Brizola Neto: O entreguismo da direita não tem limites

Tempo de leitura: 2 min

por Brizola Neto, no Tijolaço

É impressionante como a oposição brasileira é incapaz de qualquer ato que não seja o da mais absoluta  vassalagem ao capital internacional.

É completamente incabível, sob qualquer aspecto, a reação ao fato de se estar promovendo, através de lei específica, a regulação – e não a proibição – da  propriedade estrangeira de solo brasileiro, como publica hoje o Estadão.

Ninguém quer se meter com a vida de alguém que, cansado do frio europeu, queira ter um sitiozinho ou uma chácara no Brasil. Seja bem-vindo, esteja em casa.

Não se pode descartar, mesmo, que o limite mínimo para ter de haver registro – que é de cinco hectares, (50 mil metros quadrados) possa ser um pouco maior, em áreas não-urbanas. Negociação é assim mesmo, você oferece o mínimo e cede um pouco, dentro do razoável.

Daí em diante, a transação teria de ter a aprovação e o registro em um órgão público. Nada demais. Apenas queremo saber o que o “mister” quer fazer com a terra, qual é o seu projeto.

E para as propriedades de mais de 500 mil hectares – cinco milhões de metros quadrados – a União seria detentora de uma espécie de “golden share”, uma participação garantida na definição do uso da terra.

Portanto, longe de ser uma medida radical, é o mínimo que o país precisa para controlar um bem que não é “fabricável”: o seu território.

O Tijolaço já tratou deste tema com mais detalhes – o que você pode ler aqui – e a gente reproduz o mapa que publicou naquela ocasião.

Nele, repare uma coisa: todo mundo pensa que estrangeiro comprando terra é coisa lá nos cafundós, não é? Nada, é só você olhar no mapa e ver que é o agronegócio a cereja do bolo: Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul não os estados onde a terra mais foi abocanhada.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Minoria infecunda « Brasil Popular

[…] http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/brizola-neto-o-entreguismo-da-direita-nao-tem-limites.html, 24/06/2011. Like this:LikeBe the first to like this post. « Previous post Next post […]

Elias SP SP

Uma jovem me contou que num seriado estadunidense, aparece no quarto de um adolescente um mapa da América. E nesse mapa vêem-se cores em vários países. Por exemplo, o Brasil de uma cor, a Venezuela de outra, a Colômbia…, enfim, o mapa do continente americano aparece com várias cores, mas o que causa curiosidade é que o mapa dos EUA aparece em branco e o da Amazônia também em branco. Será um recado subliminar?

JNascimento

Muito esclarecedor.
Muito estarrecedor!

O_Brasileiro

O limite dos entreguistas pelegos eu não sei, mas o sonho deles, sim: querem se tornar cidadãos europeus ou norte-americanos!!! Nem que para isso tenham que vender o Brasil…

Dinha

São Paulo é dos gringos né?

rodrigo.aft

do tijolaço (sobre o entreguismo… ainda…):

O homem que via o mundo pelo lado de cá

(vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM&fe… )

Completam-se hoje dez anos da morte de um dos maiores – e mais desconhecidos – pensadores brasileiros: o geógrafo Milton Santos. Nascido na baiana Brotas de Macaúbas (a mesma onde morreu Carlos Lamarca), Milton fez-se doutor em Geografia pela Universidade de Strasburgo, mas sempre teve vínculo político – sempre sem filiações estreitas – com a esquerda brasileira. Isso lhe valeu um prisão domiciliar na ditadura e, depois, longos anos de exílio, lecionando mundo afora.

O Tijolaço presta sua modesta homenagem ao professor postando, aí em cima, o fantástico documentário produzido por Sílvio Tendler com Santos, poucos meses antes de sua morte. É uma belíssima obra, que nos abre olhos e cabeças sobre a globalização. Mas não apenas sobre o que se passou e o que se passa na economia, mas também como os novos processos tecnológicos se desdobra no mundo da comunicação que é parte inseparável do processo de inclusão.

Mesmo que você não possa assistir agora, deixe baixando e veja. É uma hora e meia que nos faz pensar e, hoje, sentir saudades de um homem gentil, inteligente e, sobretudo, capaz de olhar o processo de transformação do mundo com os olhos do lado de cá, vendo as coisas pelo ângulo oposto àquele que nos é mostrado, todos os dias.
Postado por Fernando Brito
(fonte: http://www.tijolaco.com/o-homem-que-via-o-mundo-p… )

José Sabino

Caros navegantes,

O presidente Lula não baixou uma medida para impedir ou limitar drasticamente a venda de terras à estrangeiros na Amazônia? Li isto em algum lugar. Ou estaria eu enganado?

Abraços
José Sabino
O pueril

LUCIO FLAVIO

Que coincidência não? Na maioria dos estados com maior densidade de estrangeiros, o Zé Chirico ganhou a eleição da Dilma. Dá pra perceber?
LUCIO FLAVIO LAUTENSCHLAGER
Santa Maria – Cidade Universitária – RS

    Rogério

    Também observei isso. Dá o que pensar.

    mariazinha

    Dá para perceber, perfeitamente; o pig também tem formação alienígena e está bem concentrado em SP sem contar um cem número de entidades estrangeiras, com mil disfarces. Sinais claros de como brasileiros paulistas/paulistanos vivem no fio da navalha e de como foi bom o brasileiro, em geral, acordar do sono profundo, senão, a vaca tinha ido para o brejo há muito tempo. Minha esperança é que muitos outros brasileiros ainda acordem do sono profundo, quase uma hipnose, em SP.

