Grupos que se manifestam contra a Copa explicam motivos dos protestos

Tempo de leitura: 4 min

 Beatriz Macruz (edição), Caio Castor (edição e imagens) e Fernando Bellia (edição e imagens)

Ato contra uma Copa que recusa o povo

por Beatriz Macruz e Caio Castor, especial para o Viomundo

Com um nome/sigla que fazia referência às mobilizações de indignados que começaram na Espanha 15 de maio de 2011, o ato “15M – Dia Internacional de Lutas Contra a Copa”, articulado pelo Comitê Popular da Copa (articulação horizontal e apartidária de movimentos sociais, organizações, coletivos e indivíduos) teve início, em São Paulo, às 17 horas da tarde de ontem, com a saída planejada para às 18 horas, da praça do Ciclista, na Av. Paulista, em direção ao Estádio do Pacaembu. Nas outras onze cidades brasileiras eleitas para sediar jogos da Copa, os coletivos locais ligados ao Comitê também realizaram diversas mobilizações.

“A gente tem um tipo de organização que não podemos chamar de trabalho de base, preferimos dizer que é uma construção coletiva”, define Vanessa Santos, integrante do Comitê em SP, ao discorrer sobre a articulação entre os inúmeros grupos que assinam o manifesto do 15M – “Copa sem povo: tô na rua de novo”. “Não sou eu quem tem que falar sobre moradia” exemplifica, “nós fazemos uma construção junto com os movimentos de moradia, por exemplo”.

Pluralidade à esquerda

De fato, durante a concentração para o ato, era possível observar bandeiras e representantes de diversos movimentos de moradia, como o Movimento de Moradia na Região do Centro e a União de Movimentos de Moradia de SP; bem como a Escola de Samba Unidos da Lona Preta (do MST); e um punhado de organizações estudantis, tais como a ANEL, o Coletivo RUA, e muitos Centros Acadêmicos. Além disso, diversos indivíduos e coletivos autônomos, entre eles o Movimento Passe Livre e a Fanfarra do MAL.

Até mesmo os organizadores dos protestos que ficaram conhecidos como “Se não tiver direitos, não vai ter Copa” decidiram somar na mobilização do 15M. Para Rafael Padjal, que participou da construção destes atos, e também é membro do coletivo Território Livre, as mobilizações anteriores tinham, em sua maioria, pautas muito semelhantes a esta articulada pelo Comitê. “O Território Livre é o único que destoa, porque somos os únicos que pedimos o cancelamento da Copa — com a perspectiva de que seria uma demonstração de força do povo, e uma derrota para o governo”.

Rafael explica que a maioria das pautas defendidas pela frente “Não vai ter Copa” são vinculadas a direitos, como moradia, saúde, educação. “Essencialmente todos os grupos estão discutindo a mesma coisa, as diferenças são pequenas. O que separou estas duas frentes [do “Não vai ter Copa” e do Comitê] foi a vontade de ir para a rua antes, ou não; de acompanhar a juventude radicalizada que não saiu das ruas desde junho passado”, esclarece.

Para o jornalista e membro do coletivo Desentorpecendo a Razão, Pedro Nogueira, as diferenças são mais profundas: “o Comitê começa fazendo a pergunta certa: Copa para quem? Porque, na verdade, já não teve Copa, já vai ser uma Copa restrita, que não existe para a grande maioria dos brasileiros. O Comitê está junto dessas pessoas, dos removidos, junto com aqueles que estão sofrendo as maiores atrocidades por conta da Copa, e por isso conseguiu dialogar com muitos coletivos e movimentos autônomos, em uma demonstração de força do movimento popular”.

Recusa

Enquanto a noite caía e a concentração do ato atingiu seu ápice, com inúmeros grupos, palavras de ordem e baterias, parecia mesmo que a tônica e a força do 15M de fato eram a pluralidade de pautas e propostas poíticas – que se revelaram também extremamente populares; sempre à esquerda.

Neste momento, o filósofo Vladimir Safatle, que acompanhava tudo junto de grupos do PSOL (partido ao qual se filiou em setembro de 2013), comentou que a recusa da população à Copa é inacreditável: “a gente está há um mês da Copa e você não vê casa pintada, bandeira, essas coisas que você sempre via em todas as Copas, e esse ano a Copa é no Brasil, e você não vê. O povo brasileiro demonstrou uma consciência dos seus interesses absolutamente admirável.”

20 minutos

Já eram 19 horas quando o ato virou a esquina e começou a descer a Av. da Consolação e parou o tráfego desse lado da via, tocando e cantando animadamente sua recusa, contando com aproximadamente 7.000 pessoas, segundo os organizadores – ou 1.200, segundo a Polícia Militar de SP.

Menos de vinte minutos depois, três quadras abaixo pela Consolação, estouraram as primeiras bombas. A manifestação caminhava devagar, sem nem tempo de ser “violenta” ou “pacífica”, quando a Polícia tentou conter seu andamento, cercando-a pelas laterais, o que desencadeou um tumulto entre policiais e alguns manifestantes, seguido por forte repressão e correria.

Ao som das hélices de helicóptero, sob a fumaça das bombas de gases lacrimogênio e pimenta, os manifestantes tentaram retomar o ato, caminhando até a quadra seguinte, porém a repressão seguiu forte, provocando a dispersão quase completa do ato. Um grupo maior se deslocou para a Rua Augusta, e tentou subir de volta até a Paulista, onde foi recebido por mais viaturas e balas de borracha.

Um grupo menor tentou chegar até a Av. Pacaembu, seguindo o trajeto previsto originalmente, mas se dispersou no caminho. Grupos menores caminhavam a esmo na região do bairro da Bela Vista e da Praça Roosevelt, seguidos de perto por viaturas policiais. A Polícia Militar não informou o número de agentes participantes da ação.

Ao longe, ainda era possível ouvir o grito de ordem “não vai ter copa”. Enquanto isso, o Comitê Popular da Copa contabilizou ao menos 5 feridos por conta da repressão. Sete pessoas foram detidas para averiguação, ainda antes de o ato começar, e liberadas ao longo da noite. Em pouco tempo, já não havia mais nem sinal das viaturas e batalhões que tomaram as ruas. As pautas e a recusa, todavia, seguem as mesmas – assim como a sistemática falta de disposição ao diálogo por parte do Estado.

Ou ainda, nas palavras de Safatle, vinte minutos mais cedo: “Há um esgotamento da política, que se manifesta em várias coisas; quando a sociedade não consegue acreditar que o futuro vai ser melhor do que o presente, ela entra em um processo brutal de recusa, e a Copa apareceu como um sintoma muito forte deste processo. É preciso lembrar que desde 2011 estamos numa era de revolta, que não para mais. Essa pressão popular é fundamental, porque há uma tarefa atual: a tarefa de ultrapassarmos a democracia parlamentar, em direção à uma democracia real e direta. Como isso vai ser feito? É uma história que só começa a ser contada agora.”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Geraldo Batista de Araujo

Não vou torcer pela seleção brasileira que vai jogar numa copa onde o povo não tem dinheiro pra pagar os ingressos caro cobrado pela Fifa para encher ainda mais os seus cofres.
Geraldo Batista.

Marco

Se a manifestação tem fundamento ou não é outra história. A questão é que a dita esquerda (esquerda que beneficia construtoras, bancos, agronegócio é esquerda, por acaso?) se acha no direito de somente ela poder protestar.

Qualquer outro que se sinta indignado com um fato/situação é pejorativamente chamado de coxinha, golpista e outros adjetivos.

Jayme V. Soares

O governo Dilma, representado pela Presidenta Dilma, o PT e seus aliados, realiza alguns programas merecedores de elogio, como o Mais Médicos; mas por outra feita, vem executando programas profundamente equivocados, e que fazem identificá-lo como o governo de tendência nitidamente neoliberal, capitalista, voltado a interesses exógenos, sobretudo ao capital estrangeiro norte-americano como: privatização de portos, aeroportos, estradas, saúde, além da política estranha de entregar parte dos direitos de exploração do nosso petróleo a empresas multinacionais. A impressão que se tem é que o governo da Dilma quer privatizar a atividade de aposentadoria da Previdência Social Pública: Dilma vem massacrando os aposentados da Previdência do INSS, reduzindo cada ano os seus salários, de modo a incentivar uma escolha, preferência, aos Planos de Previdência Privada. A segurança e a atuação do Poder Judiciário são outros pontos fracos do Governo Dilma: estamos vivendo uma ditadura do Judiciário, que traz uma insegurança absoluta da sociedade brasileira: os juízes mandam e prendem quem eles querem, segundo seus julgamentos políticos. Estes fatos certamente justificam os protestos populares mais recentes. A copa, em si, não é uma justificativa para protestos, pois os brasileiros amam futebol, modalidade esportiva que o nosso povo é rei, e inimitável.

Jayme V. Soares

Azenha admiro muito seu blog, pelo posicionamento democrático, acolhendo informações de diversos matizes políticos e ideológico. Percebi que a maioria das postagens, referentes ao artigo apresentado, relacionado a manifestações contra a copa do mundo de 2014, são favoráveis a este evento, numa demonstração nítida de um sentimento político fundamentalista favorável ao governo Dilma e seu principal partido aliado; estou aguardando que o seu blog acolha minhas críticas à política geral do governo, pois não se trata de posicionamento político-partidário, mas de uma análise sobre a situação em que se encontra a maioria dos brasileiros, sem assistência à saúde, sem programas educacionais, dentre outros problemas que, sem dúvida, desestabilizam uma sociedade.

    Mauricio Bernardi

    Jayme: eu fiz um comentário via Facebook e não está aí. Acho que foi apagado.

Cristiane Carvalho

Fala pro Safatle dar um pulo na perifa pra ver se não tem muro pintado e bandeiras nas janelas. Na minha casa tem. O que eu não entendo é o seguinte: “derrotando” o Governo, como os “não vai ter Copa” estão querendo, o que vão colocar no lugar?

Romanelli

Esclarecimentos aos que ainda duvidam:

1.Conforme LULA prometeu, afinal, houve ou não dinheiro público na COPA ?

SIM, e muito ..tudo a fundo perdido, pra servir a interesses de indivíduos

2.Das obras dos entornos, a maioria ficará pronta?

NÃO, fora ainda que a maioria sofreu, e MUITO, com aditivos, remendos e complementos.

3.A copa vai compensar os gastos e catapultar o país ?

NÃO, pelo volume investido, a COPA não dá retorno, amenos pros diretamente envolvidos e pra AMANSAR o povo ..os entornos, pra obras que não servirão só pra servir aos Estádios, deveriam vir com ou sem o mundial.

..e lembrem da Grécia e Espanha pra intuírem que um simples torneio não faz milagres, aliás, dependendo da imagem criada e por onde se olhe (feriados, paralisações, saídas de rotina etc), pode até ajudar a prejudicar o desempenho econômico do país.

4.E pelos empregos e grana movimentada, não foi uma boa pro país?

Bem, a julgar por nossos outros passivos NUNCA atendidos (moradia popular, infra, presídios etc) e pela FALTA DE MO de obra e de recursos disponíveis, podemos ainda afirmar que a COPA ainda sorveu criminosamente atenção de outras prioridades.

Em tempo, pra quem ainda insiste em divulgar MENTIRAS:

1. Arena Amazônia -governo do Amazonas

2. Castelão – governo do Ceará

3. Pantanal – governo do Mato Grosso

4. Estádio Nacional – governo do Distrito Federal

5. Mineirão – governo de Minas Gerais

6. Maracanã – governo do RJ

7. Dunas – governo do Rio Grande do Norte e OAS

8. Arena Corinthians – parte do Corinthians com ISENÇÃO e dinheiro da PMSP

9. Arena Pernambuco – Consórcio e clube Náutico

10. Fonte Nova – Consórcio

11. Coritiba – Coritiba Foot Ball Club

12. Beira Rio – Spor Clube Internacional

    Romanelli

    Alguém aqui duvida que se os Consórcios e clubes não derem conta, que será o Estado quem bancará da conta ?

    Alguém aqui tem certeza de que os Elefantes Brancos não serão ainda privatizados a preço de banana ?

MARCOS F.L.

Nenhum protestinho pedindo a prisão do dono da meia tonelada de cocaína apreendida no helicoptero!!!!!!?????????

    Lukas

    Marcos, diz aí pra nós quem é o dono.

    MARCOS F.L.

    Por quê essa esquerda radical do PSOL não foi apara a porta da Globo e acampar em frente ao congresso nacional na época da derrubada da CPMF pelo DEM e PSDB?

    Rodrigo Leme

    Pq o petismo cobra pauta de todo mundo ao invés de ir pra rua? Ela é livre, vcs sabem….

    abolicionista

    Acho que essa não é uma pauta muito boa para um protesto, caro Marcos. Acho que uma pauta mais importante seria a da democratização da mídia. Ficar no fla-flu com as viuvinhas do FHC não vai levar a lugar nenhum. Os tucanos são os maiores interessados em jogar o nível do debate no esgoto. Isso nivela todo mundo. É preciso ter inteligência e discernimento, caso contrário os trolls chafurdam felizes nos comentários.

Fernando

A grande palhaçada dos movimentos anti-copa é serem somente anti-copa e deixarem livres todos os outros aspectos deste futebol do Brasil de hoje, que ao contrário do que diz o PIG , não é orgulho nacional e sim vergonha nacional!
Continuo afirmando sou contra movimentos anti-copa mas continuo considerando umas das coisas mais imbecis que um ser humano pode fazer é torcer por um time de futebol.
Quando o Brasil se livrar desta desgraça de ser “O país do futebol” ele vai melhorar e muito!! Sejam inteligentes abandonem esta porcaria de futebol e se dediquem às coisas que realmente são brasileiras e tem valor real como a música, arte, literatura e cultura popular.
Pelo fim da idolatria cega ao futebol!!

    Adriano

    muito bem dito!!

Marcelo

Comitê Popular da Copa (articulação horizontal e apartidária de movimentos sociais, organizações, coletivos e indivíduos) -> rárárá
Nasceu dentro da Executiva Nacional do PSOL, todo mundo sabe disso. Horizontal é uma vírgula, é vertical mesmo. É a política, só isso.

