Vermelho: Campanha sugere denúncia de crimes de calúnia e difamação

Tempo de leitura: 2 min

8 de Outubro de 2010 – 20h16

Juiz aceita ação contra Serra por crimes de difamação e calúnia

do Vermelho

O juiz José Ricardo Coutinho Silva, da 111ª Zona Eleitoral de Porto Alegre (RS), aceitou nesta sexta-feira (8) a denúncia feita pelo MPE (Ministério Publico Eleitoral) contra o candidato José Serra (PSDB) por difamação e calúnia. Entre os caluniados, está o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT).

A denúncia traz provas de que Serra cometeu crimes de calúnia e difamação. Ela foi apresentada por Fernando Pimentel, quando ele ainda era candidato ao Senado pelo PT-MG. Em entrevista a uma emissora de rádio da capital gaúcha, em julho deste ano, Serra repetiu declarações de seu vice, Índio da Costa (DEM) ligando o PT às Farc e ao narcotráfico, além de acusar Pimentel de ter sido o autor de um suposto dossiê contra membros do PSDB. O suposto dossiê nunca apareceu.

O caso será analisado pelo juiz José Ricardo Coutinho Silva, responsável pela 111ª Zona Eleitoral de Porto Alegre.

Calúnia e difamação na internet: denuncie

Não é apenas o epsiódio de Pimentel que mostra a opção da campanha de Serra pela calúnia e difamação como armas da disputa eleitoral. Apoiadores do candidato –e suspeita-se que até mesmo sua coordenação de campanha– apelou de vez para o jogo sujo neste segundo turno.

Textos apócrifos, carregados de conservadorismo, preconceito, moralismo e falsidades, circulam pelas redes sociais e correios eletrônicos atacando a candidatura de Dilma Rousseff (PT).

Contra esta onda de baixaria, o endereço oficial da candidata na internet criou uma central onde qualquer pessoa pode conferir se um boato recebido por email ou de outra forma sobre ela é verdade ou é mentira. “Contra a corrente do mal, que espalha mentiras e calúnias, vamos enviar uma mensagem do bem”, diz o texto que informa à militância sobre a novidade. O endereço é esse: http://www.dilma13.com.br/verdades

A campanha de Dilma está recomendando aos seus apoiadores denunciar na Polícia Federal através do endereço ( http://www.safernet.org.br/site/ ) e no Ministério Público Eleitoral ( [email protected] ) as mesnagens que contém crime de calúnia e difamação. “Atribuir a uma pessoa crime que a pessoa não cometeu, é crime de quem acusa. Em caso de candidatos às eleições, é agravante, por que a ofensa não é apenas pessoal, mas perturbação à ordem democrática, sujeitando os criminosos a penalidades como formação de quadrilha, alarmismo, etc”, diz o comando da campanha petista.

Eles orientam, no entanto, que no caso de receber o e-mail difamatório de um conhecio, a melhor atitude é responder com educação, colocando seu ponto de vista e os argumentos do porquê vota em Dilma e não em Serra. “Se receber email de pessoas conhecidas contendo mentiras, responda com a verdade, com seriedade e educação. A melhor forma de convencer algum amigo de boa vontade, mas que esteja mal-informado, é com seriedade e educação”, diz o texto da campanha.

Da redação,
com agências


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

VERA LUCIA

O Prefeito da cidade de Santos João Papa gravou uma mensagem,e está mandando via telefone, para todas as residências de Santos,acabei de receber,a mensagem diz AQUI É O PREFEITO JOÃO PAPA,E PESSO SEU VOTO PARA O CANDIDATO JOSÉ SERRA,Não aceito isso to indignada,acho que o prefeito tem que cuidar da cidade que vive uma epidemia de dengue,matando muitas pessoas,mais é bem a cara deste candidato,esconder a verdade. Por favor me ajudem a denunciar,entrei no site do tre mais não consegui, OBRIGADA vera LÚCIA.

Orlando

Acabo de ver a propaganda eleitoral, de Serra e de Dilma e não gostei. Inflizmente, acho que a campanha de Dilma aceita ataques como o de hoje contra a ex-Ministra Erenice.

Acho que Dilma precisa continuar propositiva, tudo bem.

Mas considero fundamental denunciar as falcatruas de Serra, usando atores para tal tarefa. Temos um leque de obscuridades como Alstom, medicamentos superfaturados, ambulâncias superfaturadas da PLANAM, buraco do metrô, o posicionamento de Serra quanto ao aborto e outras coisas. O povo mostra-se receptivo a toda essa baixaria. Apanhar sem reagir pega muito mal. E dificulta, para a militância, a defesa de Dilma.

