Carta do atirador

Tempo de leitura: 2 min

Jornal do Brasil

A carta de Wellington Menezes de Oliveira

“Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida.”

“Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas  por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado a uma dessas instituições, pois os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se alimentarem, por isso, os que se apropriarem de minha casa, eu pelo por favor que tenham bom senso e cumpram o meu pedido, por cumprindo o meu pedido, automaticamente estarão cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar esse imóvel para meu nome e todos sabem disso, senão cumprirem meu pedido, automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não tem nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem, eu acredito que todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso fazendo o que eu pedi.”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

francisco.latorre

monoteísmo patriarcal. odeia mulher sexo vida.

cultiva/explora. a miséria moral.

cria sofrimento pra vender alívio.

..

decadência. terminal.

vão tarde.

..

@faltorpan

É pecado contra a "etiqueta" (leia-se hipocrisia, no caso) social lembrar que tivemos um sujeito geneticamente propenso a distúrbios mentais sabidamente herdáveis, que esse sujeito cresceu num ambiente de Testemunhas de Jeová (que, em geral, é maluco de dar nó em gato, maniqueísta, intolerante e sectário), que teve um desenvolvimento todo como ser "esquisito" e não teve quem lhe desse o apoio de um seguimento médico (nem os patrões que o demitiram 6 meses antes porque ele estava com mudanças sérias de comportamento, sem se lixar minimamente para o destino daquela pessoa "expelida") e, por fim, que provavelmente deve ter ficado bastante excitado pelo discurso intolerante e radical de boçalnaros?

    kaique

    Meu caro seu ponto de vista considero um pouco radical. Acredito que o fato de ser TJ não interferiu em um ato de tamanha crueldade já que por sua vez o individuo possuia psicopatias não identificados precocemente. As alterações de comportamentos são apenas indicios nos quais se desconfiariam de uma certa deficiencia mental e não de uma doença. Sem mais.

    Mário SF Alves

    Não sei não… " de dar nó em gato", tenho dúvidas, mas maniqueísta… só se for pra Kcomalho. Trauma da perseguição nazista? A propósito, e esquecendo a coisa estranha, inominável, te pergunto: qual das conhecidas religiões não é maniqueísta?

@rogeriofmelo

Infelizmente as crianças que morreram não irão voltar, achar culpados não tem, pois o único já morreu, o mais importante agora seria dar apoio aos familiares e para as criaças envolvidas na tragédia de 07/04, Manter pelo menos uma viatura em cada escola seja militar ou guarda municipal.Pois dinheiro o governo tem, Cameras nas escolas, e dar um ensinamento para as crianças em caso de emergência.Parece absurdo, mas muitos psicopatas se espelham em atitudes de outros psicopatas,mas tem um fator que será de extrema atenção (FILTRAR TODO O CONTEUDO DE CEITAS RELIGIOSAS, OU DE QUALQUER OUTRA ESPÉCIE DE CONTEUDO QUE INCENTIVEM OU DESPERTE A IDÉIA DE OUTROS PSICOPATAS A FAZER ESSAS BARBARIDADES) iSSO JÁ SERIA UM CASO PARA A POLICIA CIENTIFICA SETOR DA INTENET._e

Benjamin Malucelli

Os comentários colocados sobre a carta do assassino são de um non sense assustador! Colocam religião, islamismo, ateísmo, Hitler, e tantas outras coisas num mesmo saco, como se fossem experts em comportamento humano. Generalizar é perigoso, como já disse Heloísa Villela em um artigo nesse mesmo blog!

FrancoAtirador

.
.
Teólogos de três religiões monoteístas – cristianismo, islamismo e judaísmo – não vêem qualquer fundamento religioso para o massacre de Realengo, apesar do conteúdo da carta deixada pelo assassino, com teor religioso.

O teólogo Eduardo Rosa Pedreira, doutor em Teologia pela PUC-RJ, disse, contudo, que o documento supostamente escrito pelo criminoso tem "traços muito claros de uma cultura religiosa maniqueísta e repressora".

– O pedido do criminoso, que manifesta a esperança de que "um fiel seguidor de Deus" peça perdão por ele, com a esperança na volta de Jesus, indica que na loucura dele há um traço de lucidez. Ele sabia que estava cometendo um pecado e esperava que alguém intercedesse por ele – disse o teólogo e pastor presbiteriano, acrescentando que o teor da carta não tem qualquer base bíblica, mas revela que o criminoso "bebeu em alguma fonte cristã sectária".

O rabino Nilton Bonder, da Congregação Judaica no Brasil, afirmou que viu no texto do criminoso apenas "fragmentos de costumes religiosos", que foram costurados por "uma pessoa bastante perturbada mentalmente, com sinais de uma patologia grave".

