Com a economia estagnada, espanhóis lamentam ultrapassagem do Brasil

Tempo de leitura: 2 min

La economía española se baja del pódium

Editorial do jornal espanhol Expansión

17.08.2010

A economia espanhola aspirou durante muito tempo fazer parte do grupo das sete economias mais importantes do mundo, do todo-poderoso G-7, integrado pelos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Canadá.

Sobretudo durante o período do governo Aznar, tentou infrutiferamente usar a condição de oitava potência mundial para obter um assento no G-7.

Em 2007 o Banco da Espanha certificava que a economia espanhola era a sétima do mundo depois de ter desbancado o Canadá, mas tampouco o presidente Zapatero teve melhor sorte em suas reivindicações, por mais que se gabasse de que a economia espanhola estivesse entre as campeãs, que havia superado a da Itália em renda per capita e que em breve faria o mesmo com a da França.

Agora, a severidade com que a crise golpeou a economia espanhola e seus efeitos de contração do PIB nos distanciaram desta velha aspiração. Segundo os dados disponíveis, entre o primeiro trimestre de 2009 e o primeiro deste ano, o Brasil, com um PIB de 1,8 trilhão de dólares, desbancou a Espanha do oitavo posto, com um PIB de 1,5 trilhão.

O Brasil, cujo principal destino exportador é a China, sofreu apenas dois trimestres de crescimento negativo entre 2008 e 2009 e suas perspectivas de crescimento são de 7% para este exercício e de 11% para o próximo. Apesar disso, o Banco Mundial já estimava em 2008 que a economia espanhola ocupava a décima primeira posição do planeta, claramente abaixo do Brasil, se se comparasse as duas em termos de poder de compra.

Em todo caso, o dinamismo do Brasil contrasta com a paralisia da economia espanhola e com suas pobres perspectivas de recuperação, pois existe uma concordância generalizada de que há adiante um longo calvário de estagnação econômica. De fato, a tímida recuperação dos dois primeiros trimestres do ano, com a volta de baixas taxas de crescimento, poderá ser truncada na segunda metade deste ano.

O aumento do IVA, o enorme endividamento das famílias e a deterioração do mercado de trabalho, a falta de confiança e o eventual aumento dos impostos manterão inibida a demanda interna, motivo pelo qual a economia espanhola deve colocar todos os seus esforços em revitalizar seu setor exportador que, como em crises anteriores, pode ser o motor da recuperação.

Ontem se soube que as exportações espanholas tiveram aumento de 16,3% no primeiro semestre, o que é um dado que dá esperanças, mas ainda insuficiente para pensar que o setor exportador pode ocupar o lugar do consumo interno. A depreciação do euro e o vigor da recuperação em países da eurozona como Alemanha e França, importantes destinos de nossas exportações, oferecem um cenário favorável, que devemos aproveitar aumentando a qualidade e a quantidade de nossa oferta exportadora.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

vera oliveira

toma espanha !!

Eduardo Vieira

(continuação)
Bastou entrar na UE que a arrogância, ítem de série nos espanhóis, ficasse ainda mais evidente ao mundo. A impressão que se tinha nos anos 1990 era que a Espanha seria um "Tigre Asiático" na Europa. Ledo engano. Era um país que era pobre até ontem, e que recebeu uma 'mãozinha' da França, Inglaterra e Alemanha, os motores da Europa.
O declínio econômico é merecido à Espanha. País que rejeita e persegue imigrantes, filhos de seus filhos, oriundos das Américas. País do Rei Juan Carlos, nobre que esqueceu que as colônias ficaram independentes há 200 anos, e mandou um presidente de um país, por mais controverso que o outro chefe de Estado seja, calar a boca em público.
País de um piloto chorãozinho como o Fernando Alonso, e de uma empresa incompetente como a Telefonica, que arruinou o que o governo construiu com a Telesp.
Caia na real Espanha!
Deixem o Brasil passar.

    Machado

    Prezado Eduardo, você esqueceu de dizer que os espanhóis são donos de um dos piores bancos que atuam no Brasil. O tal de Santander.

