Celso Amorim: A obsessão e o complexo de vira-lata

Tempo de leitura: 3 min

por Celso Amorim, em CartaCapital

Até os jornais brasileiros tiveram de noticiar. Uma força-tarefa criada pelo Conselho de Relações Exteriores, organização estreitamente ligada ao establishment político/intelectual/empresarial dos Estados Unidos, acaba de publicar um relatório exclusivamente dedicado ao Brasil, -pontuado de elogios e manifestações de respeito e consideração. Fizeram parte da força-tarefa um ex-ministro da Energia, um ex-subsecretário de Estado e personalidades destacadas do mundo acadêmico e empresarial, além de integrantes de think tanks, homens e mulheres de alto conceito, muitos dos quais estiveram em governos norte-americanos, tanto democratas quanto republicanos. O texto do relatório abarca cerca de 80 páginas, se descontarmos as notas biográficas dos integrantes da comissão, o índice, agradecimentos etc. Nelas são analisados vários aspectos da economia, da evolução sociopolítica e do relacionamento externo do Brasil, com natural ênfase nas relações com os EUA. Vou ater-me aqui apenas àqueles aspectos que dizem respeito fundamentalmente ao nosso relacionamento internacional.

Logo na introdução, ao justificar a escolha do Brasil como foco do considerável esforço de pesquisa e reflexão colocado no empreendimento, os autores assinalam: “O Brasil é e será uma força integral na evolução de um mundo multipolar”. E segue, no resumo das conclusões, que vêm detalhadas nos capítulos subsequentes: “A Força Tarefa (em maiúscula no original) recomenda que os responsáveis pelas políticas (policy makers) dos Estados Unidos reconheçam a posição do Brasil como um ator global”. Em virtude da ascensão do Brasil, os autores consideram que é preciso que os EUA alterem sua visão da região como um todo e busquem uma relação conosco que seja “mais ampla e mais madura”. Em recomendação dirigida aos dois países, pregam que a cooperação e “as inevitáveis discordâncias sejam tratadas com respeito e tolerância”. Chegam mesmo a dizer, para provável espanto dos nossos “especialistas” – aqueles que são geralmente convocados pela grande mídia para “explicar” os fracassos da política externa brasileira dos últimos anos – que os EUA deverão ajustar-se (sic) a um Brasil mais afirmativo e independente.

Todos esses raciocínios e constatações desembocam em duas recomendações práticas. Por um lado, o relatório sugere que tanto no Departamento de Estado quanto no poderoso Conselho de Segurança Nacional se proceda a reformas institucionais que deem mais foco ao Brasil, distinguindo-o do contexto regional. Por outro (que surpresa para os céticos de plantão!), a força-tarefa “recomenda que a administração Obama endosse plenamente o Brasil como um membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. É curioso notar que mesmo aqueles que expressaram uma opinião discordante e defenderam o apoio morno que Obama estendeu ao Brasil durante sua recente visita sentiram necessidade de justificar essa posição de uma forma peculiar. Talvez de modo não totalmente sincero, mas de qualquer forma significativo (a hipocrisia, segundo a lição de La Rochefoucault, é a homenagem que o vício paga à virtude), alegam que seria necessária uma preparação prévia ao anúncio de apoio tanto junto a países da região quanto junto ao Congresso. Esse argumento foi, aliás, demolido por David Rothkopf na versão eletrônica da revista Foreign Policy um dia depois da divulgação do relatório. E o empenho em não parecerem meros espíritos de porco leva essas vozes discordantes a afirmar que “a ausência de uma preparação prévia adequada pode prejudicar o êxito do apoio norte-americano ao pleito do Brasil de um posto permanente (no Conselho de Segurança)”.

Seguem-se, ao longo do texto, comentários detalhados sobre a atuação do Brasil em foros multilaterais, da OMC à Conferência do Clima, passando pela criação da Unasul, com referências bem embasadas sobre o Ibas, o BRICS, iniciativas em relação à África e aos países árabes. Mesmo em relação ao Oriente Médio, questão em que a força dos lobbies se faz sentir mesmo no mais independente dos think tanks, as reservas quanto à atuação do Brasil são apresentadas do ponto de vista de um suposto interesse em evitar diluir nossas credenciais para negociar outros itens da agenda internacional. Também nesse caso houve uma “opinião discordante”, que defendeu maior proatividade do Brasil na conturbada região.

