Yuri Franco: Direita quer diluir reivindicações para não pagar a conta

Tempo de leitura: 4 min

 

As pautas justas dos atos e como resistir à tentativa de desvirtuá-las

por Yuri Soares Franco*

Nos últimos dias o Brasil tem sido sacudido por manifestações em diversas cidades. Como centelha inicial está a questão do transporte público, causadas pelo aumento da tarifa do transporte coletivo em várias cidades. Esta é uma reivindicação justíssima, e inclusive a revogação dos aumentos é apenas uma pauta imediata. Há uma discussão antiga e profunda sobre a questão do financiamento do transporte coletivo, que hoje serve basicamente como ferramenta de lucro de alguns empresários.

Ao irem às ruas, surgiram também críticas decorrentes da violência policial. A Polícia Militar, como a conhecemos hoje, foi construída ao longo do tempo para ser exatamente isso: instrumento de controle da população e de defesa da propriedade. Isso também não é exclusividade do Brasil. Recentemente, ao ser questionado sobre a repressão violenta da polícia aos manifestantes na Turquia, o primeiro ministro turco respondeu que sua polícia utilizava os mesmos mecanismos repressivos que a polícia dos Estados Unidos e dos países europeus. Nesse ponto, ele tinha razão.

Infelizmente a mídia e a direita (o que é  um pleonasmo), após inicialmente chamarem os manifestantes de vândalos e baderneiros, resolveram fazer uma virada espetacular de opinião e passaram a apoiá-los.

O problema é que esse apoio tem um objetivo muito claro: diluir as bandeiras legítimas dos movimentos ao mesmo tempo em que tentam inserir as suas pautas reacionárias e tentam capitalizar o movimento para os seus objetivos sórdidos.

Esta virada foi sendo colocada quando a seguinte palavras de ordem foi sendo posta: “não é por centavos”. A partir do momento em que a pauta principal e inicial do movimento foi sendo escanteada, abriu-se espaço para que todo tipo de pauta fosse incluída: “contra isso tudo que está aí”, “contra a corrupção” de maneira vaga e despolitizada, “contra os impostos”, e até as mais recentes que já circulam nas redes sociais, como “contra a ditadura gay” e “pelo impeachment da Dilma”.

Os slogans também foram sendo usados de forma a despolitizar. O pior deles é “O gigante acordou”**. Este slogan é complicadíssimo. Carregado de ufanismo, ele simplesmente tenta jogar para a vala do esquecimento os séculos de lutas e resistências do povo brasileiro: os índios e suas guerras de resistência, os negros e seus quilombos, os movimentos feministas e suas marchas, a classe trabalhadora e suas greves, os trabalhadores rurais e suas ocupações, o movimento estudantil e suas manifestações…

Para os setores reacionários nenhuma dessas lutas vale, já que sempre estiveram do outro lado, dos exploradores, da elite.

Há um discurso nestes setores, de que “é necessário acabar com o pão e circo”. Precisamos rechaçar fortemente esse discurso, pois o que eles chamam de “política do pão e circo” são os avanços que tivemos nos últimos anos. Eles querem acabar com as políticas sociais de distribuição de renda, com as cotas sociais e raciais, com a política de valorização do salário mínimo e da massa salarial da classe trabalhadora em geral, com os direitos trabalhistas que as empregadas domésticas ganharam recentemente.

Dentro dos palácios temos os governantes, que não souberam negociar e até o momento ainda se mostram atônitos. Utilizam argumentos técnicos, quando o seu papel é fazer política, em outras palavras, procurar meios para atender às pautas populares. Não é possível governar apenas com gestão sem discutir os rumos da sociedade.

Há também uma demanda reprimida da população por participação. Esse sistema político atual, com financiamento privado, favorece a corrupção, uma vez que os financiadores das campanhas cobram depois o retorno dos seus “investimentos”. Também afasta a população das decisões relevantes das cidades, dos estados e do país. É preciso então discutir uma profunda reforma política, que dê voz e espaço aos setores excluídos da política institucional.

Como resistir à tentativa de sequestro dos atos?

