ALCA: Quem remou em defesa de Washington

Tempo de leitura: 2 min

06/01/2011 – 07h00
Estratégia do Itamaraty foi atacada em contatos com os EUA, mostram telegramas

RICARDO BALTHAZAR, na Folha de S. Paulo
DE SÃO PAULO

Wikileaks Críticos da estratégia comercial adotada pelo Ministério das Relações Exteriores após a chegada do PT ao poder expressaram com frequência sua insatisfação em contatos com funcionários americanos, contribuindo para minar a credibilidade dos negociadores brasileiros.

Até diplomatas contrariados com as orientações recebidas da cúpula do Itamaraty expuseram suas divergências aos americanos, conforme telegramas diplomáticos dos Estados Unidos obtidos pela organização WikiLeaks.

Os documentos iluminam os bastidores das negociações da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), ambicioso projeto lançado pelos EUA em 1994 e que naufragou uma década mais tarde.

Em maio de 2003, quando o embaixador Clodoaldo Hugueney foi afastado do comando das negociações, um dos seus assessores atribuiu a mudança à opinião favorável que o chefe tinha da Alca e criticou seus superiores.

Em outubro do mesmo ano, um funcionário do Ministério da Agricultura disse aos americanos que os negociadores do Itamaraty eram “paranoicos” e “mentiam” nos relatos feitos ao então presidente Lula sobre as negociações.

Os informes são parte do pacote de milhares de despachos diplomáticos que o WikiLeaks começou a divulgar em novembro. A Folha e outras seis publicações têm acesso ao material antes da divulgação no site da organização (www.wikileaks.ch).

Defensores da Alca acenaram aos EUA com a possibilidade de reativar as negociações em 2005, quando o então ministro da Fazenda, Antônio Palocci Filho, aproveitou um encontro do presidente Lula com o secretário do Tesouro dos EUA, John Snow, para debater a ideia.

Segundo os americanos, Palocci “se ofereceu para liderar um esforço para dar novo impulso às negociações” e levar o Itamaraty a “uma postura mais proativa”. Mas Lula simplesmente “desconversou”, indicando que não tinha interesse no assunto.

Colaborou FERNANDO RODRIGUES, de Brasília


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

edv

A impagável dívida americana talvez explique o gigantesco orçamento militar, mais o gigantesco caixa 1 e 2 em "inteligência".
O dia que alguém eventualmente chiar/cobrar, o calote poderá ser apresentado com uma emissão de "military bonds"…
Será que daqui a algumas décadas a China aceitará esta hipótese?

José

Armadilha cambial: muito interessante o comentário do José Sabino.A saída para essa situação de "enxugar gelo" como você ,corretamente, fala, é aquela que o governo Dilma está preparando.Ou seja,um Diminuiçao da taxa SELIC, ANTECEDIDA por um forte AJUSTE FISCAL. Noutras palavras: só se pode BAIXAR JUROS (que atraem menos Dólares e valorizam o câmbio etc) com menor NECESSIDADE de financiamento. Não é uma questão de querer ou não(discricionária) e exatamente a Situação FISCAL que condiciona a Situação CAMBIAL und so weiter….(usw)

mauro ramos

Esse Palocci e um tucano em pele de cordeiro.Preparem-se para ver novos escandalos na Casa Civil.

Fernando

Isso sim é a esquerda que a direita gosta.

Augusto

Eu não sei como a Dilma foi pôr esse cara na Casa Civil. Antes mesmo dessa nova revelação de Assange, Palocci já tinha violado o sigilo bancário do caseiro Francenildo, o que, em minha opinião, já é algo muito grave para alguém que quer ser do primeiro escalão do Governo Federal. Dilma meteu os pés pelas mãos e vai acabar se lascando por causa disso. Ela ainda não percebeu, mas o que Palocci quer na verdade é o lugar da Dilma.

