Assange: Fascina ver os tentáculos da elite americana corrupta

Tempo de leitura: 3 min

do Opera Mundi, via Vermelho

O fundador do site Wikileaks, Julian Assange, falou com exclusividade ao Opera Mundi nesta segunda-feira (6). Assange não escondeu a irritação com o congelamento de sua conta bancária na Suíça e também falou de outras ações tomadas contra a organização desde o lançamento de documentos sigilosos de embaixadas dos Estados Unidos.

Assange se preparava para se apresentar à polícia britânica, o que aconteceu na manhã desta terça-feira (7) em Londres. O fundador do Wikileaks é acusado de crimes sexuais na Suécia. A denúncia não é clara, mas inclui a prática de sexo desprotegido com duas mulheres, na mesma época em que dava uma palestra em Estocolmo. Desde o dia 18 de novembro, a justiça sueca expediu mandado de prisão com o objetivo de interrogá-lo por “suspeitas razoáveis de estupro, agressão sexual e coerção”. Julian Assange deve ser ouvido ainda hoje num tribunal de Westminster, na região central de Londres, onde será decidido se ele será extraditado à Suécia.

Opera Mundi — Neste momento, quais acusações pesam sobre você?

Julian Assange São muitas as acusações. A mais séria é que eu e o nosso pessoal praticamos espionagem contra os EUA. Isso é falso. Também a famosa alegação de “estupro” na Suécia. Ela é falsa e vai acabar se extinguindo quando os fatos reais vierem à tona, mas até lá está sendo usada para atacar nossa reputação.

Opera Mundi — Sobre essa acusação de espionagem, há algum processo judicial correndo?

Julian Assange — Não. É uma investigação formal envolvendo os diretores do FBI, da CIA e o advogado-geral norte-americano. A Austrália, meu país, também está conduzindo uma investigação do mesmo tipo — em que se junta todo o governo — e ao mesmo tempo estão asssessorando os EUA. Uma das fontes alegadas para essa investigação, Bradley Manning [militar acusado de ser a fonte do Wikileaks], está preso em confinamento solitário em uma cela na prisão no estado da Virginia, nos EUA. Ele pode pegar até 52 anos de prisão se for condenado por todas as acusações, que incluem espionagem.

Opera Mundi — Qual a diferença entre o que faz o Wikileaks e espionagem?

Julian Assange O Wikileaks recebe material de “whistle-blowers” (pessoas que denunciam algo errado nas organizações onde trabalham) e jornalistas e os entrega ao público. Acusar de espionagem quer dizer que nós teríamos que trabalhar ativamente para adquirir o material e o repassar a um estrangeiro.

Opera Mundi — No caso da Suécia, o que as mulheres alegam?

Julian Assange — Elas dizem que houve sexo consensual. O caso chegou a ser arquivado por 12 horas quando a procuradora-geral em Estocolmo, Eva Finne, leu os depoimentos. Depois foi reaberto, após uma articulação política. Todo esse caso é bastante perturbador. Agora, eles acabaram de congelar minha conta em um banco na Suíça, nosso fundo para pagar minha defesa.

Opera Mundi — Com base em quê?

Julian Assange Eles estão alegando que eu os coloco em risco. Mas não têm nada que sugira isso, e de qualquer forma isso é falso.

Opera Mundi — E qual é a sua opinião sobre o congelamento de transferêcias de dinheiro pela empresa PayPal, e o fato de que a Amazon retirou o site do ar? Como você vê essas ações?

Julian Assange É fascinante ver os tentáculos da elite norte-americana corrupta. De certo modo, observar essa reação é tão importante quanto ver o material que publicamos. A Paypal e a Amazon congelaram nossas contas por razões políticas. Com o Paypal, 70 mil euros foram congelados. Com o nosso fundo de defesa, cerca de 31 mil euros.

Opera Mundi — O que eles alegam?

Julian Assange Eles dizem que estamos fazendo “atividades ilegais”, o que é, claro, uma inverdade. Mas estão ecoando as acusações de Hillary Clinton [secretária de Estado norte-americana] sobre como publicamos documentos que podem causar transtornos aos EUA. Mesmo assim, o líder do comitê de segurança nacional no Senado disse com muito orgulho que ele havia ligado para a Amazon e exigido o fechamento no site.

Opera Mundi — O que o Wikileaks está fazendo para se defender do congelamento das doações?

Julian Assange Nós perdemos 100 mil euros somente nesta semana como resultado do congelamento dos pagamentos. Temos outras contas em bancos – na Islândia e Suécia, por exemplo, que o público pode usar. Estão em um site. Também aceitamos cartões de crédito.

Opera Mundi: O que mais o Wikileaks está fazendo para se defender?

