Vox Populi: Dilma abre 9 pontos sobre Marina; empate no 2º turno

Tempo de leitura: 2 min
Foto: Roberto Stcukert/PR

Foto: Roberto Stcukert/PR

Da redação

A presidente Dilma Rousseff (PT) tem 36% da preferência do eleitorado em pesquisa Vox Populi divulgada esta noite pelo Jornal da Record.

Marina Silva (PSB) aparece com 27% e Aécio Neves (PSDB) com 15%.

No segundo turno há empate técnico. Marina tem 42%, contra 41% de Dilma (a margem de erro é de mais ou menos dois pontos).

Na simulação de primeiro turno também pontuaram Luciana Genro (PSOL) e o pastor Everaldo (PSC), ambos com 1%.

A soma de brancos e nulos (8%) com a dos indecisos dá um total de 20%, faltando apenas três semanas para o primeiro turno.

É mais que as intenções de voto do senador tucano Aécio Neves.

Em eventual segundo turno contra Aécio, Dilma venceria por 47% a 36%.

Dilma está próxima da margem histórica de votos firmes do PT, de 35%, mas ainda bem longe da possibilidade de vitória em primeiro turno.

Aécio precisa de uma reação razoavelmente rápida: se tomar 7 pontos diretamente de Marina chega ao segundo turno.

Também pode obter a margem que o separa da candidata do PSB se ficar com todos os indecisos, 12%.

Quanto à avaliação do governo federal, é considerado ótimo ou bom por 38% dos eleitores — ou seja, Dilma não obtém os votos de todos os que opinaram assim.

Outros 39% consideram o governo regular; 23% o avaliam como ruim ou péssimo.

Duas mil pessoas foram entrevistadas em 147 municípios entre sábado 13 e domingo 14.  O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00632/2014.

Leia também:

Seringueiro diz que florestas públicas foram privatizadas por 70 anos


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Brancaleone

Agradeceria se fosse publicado.

E agora a esquerda petista se apossou (expropriou???) a esquerda geral e não sobrou esquerda para mais ninguém.
Emboramente eu não consiga entender como qualquer esquerdista minimamente decente submeta-se (sabe-se lá por quai$$ motivo$$) a parcerias com um Sarney da vida ou aceite “verba de campanha” (eufemismo a antecipação de propina) de grandes grupos empresariais e empreiteiras que, coincidentemente daqui alguns mêses e em caso de reeleição, abocanharão obras faraônicas que aliás nunca terminarão…
Pobre Marina. Ela pode ser muito mais esquerda que a Dilma mas não é petista (dádiva ou maldição???) e a esquerda agora é propriedade do PT (e olha que esquerdista não curte essa de propriedade…).
Até ontem eu votaria na Dilma só para ser anti-Marina. Mudei. A Dilma, o PT e alguns comentários feitos aqui me fizeram mudar.
Marina, tem mais um votinho. Aliás dois. Tres, se meu filho chegar a tempo de votar.
Dilma e o PT tiveram doze anos. O que não fizeram até agora não fazem mais. Marina para mudar. Para pior talvez, mas será uma mudança. A mesmice petista encheu o saco de muitos e os bolsos de poucos.

Marat

Brancos e nulos: 20%;
Nulidade: 15%…
Esse é o início de uma longa e dolorosa decadência!

Urbano

A czarina silva está arrotando muito para quem é apenas laranja de candidata à Presidência de fato do Brasil. Numa muito improvável vitória dela, a cazarina seria apenas a presidente de direito, mas quem iria mandar seria a presidente de fato. A czarina, embora presidente de direito, não teria o direito de presidir o Brasil nem sentada no colo da de fato, até porque lhe falta competência para tal. Pela escâncara da coisa em si, ver-se perfeitamente como se faz um acordo de esquina entre um malote de votos e outro de dinheiro; que deve haver mais de trinta…
Portanto, brasileiros, depois de terem vendido no passado alguns ativos do Brasil a preço de banana em fim de feira, não deixem que façam o mesmo com o que nos resta, incluindo nessa promoção o saldo de sua liberdade.