Em resumo, mesmo assinalando algumas diferenças que o relatório recomenda sejam tratadas com respeito e tolerância, que abismo entre a visão dos insuspeitos membros da comissão do conselho norte-americanos- e aquela defendida por parte da nossa elite, que insiste em ver o Brasil como um país pequeno (ou, no máximo, para usar o conceito empregado por alguns especialistas, “médio”), que não deve se atrever a contrariar a superpotência remanescente ou se meter em assuntos que não são de sua alçada ou estão além da sua capacidade. Como se a Paz mundial não fosse do nosso interesse ou nada pudéssemos fazer para ajudar a mantê-la ou obtê-la.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

beattrice

"um Brasil mais afirmativo e independente"
Não com Mr. Patriot no Itamaraty, não com o Tony.

Sebastião Medeiros

Eu não sou xenófobo mas o grande problema é que a nossa CLASSE BURGUESA e a maior parte da pequena e média burguesia,mas popularmente conhecida como "classe média" é profundamente americanizada(seria americanalhada?) entreguista,colonizada e detesta o Brasil principalmente a sua riquissima cultura popular,em especial a do Norte-Nordeste e este fenômeno não se encontra apenas no Sul ou em São Paulo,o sentimento Anti-Brasil da Burguesia(Grande e Média) esta entranhada de Norte a Sul do País,refletindo,infelizmente,até nas camadas mais populares.

augusto

O Council of Foreign Relations não é governamental. Nao é de extrema direita, é um think tank, um tipo
de instituto de scholars – que de uma forma geral ele defende sim os interesses do imperio mas …pensa umtanto na frente da elite politica . Esta e a elite de ' militar-segurança' são bem mais imediatistas. E exatamente por isso, por sua ligaçao com o poder da aguia, ou com a manutençao desse poder…. que uma posiçao nova como esta deve ser notada. Nao que tivesse ja efeitos praticos.
Zbig Brzinski, o polaco, tambem disse coisas muito interessantes ali.

André

FHC deveria ler essa antítese de sua pesquisa :)

LucieneAmadeu

Mas os EUA estão jogando o SCC, a técnica Se Colar Colou. O Obama vir aqui fazer graça, falar umas palavrinhas em português e achou que a Dilma ia se jogar no colo dele, porque viu nela um "distanciamento" em relação à política externa de Lula. Agora, faz um relatório elogiando o Brasil, e joga um xaveco, quer transformar o Brasil no México. Coitados, acham que são mais espertos que todo mundo. Tem que fazer mais, muito mais, meu bem. "Tenha seus amigos por perto, e seus inimigos mais perto ainda? "

Eduardo Raio X

Boa Gustavo Pamplona foi direto na canga para o burro entender! Um absurdo falar de uma pessoa que merece mais prece do que falatório sem fim. E o atentado cometido pelo louco da extrema direita que deixou centenas de famílias em luto pelo resto da vida. Se fosse um muçulmano estaria falando e fazendo chamadas sem parar para desqualificar o povo do oriente médio. A impressa do Brasil gosta adora e tem prazer em desqualificar a nossa pátria como não possuíssemos sonhos de construir e transformar nosso Brasil em uma nação soberana, independente, desenvolvida e rica para todos os brasileiros. E por falar o que o Zé Cegueta pensa da extrema direita no Brasil???

Gustavo Pamplona

Complexo de vira-lata é o que testemunhamos novamente nos telejornais do dia 23/07/2011

Uma tal de Amy Winehouse falece e os telejornais dedicam minutos e minutos preciosos a falar daquilo.

Eu pergunto: Será que um dia quando o Roberto Carlos ou sei lá a Maria Bethânia falecerem os telejornais de outros países dedicarão minutos preciosos a falar disto?

Aliás… ontem me decepcionei com o Jornal da Record, uns 70% do jornal foi somente para falar disto… até o Jornal Nacional saiu se melhor… chegou a 50%.

