“A Copa no Brasil é melhor organizada do que as Olimpíadas de Londres”

Tempo de leitura: 4 min

A Copa de 2014, no Brasil: melhor organizada do que as Olimpíadas de Londres em 2012?

por David Ranc, no blog do Free Projet (Pesquisa em Futebol em uma Europa Expandida)

Ontem [25 de junho], vários jornais franceses disseram que Copa do Mundo de 2014 tem sido, até agora, melhor organizada do que as Olimpíadas de Londres de 2012. É meu dever informar que isso de, forma alguma, distorce a minha visão.

Eu reafirmo o que disse.

Foram meses, talvez anos, de reportagens negativas a respeito da Copa do Mundo de 2014.

Antes de o evento começar, comentários de todos os lados (mídia ocidental, FIFA, donos e garçons de pubs) prometeram um desastre completo e tristeza no Brasil.

Os estádios não ficariam prontos a tempo, os espectadores não conseguiriam viajar para chegar aos locais dos jogos, porque a infraestrutura não ficaria pronta a tempo ou porque os brasileiros protestariam sem parar. A maioria dos comentaristas quase dizia “esses brasileiros preguiçosos, antipatrióticos e não confiáveis” – quando não dizia…

A não ser que eu esteja errado, até agora nada disso de fato aconteceu.

Todos os estádios estão prontos e foram usados para a Copa. Os brasileiros estão exercitando seu direito democrático de protestar e existem relatos isolados de que Pelé e algumas outras celebridades do futebol não conseguiram chegar ao local dos jogos.

Apesar disso, os estádios não estão apenas prontos. Eles ficam lotados em todos os jogos! Mesmo quando a Coréia do Sul está enfrentando a Argélia, em um jogo no qual pouco se ganha ou se perde.

Compare esse quadro com as Olimpíadas de Londres que foram marcadas por várias controvérsias:

*Vários locais de competição estavam praticamente vazios durante vários dos eventos do começo das Olimpíadas. Apesar de o Daily Telegraph  ter culpado os estrangeiros (!) (como eles sempre  fazem ), o LOCOG, Comitê Organizador de Londres dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, relutantemente admitiu a responsabilidade quando encontraram soluções e usou o exército (!) para preencher os assentos vazios.

*O exército já havia sido mobilizado para cobrir as falhas do G4S, a empresa particular que o LOCOG contratou para fazer a segurança dos jogos.

Realmente, o G4S não contratou um número suficiente de guardas para as Olimpíadas. Como de costume , o Daily Telegraph e  grande parte da imprensa britânica usaram casualmente a retórica xenofóbica, destacando que os guardas contratados pela G4S nem falavam inglês (“essas drogas de estrangeiros” novamente!).

*O Brasil foi acusado de ter exagerado no controle das manifestações de rua. Eu certamente concordaria que menos policiamento é, em geral,  a solução melhor quando as pessoas estão exercendo seus direitos democráticos pacificamente.

No entanto, as autoridades britânicas exageram bem mais do que o governo brasileiro no que diz respeito à segurança.

Pense: o exército foi autorizado a instalar mísseis terra-ar em propriedades particulares próximas aos locais dos jogos durante as Olimpíadas. Como até mesmo a BBC destacou, a medida era apenas um “show” e não podia realmente servir a propósito algum.

Quem pode abater um avião a poucos metros de um estádio, a não ser alguém que esteja tentando de tudo para que esse avião caia no estádio e mate o maior número possível de pessoas? Não podemos deixar de mencionar que, apesar de as manifestações serem uma realidade no Brasil, ainda não vimos um avião ou uma asa delta ameaçar os locais dos jogos olímpicos.