Julio Silveira

Muito oportuna a materia, logo após vermos como são vistos e tratados os brasileiros, traduzidos exemplarmente no caso do Roberto Carlos, termos que nos submeter a uma imprensa ponta de lança, não do internacionalismo, pois não é isso que eles almejam, mas da possibilidade de verem parte do Territorio brasileiro mudar de bandeira. É de doer. Israel é um exemplo cabal das possibilidades, quando o conluio de nações articulam interesses que podem suprimir direitos a terra e até a regiões em prol de suas estratégias. Porto Rico é outro exemplo, de como a vassalagem pode ser perigosa e retirar do cidadão, as vezes até a consciência da sua motivação histórica para o exercício de sua cidadania. Essa mídia, sem compromisso com os brasileiros, é Ponta de Lança dos interesses de algumas, pouquíssimas, nações estrangeiras colonialistas, aquelas que ditam a voz do chamado primeiro mundo, ambição de todo colonizado, mas principalmente a chamada, por eles, grande Irmã do Norte. É com pesar que vejo a pusilanimidade impressa na testa de boa parte desses grupos em nossa imprensa corporativa, tornando-a venal e colonizada.

Heloísa

Alôôu!!!
Acorda aí !
Já estamos no terceiro governo seguido da esquerda.
Coisa mais feia querer por a culpa nos outros.

    Julio Silveira

    Heloisa, acorda vc, presta atenção que a critica vai para a direitona oposicionista mas não a que faz politica no congresso já essa morreu já a algum tempo, a critica esta na atual oposição que se tornou na pratica os grupos midiaticos corporativos deste país, os donos dos latifundios tanto territoriais como de midia, que cada vez mais orfãos de seus prepostos em Brasilia, pelo menos dos assumidamente defensores, se arvoraram no papel de oposição. Atenção, leia mais, aprenda a interpretar texto. Tudo de bom.

    Paulo Roberto

    Governo de esquerda no Mato Grosso (19,9%) e em São Paulo (13,48%)?

    Rogério

    Vc acha que a esquerda esteve ou está no poder de fato? No poder está e esteve quem detem o poder econômico no Brasil: banqueiros, latifundiários, oligarcas e grandes empresários, transnacionais.
    O fato da Presidenta ser do PT não significa que o PT detenha o poder. Basta ver a votação do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados. Ganhou a direita. E aliás, pode-se dizer que o PT é um partido de esquerda?
    No Executivo há representantes da coalizão: esquerda pia pouco. No Judiciário e Legislativo é o que sabemos. O poder no Brasil na realidade está com a direita, podes crer.

Regina Braga

Brizola Neto,por mim seria Ministro…As colocações dele, foram feitas pela CPT na década de 80,de lá prá cá a coisa só pegou fogo…Só no Acre, a Grobo dos Marinho possuem quase 50% das terras…Codera no MT,quase 60%…Se providências não forem tomadas,vamos receber ordem de despejo.

Anita

A mesma coisa está acontecendo na Patagonia argentina. Muito triste é ver como fomos e ainda seremos, só fonte de recursos não renováveis para aqueles que vivem no primeiro mundo às custas do terceiro.
Estou me lembrando agora do lítio boliviano, que despertou a cobiça das multis…

edmil

Vou chama-lo de "brizolinha" em respeito ao " GRANDE ESTADISTA" LEONEL BRIZOLA

Beto Lima

meu post foi censurado?????????, ou foi extraviado nestas estradas da vida……., DIGO WEB…….

VIVA A DEMOCRACIA……….

Marat

Esses mesmos que querem entregar o Brasil aos estrangeiros têm o discurso de que não deve haver fronteiras nacionais, que isso é coisa antiquada, ultrapassada. Eles mesmo vêm como "bonito" e elegante o "patriotismo" (para mim, patriotadas) dos estadunidenses. Aém disso, falam o inglês com muito orgulho e amam de paixão a língua de Shakespeare e de Bush Jr… Sei não, mas com a decadência do império da mostarda e do ketchup, muitos problemas ocorrerão

Rogério

Parece que a trolagem não gosta mesmo do Deputado Federal Brizola Neto, autor desse texto elucidativo e claro. Ele tende a ser cada vez mais odiado pela direita.
Também o Brizola Neto não refresca e segue firme na cartilha do avô, Leonel Brizola, especialista em desarmar as trampas da direita e explicar tudo com muita clareza.
O BrizolaNeto é agora Deputado Federal de fato e de direito. Os votos do deputado do PDT da Região de Campos que tinham tungado voltaram a validez porque a denúncia era absurda. O coeficiente do PDT aumentou e Brizola Neto que tinha ficado de primeiro suplente reingressou, pela porta da frente na Câmara Federal. A direita vai ter que aturá-lo.
Ele foi um dos mais ativos, combativos e brilhantes deputados da legislatura passada. Já é sem dúvida alguma um dos políticos jovens mais promissores do país.
Daí o ódio da direita. Vão ter que aturar, porque o rapaz vai conquistando mentes e corações com sua brilhante lucidez e clara noção de honra política.