Joao Pereira

Absolutamente correta, Doris, os americanos estao investindo pesado para desestabilizar o Brasil, particularmente nas eleicoes deste ano. Ai’ vem esses democratas “difusos” protestando contra o governo, tentando constrange-lo, e envergonhar o Brasil diante da opiniao publica mundial. Desta forma, o que eles querem e’ uma vitoria do PSDB e o retorno aos “bons tempos” do FHC: quebra do pais, tres vezes, penico na mao rumo ao FMI, privatizacao a preco de banana, criminalizacao dos movimentos sociais, desemprego, inflacao, etc.. E’ isto que esta turma do “nao vai ter copa” esta’ querendo, sem duvida algum. Me admira muito que o Azenha esteja embarcando nesta….

Jayme V. Soares

O povo brasileiro tem fortes argumentos para realizar os protestos contra o evento da copa; porque gastar tanto dinheiro para um evento do qual o povo não tem nem poder aquisitivo para participar!? O povo brasileiro, digo a maioria de nossa sociedade, está carente de programas de assistência à saúde, educação, moradia, meios essenciais de sobrevivência. Os protestos devem ser feitos, organizadamente, sem vandalismos, para que o povo tenha parâmetros de escolha dos seus futuros representantes, para Presidente, Senadores e políticos de um modo geral. Se o povo é privado de educação, de modo a não poder conhecer os políticos sérios, que os movimentos sociais ofereçam estes esclarecimento!!!

    edir

    Entre no site do governo federal e veja o quanto tem investido em programas sociais.

ricardo silveira

Bando de reacionários informados pela mídia golpista. “O seu comentário está aguardando moderação”

roberto

São desprovidos de um cérebro funcional,pensante. Preferem que outros pensem por eles, pois saberiam que sem-teto,sem-emprego etc, na verdade são sem-vontade de trabalhar, e quem não trabalha é porque não quer e não tem nem vai ter teto,jamais.
Quem não trabalha e não produz nada,só consome, vai sempre pedir passe livre, almoço livre, vestuário livre etc
Esses são os mentecaptos que fazem essas manifestações grotescas, mostrando toda a sua ignorância, preguiça, estagnação e pobreza de espírito, tornando-os inúteis e desprovidos de qualquer futuro.
A sociedade os observa com curiosidade e uma certa dose de pena.

denis dias ferreira

Essa turma que sai às ruas para protestar contra a Copa é o equivalente brasileiro daqueles venezuelanos que saíram às ruas para desestabilizar e derrubar o governo de Chavez e Maduro. Eles querem cortar a cabeça da Dilma e oferecê-la, na bandeja, ao Aécio e à rede Globo. Meus parabéns a essa esquerda mauricinha e ao seu guru, o coxinha-janota da FFLCH!

Marat

Prezados, na inauguração do estádio do Corinthians caiu um temporal, e, segundo o repórter de campo, Fernando Fernandes, não ficou uma poça… O pessoal do PIG, provavelmente vai dizer que havia tijolos espalhados, ou a pintura não estava boa…

Wendell

A grande mídia e seus partidos preferidos agradecem a essa esquerda que a direita adora.

    Luiz Flores

    Concordo plenamente

tiago carneiro

Não vejo esses que protestam contra a copa protestarem para o Gilmar Dantas proibir de uma vez a doação de empresas para as campanhas.

Contra a falta de água em SP? Pressão para a reforma políticA?

Pra mim são despolitizados e manipulados pela globo que querem dar uma de revolucionários.

Paulo Brasil

Alôooo! Turma do não vai ter copa.

Quanto estão ganhando da casa grande pra fazer essa manifestazinha?

Dizer que estão a favor de investimentos em saude, educação, etc… Estes são os discursos de políticos em época de eleição.

Voces estao trabalhando em favor da casa grande e contra um governo que está trazendo dignidade, emprego, moradia, dentre varia soutras mais para o povo brasileiro.
É essa a intensão de vocês?

Antonio

FINALMENTE, EM QUAL MARINA ACREDITAR? NEM NA DE DORIVAL CAYMMI

Matéria completa e com fotos no blog Os Amigos do Presidente Lula:

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/139998/Marina-Silva-refor%C3%A7a-cr%C3%ADticas-contra-a-Copa.htm

Em qual Marina acreditar? Na que defendeu a Copa no Acre ou na que critica hoje, sem citar Eduardo Campos, que fez estádio?

Antigamente, como hoje, eu não votaria em Marina Silva para presidenta, porque acho que ela não dá conta do recado. Seria “jantada” pelos países imperialistas. Mas eu ainda compraria um carro usado dela no passado. Hoje não compro mais.

Em 2007 Marina queria a Copa no Acre. Em 2012 carregou a bandeira em Londres. Em 2014 é contra o Brasil. Que decepção, Marina!

Em 2007, ainda ministra do meio ambiente, Marina Silva foi toda serelepe na comitiva do Acre apresentar para a FIFA a candidatura da capital Rio Branco como cidade sede da Copa.

http://www.altinomachado.com.br/2007/08/marina-silva-apia-rio-branco.html

Em 2009, já ex-ministra e pré-candidata a presidência, como senadora continuou apoiando a Copa, inclusive no Acre.

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2009/02/13/marina-silva-defende-escolha-de-rio-branco-como-sede-de-jogos-da-copa-em-2014

Nas Olimpíadas de Londres de 2012 ela carregou a bandeira olímpica toda sorridente, sem qualquer crítica. Em entrevista à BBC (até foi simpática a entrevista e sem o rancor que ela destila atualmente), considerou aquele gesto simbólico um “legado” para o Brasil. Ora, se um gesto simbólico em Londres ela vê legado, imagina uma Copa inteira no Brasil, o quanto deixa de legado? E ela, agora, só vê defeitos? Quanta incoerência e complexo de inferioridade. Em Londres é bom. Só é ruim em Manaus, em Fortaleza, em Natal, em Recife, em Salvador, em Cuiabá, em Brasília, em Curitiba, em Porto Alegre, em BH, no Rio e em São Paulo?

Por que ser tão reverente a um evento em Londres e porque se recusar a enxergar o lado bom da Copa para milhões de brasileiros e para o desenvolvimento do Brasil, inclusive cultural?

Por acaso a Inglaterra não tem uma dívida histórica social com todas suas ex-colônias pobres africanas, asiáticas e do caribe? Que legado de hospitais, escolas, alfabetização a Inglaterra deixou para as ex-colônias africanas e asiáticas no passado? Se for pensar assim, seria a Inglaterra que não poderia fazer Olimpíadas ou Copa enquanto houvesse fome na África. Marina Silva fez alguma crítica a isso, quando carregou a bandeira em Londres? Não.

O Brasil tem muito mais legitimidade para fazer uma Copa do que países imperialistas. E o legado ficará aqui, para os brasileiros, gerando riquezas, empregos e prosperidade para os brasileiros mais pobres melhorarem de vida com a indústria do turismo, do entretenimento e cultural.

Agora, por mero oportunismo eleitoreiro, Marina Silva se engaja em uma campanha enganosa de detonar a Copa do Mundo no Brasil, com desinformações e falácias. Isso é até mais do que oportunismo. É fraqueza de caráter e um desserviço ao povo brasileiro.

Além disso, quando ela critica “os estádios da Copa” o que ela tem a dizer sobre seu parceiro Eduardo Campos que, tendo três estádios em Recife que poderiam ser reformados, preferiu construir um quarto? Campos, talvez, tenha feito a pior de todas as escolhas entre todos os governadores.

Mas o que está feito, está feito, e bola para frente. A Arena Pernambuco está lá e agora é dar um jeito de usá-la melhor após a Copa, também. A FIFA, como organização e pela sua cartolagem, merece todas as críticas que tem recebido. Inclusive pela corrupção na hora de fazer contratos de direitos de televisão como aconteceu com no escândalo envolvendo a ISL, TV Globo e Ricardo Teixeira. Mas o tal padrão FIFA nos estádios são bons projetos arquitetônicos e a proposta é justamente que não virem elefantes brancos, funcionando semelhante a um misto de shopping, parque, museu e ponto de atração e visitação pública, para ser rentável e útil, mesmo quando não há jogos. Se os governadores que licitaram os estádios não seguiram essa visão, mais cedo ou mais tarde os estádios deverão se adequar a ela.

FrancoAtirador

.
.
Para que, afinal, serve o futebol?

Esperar hospitais e postos de saúde de uma copa de futebol
é o mesmo que esperar democracia e respeito às liberdades
da mídia oligárquica e das igrejas.

Por Katarina Peixoto*, na Carta Maior

Sou uma viciada em programa eleitoral de televisão. Lembro de programas eleitorais quando não sabia o que era, direito. Nos últimos dias, quando os Colombos descobridores da violência policial e das mazelas brasileiras voltaram a “hashtaguear”, mais do que a organizar, o “não vai ter copa”, fui assaltada pela memória de dois momentos do primeiro programa eleitoral do segundo turno de 2010.

E resolvi propor um experimento retórico, para tentar entender o que pode querer dizer a militância eleitoral, na tentativa de surfe contra um acontecimento pactuado, escolhido e, por fim, votado, há 4 anos, na eleição presidencial.

O primeiro programa eleitoral do segundo turno foi aberto com a candidata Dilma, vestida de branco, agradecendo os votos do primeiro turno, inclusive a deus.
A cena era horrível para qualquer mulher com compromisso republicano e democrático na vida.
Ela foi coagida, pelo obscurantismo e a má-fé das campanhas da oposição, sobretudo pelo sopão reacionário e oligóide do pentecostalismo pseudo-ecológico, a se posicionar em relação ao útero e ao desejo de ser mãe de todas as mulheres brasileiras.

Poucas vezes na vida me senti tão vilipendiada, agredida, violentada, como naquele momento. Enquanto parte da esquerda se apavorava com a onda obscurantista e se ligava nas pesquisas, senti indignação.

Até quando a esquerda brasileira seguirá achando inofensiva a religiosidade travestida de popular e democrática?

Por que essa cultura moralizadora, de natureza messiânica, segue deseducando e criando esses monstrengos?

Até quando poucos levarão a sério o fato de a esquerda ter, no Brasil, chegado tão longe na redução de desigualdades sociais, ao passo que segue conivente com a barbárie cometida contra as mulheres, os gays e todos os dissidentes sexuais que não se enquadram no padrão religioso, igrejeiro, tomado como inofensivo na época em que havia ditadura?

A Dilma ali, de branco, falando em deus e coagida a se posicionar sobre o meu útero foi uma das imagens mais terríveis de que se pode fazer uma derrota política (e estávamos numa vitória eleitoral e política iminente).

E do quanto a vida é dura, numa democracia. Do quanto o jogo é jogado em todos os momentos, em cada pedaço de bola disputável.

O segundo momento, do mesmo programa eleitoral, era uma imagem aérea do Cristo Redentor.
O off era o anúncio de que o então presidente Lula tinha trazido a Copa e as Olimpíadas para o país. Propaganda eleitoral, isso, a mensagem era: votem na Dilma, entre outras coisas, porque ela é uma das responsáveis pela escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Nada nessa propaganda e nada na iminência da Copa do Mundo contradiz o que foi prometido na campanha.
Para o bem ou para o mal, a coerência entre o governo Dilma e aquilo anunciado na propaganda eleitoral, de 2010, é plena.
Nem houve propaganda enganosa, nem promessa não cumprida.

De onde vem a questão ‘copa para quem?’, então?

Resolvi levar a sério as cobranças e ataques à Copa no Brasil e me encontrei num contexto semântico calamitoso.

O que é que a Copa do Mundo está devendo ao Brasil?

Fiquei pensando se a Copa do Mundo seria um sistema de financiamento público e estatal do investimento em agricultura orgânica, nas pequenas e médias propriedades.
Isso seria absurdo? Por quê?
E se a FIFA, na verdade, quiser dizer Federação Internacionalista da Fraternidade Anarquista, seria o caso acusá-la de fraude por estar exigindo regras que atentam contra a soberania brasileira, como a prerrogativa da venda exclusiva de certa marca de cerveja?

FIFA, Copa do Mundo, “Arenas”.
Pronto, o problema são as arenas, as remoções, os despejos, as injustiças, os gastos públicos com o “pão e circo”. Sou contra tudo isso.

Para que, afinal, servem os estádios de futebol?
Alguém por acaso acompanha o futebol, neste país?
Em que mundo vivem as pessoas que esperam um estádio ser construído sem impacto ambiental e social?

Ah, a denúncia de uma expectativa hipócrita e oportunista é cínica?

As vilas despejadas, os operários mortos, as famílias desfeitas, as casas destruídas, por conta da Copa, são, mesmo, responsabilidade da Dilma?

Afinal, a Copa do Mundo é um movimento de ocupação das polícias militares, dos governos estaduais e municipais do Brasil?

Tem algo mais ridículo e monstruoso do que exigir do governo federal um SUS “padrão FIFA”. Não é lá muita coisa: é fazê-lo sem se comprometer em entender ou em lutar minimamente contra o jorro de dinheiro para o mercado financeiro que se esvai em taxação de juros, e seguir achando o tema do financiamento do estado algo irrelevante.

Esta é uma maneira realmente ridícula de exigir uma rede de saúde a uma federação internacional de futebol.

Há outras, claro: que tal uma legislação igualitária, para adoção por casais gays, e o casamento gay, e o direito ao aborto legal?
Pode-se exigir isso da FIFA, também?

A indigência política da direita é a indigência política da oligarquia midiática, que age contra a lei, no Brasil.

A indigência política da esquerda é seguir acreditando na confusão, no obscurantismo e na guerra ideológica promovida por quem finge ou acredita (os ingênuos e moralóides de todas as cores) que está realmente esperando que uma Copa do Mundo poderia servir para melhorar as condições de habitação, educação, meio ambiente e politização do Brasil.

Não é para isso que serve um campeonato mundial de futebol, qualquer criança que faz um álbum de figurinhas sabe, mas essa horda de descobridores da América sai a vociferar truísmos incapazes de convencer um guri que disputa grêmio estudantil.
Está aí o seu fracasso.

Se o dinheiro que circula ou não nos grandes eventos entrará no país para fins de investimento nos programas que significam mais democracia e qualidade de vida, este é o tema central sobre Copa do Mundo e Olimpíadas.

É por isso, e por nada menos, que esses eventos foram trazidos para o Brasil:
acreditou-se e acredita-se que esses acontecimentos mobilizam, dinamizam, viabilizam, investimentos, produção, distribuição, de riqueza e de conhecimentos (vai sem dizer que nada disso cai sob o domínio moral).

Quem votou em 2010 pode ter votado, é claro, por uma Copa do Mundo com um Programa de Transição a tiracolo.
Cada qual com seus limites e contradições, como diz o filósofo.