Precisamos primeiramente compreender que a gênese desses movimentos é progressista e tem como pautas problemas concretos da vida das pessoas. No entanto há uma operação da mídia e da direita de desvirtuá-los e transformar os manifestantes em massa de manobra para setores da elite que não pretendem avançar, mas sim retroceder nos direitos da maioria da população.

É preciso que os manifestantes “antigos”, que já estão nas lutas e nas ruas há muito tempo em defesa das pautas progressistas, se somem aos atos e disputem sua linha, para que o tom seja pela conquista de novos direitos, sem abrir mão do que já foi conquistado.

Para os manifestantes novos: sejam bem-vindos à  luta!

A única compreensão que eu lhes peço é  que entendam o motivo que torna impossível “todos darmos as mãos por uma causa só, independente das diferenças”. Há, como sempre houve, a necessidade que alguém perca para que alguém possa ganhar.

Para termos passagens mais baratas e transporte de qualidade é preciso que o dinheiro saia de algum lugar: ou dos governos (o que seria trocar seis por meia dúzia), ou diminuir os lucros dos empresários do setor e aumentar impostos dos usuários de transporte individual (carros). Para conquistarmos direitos para a população LGBT precisaremos derrotar os fundamentalistas. Para democratizarmos as comunicações precisaremos derrotar a grande mídia, para termos melhores salários e condições de trabalho precisaremos derrotar os empresários, para termos mais dinheiro precisaremos derrotar os banqueiros que lucram em cima de nós com seus juros, e por aí segue…

Creio que o meio para defender os atos e os movimentos da intromissão de pautas reacionárias nesse momento é a restrição das nossas pautas nos atos. Precisamos realizar atos como sendo claramente contra os aumentos e em defesa de um novo modelo de transporte público e de qualidade.

Há diversas pautas progressistas igualmente importantes, como o combate ao projeto de lei da “cura gay” aprovado nesta terça-feira (18/06) pelo Feliciano na CDHM da Câmara dos Deputados, a Reforma Política, a democratização dos meios de comunicação, o combate à PEC37 (que restringe os poderes de investigação do Ministério Público), dentre tantas outras.

Se pulverizarmos as pautas em poucas manifestações “genéricas”, estaremos ajudando a fazer o que a mídia e a direita tanto querem: caracterizar o movimento como difuso e aberto à qualquer pauta, e já percebemos que onde cabe qualquer pauta, cabem também as pautas dos nossos adversários.

É necessário organizarmos atos para cada uma dessas pautas, aproveitando o momento político para acumular força, organicidade e visibilidade para as nossas lutas, que certamente não terminarão em uma ou duas semanas.

Que as manifestações não sejam passageiras!

*Historiador pela Universidade de Brasília

**PS do Viomundo: Investiga-se se #ogiganteacordou, propagado pela TV Globo no jogo entre Brasil e México, ontem, em Fortaleza, tem relação direta ou indireta com gente da oposição.

Leia também:

Globo enfia a corrupção no Castelão. Não a da FIFA


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jose Mario HRP

O retorno do Jedi!
Reparem na foto, encoberto pelos generais e pelo “Pescocinho””, Alexandre Garcia já estava lá tipo papagaio de pirata!
KKKKKKKKKKKK……….

    Jose Mario HRP

AlvaroTadeu

Demétrio Magnoli era líder de um grupo esquerdista da USP com uns 5 membros. Em algumas assembleias deitava a dizer asneiras e ninguém lhe dava atenção. Nunca aprovou uma única proposta em nenhuma assembleia estudantil. Virou à Direita e hoje faz muito sucesso. Como dizia o outro, “Greta Garbo, Quem Diria, Foi Parar em Irajá.”

renato

Já não bastava o PCC e as queimas de onibus.
E a policia não presta….

renato

ATENÇÂO …..ATENÇÂO……
BONER preocupadissimo com os predadores
disse para quem estiver fazendo manifestação e for
do bem, na hora do vandalismo SENTA, com isto o Vandalo fica de
pé, com isto ajuda a policia a identificar o “di menor”, com isto
fica mais fácil acertar o tiro.
Bonner com esta dica fica mais tranquilo….a batata vai assar.