    Werner_Piana

    Assino embaixo. Brizola Neta é pessoa honrada e excelente quadro político.
    Viva aos Brizola!

duarte

Tirando o Mato Grosso adivinha quem tá em segundo lugar? Aqui no Ceará, tem uma praia chamada Canoa Quebrada, os gringos chegam oferecem uma grana pros donos de barraca, estes que nunca viram dinheiro ficam loucos e vendem seu sustento. Cansei de ver muito desses ex donos implorando depois para entrar nas barracas e serem convidados a sair. Só para entender, muitos deles hoje estão falidos, sendo que alguns hoje mendigam…

Natale

Não se trata de excesso de nacionalismo, é apenas para ilustrar a minha preocupação de que o objeto de desejo do agronegócio (não-residente) internacional, não é a Amazônia.

É com muita inquietação que vejo, a percentagem de propriedade rurais de estrangeiros NÃO RESIDENTES no Brasil, em apenas dez(10) Estados Brasileiros, segundo a Reuters/Valor Econômico/Folha, e temos: no MT/19,99%, SP/13,48%, MS/11,7%, BA/9,41%, MG/7,73%, PR/7,59%, GO/6,23%, PA/5,84%, RS/2,83% e AM/2,61%. Portanto a dita “cereja do bolo” do agronegócio internacional não é a Amazônia, mesmo.

Estes dez(10) estados da UF representam 74% do território nacional, ou sejam 6.302.101,539 km² e/ou 630.210.153,9ha, que é de 8.514.876,599 km² , e como 1 km² é (=) 100 hectares, temos que a área do Brasil é de 851.487.659,9ha.

As propriedades rurais de estrangeiros não-residentes no Brasil representam 51.269.506,8ha ou sejam 512.695,0 km², que equivalem a 12,4(x) área total da Suíça, a 1,7(x) a área total da Itália e a 1,14(x) a área total da Suécia.

FranX

É incrível como um quadro (gráfico) como esse aí, com porcentagens e localizãções exatas fazem toda a diferença. Ele nos possibilita enxergar a dimensão do problema e, até mesmo, nos apropriarmos dele. Não é de hoje que ouço falar sobre terras nas mãos de estrangeiros, mas sempre me soou vago; por exemplo, para mim a maior parte deles estariam na Amazônia e eu credito essa minha percepção errônea à imprensa. E se essa situação chegou onde chegou, creio eu, é porque os temas abordados pela imprensa são sempre os mesmos, nos prendendo a atenção em determinados focos, o resto 'passa batido'.
Prezo mais esse tipo de informação que nos oferece dados (todos e não apenas alguns) e que nos permite concluir algo por nós mesmos, do que aquelas análises que já nos chegam prontas, 'exigindo' que concordemos com quem as tenha feito.

edmil

VOU REPETIR MINHA PERGUNTA AZENHA?
Esse Brizola neto è o mesmo que integra o governo de Cabral ? por favor deem uma olhada na sugeira que se encontra aqui no rio a GRANDE MIDIA desapareceu e o rio está um mar de lama e ninguem fala nada . querem uma prova? de uma olhada no blog do garotinho e tire suas conclusões.

    Leider_Lincoln

    Claro, "Blog do Garotinho" é a prova. Serve tanto quanto prova quanto dizer que "Mein Kampf" é a prova de que os judeus devem morrer, não é mesmo?

    edmil

    Só citei o blog do garotinho por não haver nenhuma outra fonte que pudesse mostrar parte do caos que nós aqui nos encontramos ,é apenas para ler e tirar suas conclusões é que a grande midia não divuga nada foi comprada apreço de ouro. sinceramente, não sei oque significa "Mein Kampf" .

yacov

Tanta terra nas mãos dos gringos, – Principalmente SP, PR e MT onde o agronegócio impera, e no PA, onde os madeireiros e traficantes de minérios mandam – e tantos brasileiros acampados em beira-de-estrada querendo terra para plantar e os produzir alimentos que o Brasil e o Mundo tanto precisam. E a gente ainda vai aprovar um código que permite desmatamento e perdoa desmatadores??? Tem algo de podre no reino da DInamarca ou a Dinamarca inteirinha está podre????

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

mac

Na Bahia as praias são privatizadas !!

rodrigo.aft

Entreguismo 1-2

colegas, falando em entreguismo, mais um post bom:

"Para abastecer-se da maior parte dos minerais estratégicos que se consideram de valor crítico para seu potencial de guerra, os Estados Unidos dependem das fontes externas. "O motor de retropropulsão, a turbina de gás e os reatores nucleares têm hoje uma enorme influência sobre a demanda de materiais que só podem ser obtidos no exterior", diz Magdoff neste sentido .
A imperiosa necessidade de materiais estratégicos, imprescindíveis para salvaguardar o poder militar e atômico dos Estados Unidos, está claramente vinculada à maciça compra de terras, por meios geralmente fraudulentos, na Amazônia brasileira.
Na década de 6O, numerosas empresas norte-americanas, conduzidas pela mão de aventureiros e contrabandistas profissionais, se lançaram num rush febril sobre esta selva gigantesca. Previamente, em virtude do acordo firmado em 1964, os aviões da Força Aérea dos Estados Unidos haviam sobrevoado e fotografado a região. Utilizaram equipamentos de cintilômetros para detectar jazidas de minerais radioativos pela emissão de ondas de luz de intensidade variável, electromagnetrômetros, para radiografar o subsolo rico em minerais não ferrosos, e magnetrômetros para descobrir e medir o ferro.
Os informes e as fotografias obtidas no levantamento da extensão e profundidade das riquezas secretas da Amazônia foram postos em mãos de empresas privadas, interessadas no assunto, graças aos bons serviços do Geological Survey do governo dos Estados Unidos.
Na imensa região, comprovou-se a existência de ouro, prata, diamantes, gipsita, hematita, magnetita, tantálio, toro, urânio, quartzo, cobre, manganês, chumbo, sulfatos, potássios, bauxita, zinco, circônio, cromo e mercúrio. O céu da selva virgem de Mato Grosso até as planuras do sul de Goiás é tão aberto que, segundo o delírio da revista Time, em sua última edição latino-americana de 1967, pode-se ver ao mesmo tempo o sol brilhante e alguns relâmpagos de tormentas diferentes.
O governo tinha oferecido isenções de impostos e outras vantagens para colonizar os espaços virgens deste universo mágico e selvagem. Segundo O Time, os capitalistas estrangeiros tinham comprado antes de 1967, a sete centavos o acre, uma superfície maior do que a que somam os territórios de Connecticut, Rhode Island, Delaware, Massachusetts e New Hampshire. "Devemos manter as portas abertas à inversão estrangeira – dizia o diretor da SUDAM, agência governamental para o desenvolvimento da Amazônia -, porque necessitamos mais do que podemos obter."
Para justificar o levantamento aerofotogramétrico por parte da aviação norte-americana, o governo tinha declarado, antes, que carecia de recursos. Na América Latina é o normal: sempre entregam os recursos ao imperialismo em nome da falta de recursos.