    Urbano

    Na verdade, de nossa liberdade.

Jose Mario HRP

https://www.youtube.com/watch?v=f_vBMRLZ6yE

Divulgue na web!!!!
Vamos desmascarar a Fadinha!

Jose Mario HRP

LULA, aquele que optou por não estudar, e tornou-se o MAIOR FDP de nossa história!:

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/09/16/brasil-reduz-a-pobreza-extrema-em-75-diz-fao.htm

Jose Mario HRP

A banqueira, a professora e o sindicalista

Por Paulo Moreira Leite

Olha só o que disse Neca Setubal em entrevista à agência Bloomberg.

— Como Lula, Marina é uma pessoa do povo mas seguiu por outro caminho. Escolheu a educação, sempre valorizou a educação, conseguiu formar-se professora, enquanto Lula escolheu ser um sindicalista. (*)

Pois é, meus amigos. Enquanto Lula “escolheu” ser sindicalista, Marina “sempre valorizou a educação.”

Não vamos fazer o culto a personalidade de ninguém mas vamos aos fatos. Apoiado numa imensa mobilização popular, Lula construiu o PT, onde Marina ingressou cinco anos depois. Também construiu a CUT, da qual ela foi vice presidente no Acre — mais tarde. Em 1994, Marina se elegeu senadora, na chapa do PT, negociada por Lula.

Curou-se do envenenamento por mercúrio no hospital público de Santos, cidade governada pela prefeita Telma de Souza, do partido de Lula. Davi Capistrano Filho, o secretário de Saúde que garantiu o tratamento de Marina, embora o regimento vetasse atendimento a não-residentes na cidade, explicou sua atitude com uma frase que os amigos nunca esqueceram, pois remete a sua formação política e ao PT daquela época: “prefiro defender uma vida humana a respeitar a legalidade burguesa.”

Em 2003, Marina tornou-se ministra, a convite de Lula. Foi reconduzida ao cargo em 2007.

Como disse Neca, Lula “escolheu ser sindicalista.” Seria possível dizer que preferiu ficar junto do povo. Mas ela poderia achar que essa frase é meio forte, retórica demais.

Ninguém é obrigado a gostar de Lula nem de “sindicalistas.”

Mas talvez fosse possível dizer que foi no mundo daquelas greves que comoveram o país e tudo aquilo que veio depois que Lula encontrou a História. É isso que sabem os homens e mulheres que tentaram entender a experiência infinita desse mundo.

Será o preconceito que impede de ver isso?

Será egoísmo?

Vaidade?

É tão difícil assim enxergar a vida real do alto de tantos milhões em dividendos por ano?

Neca contou à Bloomberg que ela e Marina gostam de discutir ideias de autores e autoras que a maioria dos brasileiros nunca leu. Uma delas é Hanna Arendt, aquela que nos ensinou que a dissolução das classes sociais e dos instrumentos de classe — como partidos, sindicatos — cumpriu um papel essencial na formação de regimes totalitários.

Elas também conversam sobre “democracia direta, pluralismo, democracia direta nos escritos do sociólogo polonês Zigmunt Bauman.”

Formulador do conceito de “vida líquida”, Bauman é o pensador crítico dos laços frágeis da vida social de nosso tempo, das fidelidades que não duram, das verdades que não têm consistência.

Pensando no Brasil, poderia estar falando de quem?

(*) No original: “Like Lula, Marina is a person of the people, but she went on a different path,” said Setubal, whose family nickname “Neca” stems from the Portuguese word for doll. “She chose education, always valued education, obtained a master’s degree, while Lula chose to be an unionist.”

Paulo Moreira Leite é diretor do 247 em Brasília. É também autor do livro “A Outra História do Mensalão”. Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA, IstoÉ e Época. Também escreveu “A Mulher que Era o General da Casa”.