– O texto não tem qualquer fundamento religioso, nenhuma conexão religiosa. Foi um ato insano, de desespero, sem qualquer ideologia religiosa.

O porta-voz da comunidade muçulmana e presidente da Comissão de Ética da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil, Jihad Hassan Hammad, rechaçou, em entrevista à Agência Brasil, a possibilidade de associar à religião o atirador que atacou inocentes em uma escola pública no Rio. Ele disse ter sido feito um rastreamento e que não há nada sobre a suposta relação de Wellington Menezes de Oliveira com o islamismo.

O xeique apelou para que se evite "generalizar" e "que as pessoas discriminem umas às outras" por causa da religião. No Brasil, segundo Jihad, há cerca de 1,5 milhão de muçulmanos. Ele lembrou que o fato de uma pessoa ler o Alcorão, o livro sagrado do islamismo, não significa que ela seja religiosa.

– Este jovem que cometeu o ato no Rio de Janeiro não era muçulmano, mas mesmo se fosse, não representa os ensinamentos da religião. Ele não está cadastrado em entidades nem em nossas mesquitas.

G1

merma

Por que os incautos fazem ligação instântanea com o fundamentalismo mulçumano. Será que não leram as mensagens de fim de mundo que está circulando pelas ruas do Rio ?

    Klaus

    Por que a irmã adotiva disse que ele ficava direto no computador e tinha ligação com este negócio de muçulmanos. Daí se espalhou.

Luis

Não Há culpados! existe sim imperícia de nossos educadores.

Em casos, de não ter mais jeito como esse caso, todos querem procurar um culpado. Será que esse não é o maior problema da sociedade, "o julgamento"? queremos julgar, o que está julgado.

Não é culpa de religião, não é culpa do ateismo, não é culpa dos familiares. A grande droga é tentar culpar alguém, como se o sacrifício de um indivíduo trouxesse paz a humanidade. O vacilo é, não cuidar de nossos filhos. A sociedade está produzindo, esses, coitados, imputados, seres despreparados para viverem em sociedade.

Existem pessoas que sofre bulling,e tira de letra muito bem, outros, tem muita dificuldade. Então a sociedade que formamos, não sabe viver neste contexto de diversidades.

Pensem por favor educadores, onde estamos errando?

Devemos parar de julgar, e começara a analisar a forma que formamos os nossos jovens, e esquizofrênicos, como este poderão ser tratados antes de cometerem seus intentos.

    Tadeu Oliveira

    Como sempre, a culpa é dos professores…

    Professor não é formado em psicologia nem em psiquiatria. Contratem psicólogos (formados em psicologia) para trabalhar dentro das escolas, que pode resolver alguma coisa. Professor não é psicólogo.

    renata

    Cara,
    Professor(a) ainda não pode diagnosticar e tratar casos de esquizofrenia paronóide. Será que lá vem mais uma tarefa para nossa classe!!??? Nova disciplina dos cursos de licenciatura: psquiatria clínica!

Roberto Santos

"Eu quero a minha mãe" é o que eu leio "nas entrelinhas" desta carta.
No primeiro parágrafo ele pede um ritual pós-morte para seu corpo que pode ser comparado com o banho e fralda de um bebê. E pede para "repousar" ao lado da mãe.
No segundo parágrafo, ele fala de abandono e pode-se deduzir que ele se sentiu abandonado e tratado como um animal, talvez mais ainda depois da perda dos pais.
Se alguém procurar uma explicação explícita para o crime nesta carta, não irá encontrar, mas ela dá pistas para o que se passava na cabeça do atirador. É um fragmento de uma mente doente e que serve para deduzir o que o levou ao ato tenebroso.
Alunos, pais e funcionários da escola irão precisar de suporte psicológico para o estresse pós-traumático.

    Elza

    Taí um post sensato, tou c/ a sua posição Roberto. Eu tbm vj isso uma criança partida, q, sublinarmente reflete o seu abandono, "Eu quero a minha mãe" é o que eu leio "nas entrelinhas" desta carta.

@orivaldog

Bem, na minha modestíssima opinião, o ocorrido é a junção de uma psicopatia gravíssima com um turbilhão de informações religiosas.
Entendo que é mais uma vitíma da crença em seres místicos e inexistentes que resolveu fazer várias outras vítimas.