Depois de Dilma mostrar os feitos dos oito anos do Governo Lula, bota um ator pra tirar a sujeira de Serra debaixo do tapete.

Reage Dilma!!!!!!!!!!!!!!!

Baixada Carioca

Infelizmente, a justiça como sempre tarda. E às vezes falha!

Lu Bandesh

Tentei denunciar uma notícia apócrifa no site da Dilma e NÃO CONSEGUI.

Confuso, difícil, sem lá onde denuncio.

O texto que quero denunciar é este: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=20280

Quem sabe alguém do blog sabe como denunciar.

grato

Marco Aurélio

Trata-se de uma guerra , não militar , mas politica com " P " maiusculo , em uma guerra , os generais organizam a ofensiva , os ataques , a logistica , e no confronto homen a homen fica o povo e as munições , munição e gente disposta a soldado não falta , tá faltando iniciativa dos generais na utilização correta das munições , há as letais , para uso especifico em confrontos pontuais , e há as mais suaves , utilizadas para diminuir o poder de fogo do inimigo …
A) Comparativo pontual de cada politica federal nas aéreas sociais e economicas dos 8 anos dos dois governos …
B) Comparar de forma taxativa a criação de empregos , ressaltando a preferencia dos tucanos pelos estaleiros asiaticos
C) Comparar oque foi feito pela educação nos dois governos , ressaltando o abandono das universidades por fhc…
D) Comparar as relações escusas , tipo Ambev e Veronica Serra , secretarios de Serra e a Alsthon ( aquela que reforma trem velho ) , o Banco do Daniel Dantas e assessores de FHC , e etc

Fábio

Acho que o PT deveria pedir para a Polícia Federal rastrear esses e-mail, para saber a origem e processar o responsável.

    Baixada Carioca

    Provavelmente já pediu, mas descobrir isso não é tão fácil assim. Se encontrar, só depois de escolhida a presidenta do Brasil.

Eliana

Azenha,
Reabilito aqui trecho de entrevista de Dilma no Roda Viva onde jornalista do Jornal O globo lhe pergunta se ela se considera um poste. Dilma respondeu-lhe à altura e o deixou sem nem conseguir encarar-lhe durante o período em que ela olho-o fixamente pós resposta. O comentário sobre o poste está em torno dos 4 min. Aqui está o link:
http://www.youtube.com/watch?v=NLC94VlcWNk&fe
(querer me fazer um poste não me torna um!)
Divulguem!

Henrique Nunes

Isso aí, as instituições dando uma resposta democrática, republicana, a quem acredita que a república, a democracia, só servem a seu bel-prazer, o Bem-Amado.

M&M

E essa aqui ainda se diz missionária! Só se for da igreja do Serra…
http://rozangelajustino.blogspot.com/

    Karinna

    Já denunciei esse site ao comando da campanha.
    Obrigado

antonio

calunia em massa e em rede nacional deve ser combatida pela mesma via! se não existe a mesma via para a defesa, faz o b.o. e esquece.

Aracy_

A campanha de emails difamatórios contra Dilma permitiu-me identificar entre os remetentes uns conhecidos que não merecem minha amizade. Já me livrei de um par de más companhias, aquelas pessoas tipicamente hortifrutigranjeiras: abacaxis que só abrem a boca para dizer abobrinhas.

ruypenalva

Azenha. Serra tem se posicionado sobre o Irã, Bolívia, Venezuela, mas nada disse sobre o regime fechado da China, tão descumpridor dos direitos humanos, na versão ocidental, quanto o Irã. Temos de provocar um posicionamento de Serra sobre a China; teria ele coragem de chamar a China de uma ditadura e defender o não relacionamento do Brasil com a segunda maior potência do planeta? Isso seria uma boa pergunta da Dilma para ele num debate: Candidato José Serra, o senhor que tem atacado o Irã, a Bolívia, a Venezuela, nada disse sobre a China, por que? O senhor considera a China uma democracia? O senhor vai romper relações com a China?

    Wagner

    Serra não sabe o que é lidar com um país que coloca suas empresas em prol dos proprios interesses nacionais. O PSDB quer implantar políticas de cortes públicos à altura do David Cameron com o mesmo radicalismo de Dick Cheney – que nunca funcionaram e não funcionam com um país que tem capitalismo de Estado.

