que matou, torturou e desapareceu com muitos
brasileiros, sob suas bençãos. Nada há de mais truculento, que a turma de preto. Remorso é um
sentimento que anormais e loucos varridos, como os torturadores não tem. Por trás da enganação
reliosa, há verdadeiros monstros, sem fé alguma ou DEUS algum. A FÉ, não está dentro de "orga-
-nizações" em geral exploradoras da crendice e boa nomia de gente simples. A FÈ existe no cora-
-ção do homem e da mulher bem informados e intelectualmente desenvolvidos. Nestes CNBB's
e malafaias não pôem em ação suas pregações hipócritas.. A fé desses é movida a grana. VOTO
EM QUEM OS SENHORES SABEM E NÃO MUDO,POR QUE ENTENDI A SACANAGEM
QUE ESTÁ POR TRÁS DE TODA ESSA FAROFA………………………..

Fabio_Passos

Incrível.
Os fascistas desta seita opus dei conseguiram atirar a igreja católica na boca do lixo.

Três bispos pilantras desviando dinheiro para fazer campanha em favor do fascista jose serra… que sujeira!

    José Manoel

    Nosferatu, o papa-hóstia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ahahahahahahahahahahahah

Cris

Os tucanos saem pora ai atirando para todos os lados, mas esquecem que tem "rabo preso".

Vejam essa reportagem sobre a santa Mônica Serra na qual uma ex-aluna afirma que já escutou da mesma que teria feito um aborto no Chile.
http://br.eleicoes.yahoo.net/noticia/ex-aluna-diz

Helio

Vejam o que aconteceu hoje no Ceará.

16/10/2010 – 18h35
Visita de Serra a missa no Ceará termina em tumulto

FÁBIO GUIBU
ENVIADO ESPECIAL A CANINDÉ (CE)

Terminou em tumulto a visita do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, a uma missa na festa de São Francisco, em Canindé, interior do Ceará, na tarde deste sábado. A festa é o maior evento religioso da cidade.

Havia militantes com bandeiras do PT e de Serra. No final da missa, houve corre-corre e o tucano chegou a ser empurrado, mas não se feriu.

Os ânimos foram inflamados por declarações do frade que celebrou a missa, cujo nome não foi informado.

Ele reclamou da chegada de Serra quando a cerimônia já estava em andamento e declarou, na presença do tucano, que a igreja não autoriza a divulgação de panfletos associando a presidenciável petista Dilma Rousseff à defesa do aborto.

"PROFANAÇÃO"

Quando chegou ao local da festa, Serra foi vaiado por cerca de cem militantes petistas que, segundo a Guarda Municipal, faziam um bandeiraço em frente à catedral.

Ao entrar na missa, em um galpão atrás da catedral, Serra e comitiva sentaram nas primeiras fileiras, provocando uma pequena confusão, o que irritou o frade.

"Gostaria que a missa não fosse tumultuada com os políticos que aqui chegaram, por favor", disse ele.

Durante a missa, o frade disse que não se referia a "A" ou a "B", mas àqueles que estavam conversando. "Se vieram com outra intenção, peço que saiam assim como entraram", disse. "Isso é uma profanação", afirmou.

Perto do fim da missa, o frade exibiu um panfleto que, segundo ele, atacava Dilma. "Acusam a candidata do PT em nome da igreja. Não é verdade", disse o frade.
O plateia aplaudiu. "Não está autorizada essa coisa. A igreja não está autorizando essas coisas", repetiu ele.

No final da missa começaram a chegar ao local militantes com bandeiras de Serra –e foi quando houve o tumulto com a militância petista. Serra não quis comentar as declarações do frade.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que acompanhou a missa, se exaltou e afirmou que era um "padre petista" como aquele que estava "causando problemas à igreja".

Seguranças da igreja não permitiram que a imprensa se aproximasse do religioso.

"TENHO UMA MOLA"

Antes da missa, Serra havia se reunido com políticos locais. "Tenho sofrido nesta campanha ataques, mentiras de profissionais da mentira que nunca imaginei na minha vida", discursou, sem explicar ao que se referia.

"Não fosse a minha vida, meu testemunho que sempre dei de correção na vida pública, eu ficaria abalado. No caso, agora, faço o contrário. Tenho uma mola. No momento que batem, eu subo."

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO
Link: www1.folha.uol.com.br/poder/815682-visita-de-serra-a-missa-no-ceara-termina-em-tumulto.shtml
Com Agência BrasiL.

Danilo

Impresionante o mal que o Papa Polaco ajudou a fazer na Igreja Católica Brasileira.

UALID RABAH

O penúltimo parágrafo deste comovente "testemunho", em minha modesta opinião, tem a chave do que ocorre em nossos dias. É coisa que vem de longe, de fato do farisaísmo havido em solo palestino, onde nasceu Cristo, que fora condenado à morte por esta gente sim. E hoje os fariseus, com novos nomes, novas denominações "religiosas" etc, contaminam a Igreja Católica, a maior parte das denominações pentecostais e neopentecostais, cujos "vaticanos" estão Washington e Tel Avivi, e, pior, manipulam certos credos exóticos só para ricos, algo como boutiques da fé. Todas reacionárias em seus âmagos e, é claro, nutrem ódio visceral pelos pobres e pelos que por eles comabatem. Entender isso – e o autor do texto, pelo jeito, entende e sabe muito bem do que está falando – é a chave.

Fabio_Passos

Rapaz… como tem fascistas de batina.

    José Manoel

    e pedófilos também!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Raimundo

Geraldo Alkimi é membro da da Opus Dei.

Lucila

Espero que todas as religiões sigam o exemplo do frade cearense e não permitem o uso política da fé por candidatos sem programa.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/815682-visita-

Antonio Valadão

Desde que a Opus Dei arrendou o Vaticano, a CNBB passou a ser um ornamento.

    beattrice

    Arrendamento não, está mais para aquisição mesmo.

Bona

Não entendo que a igreja catolica quer dar um exemplo podre desses,e pedofilia,Escrivá,lavagem de dinheiro.Mudou os panfletos, uma vez era santinhos de nossa senhora agora e de sujeira,que devo dizer a minha filha?

Júlio

Missa com a presença de Serra acaba em tumulto no Ceará
Canindé (CE) – Terminou em tumulto uma missa na Basílica de São Francisco das Chagas, realizada hoje (16) com a presença do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra. No final de celebração, o padre disse que eram mentirosos os panfletos que circulavam na igreja afirmando que a candidata petista, Dilma Rousseff, era a favor do aborto e tinha envolvimento com grupos terroristas como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O padre disse que as mensagens estavam sendo atribuídas à igreja e esclareceu que esse tipo de publicação em nome da Basílica não era autorizado. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que acompanhou a missa ao lado de Serra, se exaltou e afirmou que era um “padre petista” como aquele que estava “causando problemas à igreja”.

Partidários do tucano também se exaltaram e o padre, cujo nome não foi confirmado pelos membros da paróquia, precisou sair escoltado por seguranças. Nenhum membro da administração da paróquia confirmou o nome de padre.

O panfleto que circulou na igreja não tinha assinatura e falava em três “grandes motivos para não votar em Dilma”. O texto acusa a candidata de ter se envolvido com as Farc, de ser favorável ao aborto e de envolvimento em casos de corrupção na Casa Civil. Militantes do PT estavam na porta da basílica na saída da missa portando bandeiras com o nome de Dilma. Houve um princípio de briga entre eles e os militantes tucanos.