Messias Franca de Macedo

‘OPINIÃO PUBLICADA’! ENTENDA UMA DAS FACETAS!

A cobertura do espetáculo (sic) por parte do PIG – e a miscelânea dos repórteres: “A manifestação mais parece uma festa!” “Bom, daqui desse ponto, nós podemos ver mais uma tentativa dos manifestantes quebrarem o cerco policial!” “O protesto está uma beleza!” “Aqui temos a imagem de mais um manifestante sangrando bastante” “Apesar da multidão presente nas ruas, até este exato(!) momento não temos [ainda!] sinais de violência!” “De vez em quando, alguns manifestantes jogam pedras nos policiais, que respondem atiçando spray de pimenta!” E, ali, um grupo dançando em torno de uma fogueira!” “Esse carro, aí, que “tá” pegando fogo, é do SBT! O SBT é uma emissora de televisão!” “Realmente, Patrícia, a cena [a queima do carro do SBT] é muito chocante!”…

EM TEMPOS GOLPISTAS! É verdade: parece que ‘a moçada’ irá superar “a qualidade da cobertura do MENTIRÃO”!

… E que país é esse?! República de Nois’ Bananas

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

JOTACE

Muitos dos chapa-brancas, dispostos a manterem os seus ganhos, tentam nos blogs iludir a opinião alheia omitindo a corrupção que grassa também no campo governista. A privatização, por exemplo, praticada por governistas e pelos seus opositores, e apanágio da mídia corrupta que pragueja o Brasil. E tais chapa-brancas cinicamente atribuem todos os malefícios à oposição. Certo que não há sentido em diluir a pauta das reinvindicações, mas com isso não se deve defender e até elogiar o PT e suas lideranças por todo o mal que têm praticado contra o povo brasileiro. Não há como defender a acomodação ao grande capital assentada por lula na tão celebrada ‘Carta aos brasileiros’.

    Serg

    Que mal parceiro? Será que as mazelas presentes no Brasil só são de responsabilidade do Governo Federal atual? O que foi feito no passado para que isso fosse mudado? A corrupção é uma invenção nova? E os Governos Estaduais e Municipais espalhados pelo Brasil afora, alguns deles VERDADEIROS RALOS de dinheiro público? E o Judiciário, mais que ineficiente, cujo acesso só é franqueado a aqueles que têm dinheiro? E o que dizer do Legislativo, cuja representação passa longe de ser popular, representam barões do transporte, banqueiros, entre outros que querem que o país se exploda e o pior, pagamos caríssimo para manter essa estrutura pesada e ineficiente. Grupos reacionários tentando se apropriar dessa movimento progressista atual, já era previsto que isso fosse acontecer. O meu consolo é que caso haja vitória de algum candidato de direita eles terão, contraditoriamente, a atender a pauta progressista do que se passa nas ruas, porque aí, se não fizerem o bicho vai pegar, e hoje em dia não tem grande mídia que manipule redes sociais… Ou seja vão experimentar do remédio amargo que tanto gostam de dar aos outros.

J Souza

<>

Maria Carlotto: Nem golpe nem revolução – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Yuri Franco: Direita quer diluir reivindicações para não pagar a conta […]

Messias Franca de Macedo

DA SÉRIE “ESCUTA ESSA!”

Uma professora de História da PUC/SP – ‘convidada a dedo’ *pela emissora – proferiu algumas, digamos… Pérolas!…
*GloboNews

“… Mas, o que importa, sobretudo, é que a pauta, a agenda do movimento [MPL], está posta para a sociedade, de forma muito, muito, muito clara!… Agora, **‘menina’, o que mais me surpreendeu foi o número gigantesco de indigentes na cidade de São Paulo. Sabe como é que é: esses movimentos de ruas atraem muitos indigentes! Eu estou boba: como tem indigentes na cidade de São Paulo! E isso é mais um motivo para nós protestarmos! E muitos desses indigentes nasceram após a implantação do ‘Plano Real’. O que mostra que, apesar das políticas sociais implementadas nesses últimos anos, o Estado brasileiro não está cuidado dessas crianças, desses indigentes!…”
**’A ÂNCORA da vez’! [a tal ‘menina’ referenciada pela professora da PUC/SP entrevistada!] – “Mas, “pró” a senhora não acha que essa agenda já está farta de motivos para o povo protestar?”
‘A “PRÓ” – “ [Risos] Realmente! Mas, é isso mesmo: a juventude tem gás(!); portanto, esses protestos não podem cessar!”
‘A ÂNCORA da vez’! – “É verdade, pró!…”

OPS: Coitada!… ‘Da âncora da vez’! Teve calafrios durante a condução da entrevista [histórica] com a historiadora, PUC/SP…!