Gustavo Pamplona

Deem uma olhada nesta "notícia", especialmente pinçada para o "Vi o Mundo"!!! ;-)

[Objetos entopem esgotos e atrapalham o tratamento da água]
A maior empresa de saneamento do país – Sabesp – mostra o que os moradores têm jogado nas tubulações. São objetos que a gente nem imagina que alguém possa jogar no vaso sanitário e que acabam entupindo.
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/01/o

Será que estão tentando falar que o povo é responsável pelas enchentes do Zé Alagão? Ou melhor dizendo, agora do Geraldo "Alaguim". Até parece…

Ou será que é o contrato da Globo com a Sabesp? Que chegou a vender esgoto lá no Acre.

    edv

    As noticias do PIG sobre as enchentes em SP são poucas, sem destaque e sempre com atenuantes disfarçadas ("as maiores chuvas desde", o "lixo", as "invasões" eoutras que "não são" de sua responsabilidade…). Ou ao lado de "mortômetros" de outros lugares, assim que maiores.
    Já a propaganda da Sabesp para "prefeituras de outros estados" foi uma das maiores caras-de-pau já vistas na propaganda de governos (Chirico, no caso) e lavagem de dinheiro para campanha.
    Eles tinham que fazer propaganda para o público do Brasil inteiro (via programas nacionais da Globo) para convencer … os prefeitos…

Rafael

O México depois que entrou na ALCA fechou mais de 500.000 postos de trabalho. É muito triste que Lula e Dilma aceitem pessoas como jobim, palocci e cardozo. Com esses tipos de pessoas o Brasil vai ter o seu povo sempre escravo e miserável, as nossas riquezas serão roubadas pelos americanos e sempre seremos um colônia.

    Rafael

    No caso do México é o NAFTA.

    edv

    Colocando assim o Mexico na gaveta, levando-o a tempos de naftalina…

    edv

    As vezes penso que o México tem uma crise de identidade entre ser um Brasil ou um Puerto Rico.
    Notar que nos tempos de FHC, com metade da população, conseguiram ter um PIB maior que o nosso.
    Ou melhor, FHC conseguiu ter um PIB menor que o deles.
    Torço para que olhem mais para o sul …
    Ou que se integrem de uma vez, como o Texas (e outros).

Bernardo F Costa

Azenha, eu sei que você não é muito chegado em textos áridos sobre economia. Mas em se tratando da questão cambial que parece definitivamente ter entrado na ordem do dia, eu sugiro que você publique este post. Vai dar uma ideia boa dos perigos que passamos e pode fazer muita gente perder os cabelso que ainda tem na cabeça.
http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostra

    Marcia Costa

    Bernando, o artigo é sensacional. Pra quem ainda não leu, recomendo com empenho. Leitura obrigatória. Mas fica a minha pergunta: como podemos sair agora desta armadilha, sem ter os U$$1,5 trilhões da China?

    ZePovinho

    Marcia
    Será que considerar uma grande parte dessa dívida como odiosa e anulá-la não seria uma solução?A briga seria grande contra os defensores de contratos administrativos lesivos ao patrimônio público(que são nulos de pleno direito),mas alguém terá de fazer isso um dia.
    Eu acredito que a Dilma tem coragem.Isso é coisa para as mulheres fazerem,dado que os homens têm mostrado mais covardia do que outra coisa nesses últimos 20 anos.

    José Sabino

    Sra. Márcia,

    O mais legal será o plano B americano: anoitecer com dólar e amanhecer com outra moeda. Aos portadores de verdinhas que mamem no dedo e que reclamem com o bispo.

    Já observou que se dólares fossem a solução os EUA não estariam em dificuldades?

    Outrossim, se os EUA somente entesouram ouro, porque diabos o Brasil teria que entesourar dólares?

    Observe também que todas as moedas do mundo são emitidas; o dólar não: é impresso.

