Carta dos Blogueiros Progressistas de São Paulo

Tempo de leitura: 2 min

CARTA DOS BLOGUEIROS PROGRESSISTAS DE SÃO PAULO

Sem comunicação social democrática não há democracia e comunicação social”

Nos dias 15, 16 e 17 de Abril de 2011, cidadãos e cidadãs de diversas partes do Estado e do país se reuniram na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para fomentar o debate acerca dos caminhos da blogosfera.

O histórico I Encontro de Blogueiros Progressistas deste Estado reafirmou o seu caráter independente com uma perspectiva inovadora para a comunicação social do nosso país.

O evento teve a participação de blogueiros, twitteiros, representantes de movimentos sociais, parlamentares, educadores e juristas, focados no direito à democratização da comunicação e à liberdade de expressão.

Apoiamos incondicionalmente a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (FRENTECOM), liderada pelos Deputados Federais Luiza Erundina (PSB/SP) e Paulo Teixeira (PT/SP), presentes ao debate; bem como o Conselho Estadual de Comunicação (Consecom) e a criação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (FRENTECOM/SP), ambos liderados pelo Deputado Estadual Antônio Mentor (PT/SP), e de imediato já propusemos a nossa participação nesta Frente Paulista.

Defendemos uma discussão ampla do Marco Regulatório, que envolve o Plano Nacional de Comunicação e o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), com o acesso de conexão à internet universal, de qualidade, e que fortaleça o sistema público de comunicação, sendo necessário regulamentar o que já consta em nossa Constituição.

No debate sobre militância virtual, observou-se a importância da participação cidadã na internet. Segundo pesquisa realizada pela empresa especializada em tráfego online ComScore, nas eleições de 2010 a blogosfera do país teve 70% dos brasileiros acessando blogs, enquanto no resto do mundo a média foi 50%. Para o relatório divulgado, a principal concentração de audiência dos blogs brasileiros foi na época das eleições, quando, entre outubro e novembro, quase 40 milhões de usuários acessaram os blogs à procura de comentários sobre os candidatos à eleição.

Outro tema relevante no evento foi a discussão da proteção jurídica, indicando formas de praticar a liberdade de expressão de maneira responsável, mantendo a reputação digital e se protegendo dos riscos legais inerentes aos membros da blogosfera.

Nas oficinas foram discutidos vários temas, como educação na blogosfera, ferramentas tecnológicas, comunicação comunitária e sustentação financeira dos blogs. Para conferir as propostas clique aqui.

Ao final do encontro, foi proposta a ideia de criação de uma cooperativa de blogueiros paulistas, visando a aglutinação dos blogs, a captação de recursos, e a proteção jurídica, com o objetivo de fortalecer a pluralidade de participação no ambiente virtual.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ZePovinho

Eu aguardei para ver se não era viagem minha,mas agora divulgo.Os governos da Venezuela e Colômbia deram uma pisada no tomate com um jornalista que foi extraditado da Venezuela para a Colômbia,me parece,de forma açodada.Merece registro:
http://resistir.info/colombia/capitulacao_de_chav

Chávez entrega militante ao estado terrorista colombiano– perde a confiança da esquerda e não ganhará a da direita

Luís

Tudo muito bem, tudo muito bom, mas enquanto essas resoluções ficarem apenas contidas nesse séquito de blogueiros e tuiteiros autodenominados progressistas e não ganharem a simpatia de sindicatos, movimentos sociais, órgãos e conselhos de classe e a sociedade civil em geral, nada vai acontecer.

E no mais, uma coisa que eu li na carta:

"Programa de afiliados do Governo Federal, nos moldes ao que existe como UOL afiliados, Google AdSense. Um do governo pra que blogueiros em geral tenham acesso e essa verba seja distribuída de acordo com o número de visitas, como já é feito;"

Isso não pode ser sério. Dinheiro público para financiar blogs? Como comentarista de blog, eu também quero o meu, tá? Que coisa ridícula.

    Klaus

    É a Blogobras!

Rodrigo Nin

No site da ComScore está "A categoria de Blogs também se destacou em outubro de 2010, aumentando 34 por cento de audiência em relação ao ano passado, e alcançando o pico do ano tanto em porcentagem de reach (74% de toda a população online brasileira), assim como o total de visitas (383 milhões, respectivamente).". Não é a mesma coisa… http://www.comscore.com/por/Press_Events/Press_Re

    Bruno

    Obrigado pela elucidação, Rodrigo. Imaginei que era gente demais em blog político mesmo. Mesmo assim é um fenômeno interessante.

Bruno

Esse número de leitores de blogs envolve qualquer tipo de blog? Porque eu acho que não faz muito sentido dizer que 70% dos brasileiros acessaram blogs, sendo que uma parcela expressiva deles ficou totalmente fora dos sites de cunho político, por exemplo vagando em blogs de humor (KibeLoco, NãoSalvo, etc.) e esportes (Juca Kfouri, Antero Greco, etc.).

É uma pergunta, tá? Eu quero respostas, não ofensas ;)

Deixe seu comentário

Leia também