Perguntar, agora, para quem é a Copa, com o propósito de denunciar que a Copa do Mundo é a Copa do Mundo, é como esperar que na eleição presidencial alguém defenda o direito ao aborto legal, ao casamento gay, à adoção por casais gays seriamente, isto é, com chances de vencer, mais do que de ganhar as consciências.

Com um agravante: estas últimas bandeiras – ao contrário da pergunta tautológica, e por isso sem sentido político algum, do ‘copa para quem’-, são bandeiras políticas, democráticas e civilizatórias.

A eleição promete ser cheia dessa má-fé retórica, dessa indigência performativa e, portanto, de irracionalidade.

Resta saber se o fracasso político dessa babaquice oportunista e politicamente indigente vai seguir com essa aura moralista, a atacar os que estão na luta por toda e qualquer bola realmente dividida.

Qualquer professor de quinta série ensina a seus alunos o que foi a política do pão e circo.

Esperar hospitais e postos de saúde de um campeonato de futebol é o mesmo que esperar democracia e respeito às liberdades da mídia oligárquica, das igrejas e dos adoradores de axé music.

Tem coisa mais ridícula do que ficar criticando música e vídeo de abertura da copa do mundo, do que ficar cobrando hospitais padrão FIFA (só imaginar isso causa arrepios! Quem, seriamente, poderia querer uma monstruosidade dessas?), do que perguntar, com o peito cheio da certeza delirante de estar ao lado do bem e do verdadeiro, ‘copa para quem’?
No momento, é difícil lembrar.

Talvez seja o jingle de Eymael, o nosso democrata cristão de estimação, sei lá.
Para que, afinal, serve o futebol, não é mesmo?
Vai ver serve para democratizar as bacias hidrográficas.

Não quer pão e circo? Ótimo.

Que tal começar a querer, ao menos sabendo que está querendo, sair do armário moralizador e entrar no jogo?

*Katarina Peixoto é doutoranda em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

(http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Para-que-afinal-serve-o-futebol-/4/30951)
.
.

Messias Franca de Macedo

ENTENDA O QUE É MANIFESTO!

[O POVO NAS RUAS CONTRA O SOCIOPATA a $oldo dos fascigolpistas antinacionalistas! Cumpra-se a Lei!]

Stédile: Movimentos sociais farão protesto dia 29/05 contra Joaquim Barbosa.

A liderança mais conhecida do Movimento dos Sem Terra (MST), José Pedro Stédile, um dos palestrantes neste sábado no Encontro Nacional de Blogueiros, anunciou que diversos movimentos sociais acertaram, na última sexta-feira, a realização de uma caminhada até a sede do STF em Brasília, no dia 29 de maio, para protestar contra a decisão de Joaquim Barbosa de proibir o trabalho externo de José Dirceu.
Ele convocou a todos a participarem da manifestação.
“Os movimentos sociais finalmente viraram reacionários, nós vamos fazer uma manifestação para que se cumpra a lei”, ironizou Stédile.
“Faremos uma manifestação para que o imperador Joaquim Barbosa respeite as leis da Constituição Brasileira”.
A decisão dos movimentos sociais serve como um marco divisor para definir Joaquim Barbosa, definitivamente, como um instrumento da direita reacionária brasileira.
Não um juiz, mas um marionete de um setor político e midiático que faz oposição não somente ao governo, mas ao interesse nacional, ao povo e, agora, à Constituição Brasileira.

17 de maio de 2014 | 20:59 Autor: Miguel do Rosário.

FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p=17482

    Mário SF Alves

    A segunda melhor notícia dos últimos 50 anos.

ricardo silveira

Bando de reacionários informados pela mídia golpista.

Sr. Indignado

É o seguinte, o governo investiu mais de 24 bi no Bolsa Família em 2013, maior programa de distribuição de renda desde sempre… o link está aí embaixo e dá para ver todas as pessoas que receberam, se quiserem é só somar pessoa por pessoa neste brasilzão. Aproveitem para fiscalizar.

http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalTransparenciaPesquisaAcaoUF.asp?codigoAcao=8442&codigoFuncao=08&NomeAcao=Transfer%EAncia+de+Renda+Diretamente+%E0s+Fam%EDlias+em+Condi%E7%E3o+de+Pobreza+e+Extrema+Pobreza+%28Lei+n%BA+10%2E836%2C+de+2004%29&Exercicio=2013

Brasilzão? Brasil! … BRASIL!
Acho até que é tudo combinado pela fifa, quem ganha, quem perde,… mas agora dá licença que tem um compromisso desde 1950…

    Mário SF Alves

    Não seria um compromisso para desmascarar aquilo que foi engendrado pelos SPYstates lá no princípio dos vergonhosos e trágicos últimos 50 anos?

    E viva a Democracia; aquela que um dia haveremos de conquistar!
    E viva o Brasil!
    E viva a mãe de todas as nossas possíveis utopias, inclusive a de humanizar o Cosmos.

Antonio

NO JORNAL NACIONAL

O que teria dito o JN caso o Brasil não tivesse sido escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014.

É muito engraçado e está no Conversa Afiada.
Veja:

Francisco

O governo federal administra cinco hospitais civis no país todo e os hospitais militares nas bases militares.

O governo federal não tem contrato com nenhuma empresa de transporte urbano.

O governo federal não tem contrato com nenhuma construtora civil em todo o país, exceto em áreas da União, portanto, não constrói casas.

O governo federal assina cheques para o Estado e o Município construir hospitais, mobilidade e casas. É a sua tarefa…

Que tal cobrar do vereador ou prefeito ou deputado estadual ou governador em que votou, seu posto médico, seu metrô e sua casa?

Não lembra em quem votou? Não votou porque é contra o “Estado” e contra votar?

Posso rir de você?

    Gilberto

    Francisco, vc fez as perguntas essenciais. Acho legítimo qualquer tipo de protesto, afinal de contas vivemos em uma democracia, embora simbólica, dos 594 parlamentares (513 deputados e 81 senadores: 273 Empresários e 160 ruralistas = 433) temos que mudar este quadro . O interessante da copa é que ela leva às ruas milhares de jovens que não sabem como era o Brasil antes da era Lula/Dilma, espero que esta mesma galera continue sempre nas ruas com todo o gás lutando por um Brasil melhor, diferente do que as elites desse país querem para elas. CEILÂNDIA-DF

    Atila José

    Assino tudo que você escreveu aí e reconheço firma.

    renato

    Votei em Requião para governo do Paraná
    Votei, para o Pericles para prefeito de Ponta Grossa.
    Votei em Dilma, para presidente.
    Votei no PT para Deputado estadual e Federal.
    Não tem como eu errar…
    E eu quero assistir a COPA…este troço de falar que as
    empreiteiras vão ganhar dinheiro, é oBvio que vão.
    E com elas seus funcionários, e que faz uso de suas obras.
    E seus acionistas e donos..
    Não estraguem minha copa…eu tenho direitos..

Marat

Muita gente ignorante, que (ainda) é pautada pela manipuladora imprensa de SP ouve os pedidos (velados ou diretos) de certos comentaristas do PIG, especialmente da folha tucana, para radicalizarem o discurso.
Quando era FHC o presidente (de tristíssima lembrança), essa mesma imprensa dizia que políticos do PT, e oopsitores de um modo geral era a turma do “Quanto pior, melhor”… Bem, alguns grupos ou grupelhos serem do “Quanto pior, melhor” são fáceis de controlar, agora, quando eles são massa de manobra daqueles que teoricamente estariam “a serviço do Brasil”, isso torna as coisas mais perigosas. Isso não deixa de ser crime de lesa-pátria, para não falar em terrorismo.

Messias Franca de Macedo

[Jornalista Barbara Gancia, da Folha de São Paulo, escracha os hipócritas e fariseus fascigolpistas!]

É fabuloso o mal que a ditadura causou. As redes sociais pa¬rece que estão deixando o estrago ainda mais evidente.
(…)
Não foi o atual governo que quis Copa e os Jogos Olímpicos. Todos os governos mais o Carlos Arthur Nuzman querem. Lembro, na gestão FHC, de ter dito, neste nobre espaço, que seria uma temeridade trazer a Olimpíada como se pretendia. E a mulher do então chanceler de FHC, Luiz Felipe Lampreia, mandou uma longa carta ao “Painel do Leitor” acusando-me de falta de patriotis¬mo. Está no arquivo do jornal.
Todo governante quer Copa, Olimpíada e GP de F-1. Pergunte à Prefeitura do Rio se ela gostou de perder a receita do GP Brasil.
Quando sai pela culatra, dá um prejuízo enorme. O Pan já tinha dado. Então por que esperamos es¬te tempão para reclamar? Ah, é! Deixamos para o último mi¬nuto…
Como fez o senhor Ney Matogrosso, que longe de casa e para um entre¬vistador atônito da TV portuguesa, que continuava a repetir “Mas o senhor tem certeza? Estou surpreso que ache isso”, se pôs a desancar seu país como se fosse um turista vi¬vendo acidentalmente em Niterói.
Ocorre que ele não é. É um artista de uma idade que já não permite macaquices, que em vez de se valer de sua estatura -que não é pouca- saiu falando que os pobres estão tendo filhos para se valer dos bene¬fícios do Bolsa Família.
Chega a ferir a dignidade humana que alguém ache que hordas de brasileiras topam dar à luz em troca de uns tostões, mas é a ignorância que mais me incomoda. O IBGE comprova essa informação? E o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Banco Mundial, serão bur¬ros por usar o Bolsa Família como modelo? Quero ver o sr. Matogrosso acusar o pastor Feliciano de vender superstição, quando ele mesmo usou desse tipo de crendice sobre o seu país na TV portuguesa.

Em Mick Jagger, salve-nos se puder!
A Copa do Mundo e as opiniões desmazeladas
Por jornalista Barbara Gancia
sab, 17/05/2014 – 10:31 – Atualizado em 17/05/2014 – 10:33

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/barbaragancia/2014/05/1455242-mick-jagger-salve-nos-se-puder.shtml

    Luiz Moreira

    Sr. Messias!
    Os imbecis que não raciocinam, não conhecem história, e se intitulam defensores da Probidade, aparecem incentivando protestos que favorecem os RICOS, em especial, POLITICAMENTE. Os RICOS são os detentrore reais do poder, e sempre as guerras são feitas (mas eles não morrem) para favorecer seus negócios, sempre SUJOS. Lógico, pois os 87 mais ricos tem renda dos 3.5 BILHOES de pobres. E no Brasil? As 10 famílias mais ricas recebem mais QUE OS 15 MILHÕES de famílias do BOLSA FAMILIA. Qualquer cachorro de remediado não passa fome. Claro, isto é anti-humano. Cristo era um canalha, pois disse que era mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha que um RICO entrar no céu. Logo, os idiotas nazis que apoiam os sites tipo TV REVOLTA devem pensar com a cabeça e não com a outra extremidade. A CABEÇA deles está cheia de produto bem fétido. Deviam ler mais. Ver o que a que situações a humanidade tem sido levada, por idiotas megalomaníacos. E dizer que a esquerda é a inventora da corrupção, é simplesmente esquecer que este mal existe devido aos CORRUPTORES (RICOS). Os povos evoluiram com ideias levando à igualdade. Não com pregações de retaliar contra os que pouco ou nada tem. A escravidão nunca foi humana. Os que pregam escravidão devem ser expulsos do convívio social, e mais ainda, os que abusam do poder econômico. Diminuir as diferenças e aumentar o conhecimento deve ser o caminho. E eliminar o domínio dos meios de comunicação, pois estes servem para as classes RICAS e CORRUPTORAS.

    Messias Franca de Macedo

    Senhor Luiz Moreira,

    parabéns pelo consciente relato!

    Felicidades!

    Messias Franca de Macedo

José Antônio Pinto Pereira

Essas pequenas manifestações contra a COPA representam um ponto fora da curva. Contra fatos não há argumentos, o povo brasileiro ainda respira futebol, basta ver por exemplo a quantidade de jovens e adultos que compraram o ÁLBUM DA COPA e trocam figurinhas nas Bancas de Revistas, país a fora. Além do mais os argumentos contra a COPA são pífios.Os investimentos do governo federal terão retorno imediato, durante a realização do evento e ganhos extras virão durante os próximos anos… Um abraço a todos e FELIZ COPA.

José X.

Vejam só a “inocência” do “líder” dos sem-teto:

“Líder dos Sem-Teto teme uso eleitoral das manifestações”

http://jornalggn.com.br/noticia/lider-dos-sem-teto-teme-uso-eleitoral-das-manifestacoes

Pelo amor de deus, ou o cara é comprado ou é um maluco de pedra…de qualquer maneira, é de um cinismo atroz ao dizer esse tipo de coisa.

    assalariado.

    José X., acho que você terá que voltar lá no GGN do Nassif, e ler outra vez a matéria que o lider do MTST, fala do uso dessa luta. Em favor de quem, e de que mesmo?

    Abraços.

João de Deus

COPA DO MUNDO X INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E MOBILIDADE URBANA

Vejam os números:Investimentos em saúde, educação e mobilidade somam 55 Copas do Mundo

Copiei do Blog do Nassif: http://jornalggn.com.br/noticia/investimentos-em-saude-educacao-e-mobilidade-somam-55-copas-do-mundo

Depois de ler a matéria, dê também uma olhadinha neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JAQOvRMVwfc

Agora, a matéria que eu copiei do blog do Nassif:

Investimentos em saúde, educação e mobilidade somam 55 Copas do Mundo

sab, 17/05/2014 – 09:28

Do blog do deputado Edinho Silva – via MudaMais

Também no Blog do Nassif: http://jornalggn.com.br/noticia/investimentos-em-saude-educacao-e-mobilidade-somam-55-copas-do-mundo

Sugerido por Gão

Muito se fala sobre os recursos gastos pelo Brasil com a Copa do Mundo de 2014. Desinformados de todas as espécies bradam contra a realização do Mundial no país, solicitando recursos para saúde e educação. Pois bem, o http://www.mudamais.com fez o levantamento de alguns gastos do governo e descobriu: com o dinheiro que o governo federal está investindo em saúde, educação e mobilidade urbana poderiam ser realizadas 55 Copas do Mundo no país!