Julian Assange Nós estamos contando com a diversidade e o apoio de boas pessoas. Temos mais de 350 sites pelo mundo que reproduzem nosso conteúdo. Precisamos disso mais do que nunca.

Nota do Viomundo: Nesta terça, Julian Assangue foi preso no Reino Unido.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gelson da Silva

Vamos reagir, todos os que estao cansados da ditadura capitalista do império Americano, tem hoje como mostrar com auxílios, que a sociedade nao aceita que cobrem do Wikileaks a fatura da imprudência, demonstrada pela diplomacia mentirosa dos estados unidos da américa, ainda mais agora que mostrou a sua face opressora e anti-democrática.

giovani montagner

a companhia administradora de cartão visa cedeu a pressão é parou de repassar as doações efetuadas por usuários de seus cartões.
http://www.bbc.co.uk/news/business-11945875

Gonzaga

Azenha,

Você que tem experiência de correspondente estrangeiro, poderia dar alguma informação sobre essa "moralidade" sexual dos suecos? Pelo que se lê e ouve na mídia, lá é "ilegal" fazer sexo com duas pessoas diferentes na mesma semana, e sexo sem camisinha é considerado estupro! O engraçado é que quando eu era adolescente, "revistinha sueca" era sinônimo das mais permissivas estripulias sexuais, em fotos coloridas.

Gerson Carneiro

A bolinha de papel americana veio na forma de acusação de estupro.

    Mário SF Alves

    Gerson,
    Essa história da bolinha de papel, a gente não esquecer nunca! Ficou para os anais da demo-tucanice-sarah-palin-aguda. Valeu!

    Gerson Carneiro

    Pois é… para o azar dele esse episódio ficou grudado. Nunca mais ele se livrará.

Guilherme

O último texto (dinamite pura) de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, antes de ser prêso.
E antes do próximo, em breve, espero. (comentado e traduzido) >
http://otherstreams.blogspot.com/2010/12/o-ultimo

    Mário SF Alves

    Estive por lá. Obrigado.
    Fica uma "vaga idéia" de que está certa a máxima: "…a verdade vos libertará"

Rafael

Conheçam a "moça" que armou a arapuca para pegar o Julian Assenge. Ela nasceu em Cuba e atualmente trabalha para a CIA na Suecia.
http://www.cubadebate.cu/noticias/2010/12/07/la-m

    Mário SF Alves

    Catchete! Questo mondo esta muy loco, oh! meu.

    Mário SF Alves

    Vi a matéria, o cara tem bom gosto! Então, a mulher (…) era uma bateria anti-aérea contra Cuba? A matéria parece isenta de torções ao acaso. Portanto, se verdadeira, qual a motivação da Srª Ardin em se aproximar do J. Assenge?

O_Brasileiro

Nunca se deve subestimar a vida!
Imagine que alguns poucos homens conseguirarm vencer a "segurança" do "império" e divulgar a "humanidade" da sua Diplomacia.
Só ver o poder dos seres humanos já faz a vida valer a pena!
E pena também é ver que tal poder é usado não só para o bem, mas também para o mal…

    Mário SF Alves

    Perfeito, O_Brasileiro!
    Mas, com todo o respeito, "ainda estão girando os dados" e esse mundo anda tão louco, tão louco que é bom ficarmos um pouquinho pé-atrás.
    A propósito do bem e do mal, quem sabe, talvez o bem tenha mesmo mais gás que o mal, não é mesmo? A dúvida que resta é: e se não tiver? Bom, se na correlação de forças entre um e outros der empate, bom… aí basta que cada faça a sua parte e já estaria de bom tamanho. Mesmo porque o futuro à Deus pertence, dizem alguns.

jbmartins

O PIG não vai se pronuciar sob o direito a informação, censura ou os Americanos podem censurar e torturar, fazer guerras, acho que o PIG é financiado pelos americanos.

Cícero

O erro não está na divulgação dos documentos, mas no sistema de arquivamento e fiscalização dos ficheiros secretos dos EUA. Houve falha no sistema como um todo. Isso mostra que a maior potência bélica da Terra é, de certa forma, vulnerável a ataques virtuais. O que põe em xeque a sua segurança.

Não adianta agora chorar pelo leite derramado. O que foi publicado, não tem mais volta e tende a se multiplicar. Como disse o próprio Assange, há mais de 350 sites pelo mundo que reproduzem o conteúdo do Wikileaks.

    Mário SF Alves

    Cícero, permita aí um reforço. Você disse 350. Pois bem, para quem puder colaborar envio o link: http://alt1040.com/2010/12/como-crear-un-espejo-d… (estratégia “mirror” de blindagem das informações contidas no banco de dados do website).
    Abraços.