Eduardo Vieira

A Espanha só ficou rica (?) porque entrou na União Europeia no fim século passado e depois aderiu ao Euro. Agora, a ilusão ibérica está se acabando. Nos anos 1970 e 1980 ainda era comum espanhóis e irmãos portugueses chegarem ao Brasil pobres, quase sem ter o que comer. Ouvi muitos relatos de tristeza e dificuldades vividas lá em tempos não tão distantes.
Bastou entrar na UE que a arrogância, ítem de série nos espanhóis, ficasse ainda mais evidente ao mundo. A impressão que se tinha nos anos 1990 era que a Espanha seria um "Tigre Asiático" na Europa. Ledo engano. Era um país que era pobre até ontem, e que recebeu uma 'mãozinha' da França, Inglaterra e Alemanha, os motores da Europa.

Urbano

Avisem para Canadá e Itália que Dilma Rousseff vem aí e que passará oito anos…

Roberto Jr.

Lembrei de uma capa da revista Barcelona (apesar do nome, é uma revista argentina):
http://talktohimselfshow.zip.net/images/barcelona

Julio Silveira

Fizeram uma troca justa ficaram com a copa, nós com a economia.
Oxalá ganhem todas e nós continuando crescendo.

ferrera13

Os costumeiros colonistas (PHA) dirão: "mas a Europa passa por uma crise. Não são os EUA". Como gostam dos Estados Unidos essa massa cheirosado PSDemB não? Ou dirão que é efeito daquilo que o FHC deixou pro LULA. Como disse Sírio Possenti, essa turma faz análise completamente distorcida da realidade.

sofreu apenas dois trimestres de crescimento negativo entre 2008 e 2009 e suas perspectivas de crescimento são de 7% para este exercício e de 11% para o próximo (o destaque em negrito é meu)

Seria esse o Tsunami que os colonistas disseram atingir o Brasil.

Ed.

Olha que o FHC tentou ajudar bastante.
Recebeu o Brasil com PIB à frente da Espanha e o colocou bastante atrás ….
(Ven)Deu a maior tele do Brasil para a Telefónica, que hoje manda seus BIlhõezinhos de lucro anual para lá…
Pena (para eles) que só ficou 8 anos … não deu tempo por ex., de "vendar" a Petrobrax pra Repsol…

Angela Reis

Acabei de ver no Jornal da Record, que o Santos conseguiu segurar o Neymar, apesar dos euros do Chelsea.
Nunca antes na história deste pais…
Salve Lula ! Dilma Presidente!

@LokoMagno

Com certeza Zapatero sabe que propaganda sempre foi uma ferramenta importante. bom ele experimentou o fato de que a máscara sempre cai.

monge scéptico

Todos tem que entender; ou NÃO!. O mundo tem que procurar uma economia estável; sem
crescimentos agressivos, um querendo ultrapassar o outro, numa corrida de cavalos loucos.
Controle demográfico, estabilidades internas levarão a paz. Nessa corrida acirrada todos
perdem. Obviamente, esse não é um papo para capitalistas selvagens.
A USA e abusou, está saindo do IRAQUE depois de saquea-lo. Como é natural, deixam p/
tráz,sátrapas para oprimir o povo e muita miséria. daí…etcetc.

Com a economia estagnada, espanhóis lamentam ultrapassagem do Brasil

[…] Fonte VioMundo […]

Helcid

Será que estes países que cito aqui: Japão, Reino Unido, França, Alemanha e Itália, tem recursos naturais como nós temos? suponho que estão neste patamar, devido ao seu PNB (Produto Nacional Bruto).

"O Produto Interno Bruto (PIB) difere do Produto Nacional Bruto (PNB) basicamente pela Renda Líquida Enviada ao (ou Recebida do) Exterior (RLEE ou RLRE): seus efeitos são desconsiderados nos cálculos do PIB, e considerados nos cálculos do PNB. Em geral, os países desenvolvidos possuem um PNB maior que o PIB, ao contrário que acontece com países em desenvolvimento. Esta renda (RLEE/RLRE) representa a diferença entre recursos enviados ao exterior (pagamento de fatores de produção internacionais alocados no país) e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção que, sendo do país considerado, encontram-se em atividade em outros países."

easonnascimento

Lembro-me das críticas do tucanato, ao governo Lula pelos acordos comerciais com a China, dizendo que aquele país não era uma economia de mercado. Se eles estivessem no comando do governo, ainda estaríamos patinando com taxas de crescimento em torno dos 2%.
http://easonfn.wordpress.com

Robson Porto

É sempre bom lembrar que Lula recebeu o país das mãos do digníssimo FHC em 14o lugar…

    Helcid

    o "pulha" do presidente que estava antes do Lula, deixou só problemas para resolver, dada a sua subserviência aos neoliberais e seu caráter anti-nacionalista !!

carmen silvia

Depoi dessa não dá pra esquecer as cenas dos brasileiro sendo humilhados nos areoportos de Espenha.E agora José?

