Ciro: PSDB prega um estado teocrático?

Tempo de leitura: 5 min

”Mistificação em torno do aborto é calhordice”

Eugênia Leite, no Estadão, em 07.10.2010

“Polêmica. ‘Ninguém é a favor do aborto. Isso é um assunto da intimidade da mulher, da família'”

Convidado para ser um dos coordenadores da campanha da petista Dilma Rousseff à Presidência da República, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) considera uma ‘calhordice’ a mistificação religiosa em torno do debate do aborto. Apesar de ter sido afastado da corrida presidencial por decisão do PSB, a mando do Planalto, Ciro garante não ter guardado ressentimento. ‘Eu sou um dos eleitores que potencialmente poderia ter votado na Marina por tudo que aconteceu. Não votei porque sou militante, meu partido tomou alinhamento’, afirma. Reconheceu ainda que a mudança de seu título de eleitor do Ceará para São Paulo foi o ‘maior erro’ que cometeu na vida.

A Marina Silva surpreendeu ao obter 20 milhões de voto, acabando com eleição plebiscitária desejada pelo presidente Lula. Em sua opinião, de onde vieram esses votos?

A substância desse voto é ideológica, é progressista, é um voto exigente, que vota comigo. Eu disse várias vezes: se eu não for candidato, a Marina vai ficar com os meus votos. Ela ficou com parte importante deles, que é essa classe média, com escolarização alta, que percebe que o PT e o PSDB são iguais nas mazelas. São pessoas que não aceitam a redução da política a esse falso maniqueísmo. Percebem a contradição de um PSDB, que prometeu uma coisa e fez outra. E também que percebem a contradição de um PT que falava pela goela num moralismo exacerbado e agora, de vez em quando, manda uma notícia de um escândalo.

E esse voto vai para onde?

Vai para a Dilma. Não tenho a menor dúvida disso.

Não vai para o Serra?

Parte vai, mas a substância vai para Dilma. Se fosse para o Serra, teria ido no primeiro turno. As pesquisas que vão sair agora vão revelar uns 10 pontos de revanche da Dilma sobre o Serra.

O salto alto na campanha da Dilma atrapalhou sua eleição no primeiro turno?

Não é salto alto. Todos os institutos de pesquisa ficaram dizendo que a Dilma ganhou. E aí a gente faz realmente o quê? Eu digo na parte dos profissionais. O que acontece é o seguinte: toca a bola no meio de campo para não errar. Não responde ao ataque, não reconhece o crescimento da Marina. Não houve erro. Como se faz, se estão com 51% em um instituto, 52% em outro? Eu inovo, eu caio na provocação? Eu respondo aos boatos sujos, imundos, que dominaram a internet?

O senhor está se referindo a questão do aborto?

O pior é trazer para a luta política brasileira um homem como o Serra, qualificado, preparado, experiente, homem de valor, e o PSDB trazer em socorro de sua débâcle eleitoral a calhordice da mistificação religiosa. É grave para o País. O Brasil tem uma tradição que o mundo inteiro admira, que é a tolerância religiosa, é o Estado laico. Aí a imundície está tomando conta, essa coisa do ódio religioso, da intolerância trazida para a política.

A disseminação, principalmente na internet, de que Dilma seria favorável ao aborto atrapalhou a sua eleição em primeiro turno? Não acho. A Dilma falou com muita clareza que não é a favor do aborto. A questão é posta em si em termos calhordas, desonestos. Ninguém é a favor do aborto. Isso é um assunto da intimidade da mulher, da família, de seu conjunto de valores morais, éticos, religiosos e uma ação de saúde. Essa é a única discussão possível. O presidente da República tem zero poder nesse assunto. Só quem pode regulamentar esse assunto é monopolisticamente o Congresso.

Mas o assunto ficou…

A mãe da liberdade de imprensa é o Estado republicano laico. Os aiatolás, os talibãs e os seus afins não permitem a liberdade de imprensa, não permitem que as mulheres tenham liberdade. É isso que estamos querendo trazer para o Brasil? É violar essa conquista centenária do povo brasileiro, por oportunismo? Por que o PSDB, que nasceu para ajudar a modernidade do País, resolveu agora advogar o Estado teocrático? O Serra tem de dizer que, na República que ele advoga, primeiro falam os aiatolás, e aí os políticos resolvem o que os aiatolás querem que seja feito.

O senhor acha que o fato de o Lula ter feito criticas à imprensa influenciou negativamente na eleição de Dilma?