    O Japão ficou de joelhos quando prendeu o capitão do navio chinês que navegava nas ilhas do Pacífico (Senkaku/Diaoyu). A China cortou os carregamentos de terras raras. Os turistas chineses cancelaram seus roteiros no Japão. O Japão capitulou em uma semana. A Noruega é a próxima.

    Nem Serra nem o PSDB sabem com quem estão se metendo.

Well Costa

Estou pensando seriamente colocar um datashow aqui na praça central da capital do meu estado, com o video do Ciro dizendo como o sr. serrote e o fhc lapidou o Brasil. Mas sei que vou levar pau e alguns sacode, estamos só dando os ultimos ajustes, temos só 5 minutos depois de montados pra passar o video que é de 3:41 min, e depois correr, mas vamos la, espero que valha a pena.

Well Costa
Teresina – Pi
"Terra do Fogo"

Arnaldo Costa

Tudo, simplesmente tudo que é feito pelo PIG, é manipulado de forma desonesta para favorecer seus comparsas e prejudicar seus adversários. Cada edição, cada palavra é colocada com essa intenção. São um bando de hipócritas, imorais, sem profissionalismo e mentirosos, já que não divulgam a verdade. Por diversas vezes, fico aflito, querendo desmenti-los. Mas eles não admitem esse tipo de interferência e se escondem atrás da tela da televisão. Não toleram o diálogo. É uma via de mão única. Dentre tantos, os que estão no “top 20” dos mais caras de pau estão a bruxa Cristiana Lobo, cínica e mal informada e Gerson Camarotti, um pseudo-comentarista doutrinado da extrema direita mal intencionada, um chaveirinho do Alexandre Garcia. Não merecem a mínima credibilidade.

mario

Olha só que montagem que a equipe do terrorista José Serra montou:

Procurem no youtube (Lula e Dilma – A mascara caindo ! )….
http://www.youtube.com/watch?v=HSdvn-6yhNI

Alguém poderia denúncia a campanha da Dilma.

Estou tentando anexar o vídeo, mas não estou conseguindo…

Floriano Júnior

Eu tenho respondido com educação aos e-mails falsos e tentando alertar ao que me passam essa mentiras sobre a gravidade de se passar informações falsas no período eleitoral com o intuito de favorecer um candidato prejudicando o outro. Ainda mais quando se trata de acusações que podem ser facilmente desmentidas, como o fato de Dilma não poder pisar nos Estados Unidos e com uma rápida pesquisa podemos encontrar fotos dela em encontros com Obama e diversos líderes mundiais. Resumindo: estas pessoas estão cometendo crime eleitoral!
Não me incomo0do com o debate, mas com os bostos falsos. Isso é muito irritante. E pior, os partidários do candidato Serra, pessoas que conheço, quando respondo educadamente aos boatos tentando mostrar o fato verdadeiro, tenho sido constantemente agredido, chamado de ignorante e cego. O candidato do "bem", da união nacional, inspira em seus seguidores o ódio e a intolerância contra aqueles que não compartilham com suas opiniões. Espero que estas pessoas acordem a tempo de perceberem a contradição entre o que é dito e o que é praticado.

    Baixada Carioca

    Imagina Floriano receber um email assim de um professor universitário!

    Karinna

    Mandem todas as mentiras da campanha do $erra para: [email protected]

Arnaldo Costa

Denunciem para o Ministério Público, TSE e PF. Também os classifco como lixo eletrônico ou tentativa de phishing. Pau nesses arautos da mentira.

PAULO ANGELO (MG)

Continuo achando que estamos numa guerra, e portanto " A MELHOR DEFESA É O ATAQUE".
Portanto o site da Dilma, ou qq outro de seus apoiadores, deve manter já formatados emails com as trapaças do Serra para que nós mesmos encaminhemos para nossa lista de endereços. No caso do Serra nao será preciso que recorramos a injurias, calunias, e difamaçao, uma vez que o "coiso" e sua turma tem trapaças verdadeiras que devem e podem ser divulgadas na rede sem que se cometa nenhum crime. Basta dizer as verdades!

brasilfatosedados

Azenha,

dentro do verdadeiro conceito do "trabalho de formiguinha", ajudemos a divulgar os resultados deste governo em relação aos anteriores, já que a grande imprensa tenta esconder estes dados comparativos do povo.