    Vale ressaltar também que cada dólar que se compra é uma autorização para que se imprima outro. Ou seja, é como enxugar gelo. A esperança era que no novo governo a prática de comprar dólares para "segurar" o seu valor seria interrompida. A esperança se foi e sobrou tristíssimo desalento. Tal prática é prejuízo líquido e certo. Tão inexorável quanto o por do sol a cada dia.

    Abraços
    José Sabino
    O pueril

André Oliveira

O Palloci coordenou a campanha da Dilma. Ou ele é do estilo Jekyll e Hyde ou então a Dilma adota a política: "Os amigos perto os inimigos mais perto ainda".. De repente é isso… Mas , sinceramente eu dou muito pouca bola para o wikileaks, pois nele só há relatos de subordinados tentando agradar os chefinhos…Eles devem ser levado sem conta até a página 2, pois podem ser pura obra de contra informação…

    Roberto Locatelli

    André, a campanha da Dilma foi pífia por causa do Palocci. Não deveria ter havido segundo turno com um presidente tão popular como Lula. Se houve segundo turno foi porque a campanha não esteve à altura dos desafios.

    Aliás, a campanha só deslanchou com a pressão dos militantes do PT e da Blogosfera. A vitória de Dilma não foi obra do Tony Palocci.

Gustavo Pamplona

Pessoal… parei de dar crédito ao Wikileaks já tem um bom tempo (e como se isto significasse alguma coisa)

Ninguém no mundo é tão benelevonte (leia-se o fundador Julian Assange) ao ponto de divulgar documentos secretos dos "esteites" com o simples intuito de mostrar ao mundo como os EUA agem por debaixo dos panos

Tinha lido várias entrevistas do Julian, inclusive uma que foi até publicada aqui no "Vi o Mundo", mas qual é a verdadeira intenção deste Sr. Assange? Desestabilizar os EUA?

Duvido muito… mais dia menos dia ele vai acabar fazendo um acordo "milionário" com os EUA e o site vai sumir da face da terra.

Outra coisa, como documentos ultra-secretos foram parar nas "mãos" dele? Até onde eu sei… ninguém no mundo passa documentos assim tão facilmente…

E quanto ao comentário do Sr. Marat mais abaixo…

Então quer dizer que o Temer é perigoso para a Dilma? (tsc… tsc…) Amigo… a Dilma sabe muito bem o que está fazendo.

Vai ver que é ele é perigoso mesmo… já que com o Michel Temer nós temos que temer mesmo! (hahahhaa )

E quanto a vocês dizerem "isto e aquilo" do Palocci (que eu o considero um injustiçado), eu tenho que dizer o seguinte:

"Vocês apenas estão fazendo o joguinho do PIG."

    Marat

    Meu caro Gustavo, procure saber sobre o círculo do Temer (com exceção da Marcela, é claro)… procure saber sobre as votações dele e sobre sua ideologia… de todo modo, Dilma se viu obrigada a fazer essa aliança, e terá muitos ônus… de todo modo, qualquer um é melhor que o Serra… Abraços!

    Gustavo Pamplona

    Interessante… Marat… gostei de seu argumento. ;-)

    Todos nós sabemos que existe dois PMDB's, um ligado ao José Sarney e outro ao Michel Temer, ou em outras palavras um PTista e um tucano. (ou que vocês dizem ser tucano).

    Agora vamos voltar no tempo:

    Não teve uma época em que o Lula não sentava o pau no Sarney? E hoje o que vemos… o Sarney indo até na festa de despedida do Lula em São Bernardo do Campo e totalmente "alinhavado" com o Lula.

    Quer outro exemplo: O Lula sentava o pau no Collor e hoje o que vemos: O Collor "alinhavado" com o Lula.

    Amigo… isto se chama "política"… ou a "arte de permanecer no poder" whatever it takes! (custe o que custar)

    Sou PTista assim como a maioria de vocês, mas pelo menos não chego a ser um "alienado" e que acha que um vice pode tomar o lugar do presidente assim do nada.