Foram 17,6 bilhões na Copa, contra 968 bilhões em educação, saúde e mobilidade urbana desde 2010. Só no Pronatec, são 14 bilhões, mais 16,5 bi na construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde e nos programas Rede Cegonha e Brasil Sorridente, além de 143 bilhões em mobilidade urbana. Quer saber mais? Dá uma olhada no nosso videozinho!

Além disso, para alguns é difícil entender o porquê de uma Copa do Mundo espalhada por todo o país. Por que não escolher apenas uma cidade, quem sabe uma região desse enorme país, para ser sede da competição? Por que insistir em fazer da Copa um evento para todos os brasileiros?

O secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke acerta quando diz que o Brasil não é Alemanha. Não se comparam as dimensões dos dois países e sim, não se corta o território brasileiro de carro em poucas horas. Lá, são 357 mil km, enquanto o Brasil espalha-se em mais de 8,5 milhões de km.

Além disso, somos mais que o dobro em número de habitantes da Alemanha. Assim, a melhor maneira de garantir que a população assista no estádio um jogo das maiores seleções do mundo é ter um país inteiro para o futebol. É preciso entender que o governo que apostou em mais emprego e estimulou o consumo interno e assim enfrentou a crise econômica mundial, também quer ver o torcedor brasileiro alegrando os estádios.

.

Gilson

Se a PM fizer greve em Estado Governado pelo PSDB,principalmente SP, o PIG usa cassetete e bomba de efeito moral contra os Policiais.

    gonçalves

    deveria fazer para que esses babacas que vivem só falando mal da PM fossem para as ruas prender bandidos seria uma maravilha , pena que a PM de SP tem no comando só oficiais parasitas capachos dos malditos tucanos e sufocam qualquer tentativa de greve além do psdb o maldito PIG paulista é braço do picolé de chuchu e manipula qualquer movimento nesse sentido .

marcosomag

O “Fora Copa” é absolutamente irracional, a “indignação” como os seus “gastos” também. Não resistem a menor análise dos números. A comparação com os investimentos em saúde e educação é simplesmente, ridícula!

A Copa criou e vai continuar criando muitos empregos, gerando renda e melhorando a vida do povo. Ainda mais, caso o Brasil seja campeão.

Evidentemente, aconteceram problemas. Principalmente, com algumas remoções. Mas, o saldo é amplamente positivo.

O clima difuso de insatisfação e pessimismo que esses manifestantes tentam criar apenas jogam água no moinho da direita. E se a direita voltar ao Planalto, os apelos por “mais saúde”, “mais educação”, “mais direitos” serão esmagados pelos “nenhuma saúde, educação e direitos” pois tudo será privatizado por Aécio ou Eduardo!

    Keisy

    E assim que você acha? pra sua informação,Você sabe pra onde vai o dinheiro dos ingressos que os brasileiros compram para assistir os jogos? Você deve pensar que vai para os Hospitais,Escolas,Ajudar na educação mais não, tudo isso ficar pra FIFA nada e investido na educação da nossa futura geração.Como vc acha que que o nosso povo fica?Na doença,na pobreza e muito mais que isso, alguns exemplos:Pessoas morrem nas cadeiras dos hospitais,Falta de remédios para curar doenças e muito mais.

    Agora me diga,como nosso pais esta agora em geral ?

Luiz Fortaleza

A verdade é que é um movimento político oportunista que beneficia a Direita, de uma rebeldia tardia inútil e de um revolucionarismo ingênuo. Só… Pior, todas as reivindicações nos marcos da economia capitalista que eles tanto criticam.

FrancoAtirador

.
.
Bem, já que também estamos falando

da Polícia Militar, responda rápido:

Por que a PM só faz greve em estados,

cujos governadores não são do PSDB?

Será mesmo que os policiais militares

de São Paulo e do Paraná, por exemplo,

são tão bem remunerados pelos tucanos?
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    16/05/2014
    MPF

    MPF investiga possível greve da PM durante a Copa do Mundo

    Policiais estariam sendo convocados a parar no dia 15 de junho
    O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro vai investigar a possível adesão da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) a uma paralisação durante a Copa do Mundo.

    De acordo com notícia veiculada no site UOL, uma convocação de greve para o dia 15 de junho foi feita através do aplicativo de mensagens WhatsApp.

    Uma possível greve de policiais militares levaria ao emprego das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública, órgãos sujeitos ao controle externo da atividade policial pelo Ministério Público Federal.

    Devido a isso, o procurador da República e coordenador do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial (CGEAP/RJ), Fernando Aguiar, determinou a instauração de procedimento administrativo no MPF para investigar a denúncia.

    Há indícios de que o mesmo tipo de movimento grevista que ocorre desde o dia 13 de maio em Pernambuco estaria para acontecer no Rio de Janeiro.

    Além disso, a Constituição Federal proíbe expressamente o exercício do direito de greve pelos policiais e bombeiros militares.

    Segundo o procurador “não será tolerada qualquer tipo de paralisação por parte da Polícia Militar, pois isso é um atentado inaceitável ao Estado Democrático de Direito e a nossa Constituição.

    Caso haja greve, adotaremos aqui o mesmo procedimento adotado pelo Ministério Público Federal na Bahia, ou seja, adotaremos as medidas judiciais cabíveis no âmbito da Justiça Federal, inclusive com a prisão dos líderes do movimento grevista, caso isso seja necessário à manutenção da ordem pública”

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

    (http://www.prrj.mpf.mp.br/frontpage/noticias/mpf-investiga-possivel-greve-da-pm-durante-a-copa-do-mundo)
    .
    .
    Leia também:

    15/05/2014
    MPF

    JUSTIÇA ACEITA DENÚNCIA
    DO MPF CONTRA SEIS ACUSADOS
    DO ATENTADO À BOMBA NO RIOCENTRO

    Juíza reconheceu que crimes
    são contra a Humanidade e imprescritíveis

    (http://www.prrj.mpf.mp.br/frontpage/noticias/justica-aceita-denuncia-do-mpf-contra-seis-acusados-do-atentado-a-bomba-no-riocentro)
    .
    .

Xismenes

A area da saude perdeu mais de 40 milhões de reais com a não prorogação ou aprovação do “CPMF”, porem na verdade, a CPMF nunca fora extinta, por uma simples razão, “SE OS EMPRESARIOS NÃO REDUZIRAM OS PREÇOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS EM 3,8% QUE ELES DIZIAM INCIDIR, A CPMF NÃO FORA EXTINTA, APENAS DEIXOU DE SER RECOLHIDA AOS COFRES DO TESOURO NACIONAL”, e o mais grave, os empresarios estão cometendo um “CRIME”, que se chama “APROPRIAÇÃO INDEBITA”, isso é, “SE APOSSAR DAQUILO QUE NÃO LHE PERTENCE”, se tivessemos um poder judiciario, todos eles seriam punidos e condenados, e “DEVOLVERIA TODO O DINHEIRO DE QUE SE APOSSARAM”, mas em se tratando de poder judiciario no Brasil, a “IMPUNIDADE” está garantida, afinal voces querem o que?, os membros do poder judiciario são oriundo das classes abastadas, dos ricos e poderosos, e o “EXAME” da oab, é um meio de barrar um intruso que tente entrar, e mesmo que um intruso entre nada poderá fazer para moralizar aquele poder oligarquico, os exemplos estão aí para comprovar isso.

Abraão

Muito coxinha critica o SUS, e se aproveita dele, há muitas pessoas abastadas que pagam plano de saude carissimo, e pegam nos postos de saude os remedios gratuitos, essas pessoas, na maior cara de pau, param seus carrões proximos aos postos de saude e mandam seus empregados pegar o remedio, é por essa razão que falta medicamento nos postos de saude, se todos os usuarios do SUS possuisse um cartão, e fosse cadastrado no posto de saude do seu bairro, e somente os cadastrados tivessem direito pegar os remedios gratuitamente, não haveria falta de medicamento, o correto seria os postos de saude ter o sistema de distribuição de medicamento totalmente informatizado, assim, se um cidadão fosse receitado e aquele posto não tivesse o remedio no momento, ele seria autorizado a retirar o remedio no posto que existisse, quem não fosse usuario do Sistema SUS, não teria direito a pegar o remedio gratuitamente como acontece com as pessoas que tem condições financeira de comprar(tem alta renda), e são esses coxinhas que criticam o governo, conheço pessoas que tem plano de saude carissimo e utilizam os hospitais de urgencia publicos, pois o atendimento nos hospitais dos coxinhas, essas pessoas que tem plano de saude, esperam horas a fio para ser atendida, coisa que nos hospitais publicos, o atendimento é muito mais rapido. Nos Estados Unidos, o Obama está tentando criar um SUS, isso porque, a população mais pobre é totalmente “DESASSISTIDA”, não há atendimento medico a nivel ambulatorial, “LÁ FUNCIONA APENAS OS HOSPITAIS DE URGENCIA E EMERGENCIA”, esse tem bom a otimo atendimento, no resto o cidadão ficará ao deus dará, e isso aqui no Brasil os coxinhas não falam, que não existe atendimento ambulatorial lá, bem como em outros países que os coxinhas tanto elogiam.

    Francisco Melo

    Eu fui vítima desse tipo de discriminação. Minha mãe tem plano de saúde e, ao sofrer um acidente, não conseguiu atendimento em nenhum hospital particular que procuramos. Corremos para o hospital da Restauração, aqui em
    Recife. Fomos imediatamente atendidos e foi isso que salvou mina mãe.

Messias Franca de Macedo

… Em 1950 teve o `nãovaitercopa`?!…

Messias Franca de Macedo

O melhor vídeo comparativo entre governos é este de Marcelo Adnet, feito em 2010

Inteligente, mordaz, divertidíssimo, Marcelo Adnet dá um show e mostra este Brazil com vergonha do Brasil.
Gravado em 2010, quando Marcelo ainda estava na MTV, o vídeo ainda dá pistas do que acontece agora, quando, ao final, ele avisa que tem que ir para uma reunião onde estão planejando um golpe para 2014…

Por jornalista Antonio Mello

http://blogdomello.blogspot.com.br/2014/05/o-melhor-video-comparativo-entre.html

http://www.youtube.com/watch?v=jrUVle5wdPY#t=72

– See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/05/16/lula-abraca-causa-da-regulamentacao-democratica-da-midia/#comment-34016

    José X.

    O “vídeo” do tal Marcelo Adnet não é um vídeo, é um “áudio”…

    Vídeo de verdade tem que funcionar mesmo sem áudio, e esse aí do Adnet (que vi sem áudio) não me disse absolutamente nada…

    Compare com o vídeo (que achei até fraquinho) recente do PT, onde aparece o “antes” e o “agora”, e onde, em texto, é mostrada a relação do PSDB com a situação como era “antes”.

Mário SF Alves

Tudo igual. A fórmula é a mesma:

E o resultado é o mesmo:

Narr

“a gente está há um mês da Copa e você não vê casa pintada, bandeira, essas coisas que você sempre via em todas as Copas, e esse ano a Copa é no Brasil, e você não vê. O povo brasileiro demonstrou uma consciência dos seus interesses absolutamente admirável.” (Vladimir Safatle)

E quem é que disse que reclamar contra o governo fascista do PT só é possível se as pessoas deixarem de gostar de futebol?

Que linha de raciocínio o ilustre psolista adotou para provar que você é politicamente consciente se e somente se você não torcer para o Brasil?

Os pais de Safatle foram da luta armada. Ele sabe que uma das questões daquele tempo foi que a ditadura militar tentou instrumentalizar as vitórias da seleção brasileira na Copa de 1970.

Daí muitos guerrilheiros terem defendido a tese de que as pessoas politicamente conscientes deveriam torcer pela derrota do Brasil no México.

Os reacionários Pelé, Zagallo, etc e seus companheiros canarinhos derrotaram a esquerda armada brasileira.

O que vai acontecer se o Brasil ganhar esta Copa e o povo comemorar nas ruas?

O PSOL vai denunciar Neymar e Fred por cumplicidade com o governo neoliberal da Dilma?

    Mário SF Alves

    “E quem é que disse que reclamar contra o governo fascista do PT só é possível se as pessoas deixarem de gostar de futebol?”
    _________________________________
    Governo fascista do PT?!!

    Isso é uma agressão! Deixe rosnarrrr e prove isso aí!
    ___________________________________________

    Dizem que a Terra está em pela inversão dos Polos. É mentira.

    Infelizmente é esse o seu caso tentando inverter os polos da política?

    anac

    O rola bosta não sabe nem o que é fascismo. Repete termos ouvidos nos blogs e sites dos porcalhistas da direita que desesperada por não conseguir conquistar a presidência pelo voto tenta pelo golpe. Acho até bom que não se tenha grande ilusão e expectativa com a Copa pois perder ou ganhar a taça tanto faz. Bem que o povo há muito tempo deixou de ser besta.
    A prova é que a seleção pentacampeã recebida por fhc no planalto não trouxe dividendos políticos para sue governo. FHC não fez seu sucessor e Serra perdeu em 2002 para Lula. O que vai eleger o presidente é a Economia. Faz bem o PT com seu comercial Fantasmas do passado. PSDB é retrocesso. Com o PSDB o FMI retornará triunfante como credor.

    Urbano

    Dizer-se que o PT é comunista já é uma irrealidade monstruosa; chamá-lo de fascista, então, o cara tem que ser imbecil até a medula… Mas é assim mesmo, Mário. Essa turma da oposição é 99,99% orelha e 0,01% cérebro.

    Narr

    Desculpe, talvez eu tenha me expressado mal.

    Faltaram as aspas.

    O que quis dizer é que se a turma do PSOL acha que deve ir pra rua protestar contra o que ele considera o “governo fascista do PT” é direito dela.

    O que questionei foi o argumento do Safatle. A bobagem de achar que ser contra a copa ou não torcer pelo Brasil seria prova de maturidade política.

    Em 1970, parte da esquerda pensou que deveria torcer contra o Brasil. Uma bobagem adolescente. Safatle repete a besteira, foi isso.