Aquilo foi gol contra. A imprensa como entidade é tão essencial à democracia como o ar que a gente respira. Isso não quer dizer que você não possa fazer um debate com o mérito deste ou daquele editorial. Eu, por exemplo, tenho grandes problemas com facções da imprensa conservadora brasileira. Mas amo e protejo os seus direitos. Quando o Getúlio Vargas se suicidou havia contra ele uma campanha violentíssima na grande mídia. Mas ele preferiu se matar do que atentar contra a liberdade da imprensa.

Mas por que o Lula tem esse tipo de comportamento de sempre querer cercear a imprensa?

O Lula nasceu e cresceu mal acostumado com as redações todas favoráveis a ele. E assume a Presidência e meio que replica as práticas conservadoras de manter esse imenso volume de dinheiro público financiando a grande mídia. Creio que ele esperava uma certa reciprocidade. Já devia ter aprendido que isso não vai existir jamais. Eu distingo uma linha editorial do Estado, que é um jornal sério, conservador, que tem seu lado, que tem seus valores. Eu respeito isso mais profundamente do que dois terços dos meus aliados. Respeito o jornal, a posição, a opinião, como respeito Aloysio Nunes Ferreira. Viva São Paulo, que elegeu Aloysio Nunes Ferreira.

Foi melhor do que eleger o Netinho?

Não vou dizer de quem ele é melhor. Vou dizer: viva São Paulo que elegeu Aloysio Nunes Ferreira. É um cara da política, de a gente discutir posições, um cara que tem uma linha. Dou muito mais valor ao Aloysio Nunes Ferreira do que dois terços dos meus aliados de hoje.

Que aliados? O PMDB?

Você que está falando.

O senhor é um dos coordenadores da campanha. O que deve mudar na propaganda eleitoral?

O programa eleitoral tem necessariamente de mudar porque agora ele terá uma dinâmica bipolar, todos os dias e dez minutos iguais. Você tem de politizar muito mais. Agora sim é um plebiscito. Temos de mostrar que há um projeto, que pegou o desemprego em 15% e está com 8%, que pegou a inflação em 24% e está em 5%. É um projeto que pegou o salário mínimo em US$ 76 e agora está quase US$ 300. Então é projeto contra a tentativa de volta daquele outro projeto. O único brasileiro que tem saudade do Fernando Henrique é o Serra.

Pouco antes de sua candidatura pelo PSB ser abortada, o sr. foi irônico e se referiu ao presidente Lula como o ‘santo Lula’.

Minha frase inteira é a seguinte: o Lula é um extraordinário líder político, mas não é um santo. Muitas vezes, acho que os bajuladores do Lula o tratam não como se ele fosse um extraordinário líder político, mas um santo a quem não deve se dar uma opinião negativa. Eu sou leal, parceiro, amigo do Lula há mil anos. Disso ninguém duvida. Agora, a forma de ser leal e amigo não é ficar bajulando, dizendo que está tudo maravilhoso. É dizer o que você pensa com franqueza. Ainda que você também possa estar errado. Quantas vezes eu já não errei?

O senhor ficou magoado com o fato de ter barrada sua candidatura à Presidência?

Mágoa não é a palavra. Fiquei triste para valer porque achei uma violência. Eu poderia ter votado na Marina por simpatia pessoal. Eu sou um dos eleitores que potencialmente poderia ter votado na Marina por tudo que aconteceu. Não votei porque sou militante, filiado a um partido, meu partido tomou alinhamento. Eu acho que o Serra é o atraso. Acho que essa aliança do PT com tudo que tem aí é uma contradição, tem muito problema, tem fadiga de material. Eu hospedaria o meu voto com muita tranquilidade no primeiro turno na Marina certo de que ela não ganharia. Ato contínuo eu votaria na Dilma, sem dúvida. Eu seria esse típico eleitor. As pessoas vão pensar um pouco.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Karen

É a primeira vez que acesso o blog e notei a explicitação total favorável ao PT. (comentário sem intenções)
Recorrendo a temática apresentada..acho extremamente perninente relembrar duas entrevista de Chico de Oliveira como expressão dos fatos que possívelmente ninguém além dele mesmo tem a visão do assunto no âmbito da política brasileira:
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalhttp://www1.folha.uol.com.br/poder/815456-sociolo

E, seguindo essa linha desse raciocínio, é de se afirmar que só sendo muito intelecto do assunto para embasar uma crítica ao partido de oposição e enxergar o próprio partido a qual se escolhe, fazendo valer as campanhas eleitorais e, principalmente, o tão sonhado País Democrático.

Viviane

O que é que foi essa entrevista? Sei não, sei não… Desconfio que a mágoa do Ciro ainda não passou. Falando do Serra:"um homem como o Serra, qualificado, preparado, experiente, homem de valor"… Que história é essa? E no final ele ainda diz que votaria no primeiro turno na Marina?! E é ele que vai coordenar a campanha da Dilma? Só se for para ela perder.