O Congresso brasileiro pôde realizar uma investigação que culminou com um volumoso informe sobre o tema:"°. Nele se enumeram os casos de venda de terras em vinte milhões de hectares, estendidas de maneira tão curiosa que, segundo a comissão de inquérito, "formam um cordão para isolar a Amazônia do resto do Brasil".
A "exploração clandestina de minerais muito valiosos" figura no informe como um dos principais motivos da avidez norte-americana para abrir uma nova fronteira dentro do Brasil. O testemunho do gabinete do Ministério do Exército, recolhido no relatório, assinalou "o interesse do próprio governo norte-americano em manter, sob seu controle, uma vasta extensão de terras para sua utilização ulterior, seja para a exploração de minerais, particularmente os radiativos, seja como base de uma colonização dirigida".

rodrigo.aft

Entreguismo 2-2

"O Conselho de Segurança Nacional afirma: "Causa suspeita o fato de que as áreas ocupadas, ou em vias de ocupação, por elementos estrangeiros, coincidam com regiões que estão sendo stibmetidas a campanhas de esterilização de mulheres brasileiras por estrangeiros". De fato, segundo o Correio da Manhã, "mais de vinte missões estrangeiras, principalmente as da Igreja protestante dos Estados Unidos, estão ocupando a Amazônia, localizando-se nos pontos mais ricos em minerais radiativos, ouro e diamantes… Empregam em grande escala a esterilização mediante o método DIU (Dispositivo Intra Uterino) e ensinam inglês aos índios catequizados… Suas áreas estão cercadas por elementos armados e ninguém pode penetrar nelas".
Não é demais advertir que a Amazônia é a zona de maior extensão entre todos os desertos do planeta habitáveis pelo Homem. O controle de natalidade pôs-se em prática neste grandioso espaço vazio, para evitar a competição demográfica dos muito escassos brasileiros que, em remotos rincões da selva ou das planícies imensas, vivem e se reproduzem.

Por sua parte, o general Riograndino Kruel afirmou, diante da comissão de inquérito do Congresso, que "o volume de contrabando de materiais que contém tório e urânio alcança a cifra astronômica de um milhão de toneladas". Algum tempo antes, em setembro de 1966, Kruel, chefe da polícia federal, denunciara "a impertinente e sistemática interferência "de um cônsul dos Estados Unidos no processo aberto contra quatro cidadãos norteamericanos acusados de contrabando de minerais atômicos brasileiros. A seu juízo, se houvesse sido encontrado com eles quarenta toneladas de material radiativo era suficiente para condená-los. Pouco depois, três dos contrabandistas fugiram misteriosamente do Brasil. O contrabando não era um fenômeno novo, embora tivesse intensificado muito. O Brasil perde a cada anó mais de cem milhões de dólares, segundo certas estimativas, somente pela evasão clandestina de diamantes em bruto 12. Mas, na realidade, o contrabando só se faz necessário em medida relativa.
As concessões legais arrancam ao Brasil, comodamente, suas mais fabulosas riquezas naturais. Para citar mais um exemplo, a maior jazida de nióbio do mundo, que está em Araxá, pertence à filial da Niobium Corporation, de Nova Iorque.
Do ►nióbio◄ provêm vários metais que se utilizam, por sua grande resistência às temperaturas altas, para a construção de reatores nucleares, foguetes e naves espaciais, satélites ou simplesjatos. A empresa também extrai, de passagem,junto com o nióbio, boas quantidades de tântalo, tório, urânio, pirocloro e terras raras de alto teor mineral".

fonte: http://luisnassif.com/forum/topics/brasil-respond

sei não… se cavar mais vai sair mais maracutaia escondida desse assunto… esterelizar as populações indígenas?
pessoal, vamos pensando como fazer pressão sobre nossos políticos(?) pra eles pararem de fazer "vista grossa" (vista grossa coisa nenhuma… é o GOLPE BRANCO em curso) para este assunto?

Mario

Nenhum país se desenvolve com soberania, isto é, regulamentação/coordenação/controle dos setores estratégicos. E a propriedade de estrangeiros não residentes é um dos pontos controlados/regulamentados em qualquer país que se preze.
Essa tucanalha entreguista não passa de um bando de papagaios repetindo o que o PIG veicula, a serviço de interesses estrangeiros, para os quais o Estadão vive de joelhos.
Não se trata de xenofobia, mas de ter um projeto de nação, de país, voltado em primeiro lugar para o atendimento das necessidades de nosso povo, com a cooperação de todos os povos que o desejarem, mas não sem controle, sem regulamentação.
Parabéns ao jovem e bravo deputado Brizola Neto, que não descuida do Brasil nem da herança de seu saudoso avô.