Poderíamos adicionar à lista das “coisas que não foram muito bem em Londres 2012”, por exemplo, o penetra na parada das nações que chocou tanta gente na Índia, o LOCOG exibindo a bandeira da Coréia do Sul no lugar da bandeira da Coréia do Norte (obviamente o time da Coréia do Norte se recusou a aquecer e jogar até que a bandeira certa fosse exibida, o que provocou um grande atraso no jogo), mas o que interessa não é criticar a relativamente bem organizada Olimpíada. Não quero ser injusto com os britânicos já que sempre existem polêmicas em torno das organizações de megaeventos.

Vamos apenas recordar que, até onde vai o meu conhecimento, o único evento esportivo internacional que até hoje teve que mudar de país, porque um estádio não ficou pronto a tempo, foi o Campeonato Mundial de Atletismo de 2007, planejado para Wembley, Londres, que acabou sendo realizado em Oslo. Mais uma vez, sejamos justos com a Grã-Bretanha: os atrasos nas construções são comuns em todo país, e os orçamentos das construções invariavelmente estouram.

O ponto, na verdade, é mostrar o abismo que existe entre a realidade e a percepção.

Sempre que um evento é organizado em um país do Hemisfério Sul, o discurso, e a memória, são de fiascos potenciais que, em geral, não se materializaram. Sempre que um evento é organizado nos países do Hemisfério Norte, o discurso e a memória são de sucesso, mesmo quando os fiascos aconteceram.

Seguindo Edward Said, podemos chamar este fenômeno de “orientalização”. Quer dizer: em um mundo no qual a divisão Leste/Oeste foi substituída, nos anos 90, pela divisão Norte-Sul, esse é o resultado de uma visão distorcida que a mídia do Ocidente/Norte tem a respeito do Oriente/Sul.

Vamos dizer de forma mais clara: esse é um discurso xenofóbico e até mesmo racista.

PS do Viomundo: David Ranc é um pesquisador francês em esportes e relações internacionais.  Faz parte do projeto Pesquisa em Futebol em uma Europa Expandida (Free, na sigla em inglês), um consórcio que reúne universidades de vários países da União Europeia e da Turquia.

Veja também:

José de Abreu regrava vídeo memorável: Desculpe, Dilma!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

denis montanho de araujo

pois e, realmente poucas ou nenhuma dessas previsões se concretizaram. o governo junto com os poderosos do futebol souberam articular estratégias para anular os insatisfeitos. digamos que dos milhões de brasileiros patriotas setenta por cento ama futebol, nao se importando com mais nada que esteja acontecendo no mesmo período de grandes jogos nacionais ou internacionais de campeonatos no decorrer do ano, imaginem num campeonato mundial(copa do mundo)sediado no brasil? Quanto aos protestos, e claro que se acontecesse não teria o volume suficiente grande para ter alguma relevância; os protestos se iniciaram com estudantes querendo passe livre em alguns estados o que foi copiado por outros ate se transformar numa onda nacional de protestos organizados por partidos de esquerda ou ongs interessadas em mostrar algum trabalho e arrecadar mais fundos. o povo,(as pessoas economicamente ativas e mantenedoras da maquina do estado, as que geram renda com seus tributos)essas não tem tempo de fazer protestos. protestos feitos por estudantes filhos da classe media so acontecem quando mexem nos bolsos de seus pais; funcionarios públicos ou empresários das “pequenas e medias empresas”. funcionário publico apesar de reclamar o tempo todo não vejo muitos abandonarem o serviço , pelo contrario, o que vejo e se perpetuarem e muitas das vezes passarem a bola para filhos, netos… … empresários,(nem todos mas boa parte deles não tem muito do que reclamar visto que so sendo muito incompetente para não se dar bem num pais como o nosso. problemas com facções foram abafadas momentaneamente no rio pelas upp`s ,não sei quais estados esse problema e recorrente. temos essa porção de feriados prolongados e o fato de termos um numero muito pequeno, infelizmente, de pessoas que realmente tem consciência da verdadeira realidade do paiz

Urbano

Puro e valioso só o quilate das joinhas; e em si mesmas… porque no alto do penhasco é cadaverina até a medula.