Eu pergunto: Se ela não tivesse falecido e esta mídia não tivesse este complexo de vira-lata o que é que nós teríamos assistido nos minutos que dedicaram para falar daquilo? Notícias relevantes? Hmmmm… tenho minhas dúvidas.

—-
Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
Desde Jun/2007 não virando latas no "Vi o Mundo"! ;-)

    SILOÉ -RJ

    A Amy era uma cantora de fama mundial uma Diva, e a reverência das emissoras, não só no Brasil, nem foi proporcional ao tamanho da mesma.

    Renato Lira

    Essa "tal" de Amy Winehouse era uma grande cantora e vai fazer falta.

    Não misture as coisas, camarada.

    Gostar de música boa, seja da qualquer parte, seja Amy Winehouse, Bob Dylan, Bob Marley, Manu Chao, Luiz Gonzaga; gostar de de Cervantes, de Joyce, Lima Barreto; admirar a arte de Monet, Di Cavalcanti, Chagal ou Basquiat, não faz ninguém de "colonizado".

    Os gringos que gostam das coisas do Brasil, porventura seriam "colonizados"?

    Estou triste porque o mundo perdeu uma grande artista. E arte, caro Pamplona, é universal.

    Não misture as coisas.

    E guarde esse azedume pra você.

    Gustavo Pamplona

    Interessante…. o lance do "azedume" – hahahahhahaha

    Amigo… quem disse que estou falando se era ou não era grande artista? Falo do seguinte meu caro.

    Você realmnte acha que uma TV sei lá da Alemanha iria dedicar minutos e minutos a falar da morte de algum artista brasileiro?

    Acorda para a realidade… "colonizado"! ;-)

    Renato Lira

    Claro que as TVs da Alemanha, dos EUA, da França, dedicaram minutos e minutos a falar da morte de Amy.

    Pois trata-se de uma personalidade mundial.

    Teu azedume é tanto que tu te tornas cego em tua sanha anti-não sei o quê.

    Não sou eu que devo acordar, meu caro. Nem me considero "colonizado".

    Quem deve acordar, livrar-se da cegueira, da xenofobia, do complexo de inferioridade que tens e dessa mentalidade medíocre, reacionária e pequena é você.

    Acorda você, subproduto pseudo-anarca.

    Gustavo Pamplona

    hahahhhhahhahahhahahaha

    Renato Lira

    Gostou, foi?

    beattrice

    Era "só" a maior a cantora da década.

Cunha

Assim como Lula subiu nos palanques do ABC e assim como ele fez nas mesas de negociações, Lula subiu no seu posto e falou pelo Brasil para aqueles que não sabiam aonde o Brasil ficava e nem sabiam que o mundo era formado por outras nações que poderiam fazer uma diferença. A elite ,no mínimo, deve pensar até hoje que o Brasil teria pago um mico com Lula falando aos então colonizadores, expoliadores e beligerantes. Não ,realmente não aceitam,por puro preconceito e não aceitação de que um ex-operário,ex-sindicalista, sem diploma, sem estudo no exterior e tem como prato predileto frango assado com polenta, fazer o que fez. Para eles, inacreditável,o Brasil jamais deveria ter se exposto com um nordestino sem berço de ouro ou originado dos berços do coronelismo político. A novidade de tal mudança é ainda uma aberração e custará a esses contemporâneos aceitarem, cabendo à história remover tal vinco de nossa cultura social.

    Luciano Pires

    Seu texo Cunha, é de palavras sábias e deveria ser replicado por todos os cantos da sociedade como os líderes religiosos fazem com seus livros sagrados (Bíblia, Torá, Alcorão estc.)
    Continue comentando e ensinando aos fundamentalista e conservadores que o século XXI já chegou e as coisas mudaram, e prá melhor.

Silvana Lemos

Dá um tempo, extrema direrita americana apoiando o Brasil no CS da ONU?? como tem gente inocente neste mundo… nem mesmo Obama deu esse apoio quando veio o Brasil.. isso é factóide criado a fim de produzir efeitos de política interna..