Com o tumulto causado pela chegada de Serra e seus apoiadores durante a missa, o padre pediu que os políticos não atrapalhassem o objetivo principal da cerimônia que era a adoração a São Francisco. No momento da comunhão, além de equipes da imprensa, muitos fiéis se aglomeraram em volta do candidato para tirarem fotos.
http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/

SANDRA SIMÕES

Será que o Bispo que excomungou a criança de 9 anos e a equipe médica que efetuou a intervenção cirúrgica vai excomungar a esposa do Serra?

cesar a giometti

Estudando textos de Procópio Camargo, do CEBRAP, vim a saber que João Paulo II se postou contra os movimentos eclesiais de base, pela sua atuação junto ao povo nos movimentos sociais, a favor da RCC – Renovação Carismática Católica – que é um movimento pentecostal dentro da igreja católica e um tanto alienante. É uma pena, pois desmobilizou movimentos reivindicatórios importantes para a sociedade brasileira, esmagada pela desumana urbanização das periferias das grandes metrópoles que acolhiam as correntes migratórias da zona rural desestabilizada. A ação covarde da CNBB1 é uma vergonha para qualquer católico, além de imprópria.

    beattrice

    Ele desmontou os MEBs para favorecer o OPUS DEI que constituiu como sua prelazia pessoal. Este homem era um fascista de fato.

El Cid

… há religiosos sérios na Igreja Católica !!
http://blog.opovo.com.br/politica/mais-sobre-a-co

Mais do relato de Ítalo Coriolano sobre a confusão entre o padre, Tasso Jereissati (PSDB) e José Serra (PSDB) em Canindé.

Logo no começo da missa, o padre Francisco, que celebrava a cerimônia, começou a se queixar. Disse que quem estava lá para causar tumulto se retirasse, porque o povo lá estava para ouvir São Francisco, e não políticos.

Serra e Tasso estavam na plateia, em local de destaque.

Já no fim da missa, o padre mostrou panfleto de Serra com críticas a Dilma em temas relativos a religiosidade. E disse que ninguém podia falar em nome da Igreja e que aquela não era a posição da Igreja.

Tasso, que estava na frente, não se conteve e partiu para cima do padre, chamando-o de petista. Foi contido por assessora e por sua esposa.

A confusão se instaurou. Do lado de fora, manifestantes tucanos e petistas se enfrentaram.

P.S.: na mesma página, veja este relato: http://blog.opovo.com.br/politica/enquanto-tasso-

Enquanto Tasso se irritava e partia para tomar satisfações com o padre Francisco, em Canindé, Serra fez que nem era com ele.

Sentado estava, sentado ficou.

E sem demonstrar reação.

Por Ítalo Coriolano – http://blog.opovo.com.br/politica/author/italocor

Henrique Nunes

Mais sobre o atrito entre o capataz Tasso e o Padre Francisco, diante de um Serra mais uma vez estático, e pensando apenas que é o rei do Brasil http://blog.opovo.com.br/politica/mais-sobre-a-co

SANDRA SIMÕES

Caríssimos, já que membros da nossa Igreja Católica Apostólica Romana através da CNBB SUL 1,estão "gastando/torrando" todo o dízimo que doamos, nada mais justo que não façamos mais doações a esta entidade, porque sempre acreditei que os valores arrecadados pela igreja deveriam ser revertidos "para" a Igreja e para "ajudar" os mais necessitados que a procurassem como último recurso. Não existe um conselho fiscal na CNBB que verifique "onde e como" estes recursos são utilizados? E a REDE VIDA? vamos deixar de efetuar doações também e dar audiência a este canal de TV, temos outras opções. Quanto à excomungação o que acho é que é uma arbitrariedade um sacerdote "exigir" que pensemos igual a eles politicamente, afinal alguns sacerdotes católicos "gostam" de criançinhas… e nós não somos pedófilos. Quanto à MONICA SERRA, quanta hipocrisia… provavelmente a CNBB SUL 1 vai alegar que só pode julgar mulheres BRASILEIRAS e a esposa de Serra é CHILENA.

francisco.latorre

vaticano-opusdei.

o caso não é o aborto.

tão contra porque pra eles lula é comunista. e dilma.. é mulher.

estão contra porque lula-dilma combatem a miséria e a ignorância.

sem miséria.. como fica o negócio da caridade?..

e sem ignorância.. não tem rebanho.

business.

..

Rios

Ainda existe a resistência:

Aécio Santiago
Direto de Canindé

Durante a missa celebrada na Basílica de Canindé, o padre disse que eram mentirosos os panfletos que circulavam na igreja afirmando que a candidata petista, Dilma Rousseff, era a favor do aborto e tinha envolvimento com grupos terroristas como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e ainda criticou a postura dos tucanos. Foi o suficiente para se instaurar a confusão.

O senador Tasso se exaltou e afirmou que era um “padre petista” como aquele que estava “causando problemas à igreja”. Alguns partidários do tucano também se exaltaram e o padre saiu escoltado por seguranças. Nenhum membro da administração da paróquia confirmou o nome de padre. Disseram apenas que ele não era da cidade.
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/notici

Odilon

Não é pouco que as outras igrejas estão crescendo e, a católica caindo.
Onde esta a justiça eleitoral? Bem, eles também são a favor do serra.

Cris

Pessoal…eu achei muito interessante a idéia de outro colega, frequentador deste blog, de que cada um de nós tenha uma meta de trazer mais dois votos para a Dilma. Principalmente daqueles que estão indecisos ou que votaram na Marina…estou me empenhando e acredito que passei essa quota….

    José Manoel

    Eu já virei uns quatro !!!!!!!!

El Cid

O repúdio da comunidade Orkut a Marcelo Madureira – http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-repudi
Enviado por luisnassif, sab, 16/10/2010 – 14:24

Por Dante Raglione

Nassif,

Eu gostaria que você publicasse isso no seu blog, por favor.

Marcelo
Madureira:

Eu, como dono da maior comunidade no Orkut de seu programa humorístico e representando minha posição e dos alunos de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), repudio sua posição reacionária e ofensiva ao nosso Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva.

Entendemos que, independentemente de sua posição política a favor de Dilma ou de Serra, os comentários de que Lula é burro, analfabeto, cachaceiro, ignorante e que o povo que vota nele é igual ao Presidente são inaceitáveis.

Gostaríamos de lembrá-lo de que Lula não teve as mesmas oportunidades de estudo que você e que eu, Marcelo, mas, mesmo assim, tornou-se Presidente, fazendo um governo considerado bom ou ótimo por 80% da população, sendo mais aprovado que o governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso, sociólogo doutorado, poliglota e renomado.

Assim sendo, além de ofender o Presidente com seus comentários, também ofende a 80% do povo brasileiro, a mim, e a todos os alunos da FMUSP. Por isso, estamos montando um boicote ao Casseta e Planeta e ao programa Manhattan Connection até que você se retrate publicamente.

Sinceramente, Dante Raglione.

Comentário:

A comunidade "Eu Amo Casseta e Planeta" ( clique aqui – http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=260317 ) tem 30.006 membros.

    renato

    Fico emocionado quando jovens defendem seu presidente como realmente o é, um símbolo de nossa nação hoje no mundo inteiro, promovendo orgulho para a maioria de nosso povo, este presidente já não é uma pessoa e sim um pensamento coletivo, que não pode ser manchado por um brasileiro que não consegue ter este sentimento nem compartilha-lo, ficando apenas a amargura e quem sabe a frustração que deve, por algum motivo, estar passando agora.Que a ideologia da existencia de um presidente como LULA um dia flua no seu sangue, e quando olhar para os lados sem o ar pretensioso consiga ver o irmão brasileiro, para o que der e vier……

Cris

É simplesmente uma vergonha…o comodismo mental dos religiosos que aceitam perfeitamente que outros pensem por eles.

Cris

Com todo respeito a todos os religiosos e religiões…acho que qualquer que seja a igreja ou instituição religiosa, funciona como um meio controlador e indutor de verdadeira "manada" (vamos por aqui….vamos por lá…assim é que tem que ser…´não, assim é que é melhor…e por ai vai). As pessoas tinham que conseguir enxergar que uma coisa é religião outra é política.

Ely

Gostaria de saber se a igreja vai excomungar Mônica serra, pelo o aborto que ela fez, ou vai fechar os olhos, É muita hipocrisia, acorda cnbb dê um basta nisso, porque usar o nome Deus em vão. Eu também estou envergonha com essa atitude da igreja, o Serra eu até entendo, ele quer ser presidenta a qualquer custo, mas a igreja se expor em nome de Deus, acho que próprio Jesus Cristo está indignado.