Bonifa

Este comentário que analisamos abaixo, postado acima pelo senhor J.f. De Pinedo Kasper, exige reflexão. Ele parece encerrar o rumo que será tomado pela Oposição depois do evento, quando a mídia de direita e seus políticos tentarão desqualificar a Copa como evento altamente positivo, com o objetivo de retomar o caminho da promoção artificial da “insatisfação bruta generalizada”, para possibilitar a volta ao poder das lideranças neoliberais. Diz aquele senhor:

“Ou sou muito burro ou estamos falando de duas coisas diferentes. Pelo que sei, quem organizou a Copa foi a FIFA, com sua expertise de décadas. Ao COL e governos, coube conseguir dinheiro e providenciar segurança. É o chamado padrão FIFA, criticado pelo pessoal mais à esquerda como PSOL, PSTU, etc.”

Comentário nosso:
Então o padrão FIFA é criticado pelos partidos mais à esquerda? Isso não é verdade. O padrão FIFA é apenas um padrão de organização e conforto exigido para que pessoas de todas as tendências culturais e de diversas funções e origens, como chefes de estado, reis e rainhas e torcidas organizadas de operários, pudessem ter todos bom acesso, e boas condições ambientais para assistirem à Copa. O que alguns protestaram sobre, foi que o Padrão FIFA deveria se estender a tudo o mais no país, saúde, educação, moradia. Não foi revolta contra o padrão em si, o que seria estúpido.

Continua o sr. Kasper:
“As obras complementares, como as de mobilidade urbana, foram realizadas em apenas 50 % e o Trem-Bala, por exemplo, nem saiu do papel.”

Comentário nosso:
O que ele chama de obras completares são na verdade exigências referentes a quatro ítens: Transporte, hospedagem, comunicação e segurança. Estes ítens envolvem obras ou não. O governo federal por sua conta e aproveitando a motivação da copa, promoveu obras inéditas na mobilidade urbana de diversas cidades, visando melhorar o ítem transporte. Isso possibilitou a construção de obras que as cidades seguramente só teriam dentro de muitos anos. Mas não havia exigências da FIFA sobre tais obras ou seus prazos. Em Fortaleza, por exemplo, nada foi feito no aeroporto, e o velho aeroporto deu conta tranquilamente do enorme fluxo de voos e passageiros, apenas melhorando a organização. O trem bala foi referido aí como pura maldade. Nada tem a ver a Copa, foi apenas o sonho do governo voando alto demais e o governo deve mesmo sonhar alto. Mas a viralitice que já é uma doutrina oposicionista, impediu de imediato que este sonho se objetivasse.

Continua o senhor:
“Os aeroportos, em sua imensa maioria, foram privatizados (frisson!!!) e operados por concessionárias.”

Comentário nosso:
Temos, por acaso, milhares de aeroportos para falarmos em “sua imensa maioria”?
Qual aeroporto foi privatizado? Nenhum. A concessão da gerência de aeroportos a empresas especializadas, não significa privatização. Se amanhã uma empresa não estiver satisfazendo as exigências do público, o governo cassa a sua concessão e contrata outra empresa par fazer este serviço. Isto acontece até na China, que é comunista.

Continua o senhor:
“Logo, de mérito do governo na operação da Copa, foi a privatização.”

Comentário nosso:
Logo? Cadê as premissas? Nem um simples sofisma o tal senhor sabe articular? Porquê privatização é um mérito? Onde existiu privatização? Confusão mental? Mente distorcida ou distorcedora?

Continua o senhor:
“Inclusive dos lucros, visto que a FIFA levará (pela primeira vez) 4 bilhões de dólares sem impostos.”

C.N.:
Delete-se “inclusive”. Mas estas são as condições da FIFA, ela não paga impostos sobre os eventos e para os países que querem sediar a copa, é pegar ou largar. O Brasil resolveu pegar, por iniciativa do governo e aprovação do Congresso Nacional. O lucro da FIFA ainda não sabe, mas pelo enorme sucesso do evento, será recorde para copas do mundo.