Bobalhões.

    sergio a b

    Não tens que ofender niguem. Ou tens argumentos, ou se não tens melhor ficar calada. Se Lula não fosse uma personalidade mundial….
    a) não teria viajado para 16 paises em 6 meses como fez este 1 semestre. Certamente, recebeu convites ou achas que ele foi fazer turismo por iniciativa própria.
    b) não teria se negado jantar com o Obama aqui no Brasil…Só quem tem vergonha na cara, consciência da sua importância age assim.

    Não me acho bobalhão. Também não te acho, mas muito desatenta.

    Renato Lira

    Olha o nível, reaça.

João PR

E depois os colunistas do PIG têm a cara-de-pau de desancar a política externa brasileira nos tempos do governo Lula.

Será que a Miriam Leitão sabe ler em inglês? Será que ela acessa o viomundo para ler este artigo do Celso Amorim? E a mesma ainda escreveu um livro!!!! Jisuis! Quem será que vai ler as sandices escritas pela mesma?

Renato Lira

Baita texto do Celso.

Um alento para um dia triste, quando perdemos a divina Amy.

    Silvana Lemos

    Quando você falou em dia triste, eu cheguei a imaginar que sua tristeza se devia a roubalheira no DNIT ou na ANP…. mas acho que partindo de alguém do partidão seria pedir demais…

    Eu também fiquei triste com a morte de Amy.

    Renato Lira

    Não por isso, fico triste porque a imprensa corrupta esconde as roubalheiras dos demotucanos bandidos e vendilhões.

Renato Lira

Esse é o Brasil que não fica descalço diante dos "istêites".

    beattrice

    Ficou, na visita do Obama, graças ao Patriot.

SILOÉ -RJ

A elite brasileira pode ser pedante mas não é burra. O que ela não quer é dar o braço à torcer em constatar que foi o ex operário LULA DA SILVA, sem PHD, sem curso na Sorbonne falando errado, mas, com princípios nobres, com altruísmo e visão social do mundo suficiente, para elevar o BRASIL ao patamar que hoje se encontra e que Dilma, outra guerreira do mesmo quilate, continuará elevando. Patamar este que o Brasil já deveria estar há muito tempo, não fosse a pequinez de alguns governantes.

    Julio Silveira

    O Lula é um sujeito impar, é um autentico representante do povo brasileiro autivo, que não se curva. E é isso essa "arrogancia" civica que incomoda aos negociantes de vertebras, aqueles que aceitam se curvar a qualquer pretexto desde que hajam vantagens pessoais.
    Mas sendo honestos, até por que me surpreendi pensando ser uma vergonha apenas da oposição, ví que mesmo dentro deste governo existem alguns desses invertebrados, que já entregaram suas espinhas dorsais para o marketing do glamour yanke, produzido pelos seus agentes internos, a midia corporativa e sócia.

    beattrice

    Dilma está longe, bem longe, de se mostrar uma guerreira do mesmo quilate, patrocinando Tonys, Cardozos etc.

Pafúncio Brasileiro

Azenha,
A palavra elite pressupõe algo de boa qualidade, coisa boa, .. O que se chama de "elite" nossa, nada mais é do que a classe dominante, que, claramente, não é elite, pois não se trata de coisa boa, superior, isto se avaliarmos em termos de valores humanos. É claro que a "nossa" classe dominante, como age, não é algo bom e fraciona o país para continuar o seu domínio. São prepostos dos "donos do mundo" e fazem aquí o "serviçinho" que os de fora se envergonhariam de fazer em seus países. Esta mesma classe dominante atua com os seus "especialistas", negando os avanços do País para o público interno. Deveriam se envergonhar do que fazem. Hoje a informação está a disposição de todos na blogosfera "sujinha".

Luis

Complexo de vira lata. Síntese que dispensa explicações. Imprensa comercial, intelectualidade colonizada, artistas submissos e "celebridades" abobalhadas.

O_Brasileiro

Apesar de ser fora de pauta, gostaria de saber… Se o DNIT foi corrompido, QUEM corrompeu??? Os corruptores já estão presos??? Seus bens já foram bloqueados??? Ou o "Dr." Gurgel e sua equipe não têm tempo pra isso???

Ricardo_Alves

`meu deus que coisa mais linda de se ler.