    Nelson

    Mario. Permita uma correção do teu comentário, pois creio que você cometeu um erro na primeira frase.
    A frase correta deve ser assim: "Nenhum país se desenvolve sem soberania…."
    Estou certo?

    Mario

    Olá, Nelson, só agora vejo tua observação.
    Quis dizer que para se desenvolver com soberania é necessário haver regulamentação/coordenação/controle dos setores estratégicos. Que nenhum país se desenvolve sem esse requisito estar atendido.
    Mas, de fato, ficou truncado.
    A contrario sensu, também é certa a tua interpretação: sem soberania, nenhum país se desenvolve. Daí a necessidade de regulamentação etc.
    Obrigado pela justa e necessária correção, pelo aclaramento da minha obscura expressão.

edmil

AH!! sensuraram meu comentário logo eu que admiro esse blog.

    Conceição Lemes

    Edmil, nenhum comentário seu foi vetado.

Carlos

Os blogs, chamados progressistas, estão dando muito espaço para essa gente. Eles estão nas "falhas da vida". Lá, nos comentários dos leitores, coitado do presidente Lula. É ofendido(de forma violenta e com até palavreado baixo) gratuitamente a todo instante. Fazem chacotas até da deficiência física dele. Não respeitam. Você sente ânsia de vômito quando lê os comentários desses elementos. Como disse, estão usando a tática de se espalharem pelos chamados blogs progressistas, sob o disfarce de serem democratas. Não caiam nessa; porque, na verdade, eles vêm para destilar seu ódio contra o ex-presidente e contra quem o admira e o apoia.

    Rogério

    É. A trolagem está se espalhando. E muita gente que parecia consciente politicamente está se revelando com vocação para troll. Ou será que já eram?

rodrigo.aft

Azenha e demais colegas,

aproveitando o tema "Entreguismo", aproveito para postar 2 links sobre nióbio e terras raras…

vou reproduzir o comentário da colega Renata Buccini no Nassif, um dos q mais acrescentam informações no post:

"Nassif, a Bahia não tem, se não me falha a memória, 40% de suas terras mapeadas e duas minas de terras raras já foram divulgadas, uma em Jequié, com cerio, outra em Barreiras, com tálio. As expectativas de ambas são muito interessantes. Certamente deve-se ter muito mais em todo o semiárido nordestino. Além das duas minas de terras raras, há o vanádio em Maracás, o níquel em Itagibá, ouro em Jacobina, bauxita em Jaquara, ferro e urânio e Caetité, silício em Santa Maria da Vitória, e com um potencial enorme, haja vista os mais de trezentos pedidos de pesquisas feitos este ano junto ao MME. Além de correr a boca pequena na Bahia na possibilidade de pedras preciosas em Jequé, Belmonte e Santa Luzia, pois na Chapada já se sabe.

Já ouviram falar de tálio?
O tálio é um raríssimo metal extremamente valioso, utilizado em indústrias de alta tecnologia, como a da saúde e energia. Atualmente, sua produção só existe no Cazaquistão e na China. Mas issa situação está com os dias contatos.O detalhe mais importante – depois da jazida em si, é claro – é que a concessionária somente concluiu estudos em cerca de 2% da área destinada à pesquisa mineral. Os demais 98%, embora ainda desconhecidos, apresentam dados animadores, devido à provável continuidade da mineralização e o teor de tálio acima da média obtido na área correspondente aos 2% já pesquisados. Se o restante da reserva contiver o mesmo teor da área já conhecida, seu valor pode chegar aos 18 bilhões de dólares. Mesmo que o teor da área reduza em 50%, ainda estaremos falando de 9 bilhões de dólares. Apesar do valor ser infinitamente menor que os valores que envolvem a camada pré-sal, essa descoberta deve atrair ao Brasil investimentos consideráveis de indústrias ligadas ao tálio, ou seja indústrias de alta tecnologia. Isso é uma ótima notícia sob o ponto de vista do desenvolvimento brasileiro, inclusive porque deve proporcionar expansão no mercado de trabalho de alta tecnologia, um dos calcanhares de Aquiles do Brasil que, sem opções de aproveitamento, forma profissionais que acabam sendo aproveitados somente fora do país. http://blogdomirgon.blogspot.com/2011/02/talio-o-
Sobre o Cério.
O cério pertence ao grupo dos metais de terras raras. O cério é um metal de cor cinzenta de ferro, brilho metálico, peso específico 6,9, ponto de fusão 645°C e teve grande importância estratégica durante a guerra. Suas aplicações industriais têm aumentado bastante, embora ainda seja empregado em pequenas quantidades.