    Julio Silveira

    Urbano, voce superestimou o percentual cerebral e subestimou o percentual de orelha.

cesar

quero ver reconstruir a credibilidade do Brasil no exterior para turismo por exemplo, depois de tanto desfavorecimento da midia e preocupações partidárias sobre a copa nesse momento.Tudo oportunismo

    simas

    Mtos anos serão necessários pra restabelecer a confiança e o respeito, conquistados… Se não se lia uma linha, q seja, sobre nosso País, antigamente; e, agora, até aqui, a admiração nos favorecia… Vejo com pesar as reportagens, inclusive de página inteira, sobre o Brasil, na imprensa estrangeira, sobre esse momento, político: generalizam q o povo abomina a realização da Copa; pq consideram q outras carências sociais precisariam ou deveriam ser atendidas… Não bastasse, ainda, artistas q deveriam demonstrar consciência, ou conhecimento da realidade nacional, ficarem a dar entrevistas estúpidas à mídia, no exterior.
    Mtos imbecis nunca souberam dos estragos causados ao Pais, durante, por exemplo, o calote no pagamento de dívida, durante o Gov Sarney… O Bco do Brasil, ainda lembro, foi afastado da Compensação, em Nova York, por não honrar o pagto de um cheque… Da mesma forma, um funcionário de um grde bco americano, jogou uma Carta de Crédito por aqui emitida, no fundo de sua gaveta e não Avisou sobre a mesma, ao Beneficiário; simplesmente pq o emitente era brasileiro… Ou, então, como desagradável avisar ao banqueiro no exterior, q a nossa importação havia sido paga, aqui, e o valor depositado no Bacen; q aguardasse, portanto, a autorização, futura, desse pagamento (honrado), por parte de nosso Bacen… Tudo, isso, mto deprimente e vergonhoso. E, agora, qdo nosso Pais conquista destaque junto ao mundo, combalido, econômica e financeiramente; essa nossa mídia, maldita, inventa mais essa “bateria” de informações, negativas. Não vejo essa atividade, simplesmente, como impatrióticas; é mais uma traição, junto à tantas outras, praticadas, covardemente, contra o País e seu Povo. Nojento, tudo isso.
    Obrigado

Mário SF Alves

O Lukas taí. Continua aí. Qual é mesmo a sua dúvida, Lukas?

Peraí, deixa ver se entendi direito.

O FrancoAtirador, com a maior gentileza te mostra os números e você simplesmente os ignora e ainda insiste em se fazer de Pai João?

_____________________________

Não é por aí. É importante que alguém faça o papel de advogado do diabo aqui no Viomundo. Engrandece e valoriza o debate. E o que é melhor: clareia as inteligências. Porém, prezado Lukas, sinto confirmar, estamos capengando nesse item. E decerto, esse alguém, prezado, Lukas, definitivamente, não é você.

Mas, console-se. O que se poderia esperar de representantes [e o que é pior, pretensos representantes] de tradição conservadora tão retrógrada, cujo único argumento é o argumento da força?

    lukas

    Calma, Mário, fica calmo que #vaitercopa, e o dinheiro vai pro povo.

diego

A esquerda tradicional tem q entender e dialogar com essas “novas” formas de organização ou será tratorada por elas.

    simas

    Se, por acaso, ainda fosse “novas formas” de organização…
    Em 1950, por exemplo, q eu saiba, um tal de Ari Barroso nunca berrou contra a construção do Maracanã… Pelo contrário. Daquela época, ninguém se lembra da quantidade de caminhões q entrava, carregados, por uma porta e saia, pra retornar e adentrar à área da obra, novamente. Ninguém, lembra, mais do passado, próximo, qdo foi sucateada nossa Saúde e nossa Educação. Ninguém teve o cuidado, desaforado, de recorrer aos números sobre os investimentos ocorridos no Pais, durante os Gov’s do prof cardoso, passando pelo do Collor, até chegar ao do Pres Sarney… Ninguém, tem essa coragem de colocar à mesa esses números e compará-los aos investimentos atuais… A defasagem é mto grde; imensa, mesmo. Mas, essas organizações q apareceram do nada, na internet, e ocupam a faina, a mania de desocupados, políticos, pra atormentarem um Gov politicamente aceitável. Ou o Gov Dilma estaria sendo omisso, politicamente? Eu entendo q se o Gov Federal fosse mais ativo; assim, como o foi o do Pres Chaves… E contando com os recursos q nós, aqui, dispomos… Uma nova “redentora”, gente, já teria acontecido. Eu não tenho a menor dúvida, q o poder transnacional não iria concordar, mesmo, com tamanha insolência… Pois, se agora, com uma disposição de deglutir a elite, dominante, pelas bordas, vemos essa incongruência de “não vai haver Copa”; se a Presidenta, bate pesado e manda pro Congresso Leis Complementares sobre a atividade da imprensa, até agora não regulamentada pelo próprio Congresso… Só esse “detalhe” bastaria pra águia sobrevoar o Planalto. Como não estaríamos acostumados?…
    Obrigado.

Fernando

O dinheiro dos estádios foi bem empregado, apesar das falhas e atrasos os estádios estão aí.

Mas e esses 825 bilhões da saúde e educação? Onde foram parar?

    tiago carneiro

    Foram repassados aos estados e municípios. Foram literalmente PARAR ai…

    Aline C. Pavia

    Pode perguntar a algumas dezenas de prefeitos da oposição que não deixam entregar as creches do governo federal que estão prontas. Principalmente em MG.

Luís Carlos

Então segundo Safatle a democracia direta só começa ser contada agora? As críticas contra a democracia representativa são muitas e de muito tempo. A prática da democracia direta é pequena, é verdade, em comparação ao modelo hegemônico da democracia parlamentarista representativa, porém já tem longa caminhada que não se inicia agora, como pretende o candidato do PSOL.

FrancoAtirador

.
.
11/03/2014
CUT NACIONAL

A Copa não é do governo. A Copa é do Brasil, é dos trabalhadores

Em entrevista exclusiva à CUT, ministro do Esporte destaca os 3,6 milhões empregos gerados pelo evento, garante 90% das obras de mobilidade e diz que minoria não “perdoa Lula por ter trazido a Copa”

Por Vanilda Oliveira

Alagoano de nascimento, paulistano por opção e eleição e palmeirense por paixão, o deputado Aldo Rebelo, aos 58 anos, já passou por seis mandatos e presidiu a Câmara Federal, mas hoje enfrenta provação maior que a de um juiz de futebol em sua primeira final, e na várzea.

Ministro do Esporte, o também escritor e jornalista tem sob sua responsabilidade a defesa da Copa do Mundo de Futebol, uma megaprodução de interesse e repercussão mundial – pelo porte e cifras que movimenta -cobiçada por dezenas de países e vista por mais de um bilhão de pessoas em todo o Planeta.

Embora a Copa seja um evento privado, nas mãos da todo-poderosa FIFA, e com várias matrizes de responsabilidade, é sobre o costado do Governo Federal que tem recaído a maior parte das cobranças e críticas à sua realização no Brasil.

Mais precisamente sobre as costas do ministro Aldo Rebelo, apesar de o certame, na esfera do governo, ter acompanhamento “multidisciplinar” e envolver o carimbo e ação de vários ministérios.

Nem o fato de os brasileiros esperarem há 53 anos para ver mais uma Copa em solo verde e amarelo e, assim, vingar a tragédia do Maracanã, tem minimizado a tarefa de quem zela pelo evento em nome do governo.

Em 2007, o então presidente Lula viu, pessoalmente em Zurique, o anúncio oficial de que o Brasil sediaria a Copa do Mundo em 2014.

Recebeu a taça das mãos de Joseph Blatter, presidente da FIFA, “e nunca foi perdoado por isso”, na opinião de Aldo Rebelo.

É a essa luta de classes, a esse ódio ao Lula, o primeiro operário a chegar à Presidência da República e a fincar o Brasil no mapa, que o ministro do Esporte atribui parte da avalanche de notícias ruins, desinformação proposital, críticas sem fundamento e até alguns protestos, no que por vezes aparenta ser uma campanha contra a Copa para atingir o governo federal e as forças progressistas.

“Há uma minoria que age por razões políticas e ideológicas.
Uma minoria, e vamos dizer a verdade, que não perdoou o fato de a Copa do Mundo ter sido trazida para o Brasil pelo Lula. Isso é parte da agenda anti-Lula, que continua.
Esse homem não vai ser perdoado nunca.
Ele trouxe a Copa, trouxe a Olimpíada – os dois maiores eventos do Planeta. A China planeja levar uma Copa para lá daqui a 40 anos.
A França organiza-se e faz um esforço de Estado enorme para sediar a Olimpíada em 2024. E conquistamos os dois eventos seguidos”, explica o ministro.

Aldo Rebelo também não tem mais perdão do que Lula e vem sendo carimbado de “ufanista” e “nacionalista” pela chamada grande mídia por conta da sua defesa apaixonada e incondicional da Copa do Mundo no Brasil.

Quem o ‘ataca’ cai na armadilha de uma das máximas do jornalismo sobre o que é mais notícia:
o cachorro morder o homem ou o homem morder o cachorro?

Ingenuidade, despreparo, oposição, luta de classes ou má-fé de quem ‘carimba’ o ministro ser chamado de ufanista é óbvio, como é previsível que ele defenda a Copa no Brasil.

Notícia seria se ele criticasse a realização do maior evento do futebol mundial em terras brasileiras.

Aldo Rebelo, no entanto, não se limita a ‘ufanar’ a Copa. Afiado, mostra com números, dados, informações e exemplos, à disposição de todos, como, quando e porquê a Copa será importante para o Brasil, à sua economia, cultura, turismo, desenvolvimento esportivo, para os investimentos estrangeiros e para a classe trabalhadora.

O legado é verdadeiro, segundo ele, que admite a confusão de informações imposta ao povo.

Aldo garante que não tem evento, canteiros de obras e condições de trabalho mais fiscalizados e controlados do que os da Copa.

Diz que mais de 90% das obras de mobilidade urbana estarão concluídas antes do campeonato acabar, em julho.

Destaca que tais obras não foram feitas por causa da Copa e que serão um legado para as cidades-sede e todos os brasileiros e brasileiras, assim como as arenas multiuso, onde o gramado, com o tempo, se transformará em mero detalhe, assim como os jogos de futebol.

Lojas, bares, feiras, congressos, exposições, atividades esportivas e populares e até casamentos serão realizados nesses novos espaços, a exemplo do que acontece no na arena de Wembley, em Londres, onde são realizados somente oito jogos por ano, segundo Aldo.

No restante do tempo, o que mais a população faz no lendário estádio londrino é beber muita cerveja.

Abaixo, a entrevista que o ministro concedeu ao Portal da CUT Nacional, na segunda-feira (10), realizada, a pedido da reportagem, na sede da Central, onde foi recebido pelos presidentes da CUT Nacional, Vagner Freitas, e estadual São Paulo, Adi dos Santos Lima.

Íntegra da entrevista em:

(http://www.cut.org.br/destaques/24202/a-copa-nao-e-do-governo-a-copa-e-do-brasil-e-dos-trabalhadores-en).
.
.
Detalhe

A Rede “Globo e a Fifa vão faturar os tubos”

com a Copa do Mundo realizada neste País,

assim como vêm faturando em todas as copas

que ocorreram nas últimas duas décadas

em diversos países de quatro continentes:

em 1994, nos United States of America;

em 1998, na França, portanto, na Europa;

em 2002, no Japão e na Coréia do Sul, na Ásia;

em 2006, na Alemanha, novamente na Europa;

e em 2010, na África do Sul de Nelson Mandela;

porque infelizmente o Brasil ainda não possui

uma legislação avançada, como a da Argentina,

que não permite a formação de Monopólios Privados

tanto na área da Comunicação e como na do Desporto.
.
.

Astrogildo godofredo

Lukas, plagiando o Aloysio 300 mil, “vá para a p…!”Já encheu o saco esse negócio de “não vai ter Copa”! Não vou dizer quanto, você que procure, se tiver capacidade para tanto, o quanto a Copa trará de lucro ao Brasil…E, onde estava você, quando o País se apresentou como candidato?; e, que americano é você que em vez de promover bem o seu país, fala mal dos E.U.A? Ah, a nossa Corte Marcial!…(Não tenho certeza se você vai entender a ironia…)Ah, e não esqueça, de depois da Copa, continuar a ir às ruas, para pedir uma Constituinte exclusiva, mudanças na leis civis e criminais (quem sabe aí os protestos não tenham vândalos e ladrões aproveitadores da situação), lei de mídias (para você começar a ver os lados – e não um só – das questões, melhor gestão da saúde e da educação por parte dos Estados e Municípios (quem sabe a federalização de algumas características do ensino público?)…etc, etc…A Copa já está aí, que aconteça da melhor forma possível, e que as reivindicações continuem após ela, mas roupa suja se lava em casa, com os de casa!….Abraços fraternos!…

italo

Tem que respeitar cada coisa. A segunda Copa em 64 anos, acelerou um monte de obras no entorno, seu custo não salva a saúde nem a educação, é um baita cartão de visitas para as próximas décadas. Quando os mesmos manipuladores tiraram 44 BI/ano da saúde e educação não precisaram de protestos, não contaram com protestos. Parece que não basta ser manipulado, tem que ser manipulado útil.

Aline C. Pavia

Aqui o Viomundo deu espaço ao MPL que sumiu depois do “não é por 20 centavos”. Eu particularmente sempre achei patético um movimento que começou com Luiza Erundina à época no PT na década de 80, não falar “um pio” sobre o pedagiômetro em SP. Movimento Passe Livre pra quem? Para quem sempre teve condições de pagar 30 reais de pedágio pra descer pro Guarujá?

Wanderson Brum

A onda de manifestações do ano passado começou como a repressão da PM de sp e espalhou pelo país, antes era algo pequeno, como uma pauta definida, não essa mistureba alimentada pelo puro sentimento anti-PT, insuflado 24H pela mídia.
Eis a receita, para tumultuar a Copa, não porque se é contra realmente, mais sim contra o PT, a chave é começar os protestos em São Paulo, lá a PM de Alckim garante a repressão e a mídia a repercussão, e no final depositam na conta de Dilma, para ver se elegem Aécio.Simples assim.

    Mário SF Alves

    “Eis a receita, para tumultuar a Copa, não porque se é contra realmente, mais sim contra o PT, a chave é começar os protestos em São Paulo, lá a PM de Alckim garante a repressão e a mídia a repercussão, e no final depositam na conta de Dilma, para ver se elegem Aécio.Simples assim.”
    _____________________________

    “…a chave é começar os protestos em São Paulo, lá a PM de Alckim garante a repressão e a mídia a repercussão,…”

    De fato. É essa a chave.

    E eu que ainda estava em dúvida quanto ao porquê de a PM ter aparecido por lá. Prenderam 7, não foi?