    Nota: Sem querer escrevi "benevolente" errado acima… sabem como é… digito rápido.

    Marat

    Gustavo, todos somos contraditórios, porém, caráter alguns não têm, e ai eu poderia das inúmeros exemplos… O wikileaks, inclusive, é muito bom para desmascarar certas hipocrisias.
    Lógico que numa coligação as pessoas têm de engolir "aliados" que seria melhor não ter. Dois desses "aliados" eram o falecido Quércia e o temer. Ambos nunca foram padrão de ética e lisura. Há quadros bons no PMDB? Vários, porém, os que tem uma biografia com mais altos que baixos dificilmente conseguem liderar…, então, as alianças, que muitas vezes são nefastas. Espero estar errado, espero que Temer mude para melhor, mas com sua biografia não tenho muitas esperanças. É torcer pela saúde de Dilma, e torcer para que os trabalhadores (de verdade) da coligação de Dilma lutem arduamente por um país melhor, mais justo e livre de ingerências estadunidenes e da OTAN.

Pedro Soto

Não precisa ir mais longe, gente.
O livro do Palocci "Sobre Cigarras e Formigas" é um verdadeiro manual do neoliberalismo.

ZePovinho

PALOFFINHO,PALOFFINHO……….só te compra quem não te conhece!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Temos reservas cambiais de quase 300 bilhões,não é isso??Só que existem, no Brasil, fundos voláteis 3 vezes maiores do que isso.Taí o medo de Lula e Dilma.Ela tomou essa atitude hoje:

DILMA INTERVEM NA FARRA CAMBIAL

Governo determina que bancos terão de recolher, sob a forma de compulsório depositado no Banco Central, sem remuneração e em espécie, o equivalente a 60% do valor de suas apostas no mercado futuro de dólar, a partir de um certo patamar de valores. Nessa mesa do cassino financeiro, o banco vende a moeda americana a uma determinada taxa e 'opera' para que no vencimento do contrato o câmbio esteja abaixo disso, ganhando na diferença. É essa espiral descendente que valoriza o Real e dificulta as exportações, ao mesmo tempo em que incentiva importações de insumos e bens, desmontando cadeias industriais com risco de desindustrialização. Agora, praticar esse jogo vai custar 60% do valor apostado. É só um primeiro aperto no parafuso das finanças desreguladas que as autoridades econômicas brasileiras afrouxaram sprogressivamente desde os anos 90. A direçã, porém, é correta. Leia mais.
(Carta Maior; Quinta-feira, 06/01/2011)

http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostra

(Artigo de 2008)……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
I) Recursos voláteis equivalem a quase três vezes o total das reservas brasileiras
Dois pontos reafirmam a pertinência desse debate no momento. O primeiro é a gravidade e a dimensão do que está em jogo. Dada a inexistência de controles de capitais, o montante de dólares que entrou e poderá sair do país a qualquer momento impressiona pelo poder desestabilizador. “Estamos falando”, explica a economista Daniela Prates, "de US$ 553,5 bilhões que formam o Passivo Externo Líquido (PEL) do país”. Trata-se do saldo entre o estoque dos investimentos externos (financeiros e produtivos) existentes na economia; mais o valor da dívida externa; menos investimentos de brasileiros no exterior e reservas cambiais. Daí a denominação passivo “líquido” – uma medida de dependência mais exata que o conceito de dívida externa já que inclui toda ordem de remessas possíveis, desde juros, royalties, lucros a fugas potenciais do dinheiro de curto prazo.

Há uma outra forma de medir esse flanco, segundo a professora Daniela Prates . O saldo, neste caso, contabiliza o montante bruto de passivos de curto prazo, sem descontar as reservas. Hoje isso daria pouco mais de US$ 531 bilhões: 2,7 vezes o total das reservas. São recursos sujeitos a fugas e resgates abruptos, facilitados pelas decisões tomadas a partir dos anos 90 e agora postas em xeque. “Não existe estabilidade econômica numa situação como essa. Para ter segurança em regime de mobilidade de capitais só mesmo com reservas chinesas (US$ 1,5 trilhão)”, alfineta.