Um das alternativas para isto é o novo blog "Brasil – Fatos e Dados", no seguinte link:
http://brasilfatosedados.wordpress.com/

Os gráficos/quadros deste blog são inéditos, de elaboração própria, didáticos, mas sempre baseado em dados oficiais e em institutos de credibilidade reconhecidos.
O mesmo blog já publicou duas séries de gráficos/quadros comparativos entre os governos Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula sobre:

– "Emprego e Desemprego de 1986 – 2006".

– "Renda – evolução entre 1986 – 2010 / 1995-2010".

Confiram lá, e se gostarem ajudem a divulgar:
http://brasilfatosedados.wordpress.com/

Um grande abraço, e vamos lutar com garra e determinação contra as mentiras e difamações baratas,

Augusto de Carvalho

IV Avatar

Muita gente não sabe que espalhar inverdades sobre uma pessoa é crime passivel de prisão, boa atitude esta da campanha da Dilma em orientar que as pessoas denunciem à PF a boataria

A direitona tenta transformar estas eleições no plebiscito sobre o aborto quando este larápios estão de olho mesmo é no pre-sal e neste Brasil que entrou nos trilhos com o prouni, bolsa familia que tirou estudantes da mendicancia e os colocou na escola, PAC, indústria naval, banda larga para todos.

Antonio Silva

Infelizmente a justiça no Brasil é isso aí, precisou porimeiro o Pimentel perder a eleição para o judiciário fazer média .

Queira Deus que não ocorra, mas se Dilma perder o judiciária( até a Drº Corô) surgirá no telejornal do casal 45 com a pompa de imparcialidade .

PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO, VERGONHA MUNDIAL !

marcos

SERRA CORRETOR DO BRASIL !

Lima

O cidadão Jose Serra tem uma sede de poder incrivel, e é um elemento altamente desagregador, olha pro seu proprio umbigo, dis que é o melhor e mais preparado para assumir a Presidencia da Republica, uma vez que ja foi Secretario de Estado, Ministro de Estado, Senador, Govenador, Prefeito," Pastor, Padre, Presidente do Palmeiras", basta ver quando é entevistado por algum jornalista quer conduzir tudo não admite ser contrariado. Ele diz que Dilma não esta preparada para Governar o Brasil por que não tem experiencia administativa, ora com tanta experiencia Administrativa ele so fez CACA. Ultimamente todo Coronel aposentado da PM tem umcargo em qualquer orgão do Estado e da Prefeitura
todas as vezes que qualquer segmento do funcionalismo reivindica qualquer coisa ele chama a PM e desce borrachada, bombas de gas, pode ver que todo pessoal da PM esta sendo alocado tanto nos quados do Estado quanto da Prefeitra, inclujsive as Prefeitura esta colocando PMs para trabalahar na fiscalização com RAPA .

Cris Moreira

Olá Azenha, o único meio de desmentir os boatos e atingir a população, é o carro de som, Dilma precisa gravar uma mensagem desmentindo esses boatos pra gente veicular nos carros de som, ´se possível nos mesmos horários dos tele joirnais da globo. é o único meio de ter o mesmo alcande deles. e ainda coliocar mensagens posítivas de prefeitos e lideranças locais e religiosas de apoio a Dilma, porquê os locais tem mais acesso direto ao povo. vamos a luta.
Outra sugestão para o marketeiro. coloque os ataques que Lula sofreu, o terrorismo que houve na primeira campanha, a Regina Duarte com aquele terrorismo que ela fez, e mostre ao povo que é o mesmo que está acontecendo agora, não adianta so o Lula ficar falando, tem mostrar as imagens e relembrar o povo.Se precisar de marketeiro, eu viro esse jogo em uma semana. é só pensar e agir como eles.

Alexandre Tambelli

Azenha e Pessoal! Amigo meu de infância manda a cada dia mais mensagens de boatos e difamações contra a DILMA. São mais de 5 diariamente. E percebo que a cada dia que passa o número de mensagens aumenta mais e as invenções devem ser absurdas. Eu não me dou ao cuidado sequer de abrir. Porém, sinto que a situação está fora de controle e não sei onde desembocará. Está dando medo. Escrever DILMA na busca do google, na busca do youtube é de estarrecer. Tem nicks no youtube que passam o dia inteiro editando vídeos difamatórios sobre DILMA e quem apoia ela. Quando a pessoa que apoia a candidata é uma pessoa que pode trazer votos e credibilidade à candidata, desqualificam a DILMA no vídeo. Ex. Pastor (…) apoia a candidata abortista. Ontem, tinha um vídeo novo, para cada apoio que ela recebia. A campanha difamatória de DILMA acumulou uma militância totalmente sem noção de limites éticos, sem responsabilidade nenhuma com a verdade dos fatos que publica. A internet e seu anonimato tem dois lados da moeda: o lado bom de se desnudar as denúncias, notícias falsas ou tendenciosas e o lado ruim de dar espaço para que no anonimato alguns ajam de forma irresponsável, aética, inventando mentiras, boatos, montagens de fotos, etc. e se sentir livre de qualquer punição.
Existe algum mecanismo seguro de se chegar até quem edita esses e-mails e vídeos difamatórios, com boatos ou falsidades?

