Presidente Lula: Dilma vai priorizar debate sobre a regulação dos meios de comunicação

Tempo de leitura: 3 min

Quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 às 12:01

do Blog do Planalto

Os ativistas da comunicação no Brasil devem se preparar para um importante debate que vai ganhar corpo a partir do ano que vem: a mudança na regulação dos meios de comunicação do País. O alerta foi dado pelo presidente Lula nesta quinta-feira (2/12) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) em entrevista coletiva a oito rádios comunitárias. Segundo informou, o Ministério das Comunicações do governo Dilma Rousseff vai priorizar esse debate, com ampla participação da sociedade, porque a legislação brasileira é ultrapassada e não reflete o mundo altamente tecnológico e conectado à internet que temos hoje. A discussão está na mesa:

O novo Ministério está diante de um novo paradigma de comunicação. Quero alertar vocês porque esse debate vai ser envolvente, tem muita gente contra e muita gente a favor. Certamente, o governo não vai ganhar 100% e quem é contra não vai ganhar 100%. Eu peço que vocês se preparem para esse debate. Se a gente fizer um bom debate conseguiremos encontrar um caminho do meio. Esse será o papel do novo Ministério de Comunicações.

Lula expressou a vontade de se dedicar às discussões a respeito do Marco Regulatório das Comunicações após o fim do mandato, já que, segundo disse, poderá ter um discurso que não podia ter na função de presidente da República. Ele disse que como militante político exercerá um papel centralizador dos debates da sociedade brasileira para politizar a questão do marco regulatório e “resolver a história das telecomunicações de uma vez”. Para isso, ΅é preciso ter força política” e embasamento, para vencer “o monopólio”que existe atualmente nas comunicações.

Na opinião do presidente, é preciso mudar urgentemente o padrão da comunicação brasileira, que não reflete a pluralidade do País e não contribui para a difusão da diversidade cultural. Lula disse que não é mais possível que uma pessoa que mora na região Norte, por exemplo, só tenha acesso à programação de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na opinião dele, “sem querer tirar nada de ningúem”, é preciso que se dê a oportunidade para que moradores do Sudeste tenham acesso às informações de todo o País e para que todas as regiões estejam em contato com sua própria cultura.

A democracia tem uma mão para ir e uma para voltar. Por isso é que nós trabalhamos a necessidade que você tenha uma programação regional para uma interação mais forte. Acho que poderemos avancar.

Ouça aqui a íntegra da entrevista:

Baixar arquivo mp3

Durante a entrevista, que durou pouco mais de uma hora, o presidente falou sobre o preconceito que existe na política brasileira que o vitimou “a vida inteira” e que o assustou durante a campanha presidencial. Lula ressaltou, entretanto, que acredita que prevalecerá o bom senso e que está certo de que Dilma Rousseff fará mais e melhor, porque encontrou um País muito mais desenvolvido e com a economia em amplo crescimento.

O que eu vi nessa campanha me assustou. Eu sempre fui vítima de preconceito, carreguei a vida inteira, e o preconceito deixa marcas profundas, quase que incuráveis. Eu não tinha noção de que eles seriam capazes de fazer uma campanha tao preconceituosa quanto fizeram com a Dilma… apenas porque era uma mulher candidata. Mas podem ficar certos de que a Dilma não veio de onde eu vim, mas ela vai para onde eu fui.

Participaram da entrevista com o presidente Lula as rádios Maria Rosa, de Curitibanos (SC); Heliópolis, de São Paulo (SP); Líder Recanto, do Recanto das Emas (DF); Oito de Dezembro, de Vargem Grande Paulista (SP); Santa Luzia, de Santa Luzia (MG); Cidade, de Ouvidor (GO), Fercal, de Sobradinho (DF) e Comunitária Integração, de Santa Cruz do Sul (RS). A entrevista foi transmitida ao vivo pelo Blog do Planalto e também por diversos outros blogs do País.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lucio Dias

Otimo artigo. Mas alguem aqui pode me dizer por que Dilma tem que engolir de goela abaixo o Nelson johnbim?

fernandoeudonatelo

Os movimentos sociais e organizações dindicais tem de entrar com tudo nessa briga, pressionando as forças políticas nos representantes progressitas no Congresso.

Senão, a regulação se resumirá a um cenário de convergência de mídias, fiscalizar com um marco legislativo sobre as tecnologias de instantaneidade (TI em comunicação móvel e etc.)

Não sei se vai haver a efetiva reformulação da Anatel, e a normatização dos direitos de resposta, da criação de um Conselho Nacional para verificar descumprimentos aos direitos humanos e outros.

A pior batalha vai ser a auditoria sobre propriedades de meios cruzados e oligopólio de regiões, aonde entra inclusive emissoras filiais, ligadas a congressistas ativos.