Paulo Araujo

Ia anular o meu voto. Com este belo texto que caiu como uma luva com o estouro de uma gráfica (clandestina?) produzindo panfletos (clandestinos?) anti-Dilma, a mando da CNBB ou de quem a representa (?), decidi: o risco que o fascismo volte ao Brasil é serio; por isso, agora voto Dilma contra Serra e os fascistas.
Por outro lado, é dever da Polícia Federal apurar quem são os verdadeiros responsáveis pelo pedido de confecção dos panfletos, sejam eles da CNBB ou não. De qualquer forma, a utilização do nome da CNBB Regional Sul mostra um conluio de integrantes retrógrados da Igreja Católica com o PSDB com o objetivo de propagar notícias inverídicas em relação à candidata Dilma.
Lamentável a participação da igreja católica neste caso, já manchada por inúmeros escândalos de pedofilia e homossexualismo
BBC http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/07/
WB http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5264498,00.h…

j.leo

Religião: o ópio dos incautos…

Henrique Nunes

Segue o link da nota sobre "O Padre e o Serra" no jornal O Povo http://blog.opovo.com.br/politica/serra-e-critica

Yrez

O problema da Igreja Católica é a pedofilia. Cabe a Igreja, e somente a ela resolver este problema urgentemente. O problema do Brasil é a pobreza. Isso poderá continuar sendo combatido, se elegermos a candidata Dilma como presidente do Brasil. O problema do aborto e casamento gay são problemas, que a sociedade precisa resolver, ,junto a tantos outros. Não podem ser considerados como os principais problemas, porque não o são.

    priscila presotto

    Não é só pedofilia não;é Poder ,Dinheiro e também política.

    Carlos Noel Mazia

    Parabéns, Yrez. Muito bem colocado.

Partido da Igreja

A Igreja católica quando tem que manifestar-se contra abuso de autoridade a a favor de questões sociais importantes cala-se, mas nesta campanha mostra para quem está trabalhando.

El Cid

(continuando)…

É claro que não. Nem o candidato José FHC Serra, nem sua mulher Mônica Serra, muito menos o bispo D. Luís Gonzaga.

Mentem, são hipócritas ao usar a religião e a fé do povo como instrumentos para alcançar objetivos eleitorais, ludibriam, enganam.

Qual o propósito do bispo de Guarulhos? Consciente, não é um idiota, que está mentindo, está enganando fiéis?

Usando a Igreja como disfarce para atividades no mínimo equivocadas, na verdade, criminosa.

O que há por trás de todo esse revoltante cinismo?

Quais interesses o bispo representa? Por que o candidato José FHC Serra é apoiado por um bispo num tema em que ilude a boa fé das pessoas? Por que Mônica Serra usou de um expediente tão baixo quando disse no Rio que Dilma “mata criancinhas”.

E ela?

Há algo mais que hipocrisia nas sacristias paulistas. Há corrupção. Há fascismo. Há um sórdido e mentiroso complô que nada tem a ver com fé, mas com interesses subalternos, mesquinhos, criminosos, tanto do bispo, como do candidato e sua mulher.

Não basta uma nota da CNBB sobre o assunto. Há um bispo mentiroso, usando a Igreja para fins outros que não os que lhe dão sentido.

Há um candidato e sua mulher que não mostram o menor respeito pelos brasileiros, por fiéis católicos, na mentira e no engodo de tentar o voto de qualquer forma.

D. Luís Gonzaga integra um braço da CNBB chamado de CNBB Regional Sul. É presidida por outro bispo, o de Santo André, D. Nelson Westrupp e o panfleto contendo a mentira está publicado no site da regional da CNBB.

Como escrevi acima não se pode julgar Mônica Serra pelo aborto. Quem presta contas de suas atitudes é ela. Mas perde ela o direito de falar o que tem falado e seu marido de defender o que tem defendido, até porque, o fato só veio a público através de uma terceira pessoa, terceiras, aliás, são ex-alunas dela. Por eles, na intenção que se mostra dolosa, criminosa, teria ficado oculto.

São uma espécie de resto podre da espécie humana. Não mostram respeito por nada que não seja a ambição política que nutrem. Para alcançar seus objetivos jogam foram vestígios de dignidade, todos eles, se transformam em pústulas lato senso.

Há alguns anos atrás ouvi que a Igreja Católica Romana sobrevivia há dois mil anos montada em princípios éticos que, malgrados erros confessos – a Inquisição, por exemplo – lhe davam força e presença entre os cristãos.

Há cerca de trinta anos existe um processo de desmonte da Igreja na ação de bispos como esses.

Saem figuras grandiosas como Hélder Câmara, Leonardo Boff, D. Demétrio, tantos que tombaram vítimas da brutalidade da ditadura militar, entram bispos destituídos de honra e respeito que com certeza não têm nada a ver com a cruz de Cristo.

Carregam a suástica, a mentira e em seus bolsos o dinheiro de fiéis ludibriados em sua fé. Se não existir outro dinheiro, o do caixa dois do engenheiro Paulo, o tal do apartamento de milhões que comprou por trezentos mil.

Gandhi quando perguntado sobre Cristo respondeu assim – “aceito o Cristo de vocês, mas não o cristianismo que praticam”.

Esses bispos, José FHC Serra e Mônica Serra são repugnantes.

A CNBB deve mais que uma nota desautorizando os bispos da Regional Sul.

É caso de Polícia.

Por Laerte Braga

El Cid

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

A hipocrisia nas sacristias paulistas

Paulo Ogawa, contador de uma gráfica no bairro Cambuci, região sudeste da capital paulista disse ao site UOL que os panfletos que estavam sendo impressos ali contra a candidata Dilma Roussef foram encomendados pelo bispo de Guarulhos, D. Luís Gonzaga Bergonzini.

Os prospectos são idênticos aos distribuídos em Aparecida no dia 12 e Contagem, em Minas Gerais. O ponto principal dos panfletos é a crítica à descriminalização do aborto.

A notícia foi divulgada no site do UOL – do grupo que edita FOLHA DE SÃO PAULO.

A colunista Mônica Bergamo, também da FOLHA DE SÃO PAULO, revela que “o discurso do candidato à Presidência José Serra (PSDB), de que é contra o aborto por valores cristãos, que impedem a interrupção da gravidez, em quaisquer circunstâncias, é questionado por ex-alunas de sua mulher Mônica Serra. Num evento no Rio, há um mês a psicóloga teria dito a um evangélico, segundo a Agência Estado, que a candidata Dilma Roussef (PT), que já defendeu a descriminalização do aborto é a favor de matar criancinhas”.

“Segundo relato feito à Folha por ex-alunas de Mônica no curso de dança da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) a então professora lhes contou em uma aula, em 1992, que fez um aborto quando estava no exílio com o marido”.

A colunista revela ainda que “a Folha tentou falar com Mônica Serra durante dois dias para comentar o relato das ex-alunas, sem sucesso”.

“Quando engravidou, teria relatado Monica à então aluna, o casal se viu numa situação muito vulnerável. "Ela não confessou. Ela contou", diz Sheila Canevacci. "Não sou uma pessoa denunciando coisas. Mas [ela é] uma pessoa pública, que fala em público que é contra o aborto, é errado. Ela tem uma responsabilidade ética.”

Seria um equívoco julgar a atitude de Mônica Serra no caso do aborto. É um tema delicado, complexo e as responsabilidades de uma decisão dessas, no caso da mulher de José FHC Serra, são dela e dele.

Ao contrário, não é um equívoco chamar Mônica Serra de mentirosa e destituída de respeito por si própria, a partir das declarações que fez no Rio sobre Dilma Roussef. Ou ao candidato José FHC Serra, seu marido, de mentiroso e hipócrita ao defender uma idéia que não é a sua, mas presta-se apenas a fins eleitorais.