II) Armínio Fraga soldou o país ao cassino financeiro; sucessores mantiveram laços
O Brasil, a exemplo da maioria dos países da periferia do capitalismo, atrelou seu destino à lógica dos mercados financeiros desregulados a partir dos anos 90. O governo Collor já havia ensaiado alguns passos nessa direção, mas o ponto central da solda entre o mercado interno e a finança volátil foi consumado pelo então presidente do Banco Central no governo FHC, Armínio Fraga. Ex-funcionário do mega-especulador George Soros, Armínio trouxe para o BC um reconhecido traquejo no jogo pesado das finanças desreguladas. Foi essa experiência e o endosso do governo PSDB/PFL às teses do Estado mínimo que orientaram a decisão política de liberar o entra-e-sai de capitais de curto prazo no país em janeiro de 2000.

A Resolução 2.689 autorizou a aquisição de ações e títulos pelo capital estrangeiro, bem como liberou-o para captar, interligar e especular em mercados de derivativos. Hoje, o ex-presidente do BC beneficia-se dessa medida à frente do Gávea, um “fundo agressivo” aberto a investidores da elite do dinheiro fugaz. Gente selecionada pela carteira e apetite para correr risco altos em troca de retornos sempre acima da média mundial.

Os sucessores de Armínio Fraga, é forçoso dizer, ampliaram em vez de cortar os laços com a ciranda global. Restrições à aquisição e remessas de dólares foram eliminadas em março de 2005 pelo então ministro Antonio Palocci. Em julho de 2006, concedeu-se isenção fiscal na aquisição de títulos públicos por fundos estrangeiros.

“Boa parte da vulnerabilidade brasileira nesta crise decorre das implicações de medidas que facilitaram a mobilidade de capitais na economia”, confirma a economista da Unicamp………..

TALVEZ FOSSE MELHOR TIRAR O PALLOFINHO DA PORTA DO GALINHEIRO…..

Antoninni Antonioni

Traíra's rides again!

Nilson Moura Messias

Não consigo entender, Palocci, Jobim e Eduardo Cardoso no Ministério, pedido de Lula, continuo sem entender, concordância de Dilma, continuo na mesma. Mistérios dos porões de Brasilia. Espero que tenham data de validade, o mais rápido possivel, pois, com esta galera não dá pra ser feliz.

nono

"um dos seus assessores atribuiu …"
"um funcionário do Ministério da Agricultura disse…"

Que jornalismo é esse? Em primeiro lugar, esqueceu o jornalita de dizer "segundo os telegramas", antes de dizer que fulano mentiu. Em segundo lugar, cadê o nome dos bois? A Folha que proteger alguém?
Já estão na rede o nome de Venturelli e Arno Meyer. Qual o problema em dizer?
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/01/0

Lais

Como tudo na vida , não existe branco ou preto absoluto. Também não confio nada neste Palocci, mas acredito que a Dilma sabe o que está fazendo, assim como o Lula. Vejam na descrição do "causo", que o Palocci tentou, mas o Lula desconversou…. acho que é assim mesmo. Pode até ouvir, mas daí a seguir, tomar a decisão que não quer, aí é outra conversa. Quanto às pressões de bastidores, sugiro a leitura de Confissões de um assassino econômico" e a entrevista concedida pelo autor John Perkins à revista Caros Amigos, ainda no primeiro mandato de Lula. São histórias que muito provavelmente as fontes do Julian Assange poderiam corroborar com facilidade. Quem sabe também as pressões e acordos que impedem que sejam contadas as historias anteriores a 2002 ?? Por exemplo : Projeto Sivam….

