Altamiro Borges: Ibope da Globo desaba aos domingos; perde 35% em dez anos

Tempo de leitura: 3 min

fausto-silva-faustao-5160603070394

Domingão do e Fantástico na berlinda

TV Globo perde 35% do ibope aos domingos

 por Altamiro Borges, em seu blog

 Fantástico e Domingão do Faustão, entre outros programas enfadonhos exibidos pela TV Globo aos domingos, que se cuidem. Seus índices de audiência neste dia tão nobre para os anunciantes seguem em franco declínio. Segundo reportagem do site UOL desta sexta-feira (22), nos últimos dez anos, na medição das 24 horas dominicais, a emissora perdeu 35% em pontos do ibope na Grande São Paulo. O cenário exposto na matéria é dramático e deve ter assustado as empresas – inclusive do governo federal – que bancam os bilionários anúncios publicitários na TV Globo.

 “Durante décadas a TV Globo se mantém líder isolada em audiência em todos os dias da semana, em todas as faixas horárias. No domingo, em especial, o dia mais caro para os anunciantes, a emissora sempre se deu ao luxo de não apenas liderar, mas também de registrar, sozinha, mais ibope que a segunda e terceira colocadas somadas (SBT e Record). Esse tempo acabou. Nos últimos dez anos, a Globo perdeu cerca de 35% em pontos de ibope na Grande São Paulo (hoje cada ponto é igual a 67 mil domicílios nessa região). Dos 16,39 pontos registrados de média em 2005, a média caiu para 10,46 no ano passado e está em 10,51 este ano (até o último dia 17)”, descreve a reportagem do UOL.

Há cinco anos, a TV Globo não consegue mais audiência do que SBT e Record somados. Em 2005, as duas emissoras tinham em conjunto 12,34 pontos no ibope, contra 16,39 do império global. Hoje, os dois canais somam 11,32 pontos – quase um ponto a mais do que a poderosa rival, que tem 10,51. “Tudo isso ocorreu exclusivamente porque a Globo perdeu pontos, e não porque SBT e nem Record aumentaram os seus. Pelo contrário. Houve uma ‘compensação’: o SBT perdeu quase três pontos na última década, mas a Record ganhou outros três, então na soma dos dois está tudo como era… O problema, portanto, foi causado unicamente pela queda mais acentuada da líder Globo”.

Vários fatores explicam esta queda acentuada – de quase 35% – nos últimos dez anos. Uma delas é a perda de credibilidade do império global – que transformou a emissora num partido político, cada vez mais editorializado e partidarizado. Outra é a chatice da programação da TV Globo, que se acomodou as altos índices de audiência do passado. Por último, vale registrar a explosão da internet – que afetou todas as emissoras de tevê. No início de maio, a internet completou 20 anos de existência no Brasil. É pouco tempo, mas os seus estragos já são enormes – tanto para os jornais e revistas, que continuam falindo e demitindo, como para as emissoras, que assistem a migração, principalmente da juventude.

Como apontam vários estudos, o acesso à internet no Brasil atinge 60% da população. Neste período, ele deixou de ser concentrado nas faixas mais ricas da população. Em 1º de maio de 1995, a Embratel começou a oferecer o acesso ao mercado em geral – antes, ele era limitado a universidades e alguns funcionários de órgãos oficiais. À época, 250 consumidores foram selecionados para testar a nova tecnologia. Só quem tinha dinheiro podia comprar um computador. Atualmente, 54% dos internautas pertencem à chamada Classe C, segundo pesquisa do instituto Data Popular. O Brasil hoje possui cerca de 120 milhões de pessoas conectadas, segundo levantamento do instituto Nielsen Ibope, de julho de 2014.

Pesquisa ainda mais recente, intitulada “O futuro digital do Brasil em foco”, revela que o número de usuários da internet móvel no país subiu 7% em apenas seis meses – até março último. Segundo Alex Banks, vice-presidente para a América Latina da empresa de medição com Score, este vertiginoso crescimento fez com que o Brasil já se aproxime das economias mais desenvolvidas, como a da Alemanha. A população digital no país é de 84 milhões de visitantes únicos. Segundo a pesquisa, “mais de 29 milhões acessam o conteúdo digital por meio de mais de uma plataforma mensalmente”. O estudo mostra, ainda, que as redes sociais “continuam crescendo, com uma audiência altamente engajada”.

Estas acentuadas mudanças afetam duramente as mídias tradicionais, colocando na berlinda o seu modelo de negócios. A TV Globo já sente seus efeitos! Fantástico e Faustão que se cuidem!

*****


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

sergio ribeiro

Vou festejar o dia que tirarem esse chato do ar. Programa ruim, apresentador tagarela, sem graça, mau educado e enfadonho. Ganha muito para fazer essa tranqueira com muita má vontade.

Walter Pastori da Fonseca

Puxa que noticia exelente toda vez que o ibope da globo cai um ponto o nivel cultural do povo sobe um ponto vamos fazer muito esforço pro nivel cultural do povo brasileiro tao induzido pela midia nefasta chegue muito rapidamente a 100 por cento.Tchau querida globo.