O Brasil, com certeza, não quer um presidente mentiroso. José FHC Serra é mentiroso. Pior que isso, é cínico, parte do princípio que o fim justifica os meios, ou seja, faz qualquer coisa, ele e sua mulher, para alcançar o poder.

Como fica o bispo de Guarulhos nessa história toda?

De onde saiu o dinheiro para imprimir um milhão de prospectos no primeiro turno e mais um milhão no segundo turno, como revela o contador da gráfica (que aliás recusou parte da encomenda por não ter capacidade para atender o pedido no prazo exigido pelo bispo)?

Resultado da contribuição de fiéis para obras sociais, ou outras da Igreja, ou das igrejas sob a responsabilidade de D. Luís Gonzaga?

Por que de tal atitude se a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – em nota reiterada em diversas oportunidades condenou esse tipo de decisão?

Seria equivocado chamar o bispo de mentiroso? De cínico? De partidário? De usar o dinheiro de sua diocese para fins outros que não os anunciados? Nesse caso o bispo é honesto?

(continua)…

carmen silvia

Adorei quando ele desafia a ser excomungado.Quem são esses caras que de forma arrogante se sentem capazes de eliminar alguém de praticar sua religião de escolha com um gesto tão anacrônico nos dias atuais,excomunhão pode ser comparado a um lampião de gás,existem mas quase ninguém usa e uma parcela da população nunca viu nem sabe o que é

Henrique Nunes

Atenção, notícia do dia!
Acaba de sair no Jornal O Povo, de Fortaleza, que Serra teve que ouvir críticas de um padre que rezava uma missa na cidade religiosa cearense de Canindé.
Foi há pouco, e não há maiores informações, mas consta que Tasso Jereissati acusou o padre de ser petista.
Simplesmente porque ele mostrou os panfletos que setores ortodoxos da Igreja imprimiram mentindo contra a pretensa postura de Dilma em relação ao aborto.

    priscila presotto

    Tasso não percebeu que ele não é na-da????????

    beattrice

    Ainda não, ainda não.

Gilson Raslan

Todos os artidos, comentários e críticas à mídia, sobretudo à paulista, falam que ela dá apoio incondicional aos governos do PSDB em troca de polpudas verbas de publicidade.
Em parte isto é verdade, mas apenas em parte, porque a verdade é que a mídia paulista deve obediência é ao OPUS DEI, que, por sua vez hipoteca todo o apoio aos tucanos, como também denomina a igreja católica de São Paulo.
A primeira assertiva tem por base o vínculo da mídia paulista com o jornalista Carlos Alberto Di Franco, membro influente do OPUS DEI, que ministra curso para mais de duzentos jornalistas todos os anos.
A segunda assertiva está mais do que clara: toda a cúpula da igreja católica de São Paulo está contrariando orientações da cúpula da CNBB e jogando pesado na campanha de Serra.

Almiro

Ainda sou católico, mas confesso que a cada dia venho me decepcionando com as práticas de certos lideres católicos que insistem em andar na cotramão da história. Como cidadãos, esses pseudos bispos tem o direito de se manifestarem mas como cristãos, eles não tem o direito de apontar o dedo no nariz dos outros julgando, caluniando e condenando, até porque eles não veem a sugeira que está dentro da própria intituição, me refiro à pedofilia. Só QUEM NÂO TIVER NENHUM PECADO pode atirar pedras.

ruypenalva

Hoje o PT descobriu a gráfica onde estavam sendo impresso os folhetos contra Dilma pelo CNBB de SP http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/pt+encont

Dilson

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/pt+encont
Denúncia grave.

Amarildo

Caro Emílio,
Li seu texto e me emocionei muito com suas palavras! Pelo meu nível de renda, sou considerado como sendo de classe média alta. Resido em Brasíla e sou servidor público. No entanto, venho de família pobre. Três de meus quatro avós são do interior da Bahia. Ainda tenho parentes por lá, os quais visito com certa regularidade. Eles me relatam que quando o ACM mandava por lá, nos períodos de seca, somente as cidades que elegiam prefeitos do antigo PFL, recebiam caminhões-pipa com água para saciar a sede da população. Resultado: 90% dos municípios eram governados por eles. Hoje, fico imaginando: quantos não morreram de fome e sede no sertão? Pois é. Hoje, vejo um certo índio, do DEMo, candidato a vice-presidente, defender a vida, com o apoio de setores da minha Igreja Católica e sinto vergonha. Será que defender a vida é somente isto? Como fica a vida daqueles que nascem para serem massacrados pela violência, pela falta de oportunidades, pelas drogas, etc. Serra, aliado aos setores reacionários da Igreja, representa a falta de perspectiva para milhões de brasileiros. Não podemos permitir o retorno das trevas!
Abraços.

Francisco Hugo

Emílio,
há anos, quando a ditadura acenava com a possibilidade de uma abertura lenta e gradual — ainda não haviam resolvido como livrar a cara dos torturadores — D. Paulo Evaristo Arns esteve em Santos para uma palestra aos jovens católicos, no auditório do Colégio São José, na Avenida Ana Costa.
Os jovens, em sua maioria incomodados com a tolerância/apoio de tantos padres católicos às práticas da ditadura, aguardavam uma palavra de alento de D. Paulo.
O cardeal, sentado ao lado de D. Davi Picão, então bispo de Santos, logo anunciou que não ia fazer palestra mas sim responder às inquietações dos jovens.
Foi posto um microfone para o auditório. Primeira pergunta, segunda … e D. Paulo a tergiversar.
Os jovens, bem! Os jovens tinham outra expectativa.
Em uma terceira pergunta, um rapaz mencionou fato concreto: um pároco que atrapalhava a comunidade de base e não se reunia com a juventude pretextando que as reuniões eram no horário das novelas da Globo.
Solerte, D. Paulo sugeriu ao jovem uma outra maneira de aproximação do pároco, pois via ali apenas “um choque de gerações”.
Sem graça, o jovem afastou-se do microfone. Durante algum tempo, fez-se silêncio no auditório.
Não conformado, atravessei todo o recinto até o microfone e ouvi de um solicito cardeal: “qual é sua pergunta?”
— Não tenho perguntas, D. Paulo. Venho insistir que responda à angústia que li na pergunta anterior e no rosto de todos esses jovens — respondi.
Ele insistiu em tergiversar.
Contei situações por mim vividas semelhantes à exposta pelo jovem. Ele insistiu que tal tipo de padre não existia e … me colocou na situação de mentiroso/irresponsável.
Poderia ter ido mais longe: citar a prisão dos padres operários franceses, modelos de fé, que atuavam na Zona Noroeste de Santos, bairro operário de muita pobreza. Das circunstâncias da prisão e de eventuais denúncias/participações do clero TFP até em situações de tortura…
Falar de padres ligados à Opus Dei e à TFP que, antes do Golpe de 64, já estavam ligados a uma rede geradora de infâmias contra políticos e dirigentes sindicais/estudantis simpáticos ao Jango, liderados pelo Golberi.
(Pelo menos um desses padres foi “promovido” a bispo depois do João XXIII.)
Preferi encerrar o assunto com uma única pergunta:
—D. Paulo, diga pelo menos a esses jovens uma coisa: o que fazer quando o catolicismo começa a atrapalhar o cristianismo?
O cardeal olhou o relógio, ouviu demorado sussurro de D. Davi Picão ao seu ouvido, alegou outro compromisso e escafedeu-se.
Fui professor de Ensino Religioso durante anos no maior colégio estadual de Santos, o Instituto de Educação Canadá. Convidado pelo Padre Waldemar do Valle Martins e pelo próprio bispo D. Davi. Aceitei o convite com a condição de Ecumenismo.
Participei da criação das primeiras comunidades de base, pelas mãos do padre Antônio Olivieri.
Transitei pelas JOC, JEC e JUC.
Conheci entusiastas da AP.
Vendi assinaturas do Brasil Urgente do frei Carlos Josafá.
Filho de pais terceiros carmelitas. Aluno dos Maristas.
Pelas mãos dos maristas, catequista aos 11 anos de idade em escolas públicas de Santos.
Mariano até a medula.
Bem, Emílio!
D. Paulo não respondeu aos jovens como se comportar quando o catolicismo atrapalha o cristianismo. E você se deixa perseguir por essa dúvida.
O Leonardo Boff precisou chegar à presença do então cardeal inquisidor Ratzinger, hoje Bento XVI, no Vaticano, para ser punido por pensar teologia e descobrir: “Eles mentem!!!”
Aprendi com o evangelista João que o Diabo é o pai da mentira.
Por isso, durante aquela palestra de D. Paulo, resolvi definitivamente pela minha autoexcumunhão:
escolhi ser cristão.
Em Tempo: A última vez que conversei com D. Luciano foi num assentamento dos sem-terra no DF. Eu, professor dos meninos do assentamento, ele, bispo “defenestrado” em Mariana, recém recuperado do grave acidente.
Conversa de quem não se vê há muito tempo.
Ele estava feliz com sua recuperação. Mas senti que, como eu, era um cristão amargurado.