Herminio

Que os representantes dessa elite ultrapassada e subserviente diga-se fhc/serra/pig, criem vergonha na cara e procurem ser bons brasileiros, porque ainda ha tempo disso e deixem de ser os maus brasileiros do presente. Viva o Brasil grande e soberano que ele é, e viva as pesoas e organizações que pensam esse Brasil da forma que deve ser e entre esses o grande Lula que defende sempre esse Brasil e seu povo.

Antônio de Sampaio

Não tem preço ver esquerdopata brasileiro de meia pataca babar em elogios a um relatório da direita americana.

Ver petista elogiar o Tea Party não tem preço..

Medíocres.

    Alexei_Alves

    Nossa que brabiiiinho estão os trolls hoje.
    E olha que esse aqui, visivelmente, nem leu o texto.

    ZePovinho

    Sai do armário,Seu Carmem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    [youtube FiDBrhHa1xU http://www.youtube.com/watch?v=FiDBrhHa1xU youtube]

    Rafael

    Elogio?

    Elton

    Idiota…

    Elton

    O artigo fala sobre o respeito que nosso país conquistou a partir do governo LULA, entendeu ou precisa soletrar? Trollzão de meia-pataca……

    Renato Lira

    Ver o Sampaio Smith Leporino delirar antes da dose de gardenal nã tem preço.

    Renato Lira

    Tu és um reaça muito pé-rapado mesmo, Richard Leporino Sampaio.

    Covardão, de cérebro atrofiado, movido a inveja e delíros.

    "Elogios ao tea party"…

    KKKKKKKKKKKKKKK…

    Aonde isso tá no texto, Sampaio Smith Leporino, caro reaça limitado?

    O cara inventa cada uma…

    O que a falta de argumento e a limitação intelectual provoca nestes direitinhas.

    Ainda mais em sujeitinhos fuleiros como esse Richard Smith Sampaio Leporino.

    El Cid

    você pode mudar de nome, troll… mas o seu caráter (se é que você tem) continua o mesmo…

    vá chupar dinamite acesa, babaca !!

    Olho na oPósição

    Interessante, quando interessa, vem um troll falar de DIREITA X ESQUERDA, divisão que, conceitualmente, sempre existiu e existirá! Mas vamos tentar, fazendo uma nova divisão.
    Proponho: EGOÍSTA X SOLIDÁRIO ou LOUCO X LÚCIDO ou BURRO X INTELIGENTE (não conheço alguém que seja inteligente e que não seja da ESQUERDA – os oportunistas ficam de fora!!!), e por aí vai…

    Antonio Lyra Filho

    Você gostava quando os americanos nos agredia e nos fazia de capacho.

    Para brasileiro como você, elogios ao Brasil não assunto que goste.

    vera oliveria

    saber que vcs estão lendo este artigo também não tem preço

    Paula

    você é um verdadeiro vira-lata, vai pig,se conte com sua insignificancia.

    SILOÉ -RJ

    1)Pra seu governo "O RELATÓRIO" é apartidário.
    2) A esquerda brasileira, e qualquer pessoa digna, desse país, tem mais é que babar mesmo com esse ou qualquer outro elogio, visto que: nunca dantes isso aconteceu. Quando a direita governou mesmo com toda bajulação, eram só críticas, humilhações e puxões de orelhas, lembra disso???
    3) Jamais verás um petista elogiar o Tea Party, mas brevemente veremos todos eles bajulando a Dilma em troca de apoio, Quer apostar???
    4) E com certeza a minha meíocridade está muito acima da sua pequenez..
    5) E o que não tem preço são suas lágrimas de raiva e esta gota de veneno que sempre escorre de sua boca quando você lê e relê várias vezes esse relatório.
    6)Tente vender seu veneno no Butantan, talvez quem sabe??? Não valha nem meia pataca.

Antônio de Sampaio

ANP, nada sobre a roubalheira aqui?

    Nelson Menezes

    O conplexo de vira-latas aflorou logo de cara,minguem merece fuiii!!

    Almir

    Que roubalheira, ô capachóide americanófilo? Cadê as provas?

    Renato Lira

    Tô ocupado pra ler baboseiras, Carmens Smith Leporino.