    Jota Ricardo

    Os que querem um Brasil efetivamente democrático acabam de perder a primeira batalha. Helena Chagas(ex-o globo,e muito mais dócil aos patrões) acaba de ser escolhida presidente da SECOM. É Dilma cavando a própria sepultura dia a dia…

    Marco Túlio

    http://180graus.com/geral/lobao-e-sarney-entre-os

    Se mexererm com o clã Sarney, única ponte (pedagiada) entre o governo Lula/Dilma e os papa-cargos, adeus "governabilidade". É não?

    Entonces…só depois que o clã desaparecer. Lá por 2090 ou 2100…talvez.

Colin Brayton

Foi ou você ou Vianna, Azenha, que deu a dica: se quiser sabe do Brasil, frequente a mídia regional, em expansão saudável. Querendo saber do caso do vereador Romazzini de Guarujá, por exemplo — assassinado — eu achei uma cobertura ampla pela TV Tribuna de Santos — 15 minutos em comparação com os 40 segundos no TV Globo SP.

É difícil entender porque no Brasil uma cidade de 100,000 moradores como aquela onde eu crescia não consegue viabilizar um o dois jornais, no mínimo, além de vários orgãos da imprensa alternativa como os semanais grátis que abundam lá em casa (sou ianquimperialista).

A TV conta a história: Quase não há anúncios locais nos canais disponíveis em nosso plano de TV a cabo — a não ser que sejam anúncios bombásticos de shoppings faraónicos. O PMEmpresário quase que não compra propaganda, me parece. Estou no caminho certo, acha?

Tive a oportunidade recentemente de observar pessoas numa fila burocrática, e fiquei impressionado: tinham vários com mais que um jornal na mão, por exemplo tipo Destak ou Metro e também Brasil de Fato ou que seja, até algum jornal pe-de-chinelo de bairro.. (Também houve um publicitário revisando uma alfarrábia de clipping!) É o que eu sinto também: barato é bom e variedade é boa.

Julio Silveira

O Presidente Lula devia é vir a publico falar dessa estória de base americana no Rio de Janeiro, para mim tão importane ou até mais que essa regulação da imprensa.

chanceler

Torço que não passemos quatro anos debatendo o óbvio: a necessidade de uma regulamentação dos meios de comunicação (nossa Ley dos Medios).
Espero até o mais tardiamente no segundo ano do governo Dilma a sanção de um projeto que de fato democratize as relações entre midias e sociedade.

Gerson Carneiro

Estribuuuuucha PIG !

Heitor Rodrigues

O padrão parece imutável. Um provocador acena com comentário desarticulador do debate. As respostas são uma mistura de réplica desqualificante ao provocador com exigências de avanços politicamente inviáveis. Alô, moçada! A eleição presidencial já terminou, e foi vencida por Dilma Rousseff. Ninguém presta atenção ao que diz o Presidente Lula, ´que nem nós obteremos 100% do que queremos, nem êles manterão 100% do que têm hoje`.

O Brasil atual, aparentemente maravilhoso diante do que era oito anos atrás, autoriza cada um a manter a esperança em dias melhores, mas também a responsabilidade de cooperar para que as coisas sigam acontecendo, mais ou menos rápido, mais ou menos bem, conforme as circunstâncias e a qualidade do apoio político a ser oferecido à Presidenta Dilma, por quem é simultaneamente observador e co-autor daquilo que o Governo fará, ou conseguirá fazer.

O Presidente Lula conseguiu evitar os conselhos de seu próprio fígado. Pelo que tem dito, fora da investidura presidencial, parece disposto a ouvir alguns. Mas só uns poucos, do tipo que êle próprio não teve para ajudá-lo em momentos cruciais de seus mandatos.

A Presidente Dilma terá em Lula um aliado incondicional. Pelo prestígio político e pela enorme compreensão das múltiplas facetas da realidade brasileira e internacional, além da capacidade de se fazer ouvir, Lula ajudará a Presidenta a pautar seu Governo apesar do PIG, do embaixador americano e dos rentistas mundo afora.

A desmoralização do PIG e da oposição, conquista autoral dos próprios, será um poderoso ativo da continuidade das políticas de crescimento econômico e inclusão social em marcha.

José Manoel

Azenha: tomara que a Globo vá para a lona!!!! Nocaute no primeiro assalto!!!!!

Dário Menezes

Confio que a regulação da mídia vai acontecer, assim como foi na Argentina e já existe há muito tempo em diversos países, inclusive na nossa constituição. Será um debate forte mas uma coisa é certa: do que jeito que está não vai ficar, a regulação, que já era importante, tornou-se fundamental.

Lila

Acredito que já até passou da hora… Espero que p PIG não faça disso uma tormenta!!!
Acredito que a Dilma conseguirá fazer o que tem q ser feito da melhor maneira… O problema é esse povo do PMDB querendo mandar em td… me dá até coceira!!! O problema das alianças é este, né? Fazer o que??

Vcs viram o vídeo da canção de amor que fizeram com o Serra e a Dilma – autotune (igual do Fantástico)?
http://antidotocerto.blogspot.com/2010/11/dilma-e

MUITO CÔMICO – e o pior é que a música é gostosinha!!!