O mineral é empregado na estabilização dos carvões das luzes de arcos voltaicos, para aumentar a intensidade luminosa dos refletores e projetores cinematográficos e lâmpadas terapêuticas; na fabricação de pedras de isqueiros; na produção de células fotoelétricas; em aparelhos de raios X; na produção de vidros especiais, em ótica.Um minério de cério importante é a Monazita http://www.jequiereporter.com.br/blog/archives/14
.
Vanádio em Maracás
O ferro-vanádio é o principal insumo para a fabricação de aços especiais de alta resistência, utilizados na fabricação de estruturas de aviões de grande porte, ferramentas, tubos de oleodutos, gasodutos, entre outros usos. http://www.bahiaemfoco.com/noticia/2989/jazida-em… "
——————————–
fonte: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-probl

outro link interessante: O Nióbio e a "Open" (5 páginas interessantíssimas) – http://port.pravda.ru/science/12-12-2008/25569-ni

PELAMORDEDEUS!!! precisamos nos mobilizar… olha o internet pública, infraestrutura e saúde indo pro ralo… e para o bolso de quem sabe ONDE "cavar" e, principalmente, ficar quieto (calando, inclusive, a imprensa).
Estamos pagando pelo baixo preço desses minérios e vamos pagar de novo pela internet, de novo, q poderia ser pública… legal, não? perdemos ao vender o minério barato e perdemos ao não ter o serviço público.

viva o bRAZIL e seus políticos patriotas (dos irmãos bons do north e do sionismo internacional.. sem esquecer q a china já está comprando ativos por aqui, para não podermos vender produtos já industrializados para eles, só matéria prima)!!!

    rodrigo.aft

    para quem nunca ouviu falar um pouco mais sobre metais de terras raras…

    terras raras ou metais de terras raras são, de acordo com a classificação da IUPAC, um grupo relativamente abundante de 17 elementos químicos, dos quais 15 pertencem na tabela periódica dos elementos ao grupo dos lantanídeos (elementos com número atómico entre Z=57 e Z=71, isto é do lantânio ao lutécio), aos quais se juntam o escândio (Z=21) e o ítrio (Z=39)

    terras raras são utilizadas numa grande variedade de aplicações tecnológicas, que vão desde a constituição de catalisadores à produção de materiais luminescentes e de magnetos. Os metais de terras raras estão incorporados em aplicações como os supercondutores, magnetos miniaturizados, catalisadores utilizados em refinação de produtos diversos e componentes para carros híbridos[4]. Iões de terras raras são utilizados como os átomos activos em materiais luminescentes usados em aplicações de optoelectrónica, com destaque para o laser Nd:YAG. Foram também extensivamente utilizados como dopantes em tubos de raios catódicos para televisores e computadores.
    (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra-rara )

    Veja abaixo algumas aplicações (resumidas) desses elementos:

    Lantânio: usado na produção de luz, principalmente para iluminação de estúdios e projeções na indústria cinematográfica
    Cério: usado principalmente na forma de ligas empregadas em pedras de ignição de isqueiros e também na indústria petrolífera
    Praseodímio: utilizadas em componentes de motores de avião
    Neodímio: usado para colorir vidros e em corantes de esmaltes
    Promécio: usado em pequenas baterias para converter luz em corrente elétrica
    Samário: usado em ligas para a produção de fones de ouvido e em óculos de sol
    Európio: usado em TVs em cores
    Gadolínio: usado na fabricação de CDs e memórias de computador
    Térbio:usado em diversos dispositivos eletrônicos
    Disprósio: usado em componentes de materiais para lasers
    Hólmio: é usado como gerador de campos magnéticos, em reatores nucleares e na produção de lasers
    Érbio: usado como pigmento para colorir vidros e esmaltes
    Túlio: é um dos elementos menos abundantes das terras raras, com pouca aplicação comercial
    Itérbio: aumenta a resistência e outras propriedades mecânicas do aço inoxidável
    Lutécio: é empregado como catalisador no craqueamento do petróleo nas refinarias
    Ítrio: usado nas TVs em cores
    Escândio: usado na indústria aeroespacial

    (fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/01/28/s… )

    leia tbém: A guerra pelas terras raras
    (fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101030/… )

    valter

    O lobby é poderoso Rodrigo, te vejo postando em tds os blogs e nenhum retorno, é impressionante, não vi nenhum post em nenhum blog sobre o assunto minérios, nióbio então, vc pode xingar Jesus mas não pode falar em nióbio, os caras tem uma bagaca poderosa que cala a TODOS.

    rodrigo.aft

    valter,

    faço minha modesta parte como obrigação social, um dever ao próximo… difundir o conhecimento é obrigação de quem já tem parte dele e, repetindo uma frase de outro comentário,
    a ficar como está, fica como está… simples assim!!! quem está tirando vantagem, não tem dó, piedade ou "bom senso" para mudar porcaria nenhuma… para q dar voz a covardes?
    enquanto nos portarmos como gado indo para o abate, eles nos tratam como gado indo para o abate…
    pode mugir à vontade, desde q não saia da fila ou cause "problemas" na "operação"…

    tente tumultuar a "operação" do establishment tbém!!! rsrs

FrancoAtirador

O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) sempre foi uma piada governamental (de mau gosto).
Dêem uma lida na Lei 9.393 (19/12/1996) – que dispõe sobre o ITR e sobre pagamento da dívida representada por Títulos da Dívida Agrária – e verão que a maioria dos latifundiários paga pouco ou nem paga esse imposto, simplesmente porque a maior parte das áreas das propriedades rurais são isentas ou não tributáveis.
Além disso, em muitos casos, os proprietários podem fazer declaração para fim de isenção do ITR sem prévia comprovação:

Art. 8º
§ 1º O contribuinte declarará, no DIAT, o Valor da Terra Nua – VTN correspondente ao imóvel.
§ 2º O VTN refletirá o preço de mercado de terras, apurado em 1º de janeiro do ano a que se referir o DIAT, e será considerado auto-avaliação da terra nua a preço de mercado.
§ 3º O contribuinte cujo imóvel se enquadre nas hipóteses estabelecidas nos arts. 2º e 3º fica dispensado da apresentação do DIAT.