    beattrice

    Agradeço seu depoimento, pois confirma aspectos que merecem e devem ser revistos da biografia de D. Paulo assim como na de Dona Zilda. O Brasil ainda não conhece devidamente estas pessoas.

Annita Clayton

Prezados,

Segundo a gráfica, um assessor de bispo de Guarulhos, chamado Kelmo, encomendou os panfletos.

O e-mail do bispo de Guarulhos é: [email protected].

Sugiro que enviem mensagens com uma questão bem simples: de onde veio o dinheiro para imprimir os panfletos? Seria das verbas das pastorais? Seria do dízimo? Seria das obras sociais das paróquias? Seria uma doação de partido político? Seria um financiamento de alguma organização de extrema-direita que age à margem do estado de direito? Os paroquianos aprovaram esse gasto? Como essa despesa será registrada nos livros contábeis? O bispo está ciente de que injúria, calúnia e difamação constituem crime perante o Estado e um pecado segundo a lei de Deus?

"Se nos calarmos, até as pedras gritarão!” (Lc, 19,40)

É bom enviar os e-mails com cópia para: [email protected] ; CNBB- Regional Sul 1: [email protected]

rubem

Os Católicos não podem permitir a cupúla da igreja se una ao farsismo de SERRA.
Mandem seus protestos, a liderança pareçe que esqueceu do povo e se uniu a elite decadene do Brasil.

joni

E agora cnbb? Vão falar o quê? Que é mentira das ex alunas? Vão fazer a mea culpa e dizer que se enganaram. Ou vão continuar compactuando com a mentira. Esse, não é um vídeo montado. É um relato feito por uma cidadã e confirmado por outras, num ambiente público de uma universidade. Depois de dar a imagem de Nossa Senhora Aparecida ao serra e a sua mulher, sugerindo simbolicamente, que Nossa Senhora está apoiando um homem sem palavra, o que vão dizer? Que serra e monica mentiram para vocês? Que vão excomungar o serra e a monica? Ou vão dizer que esse aborto é "factóide", usando as mesmas palavras do candidato. E, pensando bem, esse não é um aborto, porque tendo quatro meses, já é feto. Não julgo a sra. serra, por isso, mas não aceito o fato de ter abortado e dizer que Dilma "mata criancinhas". Isso, é contra qualquer princípio ético, moral e religioso. Uma pessoa que faz isso, mente para ganhar uma eleição, não merece respeito. Embora seja católica, abomino a IC dos homens, fico com o cristianismo de Jesus.

Ana Maria

saiu dia 16/10 às 15:30 no Terra
SP : UM MILHÃO DE PANFLETOS ANTI DILMA FORAM ENCONTRADOS EM GRÁFICA .

Foram encontrados em uma grafica no Cambuci SP, cerca de 1 milhão de folhetos impressos contra o PT , creditados à REGIONAL SUL 1 DA CNBB.
Segundo o pai do dono da grafica os panfletos foram solicitados pela MITRA DIOCESANA DE GUARULHOS e seriam distribuidos nas igrejas. O PT acionou a Policia Federal que esteve no local para investigar.
Para maiores informações veja o Terra antes que eles censurem. Vale noticia como denúncia nos telejornais.

El Cid

A volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar – http://www2.tijolaco.com/28758

Durante dia, este e os demais “blogs sujos” – expressão com que o Sr. José Serra classifica a blogosfera pró-Dilma – evitaram publicar a matéria que corria solta na internet sobre o relato de um ex-aluna da Sra. Monica Serra que diz – secundada por outras colegas- que a mulher do candidato que faz campanha com fundamentalismo e acusações de “abortismo”a Dilma contou, ela própria, ter sido levada a praticar um aborto.

Não publiquei e não vou publicar. Quem quiser lê-lo, vá ao Correio do Brasil, que divulgou o depoimento de Sheila Canevacci Ribeiro, na quarta-feira. Não acho que a experiência que certamente foi dolorosa ao casal Serra seja assunto que se reflita – em condições normais – na sua situação como candidato a Presidência da República.

Em condições normais.

Mas Serra retirou a normalidade do processo eleitoral. Contaminou-o com a inaceitável mistura entre religião e política de Estado, algo que o próprio Cristo rejeitou. E não o fez por princípios humanos ou sentimentos de fraternidade, mas pela mais abjeta exploração eleitoreira de posições de confissões religiosas.

Agora, é o “limpíssimo” jornal Folha de S. Paulo – aliás, sem o devido crédito ao Correio do Brasil – quem estampa a história de Monica Serra, aquela que foi às ruas acusar Dilma de querer “matar as criancinhas”. Não está em sua edição eletrônica, mas foi reproduzida por portais como o Terra, e vai virar o assunto mais comentado de hoje e dos próximos dias.

Serra não pode reclamar.Aliás, o “santinho” que mandou distribuir, fantasiando-se de líder religioso é a ilustração perfeita de sua hipocrisia.

É, como no verso de Geraldo Vandré, a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar.

Não servirá para retirar dele o apoio de quem, como ele, faz uso hipócrita da fé.

Servirá, porém, para revelar o quanto de hipocrisia há nisso.

A onda de imundície encharcou que quis fazer e fez uso dela. Serra atirou a primeira, a segunda, a terceira pedra. Não tem o direito de invocar sua intimidade como defesa.

Peço desculpas aos leitores que discordarem da minha posição de não explorar este assunto. Não estou censurando, obviamente, a informação, que está disponível nos links que indiquei.Tenho pouco tempo de vida pública, mas este pouco tempo é suficiente para ter aprendido que, mesmo na guerra política, nunca se pode abandonar os princípios éticos, sob pena de que o cinismo e a hipocrisia que praticarmos vir, amanhã, a nos engolfar, como acontece agora com o Sr. José Serra.

Agora, o paladino da fé, José Chirico Serra, está sujeito a ouvir em dobro tudo o que disse. Vai mandar prender sua própria mulher? Ou a si mesmo, por ter concordado?

Que vergonha que o debate tenha sido levado, por ele próprio, para este caminho torpe. Mas que bom que as pessoas mais simples, que se deixavam, de boa-fé, iludir por isso vejam, desnuda, o caráter de um homem que lhes diz, para amealhar votos, qualquer coisa que lhe convenha.

wALDYRWaldyr

São José dos Campos, 14 de outubro de 2010.

“Pregar e divulgar a mentira, o medo e a injúria são como rasgar um travesseiro de penas ao vento; as penas se espalharão tornando impossível recolhe-las”

Esse é novamente o papel desempenhado pela “igreja católica”, que mais uma vez conspira contra o povo brasileiro.

Muito me espantou a postura adotada pela Igreja Católica, nesta eleição presidencial, ao recomendar aos fiéis que não deposite seus votos em determinada candidata, usando para tanto argumentos caluniosos e inverídicos, plantados por segmentos retrógados e que não contribuem para o fortalecimento do processo democrático brasileiro, tão arduamente conquistado.