    ___________________________________________
    Vai ter Copa, sim; vai ter passeata e protesto, sim. E sabe por quê?

    Simplesmente porque o governo da presidenta Dilma tem verdadeiro zelo pela nossa ainda frágil Democracia.

    É assim que se faz. É assim que todos os governos que se dizem democráticos tinham de fazer.

    O Occupy Wall Street que o diga. Né, não, SPYstates? OligarquiSTATES = BraZilStates!

    FrancoAtirador

    .
    .
    A Globo está fazendo um esforço enorme

    ‘para trazer as Feras para a Arena’.

dagoberto saraiva

Continua sendo de doer a falta de comunicação do Governo. O Brasil tem hoje um SUS ainda precário, é verdade. Mas, li hoje no insuspeito O Globo, que foram 40.000 cirurgias nos hospitais federais do Rio de Janeiro em 2013 !
E temos hoje um programa de distribuição de remédios gratuitos que existe em poucos países do mundo, incluindo remédios para pressão alta, diabetes e distúrbios coronarianos.
Pena que tão ou mais precária que o SUS seja a divulgação dessas informações.

Donizeti – SP

o Safatle parece que entrou numa bolha imaginária, só ele consegue ver a realidade da qual fala, mais um intelectual mordido pela mosca da ambição política.

Os filhotes mimados da classe média ( veja se tem na foto da matéria alguma pessoa com cara de pobre ou de trabalhador ! ) resolveram de vêz falar pelos trabalhadores, que não tem tempo para perder com elucubrações cerebrinas sobre injustiça social, pois diariamente tem que ganhar o pão nosso de cada dia com o suor do rosto, coisa realmente mais séria e consequente do que ficar provocando a PM e depois postar no feicebuke o resultado da pancadaria que provocaram.

Bárbara de Pindorama

Num tem um pobre e num tem um preto e num tem um pardo.

    Marcelo Sant’Anna

    Esses que vocÊ cita estão fazendo sua faculdade, sua pós ou estão fora em algum convênio federal com instituições de ensino fora do Brasil. Afinal de contas de conversa fiada morreu carambola.

J. H. Padilha

E o Zé de Abreu escreveu (mais ou menos) assim no TWITTER: “juntando todos os que se manifestaram EFETIVAMENTE contra a Copa NO BRASIL INTEIRO,não deu nem 3 mil pessoas. Isso num País de pouco mais de 200 milhões de habitantes,heim? É só tirar as suas próprias conclusões.”

P.s.: Não sei o que o Azenha pretende,nessa empreitada (cada dia mais solitária) de “florear o pântano”,idealizando as manifestações dos burguesinhos quebradores e direitosos,disfarçados de esquerda. Um pessoal que diz representar o povo,mas toma como referência pra sair às ruas as pautas do STATUS QUO ñ pode ser levado à sério,definitivamente. Nada sobre o racionamento de água em SP? Sobre o Tremsalão?! Furada total e a cada dia menor!!

    Lukas

    Está será a Copa da indiferença…

    P.S. Quem aqui comprou ingresso para algum jogo da Copa?

    FrancoAtirador

    .
    .
    Estarão dentro dos estádios

    a Massa Cheirosa Tucana

    e os escravos do Wise Up

    da Abril Educação [SIC!]

    para vaiar Dilma Rousseff.

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/fifa-busca-lucro-recorde-no-brasil-atropelando-lei-trabalhista.html)

    VOLUNTÁRIOS NA COPA DO MUNDO

    PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS:
    O INGLÊS DOS CANDIDATOS PASSA PELO TESTE DA WISE UP

    A Wise Up foi a escola de inglês escolhida pela FIFA para testar o inglês dos voluntários para a Copa das Confederações 2013 e para a Copa do Mundo 2014.
    Como pessoas de dezenas de países vão desembarcar no Brasil para prestigiar os dois eventos, falar inglês passa a ser um item importante na escolha dos voluntários.
    Dependendo da área de atuação, o inglês é obrigatório.
    É importante lembrar que o aluno Wise Up não tem a garantia de ser um voluntário escolhido para atuar na Copa.
    Como a procura foi grande, muito acima do registrado nos mundiais de 2006 e 2010, o Comitê Organizador Local (COL) fará a seleção baseada no nível de inglês e no perfil do candidato.
    As inscrições, já fechadas, receberam mais de 130.000 pessoas interessadas em contribuir para o sucesso dos dois eventos. A previsão é de que aproximadamente 6.500 voluntários trabalhem para o sucesso da Copa das Confederações 2013 e cerca de 15 mil atuem na Copa do Mundo da FIFA 2014™.
    A FIFA é a maior entidade com países afiliados do mundo, superando, inclusive, as Nações Unidas. São 209 federações afiliadas. Já a Copa do Mundo da FIFA é o evento esportivo com a maior audiência do planeta. No último mundial, disputado na África do Sul, mais de 900 milhões de pessoas assistiram à partida final pela TV.
    Estar ao lado da FIFA e da Copa do Mundo coloca a Wise Up num patamar acima em relação às demais escolas de inglês.
    Testar o inglês dos candidatos a voluntários demonstra a confiança de uma instituição de alcance planetário na história, nos profissionais e na estrutura da Wise Up.
    Ser a escola de inglês oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™ é a prova disso.

    (http://wiseup.com/programa-voluntarios)
    .
    .
    A Wise Up faz parte do Ometz Group,
    holding de empresas dos setores de educação e comunicação.

    A história do grupo começou em 1995, na cidade do Rio de Janeiro, quando o então diretor-presidente Flávio Augusto da Silva fundou a primeira unidade.
    Diferente de hoje, o momento econômico brasileiro na época não era favorável a investimentos.
    Apesar disso a Wise Up cresceu, principalmente após adotar o modelo de franquia.
    Em 2003, com mais de 40 escolas de inglês espalhadas pelo Brasil, o Ometz Group decidiu expandir suas conquistas para o mar, criando a Wise Up Offshore, a primeira escola dedicada ao ensino de inglês para profissionais que trabalham nas plataformas de petróleo.
    Em 2009, enquanto a rede crescia e o Brasil passava a ocupar um lugar de destaque no cenário econômico mundial, a Wise Up abriu sua primeira escola de inglês fora do país, em Buenos Aires, na Argentina.
    Meses depois foi a vez da inauguração da primeira Wise Up nos Estados Unidos, em Orlando, na Flórida.
    Em 2011, já consolidada como a escola de inglês líder no segmento adulto, a Wise Up decidiu revolucionar o ensino de inglês para adolescentes, lançando a Wise Up Teens.
    A Wise Up Teens é a escola de inglês voltada para adolescentes entre 11 e 16 anos, que utiliza a infraestrutura das escolas Wise Up.
    O Ometz Group cresce inspirado pela ousadia, coragem e visão. Esses valores fizeram a Wise Up conquistar o Brasil e outros países da América Latina, como a Colômbia e o México, e também chegar ao país que mais cresce no mundo: a China.
    Além da Wise Up, Wise Up Teens e Wise Up Offshore, também fazem parte do Ometz Group as escolas de inglês You Move e Go Getter, o programa de intercâmbio Wise Experience, a franqueadora Wise Up Franchising, a produtora Mindset Films e as editoras Skopos, Klinos, Omna e Tutor.
    Em 2013, a Abril Educação adquiriu o Ometz Group, que passou a fazer parte de um dos maiores grupos de educação do mundo.

    (http://wiseup.com/institucional)
    .
    .
    07/08/2012 às 17:49:34
    Sua Franquia
    Wise Up é a escola de inglês da Copa 2014

    A Wise Up, rede de ensino de inglês, foi escolhida para ser a Escola Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™. É a primeira vez que uma empresa do segmento de educação participa como parceira do evento. A rede de franquias vai colaborar com a FIFA para a seleção de 18 mil voluntários que irão trabalhar na Copa do Mundo 2014. A parceria também inclui a Copa das Confederações, que acontecerá em 2013.
    A marca terá exposição internacional em guias oficiais da Copa, site da FIFA, mídia exterior, backdrops de coletivas e painéis de Led nos estádios. A Wise Up espera um crescimento de 50% no número de matrículas até 2014.
    “Ter sido escolhida como a escola de inglês da Copa 2014 vem coroar um trabalho iniciado há 17 anos com apenas uma unidade no Centro do Rio de Janeiro. A Wise Up é uma empresa brasileira e para nós é um grande prazer participar desse momento histórico. Sinto-me privilegiado por fazer parte dessa geração que vai testemunhar uma Copa do Mundo aqui no Brasil”, afirma o diretor-presidente da rede Flávio Augusto da Silva, presidente do Ometz Group, holding da qual a Wise Up faz parte.
    Muito além da exposição da marca, a Wise Up também pretende deixar um legado educacional para o país.
    “Temos o objetivo de fazer um programa social. Sabemos que, no Brasil, quando as pessoas das classes C e D têm acesso a um segundo idioma, em especial o inglês, imediatamente recebem melhores salários. O domínio da língua inglesa pode ter um impacto relevante na vida destas pessoas. Para os próximos dois anos, projetamos uma forte expansão da Wise Up. Ter sido escolhida como a escola de inglês da Copa 2014 vem reforçar nossa estratégia”, diz Flávio.
    “A dedicação da Wise Up em melhorar as habilidades dos brasileiros em línguas estrangeiras é louvável, além de estar em sintonia com a visão da FIFA de sensibilizar o mundo e de deixar um legado educacional para o país-sede”, afirma Thierry Weil, diretor de marketing da FIFA.
    A Wise Up possui, hoje, mais de 400 escolas no Brasil, Argentina, Colômbia e Estados Unidos, e abrirá a primeira unidade na China, no segundo semestre deste ano.
    A verba de marketing para a marca em 2012 é de R$ 30 milhões.
    (http://www.suafranquia.com/noticias/escolas-de-idiomas/2012/08/wise-up-e-a-escola-de-ingles-da-copa-2014.html)
    .
    .
    Leia também:
    Anúncio repercute na mídia nacional
    Notícia sobre a parceria entre FIFA e Wise Up
    é assunto nos mais importantes [SIC]
    meios de comunicação do Brasil
    (http://ometzonline.com/pt/noticia/anuncio-repercute-na-midia-nacional)
    .
    .
    31/05/2012
    Mundo do Marketing

    Acordo com a Fifa e permite direitos exclusivos sobre venda de artigos
    e operação dos canais oficiais de distribuição relacionados ao mundial,
    incluindo e-commerce e pontos de venda nos estádios

    Por Leticia Muniz

    A Globo Marcas é a licenciadora master para os produtos oficiais da Copa do Mundo de 2014.
    O contrato permite a Globo Marcas direitos exclusivos em território nacional para o licenciamento e operação dos canais oficiais de distribuição, como lojas, e-commerce e pontos de venda dentro dos estádios.
    O anúncio foi feito ontem, dia 30, pela Fifa e o acordo é válido até o final de 2014, incluindo as operações da Copa das Confederações, que será realizada em 2013 no Brasil.

    (http://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/23905/globo-marcas-licenciara-produtos-da-copa-de-2014.html)


MARY

Dei ótimas gargalhadas com esse texto! É inacreditável ver tanta inocência política jogada no lixo.

clodoaldo

Complexo de vira-lata o nosso, será que nós pensamos de verdade que quando a copa acabar vai tudo ser demolido e vamos ficar sem nenhuma dessas obras nas capitais.

denis dias ferreira

O Safatle ilustra bem o processo de coxinhização ao qual a esquerda brasileira está sendo submetida. O objetivo dessas manifestações é tão somente colocar de volta, no Poder, a direita brasileira, que será a única beneficiária desses protestos. O PSOL é, apenas e tão somente, um puxadinho do PSDB.

    Adriany

    Fato! Saco cheio desses imbecis.

denis dias ferreira

O Safatle ilustra bem o processo de coxinhização ao qual a esquerda brasileira está sendo submetida. O objetivo dessas manifestações é colocar de volta, no Poder, a direita brasileira, que será a única beneficiária dessas manifestações. O PSOL é um puxadinho do PSDB.

    Lukas

    Não está de 4 pro PT é de direita. Por este prisma, Maluf e Collor são comunistas.

    Mário SF Alves

    Não é o PT, cara. Podia ser qualquer P. O que está em questão é o compromisso que cada um desses “Pes” assumem e efetivamente podem assumir e honrar em relação à consolidação de nossa tão estropiada e vilipendiada Democracia.

    O Brasil só precisa disso, de Democracia. Mais nada.

    Só que pra isso foi preciso nascer o Lula. Entendeu, agora?

    Por aí você já deve ter bem uma ideia de até onde ia [e ainda vai] a nossa vergonhosa submissão à arbitrariedade e/ou ao totalitarismo pós germânico.

    denis dias ferreira

    Essa “esquerdinha” chapada deveria protestar contra a falta de água em São Paulo e contra o projeto de privatização da USP que já está em estado avançado de implementação. Repito, o PSOL é apenas um puxadinho do PSDB. Essas manifestações contra a Copa têm somente o objetivo (não declarado)de reinstalar no Poder, o PSDB e os seus projetos conservadores de sociedade.

Bacellar

E la vamos nós de novo. Mesma coisa.

PM Paulista batendo arbitrariamente e mídia divulgando. Quem duvida ainda que a cúpula da PM paulistana esta engajada na desestabilização pré-eleitoral?

Vão repetir o MO. Próximas manifestações serão reprimidas com violência, inclusive contra repórteres, e as imagens serão bombardeadas com a pauta “esse é o caos do governo PT”. E setores da esquerda vão cair outra vez…

Enquanto isso nos outros BRICs (não conto a AF que francamente não sei pq insistem em colocar nesse grupo) Russia contra a parede e India elegendo um ultra-direitista…Desanimador.

    Mário SF Alves

    E isso sem contar o crescimento estrondoso da extrema-direita na França. É bem verdade que mais civilizada hoje, na retórica pelo menos, mas…

    E tome austeridade germânica!

    No Brasil, acostumada que é com a força bruta, tal elite é a que mais prescinde da política. E esse é o problema.

Lili

Não há casas enfeitadas? Meu amorrrr, venha andar pelo Rio de Janeiro. Já vi casas com bandeiras e até ruas enfeitadas. Na próxima vez, prestarei atenção ao local e enviarei o endereço p/ esse fofo.

Será que ele é meu vizinho? Como vivo fora do centro urbano, no meio do mato não há casa com enfeites e jogos de futebol são pouco comemorados, aliás a vizinhança é pouca.