… Ah! Esse PIG!…

E VAPT VUPT!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

iza

Quem é contra a PEC 37, deveria estudar um pouco de direito.
Quem investiga NÃO acusa!
Quem investiga e acusa, não faz justiça, mas justiçamento!

Pela aprovação urgente da PEC 37.

    Renata

    Olá Iza!
    Sim, esta questão da pec 37 precisa ser esclarecida! O MP é parte e parte não deve investigar, a menos que a outra parte também possa. Mas é praticamente impossível para a defesa realizar o mesmo tipo de investigação que o MP, tanto porque o MP é um órgão público, com poderes de requisição, quanto pela grana que é preciso ter para fazer uma investigação. Torna completamente díspar o processo criminal! É um absurdo!
    Mas as pessoas não sabem disso, afinal é um assunto realmente difícil e que envolve muitos conceitos técnicos de direito! Muitas não sabem o que está acontecendo… Temos que tentar mostrar para as pessoas o que a pec 37 significa!
    O texto do Yuri Franco é ótimo, mas não há qualquer motivo para se lutar, dentro da democracia, contra a pec 37!
    Copio o link do inteiro teor da pec 37 na câmara: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=FFE70B961DFE194922C806FDBEA70A59.node1?codteor=969478&filename=PEC+37/2011

    beijos!

    alexandre

    A PEC 37 busca dar às polícias a exclusividade da investigação. Significa que todas as provas em um processo criminal devem passar pelo crivo da autoridade policial, o que hoje é dispensável. Qualquer proposta que busque dar a um único órgão, seja ele a polícia, MP ou o Banco Central, contribui para a impunidade, pois impõe um obstáculo para a solução de um crime.

    Outro ponto diz respeito ao momento em que a PEC 37 ganhou corpo. No Congresso vota-se aquilo que se quer, quando o tema possui relevância política. Medidas que possibilitassem a desoneração de tributos sobre as passagens, por exemplo, foram rapidamente votadas em níveis municipal e estadual. E quando os congressistas resolveram votar a PEC? Após a condenação (não importa se justa ou não) de políticos na AP 470.

    Portanto, a PEC 37 ganhou corpo como forma de evitar novas condenações de políticos, como ocorreu na AP 470. Só não vê quem não quer.

Vinícius Camargo

O gigante, acabou de acordar, e a TV começou a tentar impedí-lo de escutar e ouvir as idéias daqueles que sempre gritavam e lutavam em favor dos trabalhadores.
Se o gigante der ouvidos aos que sempre lutaram, vai começar a pensar e sonhar acordado, podendo realizar o sonho de construir um Brasil Justo e Soberano.
Que a experiência do esforço da manifestação de rua caminhe para o esforço de organização e reorganização da juventude e dos trabalhadores!!!!

Isabela

Que maravilha ler isso! Sou uma militante antiga e foi exatamente esse discurso do gigante que acordou que me incomodou: eu não estava adormecida, não! Linkei o texto no meu blog e copiei a charge, tudo bem?
http://isabelacampoidirection.blogspot.com.br/2013/06/quem-viver-vera.html

Maria Izabel L Silva

Para a juventude desmiolada que não sabe Historia nem nunca quis saber, parece que tudo começou a semana passada. Eles inventaram a roda. Não sabem por que Getúlio se matou, não conhecem a historia do golpe de 64, nunca ouviram falar da “marcha da família com deus pela liberdade”, nem nunca ouviram falar do comício da Central do Brasil. Também não sabem o foram as greves do ABC paulista em 77, 78 e 79. Mal ouviram falar das Diretas Já. O horizonte deles são os “caras pintadas” que foi uma mobilização muito duvidosa visto que a batata já estava assando no Congresso há muito tempo. Pratrasmente, nunca ouviram falar da porra louquice da Comuna de Paris em 1870, e da Revolta da Vacina no Rio em 1904. Pronto. Chega. Onde estão os professores de História que não ensinam história? Estão ensinando o que? Essa juventude é tão arrogante que acham que não precisam desses exemplos …