As mesmas beatas e beatos que se mostram hipocritamente indignados com o medo e as mentiras divulgados no seio da igreja, na intimidade de seus lares admitem passivamente outros desvios também criminalizados por esta, entre os quais menciono o controle de natalidade artificial, sexo livre, pedofilia no clero, adultério, entre outros.

Qual seria a reação da cúpula da Igreja Católica, se o presidente Lula recomendasse às famílias brasileiras que não encaminhasse seus filhos para os diversos estágios de evangelização ministrados pela igreja, tendo em vista a existência de alguns casos de pedofilia, praticados por padres católicos, fatos amplamente divulgados e comprovados?

As calúnias levantadas, relacionadas ao aborto, união entre pessoas do mesmo sexo, entre outras, são problemas que devem ser discutidos com equilíbrio e racionalidade, à margem de dogmas dessa ou daquela religião, pois se tratam de problemas de saúde pública e direitos civis de cidadãos que perante a lei, devem ser devidamente considerados e respeitados.

É sabido que, em outras épocas, a Igreja Católica julgou e executou sumariamente pelos tribunais da inquisição, todas as pessoas que não se alinhavam à moral pregada na ocasião, mas felizmente os tempos são outros.

É bom relembrar, quando em 1964, num momento triste e lamentável de nossa história, a Igreja Católica conspirou de maneira equivocada contra um governo democraticamente eleito, culminando com a participação da mesma na lograda passeata “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março do mesmo ano, fato que contribuiu para consumar e legitimar um golpe militar, que mergulhou nosso País em vinte e um anos de sangrenta ditadura militar, com conseqüentes transgressões dos direitos humanos, perseguições, torturas e assassinatos, inclusive de religiosos da própria Igreja Católica.

Tal posicionamento, agravado pela postura atual irá gerar uma dívida impagável ao povo brasileiro.

Uma instituição que usa do medo e da mentira para fazer prevalecer os interesses da classe social e econômica da qual representa não mais possuí credibilidade para orientar outros fiéis de tendências e inclinações políticas divergentes. Tal igreja, que pregou o ódio, não é de todos.

Sabe-se que esta instituição possui uma forte hierarquia instituída em sua organização, por esta razão, não pode atribuir-se determinadas afirmações apenas às pessoas membros desta, quando foi nítida a omissão e indiferença por parte do alto clero diante de mentiras, calúnias e práticas eleitoreiras da pior qualidade praticadas por padres, bispos e conseqüentemente por seus seguidores.

Atenciosamente,

Waldyr Mendonça
E-mail: [email protected]

Jose

noticia recente
http://www1.folha.uol.com.br/poder/815617-grafica

    Leonardo Câmara

    Isso não é crime eleitoral? Processem esse Bispo e a igreja dele. O cara pode usar dinheiro de fiel pra fazer campanha eleitoral?

Alice Matos

PT encontra gráfica que imprimia panfletos contra Dilma

Folhetos encontrados no local eram assinados em nome da CNBB sem autorização da instituição
Rodrigo Rodrigues, iG São Paulo | 16/10/2010 16:22

Representantes do Partido dos Trabalhadores de São Paulo descobriram neste sábado uma gráfica no bairro do Ipiranga, zona sul da cidade, que imprimia panfletos atacando o partido da presidenciável Dilma Rousseff. Os folhetos eram assinados com o nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sem autorização da instituição e foram (…) http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/pt+encont

    Lucia Bernardes

    Eu queria ter dinheiro para pagar uma gráfica imprimir folhetos recomendando as pessoas a escolherem bem a igreja que frequenta.
    Pensei num folheto assim:
    “Não frequentem paróquias onde homens da igreja respeitam as crianças, não praticam pedofilia”.

Beth Miranda

Parabéns, Emílio!
Infelizmente o preconceito e a hipocrisia estão presentes no discurso e na prática da igreja católica. Se há algumas décadas os excluídos encontravam espaço e apoio para suas lutas na igreja, com Frei Betto e Leonardo Boff, hoje a elite dominate católica parece ter outros interesses (de poder e econômicos), ou parece ter voltado aos tempos primórdios, que não é o de Cristo… e sim o da exclusão. Além do mais, sabe-se que essa discussão esconde muito mais que o aborto em si, pois quer queira, quer não, o aborto existe na cladestinidade das clínicas de fundo de quintal para quem não tem dinheiro, ou nas clínicas dos jardins para quem pode. Além disso, se se trata de uma discussão moral (de falsa moral, na minha opinião), quem será, entre ricos e pobres, que mais pratica o aborto? Bom refletir…
É por essas e outras que a igreja católica perde a cada dia mais e mais fiéis para outras igrejas. Merece!
Beth Miranda

El Cid

Do G1 – http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/notic
Serra afirma que principal em debate sobre aborto é 'dizer a verdade' – notícias em Eleições 2010

Serra afirma que principal em debate sobre aborto é 'dizer a verdade'
'O que está em questão […] não é apenas ser contra ou a favor', declarou.
Tucano se diz contra aborto por questão 'religiosa e pessoal, de fé íntima'

Maria Angélica Oliveira Do G1, em São Paulo
imprimir
SerraO candidato do PSDB durante coletiva de imprensa
em São Paulo. (Foto: José Patrício/AE)

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse nesta quinta-feira (7) que a discussão sobre o aborto na campanha eleitoral não se trata apenas de “ser contra ou a favor”, mas de “dizer a verdade”.
saiba mais

* Dilma se diz contra aborto, mas afirma que, se eleita, terá de 'encarar' tema
* Temer critica discussão sobre aborto e destaca que Estado é laico
* Arcebispo de SP critica polarização de debate eleitoral em torno do aborto

O tucano deu as declarações durante entrevista coletiva em São Paulo. Na entrevista, ele não citou o nome da petista Dilma Rousseff, com quem disputa o segundo turno das eleições.

“O que está em questão agora nessa campanha não é apenas ser contra ou a favor. É a mentira. Quem é a favor , de repente diz que é contra por motivos eleitorais. Isso está errado. Acho que cada um tem suas crenças e a gente deve respeitar a crença das pessoas. Agora, a questão é dizer a verdade. Eu sempre disse isso há muitos anos, todos conhecem minha posição a esse respeito”, afirmou.

O tucano disse ser contra o aborto por uma questão “religiosa e pessoal, de fé íntima”. "Por motivos de natureza pessoal, minhas crenças, meus valores, eu sou contra o aborto."

Ressaltou que sempre teve essa opinião e que não tem “duas posições, uma pessoal e outra eleitoral”. “Não fico mudando de opinião segundo acho que é o vento do eleitorado”, disse.

Serra também pregou a discussão de “valores” na campanha eleitoral. Ele citou como valores que considera “essenciais” a verdade, honestidade, liberdade, solidariedade e justiça e disse que irá “insistir” nesses temas no segundo turno.

El Cid

Silas Malafaia vai agora excomungar o Serra e sua esposa que fizeram aborto ? Dá-lhe Malafaia, mate a cobra e mostre o pau. E agora Silas ?

    José Manoel

    Esse cara não vale um prato de comida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Antenor L. Moreira

É isto que a Bíblia condena: usar o nome de Deus em vão e para fins de conveniência própria.
Farisaismo puro!

    José Manoel

    essa bandidagem vai acabar em 31 de outubro!!!!!!!!

assalariado.

Desde sempre as religiões 'cristãs' e suas cabeças -(padres,pastores,papado,…)-,o tempo todo comungam com os exploradores do povo,tanto é que,através da historia sempre quando houve lutas,revoltas e revoluções populares a burguesia eclesiastica e seus genéricos sempre optaram pelos ricos,sendo que,Jesus o tempo todo,optou,trabalhou e defendeu os pobres.As religiões em sua maioria são verdadeiros cavalos de tróias a serviço do capeta-lismo,digo,do capitalismo em beneficio das pequenas igrejas,grandes negócios.