Maria Carvalho

Há muito tempo não assisto a programação desse canal de tv.
O “controle remoto” da Presidenta está funcionando!

Maria Carvalho

Enviei uma mensagem e recebi de volta uma observação: você está enviando comentários muito rápidos, calma aí!

tiago tobias

Ontem estava reparando no programa do Faustão. Acredito que seja o pior programa de Tv do mundo. É muito, mas muito chato.

Faustão e Vídeo Show. Sorte que na ditadura não haviam esses programas, senão, pau de arara ficaria no chinelo.

Francisco

Tolinhos…

O problema é bem outro…

É que está desembarcando um instituto de pesquisa de audiência (alemão) que não está no boldo dos Marinho…

Já faz uns três anos que estão ajustando os índices de audiência para aproximá-los da realidade que talvez esteja rolando há décadas.

(Ou você nunca tinha se perguntando: “Quem é que suporta a programação de fim de semana dessa desgraça?”).

Décadas de anunciantes (públicos e privados…) mantendo o iate do filho do Irineu…

wendel

Muito interessante alguns comentários, mas vamos lá….
Que o faturamento da globo aumentou, não resta a menor dúvida, mas que sua audiência está declinando também o é !!!
Sobre os anúncios do governo feitos veiculados por ela, também o é, mas estão decrescendo.
Sobre a concorrência, tenho minhas dúvidas sobre se o conteúdo acrescenta algo positivo, ao tão falado publico manipulável !!!!!
A queda de audiência da globo, tão falada ultimamente, mostra tão somente que os níveis de audiência sermpre foram os mesmos, mas devido as parcerias com o Ibope e outros institutos de medição, atrelados a interesses mútuos, foram superdimensionados.
Agora, com a possível entrada no Brasil de outros institutos de medição, possivelmente estão publicando esta queda, para não darem a impressão de que sempre os manipularam!!!
É continuar analisando para confirmar !!!!!!!!!!!!!!!!!!

mineiro

que afundem rede esgoto , rede do capeta, rede do bau e todas elas juntas que promovem o lixao aberto contaminado. tomara que a internet acabe com todas elas, nenhuma presta, so para lubriar e manipular os outros.

ricardo

Chata, estúpida, pedante e inútil é a programação da tevê brasileira hoje. Não só da Globo, mas de todas as emissoras. A crise chega tarde para um meio que já deveria ter desaparecido há anos.

    geovanearaujocosta

    Não consigo assistir o Faustao é muito muito mais muito chato.

Sidnei Brito

Não acreditava nas medições do Ibope quando a Globo estourava. Também não acredito agora que apontam a queda de sua audiência.
Pelo que vejo por aí, enquanto houver uma sala de espera, um restaurante com televisão, um boteco de periferia, a Globo tem sua audiência garantida.
Antes que alguém diga, eu sei que o fato de a TV estar ligada nesses lugares não significa que as pessoas estejam assistindo – e parecem que não estão mesmo. Só que o Ibope mede, “supostamente”, aparelhos meramente ligados.
Outra coisa. Como costuma acontecer com muita gente, em um ou outro sabadão, faço visitas a familiares e amigos. É assustador. Ouço falar de quedas de audiência do Fantástico e do Faustão. Na boa, tais quedas são compensadas pelo sucesso de Luciano Huck. Não me lembro de um dia em que a TV não estivesse ligada naquela coisa nas casas de meus anfitriões.
Mais uma vez, antes que alguém diga alguma coisa, já aviso que os que me dão a honra de me receber são pessoas de altíssima escolaridade, com muita “informação”, classe média e média alta – desnecessário dizer, possuem TVs por assinatura de trocentos canais. E mesmo assim, lá está Huck e suas bobagens…
Ah, como gostaria de acreditar que a Globo estivesse mesmo definhando…

    Flaviano

    Frequente melhores casas. A conversa nessas aí devem ser tediosas.

roberto

Globo e outras tevesonas,que não mudaram nada nos últimos 50 anos, são o LP.
A Internet é o pós-CD,que já estava anos luz à frente do LP.
Quem quiser parar no tempo, deve assistir TV,.. muita TV. Vai ficar alienado e perder muitas funções cerebrais.

Adilson

Já são, aproximadamente, uns 15 anos que nem desenho animado assisto na Globo, pelas seguintes modus operandi: mentir, omitir, enganar, inventar e furtar do cidadão o jornalismo sério e imparcial.
A pesquisa demonstra de maneira irrefutável que a parceria que a Globo fez com o PSD foi um péssimo negócio, e que o povo não é bobo.

luiz roberto

Em compensação o faturamento quadruplicou. E essa ano esperam 15 bi,de faturamento..Nesse caso a audiencia pouco importa se as agencias mesmo com os numeros em queda preferem anuncias na emissora,que obtem 67% de toda a verba de propaganda na tv aberta.Inclusive do governo…

Deixe seu comentário

Leia também