Art. 10.
§ 1º Para os efeitos de apuração do ITR, considerar-se-á:

I – VTN, o valor do imóvel, excluídos os valores relativos a:
a) construções, instalações e benfeitorias;
b) culturas permanentes e temporárias;
c) pastagens cultivadas e melhoradas;
d) florestas plantadas;

II – área tributável, a área total do imóvel, menos as áreas:
a) de preservação permanente [APPs] e de reserva legal, previstas na Lei nº 4.771/65…;
b) de interesse ecológico para a proteção dos ecossistemas, assim declaradas mediante ato do órgão competente, federal ou estadual, e que ampliem as restrições de uso previstas na alínea anterior;
c) comprovadamente imprestáveis para qualquer exploração agrícola, pecuária, granjeira, aqüícola ou florestal, declaradas de interesse ecológico mediante ato do órgão competente, federal ou estadual;
d) sob regime de servidão florestal ou ambiental;
e) cobertas por florestas nativas, primárias ou secundárias em estágio médio ou avançado de regeneração;
f) alagadas para fins de constituição de reservatório de usinas hidrelétricas autorizada pelo poder público.

III – VTNt, o valor da terra nua tributável, obtido pela multiplicação do VTN pelo quociente entre a área tributável e a área total;

IV – área aproveitável, a que for passível de exploração agrícola, pecuária, granjeira, aqüícola ou florestal, excluídas as áreas:
a) ocupadas por benfeitorias úteis e necessárias;
b) de que tratam as alíneas do inciso II deste parágrafo;

V – área efetivamente utilizada, a porção do imóvel que no ano anterior tenha:
a) sido plantada com produtos vegetais;
b) servido de pastagem, nativa ou plantada, observados índices de lotação por zona de pecuária;
c) sido objeto de exploração extrativa, observados os índices de rendimento por produto e a legislação ambiental;
d) servido para exploração de atividades granjeira e aqüícola;
e) sido o objeto de implantação de projeto técnico, nos termos do art. 7º da Lei nº 8.629/93…;

VI – Grau de Utilização – GU, a relação percentual entre a área efetivamente utilizada e a área aproveitável.

§ 3º Os índices a que se referem as alíneas "b" e "c" do inciso V do § 1º serão fixados, ouvido o Conselho Nacional de Política Agrícola, pela Secretaria da Receita Federal, que dispensará da sua aplicação os imóveis com área inferior a:
a) 1.000 ha, se localizados em municípios compreendidos na Amazônia Ocidental ou no Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense;
b) 500 ha, se localizados em municípios compreendidos no Polígono das Secas ou na Amazônia Oriental;
c) 200 ha, se localizados em qualquer outro município.

§ 6º Será considerada como efetivamente utilizada a área dos imóveis rurais que, no ano anterior, estejam:
I – comprovadamente situados em área de ocorrência de calamidade pública decretada pelo Poder Público, de que resulte frustração de safras ou destruição de pastagens;
II – oficialmente destinados à execução de atividades de pesquisa e experimentação que objetivem o avanço tecnológico da agricultura.
§ 7º A declaração para fim de isenção do ITR relativa às áreas de que tratam as alíneas "a" e "d" do inciso II, § 1º, deste artigo, não está sujeita à prévia comprovação por parte do declarante (!!!),
ficando o mesmo responsável pelo pagamento do imposto correspondente, com juros e multa previstos nesta Lei, caso fique comprovado que a sua declaração não é verdadeira, sem prejuízo de outras sanções aplicáveis.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9393.h

Raul Paredes

Está preocupado com o quê o articulista?
Com a integridade territorial creio eu. Se for com outra coisa é xenofobia.
E a Raposa do Sol com quase 2 milhões de hectares contínuos não preocupa o nobre paladino da esquerda?
A direita não foi entreguista, enquanto existiu no Brasil. Quem é entreguista é a esquerda perfumada dos tucanos.
E a "esquerda porra-louca-mas-que-não rasga-dinheiro" do Lula e a "esquerdo-centro-dereita-dependendo-de-quem-está-no-poder" de Sarney, Collor e PMDB, podem não ser entreguistas maliciosos, mas são ineptos nessas questões; resumindo, não sabem nem de que caminhão caíram.

    Leider_Lincoln

    Os índios não são brasileiros não, infeliz?

    Heloísa

    Deixa de ser bobinho, Leider.
    O que o cara quis dizer foi que a Monsanto não iria iniciar um movimento separatista de seu latifúndio, pq não faria o menor sentido.
    Já, as reservas, áreas maiores que muitos países para populações ínfimas de índios, que identidade nenhuma tem com a cultura afro e européia do Brasil, estes sim podem ser cooptados pelos imperialistas a reivindicar independência.

FrancoAtirador

.
.
Alguém já leu que os bancos e as transnacionais
são os maiores latifundiários no Brasil ?
.
.

    rodrigo.aft

    Franco, td bom?

    garanto q a posse desses latifúndios não é para plantar nada!
    (eventualmente cana para exportar álcool, mas não muito mais q isso… comida? nem pensar! e se for plantar, só se for para exportação, não para o público interno).

    parece q o d. dantas comprou MUITAS terras… pq será? pq ningúem comenta? (interesses subterrâneos? rsrs)

    o importante é garantir q o bRAZIL não exporte produtos acabados, mas só matéria prima… quer apostar q muitos países e grandes investidores (ESPECULADORES, DANDO NOME AOS BOIS) sabem mais do subsolo brasileiro q o próprio bRAZIL… eita "paizinho" de incompetentes e lesa-pátria…
    (veja meu comment acima)

    inté!