Daniel Neto

UM MILHÃO de panfletos anti Dilma encontrados em sampa. Creditos para? Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/notici
SP+um+milhao+de+panfletos+antiDilma+sao+encontrados+em+grafica.html

Lucia Barreto

Deu hoje no UOL:

Gráfica recebe encomenda de bispo para imprimir 2,1 mi de panfletos anti-Dilma
Publicidade
BRENO COSTA
DE SÃO PAULO

Atualizado às 15h05.

Uma gráfica no bairro do Cambuci, região sudeste da capital paulista, estava imprimindo, na manhã deste sábado, panfletos com um texto de um braço da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) contra o PT e a presidenciável Dilma Rousseff.

Segundo o contador da gráfica, Paulo Ogawa, a encomenda foi feita pela Diocese de Guarulhos (SP). Em julho, o bispo da cidade, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, foi pivô de uma polêmica mobilização contra a petista.

Seção paulista da CNBB estuda limitar manifestações eleitorais de bispos
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Os papéis são idênticos aos distribuídos em Aparecida (SP) e Contagem (MG) no feriado do último dia 12, durante missas em homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida. Eles fazem um "apelo" para que os eleitores não votem em quem é a favor da descriminalização do aborto.

Ogawa, que é pai do dono da gráfica, afirma que um assessor do bispo, chamado Kelmo, encomendou a impressão de 2,1 milhões de panfletos –1 milhão no primeiro turno e 1,1 milhão no segundo.

De acordo com o contador, o assessor queria imprimir 20 milhões de panfletos. No entanto, a gráfica não aceitou a encomenda por falta de capacidade para a impressão desse volume.

A gráfica foi descoberta pelo diretório estadual do PT. O deputado estadual Adriano Diogo (PT) afirmou já ter entrado em contato com a direção nacional da campanha de Dilma. Segundo o presidente do PT paulista, Edinho Silva, os advogados da campanha irão à Justiça Eleitoral para impedir a continuidade da impressão.

A reportagem ainda não conseguiu entrar em contato com representante da Diocese de Guarulhos.

PANFLETO

O panfleto é assinado pelos bispos da Regional Sul I da CNBB, responsável pelo Estado de SP. No entanto, isso não significa, necessariamente, que os panfletos tenham sido impressos a pedido da igreja.

A regional é presidida pelo bispo de Santo André (SP), dom Nelson Westrupp. O conteúdo do panfleto também está publicado no site da regional da CNBB.

A posição dos candidatos a presidente em relação ao aborto virou um dos temas principais da campanha, pautando debates entre Dilma e José Serra (PSDB) e os programas de TV dos candidatos.

O panfleto, datado de 26 de agosto, diz que Lula e Dilma assinaram o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, "no qual se reafirmou a descriminalização do aborto".

A defesa da legalização é chamada de "política antinatalista de controle populacional, desumana, antissocial e contrária ao verdadeiro progresso do país".

O texto afirma ainda que, no mesmo congresso em que deu "apoio incondicional" ao plano, o PT aclamou Dilma como candidata.

Ao fim, o panfleto recomenda que os brasileiros "deem seu voto somente a candidatos ou candidatas e partidos contrários à descriminalização do aborto".

A CNBB divulgou uma nota oficial, em 16 de setembro, quando os primeiros panfletos foram distribuídos, afirmando que somente sua Assembleia Geral pode falar em nome da entidade.

No último dia 8, a nota foi reiterada, em que "desautoriza qualquer decisão contrária à da Assembleia Geral, que não vetou candidatos ou partidos".

Mariana Rodrigues

A CNBB parece que virou covil dos vendilhões do Templo. Triste CNBB!

Bonifa

Acredito que a maior novidade abortivo-religiosa esteja agora na denúncia da aluna que afirmou que a professora Monica Serra disse em sala de aula que havia feito um aborto no Chile,ao quarto mês de gravidez. A moça não suportou a desfaçatez de sua ex-professora afirmando na Baixada Fluminense que Dilma era favorável à matança de criancinhas. Mas o que acho mais impressionante é a ampla interface da ultra-direita religiosa com o nazismo e a máfia da corrupção (Dantas), tudo desembocando na promoção de um governo que levaria ao terrorismo e ao domínio pleno dos corruptos. É inegavelmente, uma frente-ampla das chamadas Forças Ocultas.

ruypenalva

Estão todos ligados aos escândalos financeiros do Banco do Vaticano. Calam-se sobre a pedofilia na igreja. Vivem à sombra do poder como os antigos papas da igreja romana. Vade retro!

Eugênio

CARTA AO PAPA

O confessionário não é você, oh Papa, somos nós. Entenda-nos e, que os católicos nos entendam.

Em nome da Pátria, em nome da Família, você promove a venda das almas, a livre trituração dos corpos.
Temos, entre nós e nossas almas, suficientes caminhos para percorrer, suficientes distâncias para que neles se interponham os teus sacerdotes vacilantes e, esse amontoado de doutrinas afoitas das quais se nutrem todos os castrados do liberalismo mundial.

Nada temos a fazer com teus cânones, índex, pecado, confessionário, nós pensamos em outra guerra, guerra contra você.
Aqui, o espírito se confessa para o espírito.
De ponta a ponta do teu carnaval romano, o que triunfa é o ódio sobre as verdades imediatas da alma, sobre estas chamas que chegam a consumir o espírito. Não existem palavras que possam deter o espírito. Nós não estamos no mundo, oh Papa confinado no mundo. O mundo é o abismo da alma.
Papa alheio à alma:
Deixe-nos nadar em nossos corpos;
Deixe nossas almas em nossas almas;
Não precisamos do teu facão de claridades.

José Flávio

Fantástico!!! Também andei muito próximo da vida interna da Igreja Católica aqui no Paraná e me decepcionei com as coisas que vi e ouvi. Hoje digo que minha fé em Cristo é inabalável, mas, não ouço mais os que se dizem pastores. Padres, bispos e pastores em pensam que seus fiéis são todos iguais. Se enganam, há muita gente que pensa e tem opinião própria. Aos poucos a Igreja Católica perde o pouco respeito que lhe resta. ps. (continuo católico) mas longe dos falsos profetas.

Leider_Lincoln

Pelos 18 milhões de panfletos que a dita entidade mandou encomendar, parece que sim… http://tinyurl.com/298lras

SSBF

Sugiro que se leia o artigo Dom Luiz C. Eccel * – * Bispo Diocesano de Caçador-SC, sobre o tema religião e eleição, via o link abaixo.
http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=PT

Luiz Antonio

Se a CNBB, não tomar uma atitude urgente, vai ter um grande problema com os católicos. pois toda a minha família frequenta a igreja aos domingos, se isto continuar, posso garantir que minha família não irá mais a igreja. E conheço muita gente que não estão gostando desses flasos pregadores da palavra de JESUS. ISTO É UM ABSURDO A CNBB PERMITIR ISTO COM OS CATÓLICOS.

mariazinha

Queridos amigos:
francamente, estou assustada. Primeiro fiquei muito assustada qdo. da campnha contra as armas, diversos padres, em suas homilias, aconselhavam aos fieis serem a favor delas. Agora isto! É inadmissível ainda mais tendo acompanhado D. DILMA desde os primeiros instantes de sua campanha e, jamais a ouvi dizer algo que fosse contra a vida ou contra qqer. princípio cristão. É mais grave pois são mentiras, calún ias, injúrias; pecado grave e mortal praticado por padres e bispos. Aonde quer chegar a igreja católica? Será desmoralizada, fatalmente. Envio-lhes o vídeo que o Marco Aurélio Weissheimer, da CM publ icou; um arraso mostrando as facetas dos demônios em plena atividade. http://www.youtube.com/watch?v=Ig9pE6qwzxw&fe…!