    Mari

    Lili, acho que ele se referia à cidade de São Paulo. Por aqui realmente a mobilização pró copa é rala ou inexistente. Moro na periferia da cidade e estou acostumada a ver em anos de copa, todas as ruas pintadas e bandeirinhas em verde e amarelo penduradas espalhadas pela cidade! Este ano, vi aqui apenas uma rua com bandeirinhas, mas sem pintura!

    Mário SF Alves

    Em SP as bandeirinhas que o tucanato quer pro BraZil são exemplares dessa, ó:

    Essa, então, seria o sonho:

    Enquanto que essa outra, a nossa, é reservada para apenas proselitismo/golpismo “neopolítico” de direita:

    Lili

    Mary, por isso convidei o moço p/ vir ao Rio.
    P/ mim tanto faz, nunca acompanhei futebol.
    Só quero ver se esse pessoal que passou um ano falando em não torcer vai cumprir, inclusive amigos meus. Espero que haja menos rojões na área urbana, a comemoração em nada me afeta, salvo o foguetório que incomoda os bichos.
    Lembro bem como são as Copas, todo mundo eufórico, enquanto eu permaneço alheia e sou vista como doida.

    prof. Challenger

    Bairro?

    Em uma semana típica eu circulo do Recreio à Zona Sul à Tijuca até Benfica. Não vou muito à baixada. Não sou turista, rodo a trabalho.

    Não vi *nada* ainda. E tem lugares que são muito tradicionais de pintar rua, fica marcado por meses e meses enquanto a tinta vai saindo.

    Vi, sim, muita troca de figurinhas do álbum. Nas praças, e tal.

Evaldo

Quer dizer que o Safatle se convenceu mesmo de que estamos vivendo uma era pré-revolucionária no Brasil, ou é só discurso de candidato, para quem vale se juntar com forças claramente de direita que pretendem apenas desestabilizar o governo? (Ah, sim, alianças espúrias e outros moralismos baratos só são válidos se aplicados contra o PT…) Bem, espero, de qualquer forma, que essa tal revolução não seja feitas com as 200 pessoas fechando vias principais de trânsito e queimando álbuns de figurinhas da Copa, porque nesse caso vou duvidar muito do caráter democrático e progressista dela.

J Souza

O principal LEGADO da Copa da FIFA será a consciência de que o povo brasileiro precisa, na verdade, é de bons serviços públicos, principalmente de saúde, educação e segurança. E não de carros e de “smartphones” de redes ruins de telefonia.

Os próprios empresários também se beneficiariam de melhores serviços públicos, pois sobre eles haveria menor pressão por planos de saúde nas empresas, por auxílios para pagamento de mensalidades escolares ou creches, e por terem menores custos com a manutenção da segurança em seus negócios.

Alê M.

“O Território Livre é o único que destoa, porque somos os únicos que pedimos o cancelamento da Copa — com a perspectiva de que seria uma demonstração de força do povo, e uma derrota para o governo”

Sério. Queria mesmo saber o que mais passa na cabeça de alguém que acha que o cancelamento de um evento do tamanho de uma Copa do Mundo vai trazer beneficio para alguém…

    Julio Silveira

    É o líder de uma manada de bestas que não sabem nem distinguir a oportunidade,nem o momento, nem a direção, de quando iniciar o estouro.
    São vão se dar conta quando estiverem se tornando as vitimas de si mesmos.

Urbano

Impressionante são os rostos estampando miséria, miséria, miséria… mas só de atitudes. Trabalham toda a vida na intenção de espoliar o povão, até mesmo no instante em que desejam se passar por um da espécie, mas sem se esquecer de cruzar os dedos. No entanto, a intrínseca estreiteza de juízo da raça impede que não se veja a sua pataratada elitista a esparramar idiotia tão garbosa, pelos logradouros de Sampa.

valdecir

Poucos textos que li até hoje são tão ingênuos como este. É a mesma ingenuidade que acreditava que a eleição do Lula seria a derrota das elites. Democracia direta, ah seria ótimo!

Donizeti – SP

Curioso, o brasileiro adora futebol, é o programa que mais dá audiência na tv aberta e agora que a Copa do Mundo é no Brasil, esse bando de gatos pingados se acha no direito de queimar o filme do nosso país ao vivo e a cores.

São uns ridículos, nosso país é formado por mais de 200 milhões de cidadãos que com certeza estão contentes com a realização da Copa do Mundo no Brasil e vão assistir e torcer como nunca pela seleção, mas esses grupelhos insignificantes se julgam no direito de falar em nome de toda nossa população, são uns arrogantes.

Tô de saco cheio dessas manifestações dia sim e dia sim também, passaram do ponto e não respeitam mais o direito dos cidadão trabalhar ou cuidar da sua vida de forma normal, qualquer grupelho de 50, 100 pessoas se acha no direito de interditar ruas, estradas ou avenidas importantes de nossas cidades e infernizar a vida dos cidadãos que só querem ter o direito de chegar no horário no seu trabalho e nos seus compromissos.

Fabrício Godoi

Legado da Copa:
1) Legislação de exceção que na prática permite qualquer abuso de poder;
2) Autorização legal da violência policial (e judicial);
3) Nova lei de licitações que delega às empreiteiras o papel de planejamento;
4) Perda da autoridade política, que transfere a uma entidade privada (FIFA) o controle político de determinados setores;
5) Especulação imobiliária desenfreada, com a valorização de propriedades privadas (devidamente concentrada nas mãos de empreiteiras) nos entornos de áreas com investimentos públicos;
6) Por último, e só por último, despesas enormes com obras superfaturadas, cujo retorno é privatizado (por meio da FIFA principalmente).

É uma pena que o antigo partido da esquerda brasileira (que carrega no nome a palavra “trabalhadores”) tenha seguidores tão cegos que sequer enxergam o óbvio. Leis novas de exceção estão valendo… é o Estado de Exceção em pleno curso. Ao invés desses militantes se reagruparem em torno de avanços democráticos e progressistas ainda defendam o atual governo que pratica políticas de valorização da propriedade privada e de defesa do capitalismo financista. Lógico que os avanços são louváveis (não podemos ser idiotas a ponto de negar a ascensão de milhões de miseráveis), mas não causaram nenhum impacto estrutural no sistema. Um único governo de direita pode colocar tudo a perder…

    Barriga Verde

    Acabou o dinheiro, acabou a farra.

    Ângela

    Sim, são pontos importantes para uma reflexão séria e necessária. Mas estou cada vez mais convencida de que ela está bem longe de ser feita pelos manifestantes. Salvo informações e dados muito novos para mim, eles não apresentaram nada além do idealismo irresponsável. Por enquanto ainda parto do princípio de que são movidos pelo idealismo…

    Mário SF Alves

    Ih, envergonhei.

    Abaixo o PT! E viva a Rede Globo!

    E viva radicalismo neoliberal antipovo dos tucanos!

    Viva!
    ______________________________

    Francamente…

    Falando sério. Você consegue contextualizar globalmente essa sua crítica?

    Você acha mesmo que a ação do governo, inclusive a estratégica, se resume a isso?

Julio Silveira

Sei que o que vou dizer ofende, mas não tenho como dizer de outra forma.
Esse grupo esta sendo dirigido por uma orientação Burra, e explico:
Sabemos, pela qualidade e atividade da maioria dos políticos do Brasil que se não houvesse copa alguma aqui tampouco os benefícios que centenariamente necessitamos, e que vimos recebendo em igual periodo da classe politica ouvidos moucos, também não aconteceriam, como querem os indignados com a copa. A copa trás melhorias que, por força até de nossa exposição internacional, sequer aconteceriam, se olharmos criteriosamente dentro da normalidade dos acontecimentos no Brasil. A turma que grita contra ela, que reputo como mais um grupo de aloprados, dentre tantos que assolam o país, estão é perdendo a oportunidade de, primeiro aproveitarem um esporte que queiram ou não é preferencia nacional, aquilo que nos diferencia no mundo, outra oportunidade perdida e a se aproveitar do benefícios que ela está trazendo e que ficarão para a cidadania, mas pior ainda é não perceberem o flanco aberto pelo estado e principalmente pela iniciativa privada apoiadora da copa nos diversos seguimentos, que sempre tiveram em uníssono um discurso de dificuldades para atender ao essencial das necessidades da cidadania. Após a copa não poderá haver mais desculpas embasadas em dificuldades, nesse momento sim todos os movimentos reivindicatórios se justificariam.
Não sei se foi intencional, mas o Lula mostrou de uma certa forma a cara do Brasil e forçou a que muita gente mostrasse a sua cara.

José X.

Não concordo com esse negócio de “não vai ter copa”. Uma minoria oportunista querendo impor sua agenda oportunista e absolutamente irreal ? O que é isso senão uma tentativa de autoritarismo da minoria sobre a maioria ?

Um exemplo desse oportunismo pode ser visto na participação do famigerado MPL. Quando cobrado sobre seu não questionamento aos abusos do governo do PSDB em São Paulo (alguém viu esse pessoal criticando a “crise da água” em SP ?) eles comodamente alegam que sua agenda é bem definida, é a luta pela implantação de tarifa zero, ou passe livre, ou o que seja. No entanto, em manifestações como essas que obviamente visam constranger o governo federal eles não parecem ter exibir esse purismo programático.

A participação óbvia e esperada do PSOL, partido sem voto e linha auxiliar da direita brasileira, é outra prova evidente desse oportunismo estéril.

    Barriga Verde

    PSOL de direita!?? Então, poderemos concluir que: 1. se não se alinhar com o PT não é esquerda; 2. Quem estiver alinhado com o PT é de esquerda.
    Çemçassiounau!

    Evaldo

    Acho que vc fez uma leitura precipitada da opinião do outro leitor. Ele não disse que o PSOL é um partido de direita, mas que está a serviço da direita. Isso faz uma grande diferença e concordo com ele; a história é repleta de exemplos em que esquerdas mais intransigentes, na fantasia de estarem liderando uma revolução, acabam servindo plenamente aos interesses da direita.
    O PSOL age muitas vezes assim: em diversas ocasiões se alia ao que há de pior em nossa política, como o PSDB (O Plínio inclusive pediu o voto em Serra!); seus parlamentares (como o Randolfe e Janira)também já se envolveram em escândalos bem parecidos com o do mensãlão, mas de um modo geral, agem como Safatle, um moralismo ingênuo ou cínico, aliás similar ao que o próprio PT já teve. Você já viu alguma vez alguém do PSOL falar mal dos meios de comunicação e da concentração de mídia no país, salvo quando o Freixo foi covardemente atacado pela Globo recentemente? Por que será que há essa “trégua” tácita aos parlamentares do PSOL? …

    denis dias ferreira

    Você se esqueceu que o candidato do PSOL à presidência da República, na última eleição, declarou voto no “esquerdista” José Serra?

    Haroldo Cantanhede

    Esses coxinhas “se esquecem”, para dar apenas um exemplo com os coxinhas de SP, da ALSTOM, das ambulâncias, da SABESP (propaganda até no Acre), da privataria tucana, da privataria da saúde (em SP), da tal progressão nas escolas que significa que todo mundo passa de ano e ninguém aprende nada, do valor do lanche dos professores (o vale-coxinha, um insulto bem à moda da nossa direitona). E o PSOL, (talvez?) ingênuo é aquele PSOL

    Haroldo Cantanhede

    Esses coxinhas “se esquecem”, para dar apenas um exemplo com os coxinhas de SP, da ALSTOM, das ambulâncias, da SABESP (propaganda até no Acre), da privataria tucana, da privataria da saúde (em SP), da tal progressão nas escolas que significa que todo mundo passa de ano e ninguém aprende nada, do valor do lanche dos professores (o vale-coxinha, um insulto bem à moda da nossa direitona)… E o PSOL, é aquele PSOL que deu pulos de alegria, braços dados como o PFL e o PSDB, quando se extinguiu a CPMF, único imposto que permitia cruzar os dados das operações financeiras da “rapaziada” e por tabela, inviabilizou um investimento maior na saúde. Tenho até a foto da Heloísa Helena (totalmente irrelevante para a nossa direitona, agora, parece que arrumaram outra figura semelhante), que não sei colar aqui, comemorando com Antônio Carlos Magalhães, entre outros, no plenário…

Lucas Morais

muito valioso esse vídeo para mostrar como será essa Copa das Tropas. E mais valioso é esse movimento, pois tirar os petistas mais conservadores do armário e arrancar deles elogios à PM de SP é uma excelente maneira de mostrar quem está fechando com quem nessa história de Copa do Mundo.

    Alê M.

    governo é bem incompetente no ato de defender seus projetos… tem culpa nesse mar de desinformação.

    Lukas

    Quer dizer que se não houvesse a Copa do Mundo 17,6 bilhoes a mais poderiam ser investidos em, por exemplo, moradia? Isto dá quantas casas populares.

    P.S. A Globo, assim como vocês, é a favor da Copa. Vai faturar os tubos com ela, assim como a Fifa e a CBF. O povo vai assistir pela TV, preferencialmente na Globo.

    Péricles

    Meu caro Lukas, há quem não decida o que quer fazer ou deixar de fazer na vida em função do faturamento da Globo ou de quem quer que seja. Pode acreditar. Se o faturamento da Globo baliza as decisões de sua vida, pode crer que há outros melhores. Um abraço.

    FrancoAtirador

    .
    .
    VERBA DESTINADA À HABITAÇÃO POPULAR

    APENAS NESTE ANO DA COPA (2014):

    81 BILHÕES DE REAIS
    .
    .
    23.12.2013 – 13h11 | Atualizado em 23.12.2013 – 13h31
    Agência Brasil/EBC

    Ministério das Cidades publica instrução
    sobre orçamento do FGTS para habitação popular

    Da Brasília – O Diário Oficial da União publica hoje (23) instrução normativa do Ministério das Cidades

    sobre o orçamento operacional do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço,

    referente à área de habitação popular e a outras operações habitacionais

    para o exercício de 2014, aprovado pelo Conselho Curador do FGTS em outubro.

    Na ocasião, o conselho decidiu reservar R$ 81,56 bilhões do FGTS
    para financiar funções típicas de governo, no ano que vem [2014].

    O orçamento é 14,71% superior aos R$ 71,1 bilhões
    previstos para execução neste ano [2013].

    A instrução normativa define em R$ 21,5 bilhões a destinação para financiamentos a pessoas físicas ou jurídicas,

    que beneficiem famílias com renda mensal bruta limitada a R$ 3,275 mil,

    passíveis de enquadramento no Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), integrante do Minha Casa, Minha Vida.