José Miguel de souza

Analisando a carta do atirador

José Miguel de souza

Analisando a carta do atirador
É possível chagar clara conclusão de tratar-se de pessoa com sérios problemas mentais. Portanto de pessoa doente que necessitava de tratamento.
Porém mais uma vez os meios de comunicação (o jornal da cultura foi à exceção) não cumprem o seu papel social de informar e principalmente contribuir para formar cidadãos críticos
Mais uma vez fico indignado com o apresentador do maior telejornal brasileiro sr William Bonner que tratou essa tragédia como se fosse um caso de segurança publica.
Uma coisa é a segurança nas escolas, onde o traficante está cada vez mais presente:
Outra coisa é a saúde mental de indivíduos que compõe uma sociedade.
Sr.William Bonner continuarei assistindo o jornal nacional para formar minhas opiniões e na esperança que as coisas mudem, mas lembre-se nem todo brasileiro é um preguiçoso e ignorante Homer Simpson (personagem de um seriado norte-americano) como o sr. Teria afirmado certa vez.

Nada é impossível de mudar
Desconfiais do mais trivial, na apareça singelo. E examinais sobretudo o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
Não aceiteis o que de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade cociente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.
(B.BRECHT)

Luís Marcelo

Minha maior preocupação nesse momento é o oportunismo de certas igrejas envagélicas direitistas que apóiam a "guerra ao terror" aqui no Brasil, que estão aproveitando para espalhar na internet trechos do Corão mostrando como o Islã "é uma religião violenta", querendo dizer com isso que todo muçulmano é terrorista (o mesmo discurso dos envangélicos direitistas dos EUA).

Só há uma forma de acabar com a graça desses evangélicos direitistas adoradores de Bush. É mostrar que, se o Corão tem trechos que eles utilizam para mostrar que o Islã é supostamente uma "religião violenta", muito pior é o livro que eles, evangélicos, carregam embaixo do braço, chamado de "Bíblia Sagrada".

Vejamos alguns trechos da "Bíblia Sagrada", especificamente o livro de Deuteronômio, capítulo 13:

"Quando teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo que te é como a tua alma, te incitar em segredo, dizendo: Vamos e sirvamos a outros deuses! – deuses que nunca conheceste, nem tu nem teus pais, dentre os deuses dos povos que estão em redor de ti, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até a outra – não consentirás com ele, nem o ouvirás, nem o teu olho terá piedade dele, nem o pouparás, nem o esconderás,

mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele para o matar, e depois a mão de todo o povo; e o apedrejarás, até que morra, pois procurou apartar-te do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. "

Estão vendo só?

A Bíblia Sagrada diz: se o seu irmão, o seu filho, ou a sua esposa, se atreverem a ter uma religião diferente da sua, mesmo que em segredo, dentro de casa, você não terá piedade deles: você deve "dedurar" para todo mundo no meio da rua o seu ente querido que "se atreveu" a ter outra religião, e convocar a multidão para o apedrejar até a morte, sendo que você deve ser o primeiro a começar o apedrejamento.

Deuteronômio, capítulo 13.

"Palavra da salvação…"

    Roberta

    Somente o Espírito Santo de Deus nos dá sabedoria para entender.
    Deuteronômio faz parte na bíblia sagrada do antigo testamento.E naquela época os homens eram maus.Não somente este texto que fala de apredejamento,mas outros.Até que Deus enviou seu filho Jesus Cristo para nos Salvar! E por causa do sangue do cordeiro Jesus derramado na cruz é que Deus reconciliou-se com o povo!!
    A morte de Jesus na cruz foi por minha causa,por sua causa e por todos nós!!E por amor a nós ele enviou seu filho amado para salvar a humanidade!!
    Quanto a "bíblia sagrada"–Passarão os céus e a terra mas as minhas palavras não hão de passar.MAT(cap.24 vers.35)
    "De tudo o que se tem ouvido,o fim é :Teme a Deus e guarda os seus mandamentos;porque este é o dever de todo homem.
    Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto,quer seja bom,quer seja mau."ECLESIASTES(cap.12 vers.13 e 14)

    Mário SF Alves

    Damos graças ao senhor. Amém. Agora fiquei intrigado, Luiz. Que deus seria esse capaz de tamanha vaidade pessoal e tamanha insegurança frente a outras opções de crença? Seria este o próprio Zeus? Não, nem Zeus teria se fragilizado tanto. E haja entrelinhas, e haja interpretação, e haja contextualização, e haja exegese bíblica para dar conta de tal recado.

Pitagoras

O fato é que tragédias dessa natureza acompanham o chamado "progresso capitalista". Na minha infância jamais ouvi falar de algo semelhante. Um conjunto de fatores concomitantes parecem contribuir para isso: a desigualdade, o fascínio pelo consumo, a valorização da aparência, status, a falência da família, da escola, das instituições.