Weiland

Com certeza ele e a emissora Canção Nova… querem estado teocratico…

JOÃO do PT

Caro Ciro,
Os catarinenses tiveram uma "chance histórica" de tomar as rédeas do poder – que lhes foi delegado pela Constituição- tão negado há eles há mais de um século…As oligarquias daqui -diferentemente do Nordeste- estão mais fortes e enraizadas do que nunca. Uma lástima quererem continuar sob os grilhões do grande capital…
Companheiro! Apesar de não concordar com algumas posições políticas dúbias (já explicitadas por muitos), vamos mostrar ao Brasil que os cearenses "de sangue" têm garra, determinação e podem ajudar a "fazer a diferença nesse 2° turno". Acredito nisso! Não jogue sua biografia no lixo. Você nunca precisou disso! O Ceará sempre mostrou ao Brasil que possui bons pensadores. Não entendemos apenas de política. Está na hora de mostrar a que você veio. Conto com sua astúcia e inteligência. Afinal, o Brasil (e principalmente o Ceará agora nessa seca) precisam de você. Vamos à luta, companheiro.

simas

Olha, eu não li opinião, alguma… Só li a entrevista do Ciro. Em linhas gerais, eu até q aprecio o Ciro; só q ele já devia estar maduro, pra pleitear, como o fez, a Presidência… Ser Governador do Ceará, tudo bem. Mas, a presidência é bem mais complexo e se precisa de outro espírito… assim, o de Lula; q mudou, completamente e não ficou desafiando a elite. Seria loucura, fazê-lo, deve ter concluído… Já o Ciro, estilo combativo, demonstrou q não estava preparado, ao tentar se impor e não aproveitar a excelente oportunidade política q lhe coube… Seria, agora, o Governador eleito de SP. Mas, não; encasquetou q tinha estatura semelhante e está provado, agora, q não… Qdo ele se fechou, em copas e, ainda, qdo avalia a marina, minhon, dá uma demonstração disso. Pq ele sabe, mto bem, q a marina é a negação do q ele pensa e diz; portando, não tem qq qualificativo pra ganhar seu voto… Salvo, se for o de protesto. O Ciro precisa, urgente, tomar um tino na vida e crescer; precisa deixar de ser aquele garotão, treslocado, q vota como o Psol ou o Pstu… Poxa, sabemos q o Ciro não é pequeno. Tem valor, substância e não é um bobão. Q pegue essa nova chance e não a perca, perseverando, com o grupo. Se cultivar a humildade…. de valor e perseverar; no momento adequado vai ser lembrado e apontado, como a pedra da vez.

Paulo

No link abaixo tem uma imagem ótima de como seria a situação da Dilma (e das mulheres, por que não?) sob o tacão serrista.
http://cachacaaraci.wordpress.com/2010/10/07/aiat

El Cid

Os idiotas religiosos que bloqueiam a discussão sobre o aborto, acham que a morte de um milhão de mulheres por ano faz parte da ira de Deus

Fabio_Passos

Ciro Gomes é um barato…

"O único brasileiro que tem saudade do Fernando Henrique é o Serra."

É verdade que não é apenas o serra… mas a maior parte da população quer o joaquim silvério dos reis se exploda.

Messias Macedo

[Serra ataca – novamente, adendo nosso!- Dilma e promete "debater valores" para virar eleição
Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo
07/10/2010 – 19h18]

############################

… É SOMENTE UMA IDEIA!

Se a campanha do Zé, O Caluniador, o nosso [Vladimir] Pútin da Inquisição, insistir nas baixarias, proponho, respeitosa e humildemente, que a candidata Dilma Brasileira Rousseff, A Magnífica, anuncie, na campanha eleitoral, a indicação do presidente Lula para ocupar um dos seus ministérios! Em havendo a anuência de Luiz Inácio Brasileiro Lula da Silva, o ínclito se comprometeria, publicamente, em aceitar a missão cívica… Lula poderia assumir um Ministério convencional, a exemplo do ‘Trabalho e Geração de Renda’ ou seria criado o ‘Ministério da Interlocução com as Massas’! A tarefa precípua do ministro Lula seria a de percorrer o país, detectando os problemas regionais, as demandas sócias, os problemas com o andamento das obras, reunindo-se com as comunidades, sindicatos, empresários, estudantes, professores, trabalhadores urbanos, camponeses… Construindo uma parte entre o Brasil Real – e agudo – e o governo da presidente Dilma Brasileira Rousseff!…

… É somente uma ideia, para a reflexão coletiva! Analisemos os prós e os contra deste encaminhamento!…
Com a palavra os homens e as mulheres de bem deste país, que, verdadeiramente, objetivam construir uma nação desenvolvida e civilizada – para um povo feliz e soberano!