Continua o senhor:
“Os negócios e os empregos que seriam gerados pela Copa, poderemos medir com o desempenho da arrecadação de impostos em julho.”

Comentário nosso:
Absurdo. Isto não é café expresso, que se toma na hora. A copa estará gerando empregos e resultados em setores inimagináveis e por tempo indeterminado.

Continua o senhor:
“Pela prévia de junho (-17%) deverá ser também negativa. Considerando-se o valor dos estádios e sua utilização pós-Copa (pelo menos 4 deles) teremos grandes elefantes brancos, alguns doados a entidades privadas (os Clubes o são).”

Comentário:
Menos 17 por cento de quê, cara pálida? Considerando-se que valores, cara pálida? Que elefantes brancos teremos, cara pálida? O Maracanâ? A Arena Coríntians, onde nenhum setor de governo municipal estadual ou federal entrou com nenhum centavo? O Castelão, onde já houve 67 grandes eventos desde sua inauguração, inclusive com artistas como Elton John, Shakira, e Paul McCartney? Há ali serviços e instalações de apoio que até um grupo grande de artistas jamais teria em nenhum teatro do país. E quem doou o quê para entidades privadas? Você está sofrendo de algum tipo de febre de criatividade?

Por fim, diz o senhor:
“Na minha opinião, continuo achando que haviam outras prioridades para tanto dinheiro gasto. O que estamos vivendo é um “carnaval” que durará um mes…Quero ver, quando acabar o circo e descobrirem que o pão está mais escasso…

Comentário nosso:
Esta história de fim de carnaval é a eterna desculpa de quem não sabe sambar. Vejam só, este senhor pensa que o que aconteceu foi que o governo federal tinha um monte de dinheiro e não sabia o que fazer com ele. Então disse, “já sei, em vez de empregar em saúde, vou fazer estádios e promover uma copa do mundo.” E imaginem, pessoas como este senhor se acham! E com certeza devem influenciar outras pessoas. É melhor levar uma joelhada nas costas que ter saber que, pessoas assim, deturpam a vida política nacional com suas marmeladas mentais.

Bonifa

O Guardian aproveitou a providencial queda do viaduto mineiro para dizer que na olimpíada de Londres não caiu nenhum viaduto. Mas alguma coisa deve ter caído por lá, talvez muito mais importante que uma alça de viaduto em construção. Basta procurar.

Cláudio

Abaixo o pig!!!! Viva o povo brasileiro!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Idalma

Grande parte de brasileiros “papagaios de mídia” que jamais pensam e refletem, apenas repetem, repetem e repetem, formam os vira latas que tem complexo de inferioridade, exatamente por acreditar nessa mídia inescrupulosa e manipuladora, simples assim.

Rafael Isaacs

Alguma coisa tínhamos que fazer direito ne??

Julio Silveira

Eu combato essa cultura desde que acordo até o fim do dia, por que isso está nas nossas fontes culturais como marca genética aceita com naturalidade. Como tenho noção do potencial de nossa gente, mostrada nas entrelinhas das situações depreciativas, muito mais utilizadas, acho que até por interesse político mesmo, já estou vacinado. Mas para isso é preciso senso critico e muito, muito bom senso.

Serapião

Os companheiros não estariam incorrendo em erro ao comparar laranjas com bananas? Copa do mundo e Olimpíadas são eventos de natureza bem diferentes, ou a ideologia impede de ver?

