Wagner Iglesias: Petistas vão ceder à chantagem de Cunha, para evitar que ele peça impeachment de Dilma, ou pagarão para ver?

Tempo de leitura: 2 min

o-CUNHA-E-DILMA-facebook (1)

Sinuca de bico

por Wagner Iglecias

Há trinta anos o PT tinha uma bancada de apenas 8 deputados federais. O Brasil, na época regido pela Constituição imposta pela ditadura militar em 1967, ainda elegia o presidente da república  pelo chamado Colégio Eleitoral, no qual só votavam deputados federais e senadores.

Por ampla maioria o Diretório Nacional petista decidiu por boicotar aquela votação. Mas três deputados furaram o boicote e votaram na chapa Tancredo Neves / José Sarney. Tancredo, avô de Aécio Neves, concorria contra Paulo Maluf, ex-governador de SP.

A eventual vitória de Maluf seria, na visão de alguns, o adiamento da volta da democracia e uma espécie de continuidade do regime militar, ainda que sob comando de um civil. Os três petistas que votaram em Tancredo acabariam expulsos do partido pouco depois.

Hoje, trinta anos depois, o PT, com uma bancada muito maior que aquela de 1985, e já bem diferente daquele pequeno partido de trinta anos atrás, se depara com uma terrível coincidência: tem três deputados com direito a voto no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

A pauta desta vez não é a eleição do presidente da República, mas a continuidade ou não do processo que investiga o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e que pode resultar na sua cassação.

Se votarem pela interrupção do processo os três deputados petistas ajudarão a enterrar o que ainda resta da credibilidade do partido. Serão acusados nos jornais de amanhã de terem sido responsáveis pela manutenção de um corrupto à frente do terceiro cargo mais importante da República. Atrairão ainda maior ódio da opinião pública midiatizada contra o partido.

Se votarem pela continuidade do processo abrirão caminho para que Cunha seja julgado e cassado, e com isso terão de arcar com o custo de Cunha aliar-se novamente à oposição capitaneada por Aécio Neves, neto de Tancredo, e deflagar o processo de impeachment de Dilma, essa ideia fixa do PSDB e afins, sedentos para retomar o controle do Estado brasileiro e impor ao país uma agenda ainda mais a direita do que esta agenda de Dilma.

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Veja também:

CUT cobra explicação sobre violência policial contra estudantes


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

A opção dada ao povo foi a do ou seis ou meia dúzia, somente. Mas como o bonzinho é sempre o morto, fazer-se o quê? Parece até que estou vendo o aéreo never de ministro da casa civil para a presidência; que beleeeza… Sem contar que o que veio depois nem emplacaria, mas também não seria apunhalado por brutus groubostonomalus…

FrancoAtirador

.
.
O BTG Pactual é o Maior Banco de ‘Investimento’ do País.
.
Eduardo Cunha foi uma de suas Aplicações Mais Rentáveis.
.
(https://twitter.com/cartamaior)
(http://noticias.r7.com/brasil/cunha-atuou-para-beneficiar-bancos-liquidados-02122015)
.
.

lulipe

Pelo poder os petistas pisam no pescoço da própria mãe e dão gargalhadas, quanto mais apoiar o Cunha…Sabem de nada inocentes!!

Julio Silveira

Minha opinião é de que se ceder a chantagem assume a culpa do que as oposições hipócritas vivem a afirmar. Assume que deixa de merece ficar, e que se fica por é por exatamente igual ao coiso.
Coisa que muitos cidadãos desvinculados da politica, e mesmo alguns esquerdistas sinceros, já desconfiam.

FrancoAtirador

.
.
Primeiro Tempo:
7 a 1 Contra Cunha
.
Segundo Tempo:
Quarta, 02/12, 14h30
.
.

Cláudio

:
.:.
: * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando:
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
.:.
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
.:.
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

mz

Se o PT cair nesta armadilha da negociata por Cunha, estará jogando uma pá de cal na sua história.

wenbdel

A cobra vai fumar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

roberto

Só mesmo no Brasil,que um político corrupto e ladrão comprovado,ainda tem topete para fazer chantagem contra o governo.
Nos USA, ou qualquer país da América do Norte, Europa, Ásia, Oriente, África ou Oceania, ele estaria “em cana”.
Mas aqui, no país da gandaia, do jeitinho, da mamata,e da Justiça safada ……. sabe como é……..!!!!

Gerson Carneiro

Se votar contra a cassação o PT vai atrair para si o ônus de toda desgraça que o Cunha fizer, além de ficar subjugado a ele. Passará a ser cúmplice do Cunha, e aí o Cunha vai brincar com a Dilma como um tubarão brinca com uma foca antes de devorá-la.

Mauricio Gomes

Espero que os deputados do PT tenham a decência e a coragem de votar pela cassação desse escroque usufrutuário de contas na Suíça, se fizer acordo ou se acovardar por medo de impeachment então merece cair mesmo.

Leo

Acho que o processo contra Cunha não seguirá. A tropa do Governo vai barrar. O problema é crer que Cunha não abrirá o processo de impeachment.

Romanelli

Concordando ou não com a continuidade do processo NADA é garantido pra DILMA ..o PT tem que decidir entre se enterrar ainda mais, ou se manter a péssima reputação que já temo
.
Não se negocia com chantagista, ele cresce ..PAU nele !!! ..e deixem a CÂMARA decidir em 2016
.
e se o pedido de impeach vier, é MERECIDO, mas eu não acredito ..e se for, tb fica pra 2016 ..acho mesmo que a danada vai escapar pelas filigranas e hipocrisias jurídicas ..as mesmas que dizem que ela é SIM responsável pelo que houve na Petrobrás e no Orçamento, mas que tudo é café com leite, pois foi no outro mandato, entende ?!
.
BRASIL, o país da impunidade

FrancoAtirador

.
.
O [Auto]Questionamento já é uma Covardia.
.
É a Pá de Cal, a [Auto]Destruição Completa.
.
Uma Grande Tristeza ver o PT acabar assim.
.
.

Eduardo Albuquerque

Queimar o PT nao é privilégio do PIG.

Ronaldo

O “achacador-mor” teria de cair muito antes. Agora, neste momento de chantagens de todos os lados, e ainda um Senador preso, duvido que paguem pra ver! O “Meu Malvado Favorito” escapará desta e custará caro demais esta covardia. O preço de governar tendo o PMDB como aliado: a Alma e mais inúmeros ministérios!!!

Valmont

Os petistas de verdade deveriam bradar aos quatro cantos, rechaçando essa insinuação absurda, mesmo sabendo que só quem tem voz no Brasil é o Cartel da Mídia e nós só ouvimos o que ele permite.
Mas, quem deixa uma dúvida dessa pairando no ar não tem espinha dorsal. É VERME. E não pode representar ninguém, muito menos a classe trabalhadora.

Deixe seu comentário

Leia também