    Falar nisso, tens visto o Paulo Preto?

    vera oliveria

    as pulguinhas "tão" danadas hoje..

Fabio_Passos

hã… nossa "elite" lê revista veja.
Indigentes éticos e intelectuais.

    Almeida Bispo

    Não! Veja só, não. Tem um aí em cima que quer porque quer que debatamos um assunto criado por Escosterguy e balizado por Molina… Na Época. Tá vendo que vc tá errado? No mínimo cheio de preconceitos? Hehehehehehehe.

pap

A elite brasileira pensa como a diretoria e conselheiros do palmeiras:

Ou seja, as elites brasileiras e os cartolas palmeirenses são cerebros que pensam pequeno para um corpo grande!

Rafael

É necessário investir maciçamente em educação, saúde e infraestrutura, esgoto, pavimentação em todo o país para o Brasil superar essa fase de país emergente.

Rafael

O principal é o Brasil se ver como grande, agir com tal.

assalariado.

OBSESSÃO, é mesmo que, os EUA, querendo serem os senhores do mundo, para com isso, ter os povos aos seus pés. Esta obsessão, faz parte da ideologia das elites do capital, e sua dinamica de sobrevivência, as custas do suor alheio. Ou seja, sua intenção como classe exploradora do planeta que, através de sua cria -(o Estado capitalista, burguês)-, sempre foi colocar as nações e os assalariados na condição de explorados pelos donos dos meios de produção, é deste ponto que parte toda a ideologia do capital. Em breve esta ideologia sera coisa do passado, não haverá nescessidades de domesticar/ sugar os semelhantes, em nome da riqueza pessoal.

COMPLEXO DE VIRA LATAS, é mesmo que, usar outros Estados/ paises e seus assalariados como quintal, extensão de sua ganância e, conseguem, de que forma? Foi então que, surgiu a burguesia colonial e, seus seguidores fiéis. Aqui (Brasil), conhecida como burguesia colonizada, que adotou, assim como na matriz, o pensamento único como forma de dominar e explorar. O raciocinio das elites do capital "brasileira" não vão alem dos pensamentos articulados pelas elites internacionais. Ou seja, os seus cérebros estão lá no G7, onde tudo é articulado e aqui, só executam. Hoje porém, estão perdidos, tanto na matriz, como nas colonias. O complexo de vira latas que as elites absorveram dos imperialistas é sem volta, por isso, foi necessário criar o seu braço politico -( o PIG)- que, por coincidência, não conseguem enxergar além dos 4 cantos da telinha, ainda bem!

Rumo ao socialismo!

Honestino Batista

É isto mesmo. Publiquem neste Blog para possamos esfregá-lo nos focinhos destes cidadãos que tem complexo de "vira lata. Tão comum aos TucanoDemos!
Um tal de Padin pade Çerra tá na fila!
Hihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111111

    Julio Silveira

    Desculpe amigo, mas para restaurar a justiça vimos também neste governo, na visita do tal Obama, demonstrações de servilismo explicito. Francamente, concordo com voce nesta sua debochada critica, mas antes, para ser sincero, temos que admitir que o colonismo é uma mal incrustado na elite republicana que se disfarça sob o manto do pragmatismo. .

    Marta

    Não confunda educação e delicadeza em receber visitantes com servilismo, seu Julio. Prefiro definir servilismo o ato de tirar os sapatos por parte de autoridades governamentais do Brasil para entrar nos "Steites"

    O sem nick!!

    Ué…e de ter que esvaziar o palácio do Planalto,inclusive a presidenta teve que sair,para os agentes do Tio sam,fazerem uma limpeza de varredura eletrônica..etc.E,a revista feita por agentes do Tio Sam,que quase deixram pelados os Ministros do PT,que não tiveram que tirar só os sapatos,as calças também,..kkk!E, não foi nos "STEITES',foi aqui ,na república da corrupção!Mas,isso tudo,muito educadamente e com muita delicadeza e ,os ministros ,gostaram tanto que, nem lembraram da tal soberania.

    beattrice

    O limite entre educação e servilismo foi claramente transposto pelo senhor Patriot, o Tony do WIKILEAKS que sonha com a ALCA, desde quando "servia em Washington".