Hudson Luiz

Sinais dos tempos
Ontem ouvi de um amigo que no estatuto do PCdoB deve ter algo do tipo: “no último minuto, venda-se”. É claro que isso é uma piada. No entanto Aldo Rebelo está louquinho pra voltar a sentar na cadeira de presidente da Câmara dos Deputados e vejam só o sinal dos tempos: certamente terá o apoio dos ruralistas nessa empreitada. O que leva a outro sinal dos tempos: um “comunista” na presidência da Câmara dos Deputados pode representar enorme retrocesso para nossas instituições democráticas.
Leia a íntegra deste e outros textos no:
http://www.dissolvendo-no-ar.blogspot.com

    rafael martelo

    e que e melhor ficar ao lado da agricultura nacional do que defender a tese dos fazendeiros americanos "fazendas lá e florestas aqui" parece que vc ta do lado deles da soja deles da laranja deles e a gente como somos uns subdesenvolvidos temos que viver que nem indio caçando bicho no mato, vc sabe caça e dificil em cara, a maior estupidez nessas criticas ao aldo e que os pricinpais benificiados com seu projeto de reforma do codigo florestal são os pequenos agricultores pena que vc ta mal informado sobre isso colega moro no MT e conheço bem essa realidade

    Mário SF Alves

    Ô, Rafael! Tá aí. Isso vale uma discussão técnica. Também tenho alguns senões quanto ao grau de restrições do Código Florestal impostas à pequena agricultura. Refiro-me ao que ainda resta – conceitualmente falando – de agricultura nela.

trombeta

Eu já sabia!

Na mesma toada: nada é mais nacionalista e patriota do que os militares brasileiros desde que os EUA estejam no comando.

Leonardo

Não vejo com tanto pessimismo assim o papel do Palloci no governo. Ele apenas atuará como uma espécie de "para-raio" de tudo aquilo de negativo que venha a ocorrer no governo. Na minha opinião, ele foi escalado estrategicamente para ser sacrificado quando as circunstâncias exigirem.

Paulo Villas

Onde estão os documentos anteriores à 2002 , a quem interessa mantê-los ocultos , e porque a divulgação é feita pelos jornais associados ao governo daquêle período. Com a palavra , o WikiLeaks.

Henrique

A Dilma está monitorando essa gente entreguista, assim como está monitorando o STF no caso Battisti que se interferir na decisão do Lula ouvirão um enorme NÃO!

ZePovinho

Esse Palocci,ex-LIBELU,é uma figura!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Sílvia

    Eu conheci o Palloci no seu tempo de LIBELU. Estávamos na faculdade de medicina, eu no 1o. ano e ele lá pelo 4o. ano. Era um rapaz tímido, cabelo encaracolado, parecia um anjinho. Tenho simpatia por ele por causa desse tempo.

João Claudio

Primeiramente olhem da onde se vem essa notícia, não preciso falar mais nada da credibilidade da fonte.
Segundo um bom político e negociador sabe quando tem de se fazer interessado por assuntos diversos.Por favor parem de especular a política e estudem-na.

    Mário SF Alves

    João Cláudio. É essa a idéia! Se puder, informe a estrada. Obrigado.

Marat

Alguns membros da coalização da Dilma são nefastos para o Brasil. Esse Palocci é perigosíssimo, idem o Temer e o Jobim!

    Gilson Raslan

    Assino em baixo.

    ana

    Sem dúvida alguma!

    mariazinha

    É verdade, queridos!
    Temer, Jombeen, Cardozo, é o mais perigoso dos trios.

monge crédulo

Por isso não podemos retroceder. Temos que ir em frente..
PALLOCCI É UM CALO NO DEDÃO DA PRESIDENTA. QUEM O INDICOU? ARGH!!
Moção pública para acabar com esses acordos feitos sob os lençõis(ÊPA!). Essa coisa tem
que ter transparência. Fazem acordos, traem o BRASIL e o povo, levam a propina e nós
fazemos o que? Vamos sair do armário e pular csrnaval?(não seria hora deacabar com
isso?). É momento de mudar as regras do jogo,deixando as coisas mais claras.
Há quem goste de "servir" (hehehehe) aos ianques; tô fora!!