    Mário SF Alves

    É a dinâmica do processo. É o deus mercado resolvendo tudo. E tome neoliberalismo, e tome sequestro de Estados, e tome democracia de fachada, e tome economia transformada em cassino, e tome "Yes We Can't."

Marat

E o pessoal da impren$$$a, além das manipulações, mentiras, afoitezas e outras boçalidades que lhes são peculiares, indicou que o assassino ficava horas e horas em frente ao computador… Será que haverá alguma comparação deste caso os insones que passam a noite twitando?

Roberta

Independente de religião Deus vai julgar cada um de nós segundo às nossas obras.Ao invés de ficar questionando,orem a Deus!!Por de trás deste triste fato tinha uma grande carga negativa,ou seja, o inimigo de nossas almas!!
Deus Guarda-nos e livra-nos de todo mau em nome de Jesus!!Amém

Pedro Francisco

Continua…
"
A religião é humana, é uma organização com regras.
A espiritualidade é Divina, sem regras.
A religião é causa de divisões.
A espiritualidade é causa de União.

A religião lhe busca para que acredite.
A espiritualidade você tem que buscá-la.
A religião segue os preceitos de um livro sagrado.
A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

A religião se alimenta do medo.
A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé.
A religião faz viver no pensamento.
A espiritualidade faz Viver na Consciência.

A religião se ocupa com fazer.
A espiritualidade se ocupa com Ser.
A religião alimenta o ego.
A espiritualidade nos faz Transcender.

A religião nos faz renunciar ao mundo.
A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele.
A religião é adoração.
A espiritualidade é Meditação…"

Pedro Francisco

Continua…
"…
A religião reprime tudo, te faz falso.
A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!
A religião não é Deus.
A espiritualidade é Tudo e portanto é Deus.

A religião inventa.
A espiritualidade descobre.
A religião não indaga nem questiona.
A espiritualidade questiona tudo…"

Pedro Francisco

Não conheço exatamente a autoria e a pessoa quem me passou também, mas acho que vale a pena lermos, refletirmos…

"Diferenças entre Religião e Espiritualidade…
A religião não é apenas uma, são centenas.
A espiritualidade é apenas uma.
A religião é para os que dormem.
A espiritualidade é para os que estão despertos.

A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer, querem ser guiados.
A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior..
A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.
A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

A religião ameaça e amedronta.
A espiritualidade lhe dá Paz Interior.
A religião fala de pecado e de culpa.
A espiritualidade lhe diz: “aprende com o erro”… "

    Mário SF Alves

    Olá, Pedro,
    Gostei demais disso. Tanto que copiei e pretendo reler. Grato.

Cláudio Fajardo

Pelas notícias disponíveis não se pode estabelecer nexos. É bem possível que o matador fosse portador de um transtorno mental. O único nexo que posso depreender é que o comportamento assume um caráter mimético, semelhante ao que ocorre com frequência nos EUA. Pode ser que a divulgação sensacionalista daqueles horrores tenham inspirado o autor da tragédia.

SILOÉ

Os psiquiatras de plantão dizem que foi um surto psicótico, a policia diz que ele vinha planejando isso já algum tempo.
Então!!! Quanto tempo dura um surto psicótico???

    Mário Carneiro

    Um surto psicótico pode durar várias semanas. Tempo de sobra para comprar armas e planejar um atentado desses.

    Mário SF Alves

    Mário, por gentileza, poderia indicar uma fonte?

    Mário SF Alves

    Excelente, Siloé. É isso que também me pergunto. E o que é ainda mais grave: e se tal rotulagem não for cientificamente justificável? Que precedentes se estaria abrindo? Até onde sei, saúde mental é tema muitíssimo delicado e os cuidados deveriam ser redobrados quando tratado pela mídia e abertamente dirigido ao público em geral.

Lu Busis

Gente, que loucura isso que aconteceu aqui!!! Mas, vejam: o rapaz era um desequilibrado. Nada do que aconteceu tem a ver com cristianismo, islamismo, judaísmo, ateísmo, etc. Tem a ver com desequilíbrio mesmo.
Essa criatura precisava de tratamento e isso pode não ter sido feito por seus parentes após a morte da mãe. Ñão adianta ficarem todos se degladiando em questões de cunho, exclusivamente, individual, que são as mais diversas manifestações religiosas. Os seus ensinos, todos eles, são pela não violência e não o contrário como se vê por aqui. Nunca entrei em igreja de qualquer seguimento religioso e ouvido lá qualquer apologia à violência. Sou espititualista, não fanática, respeito todas as fés (inclusive as ausência de fé-ateus) e visito seus templos sempre que sou convidada. Crer ou não, é pessoal e ninguém é melhor por ser crente ou pior por não sê-lo.

joquim

Nada justifica isso.