às 11:09 Links para esta postagem

Carlos Ribeiro

O que está esquisito nesta pesquisa, é que 38% consideram o Governo ótimo ou bom. Mas, só 36% votariam na Dilma. Ou seja, 2% aprova o Governo, mas prefere dar um tiro no escuro(ou não). Eu só queria entender!

    Julio Silveira

    Esses eleitores são do tipo que votam na beleza do candidato, no candidato “simpático” rizonho, em que a qualidade de gestão a seriedade o estadista fica como coisa secundária e até irrelevante. Lembre-se do Collor que obteve muitos votos pela aparência, lembre-se do lula que por muito tempo foi rejeitado pelo imagem colada por seus adversários do sapo barbudo. Tenho ouvido muita gente dizer que a Dilma não é simpática.

    Julio Silveira

    Correção: onde se lê rizonho, leia-se risonho.

Pafúncio Brasileiro

À medida que os atuais eleitores da Osmarina, ficam sabendo de suas ligações com banqueiros, eles caem fora. A desinformação é a maior arma da Osmarina. Quem associa isto, cai fora da Osmarina. Nem o voto religioso aguenta.

Cláudio

Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Leo V

189 Motivos para Não Querer a Esquerda no Governo:

Há um mês a greve de funcionários do IBGE terminava, depois de 70 dias,.
Em meio a tantas discussões político-eleitorais nesses meses, o que surpreende é que ninguém, nenhum “cientista político”, apontou as evidentes conclusões dessa greve que acabou sendo, pela ação do governo federal, um verdadeiro laboratório de ciência política.

No campo da esquerda – e estou incluindo para todos os efeitos o PT nesse campo – é lugar-comum as análises e o entendimento que em função da chamada “governabilidade”, da “correlação de forças”, da necessidade de ter o PMDB como base no atual sistema político, etc., o governo do PT acaba tendo uma postura e uma política muito mais à direita do que seria a sua vontade, seu desejo, seu objetivo.

O que ficou evidente na greve dos funcionários do IBGE é o caráter de ideologia – no sentido marxiano da expressão – do discurso da “governabilidade” e da “correlação de forças” para justificar ou compreender políticas à direita de um partido de esquerda no governo. É preciso buscar a explicação em algum outro lugar.

189 funcionários do IBGE foram demitidos durante a greve. Todos com contratos de trabalho precarizados, renovados mês a mês, e com os mais baixos salários. Eram os mais vulneráveis, mas mesmo assim foram à greve devido às condições insuportáveis em que se encontravam. Demitir grevistas, certamente não é uma política de esquerda, para dizer o mínimo. O IBGE, e o Ministério do Planejamento, ao qual é vinculado, estão ambos diretamente nas mãos do PT. Não há PMDB no meio, nem outro partido. Alguém ouviu algum Pastor, Partido, banqueiro, Imprensa pedir ou pressionar pela demissão desses grevistas do IBGE? Não. O governo federal não foi submetido a nenhum tipo de constrangimento que pudesse explicar tal medida antissindical e anti-trabalhadores, digna de um Geraldo Alckmin, com base em “governabilidade” ou “correlação de forças”. Fe-lo porque qui-lo.

Por trás da cortina de fumaça da “governabilidade” e da “correlação de forças”, o que salta aos olhos, para quem quiser olhar, é uma verdade que não é nova: as posições e as funções determinam o comportamento, com enorme grau de independência das crenças políticas daquele que ocupa o cargo. Não é uma “correlação de forças” que explica, em primeira medida, políticas e posturas direitistas de um partido de esquerda levado ao governo, mas sim o simples fato de ser governo. Assim como hoje é com o PT, amanhã será com o próximo partido de esquerda que lá chegar.

1 Motivo para Não Querer a Direita no Governo:

Por ser a direita.

Elias

Outros vão interpor contestações subjetivas como aquelas relacionadas às suas incontestáveis qualidades, tais como articulação oral, capacidade como debatedora, eloquência etc. Ora, o fenômeno que foi chamado originariamente de “idiot-savant” (savantismo) é hoje aceito.