    NPFREITAS

    Também não sabemos em que lugar estudaram os professores de História. Salvo raras exceções, são fisiologistas, pelegos, leitores da veja. Nada mais. Digo isso com base no acompanhamento das minhas filhas. São uma tristeza, nada instigam ou constroem, apenas repetem o discurso da grande mídia.

    Serg

    É o velho problema do Brasil: a EDUCAÇÃO…

Adelina França: O poder das multidões – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Yuri Franco: Direita quer diluir reivindicações para não pagar a conta […]

Messias Franca de Macedo

… Também já ouvi relatos de que o Galvão Bueno “pintou e bordou” antes, durante e depois (sic) da transmissão do jogo: o foco do Galvão “da ‘grobo’” era as manifestações do lado de fora do Estádio! Dizem até que cabe o enquadramento da concessão pública Rede Globo! Ademais, parece que há uma determinação da Fifa proibindo o uso político dos veículos de comunicação na cobertura dos jogos oficiais sob a égide da entidade …

… Já que a ABIN “acordou do berço esplêndido”!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Marilena Chauí: Haddad tem que quebrar o cartel dos empresários de ônibus – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Yuri Franco: Direita quer diluir reivindicações para não pagar a conta […]

Messias Franca de Macedo

DOIS FRAGMENTOS QUE EXPLICAM ALGUMAS DAS RAZÃO DA LEI DOS MEIOS!

As suaves apresentadoras do sistema golpista [as organizações(!) Globo, nota de esclarecimento nossa!] de comunicação passaram a perguntar ao repórter que cobria manifestação na cidade de Niterói se os protestos não iriam se dirigir à ponte Rio-Niterói, justo depois dos prefeitos do Rio e de Niterói revogarem o aumento nos transportes. Em qualquer democracia que se preze essa incitação à desordem não ficaria sem conseqüência.
Excerto do *artigo escrito pelo professor Wanderley Guilherme dos Santos
*CONTRABANDOS AUTORITÁRIOS EM BOA FÉ ALHEIA

Publicado em 20/06/2013

FRAGMENTO II – A ABIN PARECE QUE RESOLVEU “VESTIR A CAMISA DO GOVERNO DILMA”! ENTENDA
Principal intenção dos agentes será antecipar o tamanho e o roteiro dos protestos, a fim de identificar infiltrações de grupos políticos e de baderneiros em meio aos manifestantes que querem protestar pacificamente; com a dimensão de hoje, movimento passou a ser acompanhado diariamente por um sistema online coordenado pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general José Elito.

MAIS UMA VEZ, [MAIS UMA] AULA [MAGNA!] DO PROFESSOR WANDERLEY

“Não são só os de boa fé e bem intencionados que se manifestam e pautam o ‘espontâneo’ alheio. Reconheço o odor fétido dessa teoria de longe.”

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

A FRASE QUE PODE ENQUADRAR UM *ARTICULISTA NA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL! ENTENDA

“… De qualquer modo, uma festa terminou antes mesmo de começar: desconfio que Prá frente Brasil não será ouvida na Copa do Mundo de 2014.”
*O réu confesso responde pelo nome de Demétrio Magnoli – crime perpetrado em artigo publicado hoje no jornal dos Marinhos!…

Com a palavra a ABIN! E, lógico, “os cívicos (sic) e nacionalistas (idem sic) protestantes por toda e qualquer justa causa”!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

francisco niterói

Pra comecar: o pessimo transporte que temos ja custa grana aos cofres publico e muito lucro pros empresarios. A classe empresarial vai abrir mao disso?
Em niteroi temos a CCR cobrando uma fortuna nas barcas enquanto ganha um subsidio imenso governo. E de “lambuja” o pedagio da ponte e boa parte dos onibus intermuncipais. Ou seja, so se sai da cidade se a CCR “deixar”.