    A aplicação dos recursos destinados à concessão de descontos nos financiamentos a pessoas físicas também é tratada na IN, que observa alguns dispositivos.

    Um deles é que R$ 6 bilhões serão destinados à produção ou aquisição de imóveis novos, enquadráveis nas definições legais estabelecidas para o PHNU.

    Outro dispositivo destina R$ 900 milhões a financiamentos de imóveis em áreas rurais que se enquadrem nas definições legais estabelecidas na mesma situação.

    Ficam destinados ainda R$ 2 bilhões para financiamentos
    não enquadrados nos programas especificados anteriormente.

    Edição: Nádia Franco

    (http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/12/ministerio-das-cidades-publica-instrucao-sobre-orcamento-do-fgts-para)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    VERBA DESTINADA À MOBILIDADE URBANA

    APENAS NESTE ANO DA COPA (2014):

    143 BILHÕES DE REAIS

    Entre esses, os 8 bilhões de reais (5,5%),
    relacionados ao evento Copa do Mundo 2014.

    Investimentos destinados principalmente
    à melhoria das vias públicas nas cidades,
    tais como ampliação de corredores de ônibus,
    e a obras de construção de metrôs,
    monotrilhos, aeromóveis, trens urbanos,
    veículos leves sobre trilhos (VLTs),
    BRTs (Bus Rapid Transit), teleféricos,
    além da revitalização de terminais
    hidroviários na Região Norte do Brasil.
    .
    .
    .
    10/02/2014 08h00
    Agência Brasil/EBC

    Governo investe R$ 143 bilhões em mobilidade urbana

    Ana Cristina Campos – Repórter | Edição: Talita Cavalcante

    A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (10) que o governo federal, em parceria com estados e municípios, está investindo R$ 143 bilhões em mobilidade urbana.

    Segundo a presidenta, a prioridade é o transporte sobre trilhos:
    são R$ 33 bilhões só do governo federal para construir metrôs em nove cidades brasileiras.
    “Nosso objetivo é ampliar e acelerar as obras, que vão tornar o transporte coletivo mais confortável, rápido e muito mais seguro e com um preço bem acessível”.

    No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma informou que o investimento contempla mais de 3,5 mil quilômetros em obras de transporte coletivo, que incluem metrôs, trens urbanos, monotrilhos, veículos leves sobre trilhos (VLTs), além dos corredores de ônibus.

    “Começamos com R$ 93 bilhões e fomos aumentando os recursos em mais de R$ 50 bilhões, a partir do Pacto da Mobilidade Urbana que eu anunciei em junho do ano passado.
    Vamos diminuir o tempo que as pessoas perdem no trânsito e devolvemos a cada uma delas um tempo precioso de vida.”

    Segundo a presidenta, o governo está priorizando o transporte sobre trilhos porque é um transporte de alta capacidade.

    “E, ao mesmo tempo, garante o deslocamento dos passageiros de forma muito mais rápida e segura. Não há interrupção pelo trânsito, por exemplo. É um transporte direto. Quanto maior a cidade ou quanto maior a região metropolitana, mais o transporte sobre trilho é importante.”

    Dilma destacou que foram construídos ou estão em implantação em seu governo metrôs em nove cidades brasileiras:
    São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte.

    “Só para fazer o metrô, o governo federal está colocando R$ 33 bilhões em investimentos. Outros R$ 15,5 bilhões são a contrapartida dos estados e municípios. E, além desses recursos, as empresas privadas também participam dos investimentos.”

    A presidenta também lembrou que o governo está investindo em VLTs, monotrilhos, trens urbanos e aeromóveis (trens suspensos).

    “São R$ 14 bilhões para essas obras e, muitas delas, serão integradas aos metrôs. Isso porque integração é a palavra-chave do modelo de transporte coletivo que queremos para as nossas cidades.”

    O prazo de financiamento das obras de transporte coletivo é 30 anos, com juros de 5,5% ao ano.

    Estados e municípios têm quatro anos de carência, ou seja, só começam a pagar quatro anos depois.

    (http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-02/dilma-governo-investe-r-143-bilhoes-em-mobilidade-urbana)
    .
    .
    13/03/2014
    G1/GLOBO

    Dilma anuncia R$ 3,8 bilhões para mobilidade urbana em sete estados

    Investimentos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento.
    Recursos vão para DF, MS, PB, RN TO, MA e GO.

    A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (13) R$ 3,8 bilhões em investimentos na área de mobilidade urbana.

    Os recursos, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, serão destinados a sete unidades da federação.

    Do total, R$ 2,2 bilhões virão do Orçamento Geral da União (OGU) e o restante virá de financiamentos públicos com juros subsidiados.

    Os estados contemplados serão:
    Paraíba, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Tocantins, Maranhão e Goiás, além do Distrito Federal.

    Os investimentos anunciados hoje por Dilma fazem parte dos R$ 143 bilhões já previstos para o PAC Mobilidade Urbana.

    Investimentos por estado
    O governo do Distrito Federal receberá R$ 1,590 bilhão para as obras do BRT Eixo Norte e metrô, aquisição trens para o metrô e VLT e apoio a cinco estudos e projetos do metrô, BRT e VLT.

    A prefeitura de Goiânia receberá R$ 535,4 milhões para as obras do BRT Norte e Sul e seis corredores de ônibus e R$ 10,01 milhões para apoio aos projetos de 19 corredores e quatro terminais para transporte coletivo.
    No Rio Grande do Norte serão mais de R$ 300 milhões para o BRT de Natal e a construção de um VLT.

    O estado do Maranhão terá disponível um total de R$ 245,1 milhões para obras.

    O estado de Tocantins receberá investimentos de R$ 466,1 milhões para obras de BRT, corredores e terminais de ônibus, além da implantação de sistema de informações de transporte publico.

    Para o estado de Mato Grosso do Sul, o Governo Federal disponibilizou R$ 72,8 milhões do Pacto da Mobilidade Urbana para elaboração de projetos e aquisição de equipamentos.

    A Paraíba receberá investimentos de R$ 566,8 milhões para obras do VLT Metropolitano, implantação de novas vias, corredores de ônibus e binário.
    .
    .
    13 de março de 2014 – 13h09
    Vermelho.Org com informações da Agência Brasil

    Governo honra pacto e investe R$ 3,8 bi em mobilidade urbana

    Em coletiva à imprensa, o ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro anunciou, nesta quinta-feira (13), que o governo investirá R$ 3,8 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana em sete cidades brasileiras.

    Esses recursos fazem parte dos R$ 50 bilhões destinados a obras selecionadas para o Pacto da Mobilidade, anunciado após as manifestações de junho de 2013.

    Via Trolebus em São Paulo.

    Os investimentos vão financiar projetos em Brasília, Goiânia (GO), Palmas (TO), João Pessoa (PB), Campo Grande (MS), São Luís (MA) e Natal (RN).

    Segundo o ministro, “esses R$ 3,8 bilhões contam com 100% do OGU [Orçamento Geral da União] e de financiamentos, sem a necessidade de que o estado ou a prefeitura entre com contrapartida e comprometa ainda mais os caixas”.

    Ele também informou que os recursos poderão ser investidos em obras de construção de metrôs, monotrilhos, aeromóveis, trens urbanos, veículos leves sobre trilhos (VLT), BRTs (bus rapid transit), corredores de ônibus e teleféricos, entre outras. Entre as obras beneficiadas com os recursos anunciados hoje, estão os VLTs do Distrito Federal, de Goiânia e de Natal.

    Pacto da Mobilidade

    Segundo balanço mais recente do PAC2, divulgado em fevereiro,
    R$ 31,9 bilhões do Pacto da Mobilidade Urbana
    já foram anunciados para os municípios do Rio de Janeiro, de São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São Paulo, Guarulhos, Osasco, do Grande ABC Paulista, de Campinas, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Fortaleza, do Recife, de Belo Horizonte e Manaus.

    Da Redação em São Paulo
    .
    .
    (http://www.ecofinancas.com/noticias/governo-anuncia-r-3-8-bilhoes-para-obras-mobilidade-transporte-urbano_portalmercadoaberto-economia/relacionadas)
    .
    .
    20 DE MARÇO, 2014 – 13H16 – BELÉM
    ORM News

    ‘A política que faço é para população’, afirma Dilma
    Presidente anunciou investimentos de mobilidade urbana em Belém nesta quinta-feira

    Por: Bruno Magno

    A presidente Dilma Rousseff esteve em Belém na manhã desta quinta-feira (20) para anunciar investimentos de mobilidade urbana em Belém.

    Em solenidade no Hangar – Centro de Convenções, a presidente destacou investimentos para a finalização do projeto BRT-Belém e a construção e revitalização de terminais hidroviários na capital paraense.

    No total, foram investidos R$ 1 bilhão em projetos de mobilidade do PAC 2 (Programa de Aceleração Crescimento) – Mobilidade Urbana – totalizando R$ 50 bilhões em novos empreendimentos para o setor,
    em vários municípios do país.

    O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho [PSDB],
    e o Governador do Estado, Simão Jatene [PSDB],
    destacaram a importância dos projetos
    para melhorar a infraestrutura urbana da capital paraense.

    ‘Belém também enfrenta desafios de mobilidade urbana como todas as capitais do país, temos que garantir o direito de ir e vir da população’, disse a presidente, que começou a discursar por volta das 10h30. Dilma destacou que o Governo Federal está investindo em soluções para melhorar o transporte público e trânsito das cidades como a implantação de metrôs, BRT (Bus Rapid Transit) e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). ‘Nunca o Governo investiu em transporte público como está fazendo agora. Queremos melhorar a rapidez e segurança. E aqui vocês têm uma oportunidade única, que é a de poder utilizar os rios para navegar e também como transporte público’, destacou Dilma, ressaltando que os investimentos nessa área serão da ordem de R$ 315 milhões, entre recursos dos governos estadual e federal.

    Programas sociais

    A presidente disse ainda que faz uma política voltada para o povo e que não privilegia o investimento dos recursos de acordo com a legenda partidária dos prefeitos e governadores do país. ‘Desde o governo Lula que não praticamos esse ato de beneficiar um ou outro gestor por causa do partido. Eu fui eleita para ser presidente de todos os brasileiros e brasileiras. A política que faço é para população, que podemos olhar para todos com atenção e coerência’, ressaltou.

    Durante o lançamento dos investimentos, Dilma afirmou que o Governo Federal vem investindo bastante no programa ‘Minha Casa Minha Vida’. Só no Estado, o programa já beneficiou 34 mil pessoas no ano passado e mais 38.700 imóveis devem ser entregues em breve.

    Mobilidade urbana

    O Ministro das Cidades, Gilberto Occhi, divulgou os investimentos de mobilidade urbana em Belém, como a conclusão do projeto BRT e a construção de mais seis terminais hidroviários na capital paraense, além dos quatro que serão revitalizados.

    Os terminais do Ver-o-Peso, Porto da Palha, Mosqueiro e Santa Izabel passarão por reformas em breve e devem integrar o sistema de transportes de Belém. Já os terminais de Icoaraci, Outeiro, Combú, Cotijuba, Ilha Grande e Universidade Federal do Pará serão construídos em breve. ‘Fora isso, investimos mais de R$ 1 bilhão e 400 milhões em saneamento básico e mais R$ 825 milhões para tratamento de água e esgoto em Belém’, conclui.

    O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho [PSDB],
    destacou a importância dos projetos para melhorar o trânsito da capital.

    ‘Assim que assumimos o governo, tratamos logo de concluir a primeira etapa do BRT, que foram os elevados e a Almirante Barroso. Agora vamos partir para o segundo trecho, que começaremos na semana que vem. Isso inclui os elevados da Mário Covas e o BRT da Augusto Montenegro, entre outros’, destaca.

    Já o Governador do Estado, Simão Jatene [PSDB],
    saudou a presidente Dilma Rousseff
    e disse que governar o Pará requer forças e representa um desafio.
    ‘Representamos cerca de 60% do território nacional, 12% da população do Brasil e temos 8% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Temos um desafio imenso aqui em que nos colocamos como o centro de tudo para contribuir na mudança da realidade. Mas acima, de tudo, nossa maior missão no Pará é combater a pobreza e a desigualdade’, ressaltou.

    Após anunciar os investimentos em Belém, a presidente seguiu para Marabá, onde lançará o edital de licitação que vai contratar a empresa responsável pelo derrocamento do chamado ‘Pedral do Lourenço’.

    A medida deve viabilizar a navegação na Hidrovia do Tocantins.

    Na ocasião, a presidente ainda deve entregar 110 máquinas aos prefeitos dos municípios do sul e sudeste do Estado, a partir do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do PAC 2.

    (http://www.ormnews.com.br/noticia/a-politica-que-faco-e-para-populacao-diz-presidente-dil)
    .
    .
    Repetindo:

    Os 17,6 bilhões de reais, relacionados à Copa do Mundo,

    estão sendo investidos, em todas as esferas de governo,

    da seguinte forma:

    Mobilidade = R$ 8,0 bi

    Aeroportos = R$ 6,3 bi

    Segurança…..= R$ 2,9 bi

    Portos………..= R$ 600 mi

    Telecomunicações = R$ 400 mi

    Turismo…….. = R$ 200 mi

    Outras Instalações = R$ 200 mi

    Total Geral….. = R$ 17,6 bi

    Aline C. Pavia

    Obrigada, FrancoAtirador, por sua paciência infinita para responder a trolhas.

    Astrogildo godofredo

    Lukas, plagiando o Aloysio 300 mil, “vá para a p…!”Já encheu o saco esse negócio de “não vai ter Copa”! Não vou dizer quanto, você que procure, se tiver capacidade para tanto, o quanto a Copa poderá trazer de lucro ao Brasil…E, onde estava você, quando o País se apresentou como candidato?; e, que americano é você q

    MARCOS F.L.

    E o subsídio que o governo da para a compra da casa própria seu mané, com juros de 3% ao ano, bolsa família e financiamento estudantil de onde é?

Lukas

São estes os vira-latas?

    Pedro Ribeiro

    Cara, como vc é medíocre!
    Tomara que vc não tenha responsabilidae de ter que educar alguém. Puts…

    Lukas

    Pelo jeito vc não sabe quem os chamou de vira-latas.

    abolicionista

    Pssst! passa, Lukas! Xô, sarnento! Pssst! Vai encher o saco noutra freguesia!

Deixe seu comentário

Leia também