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

william porto

Do jeito que vai, Ciro vai entregar a coordenação da campanha de Dilma a Aluisio Nunes Ferreira. É o óidolo dele. Olha, deviam mandar esse pavio curto pastar em Sobral. Ciro é um Collor ainda mais destrambelhado. Entreguem essa coordenação a Eduardo Campos, este tem equilíbrio e bom senso.

    Baixada Carioca

    Eu tenho uma série de restrições ao comportamento do Ciro. Considero-o muito conhecedor da conjuntura política, mas é péssimo para expressa-la. Tenho medo da arrogância e do destempero. Isso pode nos prejudicar se o eleitor associar Ciro como uma pessoa forte da candidatura Dilma.

ruypenalva

Acho que deve ser Teoprivático

ZédasCovi

O PT, após a vitória de Dilma, precisa rever sua forma de fazer política, pois o afastamento das bases, dos movimentos sociais, a escolha do candidato a sucessão empurrada goela abaixo pelo presidente Lula, a falta de propostas ecologicamente sustentáveis, o distanciamento das ruas (povo), as alianças "custe-o-que-custar" etc. estão levando o PT à mesma vala comum onde se encontram PSDB, DEM, PPS, PMDB e os demais partidos. Gostem ou não, admitam ou não os dirigentes do PT, o cidadão brasileiro, de esquerda, já identificou a mudança de rumos, propostas e procedimentos do partido (mudança para pior). O voto em Marina Silva e as abstenções são um claro sinal dado por aqueles que votariam PT mas já não o diferenciam dos outros partidos. Que a vitória do PT/Dilma venha, mas que possamos repensar o PT para o bem da política e do Brasil. Saudações petistas.

    mariazinha

    Não é verdade que o PT mudou; nunca foi radical nem pregou radicalidades. Os tempos é que mudam e o PT, inteligentemente, acompanha essas mudanças pois quem não se adequa aos tempo modernos corre o risco de ficar no discurso obsoleto. Não há mais lugar para guerras, mentiras, injúrias, nem para sanguessugas e vampiors como serra, o satânico das sombras e das tristezas.
    Queremos o Brasil de hoje, de LULA e DILMA. Nada de ranço malígno dos tempos de outrora, os tempos de chumbo e desespero sem saída, sem luz, só trevas.
    VIVA A LUZ, A ALEGRIA E O BRASIL DE LULA E DILMA!

    Leonardo

    Só nao entendo pq esses Brasileiros esquerdistas que vc falou nao fizeram como eu, que no primeiro turno votei numa opçao verdadeiramente esquerdista, PSOL. Eles agem como que resignados pela falta de opçao, como se só houvesse 3 opçoes.

    E meu voto nao foi nem um pouco "desperdiçado", como certas pessoas pouco informadas já disseram. Primeiro pq voto desperdiçado mesmo é o voto maria vai-com-as-outras. Votei no único projeto com o qual eu realmente concordo, qualquer outro voto seria uma farsa pra mim. Segundo pq eu votei pela existência de segundo turno, tanto quanto quem votou no PV ou no tucanato.

mariazinha

As pessoas confundem um pouco simpatia por um candidato e o bem do Brasil. Jamais Ciro ganharia uma eleição para presidente contra a corja da oposição que está aí. Nessas eleições não podemos ficar querendo esse ou aquele. Os demônios e vampiros estão à solta, querendo o poder: borrause, serra e aquela seita maldita, fascista que prega as trevas do retreocesso, o tal Índio, fhc, etc, etc…Não é a hora de promovermos candidatos nossos, mas seguir o LULA que alçou o Brasil e os brasileiros a patamares nunca vistos e para consolidarmos essa situação tão boa é preciso que deixemos de lado nossas vontades separadas e nos unamos em uma só que é tirar o pig e a oposição do poder, definitivamente. Temos que acabar com a bobo&cia e os delinquentes da oposição que mandam nela; senão, estaremos fritos. Esta, é a única verdade e o grande CIRO, sabe bem disto. Por isto, engajou-se de cabeça na campanha de DILMA.

Claudio

Azenha,

Esse PNDH 3 é uma m… quem colocou essa porcaria pra ser votada esse ano deve ser um tucano infiltrado.

Lucas Cardoso

"Mas por que o Lula tem esse tipo de comportamento de sempre querer cercear a imprensa?"