E o que vemos? Alguem viu ai alguem citar a CCR? Quem sao os grandes empresarios de onibus do rio e SP? A quem eles contribuiram em campanhas politicas? A CF determina concorrencias pubicas mas muitas concessoes veem sendo renovadas. Dizem que o aecim foi quem propos, quando na camara federal, a prorrogacao dos onibus intermunicipais. É fato que o Cabral prorrogou metro aqui.
Resumo: vamos dar nome aos bois? Vamos ver os lucros da CCR, inclusive nos pedagios? Alias, no “novo Brasil” da globo cabe discutir os pedagios que me disseram têm aumentos previstos para julho?

Alias, os pedagios nao impactam nas tarifas de onibus? E nos alimentos? SAO MUITAS PERGUNTAS QUE A DIREITA COM CERTEZA NAO QUER FAZER.

renato

Fizeram uma grande cacá…PEC 0,20, aprovada.
MOVIMENTO POR VINTE CENTAVOS.
É engrandecedor…..
E não me contem do grande plano de deixar o onibus
dde graça.Levem o teatro para perto do povo, senão ele vai passar
muito tempo no BUSÃO, daí não dá tempo , ele tem que trabalhar no
outro dia, sábado nem pensar, tem que descansar, Domingo…..de dia
assistir teatro…junto com pessoas extremamente bem vestidas..e intelectuais.
Ontem o Japão quase ganhou da Italia, um jogão, e que estádio lindo.
E o POvão feliz da vida….. O Brasil detonou, e o estádio feliz da vida.
E a torcida para o Japão então…..

Messias Franca de Macedo

“NUMDISSE?!” QUE A ABIN PARECIA NÃO ESTAR “VESTINDO A CAMISA DO ‘TIME DA PRESIDENTE DILMA’?!” ENTENDA

Com dificuldades para antecipar a organização das enormes manifestações que têm ocorrido em diversas capitais e cidades do interior, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) montou uma equipe para monitorar redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram e o serviço de mensagens por celular WhatsApp e, assim, acompanhar os manifestantes.
A decisão de montar a equipe às pressas, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, se deve a uma crise ocorrida entre assessores da presidência da República e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável por todas as ações de defesa do governo. O órgão não teria informado ao Planalto sobre os protestos da semana passada, que desencadearam em atos por todo o País.

Marcelo

“A internet é a criação mais importante desde a escrita” Rick Falkvinge, Partido Pirata Sueco

Messias Franca de Macedo

*O RÉU CONFESSO! E SUGERE UMA, DIGAMOS, “TERCEIRA VIA JÁ EXPERIMENTADA!”
*[Demétrio] Magnoli “das organizações ‘grobo’” – e do “time acadêmico” do Marco Antônio Villa, da turma do ‘Millenium’!…

“As pessoas estão fartas do governo e da oposição, da corrupção e da impunidade, da arrogância e do cinismo, da soberba e do descaso. O estádio superfaturado, o ônibus superlotado, a escola arruinada, a inflação, a criminalidade, o Dirceu e o Eike — é sobre isso que falam os manifestantes, ecoando palavras de milhões ainda inseguros quanto à conveniência de protestar nas ruas.”

“As manifestações provavelmente teriam começado antes, não fossem as esperanças depositadas no julgamento do mensalão.”

… ALÉM DE LEMBRAR AS VAIAS, ÓBVIO – CAPICHE? -, APROVEITOU PARA ESCANCARAR O PERFIL!

“Os movimentos pelo ‘passe livre’ são constituídos por autointitulados ‘anarquistas’, seitas esquerdistas e jovens indignados que se movem à margem dos aparelhos da esquerda oficial (PT, PCdoB, sindicatos, UNE). Nas franjas dos movimentos, circulam bandos de punks à caça de oportunidades para confrontos com a polícia. O ‘passe livre’, uma utopia socialmente reacionária, funcionava como pretexto para quimeras diversas: a ‘superação do capitalismo’, a ‘revolução proletária’, a ‘guerra urbana’.”

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Deixe seu comentário

Leia também