Claudio

''Dizer que ateísmo é uma religião, é o mesmo que dizer que careca é uma cor de cabelo'' Religião é o segmento de uma crença por um ser superior, a pessoa não precisa acreditar em uma coisa pra viver bem.

beto tomé

Sinceramente? por pior que seja qualquer pessoa , ainda não vi um pai virar para o seu filho pequenino antes de dormir e dizer: " Olha filho , da um tapinha aqui nesse basiadinho que é show" , ou então " Da um tirinho nessa carrerinha ".
Sendo assim , comparar o ato de fé com o efeito de uma droga , ou um ato isolado de uma pessoa que claramente tinha sérios problemas de ordem "" mental "" é como jogar tudo dentro do mesmo saco , quando sabemos que não é assim.
Respeito o seu desapego espiritual ou coisa assim , porém fica chato culpar o tempo todo o direito e a individualidade de cada um por gostar dessa ou daquela religião.
Seria muito mais útil , observar a condição psicologica do rapaz que fez isso que jogar a culpa na religião seja qual for.

    vinicius loreto

    Coerência faz a diferença. Boa São Tomé!

beto tomé

Quando durmo com a minha filha de apenas dois anos e meio ela pede para fazer a oração dela e faz lá a lista de pedidos para o papai do céu dela , sempre coisas legais , súde , alegria , uma boa noite de sono , proteção para todos entre outras coisas. Poxa ainda não entende a profundidade daquele momento mas ela sente que é algo bom e que a faz suspirar me dar um beijinho de bao noite e dormir feliz.

beto tomé

Ñão sou fanático por nada , porém dentro de "minha" história de vida , vi muitas pessoas se apoiarem em suas religiões independente de qual fosse para poder superar algo terrível em suas vidas , "respeito" , eu jamais poderia julgar ou comparar tal coisa com o ópio ou heroína que seja.

beto tomé

gustavo e demais: tenham calma , não foi religião nenhuma que fez essa pessoa entrar e atirar em ninguém e nem tão pouco planejar isso tudo.
criticar a opção religiosa de cada um é não respeitar a individualidade que todos nós temos , principalmente de maneira frenética como você mesmo diz gustavo.

Claudio

Vinicius Loreto, sabe qual a religião da pessoa responsável pelo episódio de Hiroshima? Era Cristão! Assim como nem todo o Ateu é má pessoa, nem todo o religioso é bom.
O Sebastião foi muito FELIZ no comentário dele, eu concordo! Nós ateus sofremos demais com o preconceito do Datena, todo crime ele fala que o ''Cidadão sem deus no coração não tem limites pra maldade'' Espero que após esse lamentável acontecimento ele pare de cagar pela boca.

Sobre o acontecimento, eu fico muito triste e impotente por ver tanta coisa má e não poder fazer nada. Se o inferno existisse, eu queria poder ir pra lá, encontrar esse assassino filho da puta.

    vinicius loreto

    Claudio, eu não estou condenado o ateísmo, e nem absolvendo a religião. Para mim tanto o ateísmo quanto as religiões se baseiam em CRENÇAS individuais que diz respeito as experiências de vida de cada um. Eu não sou religioso, eu gosto muito da visão de ceticismo de um filósofo chamado David Hume, que questiona qualquer premissa baseada apenas na revelação lógica e racional. Um Ateu provavelmente nunca se entregou a uma experiência religiosa e portanto pouco tem a dizer sobre um individuo religioso. Entre ser Ateu( que é um crente porque acredita na não existência do divino sem nenhuma verificação empírica) e cético eu prefiro ser cético, é muito mais coerente. E isso não é preconceito é apenas minha opinião. O meu lamento ao Sebastião é ao fato dele ter sido precipitado ao condenar a religião. Porque não nos perguntarmos mais sobre o carater de nossas instituições ( exercício científico da duvida metódica). Porque que ele escolheu a escola como palco de seu delírios? Porque usar armas de fogo? São muitas as lacunas. O problema é que os crentes cegos sempre se antecipam com conclusões ligeiras e desprovidas de UM ESTUDO MINUCIOSO e paciente.

    Claudio

    Amigo Vinícius, não quis dizer que você era preconceituoso, se pareceu isso, sinceramente desculpe. É que eu sou uma pessoa que não faz apologia à violência nem nada, e quando escuto o Datena generalizando criminosos e ateus como seres abomináveis fico com uma raiva fdp. Um jornalista como ele, influência demais a opnião de várias pessoas da sociedade, as jogando contra nós ateus.