Rá! Ah, Estadão. No começo até acreditei que fosse uma entrevista séria, mas vocês tinham que estragar a ilusão.

Isaía Quiriquiai

Se Serra e PSDB estão pregando um estado teocrático? Para Serra, desde que ele seja "o" presidente, tudo bem (lembram do que Ciro disse sobre Serra, o trator e a santa mãezinha?). Só que Serra sendo presidente não seria um goverdo teocrático, seria satanocrático.

    Baixada Carioca

    E depois ele convence aos líderes religiosos que se está ali é pela vontade de Deus e, portanto, os fundamentalistas devem pedir que seja um cargo vitalício. Esse tucano sabe o que está tentando fazer!…

Bonifa

Imaginem um mussum, aquela cobra dágua também chamada moréia e que ninguém consegue segurar de tão lubrificada que é. Pois o Ciro é assim, mais liso que um mussum. Oxalá em suas corridas de zigue-zague consiga chegar a salvo na corrida eleitoral, levando a preciosa carga das esperanças de todo o país. Que escape aos arpões traiçoeiros dos Filhos do Millenium.

El Cid

Entre no site http://www.sejaditaverdade.net/blog2 e encontre os argumentos para combater a mentira !!

El Cid

Eduardo Cardoso do PT é muito certinho lidando com esta corja do pig !!

Tem que ser o Ciro Gomes, aí era pau neles !!

    Baixada Carioca

    O problema do Eduardo é que ele é advogado. Tudo pra ele passa pelo jurídico. Fora disso…

Torquemada

O Ciro é útil dentro da campanha da Dilma, mas enquanto pitbull, o cara pra bater quando for preciso, e isso vai ser preciso pra caramba nos próximos 20 e poucos dias.

Pra isso ele serve perfeitamente, até porque o PT não tem um pitbull de carreira e que saiba bater pra valer.

No mais, como diria o filósofo carioca Romario, calado o Ciro é um perfeito poeta, e pra quem duvida, é só lembrar o que ele respondeu quando perguntaram qual seria o papel da sua mulher, a atriz Patrícia Pillar na sua campanha, e a resposta imbecil que ele deu, ou seja: O papel da Patrícia na minha campanha é dormir comigo!

Precisa falar mais?!

El Cid

… aos trolls-tucanos que frequentam este blog: vejam o trabalho "limpinho" de vocês:

Comentário do internauta Pedro no site "Conversa Afiada" – http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/10

Pedro disse:
7 de outubro de 2010 às 13:48

Após ler no Terra o “testemunho” do padre josé augusto da canção nova,pedindo para não votar na Dilma e no PT,imediatamente liguei pra canção nova e cancelei minha contribuição mensal que tinha pelo debito automático ha quase 10 anos.Como a conversa era gravada fiz questão de me identificar e lamentei que a cançaõ nova esteja tão rasteiramente envolvida na volta dos tucanos ,em detrimento da dignidade resgatada com o PT e Lula.Lembrei ainda que “o diabo é o pai da mentira e mentiras covardes foi o que saiu da boca do padre josé augusto;e de maneira alguma eu iria continuar financiando mentirosos e comprometidos com o projeto de exclusão e morte dos tucanos que desgraçaram o país.Já que está declarada uma “guerra santa” da igreja católica contra o PT,sem que a CNBB se posicione com firmesa,estou revendo tb a contribuição do dízimo.Não vou ajudar a financiar este embuste.Que pena não termos mais entre nós padres da estirpe de Frei Tito,D. Helder,que foram corajosos e enfrentaram bravamente os poderosos.Hoje vemos uns cretinos de arvorando falar em nome da igreja ,vergonha,mentem descaradamente afim de inculcar o medo de catolicos humildes.Em nada difere o discurso deste jose augusto do tb humorista(?) marcelo madureira,estão juntos no projeto do mewdo,da mentira e de morte.

El Cid

… a culpa é dos coordenadores da campanha que no primeiro turno ficavam com cara de paisagem sempre que o "zé" mentia e atacava Dilma. Agora acontece a mesma coisa!

Parece que quem ganhou o primeiro turno foi o psdb…eles não reagem pra dizer bem alto quem venceu foi dilma e com uma diferença de 17 milhões de votos. Isso tem que ser muito explorado, incutir nas pessoas a realidade dos fatos: o "zé" foi derrotado, foi massacrado por 17milhões de votos!

… tucanos, tão comemorando o que?

    Baixada Carioca

    Mas tem que comemorar El Cid. Todas as pesquisas apontavam o cara numa posição extremamente perigosa, apesar de todo o trabalho do PIG. E qual foi o resultado? P…! O cara terminou com 32 pontos. Isso é coisa pra caramba considerando que o povo não gosta de candidato mentiroso. Ele conseguiu iludir muita gente com essa conversa fiada de salário mínimo de 600 e aumento para os "vagabundos", segundo FHC, de 10%.