Regina Braga

A elite brasileira pensa que é um cachorro de raça…mas desenvolveu o complexo de vira-lata…kkkk PS- Com imenso amor pelos cães.

Renato

"Por outro (que surpresa para os céticos de plantão!), a força-tarefa “recomenda que a administração Obama endosse plenamente o Brasil como um membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. . " – é pra rir agora????

José Bsb

Os políticos americanos, sejam republicanos ou democratas, não tergirversam na estrita defesa dos interesses de seu país. Já por estas bandas, o WikiLeaks revelou, por exemplo, que integrantes da oposição (o que ainda resta dela) trocavam confidências e fofocavam sobre a política interna com diplomatas yankes. O serra, talvez pleiteando a coleira que pertenceu ao colombiano uribe e ainda candidato, se comprometeu a entregar o pré sal a chevron. Se eleito, provavelmente o bolsa família seria rateado entre o wal mart e o mc donalds.

    beattrice

    O senhores Tony, Palocci e Patriot não ficaram atrás, segundo o mesmo WIKILEAKS.

Eduardo Raio X

Genial PHA! As nossas elites sempre personificou o Brasil como um eterno pedinte sem futuro ou passado!
Ela adora esta em cima cuspindo seu desprezo pela nossa pátria, fez durante muitos anos boa parte do povo acreditar que não tinha condições de progresso ou desenvolvimento e quando acontecia algo de melhor sempre os primeiros lugares estava ocupado e sempre por eles mesmo! Uma pergunta fica no ar para ser respondida? Tudo isso foi possível antes ou depois do Nunca Dantes?!?!

edv

Apesar de todo o progresso (efetivo, indiscutível e internacionalmente reconhecido) da era Lula e do novo "exemplo Brasil", há algum tempo exaltado formalmente nos EEUU e Europa por políticos, chefes de estado e governo, instituições de referência, jornais, revistas, mídia em geral, nossa mediocrelite está cada vez mais ativa em tentar desconstruir e destruir este "péssimo" exemplo histórico do Brasil que deixou de ser "do futuro".
É importante nestas contínuas batalhas que eles (a medocrelite, seus representantes e amestrados) finalmente percam a guerra de transformar o Brasil num país que reflita sua mediocridade de 5 séculos.

JNascimento/ PR

Mais uma vez,o reconhecimento ao trabalho do grande mascate e ex- chefe da nação Sr Lula!

Elias SP SP

Infelizmente os fieis escudeiros da nossa elite (liderada pelo senador Álvro Dias no Jornal Nacional) não irão concordar com Celso Amorim. Nossa elite tem mais a ver com Tea Party do que com a "força-tarefa criada pelo Conselho de Relações Exteriores, organização estreitamente ligada ao establishment político/intelectual/empresarial dos Estados Unidos" que nos vê como "força integral na evolução de um mundo multipolar" e "recomenda que a administração Obama endosse plenamente o Brasil como um membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas." A eleite brasileira não está nem aí com o Brasil. Essa elite vê o Brasil como balcão de negócios. Tanto lá como cá é o mesmo de bando de canalhas, egoístas voltados apenas para seus prórpios interesses.

    O sem nick!

    Quem está fazendo deste país um balcão de negócios é o PT e tchurma,com suas negociatas.Onde mexe,aparece!E,não venham falar de capitalismo,porque o PT,hoje,é totalmente a favor do capital…dos contribuintes,lógico!

Gerson Carneiro

Na Noruega a extrema direita dá o seu recado banhado de sangue.

Na mesma semana por aqui, o PIG seletivamente tenta incitar manifestações às ruas "contra a corrupção".
Como não deu certo será que o PIG partirá para uma maneira mais audaciosa convocando militantes de extrema direita a imitar a extrema direita norueguesa?

Da Eliane Cantanhêde e sua turma eu não duvido.

    Renato Lira

    É…

    Indivíduos que "pensam" igual aquele sujeito é que não faltam pelas bandas reaças tupiniquins.