    Cícero

    Mario, dei uma passada por lá. Pelo que vi, parece que não é tão difícil criar um espelho do Wikileaks. Já são 500 sites reproduzindo o contéudo. Dificilmente os EUA poderão conter essa onda.

daniel

H I P O C R I S I A
é isso que da pra dizer desses governantes americanos
pregam a seculos a democracia e a liberdade de expressao.
a +- 10 anos atras o "senhor da gerra bush" se elegeu sem a maioria dos votos
E agora censuram na cara dura!!!

    Mário SF Alves

    Daniel,
    Divido com você o meu estupor! Os caras são uns loucos. E o pior, com a b… em cima de milhares de ogivas nucleares. "Tremo" só de pensar no que pode resultar de tudo isso.
    Abraços.

Silvia Guerra

É, parece que o caldo está começando a ferver pro lado do governo norte americano. O Obama deve estar se perguntando: o que é que eu estou fazendo aqui?

    Mário SF Alves

    Deve estar tipo: we can't!, we can't!

Regina

Importantissimo, que leiam o comentário de Valter,no sem pauta do Portal do Nassif…O pesquisador LUIZ CARLOS MOLION faz as mesmas denúncias do Assange…e por falar dele…ASSANGE FREE.

Regi

Mas o wikileaks no Brasil não é tão transparente assim, uma vez que a Folha e O globo é que tiveram acesso às informações do Brasil.
Não havera a transparência alegada por ele.

Wilma

Leiam o artigo de Julian Assange no sitio resistir .com cujo titulo é: Não matem o mensageiro por revelar verdades incómodas – http://resistir.info/varios/assange_08dez10.html

    Mário SF Alves

    Wilma,
    Parece que a coisa azedou de vez; não é a tal Sarah Palin, do Tea Party, recomendou publicamente o assassinato dele, do Assange.

Geysa Guimarães

Mexer com o Império é mexer em vespeiro. Risivelmente ridículas as acusações das raparigas suecas. Lembrei do caso Mike Tyson, em que a "vítima" foi ao quarto do boxeador se oferecer e saiu de lá se dizendo estuprada. O pobre do Tyson curtiu cadeia e bau-bau, carreira.
Assange que se cuide. Até Boris Casoy disse ontem que ele pode aparecer "suicidado".

    Mário SF Alves

    Geysa,
    Boris Casoy, pelo exposto, deve entender bem disso, não é?

Antonio Carlos

Acabo de ver nos sites http://www.cubadebate.cu e http://www.telesurtv.net , que uma das mulheres que
denuncia o líder do Wikileaks é uma conhecida agente da CIA.

Esta provado a perseguição .

José Manoel

Azenha: sempre que esses norte-americanos fazem ou planejam alguma m……….. e isso vem à tona, eles sempre procuram um bode expiatório!!!! É uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

El Cid

Depois de "fud…" com dezenas de embaixadores pelo mundo afora, ele só poderia ser preso por "abuso sexual"….

Xico

Poderíamos rebatizar o Assange para Julian Cristo Assange…qualquer ser humano que tenha a petulância de afrontar o SISTEMA receberá esse mesmo tratamento que estão dando ao Assange…foi assim com o filósofo Sócrates, com Jesus Cristo, com Zumbi dos Palmares, com Mandela, etc…
E eu não sabia que já fui um “whistle-blowers” do Exército Brasileiro…hahahaha…que chique!

trombeta

O PIG é igual em qualquer lugar do mundo, liberdade de imprensa só se for a favor, contra nós nunca.

E o prêmio nobel da paz ideológico para uma prisioneira de Miamar, que tal usar o mesmo critério e conceder a honraria para algum palestino preso nas cadeias israelenses?

O wickleaks mostrou ao mundo o projeto megalomaníaco dos EUA em querer controlar o planeta com a ajuda dos seus "assessores" subservientes da Europa, são todos parecidos: cínicos, conservadores e racistas.

De nada adiantará prender Assange, o rei já está nú!

Emília

E ainda querem que o Brasil compre os caças americanos! Eles não repassam tecnologia porque querem que o país que compra seus caças fique a mercê deles, pois se uma peça quebrar eles não irão repor se o país , por exemplo, entrar em conflito com outro que os americanos apoiam. Os americanos veem fazendo esse jogo político com o mundo desde a segunda guerra. Guerra fria a favor deles, pois quem não concorda com eles, torna-se inimigo e, hoje, o inimigo número um dos yankees, chama-se Assange, do Wikileaks. Yankees, cuidado, isso é só o começo do fim.

    Bonifa

    E os orgulhosos suecos parecem um ratinho tentando mostrar serviço aos senhores americanos…

    Mário SF Alves

    Bonifa,
    Soube hoje, 08/12, que o Governo australiano, depois muito lenga-lenga, já se dispôs a prestar assistência jurídica a ele.