Leandro Cardoso

Bem, Espanha então precisa voltar a fazer o que sempre tentou e conseguiu entre 1580 e 1640: Anexar Portugal.

Octavio

Temos que mandar embora sem contemplação os espanhois que aparecerem no aeroporto daqui. Lei de Talião.

Victor

Ultrapassagem do Brasil, algum trocadilho com Massa e Alonso nesse post, ehehe?

Mensagens subliminares everywhere!

Carlos J.

Há uns dois anos, minha irmã e meu sobrinho foram humilhados no aeroporto de Madri. "Prostituta" era o termo mais educado que usavam com ela. O mundo girou. Ainda verei espanhóis pedindo emprego na minha pequena empresa. Aí, vamos conversar…

ZePovinho

http://blogdoonipresente.blogspot.com/2010/08/jos

uinta-feira, 19 de agosto de 2010
JOSÉ SERRA: Nossas favelas são melhores que as dos outros, venham para cá!

O presidente do PPS e candidato a deputado federal, Roberto Freire, afirmou depois do debate entre os candidatos à Presidência da República nesta quarta-feira (18) que as favelas de São Paulo são “um pouco melhores” que as do resto do Brasil. A declaração do aliado de José Serra (PSDB) foi uma resposta a um dos momentos polêmicos do debate promovido pela internet entre os presidenciáveis.

Carlos

Recomendación aos editores e acionistas: "Retración" ficaria mais adequado…

ZePovinho

Esse Rodrigo Vianna é impagável!!!!!!!
http://www.rodrigovianna.com.br/palavra-minha/vel

A vida é um moinho
Velha mídia enganou a Stephanie

publicada quinta-feira, 19/08/2010 às 12:06 e atualizada quinta-feira, 19/08/2010 às 12:04

A vida é um moinho

A Stephanie é a estagiária da redação. Trabalha muito, carrega fitas pra lá e pra cá, ajuda a apurar informações, está sempre ligada na notícia do dia. Em poucas palavras: ainda nem terminou a Faculdade, mas está doida pra aprender como se faz o tal “jornalismo diário”.

Pois bem: numa noite dessas, ela estava na mesa de trabalho, ao lado desse escrevinhador e de Marco Aurélio Mello – que é editor do “Jornal da Record” e também comandante-em-chefe do blog “Doladodelá”. A Stephanie tinha um olho no computador (o chefe dela não para de passar novas tarefas) e outro na TV, pra acompanhar o telejornal. De repente, entra a notícia no ar: ”Vox Populi – Dilma 45%, Serra 29%. Dilma pode ganhar no primeiro turno”.

[youtube aB3WxjfyrBM http://www.youtube.com/watch?v=aB3WxjfyrBM youtube]

    ZePovinho

    Vocês viram o Heráclito Fortes(Shrek) no clip??

    Robério

    ahhhh sthefanies, vão ler um livro.

Marcelo de Matos

O Brasil está certo se especializando na exportação de commodities. A Espanha não tem nosso potencial na agropecuária e mineração, portanto, terá dificuldade em nos alcançar. O país vai produzir cana de açúcar transgênica, resistente a pragas e herbicidas, aumentando em 20% a produção. Já somos recordistas na exportação de açúcar e, de quebra, temos o álcool combustível. Há quem diga que deveríamos exportar manufaturados, mas, é difícil concorrer com os asiáticos na produção de eletrônicos, têxteis, etc. Se dermos conta de melhorarmos a produção agropecuária, a qualidade do café, iniciar a produção de fertilizantes e herbicidas, já teremos feito muito. Em breve, estaremos nos especializando na produção de petróleo em águas profundas. Se tudo correr bem, o país estará bonito na fita. Se além de tudo isso produzirmos manufaturados, melhor ainda.

O Brasileiro

A "vingança" é um prato que se come frio!

Deixe seu comentário

Leia também