O_Brasileiro

O pior cego é aquele que não quer ver!
José Serra sempre faz assim: promete, e depois diz que teve que descumprir a promessa porque foi "forçado".
Foi assim na promessa sobre a prefeitura de São Paulo.
Ele é assim!
A palavra de um homem deveria valer mais do que um documento. Se ele não respeita nem documento…

    Baixada Carioca

    Isso pra política não vale Brasileiro. Palavra de político é como plumas ao vento.

Escrevinhador

[…] que ninguém do PT é capaz de dar uma resposta a Serra, deixando a  Ciro Gomes a tarefa de pendurar o guiso no gato? Ciro disse -de forma muito apropriada – que o discurso de […]

Well Costa

O único brasileiro que tem saudade do Fernando Henrique é o Serra…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi DILMAis. eu penso o seguinte se cobra tivesse asa e soubesse voar, seria o Ciro em pessoa. O Ciro sabe dar o bote na hora certa, inteligente, sagaz e astuto, claro que por trás desse trabalho há um cúia vazia pedindo algo em troca, ja disse isso uma, duas vezes e repito, o PT perdeu tempo em manter Ciro longe de sua campanha, se tivesse havido isso antes, por certo teriamos levado no primeiro turno, mas como diz o "velho deitado" a males que vem pra bem.

Well Costa
Teresina – Pi
Terra do Fogo 42º Graus ontem, podem vir quente que nós estamos fervendo "Literalmente"

Marcio Gaspar

"O Lula nasceu e cresceu mal acostumado com as redações todas favoráveis a ele." Nao sei aonde ele viu isso. Acho que o PT deu um tiro no pe ao escolher o Ciro como um dos coordenadores da campanha da Dilma. Admiro o Ciro Gomes, mas acho que ele quer puxar o saco da imprensa. Responde a pergunta do jornalista que diz em cerceamento da liberdade de imprensa, aonde? so se for a imprensa querendo cercear, Maria Rita Kehl que o diga, a liberdade de opiniao que nao coaduna com as suas.

Eduardo

A verdade é que o pt perdeu o direito de discutir politica com essas alianças que fez.
Por mais que o realpolitik seja importante alinhamento com Sarney, Collor, Calheiros… é um aburdo. E Temer como vice….
Pior ainda é tirar do eleitor outras possibilidades de escolhas.
Nessa eleição todos tinham 3 opções de voto. Serra e o atraso neoliberal, Dilma e pt com suas alianças e escandalos absurdos e Marina e o PV que tinham alianças fragmentadas nos estados o que impossibilitava um entendimento dos interesses do pv. Todo o voto nessa eleição é perigoso… uns mais que outros, entretanto.
Minha maior tristeza foi nao poder votar no Ciro. Ele sempre foi meu candidato e continuará sendo…. faz bem ele criticar as alianças. Palocci e Dirceu participando da campanha é outro absurdo que nao consegui engolir ainda.

    @eduardousignolo

    Discordo da parte de 3 opções para voto. Bem da verdade eram 9 candidatos

Esquemas Táticos

Rachar a mídia é interessante. Mas vou aguardar para ver o papel do Ciro na campanha. Criticar o PMDB não é um bom começo.

João Sabóia Jr

Tá jogano contra, Ciro vai criar polêmica desnecessária, venho com o ranço contra o PMDB, tá me cheirando a fogo amigo.

joão

serra vai acabar com o fundo de garantia ; ferias ; decimo terceiro pis terceirizar tudo essa historia de aborto e pra esquecer outras questões essenciais

Manoel

Ciro joga e o jogo. E muito bem.:)

Darcy Brasil

Armando do Prado,Ciro não voltou porque o quis.Na verdade ele foi convocado,justamente pelo talento e habilidade políticas inegável que possui,bastante aproriados para o tipo de embate político para o qual a campanha presidencial descambou.Quanto ao caráter dos votos concedidos à Marina,penso que Ciro dissimula ,como todo bom político,exagerando a existência de um determinado tipo de "conscsiência política" crítica,que ,no caso, corresponderiam aos 20% de eleitores de Marina,e que seriam votos dele se ele candidato tivesse sido..É engraçado confirmar que Leonardo Boff disse algo semelhante.Só que os traços definidores desses eleitores para Leonardo Boff não são os mesmos que os definem ,para Ciro.Cada um,a bem da verdade,puxou a sardinha para o seu lado.Foram duas avaliações subjetivas que não batem com o perfil desses eleitores traçados pelo jornal "Valor Econômico",por eenquanto a única pesquisa séria feita a respeito ,e que revela ter tido sim o apelo religioso forte influência nesta opção "mariana". Quanto ao Aloísio Nunes Ferreira,os meios nada distintos dos de Serra de que se valeu para vencer,desmentem completamentea opinião positiva que Ciro revela ter sobre o seu caráter: para mim ,trata-se de um político desprezível.Porém isto não modifica a minha satisfação de ver Cioro na coordenação da campanha de Dilma!