André Guimarães

Não foi eleito, foi escurraçado nas urnas… incompetente.

    P Pereira

    Está falando do Serra?

Alvaro Tadeu Silva

Taí, André. Tira o green card, vai pra Miami, abra um lava-rápido com brasileiras bonitas trabalhando de camisete branca sem soutien. Vermes como você ficarão ricos nessa empreitada. Xenofobia é ter ódio de estrangeiros. Vergonha na cara é não permitir que estrangeiros venham para cá, invadam o BACEN para investigar nossa contabilidade, comprem nossas estatais a preço de banana nanica e nos deem um chute no traseiro quando reclamarmos dos juros dos bancos estrangeiros no Brasil (10x o que cobram nos países de origem) e da porcaria de serviço das teles privatizadas, das distribuidoras de eletricidade privatizadas, etc., etc.

_Cê_

ITR e IPTU deveriam ser proporcionais à distância entre a residência do proprietário e a propriedade.

Marcos Mello

Esse surto entreguista incrustado e balizador da oposição golpista é o aspecto mais sujo e nojento da nossa aristrocracia. Se não fosse essa ânsia em vender tudo para o capital externo, já poderíamos ser uma potência muito maior, com mais desenvolvimento e menos pobreza!

Obrigado B. Neto por expressar a voz do povo!!!

@luisk2017

Separando do joio do trigo, qual a parte dessa manada que veio para cá apenas para lavar dinheiro? E para especulação imobiliária? E para biopirataria?
Quantos tiveram autorização do INCRA para comprar? (independentemente do tamanho do terreno, o Incra tem de autorizar)
No litorial de Alagoas, segundo um italiano (que mora há quase 30 anos por lá) "o que veio da Itália, recentemente, em sua maior parte é lixo".
Há gente boa vindo, sobretudo aposentados, que montam suas pousadas, seus pequenos negócios etc. Mas, há coisas preocupantes.

edmil

Esse BRIZOLA NETO é o mesmo que faz parte do governo caobral se for não tem moral para tal.

André

Esse Brizola Neto foi rejeitado pelo povo na eleição e agora destila duas "teorias" na internet.

Essa daí é xenofobia pura, preconceito escancarado.

Quando o Evo Morales ROUBOU as instalações da Petrobrás, onde estava o ex-deputado?

Quantos textos, quantos "tijolaços" a respeito dessa excrescência criminosa contra o povo brasileiro que teve a cumplicidade do ex-presidente Lulama foram pautas desse Brizola?

    João PR

    Troll tucano, conduzido pelo PIG, e com falta de visão de mundo (ou com uma visão totalmente deturpada no que tange aos interesses nacionais).
    Em tempo: Brizola Neto teve uma votação expressiva, tanto que era o primeiro suplente. Daí dizer que o Deputado Brizola Neto foi rejeitado pelo povo há uma grande distância.

    Leider_Lincoln

    André, goste você ou não, ele É deputado. E preconceito e xenofobia é o escambau, entreguista. O que você defende é que, se tiverem dinheiro, estrangeiros podem comprar o que quiser no Brasil? Ah, e eu sei que este André não é o Andre. Ele pelo menos é inteligente, só não é intelectualmente honesto. Seu nível de troll está mais para uma das criações do Richard Smith, como a Carmem Leporace…

    Nisin

    Vai se informar tucano. Pare de repetir a papagaiada do PIG.
    Quer entregar o Brasil? Compre-o primeiro tucano.

    Waldir Ferreira

    Andre,vc ja foi designado como verme,caia fora,va mesmo pros " esteitis "

    Nelson

    Estás duplamente equivocado, meu caro André.
    Primeiro, porque não houve roubo dos bolivianos às instalações da Petrobrás e, segundo, porque não houve crime algum contra o povo brasileiro.
    Se há alguém que deveria reclamar de roubo, esse alguém são os bolivianos. Os cerca de 70 contratos assinados por governos anteriores ao de Morales, corruptos até a medula, com petrolíferas de vários países, a Petrobrás incluída, previam algo absurdo, para dizer o menos, que talvez você não saiba.
    As empresas exploradoras do petróleo e do gás boliviano ficariam com 82% dos ganhos resultantes da exploração, deixando apenas 18% para os bolivianos. É ou não um absurdo inominável, André?
    Ou seja, os bolivianos que, historicamente, já haviam sido roubados na imensidão de prata que existia em Potosí, e no estanho, minérios que saíram praticamente de graça para fazer a riqueza de países outros, estavam sendo novamente surrupiados e sujeitos a continuarem na penúria em que vivem por séculos.
    Então, Evo Morales fez aquilo que qualquer presidente decente, com um mínimo de zelo para com sua nação, faria.

    Fabio SP

    Falta a informação principal… Os maiores donos são da China…

    GilTeixeira

    andré, você é uma anta!

    yacov

    Ô André, acho que está na hora de você tomar o seu remédinho. Aquele da faixa preta. Não deixe passar o horário senão você fica assim, meu guri, babando e falando coisas ininteligiveis.. Pobre rapaz…Tão moço e tão perturbado… huahuahuahuhauhuahuhauhuahuahuahuhauhauhauhuahuahuhauhuah…

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Deixe seu comentário

Leia também