Antonio Mello: PNBL tem que vir antes da Ley de Medios

Tempo de leitura: < 1 min

Governo da presidenta Dilma está certo:PNBL tem que vir antes da Ley de Medios

do Blog do Mello

Para quem ainda tinha dúvida, Tunísia e Egito ensinaram o caminho: a comunicação via internet pode ajudar a derrubar ditaduras. No nosso caso, a da comunicação.

Do que adiantaria colocar para votação a Ley de Medios agora, com o Governo e o Congresso começando a dar os primeiros passos? Quem teria a lucrar com isso? Já toquei neste assunto aqui Três propostas de Comparato. Sem a primeira, as outras duas são arapucas.

Alguém imagina que Rede Globo, Abril, Folha e Estadão vão ficar apenas repercutindo as discussões? Eles vão usar de todas as suas (ainda) poderosas estruturas de comunicação para fragilizar o governo, denunciar suposta censura à imprensa livre, perseguição política (a la RCTV na Venezuela) para fazer com que a Ley de Medios seja aprovada como uma Lei de Medos: covarde, pequena, atendendo aos interesses desses poderosos meios de comunicação.

Por isso o Plano Nacional de Banda Larga deve vir antes. Com o acesso à informação livre, via internet, chegando à maioria dos brasileiros, teremos uma massa maior para fazer frente ao poderio de comunicação do chamado PIG.

Atualizando uma famosa frase da década de 60 do século passado, de Marshall McLuhan, “o meio é a mensagem”. Informação livre, de várias fontes, comunicação de mão dupla, e não mais, nunca mais, verticalizada, de Marinhos, Civita, Frias, Mesquitas para baixo, nos dizendo o que devemos ver da realidade e como interpretá-la.

Computadores baratos, celulares com acesso à internet, banda larga acessível vão transformar a democracia representativa em que vivemos em uma democracia participativa.

Aí sim a Ley de Medios vai para votação. E nós com ela contra os que são contra ela.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gustavo Pamplona

Sei que a pergunta pareceu estranha… mas é que é apenas gostaria de saber… não sei se estou agradando vocês ou não.

Mas o fato é que depois que li aquele artigo ano passado falando dos rumos do "Vi o Mundo" em 2011 eu tinha entendido o sentido dele… Bom… eu já sabia que o site é um espaço para discussão de idéias… e tecnicamente falando isto seria o mesmo que ir a um bar e jogar conversa fora…

Afinal de contas… Dilma venceu… e o PIG hoje não consegue apresentar um factóide consistente mais….

Fabio_Passos

Isto é desculpa prá amarelar!

fernandoeudonatelo

Acredito que o novo marco regulatório, deve incindir apenas sobre o cenário de convergência de mídias e outras questões de cunho administrativo de tecnologia, tocando até em pontos Constitucionais como, o direito de resposta proporcional ao agravo com a mesma formatação e ramificação da TV Pública.

Mas creio, que a limitação à propriedade cruzada, fiscalização de congressistas ativos proprietários de emissoras filiadas, e estabelecimento de conteúdos educativos e culturais na grade de programação, não serão tocados.

Aliás, seria interessante para a boa margem de investimentos do PNBL, a Lei Geral das Telecomunicações fosse pela primeira vez na história deste país, cumprida pelas operadoras de Tele privadas.

Roberto Locatelli

O que tinha que vir antes de tudo é a organização dos trabalhadores (em sindicatos, associações e movimentos). Sem a mobilização organizada dos trabalhadores, quem manda é o PIG.

    r godinho

    Como isso não vai acontecer nunca, a revolução continuará a ser feita no fundo das tulipas de chope, nas madrugadas calorentas…

Almerindo

Azenha, a coisa não é tão simples assim, infelizmente, pois conheço várias pessoas que, apesar de ter o mundo da internet a seu dispor, AINDA buscam informações em matérias de sites da fôia, globobo e congêneres. Só mudaram de mídia. Ainda há muito o que se fazer, e temos que divulgar EXAUSTIVAMENTE TODOS OS SITES PROGRESSISTAS, senão tudo continuará como antes. Vocês já levam uma boa vantagem pelo fato de não cobrarem pelo acesso, ao contrário do PIG, mas mesmo assim a luta será dura. Quando mando emails com matérias de seu site de dos outros, indico a fonte SEMPRE. Isso ajuda a atiçar a curiosidade das pessoas em conhecer o site, mas também não é garantia.

    r godinho

    Concordo contigo. Todos os grandes editores e as redes de tv fazem chamadas para seus sítios, em geral prometendo maiores informações sobre a notícia, uma forma de dizer ao usuários pouco politizado que "aquilo lá é chato, então fique só com essa noticiazinha" ou ao mais politizado, que "lá você vai encontrar aquilo que mais quer".