    Ameaças a nordestinos, ameaças à Dilma, agressões na Avenida Paulista, preconceito via web e via satélite, capa de revisra criminalizando o Islã, textos de "analistas", colunistas ensandecidos, coturnos notívagos, fundamentalistas católicos alucinados e fundamentalistas evangélicos doidivanas, trolls reaças agressivos, tapados e mal-educados, brucutus demotucanos e do caricato pps, mídia ligada a grupos de extrema-direita Brasil afora, almofadinhas preconcetuosos, filhinhos de papai violentos, patricinhas descerebradas, peruas tapadas, "dotozinhos" rancorosos e preconceituosos, separatistas estúpidos…

    Enfim, a massa cheirosa, corrupta, egoísta, gananciosa, egoísta, rancorosa, invejosa, arrogante, ignorante, atrasada e estúpida brasileira.

    Defendem as mesmas "teses" do assassino de cabelo loiro e olho azul de Oslo.

SILVA

Celso Amorim, sempre com seus artigos em defesa deste país chamado BRASIL. Sempre admirei Celso Amorim pela sua personalidade, ético e sempre este espirito nacionalista. O principal interesse é o Brasil, com suas posições e se impondo no mundo global. Viva o Brasil!!! Salve Amorim. Viva LULA 2014 com Celso Amorim como Ministro das Relações Exteriores.

jaime

Quando alguém quer ser capacho, logo encontra um tirano. Qualquer um serve; às vezes a Inglaterra, às vezes os Estados Unidos… Os capachos domésticos conseguem ser ao mesmo tempo os reis da m… e a m… do rei.

Jairo_Beraldo

É a nossa presidenta que homologou Patriota no Itamaraty….PATRIOTA só no nome…mas o que fazer? A presidenta, que fora "perseguida" politica, acata JOHNBIN e CARDODOZO DANTAS…..sem comentarios…

    beattrice

    Patriot, Tony Patriot.

Luciano Prado

Resultado da política externa do governo Lula em que Amorim foi o grande artífice.

Tais constatações nos enchem de orgulho e nos dão a certeza de que a era dos vira-latas – que tanto nos diminuiu – ficou no passado.

O Brasil é hoje outro país – reconhecido como um grande player – apesar das suas elites.

rita

senhor celso amorim, muitas sementes de esperança foram lançadas por voce e pelo o proprio presidente lula. agora a colheita começa e promete ser farta. a herança não podia ser maior. sinceras saudações.

operantelivre

Obrigado LULA.

lia vinhas

O que eles precisam mesmo é de um Lula ou uma Dilma na Presidência.

Jorge

Educacao, boa educaco, educacao de qualidade e' "somente" isso o que nos falta!

Cristiano Rabelo

Pode ser baixado em PDF diretamente na página do CFR: http://www.cfr.org/brazil/global-brazil-us-brazil

Julio Silveira

Nosso problema é de continuidade. Pois que, dentro do próprio governo petista tivemos um Chanceler ativo e firme (o autor do texto), na defesa de nossos interesses, sendo substituido por outro "morno" de postura apatica, também designada pragmatica (que para mim já cheira palavrão) na busca de nossos interesses demonstrando uma visão mais alinhada com os interesses estadunidenses. Assim como, também, vemos diversos integrantes deste governo, que passaram pelo governo anterior, que não escapariam a menor analise para se detectar o interesse civico necessário para a função.
Os States olham para nosso potencial, mas sabem muito bem como são nossos? dirigentes.

ZePovinho

É o relatório co Council On Foreign Relations(CFR),um dos centros que definem a política externa dos EUA e,para paranóicos como eu,são uma parte do governo de facto dos EUA.
O relatório está aqui: http://www.cfr.org/brazil/global-brazil-us-brazil
http://i.cfr.org/content/publications/attachments

Será que o PT aparelhou o CFR com o ouro da PETROBRÁS???????????????

    Marcos C.Campos

    Valeu , Zé , tava procurando o link…

Alexei_Alves

A diferença entre as elites americanas e as brasileiras, é que as brasileiras acreditam mesmo nas próprias mentiras.

Rubens Freitas

O Brasil será um dos líderes mundiais. Onde encontra-se este relatório? Pode-se ter acesso a ele?

Deixe seu comentário

Leia também