Rafael

Ciro é um político muito esperto. Atenção.

    Baixada Carioca

    Ou não. Diz um amigo meu que ciro tem um cérebro com 95% de massa cinzenta, inteligente; só 5% é uma massa desprezível, não tem nem o tico e o teco pra dar uma forcinha. Pois na política ele usa os 5% e guarda os 95%. Quero muito acreditar que suas atitudes possam ajudar Dilma, mas…

Lean

Nas eleições de 2006, para o senado do rio, aconteceu o mesmo: Jandira PCdo B era líder, Dornelles PP segundo lugar. Até que começõu uuma enxurrada de ataques à Jandira dizendo esta ser a favor do aborto – o que, acredito, realmente é. Não deu outra, ella perdeu

Carlos

Azenha,
Se o PSD//DEM/PPS e a mídia golpista querem implantar no Brasil o Estado teocrático, por que não lançar como candidato à Presidência da República, logo de vez, o aiatolá, ops, bispo de Guarulhos ?

Cláudio

O que fizeram com o Ciro, foi uma sacanagem incomensurável, sou fã dele, uma pena não ter deixado ele ser candidato a presidência.

francisco.latorre

o ciro de sempre.

duas no cravo.. uma na ferradura.

enfim.. dá pro gasto.

..

Mario Alex

Os verdes devem ser coerentes com seus votos. Se A e B não atendem suas convicções políticas_ razão de terem votado na Marina,_não devem votar em nenhum dos dois candidatos que estão no segundo turno.

sergio

beleza, vamos correr na frente e derrotar os tucanos com complexo de vira latas.

IV Avatar

A nova classe média não gosta das políticas do psdb, já muitos deles que votaram em Marina dizer que agora vão de Dilma

José Manoel

Azenha: o que o Ciro vai refazer é a forma equivocada do PT e dos aliados com que levaram a eleição no primeiro turno. Agora é na base do "upa-upa", ou seja, do desmentido, de levantar a privataria do governo anterior, de mostrar os documentos nos quais o Zé Caixão apoiava o aborto e outras coisas mais. É a hora de mostrar a lama do outro lado. Já que, fora Carta Capital, não temos um bastião na mídia principal, o negócio é usar o programa eleitoral para devolver aquilo de negativo que a canalhada da direita vomitou no primeiro turno. Mas, o principal de tudo, é mostrar o nosso tarbalho de formiguinha e virar votos de todo mundo que está indeciso e que não apoia o Nosferatu.

Elena Sangiorgio

As perguntas da entrevista são calhordas, perguntas para tentar obrigar o entrevistador a responder as 'fórmulas' que, dia seguinte, os jornalões exporão em manchetes (calhordas). O Estadão e a Folha de S.Paulo sempre entrevistam calhordamente.

Os entrevistados mais bobos supõem que estejam sendo entrevistados por entrevistador-jornalista sério, e/ou que levarão no bico o entrevistador-jornalista calhorda. E sempre se ferram.

Mas Ciro Gomes é, sempre achei, o político mais inteligente de sua geração. Tem a capacidade de dizer com clareza as coisas mais complexas e tem o taleno de falar politicamente, sem apagar seu desejo político. Dado que, nele, o desejo é desejo político-pessoal democrático, Ciro consegue ser excepcionalmente claro, sem perder nem a profundidade nem a sinceridade. Se Marina fosse igualmente pessoalmente profunda, densa e democrática, seria ótimo. Infelizmente, me parece pessoalmente ambiciosíssima, pouco densa e pouco democrática.

childerico IV

E eu tenho uma ideia.

Já que Ciro e Brizola Neto entraram na briga, bem que poderiam gravar um programa dizendo que Globo, folha e Veja são um partido de oposição

childerico IV

Ô Povo que reclama.

Odeio fanático petista assim como odeio troll PSDBista

O cara deu uma entrevista sóbria

Fim de papo

    Emilio Matos

    Eu sou fanático por diminuir a desigualdade no Brasil. Acho que você confundiria muita coisa que eu falo com fanatismo petista, mesmo eu tendo muitas restrições ao partido.