Wilson Nascimento

É quente!

Mato a pau.

O PNBL é uma bazuca.

Que inexoravelmente detonará o PIG.

Bang.

Abraços.

Luis

Será a hora dos "showblogs" e dos "showmens" da banda larga. Haja show e seriedade.

Antonio Alves

Lembrando a trajetória do governo Lula, primeiro, o governo da presidenta Dilma tem que ganhar MUSCULATURA com algumas realizações de impacto, para poder assim começar ampliar a aprovação popular e, em seguida, avançar com a democratização do acesso à internet e naturalmente, acesso também aos blogs progressistas. Aí sim, nós, INCIRCUNCISOS, vamos começar a desconstruir esse monopólio da informação..
Para a Dilma começar imPACtanto mais uma vez, seria interessante um investimento pesado na SAÚDE, podendo até trazer de volta a CPMF como fonte para exterminar esse problema crônico em nosso Brasil.

El Cid

… palavras de Roberto Locatelli:

Veja-se o caso dos “dossiês”. Aécio mandou fazer um dossiê em formato de livro contra Serra. O PIG silencia. Se o PT faz denúncias contra algum tucano, a mídia berra: “dossiê!!”.

O twitter do STF ofendendo um político da base aliada. A mídia aplaude. Gilmar Dantas concede dois habeas corpus a Daniel Dantas. A mídia aplaude e acusa o delegado Protógenes e o Juiz De Sanctis de terem atitudes “messiânicas”.

O problema é que muitos políticos do PT morrem de medo da Globo. Se não fosse isso, já teríamos aprovado uma Lei Geral das Comunicações.

Tattu

Concordo que o PNBL tenha que ser aprovado antes da Lei dos Medios, afinal, somente pela rede temos acesso à informações que outra forma de mídia não nos passa. Com tais informações chegando a mais pessoas, torna-sem mais forte a corrente contra o poder do pig. A mídias populares ou convencionais são controladas, haja vista em Minas, em sete anos de governo Aécio, não foi publicada se quer uma vírgula questionando ou duvidando da sua idoneidade.

Francisco

O Brasil não consegue pôr no ar o nome de uns velhos gagás que mataram e estruparam há mais de trinta anos, como vai ter "cujones" para bater de frente com as dez "famiglias" mafiosas em perfeitas condições de saúde?

Eu gostaria muito de ver…

lauro

Lei da imprensa já!

SILOÉ

Concordo plenamente: com barata e ampla banda larga, não vai ter pra ninguém da velha mídia.

Celeste

É isso aí: ninguém pense que a nossa Presidenta é burra!!!

Fabio_Passos

É!
Grande estratégia.
Vamos combater a oligarquia midiática assim que não for mais necessário.

Enquanto isso o governo está enamorado com o PIG (Partido da Imprensa Governista)

O governo Dilma aumentou juros, cortou orçamento e ferrou o trabalhador pobre… miriam leitão tem orgasmos.

Henderson Sousa

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/eua

EUA vão trazendo Egito para o lado do bem. Sorry Irã, Venezuela e Cuba.

Em relação a essa Lei duvido de que o PT tenha peita para emplacá-la. Seria seu fim.

Saudações democráticas.

    Marcelo Fraga

    Lado do bem?

    Pode ser. Quem sabe eles importem alguns assassinos de Israel e alguns torturadores da Arábia Saudita. O melhor de dois mundos, hein!

    Fernando Oliveira

    Lado do BEM filh@ da p#t@, você quer dizer…

    Heitor Rodrigues

    Um bilhão de dólares durante 30 anos para sustentar Mubarak, e 249 milhões para comprar os responsáveis pela transição…

Moacir Moreira

Link direto para o vídeo que mencionei na mensagem anterior:

http://www.vuvuzeladopozzuto.com.br/vuvuzela_ver.php?id=594

Moacir Moreira

Seria interessante lotar as praças das grandes cidades brasileiras para protestar contra a ditadura do monopólio da imprensa, capitaneada pela globo.

Com certeza, essa revolução não seria televisionada.

Uma idéia a divulgar…

Será que a presidenta adere?