Maurilio Gadelha

Podes crê, pela imposição, se valem até da 5ª frota americana. Eles são terrivelmente poderosos, infelizmente. Banho de sangue nem pra vencer adianta. Parabéns a Getulio Vargas e João Goulart, estes corajosos e verdadeiros brasileiros. A historia, há muito, fez justiça. Covardia era enfrenta vidas ingenuas a disposição dos poderosos sequiosos de sangue.

Jairo_Beraldo

Pode até fazer. Mas de nada vai adiantar, se estiverem em seu Governo o Malocci (leia-se PIG), o Cardozo (leia-se Daniel Dantas) e o "minha boca é um "túmalo"" Nerso Johnbim (leia-se PSDB). Isso vai dar uma mer… danada!

    Pedro

    Acho que também não é assim, Lula também teve eles e fez o governo que fez.

    Jairo_Beraldo

    Sim, mas é uma incógnita, o que o Nersão "minha boca é um túmalo" Johnbin, fez para estar na equipe do Lula. Como nada é perfeito, essa é uma das coisas nebulosas do governo Lula.

Klaus

Impressionante como Lula sempre diz o que a plateia quer ouvir. Para os bloqueiros "progressistas", disse que depois de sair da presidencia seria tuiteiro e blogueiro. Deus do céu, o que eu não daria para ver uma entrevista de Lula para a revista "Casa e Jardim" ou "Pesca e Cia"…

– Sr. Presidente, o que o senhor vai fazer depois da presidência.
– Bem, não sei se você sabe, mas eu gosto muito de jardinagem (de pescar). Acho que vou relaxar cuidando do meu jardim (pescando um pouco).

    Marcelo Fraga

    E você não imagina o quanto eu daria para não ter de ouvir mais as suas baboseiras!

    Jairo_Beraldo

    Mas gente, se não fosse o Klaus, o que seria da direita? Ficaria torta!

    Fernando Oliveira

    É impressionante como essa vagabundagem cretina, bando de zé-mané PiGuiano, zé-buçanha vidiota, tem o dom de errar o caminho na rede, e dar os cornos por aqui. Se liga, ô pela-saco… O blog do Reynaldo Azevedo, é láááááá ——————————————————————–> na casa do Civitta… Na Veja que o pariu!!!…
    Essa cretinagem chorona, bando de marica perdedor, fica postando m. por aí, pagando o mico-leão- dourado, porque ainda não conseguiu sarar o anel-de-couro do sacode que levou nas urnas; Porque ainda sente o "queimar da rosca" devido a carcada que levou da jibóia Dilma-Da-Cascáia-Preta – uma cobra enorme da fauna amazônica, que mede mais de 55 milhões de votos. Fala sério… cambada de otários…

    El Cid

    putz, cara !! descarregou tudo no "herr sofisma", hein ??

    El Cid

    … ok, próximo troll…

    Klaus

    Esqueceu do sofisma.

    El Cid

    … é mesmo, "herr chorão" !!

    José Manoel

    Isso aí, meu amigo, não vi nada igual!!! Vai desentortar banana!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gerson Carneiro

    " Deus do céu, o que eu não daria para ver uma entrevista de Lula para a revista "Casa e Jardim" ou "Pesca e Cia"…" – klaus

    Deus do céu, klaus! Não sei como você consegue viver apenas de frustração. Tome cuidado para não se entregar à cachaça. Eu não dou nada para estar em sua pele.

    El Cid

    …ô Gersão, e ele é de tomar cachaça? delicado como ele é, no mínimo, ele vai tomar uma "Berliner Weisse" ou uma "Bock" (isso se o temperamento dele não azedar)…

    Gerson Carneiro

    isso aí é se azedar, se não azedar vai ficar no costumeiro Martini com gelo e uma cereja pra quebrar o efeito do alcool.

    Rafael J

    Chora, Filomena, chora!

    edv

    "Impressionante como Lula sempre diz"…
    Não só diz, mas faz!…
    Por isso, 96% do pessoal gostou e aprovou…

    Já vc, Klaus, deveria se perguntar "como é impressionante o PIG sempre dizer" o que vc quer ouvir…
    E papaguear!..

Baixada Carioca

Durante a campanha eleitoral e em vários artigos que falavam da necessidade de uma Lei que regulamentasse a comunicação social no Brasil moderno eu dizia que somente o presidente Lula é capaz de liderar um movimento com esse fim. Qualquer outro não consegue dar conta dos debates necessários. Lula, por sua altivez e capacidade de argumentação conseguirá chamar a atenção da sociedade para o debate necessário. Todos temos a ganhar.

    Cícero

    Concordo. O Lula, além de sua incrível aptidão para articular na seara política, tem uma capacidade de argumentação fantástica. Sua participação, como militante a partir de 2011, nos debates sobre a regulação dos meios de comunicação do País será fundamental.

    Como ele mesmo costuma dizer, é preciso ter argumentos sólidos, força política e determinação para vencer o oligopólio das comunicações no País.

Deixe seu comentário

Leia também