    Odeio violência, mas quando é covardia como esse assassino fez, a gente se revolta, só lamento ele ter morrido de uma forma tão rápida, um cara que nem esse tem que sofrer, mais sofrer mesmo, ser torturado, ter unha por unha arrancada com aligate e mergulhar os pés dele em soda caústica, arrancar a pele dele e jogar salmora, e não mata-lo, deixar sofrendo. Acabar com vidas de crianças inocentes que teriam uma vida longa, não tem perdão! Não adianta falar que ele é doente, porque uma pessoa com tanta experiência em manuseio de armas e boa pontaria e friesa não é doente, e fora que essa carta mostra que ele planejou isso tudo.

    vinicius loreto

    amigo Claudio, para mim ficou bem claro que quem vc considera preconceituoso é o Datena e não eu. Apenas identififiquei uma incoerência no seu argumento. Se você se sente vítima de preconceito pelo que o Datena diz, é correto que vc não queira para os outros os males que te afligem. Por uma conclusão lógica acho que vc não deveria concordar com opiniões preconceituosas de qualquer natureza. O que vc entende quando alguém diz que religião faz mais mal do que cocaína. Imagina o que vc sentiria se o Datena dissesse que o ateísmo faz mais mal do que cocaína.

    Claudio

    Brother, eu não sou do tipo crítico que fala à esmo, e que generaliza, geralmente gosto de dar nome aos bois. Não gosto de dar tiros às cegas, falar as coisas baseadas em nada. E concordar sem uma explicação obvia! Eu concordei com o rapaz que comparou drogas com religão por vários motivos, vou citar alguns:

    Esse trecho da bíblia do SALMO 14:1

    "O tolo diz em seu coração: 'não há deus'. Eles são corruptos, eles dizem coisas abomináveis, não há nenhum deles que faça o bem."

    A própia palavra de ''Deus'' GENERALIZAR desse jeito é tenso (Gostaria de ver o que o Benjamin diria sobre isso, já que ele mesmo disse que Generalizar é perigoso)
    Esse trecho da bíblia, imagina o efeito que causa em uma pessoa fanática religiosa, deve causar naúseas, sendo que existem ateus mais honestos do que religiosos.
    E tem também esse trecho que o amigo postou do Deuteronomios (sei lá se é assim que escreve rs)

    Outro motivo: Já cansei de ouvir em Igrejas Evangélicas, principalmente na Universão os pastores falando ''Só a minha Igreja tem a salvação''
    Pra mim isso é pura PRETENCIOSIDADE, desrespeito com outras religiões.

    Pra muitas pessoas ''Enxu'' é macumba, qual a diferença de uma pessoa se estrebuchando em um terreiro de macumba, e uma pessoa se estrebuchando em uma Igreja? rs
    Se a igreja não respeita os ''deuses'' do enxu, não podem exigir respeito pelos o Deus deles.

    Outra coisa, um pastor fez minha tia doar o dinheiro do leite do meu sobrinho, falando que Deus daria em Dobro, meu tio ficou puto da vida e eles passaram fome (isso na Universal).

    Citei alguns motivos que me fazem concordar que a religião mexe com o psicológico da pessoa, assim como uma droga.

    Mas enfim, é bom saber que existem pessoas como você que ainda sabem debater uma coisa civilizadamente!

    vinicius loreto

    não sei se isso será lido, mas que bom que as coisas no fim caminhem para o entendimento. Agora entendo melhor suas queixas, apesar de nossas condutas serem diferentes no debate. Tem gente que acha isso um exercício tolo e eu discordo. São nesses momentos tensos que o entendimento se faz necessário. é bom saber também que o debate honesto existe em algum lugar. Abraços!

    Will

    Perfeito! Vale lembrar também que o mesmo cara que derrubou a bomba (incluindo toda a tripulação do Enola Gay, o bombardeio) não se arrepende do que fez…

    vinicius loreto

    O cara que apertou o dedo é o menos culpado da história. Como se diz na ciência política, ele estava obedecendo ordens superiores.

Marcos CWB

Religião é a ligação entre uma pessoa e o deus em que ela acredita. Religião e fé exercidos com seriedade não fazem mal à saúde de ninguém. O fanatismo religioso sim, é danoso, prejudicial. Drogas não fazem bem nunca, pois lesam neurônios causando sérios prejuízos a quem as usa, provocando alterações graves de conduta, reduzindo, ou abolindo, a capacidade crítica, o pragmatismo e o discernimento

Marcos CWB

Religião é a ligação entre uma pessoa e o deus em que ela acredita. Religião e fé exercidos com seriedade não fazem mal à saúde de ninguém. O fanatismo religioso sim, é danoso, prejudicial. Drogas não fazem bem nunca, pois lesam neurônios causando sérios prejuízos a quem as usa, provocando alterações graves de conduta, reduzindo, ou abolindo, a capacidade crítica, o pragmatismo e o discernimento; causam alucinações de vários tipos, provocam delírios e alterações emocionais as mais variadas, ou seja, destroem a saúde psíquica e física da pessoa.
Esse "atirador" apresentava grave transtorno psíquico e precisava de tratamento sério. Infelizmente, isso foi, ao que parece, negligenciado, levando a consequências irreparáveis.