"Somos todos iguais, braços dados ou não, caminhando e cantando a cação[…] vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer[…]

José Maia

Como é que estes depoimentos poderiam chegar ao povo. É preciso sair da inação. Já está claro o que está acontecendo, a questão é como fazer essa informação chegar a milhões, como chegam os santinhos do Serra.

A igreja católica, o vaticano e a CNBB nunca mais serão os mesmos no Brasil. Não perderei nunca mais uma oportunidade de desqualificar a CNBB e Igreja católica depois desse episódio.

José Erivaldo

Já era quase esperado que houvesse uma radicalização do discurso midiático contra o PT e Dilma, mas o que não se sabia até agora é que esse movimento partisse de dentro da igreja Católica reduto que já foi também do pt. No passado o Pt, já foi responsável por organizar movimentos sociais dentro da igreja, defender presidiários (pastoral carcerária), defender moradores de rua, criança e adolescentes, enfim, defender sempre os excluídos, marginalizados junto com a igreja

    adelson

    a cnbb envergonha os verdadeiros cristaos apartir do momento que comecao a defender a campanha do jose serra tenho certesa que estao recebendo dinheiro para defender o serra ja que a posisao do serra e da dilma sobre o aborto e a mesma todo mundo que seja bem informado sabe disso essas pessoas da cnbb nao merecem falar no nome de deus.tao fazendo campanha pro domonio do serra.

Jose Maria Medeiros

Sou catolico e me orgulho disso, fico envergonhado por esses bispos que se dizem católicos procedendo dessa forma, qual a credibilidade desses ditos religiosos? será que são religiosos mesmo? religiosoJosé Maria de Medeiross não são seguramente eles são outra coisa menos bispos

    adelson

    tenho certeza que tao recebendo dinheiro para atacar a dilma.

    Eugênio Barreto

    Concordo com você Jose Maria!

Helder

Professor Emílio, eu condeno essa utilização da Igreja por facções de dentro da própria Igreja. Só gostaria de retificar a questão do Bispo excomungando a meninda de 9 anos. Não é verdade e aqui acho que não seria o melhor lugar prá debater isso. Ele ameaçou excomungar os médicos e os responsáveis por ela. Novamente, não quero polemizar, mas é importante se reportar as coisas como elas foram.

Tony Araujo – Recife

Caro Emílio, o que você sente como católico, sinto como evangélico. Votei em Dilma no 1º turno e, convícto, votarei novamente nela no 2º. Tenho visto, inclusive, pessoa que tenho na conta de pessoas esclarecidas, declarando seu voto a Serra, impulsionadas pela onda de boatos que ganhou eco dentro das igreja aqui de Recife também.

    adelson

    certas pessoas que falam em nome de deus de dentro da igreja estao recebendo dinheiro do serra para fazer isto.

Humberto

Maravilhoso desabafo de Emilio Carlos Rodriguez Lopez. Como cristao, compartilho com ele toda a santa indignacao que o leva escrever esse texto de leitura obrigatoria. Muito Grato Emilio, e um forte e fraternal abraco pra voce.

Mara Goes

Azenha: olha isso!! Essa é a Igreja Católica podre e cínica que temos: http://www1.folha.uol.com.br/poder/815617-grafica

André Oliveira

Opus Dei einh ?? Como é que eu não pensei isso antes ?? Faz todo sentido…

Figueiredo

Parabéns pelo brilhante texto, Emílio. Estudei no colégio São Luís/SP e também sou católico praticante. Estou estarrecido com esses fariseus da CNBB e da Opus Dei. Sem perder a fé em Cristo, fica cada vez mais difícil acreditar na Igreja. Só nos resta rezar para que o Espírito Santo interceda nos corações desses insanos!!!

Marina Serette

Azenha,

Você não vai publicar na sua página principal nenhum comentário sobre a história do aborto da mulher do Serra? A história procede a Folha "limpinha", posando de "imparcial" averiguou. Precisamos divulgar tamanha hipocrisia. De forma alguma falo em julgar ou recriminar o ato dessa mulher, afinal sou a favor da descriminalização do aborto, mas isso não pode ficar barato.
A mulher que fez um aborto disse que a Dilma "mata criancinhas". Isso é uma bomba.
Com elegância,como fez o deputado Brizola Neto, temos de divulgar. Como alguém que tem telhado de vidro pode atirar pedra de forma tão virulenta no telhado do outro?
Abraço
Marina

Rafael

Caro amigo acredito que a Opus Dei (falo isso como quem a frequentou) é a menor de nossas ameaças ou talvez não seja ameaça alguma à liberdade. Afinal, lá só entram os que querem e os que podem. Lugar de pobre realmente não é. Sem dúvida eles admitem os que são de classe média para cima a fim de sustentar a organização. Eles não forçam ninguém a entrar. As pessoas buscam isso. Os que entram tem sua vida pessoal a mostra de seus líderes, sim.

O maior pesadelo hoje em dia não é a Igreja católica. São os que se dizem evangélicos. Bom não vou generalizar afinal de contas também frequentei essas igrejas mas SEMPRE com olho clínico. Algumas igrejas intituladas Neo Pentecostais são fraudulentas. São franquias, verdadeiras empresas. Dai a enorme expansão delas.

Devemos tomar cuidado porque esses bispos e pastores estão entrando cada vez mais na nossa política. Os católicos na Espanha sempre estiveram lá mas nem por isso prejudicaram aquele país.

    Ubiratan Rosa Passos

    Aqui não é lugar de acusações, caro Rafael. Eu, como evangélico, nunca postei algo "esculhambando" a Igreja Católica. Eu já fui católico, minha esposa também. Hoje somos evangélicos, mas naõ nos consideramos melhores do que ninguém, "porque todos pecaram e destutuídos estão da glória de Deus", diz o apóstolo dos gentios. Somos salvos pela graça, somente. A Igreja Católica cobra por casamentos, batismos, missas de sétimo dia,etc, mas acho que isso é problema de vocês, e não tenho que me meter nesse assunto.
    O que há, narealidade, é um temor da Igreja Católica com a evasão de seus fiéis, procurando igrejas evangélicas. As que cometem abusos em nome do Senhor, darão conta a Ele, não a mim, ou a você.
    Tenho grandes amigos, homens de Deus, que são católicos, e quardo um profundo respeito por eles.
    " E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"(Jo 8.32). Isso vale para todos.

    Luiz Henrique

    Fala isso para os dois milhões de mortos sob a ditadura franquista – suportada pela igreja católica

Matheus Kramer

Não é a Opus Dei, é o Opus Dei, é um prelado não uma ordem.

O autor, claramente, desconhece até o que o Opus Dei é.

Os bispos que fizeram os manifestos não são do Opus Dei porque o Opus Dei não possui bispos no Brasil.

Aliás, diga-se de passagem, o Opus Dei, por aceitar o Concílio Vaticano II e a nova missa é considerado liberal pelos setores conservadores da igreja representados pela FSSPX.

    cesar a giometti

    No fundo prelado, ordem, organização, tudo não passa de jogo de palavras, e as palavras têm o poder, nós sabemos disso. Que o texto é brilhante e a posição do Opus Dei é extremaente conservadora, não é o cerne da questão. A Igreja não deveria fazer o que está fazendo com a candidata Dilma, não é a igreja como um todo, mas grupos dentro dela, que se apropriam do ideal cristão e o usam indevidamente, com mentiras, para amedrontar as pessoas mais crédulas. Coisa indecente e medieval. Em pleno século XXI, as infoirmações não mais se escondem, e as mentiras desabrocham como os cogumelos no estrume.

    priscila presotto

    Liberal?
    Como?
    Onde?Porque ?
    Será?
    Onde estou?
    Acordei?

Rafael

Texto que imprimir o que muitos catolicos praticantes estão sentindo hoje com esse Regional Sul 1 da CNBB
Rafael

Carlos.

Acho que muita gente deve estar acordando só agora -e tomando um baita susto!- para o que é a verdadeira igreja católica. E ainda querem canonizar João Paulo II, o papa midiático.

Deixe seu comentário

Leia também