Marcos Roma Santa

O Ciro veio para ajudar ou para atrapalhar?

    Luiz Carlos Azenha

    Ele está separando a Veja do Estadão. Rachando o bloco da mídia hegemônica, pelo que entendi das entrelinhas. abs

    Exilado

    Concordo, mesmo porque esse jornal já se manifestou anti-lula. Separar um animal de seu rebanho faz com ele fique mais atento aos predadores. E a submissão de qualquer veículo, fatalmente o levará a ruína. Estava na hora da Globo declarar seu voto na Dilma, sob pena de deixar de existir logo logo….
    Gosto do Ciro. Gosto do Jeito que ele fala….Mas sempre votarei na Dilma!

    Sebastião Rodrigues

    Azenha sou leitor do seu Blog e o faço várias visitas por dia, mas tem certos assuntos que já cansaram e este negócio de evangêlicos, padres, aborto só interessam a uma meia dúzia de fanáticos religiosos. Na minha opinião e também de muitos bloguistas você deve deletar este tipo de assunto e bola pra frente. Tem tanta coisa boa ai na rede, por exemplo: um vídeo do Ciro malhando o Serra e o FHC sobre a privatização da Vale e outras joias da Coroa!
    Este tipo de assunto já esgotou! "Nun" dá mais!

    Valmont

    Não se trata apenas de encerrar o assunto aqui nos blogs, porque o spam e a panfletagem continua bombando no Brasil inteiro. Tampouco importa baixar o nível ou entrar na discussão rasteira sobre o aborto (é tudo o que os demos querem). Importa é fazer a crítica do comportamento desses atores, como por exemplo, a CNBB cometendo o pecado de Pôncio Pilatos, omitindo-se diante da mentira e da calúnia porque acha que isto, momentaneamente, favorece a sua causa.
    Isto tem que ser denunciado. Não se pode calar. Quem defende a ética não pode agir dessa maneira.
    A OMISSÃO NESTE CASO É ABSOLUTAMENTE IMORAL.

    Baixada Carioca

    Peraí Azenha. E ele tá tentando enganar os Mesquitas? Você acha que por uma elogiosinho o Estadão vai parar de fazer a parte podre do PIG? Como diria meu pai: duvi D+O=dó!

    Carlos.

    Na hora em que o Ciro voar na jugular do serra você vai saber… Já começou jogando no a ar o questionamento se o psdb está pregando que o Brasil seja transformado num estado teocrático.

Armando do Prado

Sei que o Azenha não publicará meu comentário, como já fez com outro sobre Ciro, mas insisto: não confio no afiliado do Coronel Jereissati. No 1º turno cruzou os braços e elogiu o Serra Rubnei. Agora, que a vitória de Dilma é fato concreto, volta. E mais: no 2º turno apenas precisamos politizar a discussão. Somente isso.

Paulo

Desse jeito fica fácil pro Serra!

Klaus

Uai, Ciro, há alguns meses vc dizia que Serra era o mais bem preparado e capaz. Que Dilma não teria capacidade de enfrentar a crise fiscal e cambial que se avizinha. O que houve?

    childerico IV

    E o Serra disse que não largaria o governo para disputar a presidência, e está aí.

    Política na era moderna é assim filho. Não se acostumou ainda?

    Sebastião Rodrigues

    O Serra falar é uma coisa, mas ir no Cartório e firmar que iria até o fim e deixar menos da metade é ser muito cara de pau. Agora eu quero ver: Nem Prefeitura, Governo de S. Paulo e nem Presidência! Mas, caverna do Ostracismo é certeza, Cuidado Serra lá tá tão cheio que o pessoal tá dormindo que nem morcego, pendurado de cabeça pra baixo!

    childerico IV

    Hoje, o contrário da verdade não é o erro, e sim a mentira; e esta foi naturalizada dentro da política. Não estamos tratando da mentira tradicional que visava a enganar o inimigo, mas da manipulação feita para ocultar fatos ou desviar a atenção dos cidadãos dos mesmos. O resultado da naturalização da mentira na política é a corrosão da confiança pública, pois a verdade factual é frágil por dizer respeito a estar no mundo com outros, ou seja, com aqueles que são iguais em humanidade mas diferentes em suas características próprias. O fato está ligado à convivência de muitos, pois precisa de testemunhas e comprovação. E a convivência humana no lugar público fragiliza-se quando a confiança é quebrada. Este é o maior mal da corrupção e não as questões ligadas à vida material como desvio de verbas e a utilização do patrimônio público para interesses pessoais.
    ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro.

    Emilio Matos

    Tomou noção.

Deixe seu comentário

Leia também