    Julio Silveira

    Seria hipocrisia afirmar que não temos objetivos ideológicos. Mas neste caso é uma questão de lógica antes de tudo, o que por essa sua colocação nos obriga a elevá-lo ao nível de um míope intelectual. Este texto está claro o suficiente para destacar o que o motivou foi o terrorismo midiatico anterior, em comparação com o resultado que se apresenta. A referencia com a olimpíada de Londres para comparação serve como um símbolo, pois para nossa mídia foi exemplo de perfeição de gestão, para o recebimento de um evento. Portanto um paralelo valido para analisar a qualidade de organização deste evento Copa do mundo e de como foi administrado pelas atuais autoridades de nosso país, tornando-o esse sucesso reconhecido até, e principalmente, pelo exterior ( coisa importante para poder dar o reconhecimento e a credibilidade merecida pela nossa mídia corporativa, tão caninamente e ideologicamente seguidora).
    Se analisarmos o aspecto tamanho, você até pode ter razão são incompatíveis, a copa no Brasil é um evento muito maior principalmente se a analise for feita considerando-se a dimensão espacial do território, a Inglaterra inteira cabe dentro Do estado de São Paulo, portanto o mérito de nossos governantes federais se tornam ainda maiores, como falei é uma questão de bom senso, senso critico e lógica, principalmente de lógica.

    Bonifa

    Quem fez a comparação foi um jornalista francês, que não suportava mais as mentiras que as mídias inglesa e europeia espalharam sobre o Brasil. O jornalista listou diversos absurdos, inclusive de desorganização, verificados no evento londrino. Você não leu a matéria?

Narr

A maior prova de que os europeus são mais organizados e eficientes do que os latino-americanos é o número de títulos e em copa do mundo que os ingleses, franceses e espanhois conquistaram.

Fernando

Lugar vazio em Olimpíada é normal, também vai ter no Rio 2016.

São muitos esportes sem nenhuma popularidade em disputa.

Urbano

O assassinato de um brasileiro e inocente (o que contraria a vontade inglesa) dentro de um metrô em Londres ou noutra cidade qualquer, é uma das provas da incompetência varridas para baixo do tapete. O exagero é apenas um pano de fundo, a fim de minimizar tal incompetência, que nem sempre é conseguido; os mísseis terra-ar citado no texto são um bom exemplo disso.

    Urbano

    Citados no texto…

Mário SF Alves

E por falar em fascismo… salvo alguma bobeira de minha parte, creio que seja prudente que se fique mais antenado. A evolução, sobretudo os contratempos advindos do embate político entre forças retrógradas, aliadas à ideologia neocon, neoliberal, livremente propagada e espetacularizadas pela dita grande mídia, também chamada de IV Poder do Estado, e o modelo desenvolvimentista praticado nos governos Lula e Dilma, mais e mais têm eclipsado processo político, democrático e popular desencadeado por estes mesmos governos. Em que grau tal contaminação já dá, não sei. Imagino que seja difícil aferir e mesmo supor.

Seja como for, o fato é: assim como em 64, pessoas mercadologicamente classificadas como pertencente à classe média baixa, especialmente, autônomos, tais como barbeiros de periferia, estão “discutindo” política. Até aí, problema nenhum. Salutar; inclusive, esperançoso. O problema é a visão unilateral antidemocrática, fascistizante, que lhes é imposta sob o PODER e o totalitarismo da mídia corporativa, pensamento único, ilegalmente partidária e fora da lei.

Portanto… barbas de molho.

    Mário SF Alves

    A propósito, fica a dúvida. Uma dúvida elementar.

    Se não podem concordar com o modelo de desenvolvimento vigente, incomparavelmente plural e socialmente inclusivo, por que os retrógrados conservadores e neocons e sua representante máxima, a grande mídia corporativa neoliberal, não vêm à público dizer qual a razão de tanto ódio e descomunal combate?

    Por que não vêm à público e democraticamente expõem seus motivos e as razões de tanta discórdia?

    Ou, ainda, quais seriam mesmo as reais e verdadeiras causas de tão cruel e dissimulada resistência?

    __________________________________________
    É… de fato, mesmo com todo o poderio econômico e ideológico, a realidade não pode ser publicamente expressa por qualquer um, não.

    Não à toa em 64 preferiram o discurso raso, generalizante e rasteiro da ameaça comunista.