FrancoAtirador

.
.
ELE FOI CRIADO PELOS PAIS ADOTIVOS SOB A DOUTRINA DOS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ (Cristã)

Uma outra vizinha conta que Wellington foi adotado com alguns dias de vida por um casal que já tinha outros cinco filhos. Ela se recorda da mãe adotiva do atirador comentar que ele tinha problemas de comportamento, e que, na infância, chegou a ser tratado por psicólogos. Ainda de acordo com essa vizinha, o rapaz foi por muitos anos da religião Testemunha de Jeová, a mesma dos pais adotivos. “A mãe dizia que ele costumava bater a cabeça na parede e, depois de adulto, chegou a ameaçá-la de agressão”, lembrou ela.

G1

    Leonardo

    Hum. Os russelitas não são cristãos, na semantica que termo adquiriu no passar do tempo. Os russelitas negam a divindade de Jesus, dando interpretação estranha a diversas passagens do NT.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Um detalhe é certo: muçulmano ele não era.
    .
    .

    Will

    Nenhum detalhe é certo, ainda:
    Segundo relato da irmã e do vizinho ele converteu-se para o islamismo dois anos atrás…vamos esperar mais relatos de parentes a amigos antes de tirar conclusões…

    Raf

    Um detalhe é certo.
    Ele é Cristão.
    "Jesus me desperte do sono da morte"

    FrancoAtirador

    .
    .
    .
    .
    Muçulmanos negam que homem que matou alunos no Rio seja islâmico ou tenha vínculos com a religião

    Em nota oficial, a União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil condenou o crime e chamou o ato de “insano e inexplicável”.

    “[Em relação às informações sobre] uma possível vinculação desse cidadão com a religião islâmica, depois desmentidas [por pessoas próximas a Oliveifra], reafirmamos que ele não é muçulmano e não tem qualquer vínculo com as mesquitas e sociedades beneficentes mantidas pela comunidade em todo o Brasil”, diz a nota oficial.

    Citando o livro sagrado do islamismo, o Alcorão, o presidente afirmou que a os “princípios do Islã” pregam a conduta pacífica de seus adeptos e exigem dos seguidores uma “postura absolutamente diversa à que algumas pessoas querem de forma precipitada atribuir à religião e a seus adeptos”.

    “Quem tirar a vida de uma pessoa inocente é como se tivesse assassinado toda a humanidade, diz o Alcorão Sagrado”, informa a nota. “Estamos direcionando todas as nossas orações para as vítimas desse brutal ato de violência contra inocentes crianças e para os seus familiares.”

    Reportagem: Renata Giraldi
    Edição: Juliana Andrade
    Agência Brasil

    Bejota

    ótima, precisamos separa as coisas por aqui.
    Os Testemunho de Jeová não são consideraods cristãos e sim uma seita.

    Leonardo está correto na sua resposta.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Uma seita que tem seus fundamentos na bíblia cristã.

    A doutrina dos TJ não tem nada a ver com islamismo.
    .
    .

    Mário SF Alves

    E só para lembrar: foram cruelmente perseguidos na Alemanha de Hitler. Será que isso não nos diz nada?

Brizola Neto: Falta de seriedade, de informação e de respeito da mídia | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Aqui a carta do atirador Wellington Menezes.   […]

Sebastião Medeiros

As vazes fico pensando o seguinte:Religião faz mais mal a saúde mental das pessoas do que cocaína ou qualquer droga ilícita.

    Gustavo Pamplona

    Adorei Sebastião… porque é que vocês acham que eu defendo freneticamente o ateísmo?

    E amigo, religião é como heroína, é o ópio do povo.

    JHPJr.

    Cuidado,o ateísmo tb é religião! E 'defender freneticamente' algo lhe faz diferente no que dos fundamentalistas religiosos? É só uma questão de ponto de vista,vc não acha?

    Will

    Se ateísmo é religião, não colecionar figurinhas é um hobby!
    Ateísmo significa justamente a ausência de religião. Ausência da fé em um ser supremo. Daí o prefixo A em ateísmo.

    @faltorpan

    Como ouvi outro dia, o problema não é deus, é o fã-clube dele. Quer ter amigos imaginários? Vai fundo, seja feliz e vamos ser amigos, mas usar esses episódios chocantes para contribuir para esse "renascimento" da direita entre nós… bom, aí o bicho pega…

    Mário SF Alves

    @faltorpan,
    Mandou bem, companheiro!