A propósito, vejam no vídeo a seguir o companheiro Lula vociferando contra o capitalismo na época das Diretas Já

Mudou o natal, ou mudei eu, como perguntaria Machado de Assis.

http://www.vuvuzeladopozzuto.com.br/index.php

betinho2

Está aí, um artigo enxuto, sem "rebusqué", mas que dá a exata forma de termos uma Ley de Medios da maneira que satisfaça a sociedade e principalmente aqueles que querem ver a Mídia moralizada, com o PIG derrotado.
Volto a dizer, agora embasado com esse excelente artigo:
Time sem torcida organizada não sai da várzea.
E vamo que vamo, com banda larga para sermos mais e melhores nessa correlação de forças.

Gerson Carneiro

É o que digo: muitas vezes para fazer acontecer é preciso inovar e até inverter o que parece ser lógico. Isso é estar à frente das possíveis dificuldades. É o que este governo da Presidenta Dilma faz.

Tive um Chevette, ano 1978, e passei dois anos anunciando no jornal: "vendo Chevette, ano 78". Não conseguia vendê-lo. Um belo dia tive um estalo e mudei o anúncio no jornal: "vendo toca-fitas equipado com Chevette, ano 78". Resultado: no mesmo dia consegui vender o toca-fitas pelo mesmo preço do carro.
Muita gente exclamou "que toca-fitas caro!". Mas onde alguém consegue comprar um toca-fitas já equipado com um carro?

Francisco

Só não podemos perder de vista que as corporações de mídia que controlam o PiG são também proprietárias dos grandes portais de internet. Então apenas o acesso à internet não é garantia de que a maioria disponha de informação de qualidade. É preciso difundir (de que forma?) o acesso aos blogs independentes, que hoje são os grandes disseminadores de boa informação e construtores de conhecimento.

Vera Silva

Argumentação lógica.

Hans Bintje

Eu fico com o comentário sincero do Paulo Henrique Amorim: "trata-se de um desastre revestido numa tragédia."

Ele explica ( http://www.conversaafiada.com.br/pig/2011/01/07/b… ):

"O Ministro das Comunicações Paulo Bernardo responde:

'O projeto tem que ser colocado em debate público'.

Tradução: vou depositar o projeto do Franklin na mesma lata de lixo em que repousam os quatro projetos de Ley de Medios do Governo Fernando Henrique.

Se há um assunto que não precisa mais ser discutido é a Ley de Medios.

Até porque o Governo anterior – a que Bernardo serviu com lealdade – convocou um fórum internacional para discutir a matéria e, aí, se tornou claro que 'regulação' não é 'controle'.

E quando houver a próxima eleição e a Globo derrubar a Dilma ?

Aí, então, o Ministro Bernardo vai se lembrar que o Brasil discute o papel da Globo há décadas ?

Será que ele nunca ouviu falar em 'o povo não é bobo …' ?

Será que lá dentro, no Palácio, no dia da posse, ele chegou a ouvir essa singela homenagem do povo à Globo ?

Elvira Lobato pergunta: o Governo quer controlar a imprensa (como se 'regulação' significasse 'controle') ?

É a pergunta típica do PiG : misturar uma coisa com a outra para afugentar ministros trabalhistas.

Resposta do ministro trabalhista: '… precisamos de um marco regulário' (Mas, todavia, contudo, entretanto – PHA) … há questões econômicas a definir : se teles vão fazer TV a cabo em larga escala, se a convergência das midias se dará livremente ou se vai ter regra para o jogo. Acho que tem que haver uma regra. A liberdade de expressão é vital na democracia e ninguém no Governo não vai mexer nisso.'

Tradução: trata-se de um desastre revestido numa tragédia."

    Antonio Mello

    Quantos votos o PHA tem no Congresso para aprovar a Ley de Medios?

    Hans Bintje

    O cálculo político é outro, Antonio Mello.

    Sem "Ley de Medios" vai começar a "lenta, gradual e segura" perda de votos da presidenta Dilma no Congresso.

    O PiG é tudo, menos idiota.

    Esse pessoal não vai bater de frente com a presidenta logo de cara, ainda ancorada na alta popularidade do Lula.

    Tanto que o movimento está sendo em duas frentes:

    1) Atacar sem trégua o Lula, para desgastar esse apoio; e

    2) Esperar a primeira crise no governo para descarregar toda a artilharia disponível, procurando erodir ao máximo a popularidade da Dilma.

    Sem "Ley de Medios" essa estratégia do PiG tem grandes chances de funcionar. O PHA está corretíssimo!

Marcelo Fraga

Pra quem esperou décadas, mais alguns meses não farão diferença.

Deixe seu comentário

Leia também