Klaus

Já pensaram se liberam os arquivos do governo brasileiro dos ultimos 16 anos? Não ficaria pedra sobre pedra.

    Gerson Carneiro

    E do Estado de São Paulo então… seria o apocalípse.
    Não ficaria viga sobre viga.

    Thelma Oliveira

    Grande, Gerson.

    Angela Reis

    Se bem que em São Paulo, as vigas não costumam ficar sobre as vigas nas obras do metrô

    Marcos C. Campos

    Klaus , podia ir dormir sem essa. kkkkkk (Boa Gerson)

    Mário SF Alves

    Marcos,
    Desculpa aí, se "invado" um pouquinho o clube, mas porque o Klaus podia ir dormir sem essa?

    El Cid

    … mas é uma maria-chorona mesmo !!

    … engraçado. Se fosse no Brasil de Lula ou Dilma essa prisão seria autoritarismo/censura e quitutes tais, não é "herr chorão" ??

    Heitor Rodrigues

    Parece que há brasileiros tentando, mas somos muito melhores do que os EUA. Até agora, nada de aparecerem as verdades sobre o que aconteceu no Governo FHC…

easonnascimento

Não formei ainda uma opinião concreta sobre Assange. É óbvio que seu “trabalho” incomodou e preocupa muita gente. Sendo assim e com interesses contrariados, fica fácil entender as represálias que recebe no momento, incluindo-se aí as motivações para a sua prisão. Os resultados divulgados no Wikileaks balançaram muita estrutura por aí e deixaram muitos políticos importantes, completamente nus. A hipocrisia veio à tona. http://easonfn.wordpress.com

LUCAS PEREIRA

MAIS UMA LAPADA NOS AMERICANOS: Após Brasil, Argentina reconhece Estado Palestino http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2010/1

    Mário SF Alves

    He, he, Lucas, isso já está ficando é bom!

Rafael

Verdade é um crime. Mentira está protegida por lei.

aldoluiz

Uma revolução começou — e será digitalizada.

Leonardo

Acho que divulgar publicamente locais vitais para segurança de um país, não é correto.

Interessante que o alvo desse cara parece ser os EUA. Os outros países não cometem arbitrariedades? Dois pesos e duas medidas?

    ZePovinho

    Sai pra lá,puppet USA!!!!

    Maoel

    Vou estalar os dedos (ou você prefere rede globo, plim, plim!) ai você acorda tá?!

    Polengo

    E o país em questão não fica procurando os pontos vitais dos outros, freneticamente?

    E quem precisasse saber dos pontos vitais dos eua, ia ficar esperando aparecer um wikileaks?

Polengo

Assombra ver como perseguem o moço.
Se ele fosse ruim mesmo, não estavam perseguindo tanto ele.

Guardadas as devidas proporções, essa história me lembra muito o honrado Sr. Protógenes.

    Mário SF Alves

    Bem lembrado. Lembra mesmo!

Gerson Carneiro

É o que iria acontecer com os blogueiros "sujos" progressistas caso Zé Bolinha fosse eleito. Talvez, com muita sorte, escapariam da acusação de orgia.

Roberto

O pessoal do Serra já vai começar a prestar atenção nas providências contra o Assange, caso aconteça algo do gênero aqui no Brasil.

turmadazica

Sujeira……………………………………..

Gustavo Miranda

Pois é… são essas reações "solidárias" de instituições particulares com a Amazon e o PayPal, que deviam cuidar dos seus próprios focinhos que me intriga… aí há quem diga que conspirações são pura bobagem e neura de desocupados que ficam enfurnados em um quarto acreditando que o mundo se move sob cordas de marionetes…

Achei também muito estranho, quando Fidel, com o apoio dos EUA, tomou Cuba, no dia seguinte, GE, GM e Texaco bagunçaram com a economia inexplicavelmente… idem para a rede confiscada pelo Hugo Chávez.

De longe apoio ou concordo com os dois ditadores, pelo contrário, sou democrata e consumista, mas me pergunto como essas grandes multinacionais conseguem ser tão fiéis aos interesses do governo americano a ponte de sacrificarem suas próprias unidades em prol do congresso estadunidense… nessas horas a gente pensa o quão "bom" deve ser para um país ser integrante da ALCA ou ainda firmar parcerias para progredir com ajuda dos EUA. É… é a turma do compasso, há 140 mil anos ajudando o homem a ter poder…….

    Bonifa

    Não entendi, mas enfim… E tecnicamente, como gostam de dizer os americanos, Chaves ainda não é ditador.

Assange: fascina ver os tentáculos da elite americana corrupta | Conversa Afiada

[…] Conversa Afiada republica post do Viomundo, com entrevista concedida ao Opera Mundi pelo fundador do site Wikileaks, Julian Assange, que foi […]

Deixe seu comentário

Leia também