    @orivaldog

    Eu sou ateu, mas não acho que deve ser utilizado para proselitismo como os adeptos das crenças em seres místicos fazem diuturnamente, inclusive na rede pública de comunicação (rádio e tvs abertas), apenas não abro mão do meu direito de ser ateu e não admito ser desrespeitado por isso. Inclusive respeito o direito dos que crêem nestes seres místicos.

    Leonardo

    Você deveria ser ao menos original. Desconfio que nem sabe por qual (is) razão (oes) não crê.
    Sugiro-lhe a leitura de Dawkins e Saramago, ao menos você poderá reproduzir pensamentos neodarwinistas e nihilistas, sem carecer reproduzir essas frases enfadonhas, usadas sem compreender as motivações de quem as citou.

    Vinícius

    O velho argumento dos "novos ateus" americanos: a inquisição era cruel porque era cristã, mas o Khmer Vermelho não era cruel por ser ateu.

    Eu já ouvi uma frase divertida: "o ópio é o ópio do povo". O hedonismo, pna minha opinião, é o ópio da nossa geração, e é o que está jogando o pessoal da nossa idade no niilismo, na depressão, no desperdício de vida. Na minha vida, nada combateu esse ópio além da religião. É meu abraço nas doutrinas da Bíblia, e o abraço de Deus sobre as minhas mancadas, que me levam a me autocriticar como eu nunca havia feito na vida, adquirir consciência, rever minhas prioridades.

    Não que não tenham havido ateus e pagãos que defendessem o equilíbrio, a consciência interior, um certo afastamento das coisas deste mundo. Mas me parece que na história do mundo ocidental, só as religiões abraâmicas é que, em larga escala, tem dado ao homem a possibilidade de se libertar da tendência para o mal que é sua herança.

    Mário SF Alves

    A essência de seu comentário é o particular pelo geral, Vinícios? Com todo o respeito, mas hás de convir, uma coisa é a sua experiência pessoal com a religião (ou religiões), outra coisa é a experiência coletiva e o uso político que historicamente se faz da religião.

    francisco.latorre

    tendência para o mal. que é sua herança.

    taí o veneno abrâmico. o monoteísmo.

    que intoxica a cultura a sociedade a vida.

    nihilismo terminal. contra a vida a natureza o prazer.

    horror.

    ..

    pior.. o insuportável chauvismo dos 'eleitos.'

    monoteísmo é conflito. pra definir quem é mais monoteísta. ou qual deus é mais 'uno.' ou quem mesmo representa o tal 'uno indiviso'. o sabidão eterno.

    deus/deuses. tem pra todos. melhor assim.

    ..

    vinicius loreto

    Calma Sebastião, estereótipos e generalizações diante de um fato tão singular como este podem obscurecer uma boa compreensão do que realmente aconteceu. A crença cega na ciência também fez suas vítimas como no holocausto e no episódio da bomba atômica em Hiroxima, pra não citar mais exemplos. O que precisamos é de uma boa meditação sobre o tema e buscar ao máximo o bom senso.

    Sebastião Medeiros

    Corrigindo:às vezes fico pensando o seguinte:Religião faz mais mal à saúde das pessoas do que cocaína ou qualquer droga ilícita!

    Mári SF Alves

    Sebastião,
    Com certeza não sou religioso, mas entendo que a coisa não passa por aí, não. Penso que a hipótese da predisposição genética, que, se comprovada, seria ainda mais temível, seja a mais plausivel .Exceção feita, claro, aos dogmas religiosos fanatizantes.

    vinicius loreto

    o determinismo genético é tão perigoso quanto o fanatismo religioso. pode criar instituições assassinas

    Mário SF Alves

    Sim, Vinicius. Mas, me referi a predisposição e não a determinismo. E, o risco é exatamente esse, numa sociedade ainda tão pouco esclarecida, tocarem os pés pelas mãos e do particular concluírem o geral. E, não foi à-toa que escrevi que se comprovada "seria ainda mais temível".
    Att.,
    Mário.

    vinicius loreto

    eu concordei com a sua fala, só quis fazer um adendo, os estudos de genética são avanços incalculáveis da nossa ciência. O problema é que eles ainda são muito pouco conclusivos, até por se tratar de um ramo recente. Mesmo a predisposição ainda é falha pra falar de comportamento, Dizer que que o seu pai é careca e então vc vai ser careca é bem diferente de dizer que vc tem predisposições genéticas de ser um assassino

Deixe seu comentário

Leia também