A ciência reconhece que o cidadão pode atuar de maneira coerente em um campo, ser mesmo genial, enquanto em outras áreas do comportamento mostra-se incapaz, por vezes incontrolável. Ou seja, pior ainda. O fundamentalismo de Marina Silva não decorre da ignorância, mas de um defeito de percepção. Os especialistas chamam essa condição de desordem do desenvolvimento neural.

Essa é a razão por que espero que Marina não ganhe esta eleição.

Rogério Cezar de Cerqueira leite. Físico. Professor emérito da Unicamp. Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Membro do conselho Editorial da Folha.

Íntegra deste artigo: “Desvendando Marina”, no endereço abaixo

http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/08/1508376-rogerio-cezar-de-cerqueira-leite-desvendando-marina.shtml

andre

http://tijolaco.com.br/blog/?p=21225
“Vocalizador” de Marina quer elevar meta de inflação. É a confirmação do “tarifaço”
Hoje, a Folha revela que o economista Alexandre Rands, um dos integrantes da turma de “vocalizadores” que Marina mandou conversar com a nata do setor financeiro, reunida pela Merryl Lynch-Bank of America, prometeu ali elevar a “meta de inflação” – um dos integrantes do sacro “tripé macroeconômico” – caso a candidata convertida ao mercado chegue ao governo.

O episódio lembra-me a história que ouvi certa vez e jamais me saiu da cabeça. Depois de um prolongado cerco, um rei resolveu entregar sua cidadela. Foi, com uma pequena embaixada, negociar pessoalmente com o chefe do exército que o ameaçava, junto aos muros da cidade. E, antes de qualquer coisa, pediu-lhe que as conversações fossem em grego, conhecido apenas pelos “cultos” e não em aramaico, língua do povo que se espremia na amurada para ver e ouvir o que se dizia.

Elevar a meta de inflação é uma espécie de “porteira aberta” para um choque tarifário, porque libera os efeitos da elevação dos preços administrados: gasolina, energia, planos de saúde, água e escoto, gás de cozinha, tarifas em geral e uma série de outros…

São 23 itens, no total, que representam um peso de quase 25% no cálculo total da inflação pelo IPCA.

Claro que há necessidade de fazer, de forma controlada e gradual, permanetes reajustamentos nestes preços.

O que é totalmente diferente de dar um “choque de preços”, em nome da “liberdade de mercado”.

É o que, já há alguns dias, Luís Nassif nos advertia sobre as declarações de outro “guru” marinista, Eduardo Giannetti.

Isso, é obvio, aumenta a inflação e é por isso que, para “dar credibilidade”, como diz Rands, a meta seria elevada. E para evitar que ela também “estourasse”, claro, seria necessário ”nivelar” os dois outros suportes do “tripé”.

Juros para cima, porque com inflação mais alta necessário elevá-los para duas coisas: manter o nível real de remuneração do capital e “segurar” a inflação via redução do crédito.

Dólar para o alto, também, porque isso também contribuiria para frear o consumo, os gastos no exterior, melhorar a balança comercial e, sobretudo, tornar mais baratos e atraentes para o capital internacional os ativos no Brasil.

metasA comparação feita pela matéria da Folha, mencionando o fato de, no primeiro ano do governo Lula, ter sido elevada a meta de inflação é totalmente esdrúxula: ali a “meta” foi ajustada à realidade de desvalorização cambial (53%) e à taxa de inflação (12,53%) já registradas no final do governo FHC, durante o ano de 2002.

Não é absolutamente comparável, pois a inflação tinha sido mais que o dobro do teto fixado então (de 5,5%), enquanto hoje, mesmo se considerarmos o acumulado em 12 meses, a desvalorização está 0,01% (isso mesmo, um centésimo de ponto percentual) acima do teto.

Basta alguém olhar o gráfico das metas e do comportamento da inflação ao longo dos anos que verá, mesmo sem conhecimento mais profundo de economia, que se trata de duas situações totalmente diferentes. E a expectativa da inflação futura, em vermelho, não é a do governo, mas a do próprio setor financeiro, através do Boletim Focus.

