Wanderley Guilherme: Desarranjo produzido por PMDB e PSDB não tem saída constitucional limpa

Tempo de leitura: 2 min

Serra-e-Temer

PMDB&PSDB, a coalizão do mal

SAÍDA OU BECO CONSTITUCIONAL?

por Wanderley Guilherme dos Santos, em seu blog, sugestão de Igor Felippe

13 de junho de 2016

À impossibilidade de Dilma Rousseff retomar relações com uma Câmara cuja demencial maioria só faltou chamá-la de rameira, porque de ladra o foi, juntou-se o desastre de Michel Temer e seus larápios confederados, de Roraima ao Rio Grande Sul, sob a coordenação de um escroque do Rio de Janeiro.

O precário ajuntamento de Michel Temer não obterá apoio ativo da sociedade, só repulsa; Dilma Rousseff, se reinstalada, sequer cumprimentará as 367 vossas excelências sem compostura da Câmara dos Deputados, que continuarão a sabotar seu governo.

O nó produzido pela ambição e irresponsabilidade da coalizão do mal, PMDB&PSDB, não é solúvel nos artigos constitucionais vigentes.

Salvo engano, a crise de usurpação só terá fim quando inventarem uma interpretação jeitosa que, embora nua, cubra a ilegalidade do acordo.

Quem conseguirá e como o fará são interrogações que ultrapassam minha imaginação. Só estou seguro de que não há solução constitucionalmente imaculada para tamanho desarranjo político.

Desconheço a extensão da ferida aberta no envelope protetor de nossa democracia e da overdose de insegurança inoculada na população.

Certo é que, contestando futura vitória eleitoral do mais humilde prefeito, há de surgir um Aécio qualquer reivindicando seu impedimento, com a cumplicidade de conivente maioria de vereadores, do judiciário local, e a colaboração do pasquim da cidade.

O acerto de agora não apressará a cicatrização da ferida. Só a continuidade das eleições apagará a suspeita de que o compromisso democrático é um logro.

A ideia em circulação de que Dilma Rousseff convoque plebiscito tem endereço errado. Artigo 49 da Constituição: “é da competência exclusiva do Congresso Nacional, inciso XV: autorizar referendo e convocar plebiscito”.

A esta altura, beira a ingenuidade imaginar esta Câmara e este Senado revogando o que aprovaram ontem.

Espreita as duas Casas a confirmação de que os legisladores não desmoralizaram a presidenta, mas o próprio mandato.

E quanto tempo do governo reinstalado tomará o debate entre os a favor e os contra a convocação?

Sim, embora pouco provável, não é impossível que movimentos de rua alterem a disposição do Congresso.

Mas é ainda obscura a alternativa a ser proposta, além do rumor: convocar ou não nova eleição presidencial?

Se milagrosamente vitoriosa a tese da convocação, o governo trabalharia pela tese de novas eleições, mas, não sendo ”já”, quando seriam?

Não antes de 2017, certamente.

Está aí o Tribunal Superior Eleitoral, presidido por Gilmar Mendes, para procrastinar a eleição, enquanto se esgoelam as campanhas de três candidaturas, no mínimo, além da de Mariana Silva.

Sendo tolo o governo gastar capital na convocação de novas eleições para perdê-las, ninguém reclame quando administrar a coisa pública, que é bom, ficar para as horas vagas.

Estão abusando da disposição democrática da população.

Longe de exercer advocacia do diabo, pergunto se realmente acreditam que este caminho domará a exasperação direitista, satisfará os inconformados e normalizará a rotina da administração pública. Tenho dúvidas.

Leia também:

Se alguém morrer pelo fim do Mais Médicos, governo Temer será o culpado 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Flávio de Assis

Saida à moda Leão da Montanha

posto tudo isso , duvideodo que alguém no Brasil , tenha uma ideia , boa e honesta , e principalmente rápida , pois , não há mais tempo , a miséria e o caos meio que batem à porta . mas , qualquer que seja a saída , passará inevitavelmente pelo povão às ruas , e ferozmente manifestando se , porque aqueles que sustentaram este golpe não abrirão mão de nada , haja visto todo o mal provocado pelo interino e sua equipe de corruptos , e muitos ainda demonstram preocupação é ódio a lula , cegos que estão para o abismo sem volta , para o qual caminhamos a passos largos .

Julio Silveira

E desde quando se pode esperar sinceridade dessa dupla de partidos? Um, fisiológico, ligado a cargos para seus integrantes e a uma estrutura montada na troca de votos por favores pessoais que lhes garantam a capilarização de votos pela criação dos chamados cabos eleitorais familiares onde um beneficiado geram muitos tolos seguidores ficando o coletivo imperceptível até as consequências. O outro um seguidor de doutrinas importadas, aliado e afinado com uma consciência internacional inibidora, castradora e limitadora das populações, subserviente a entrega da nacionalidade. Esperar coisa boa dessa dupla de partidos, diversos nas suas motivações mas igualmente corruptos é coisa de gente ingênua, podendo ser idiotas biológicos funcionais.

FrancoAtirador

.
.
A Mídia Jabá dos Mercados e a OLJ (OC-PPP)
não destruíram apenas os Partidos Políticos,
mas acabaram com Todo o Sistema Político.

Se no Futuro houver Eleições Presidenciais,
aos Brasileiros serão Ofertados 2 Candidatos,
Ambos Empresários, ‘Gestores’ e ‘Apolíticos’:

O Rei da Banana e o Rei da Jabuticaba…
.
O Pior de Tudo é que nem Originalidade há:
Já há Precedentes no Paraguai e na Ucrânia,
com o Rei do Tabaco e o Rei do Chocolate.
.
.

João Luiz Brandão Costa

Raciocine pelo inverso. Quem terá peito de se opor a um movimento popular por eleições diretas. Se Dilma, caso reassuma. e propuser ao parlamento uma consulta de plebiscito – isso ela pode fazer – quem teria a coragem de ser contra.? O resultado da consulta, qualquer que seja, sairá purificado pelo voto popular. Cenário ideal para uma repactuação nacional.

FrancoAtirador

.
.
#PrimeiramenteForaTemer
.
O Retorno Imediato da Presidente da República ao Cargo

– para o qual foi Eleita e de onde não deveria estar Afastada –

é Condição Essencial e Indispensável para que se dê Início

à Discussão de Possível Modificação do Calendário Eleitoral

Estabelecido pela Constituição Federal da República do Brasil.
.
Fora desse Parâmetro, isto é, com Temer, continua sendo Golpe.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também