    E o que pode vir a ser grave, os meios de comunicação anti-Brasil Um País de Todos, anti-Lula e Dilma, anacronicamente, já estão, na maior cara dura, a pautar-se por ele.
    ______________________________________________

    Ainda bem que já vimos este filme antes. E, seja como for, haja Democracia pra dar conta de tal desleal, velhaco e surrado processo.

Sergio Santos

Excelente matéria. Análise ponderada e conclusão a qual eu assino embaixo: o hemisfério norte/ocidente despreza o hemisfério sul/oriente. Por isso, temos que pesar bem as informações e as “opiniões” do “lado de cima do equador”.

sergio

“…..A maioria dos comentaristas quase dizia “esses brasileiros preguiçosos, antipatrióticos e não confiáveis” ……”

Não estavam muito errados com relação a parcela da população, a de maior renda, que vão aos estádios para falar palavrões para autoridades ou para vaiar hinos de outras Nações.

Fabio Silva

Nem sei como nominar essa abominação que achei agora há pouco no UOL. O título da matéria (na verdade, uma chamada para um vídeo da “TV UOL”) é “Dinheiro deixado por turistas no Brasil não é tão impactante quanto parece”. E se referia à entrevista de Fernanda Della Rosa, assessora da Fecomercio. Fiquei curioso para saber como seria a conta dessa federação, que cálculos apresentariam para justificar o desastre econômico por causa da copa. Mas eis que, para minha surpresa, a representante da entidade disse coisa bem diferente. Para uma cidade gigante como São Paulo, com mais de 11 milhões de habitantes, a entrada do dinheiro estrangeiro representaria ‘apenas’ um acréscimo de 5% ao movimentado mensalmente pelo comércio. Mas que nas outras cidades sede, o impacto seria bem mais relevante.

Também em relação a possíveis feriados em dia de jogo, o texto do UOL dá a entender que será um desastre para o comércio. Já a assessora econômica da FECOMERCIO diz que isso depende do setor, do tipo de consumo, do impulso do comprador…

Mentiram na maior cara de pau com a manchete e com o texto sem vergonha. Mas, ao mesmo tempo, faz sentido: quando a Folha diz que o dinheiro deixado NO BRASIL não será “tão impactante quanto parece”, se referindo a SÃO PAULO, os Frias apenas reafirmam o que pensam sobre “o resto” do país – nada.

Caraca! O esgoto que corre da Sumidouro para o Rio Pinheiros passa pela Barão de Limeira – coisas da hidrografia paulistana que só a Sabesp conhece…

Bem que o blog poderia enviar pergunta formal à FECOMERCIO para saber a posição da entidade: “Segundo o portal UOL, a FECOMERCIO afirmou, por meio de sua representante, que os valores trazidos ao Brasil pelos estrangeiros não são relevantes e que, na verdade, os empresários perderão dinheiro por causa dos feriados em dias de jogo da seleção brasileira. O comércio realmente está perdendo dinheiro com a Copa?”

http://tvuol.uol.com.br/video/dinheiro-deixado-por-turistas-no-brasil-nao-e-tao-impactante-quanto-parece-04020C19316AE0815326

    Mário SF Alves

    Clap, clap, clap…

    Parabéns pelo comentário, pelo esforço na busca do entendimento e pela responsabilidade política ante a realidade.

    Isso é educação. E educação, POLÍTICA, o que, em nossas circunstâncias, é ainda melhor.

wander

parei de ler no “brasileiros estão exercitando seu direito democrático de protestar”.

ricardo silveira

Não tenho informação suficiente para afirmar mas, parece que as críticas aos hipotéticos desastres que teríamos por aqui vieram da mídia inglesa, associada à fascista mídia nativa. O que não é nenhuma novidade, apenas, torna mais evidente a decadência do poder e de uma visão de mundo que não mais se sustenta nos fatos.

Deixe seu comentário

Leia também