    manoel

    Sabe o que impressiona mais? A campanha da Dilma tem um dos maiores criminalistas do país – Thomaz Bastos – e ele ainda não fez nenhuma queixa-crime, para que o sigilo dessas pessoas seja quebrado e elas possam ser responsabilizadas pelos crimes? Porque essas mensagens configuram crime eleitoral, isso é indubitável!!!
    O que eles estão esperando? Só uma atuação firme irá deter a onda que toma conta da internet.

Fernandes

Gente,
aqui em Joao Pessoa, estou enviando mails com os blogs do Azenha, do PHA, Nassif, Eduardo Guimaraes, Miro Boges, Brizola neto, Eduardo Viana entre outros, por que muita gente ainda não conhece o PIG e do que ele é capaz.

RENATO

Não quero saber de nada quero ver gente presa…..

Gustavo

Triste ocaso desse senhor candidato. Ganhando ou perdendo, ele sairá da disputa bem menor do que entrou. As idéias que abraçou, as companhias, os discursos, tudo cheira mal. Lamentável o rumo que este senhor e seu partido deram para a disputa.

Rodrigo Carvalho

O caso do telefonema dele ao Gilmar Mendes não valeria uma interpelação? Temos não só que responder, nops defender, mas atacar também.O PT está devagar…

Para mim, somente algo muito forte , com o qual eles tenhama certeza da vitória os levaria a aparecer com FHC cpomo anunciaram…antes qye estraguem devemos mina-los, mais ação, o Mino carta disse o correto, sair para a luta.

Gerson

O que a oposição quer é ABORTAR o nascimento da Nação Brasileira !!

Marat

O Serra já acionou o Gilmar Mendes?

Dorival

Membro do site "Movimento Marina Silva" postou fotomontagens, ao meu ver, com alto teor ofensivo à Dilma, e outros. Acessando o citado site, que é o oficial da ex-candidata, localize por ordem alfabética o membro "Agora é Serra Fora PT", está estampada a foto do tucano. Numa das imagens aparece a Dilma com o neto no colo e está escrito "Até o Diabo pra ter uma vitória não aceita o aborto", o autor desse material não respeita nem a condição de uma avó com o seu neto. Tudo isso com a anuência do moderador do site. Confiram!

    anderobelo

    Como podemos fazer isso?

Rey Владимир

To dentro… galera dedos ao trabalho… vamos fazer justiça…

zanuja

Tenho uma sugestão para a campanha da Dilma, se me permite Azenha.

Tomando como base a propaganda de 30s do Serra.

Serra vendeu a Embratel
Serra vendeu a ligth
Serra vendeu as teles
Serra vendeu a Embraer
Serra vendeu a telebrás
Serra vendeu a Vale do Rio Doce
Por isso
Serra vai vender o BB
Serra vai vender a CEF
Serra vai vender Furnas
Serra vai vender a PETROBRÁS.

Enquanto Dilma NÃO VENDEU NADA.

Serra candidato a CORRETOR do Brasil.

    Gerson

    A Caixa Econômica de SP o Serra vendeu,

    Pro BB.

    Ainda bem !

    EDUARDO SOUTO JORGE

    Zanuja, gostei dessa: "SERRA CORRETOR DO BRASIL"

Sérgio Mendes

Andei recebendo mails assim e depois de algum tempo confesso que não segurei e respondi aos conhecidos que me enviavam aquelas mensagens com artigos da época em que livros com poesia pornográfica foram distribuídos na rede pública do estado e com a dos erros grosseiros de História e Geografia. Todos com as devidas referencias no próprio PIG e lembrando a estes conhecidos que a mensagem que eu escrevia, tinha origem conhecida. Era eu mesmo.

Deixe seu comentário

Leia também