O que os “vocalizadores” de Marina anunciam, pura e simplesmente, um conjunto de medidas que, como aquela rendição do rei, não pode ser dito na língua do povo: um “tarifaço”, o aumento dos juros e a elevação do dólar.

Esta aí porque esta gente parece falar grego.

Gumercindo Saraiva

No site da R7 está Dilma com 42 no segundo turno. Qual é o certo? Espero que vocês estejam errados.

Paulo Roberto Lula da Silva Roussef

Companheiros, eu não acredito em pesquisa, e afirmo que, a Presidenta Dilma vence no 1° turno com 52%!!!!

    ricardo

    E em disco voador, você acredita?

    Rodrigo

    Claro que acredita. É eleitor petista.

    Fabio

    Concordo e com certeza ela ganha no primeiro turno sim.

    Carlos Ribeiro

    Também acho que será no primeiro turno. O percentual não importa.

FrancoAtirador

.
.
QUANDO O PRECONCEITO ANTIPETISTA,

MARTELADO PELO COMETA G.A.F.E.*,

SUPERA A RACIONALIDADE DO ELEITOR.

Vox Populi
13-14/9/2014

Avaliação da Forma de Governar
da Presidente da República
Dilma Vana Rousseff (PT)

Para 38% dos entrevistados,
o desempenho de DILMA VANA (PT)
é “ÓTIMO ou BOM”.

Outros 39% consideram
a Presidente “REGULAR”.

Por fim, 23% julgam
a forma de governar
“Ruim ou Péssima”.

Os eleitores que não souberam
ou não responderam são 1% do total.
.
.
Intenção de Voto
Estimulada

DILMA VANA (PT) = 36%

MariNécaFaia (ITAÚ) = 27%

Aério Naves = 15%

Everaldo (PSC) = 1%

Luciana Genro (PSoL) = 1%

Brancos/Nulos = 8%

NS/NR = 12%

http://www.r7.com/r7/media/2014/20140915-Voxpopuli-Presidencia/20140915-Voxpopuli-Presidencia.jpg

http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/vox-populi-mostra-dilma-9-pontos-na-frente-de-marina-15092014
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Fundamentalmente na Área Econômica, o Desempenho

    da Presidente da República Dilma Vana Rousseff,

    no Governo Federal, do Partido dos Trabalhadores,

    é considerado Ótimo/Bom (38%) ou Razoável (39%).

    Também no Aspecto da Vida Individual e Familiar,

    que é o mais Importante para Tod@s @s brasileir@s,

    Não Há ‘Um Desejo Generalizado e Absoluto de Mudança’

    como querem fazer crer as Manchetes do COMETA G.A.F.E.*,

    tanto que, em todas as enquetes até agora divulgadas,

    em torno de 75% das pessoas no Brasil afirmam estar

    Satisfeitas ou Muito Satisfeitas com a vida que levam.

    Então, questiona-se, qual é o motivo real para mudar

    ‘túduíssuquistaí’ por outra coisa duvidosa qualquer,

    que não sabem ao certo o que é e nem o que vai ser?
    .
    .
    The Answer, My Friend, Is Blowin’ In The Black Wind…

    (http://www.vagalume.com.br/bob-dylan/blowin-in-the-wind-cifrada.html)
    (http://www.vagalume.com.br/manowar/black-wind-fire-and-steel-traducao.html)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Não há dúvida que tod@s querem, de alguma forma,

    aprimoramento, evolução, transformação para melhor.

    Mas também é verdade que, em se tratando de Governo,

    não será uma Fadinha da Floresta com Varinha de Condão

    que promoverá Mudanças no Brasil, num Passe de Mágica.
    .
    .

    Clovis Campos

    Como pode ser isso? É ilógico Dilma ter menos votos do que a avaliação positiva de seu governo. E pior, nada nos que acham o governo regular? Alguém tem expertise para explicar essa incongruência?

Deixe seu comentário

Leia também