Elton

O Pallocci é um perigo!!!! Acho que veio a este novo ministério para pôr em prática tudo aquilo que não teve como fazer naquela época.

Ricardo Pereira

Qdo eu comento que a atuaçao do Palloci no MF foi um desastre pois demonstrou sua adesao às teses de mercado, muitos me criticaram. Agora esta noticia vem corroborar o que sempre achei. Honestamente, este sujeito nao deveria estar no PT. Se depender de mim pra se eleger pra qualquer cargo, vai morrer a minga…

Filipe Rodrigues

Mudando de assunto…eu estou assustado com o silêncio da esquerda, dos sindicatos, dos formadores de opinião (na blogosfera) em relação a tentativa do governo de levar adiante a concessão dos aeroportos, assim como a Alca é mais uma tentativa de impor uma agenda liberalizante ao governo, logo a Dilma que criticou as privatizações na campanha contra o Serra (Por quê a elegemos então?)
Agora eu vejo que o Sindicato dos Aeroviários estava certo em relação a greve que pretendia realizar.
Vocês acreditam que a TAM e a GOL colocaram dinheiro do próprio bolso para construir um novo terminal?
No Final será usado dinheiro do BNDES (dinheiro público), se for assim melhor continuar com a INFRAERO.
O governo mente ao dizer que não tem dinheiro para investir sozinho, más no governo Lula o BNDES emprestou dinheiro para quem não precisava, fora os juros nas alturas que poderiam incentivar os bancos privados a emprestarem mais.

    Cético de Plantão

    O silêncio dos citados em relação aos atos do governo do PT te assusta? Não sei porque, isso é o padrão.

    Marcio M.

    E você viu algum deles, ou o Emir Sader, darem um pio sobre a demissão de 1,3 milhoes de servidores em Cuba, além do corte de sabonete e pasta de dentes da cota distribuída à população, para fazer ajuste fiscal? Banho e escovação devem ser coisa de burgueses…

    El Cid

    você está se referindo a isto ?
    http://esquerdopata.blogspot.com/2011/01/nao-da-p

    com a palavra, o "Esquerdopata":

    "Com todo respeito possível aos que pagam para ler a Falha, mas vocês precisam revisar suas prioridades e valores. Essas "informações" não têm fundamento algum na realidade, são exercícios de futurologia de gente que não conhece e não gosta de Cuba. Os números, as datas, os motivos, tudo é um amontoado de bobagens. A fonte deve ser o mesmo "diplomata" americano que "informou" Washington que "Sicko" não foi exibido em Cuba por medo de uma revolta popular…

    Cético de Plantão

    Não tenho nada com essa discussão, mas é isso que vc chamaria de fonte confiável de informações? Um cara (um completo desconhecido de um blog obscuro) diz que não é verdade e pronto, fim de papo? Ao mesmo tempo em que milhares de órgãos, da BBC ao Diário catarinense, dizem o contrário?

    Marcio M.

    Isso foi o melhor que você conseguiu garimpar nesse tempo todo? Um piozinho apenas, e dos mais toscos.

    Mário SF Alves

    Olha, eu também me sinto indignado. Cuba ainda é um exemplo para o mundo. Fico imaginando se aquela Ilha tivesse o potencial sócio-econômico que tem o Brasil. Seria o maior país do mundo, com ou sem Tios Sans! E por, falar nisso, a indagação ou indignação não tem que ser para o Doutor Emir, não, mas, sim, para as mega-corporações! Ou seja lá o que for que hoje responde pelo histórico embargo econômico imposto à Cuba. E olha que não gosto de ditadores. De jeito nenhum. Nem dos bonzinhos!

Júlio César

Quem paga os salários destes altos funcionários do Governo brasileiro? Os contribuintes estadunidenses?

Deixe seu comentário

Leia também